rarquivos.multilaser.com.br/manual/br660.pdfvocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5...

32
Tours de magie BK75BR 10618 MISSING TEXT

Upload: others

Post on 06-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

Tours de magie

BK75BR10618

MISSING TEXT

matheus.barros
Nota
Truques de Mágica
matheus.barros
Nota
Para o Manual de 50 truques, seguir os truques número 12 ao 61
Page 2: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

2

Queridas criançasA magia é desde há muito tempo um mundo de sonho. Os verdadeiros mágicos nunca deixam de surpreender o seu público: mas o segredo desse sucesso deve-se à sua forma de comunicação, à rapidez dos seus gestos e ao talento de dramaturgo com o qual fazem os seus espetáculos. Se seguirem com precisão as instruções abaixo, se treinarem bastante e se respeitarem as regras gerais que se seguem, serão muito em breve grandes mágicos ilusionistas que todos aplaudirão.

1ª regraNão contem a ninguém os segredos dos vossos truques. Nunca desvendem os vossos segredos profissionais, nem ao vosso melhor amigo. Se todos conhecerem os vossos truques estes não terão qualquer efeito sobre o público.Para que o mistério se mantenha e para preservar o vosso prestigio de mágicos devem abster-se de desvendar o segredo.

2ª regranão façam um espetáculo em público antes de se sentirem bem seguros de vocês mesmos. Leiam muito bem as instruções, ensaiem bastante sozinhos e façam um espetáculo para a família. Só quando conseguirem realizar um espetáculo inteiro, várias vezes, é que se devem apresentar ao público. É preferível adiar o espetáculo a ser mal sucedido em frente de uma grande audiência, o que seria péssimo para o vosso prestigio de mágicos.

3ª regraUm truque de magia necessita de uma explicação da vossa parte, porque o público necessita de saber o que é que se vai passar. Um mágico deve ser também um comediante se quer cativar o seu público. A brincadeira e o dom da palavra são tão importantes como os truques, portanto devem treinar isto também. Treinem em frente de um espelho. Adaptem um estilo de representação para cada truque, jogando com os gestos e com as palavras. Para cada um dos 75 truques apresentados nesta brochura sugerimos palavras e frases a utilizar durante a representação. Estão sublinhadas no texto.

4ª regraVistam-se de preto para as vossas apresentações. O preto é misterioso, mas é também útil pois permite dissimular alguns acessórios.

5ª regraNunca repetir o mesmo truque 2 vezes no mesmo espetáculo. Arriscam-se a dar ao público a possibilidade de adivinhar os vossos segredos e de lhes dar a impressão de que o vosso repertório é pobre. Pela mesma razão não apresentem truques que se assemelhem.Preparem antecipadamente uma apresentação rica em truques diferentes.

6ª regrao que os mágicos têm de mais importante são as mãos, o seu controle e a rapidez de movimentos contam muito para o vosso sucesso profissional. Para compreenderem as instruções devem conhecer os nomes dos 5 dedos

médio

indicador

polegar

auricular

anelar

Page 3: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

3

1. O pião mágico:Descrição: Para realizar este truque de magia, utilize o pião com abertura, no qual introduz uma bola verdadeira. Agarre a bola e ponha-a no seu bolso. Coloque a tampa do pião e pergunte ao público onde se encontra a bola. Toda a gente vai responder “No seu bolso”. Levante a tampa do pião e então pergunte: “Onde está a bola? No meu bolso ou no pião?”. Ela encontra-se evidentemente no pião. Levante de novo a tampa: a bola desapareceu. Está no seu bolso. Pode repetir este truque várias vezes. A bola encontrar-se-á sempre onde você quiser que ela esteja, e não onde o público imagina.Execução: Para o efeito o pião tem um fundo duplo. A parte de cima tem o formato de uma meia bola, mas o público vai pensar que é uma bola inteira. Levante a tampa do pião com o fundo duplo e retire a bola verdadeira. Ponha a bola no seu bolso. Coloque a tampa. Agite o pião e depois levante apenas a tampa (sem o fundo falso): o público vai ver que a (meia) bola se encontra lá. Ninguém se aperceberá que se trata de uma meia bola. Para reforçar o efeito mágico, peça a um espectador para ir verificar que o pião está vazio.

2. O cubo telepático:Descrição: Cole as seis faces do cubo os seis autocolantes das diferentes cores que se encontram na mala. Anuncie ao seu público as seis cores. Peça a um espectador que escolha em segredo uma cor. Ele vai esperar que saia da sala para poder dizer às outras pessoas a cor que escolheu; depois ele colocará o cubo dentro da caixa de modo a que o lado da cor escolhida esteja virada para cima e volta a fechar a caixa quadrada com a tampa. Uma vez de volta, agarre a caixa, esconda-a atrás das costas e peça alguns segundos para se concentrar (para impressionar o seu público). Passe-a por detrás das costas, depois pouse a caixa sobre a mesa. Para surpresa geral, você então anuncia a cor escolhida em segredo pelo espectador!Execução: No momento em que passa a primeira vez a caixa por trás das costas, levante a tampa, vira a caixa e coloque a tampa sobre um dos lados de forma a descobrir a face do cubo (v. ilustração) enquanto mostra as outras faces da caixa ao público. Passe de novo a caixa por trás das costas, coloque a tampa no lugar e volte à sua mesa. Peça aos espectadores ajuda para se “concentrar” na cor, e diga-lhes a cor do autocolanteAtenção: Execute apenas este truque se todo o público estiver de frente para si (não pode estar dos lados nem por trás).

3. As bolas mágicas:Descrição:As bolas mágicas multiplicam-se em frente do público.Execução: Vai encontrar na mala duas bolas inteiras e uma meia bola. Quando agarrar a meia bola entre o dedo polegar e o indicador, parte convexa face ao público, parece uma bola inteira. Coloque uma bola inteira na meia bola agarrando-a entre o polegar e o indicador (fig.1). A meia bola virada para o público, que não vê a bola inteira que ela contém. E com a ajuda do dedo médio, retire a bola inteira e coloque-a o dedo indicador e o dedo médio. O público vê duas bolas entre os seus dedos. Nesse momento, cubra a mão, volte a colocar a bola inteira na meia bola e mostre ao público que voltou a Ter só uma bola. Para um mágico veterano: sem que o seu público dê por isso, pode juntar uma terceira bola e mostrar as três bolas (fig.3). Faça assim: ponha a bola inteira na meia bola, agarre rapidamente da mão esquerda a Segunda bola inteira,

31 2

1 2 3

1 23

Page 4: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

passe-a para a mão direita e faça como se a tivesse a fazer deslizar para o seu bolso esquerdo. Ao mesmo tempo, coloque a Segunda bola inteira entre o dedo médio e o anelar: e mostre ao seu público três bolas (fig.3).

4. Encontrar a Dama:Descrição: Mostre a um espectador a carta onde estão impressas várias cartas, na qual está a Dama de copas. Dê um clipe a um espectador e peça-lhe para apanhar a Dama agarrando-a com o clipe, onde ele a viu pela última vez. Claro que ele não conseguirá. Experimente você mesmo. Explicação: É uma carta normal, exceto atrás que as impressões estão ao contrário, de modo que a ordem que indica o lugar as carta Dama muda e o voluntário apanha a carta errada.

5. As cinco imagens (telepatia):Descrição: Você tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa em dois grupos, as vermelhas e as pretas. Peça a um espectador para escolher uma cor e para agarrar essas cartas. Agarre nas outras cartas e baralhe-as viradas ao contrário. Peça ao espectador para pôr uma carta na mesa virada para baixo. Ponha uma carta sobre a dele na mesma direção. Repita esta operação 5 vezes, carta após carta. No momentoem que voltar as cartas o público irá ver que todas as figuras coincidem.Execução:Atrás de cada carta, no canto superior esquerdo, encontra-se um sinal minúsculo que lhe permite identificar cada carta. Enquanto o espectador coloca as cartas sobre a mesa (ao contrário) tente identificar esse sinal e coloque por cima a sua carta que tem o mesmo sinal (v. ilustração). Prepare cuidadosamente este truque antes de o apresentar.

6. As cartas mágicas:Descrição: Você tem na mão quatro cartas: um As e três 3. Mostre as cartas ao público. Sopre por cima dizendo “Abracadabra”, mostre-as ao público e tem na mão 4 As.Execução: Três das 4 cartas têm impressões diferentes na extremidade: em cima menciona o 3, em baixo o A (As). A Quarta carta é um As normal. Agarre as cartas de forma a que o público veja um As e quatro 3. Volte o mais agilmente possível as suas cartas deforma a que o público não dê conta e mostre os 4 As.

4

1 2 3

Page 5: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

7. As cordas encantadas:Descrição:Vai mostrar ao seu público três cordas do mesmo tamanho, enrola-as na palma da mão e, de súbito, os espectadores constatarão que estas são de tamanhos diferentes: uma pequena, uma média e uma grande.Execução:Tem três cordas de tamanhos diferentes. Dobre a maior ao meio. Na argola formada passe a corda curta e dobre ao meio (fig. 1). Esconda com o dedo polegar a argola formada pelas duas cordas entrelaçadas (fig. 2). Passe as cordas à volta da mão esquerda. Pronuncie a formula mágica, jogue as três cordas em cima da mesa e depois mostre-as tal como elas são ao seupúblico (fig. 3).

8. A telepatia telefónica:Descrição: Dê a um espectador o papel quadrado que contém os números de telefone. Peça-lhe para escrever um número de telefone ou um nome ao meio, sem que ninguém veja. O seu espectador vai dobrar a folha em quatro (ver ilustração 1, 2, 3). Pegue na olha e rasgue-a . Concentre-se, e para grande surpresa do público, você vai revelar o número ou o nome escrito pelo espectador.Execução: O único sitio onde o voluntário pode escrever o número ou o nome é no centro. Uma vez o papel dobrado, esta inscrição encontra-se no ângulo da dobra. Na altura em que rasgar o papel, comece por rasgar o ângulo do quadrado formado pela dobra. Esconda esta parte do papel na palma da sua mão e rasgue o resto em bocados pequenos que deita no caixote do lixo enquanto os espectadores o olham. Volte as costas ao público, e faça de conta que está a concentrar-se. Diga então em voz alta o que estiver a ler no papel que tem na mão.

9. O remo mágico:Descrição:Este truque permite-lhe mostrar ao seu público como uma marca se desloca de um lado para outro ou desaparece totalmente. Tem como base um movimento giratório duplo com o pequeno remo amarelo.Execução: O remo possui um pequeno ponto num dos lados. Nota: cole uma etiqueta no lado que não tem o ponto. Agarre o remo entre o dedo polegar e o indicador (fig.1), virado para baixo. Mostre ao público o lado sem o ponto. Para o convencer que o outro lado o remo não tem nenhum ponto, faça um movimento giratório à sua mão rodando o remo meia volta entre os seus dedos. Para mostrar ao público que o remo tem um ponto, esconda-o por instantes por trás da outra mão, rode o remo meia volta entre os seus dedos e mostre-o . Pode fazer de seguida pensarem que o remo possui um ponto de cada lado, com o mesmo movimento fazendo uma dupla rotação (dedos e mão). Atenção: nunca mostre ao mesmo tempo os dois lados do remo. Omovimento de rotação entre os seus dedos tem que ser rápido e continuo.

Nota: Com um pouco de prática, pode utilizar dois remos e fazer o truque com as duas mãos. Outra variante: faça passar amarca de um remo para outro.

5

1 2 3

1 2 3

31 42

Page 6: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

10. O dedal que muda de cor:Coloque um dedal de cor clara no dedo indicador da sua mão direita e mostre-o ao público. Simultaneamente, esconda um dedal de cor mais escura na mão direita. Dobre o indicador e substitua o dedal claro pelo escuro fazendo de conta que está a meter o dedal claro na mão esquerda, sendo que na realidade é o dedal escuro que está a passar para a mão esquerda. Mostre o indicador sem nada ao público que vai pensar que o dedal claro está na sua mão esquerda. Pronuncie a formula mágica e dobre a sua mão esquerda: o público vai pensar que o dedal mudou de cor.

11. O dedal que desaparece:È um truque de magia que depende da sua destreza. Para o conseguir tem de praticar muitas vezes. Coloque um dedal no indicador da mão direita. Coloque-se de perfil do lado direito para o público, que só verá a parte de trás da sua mão. Dobre rapidamente o indicador da mão direita e ponha o dedal na palma da mão direita. Endireite rapidamente o dedo indicador. Este truque será mais impressionante se tapar a sua mão direita com a mão esquerda (no momento em que passa o dedal). Mostre ao público que o dedal desapareceu.

Varinha Magica12. O anel voadorDescrição: coloca-se um anel à volta da varinha mágica e o anel sobe e desce sem que se lhe toque. Acessórios: 1 alfinete de dama | Anel misterioso | Varinha mágicaPreparação: dentro do saco encontram-se um elástico preto e duas ponteiras. Coloque uma das pontas do elástico dentro da varinha mágica e feche-a com a ponteira branca. Feche a outra ponteira da varinha deixando o elástico solto. A varinha está agora fechada dos dois lados. O elástico está preso a uma das suas extremidades e tapado com uma ponteira branca (fig. 1).Execução: mostre o anel ao público dizendo Este anel parece um anel normal, no entanto sabiam que é um anel mágico? Segure na varinha mágica pela extremidade 2 e enfie o anel pela extremidade 1 (fig. 2). Puxe o anel para baixo até à extremidade 2. Afaste a varinha do seu corpo, o elástico estica e o anel sobe (fig.3) . para o fazer descer aproxime a varinha do eu corpo. Assim controlará o anel à sua vontade.Atenção: não desprenda o elástico da sua camisa porque lhe vai ser necessário para o truque da varinha que sobe.

13. A varinha que sobeDescrição:a varinha sobe e desce ao seu comando dentro de uma garrafa vazia.Acessórios: Uma garrafa | A varinha mágica | Um alfinete de damaPreparação: O elástico deve estar preso à sua roupa (ver truque anterior). Pouse a garrafa vazia sobre a mesa.Execução: diga: Eu pensava que era o anel que estava enfeitiçado, mas não, é a varinha mágica que está! Insira a extremidade 1 da varinha dentro da garrafa vazia (fig. 1) e diga em voz alta: Flutua varinha, sobe varinha. Recue ligeiramente o elástico esticara um pouco e a varinha sobe como se flutuasse dentro da garrafa.

6

321

Fig. 3Fig.2Fig.1

Fig 1

Page 7: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

7

14. A varinha mágica magnéticaDescrição: A varinha mágica cola-se misteriosamente à ponta dos seus dedos.Acessórios: A varinha mágicaPreparação: coloque elástico ao longo da varinha, sob as ponteiras brancas, o público não se pode aperceber disso. Execução: “A minha varinha mágica não pode viver sem mim. Não a consigo deixar, mesmo quando a largo ela cola-se a mim”. Sempre a falar coloque os dedos da mão direita entre a varinha e o elástico (fig.1) tirando a varinha da outra mão. Agora diga: “Varinha volume embora, flutua!” Afaste a mão esquerda da varinha, é como se ela ficasse colada à ponta dos seus dedos sem que a segurasse (fig. 2).

15. A varinha rolanteDescrição:O mágico mostra como pode carregar a sua varinha mágica com eletricidade estática e faze-la rolar sobre a mesa.Acessórios:Uma mesa A varinha mágicaExecução: Ensure that the surface of the table is smooth and flat.Performance: segure na varinha por uma extremidade friccione vigorosamente a outra parte sobre a sua manga ou sobre a mesa: “Estou a carregar a minha varinha mágica com eletricidade estática”. Pouse a varinha sobre a mesa e observe-a , não se passa nada “Precisa de um pouco mais de eletricidade.” Pegue novamente na varinha e friccione-a várias vezes, pouse-a e observe-a de perto, em silêncio. Faça alguns gestos mágicos por cima da varinha enquanto sopra de forma imperceptível para o centro da varinha. O seu sopro fará a varinha rolar sobre a mesa. O público estará tão entretido com os vossos gestos e com a varinha a rolar que nem se aperceberão de que você está a soprar.

16. A pérola encantadaDescrição:o mágico tenta manter uma pérola em equilíbrio sobre a varinha mágica, e faze-la deslizar de um lado para o outro sem a deixar cair.Acessórios: A varinha mágica Uma pérola redondaExecução: segure na varinha mágica com uma mão de forma a que o elástico fique virado para si e que o público não o veja. Segure na pérola com a outra mão e diga: Senhoras e senhores este número exige muita concentração por isso peço-vos o mais absoluto silêncio. Enquanto fala deslize o polegar entre o elástico e a varinha mágica (fig.1). Segure na pérola e pouse-a sobre a varinha perto do polegar, faça como se tivesse dificuldades em manter ai a pérola equilibrada. Na realidade coloca-a facilmente entre a varinha e o elástico. Com a mão livre segura a outra extremidade da varinha e faça deslizar o polegar entre a varinha e o elástico. Esta manipulação deve ser feita lentamente enquanto diz: pérola, Pérola desliza de um lado para o outro. Faça deslizar a pérola várias vezes de um lado para o outro (fig.2)

17. A varinha que se transforma em cobraDescrição:Agite a varinha em frente ao público dando-lhe a impressão de que ela é mole e elástica.Acessórios: a varinha mágicaPreparação:Retire o elástico da varinha mágica. Treine em frente de um espelho. Segure a varinha entre o polegar e o indicador (fig. 1). Agite a mão da direita para a esquerda num movimento rápido e regular. Atenção! Segure na varinha suavemente. O movimento é a quebra de uma ilusão óptica muito surpreendente que dá a impressão de que a varinha fica mole (fig. 2)

Fig. 1

Fig.2

Fig. 2Fig. 1

Page 8: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

Execução: A minha varinha mágica é em madeira maciça. Faça como se a estivesse a tentar partir ao meio. Vejam agora como ela se transforma numa serpente, dizendo isto abanem a varinha como fizeram nos ensaios. Parem progressivamente o movimento e deem a varinha a um espectador para que possa verificar que a varinha é realmente dura. Atenção aqui está o motivo pelo qual devem retirar o elástico da varinha antes de a darem a alguém. Ninguém deve saber que o elástico te ajudou os truques anteriores.

TRUQUES COM O CARTÃO MAGICOComo preparar o cartão mágico:Dentro da mala encontra um cartão retangular. Iremos construi-lo por etapas. Siga as instruções e as imagens.1. Desdobre o cartão (como fig. 1) retire-lhe o meio da superfície 5 na qual estão impressos números. Esta parte coloca-seà volta da calculadora hipnótica. Fica com uma janela aberta nesta face.2. Dobre a face 1 para trás, sob a face 3 e volte a endireitá-la.3. Dobre a face 2 sob a face 5 (com a janela aberta) (fig. 2)4. Dobre a face 3 (depois da linha tracejada que a liga à face 4) a dobra faz-se da direita para a esquerda, de forma a que a face 3 tape a face 4 (fig. 3)5. Com um pouco de cola ou fita cola transparente, cole a parte 1 sobre a parte 2 através da janela. Aguarde que a cola seque completamente e pressione ligeiramente sobre a dobra de forma a que o cartão fique o mais fino possível. Este cartão mágico não é um cartão qualquer, ele tem um bolso secreto onde pode guardar objetos sem que o público tenha conhecimento.

Utilização do cartão: Abra sempre o cartão pela direita (fig. 4) Introduza uma carta no cartão (fig. 5) volte a fechar a superfície X sobre a superfície Y passe o cartão para a mão esquerda. A abertura encontra-se à esquerda. Agora vire o cartão na horizontal(fig. 6) – o lado superior do cartão desce e passa a ser o lado interior. O ponto sobre os desenhos demonstra o movimento dos lados. Abra o cartão da mão direita , a carta desapareceu. Treine bastante, até se tornar mestre nesta arte.

8

Fig. 3

Fig. 2

Fig.1

Fig. 4 Fig. 5 Fig. 6

Fig. 1

Fig. 2

Page 9: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

9

Tricks with the Wonder Wallet18. O cartão bancoDescrição:Um cheque no valor de 5 contos é colocado dentro do cartão mágico. O cheque desaparece miraculosamente e no seu lugar aparece uma nota.Acessórios: Um cheque no valor de 5 reais | Cartão mágicoPreparação: Pegue numa nota de 5 contos, dobre-a e esconda-a dentro da bolsa secreta do cartão. Prepare um cheque de 5 pontos. Dobre-o e guarde-o para o caso de nenhum espectador Ter cheques. Execução: Senhoras e senhores este cartão não um cartão normal, ele pode transformar cheques em notas. Peça a um voluntário para preencher um cheque de 5 contos à vossa ordem. Pegue no cheque e coloque-o por cima da bolsa secreta (lembre-se sempre que deve abrir o cartão pela direita). Diga: Vocês viram o cheque ser preenchido. Mostre o cheque dos 2 lados, volte a coloca-lo dentro do cartão e diga: os mágicos não necessitam de ir ao banco. Eu vou levantar o valor do cheque pelos meus próprios meios. Enquanto fala vire o cartão e diga: abracadabra cartão, eu preciso de dinheiro. Abra o cartão, o cheque transformou-se em dinheiro.

19. Cartas que mudam e que desaparecemDescrição:o sete de ouros transforma-se em às de copas e desaparece.Acessórios: A carta de dupla face Cartão mágico Preparação: prepare a carta de dupla face, de um lado o sete de ouros e do outro o às de copas, coloque-a por cima da bolsa secreta à sua direita, com o sete de ouros à vista e feche o cartão.Execução: Sempre pensei que o sete de ouros era a minha carta da sorte é por isso que tenho sempre uma no meu cartão, os bolsos, enfim tenho sempre uma por perto. Abra o cartão e mostre o sete de ouros à esquerda (e não sobre a bolsa secreta). Hoje estive com os meus colegas e faltava-lhes o às de copas para completarem o baralho, eu abri o meu cartão mas só tinha sete de ouros. Abra o cartão e mostre de novo o o sete de ouros. Volte a fechar dobrando a parte esquerda sobre a parte direita, as sem voltar o cartão. Desta forma a carta fica virada e da próxima vez que a mostrar ao público, o que ele verá será o às de copas. E lembrei- me que uma carta não é mais do que uma carta. Por isso abri o meu cartão e tirei um às de copas. Jogamos bastante. Quando me vim embora não me esqueci de trazer a minha carta. Todos viram que eu voltei a colocar a tinha carta no cartão. Pegue na carta com o às de copas voltado para o público (tendo em atenção que o público não deve ver outro lado da carta), Passe-a sobre a bolsa secreta, feche o cartão e volte-o continuando a falar. Quando cheguei a casa quis verificar se tinha o meu sete de ouros da sorte mas ele tinha simplesmente desaparecido! Abra o cartão e mostre que está vazio. Foi ai que compreendi que não necessito de uma carta da sorte. Um mágico tem melhor do que isso!

20. Vai e vem Descrição:Uma nota de 2 contos aparece e desaparece dentro do cartãoAcessórios:O cartão mágico, uma nota de 2 contos e outra de 1000 escudos. 10 and 20 dollar banknotesPreparação: dobre uma nota de 2 contos e esconda-a, antes do espetáculo, na bolsa secreta (fig. 1). Coloque a nota de 1000 escudos sobre a mesa.Execução: Normalmente quando vou passear não levo dinheiro dentro do meu cartão, porque não existe nenhuma caixa multibanco perto de minha casa, para resolver o problema decidi fazer uso dos meus poderes de mágico e inventei o cartão mágico. Sai de casa e entrei no autocarro sem verificar se tinha dinheiro comigo. O chofer pediu-me dinheiro para pagar o bilhete mas ao abrir o cartão verifiquei que estava vazio, o chofer olhou para mim com cara de mau, mas eu continuei a sorrir. Enquanto fala vire o cartão sem que o público se aperceba. O chofer começou a perder a paciência! Abracadabra! Voltei a abrir meu cartão e hop! Apareceu uma nota

matheus.barros
Nota
TRUQUES COM A CARTEIRA MÁGICA
Page 10: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

TRUQUES COM CARTASAtenção! O baralho das cartas tem uma carta Truque com dupla face.Não a utilize a não ser quando indicado.

21. A carta forteDescrição:Um copo cheio de água em equilíbrio sobre uma carta.Acessórios:Um copo cheio de água | Uma carta e meia | Fita cola.Preparação: Pegue em 2 cartas do baralho, uma das quais cortada no comprimento em 2 partes iguais (fig. 1).cole a meia carta no verso da carta em forma de T (fig. 2).Execução: Mostre a carta inteira ao público, de forma a que eles pensem tratar-se de uma carta normal (dobre a outra metade para que não a vejam). Encha o copo de água e explique ao público com autoridade: Agora vou enfeitiçar este copo. Vai ficar não leve que se segurará em cima de apenas uma carta. Ao pousar a carta sobre a mesa, mecha rapidamente a metade da carta de forma a que ela fique perpendicular à carta inteira e pouse o copo na intersecção das duas cartas (fig. 3). Tell the audience in an authoritative voice: I am going to bewitch the glass. It will become so light that it will be able to stand up on the card". While you are putting the glass on the table, move the half-card so that it stands up against the whole card and supports it. Do this quickly, without letting anyone see what is happening. Put the glass exactly on the spot where the two cards join (Fig. 3).

22. Levado pelo ventoDescrição: uma carta vista pelo público – desaparece. Uma outra carta aparece – do nadaAcessórios:Meia carta | 3 cartas | Fita colaPreparação: Pegue na metade do dois de ouros e cole-a sobre o às de paus como fez para o truque da carta forte, mas desta vez na parte da frente e não no verso da carta (fig. 1). Coloque entre elas uma carta suplementar (fig. 2) e dobre a meia carta e forma a que ela tape a carta que colocou agora (fig.3) . com outra carta (quatro de paus) , tape a metade descoberta do 5 de copas bem como uma pequena parte do 2 de ouros (fig. 4). O público não deve ver a carta escondida (no nosso caso escondemos o 5 de copas). Execução: Mostre as 3 cartas com as faces viradas para o público e diga: Vejam estas 3 cartas, ual é a carta do meio? No nosso caso é um 2 de ouros:Todos vêm que a carta do meio é um dois de ouros. Baixe as cartas com o verso virado para cima e chame um voluntário, diga- lhe: Tire a carta do meio. É a carta inteira que estava escondida, o cinco de copas. Coloque-a sobre a mesa. Diga: abracadabra!!! E peça ao voluntário para a mostrar ao público. Este prepara-se para ver o 2 de ouros, mas não! É o cinco de opas que tinha escondido antes do inicio da apresentação!

23. Erro duplo Descrição: A carta apresentada ao público transforma-se atrás das costas do mágico.Acessórios:Carta de dupla face | Duas cartas normaisPreparação: Pegue na carta de dupla face (sete de ouros – às de dopas). Pegue nas duas cartas normais e cole-as face com face.Execução: Segure as duas cartas entre o polegar e os outros dedos, de maneira a que o público veja um Às e o verso de outra carta (fig. 1). Vire a sua mão virando a palma da mão para baixo, durante este tempo faça deslizar o Às para o outro lado a carta colada. Levante o braço e mostre as cartas ao público. Eles vão ver um sete em vez do às de copas (fig. 2). Faça ver o público que viu 2 cartas diferentes: uma vez o Às e o verso do sete da outra vez o contrário. Mostre as cartas ao

10

1

2

3

4

Fig. 1Fig. 2

Fig. 3

Page 11: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

público (como indicado na fig. 1). Retire o Às e guarde-o atrás das costas. Diga: qual é a carta que me resta? Eles dirão que é o sete. Tire o sete de trás das costas e pouse-o sobre a mesa depois de o Ter mostrado ao público. Não o sete estava atrás das minhas costas! Repita o truque mostrando o sete (como indicado na fig. 2) tenha atenção ao sentido em que dispõe o sete e o Às e não e engane. Variante: No caso do público se aperceber do truque, esteja preparado! Coloque um sete de ouros e um Às de opas normais dentro do cartão mágico; junte-lhes as cartas que tem estado a utilizar na apresentação do truque erro duplo. Pegue e repente no cartão mágico, como se estivesse aborrecido com as suposições do público . Retire as cartas normais e convide um voluntário para verificar as cartas.

24. As cartas que se passeiamDescrição:Mostre 2 cartas – coloque uma no seu bolso e outra no bolso de um voluntário. As cartas trocam de lugar. Acessórios:A carta de dupla face 2 outras cartas, o Às de copas e o sete de ouros.Preparação: Pegue no verdadeiro sete de ouros e coloque-o no bolso da sua camisa antes de entrar em cena. Coloque o verdadeiro às de copas sobre a mesa (com a face à vista)e coloque por cima a carta de dupla face, com o sete de ouros à vista.Execução: Levante as cartas da mesa e mostre-as ao público(tenha atenção para não mostrar a carta truque). O público vê um Às e um sete . coloque-as dentro do bolso do voluntário, uma sobre a outra com o verso do às à vista. Pergunte ao voluntário: que carta escolhe? Se escolhe um Às diga: escolheu um Às e você retira a carta truque do seu bolso e mostra ao público o lado que tem o Às. Se ele escolher um sete diga: escolheu o sete que fica consigo e eu guardo o Às (nas duas situações tenha o cuidado de tirar a carta truque virando a sua face Às para o público). Meta a carta que tirou no seu bolso e diga ao voluntário: repita depois de mim: abracadabra, cartas, cartas, troquem de lugar!!! Diga ao voluntário: tire a carta do bolso. Ele tira o às e você tira do seu bolso o sete que ai tinha colocado antes do espetáculo.

25. Sempre asesDescrição:Um voluntário escolhe 4 cartas de um baralho sem as ver. Você coloca as cartas escolhidas dentro do cartão mágico e quando voltar a abrir mostra que o voluntário escolheu (por acaso) 4 Ases.Acessórios:Um baralho de cartas O cartão mágicoA varinha mágicaPreparação: meta os 4 Ases com o verso para cima na bolsa secreta do cartão. Pouse o cartão aberto sobre a mesa. Execução: Peça a um voluntário: baralhe estas cartas por favor. Enquanto ele as baralha diga: vouvos mostrar como obtenho as cartas que quero. Pegue no baralho do voluntário e abra-o em leque. Diga ao voluntário: Escolha 4 cartas sem olhar! Escolha feita coloque o resto do baralho de parte, pegue nas cartas escolhidas, segure no cartão mágico (a superfície vazia virada para o público) e diga: Vou meter as cartas dentro do cartão mágico para não lhes mexer! Feche o cartão mágico e coloque em cima da mesa depois de o Ter virado (os 4 Ases lá colocados anteriormente estão agora do lado de cima) pouse o indicador do voluntário sobre o cartão mágico e diga: Você tirou 4 cartas ao calha, mas eu vou transformá-las em Ases. Faça alguns movimentos de com a varinha mágica e diga: Abracadabra! Levante a mão do voluntário, abra o cartão mágico e retire os 4 Ases. Meta o cartão mágico no bolso e mostre os 4 Ases ao público.

11

Fig. 1 FIG. 2

Page 12: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

26. A carta chaveDescrição:Um voluntário escolhe uma carta do baralho, volta a baralhar e você encontra a carta.Acessórios:Um baralho de cartasPreparação: Prepare o baralho de forma a este não tenha mais do que uma carta do mesmo valorExecução: Dê o baralho a um voluntário e diga-lhe: Verifique o baralho, Tem alguma coisa estranha? Agora baralhe-o bem! Pegue no baralho com o verso à vista memorizando a carta que está por baixo: A carta chave. Peça a alguém: escolha uma carta e coloque-a na parte de cima do baralho. (se por acaso ele escolher a carta chave, memorize a que a substitui) Peça-lhe: corte o baralho e coloque a parte de baixo sobre a parte de cima (a carta chave está agora por cima da carta escolhida). Repita a operação. Pegue nas cartas e tire uma a uma até chegar à carta chave a carta seguinte será a carta escolhida.

27. As cartas que tremem

Descrição: um espectador escolhe uma carta e entrega-a ao mágico que a identifica fazendo tremer a mesa.Acessórios:um baralho de cartas | Uma pitada de sal | Uma mesaPreparação: Peça a um espectador: Baralhe as cartas, escolha uma, veja e mostre ao público. Ele baralha as cartas com o verso virado para cima. Quando ele lhe devolver o baralho, polvilhe imperceptivelmente com um pouco de sal a carta superior e diga ao voluntário: Queira por favor colocar a carta que escolheu por cima do baralho com a face virada para baixo. (como asoutras cartas). Agora parta e coloque a parte inferior do baralho por cima. (a carta escolhida está agora no meio do baralho por cima do sal). Pouse o baralho sobre a mesa. Faça a mesa tremer ligeiramente várias vezes. Depois de tremer a mesa várias vezes o baralho ficará cortado exatamente na carta escolhida.

TRUQYES COM MOEDAS28. As moedas em estrelaDescrição:10 moedas que representam 20 moedasAcessórios:10 moedas iguaisPreparação: Fixe a disposição das moedas (fig. 1)Execução: Diga a um voluntário: Dou-lhe 10 moedas iguais, deve colocá-las em cinco linhas de 4 moedas cada uma. Repito: cinco linhas com quatro moedas cada uma. Depois de o deixar tentar várias vezes, mostre-lhe a solução (fig. 1) .

29. A moeda afundadaDescrição:uma moeda é colocada dentro de um copo de água, afunda-se e desaparece.Acessórios:Um lenço | Um copo meio de água | Uma moedaPreparação: TreineExecução: Com a mão direita pegue numa moeda e mostre-a ao público: Esta moeda não é uma moeda qualquer. Ela não sabe nadar, mas pode desaparecer! Tape a moeda com o lenço, com a mão esquerda levante o copo. Segure no lenço e na moeda sobre o copo (fig. 1). Deixe cair delicadamente a moeda na sua mão esquerda, bata levemente no copo com o polegar esquerdo, o barulho deve fazer crer que a moeda caiu dentro do copo (fig. 2). Pouse o copo sobre a mesa. Levante o lenço lentamente... a moeda desapareceu!!! Pode continuar convidando um voluntário para perto de si. Faça alguns passes de ágicapróximo das suas orelhas, com a mão esquerda e diga: Abracadabra! E retire de lá a moeda desaparecida.

12

Fig. 1

Fig. 1

Fig. 2

Page 13: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

13

TRUQES COM O COPO DA ABUNDANCIA Como preparar o copo da abundância:Estenda-o , de forma a que a parte com estrelas fique virado para a mesa de trabalho. Na base da parte 2 está uma lingueta vermelha. Dobre-a para dentro. Faça os vincos verticais e volte a estender o cartão (Fig. 1). Dobre a lingueta que está à esquerda. Coloque cola sobre a lingueta e ao longo da linha que separa os lados 2 e 3. Pressione de maneira a que os 2 locaisonde colocou a cola se toquem. Assegure-se de a lingueta vermelha está colocada entre as 2 zonas coladas. Assim o lado 1 cobre o lado 2 (fig.2). Deixe secar. Dobre o lado 3 sobre o lado 1 (parte branca sobre parte branca). O lado 4 deve dar a volta e o seu lado branco fica por cima da face colorida do lado 2 (fig. 3). Obtém assim um copo que se abre mas que tem no seu interior uma bolsa secreta. Para abrir esta bolsa basta carregar dos lados (fig. 4)

Utilização do copoPegue no copo e desdobre-o com a mão direita, sempre com os dedos a pressionar a bolsa para que ela não se abra. Mostre o lado colorido ao público.Vire e mostre ao público o interior (branco) do copo para que vejam que está vazio. Volte a dobrar o copo. Mostre uma carta (ou qualquer outro objeto plano) e coloque dentro da bolsa secreta. Recite umas palavras mágicas e abra o copo mostrando os dois lados ao público, é como se a carta tivesse desaparecido. Mostre novamente a parte da frente e a parte de trás para que vejam que está vazio. Assegure-se de que está a pressionar a bolsa secreta. Volte a fechar o copo, diga mais umas palavras mágicas, vire-o e a carta cairá. Pode também tirar o objeto escondido com a mão livre. Utilize a varinha mágica enquanto recitar as palavras mágicas, o mistério será ainda maior.

30. Coelhos vindos não se sabe de ondeDescrição:3 coelhos em esponja aparecem dentro do copo.Preparação:A varinha mágica Três coelhos em esponja O copo da abundânciaPreparação: esconda os três coelhos na bolsa secreta.Execução: Levante o copo e mostre que ele está vazio dos 2 lados, segurando bem a bolsa secreta. Diga: Alguns mágicos tiram coelhos da cartola, mas eu tiro-os do copo! Ande com a varinha mágica à roda por cima do copo e diga: Abracadabra, coelho sairá!. Vire o copo e os coelhos sairão.

31. Um substituto do açúcarDescrição:O açúcar passa misteriosamente do cartão mágico para o copo da abundância.Acessórios:O cartão mágico | O copo da abundância | Um pacote de açúcar | Açúcar em pó e uma colher pequena | Um copo transparentePreparação: Encha um quarto da bolsa secreta do copo com açúcar. Dobre o copo e coloque-o dentro de um copo transparente. Abra o cartão mágico e coloque-o em cima da mesa perto do pacote de açúcar .Execução: A minha vizinha esquece-se sempre de comprar açúcar e vem sempre pedir-me. Encontrei uma forma de fazer com que ela tenha açúcar sem sair de casa. Para isso emprestei-lhe o meu copo da abundância ...vazio, claro! Retire o copomágico do copo, abra-o e mostre que está vazio; volte a dobra-lo e coloque-o novamente dentro do copo bem à vista do público. Ouvi a minha vizinha a bater à porta, quer açúcar? Claro que tenho, mas desta vez vou fazê-lo aparecer à minha maneira! Tenho aqui um pacote de açúcar.

2 3 41

Page 14: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

Mostre o pacote de açúcar, coloque-o dentro da bolsa secreta do cartão mágico e diga: Meto o açúcar dentro do meu cartão mágico. Abra o cartão e o açúcar desapareceu. O açúcar passou discretamente para a minha vizinha! Retire o copo mágico de dentro do copo vire-o e deixe cair o açúcar dentro do copo.

32. A fábrica dos bombonsDescrição:Deitamos açúcar dentro do copo da abundância e ele desaparece, reaparecendo em forma de rebuçado.Acessórios:Um copo | Um rebuçado | Um açucareiro cheio de | açúcar | O copo da abundânciaUma colherPreparação: Antes do espetáculo coloque um rebuçado dentro da bolsa secreta do copo da abundância. Coloque o açucareiro e a colher sobre a mesa e o copo da abundância dentro de um copo (fig. 1).Execução: Sabem fazer rebuçados? Eu sei, a minha fábrica é o copo da abundância! Mostre o copo vazio segurando o rebuçado escondido; volte a colocar o copo da abundância dentro do copo vazio. Os rebuçados fazem-se com açúcar, por isso vamos colocar algum na fábrica! Com a colher deite um pouco de açúcar na bolsa secreta. Agora fazemos derreter o açúcar, até se tornar invisível! Retire de novo o copo da abundância do copo, mostre que está vazio e volte a coloca-lo no copo. Realmente já não vemos o açúcar. De seguida juntamos outros produtos. Faça de conta que o está a fazer, diga: Abracadabra! E tire o rebuçado do copo da abundância.

TRUQUES COM UM CORDEL33. O fio do Maharadja:Descrição:O público não consegue seguir o fio que se enrola sobre os dedos. Subitamente formam-se 3 nós.Acessórios:Um cordelPreparação: Treine bastante, o que lhe permitirá fazer os nós o mais naturalmente possível. Fase 1: Segure o fio com o polegar esquerdo a 15 cm da extremidade (fig. 1). A 8 cm da mão esquerda, segure o fio o polegar e o auricular da mão direita. As costas das suas mãos devem estar viradas para si (fig. 2) Fase 2: Vire a mão direita para baixo levantando o fio. Formando assim uma argola (fig. 3). Faça deslizar esta argola sobre os 3 últimos dedos da mão esquerda, o médio, o anelar e o auricular (fig. 4). Não aperte muito a argola (se a sua mão for pequena, abra um pouco os dedos de forma a que a argola fique maior). Fase 3: Faça o mesmo com a mão direita. Desta forma, junta uma Segunda argola...e uma terceira: Junte-as à que está sobre os dedos da sua mão esquerda (fig. 5). O público deve ficar com a impressão de que você está a brincar com o fio, sem nenhuma intenção. Fase 4: coloque os dedos indicador e médio da mão direita dentro das argolas. Use os dedos como se fossem uma tesoura e apanhe a extremidade do fio que tem na mão esquerda. Puxe ligeiramente através das argolas (fig. 6). Baixe a mão esquerda e liberte-a do fio enrolado. Não largue a extremidade que tem na mão direita. Fase 5: Agite com cuidado o fio de cima para baixo, em cima e debaixo da mesa. O

14

Fig.1

Fig. 2 Fig. 4

Fig. 3 Fig. 5

Fig. 6

Page 15: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

15

movimento fará com que o fio passe e que ao ser estendido se formem 3 nós. Não agite o fio bruscamente, mas sim com movimentos regulares. Pode fazer mais ou menos argolas, com as quais obterá mais ou menos nós. Treine antes de apresentar ao público este número. É necessário falar muito para chamar a atenção do público e fazer os movimentos de forma a que não pareçam intencionais.

Execução: Este fio pertencia a um Maharadja que viveu no século XXI. Enquanto fala comece a enrolar o fio. O Maharadja tinha o poder de fazer coisas maravilhosas com o seu fio. Escolham um número entre 2 e 4. Se faz favor? Este fio tem poderes mágicos mas tenho que o ajudar um bocadinho. O número é o 3? Bom! Maharadja, Maharadja é o 3!! Agite o fio e os três (2 ou 4) nós formam-se.

34. o nó impossível:Descrição: forma-se um nó no cordel sem que você largue as 2 extremidadesAcessórios: Um cordelPreparação: Aprenda a fazer o nó e treine. Coloque o cordel em cima da mesa (fig. 1). Cruze os braços: o antebraço esquerdo sob o antebraço direito, a mão esquerda fica em cima do braço direito e a mão direita fica por baixo do braço esquerdo (fig. 2).Baixe-se sobre a mesa e pegue nas extremidades do cordel – uma extremidade em cada mão. Descruze os braços sem largar o cordel e forma-se um nó.Execução: coloque o cordel sobre a mesa. Peça a um voluntário para tentar fazer um nó sem largar as extremidades. Deixe-otentar e claro falhar. Mostre-lhe o seu poder dizendo a palavra mágica: Abracadabra!!!

35. Um corte mágicoDescrição:um fio que passa através de um simples cilindro de papel: o cilindro é cortado em 2 mas o cordel fica inteiro.Acessórios: Uma folha de papel | Fita cola transparente | Tesouras | Um cordel

Preparação do cilindro: Fase 1: enrole uma folha de papel e cole-a com fita cola (fig. 1) Fase 2: faça 2 incisões no cilindro. Cada incisão a meio do comprimento do cilindro, e distantes 5 cm uma da outra (fig. 2). Coloque o cilindro e as tesouras sobre mesa, de forma a que as incisões fiquem viradas para si e tenha o cordel na mão. Execução: Um verdadeiro mágico pode cortar qualquer coisa, voltar a junta-la e recomeçar as vezes que quiser! Enquanto fala levante o cilindro e coloque-o na vertical (as incisões estão viradas para si), por cima, faça passar uma extremidade do cordel por dentro do cilindro. Com o polegar carregue no centro do cilindro, entre as duas incisões, para que o cordel passe pelas duas incisões da seguinte forma: ele sai do cilindro pela incisão superior e entra pela incisão inferior (fig. 3). Agite o cordel de forma a que se vejam as 2 extremidades dos dois lados do cilindro. Um verdadeiro mágico pode serrar pessoas ao meio, pode queima-las vivas sem que nada de mal lhes aconteça ... isto desde que tenha o verdadeiro poder de mágico! Enquanto fala, pegue nas tesouras e coloque o cilindro na horizontal; corte-o em 2 assegurando-se que as tesouras passam por baixo do cordel (fig. 4). Em seguida mostre que ocordel ficou inteiro.

1

2

1 23

4

matheus.barros
Nota
O nó impossível
Page 16: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

36. O nó mágicoDescrição:Vai deixar o público estupefato ao fazer um nó no cordel que agitam só com uma mão.Acessórios: Um cordelPreparação: Fazer um nó mal apertado a cerca de 5 cm da extremidade do cordel.Execução: Segure o cordel numa mão escondendo o nó com os dedos (fig. 1). Agite o cordel... não se passa nada . Diga: Vou vos mostrar como é que se faz um nó só com uma mão!

Agarre na outra ponta do cordel e segure-a entre o polegar e o indicador, continuando a esconder o nó. Agite novamente o cordel... nada. Clara, esqueci-me de dizer as palavras mágicas. Volte a segurar na ponta do cordel, entre os dedos, e diga: Cordel dá um nó! Agite-o mas desta vez sem soltar a extremidade que tem entre os dedos; ao mesmo tempo liberte os 3 últimos dedos e o nó cairá. O público terá a ilusão de que o nó se fez naquele instante miraculosamente.

37. O nó borboleta:Descrição:Um nó que parece muito apertado desfaz-se quando puxamos as pontas do cordel.Acessórios: Um cordelPreparação: Aprenda a fazer este nó rapidamenteExecução: Segure no cordel com as 2 mãos, uma por cima da outra. O indicador da mão direita fica logo por baixo do auricular da mão esquerda (fig. 1). Deslize a mão direita sobre o cordel, e, num movimento de rotação, enrole o cordel sobre os dedos. Terminado o movimento os dois punhos tocam-se, auricular contra auricular. Resultado: o cordel enrola todos os dedos da mão direita (fig. 2). Com o indicador e o médio da mão direita, segure a ponta do cordel que está atrás da sua mão esquerda (fig. 3). Com a ponta dos dedos indicador e médio da mão esquerda, segure o cordel que está na frente da sua mão direita (fig. 4). Afaste lentamente as mão em direcções opostas e o nó borboleta ficará feito (fig. 5). Puxe as argolas para apertar o nó ao centro (mas não muito). Segure nas pontas do cordel balance um pouco e diga: Este nó está muito apertado. Mas reparem! Puxe as duas pontas do cordel e o nó desfaz-se e desaparece.

38. O nó borboleta voadorDescrição:Em vez puxar as pontas do cordel e assim desfazer o nó, o nó voa e fica dentro da sua mão, separado do cordel. O segredo: esconda um segundo nó na sua mão. Acessórios: um cordel | Um cordel pequeno com um nóPreparação: faça um nó borboleta num cordel pequeno e esconda-o na mão.Execução: fazer o nó borboleta como o do truque anterior e segurar o cordel de um lado mostrando o nó. Faça como se estivesse a tirar do bolso pós mágicos que atira para o cordel. Com este gesto tire o nó escondido sem que o público se perceba. Guarde-o escondido na mão enquanto polvilha o cordel. Segure o nó borboleta com a mão que esconde o pequeno cordel, sem que os nós se enleiem. Com a mão livre puxe a ponta do cordel, de seguida puxe a outra ponta até que o nó se desfaça. Dentro da sua mão está agora o nó que preparou antes do espetáculo. Separe o fio do nó e apresente-os ao públicoum em cada mão.

16

3 4 521

Page 17: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

39. A argola do destinoDescrição:faça um nó só com uma mão.Acessórios: um cordelPreparação: treine antes de entrar em cena Fase 1: segure o cordel entre os dedos anelar e auricular (fig. 1). Deixe cerca de 15 cm de cordel atrás da mão. Fase 2: vire a mão de forma a que a palma fique virada para baixo e o cordel fique sobre as costas da mão (fig. 2) Fase 3: vire a mão de forma a que parte mais comprida do cordel se enrole à sua mão.Fase 4: com o indicador e o médio segure na ponta do cordel (fig. 3). Fica com um X nas costas da mão. Fase 5: Mantenha o cordel preso entre os dedos (indicador e médio) e agite a argola virada para baixo. A argola desce e forma-se um nó!

TRUQUES COM FOSFOROS40. Os fósforos magnéticosDescrição:Os fósforos não caiem de uma caixa aberta virada para baixo: o mágico fá-los resistir à força da gravidade! Mas passado um bocado a força da gravidade volta e os fósforos caiem.Acessórios:Uma caixa de fósforos A varinha mágicaPreparação: pegue num fósforo e parta-o do tamanho da largura da caixa. Coloque-o por cima dos outros fósforos (fig. 1).Execução: Vou vos mostrar como anular a força da gravidade!!! Faça alguns movimentos com a varinha mágica sobre a caixa e vire-a segurando delicadamente pelos lados (fig. 2). Enquanto tiver a caixa segura pelos lados o fósforo partido segurará os outros. Diga: gravidade ...volta!!! e carregue nos lados da caixa, ao fazer pressão o fósforo partido liberta-se e cairá com os outros.

41. Os fósforos desaparecidos:Descrição:o mágico faz desaparecer o fósforos da caixa.

Acessórios:uma caixa meia de fósforosUma caixa com um fósforoUm elástico

Preparação: com um elástico ate a caixa meia de fósforos ao seu punho, sob a manga da camisa (ver truque nº 31).

Execução: Pegue na caixa que só tem um fósforo e agite-a em frente ao público: o público ouvirá o barulho da caixa quetem escondida debaixo da camisa e pensará que é da caixa que lhes está a mostrar. Estão a ouvir o barulho dos fósforos: masquando eu acender um fósforo todos os outros desapareceram com medo de serem acesos a seguir!! Retire o fósforo, feche a caixa (que está agora vazia), acenda o fósforo e apague-o . abra novamente a caixa e mostre que os outros fósforos desapareceram!!

17

21

3

4

21

Page 18: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

42 . Apostas com fósforos:Descrição:três caixas de fósforos, uma das quais cheia, os espectadores não conseguem encontrar a caixa cheia, e o mágico consegue sempre.Acessórios: 3 caixas de fósforos vazias | 1 caixa meia de fósforos | um elásticoPreparação: Ate a caixa meia de fósforos à volta do punho direito sob a manga (fig. 1).Execução: Mostre as 3 caixas ao público e diga: Aqui estão 3 caixas de fósforos, uma delas está cheia, as outras duas estão vazias. Vou baralha-las e pedir-vos que me indiquem qual é a que está cheia! Os voluntários vão tentar mas nunca acertam.Você vai pegar numa qualquer, agitar e o público ouvirá o barulho que pensará ser dos fósforos dentro daquela caixa. Volte a pousar a caixa e peça a outro voluntário para tentar encontrar a caixa cheia...

TRUQUES COM DEDAIS 43. O pequeno dedalDescrição:Um dedal aparece sobre um dedo e desaparece.Acessórios: um dedalPreparação: treinar em frente de um espelho até estar bem seguro.Execução: retire um dos dedais que estão dentro da mala e segure-o entre o polegar e a palma da mão, com a abertura do dedal virada para o exterior (fig.1). Mostre as costas das suas mãos ao público e diga: não tenho nada nas mãos, mas logo que eu diga as palavras mágicas um dedal aparecerá no meu dedo! Agite rapidamente a sua mão da direita para a esquerda e diga: Abracadabra , dedal vai para o dedo! E ao mesmo tempo enfie o indicador dentro do dedal e levante o dedo (fig. 2). Faça os movimentos um pouco mais devagar e o público ficará estupefato de ver o dedal. Repita o truque mas na ordem inversa, fazendo desaparecer o dedal.

44. Passagem de um dedal através de um lençoDescrição:Vai fazer passar um dedal através de um lenço de tecido.Acessórios:um dedal | Um lenço de tecido finoPreparação: treine bastante antes de entrar em cenaExecução: Mostre o dedo sobre o qual colocou um dedal. Diga: Estão a ver este dedal no meu dedo? Tape a mão com um lenço e aproveite para passar o dedal para a palma da mão, como no truque anterior. Levante o dedo sob o lenço (fig. 1).Ninguém sabe que o dedal já não está no dedo. Agarre uma ponta do lenço e volte a tapar o dedo dizendo: Estou a por outracamada de lenço sobre o dedo onde está o dedal. Isto permite-lhe colocar o dedo (onde é suposto estar o dedal) sobre o qual está uma ponta do lenço, dentro da abertura do dedal: este fica agora sobre o lenço que está sobre o seu dedo (fig. 2). Depois de dizer: Abracadabra! Dedal passa através do lenço! Desdobre a Segunda ponta do lenço e mostre que o dedal que estava sobre o seu dedo, agora está sobre o lenço que está sobre o seu dedo!

18

12

21

Page 19: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

19

45. A multiplicação dos dedaisDescrição: Dedais que aparecem uma atrás dos outrosAcessórios: 3 dedaisPreparação: Retire 3 dedais da mala. Enfie-os uns nos outros e dissimule- os como no truque do pequeno dedal (fig. 1). Execução: mostre as costas da mão como se estivesse vazia e diga: a minha mão está vazia, mas logo que eu diga as palavras mágicas, um dado aparecerá! Execute os gestos como no truque 32. Retire o primeiro dado sobre o seu dedo e peça ao público para o ajudar a dizer as palavras mágicas: Abracadabra! Dedal aparece! E mostre o segundo dado: o mesmo para o terceiro. Utilize um dedo para cada dado.Truques com a colher mágica:Como utilizar a colher mágica: Estas experiência são uma parte importante do espetáculo. Aqui ensinamos alguns truques dos muitos possíveis. Para já deve aprender a manipular a colher mágica.Movimento base: O objetivo deste movimento é enganar o público. Você faz parecer que vira a colher, na verdade o público ê sempre o mesmo lado. O movimento tem 2 fases, aprenda uma depois a outra e de seguida faça-as juntas. Fase 1: segure o cabo da colher entre o indicador e o polegar (fig. 1). Segure bem para que não deslize. Pressione ligeiramente sobre o cabo da colher para que ela se vire (fig. 2) e você veja o outro lado (figura 3): virando o polegar volte a colocar a colher na posição inicial. Treine este movimento até conseguir fazê-lo de forma natural. Fase 2: Segure a colher à altura da parte mais larga, como indicado na figura 4. Vire a mão para o seu corpo, com a palma da mão virada para baixo (fig. 5). Treine a execução deste movimento. Agora tente fazer os dois movimentos ao mesmo tempo. Fazendo assim o público terá a impressão de que lhe mostra os dois lados da colher, embora na realidade veja sempre o mesmo lado (fig. 6). Depois basta fazer meia rotação para fazer aparecer os objetos na colher. Faça um movimento rápido à frente, que evitará que o público note a rotação da colher. É muito fácil! Execute esta manipulação calmamente e sem pressas. Em todos os truques desta rubrica o segredo é sempre o mesmo: o uso do movimento base.

46. A colher do dinheiro:Descrição:Moedas que se multiplicam na colher. Até se transformam em nota.Acessórios:Seis moedas de valores diferentes – duas moedas de cada. Uma nota Três elásticos A colher mágicaPreparação: Dobre a nota no seu cumprimento várias vezes e meta-a num dos lados da colher; prenda-a à colher com os três elásticos, um ao centro e os outros um de cada lado. Inserir moedas diferentes em cada um dos elásticos sobre a nota dobrada (fig.1). Colocar as outras três moedas sobre a mesa. Execução: Mostre ao público o lado sem nada da colher. Execute o movimento base para o fazer crer que viu bem os dois lados sem nada. Diga: “Esta colher é muito útil quando preciso de dinheiro liquido. O seu poder está nestes três elásticos milagrosos. Olhem!” Agarre na moeda igual à que está no primeiro elástico (fig.2). Execute o movimento base: o público vai pensar que há uma moeda de cada lado. Coloque outra moeda no plástico do meio: “Eis que aparece uma Segunda moeda do outro lado da colher!”. “Prove-o” executando o movimento base. No terceiro elástico, coloque a terceira moeda: execute o movimento base e uma moeda igual irá aparecer também do outro lado. Agora, retire as moedas dos dois lados com a ajuda do dedo polegar e do indicador. Retire primeiro as moedas do primeiro elástico, e depois as outras. Deixe-as cair fazendo barulho sobre a mesa. Tenha cuidado para não voltar a colher ao retirar as moedas para que o público não veja a nota. Depois de ter retirado todas as moedas, execute o movimento base e diga: “A colher está sem nada dos dois lados. Mas falta-me agora o liquido”. Estique os braços e dê a meia volta: a nota aparece! Desdobre-a e mostre-a ao público que nem vai acreditar no que está a ver!!!

1

1 2 3

4 5 6

1

2

Page 20: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

TRUQUES COM A COLHER MAGICA 47. Qual é a minha linha?Descrição:Linhas que aparecem e desaparecem na colher mágica.Acessórios:A colher mágica Uma caneta.Preparação: Antes do espetáculo, desenhe três linhas de um dos lados da colher; não faça nada no outro lado até o espetáculo começar.Execução: Mostre o lado da colher que não tem nada. Diga: “Eis a minha colher mágica. Olhem bem para o milagre que vai acontecer!”. Execute o movimento base para que o público pense que está sem nada dos dois lados. Faça na colher uma linha paralela à existente (fig.1; as linhas tracejadas indicam a linha do outro lado da colher.) “Estranho! Escrevo uma linha de um lado e ela escreve-se automaticamente no outro lado!!”. Execute o movimento base e mostre a linha que se escreveu sozinha. Escreva uma Segunda linha no meio da colher (fig.2). “Se eu fizer uma Segunda linha, será que voltará a acontecer?”.

Mostre como a linha se reproduz; repita o mesmo na terceira linha. Dê a possibilidade ao público de examinar a colher de perto. Volte a agarrar na colher e diga: “E agora, atenção! Vou apagar as linhas e vão-se passar coisas estranhas!!”. Apague a linha superior de um dos lados, mostre a colher e execute a meia volta: o público irá pensar que a linha se voltou a escrever sozinha. Execute o movimento base para que o público pense que as três linhas estão dos dois lados. Apague a linha de baixo. Os dois lados estão agora como mostra a fig. 3 e 4. Diga: “Ao movimentar a colher, a linha vai saltar para cima da linha do meio!”. Mexa a colher e faça a meia volta. Fazemos o público acreditar que a linha voltou a aparecer e que saltou para cima da linha do meio (fig.3). “E hop! Ela voltou!”. Apague a linha superior: fica uma linha de cada lado. Dê a possibilidade a um voluntário de verificar de perto a colher e de tentar a sua sorte; claro que ele não conseguirá. Agarre de novo na colher; apague a linha do meio e mostre que ela se apagou dos dois lados (movimento base). Faça aparecer a linha fazendo a meia volta: “Ei- lá! Vamos começar de novo? Deixem lá: é muito maçador.” Apague a última linha e pouse a colher sobre a mesa.

48. Quanto devo?Descrição: A colher mágica transforma uma nota de 10$ numa de 20$. Então a colher recusasse continuar a multiplicar as notas. No passo seguinte – a colher devolve uma moeda de 1$ e um papel no qual está escrito “Devo-lhe 9$”.Acessórios:A colher mágica | 3 elásticos | Uma moeda de 100$ | Papel e lápisPreparação: Escreva num papel em branco a seguinte frase: “Devo-lhe 9$”. Dobre-o ao meio, ponha lá dentro a moeda de 1$ e continue a dobrar até que esteja mais estreito que o cabo da colher. Prenda o papel à colher com a ajuda dos três elásticos.Execução: Mostre o lado da colher que não tem nada e pergunte: “Podem emprestar-me uma nota de 10$?”. Peça a um voluntário para dobrar a nota várias vezes. Agarre-a e coloque-a por baixo dos elásticos, do lado (da colher) que não tem nada (tenha cuidado para não mostrar o outro lado que tem o papel). “Quero multiplicar o seu dinheiro. Espero que não esteja contra.” Execute o movimento base: o público vai pensar que há uma nota de 10$ de cada lado. “Ficamos na posse de 20$. 10$ de cada lado. Não é uma maneira fácil de obter dinheiro? Mas para os nossos dias isto não chega: vejamos se conseguimos obter notas de 50$.” Execute a meia volta, de modo a que o público só veja o papel dobrado; faça de conta que se enganou, mostre o papel e retire a moeda de 1$. Dê o papel a um voluntário que fará a leitura em voz alta e diga: “Houve qualquer coisa que correu mal. Parece-me muito grave!” Enquanto fala, ponha a colher no bolso e retire a nota. Tire-a de novo e coloque-a sobre a mesa: ninguém descobrirá o seu segredo, mesmo examinando cuidadosamente a colher!

20

1 2 3 4

Page 21: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

21

49. Nove a seis:Descrição:O mágico mostra uma colher com um 9 de um lado, e um 6 no outro e a operação 6+9=15 do terceiro lado (do terceiro lado???)Acessórios:A colher mágica | Um lápis.Preparação: Escreva o 9 de um dos lados da colher e do outro lado o 15. Deve usar o movimento base, mas mantendo a colher perpendicular à mão (fig.1). Durante a rotação, faça-a passar da direita para a esquerda (fig.2).Execução: “Vejam como aprendi a fazer contas. Nesta colher está escrito de um lado o número 6 e do outro o 9.” Mantenha a colher à altura das ancas. O público vê o número 6; execute o movimento base e eles veem o número 9.

Repita este movimento e pergunte: “Que números viram?” Deixe responder. “Agora somamos: 6+9=?” O público responde “15”. Avance a colher e execute a meia volta: o 15 aparecerá no lugar do 9. Mostre que o 15 aparece “dos dois lados da colher” executando o movimento base.

TRUQUES COM OS NUMEROS50. Descobrir números:Descrição:O mágico tenta adivinhar um número. Por exemplo: o tamanho dos sapatos, o número da porta, etc. com a ajuda de 6 cartas.

Acessórios: 6 cartas nas quais aparecem séries numéricas (encontra-as na sua mala). Execução: Mostre as cartas e peça a um espectador:

“Pense num número entre 1 e 63. Agora, procure o número que escolheu nas cartas e ponha de lado todas as cartas onde eleaparece. Dê-mas, se faz favor.” Olhe as cartas e some (sem chamar a atenção do público) os números que aparecem no canto superior esquerdo de casa carta. Diga o resultado em voz alta: é o número escolhido!

Exemplo: O número escolhido é o 17. Ele aparece em duas das cartas. Se somarmos os números que aparecem no canto superior esquerdo, vamos obter: 16+1=17. Nota: Claro que é possível que o número apareça em mais do que duas cartas; neste caso também somamos os números do canto superior esquerdo de todas as cartas onde ele aparece.

51. Números por telepatia:Descrição:O mágico vai adivinhar o resultado dos números escolhidos pelo público.Acessórios: Papel e lápis.Preparação: Numa folha de papel escreva “18” (fig.1). Disponha o papel e o lápis sobre a mesa.Execução: Diga ao público: “Eu consigo adivinhar o resultado de uma operação aritmética sem conhecer o primeiro número escolhido. Nesta folha de papel escrevi o resultado e vou pedir para o guardarem.” Dê o papel a um espectador. Peça um voluntário e diga-lhe: “Escolha um número com três algarismos, no qual o número das centenas seja mais alto que os outros, como por exemplo 321.” Dê-lhes tempo para pensar e pergunte: “Já escolheu? Não me diga o número, mas escreva-o numa folha em branco.” Mostre a folha em branco ao público e deixe o voluntário aí escrever o seu número: “Agora, dobre a folha de forma a que eu não consiga ver esse número, dê-me a folha dobrada e peço um segundo voluntário para desdobrar a folha, inverter a ordem do número escolhido e subtrair este novo número ao primeiro.” Dê-lhe o tempo necessário para esta operação e peça: “Adicione os

1

2

Page 22: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

números deste resultado e diga em voz alta o total.” Peça ao voluntário que guardou a folha que tinha preparada: “Se faz favor, abra a folha que lhe entreguei e diga em voz alta o número indicado e mostre-o ao público.”Exemplo:Se o primeiro escolheu 725 e o segundo 527 o resultado é: 725-527=198. Adicionamos 1+9+8=18 O resultado será invariavelmente 18

52. Divisão de um dia de aniversário:Descrição:O mágico consegue misteriosamente adivinhar o dia do aniversário de umespectador.Acessórios: Nenhum.Preparação: Tente a magia com a sua própria data. Execução: Peça um voluntário e diga-lhe: “Pense no dia do seu aniversário e faça os cálculos que lhe vou pedir, se faz favor.”1. multiplique a data por 3. 2. some 5 ao resultado obtido. 3. multiplique a soma por 4. 4. ao resultado junte o dia do seu aniversário e um outro número à sua escolha. 5. subtraia 20 a esse resultado. 6. diga o resultado final.” Só lhe falta a si dividir este resultado por 13. O resultado é igual ao dia do aniversário e a resto ao novo número escolhido.

53. O quadrado mágico:Descrição:O mágico demonstra uma prodigiosa mestria em aritmética.Acessórios: Papel e lápis.Preparação: Desenhe um quadrado e divida-o em 3 quadrados pequenos (fig.1). Decore a solução para a poder mostrar (fig.2).Execução: Peça um voluntário que pense ser bom a aritmética. Convide-o a juntar-se a si e diga-lhe: “Tente escrever nos quadrados números entre 2 e 10, de forma a que a sua soma em todos os sentidos, horizontal, vertical e na diagonal, seja 18: sem escrever o mesmo número mais do que uma vez.” Depois de várias tentativas convide outro voluntário a experimentar a sua sorte e no fim mostre a solução ao público.

54. A calculadora hipnótica:Descrição:O mágico descobre um número escolhido ao acaso.Acessórios: A carta calculadora (que retira da mala mágica).Preparação: Experimente a operação antes e aprenda-a de cor.Execução: Mostre a carta calculadora a um voluntário e diga-lhe: “Eis aqui uma calculadora hipnótica que pode descobri o número que irá escolher.” Peça ao voluntário para fazer o que se segue:1. “Escolha um número sem o dizer.” 2. “Multiplique-o por 9.” 3. “Adicione os números do resultado obtido.” Esta soma será sempre 9. 4. “Multiplique esta soma por 10.” 5. “A este resultado junte 10.” 6. “Subtraia o número escolhido no principio e diga o resultado.” Agora só lhe falta calcular quanto falta a esse número para chegar a 100. Anuncie para grande espanto da audiência. Calculando o resultado, faça de conta que está a utilizar a calculadora hipnótica.Exemplo:2 x 9 = 181 + 8 = 99 x 10=9090 + 10 = 100100 - 98 = 2

22

1 2

Page 23: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

23

MAGICAS CO OS COPOS55. Coelhos e copos:Descrição:Tentar fazer passar coelhos em esponja através do fundo dos copos.Acessórios: 3 copos | 4 coelhos de esponja | Uma mesaPreparação: Para todo o efeito tem 4 coelhos, mas o público pensa que só tem 3. Coloque os 3 copos uns por cima dos outrosescondendo o quarto coelho no copo de baixo. Mantenha o copo na mão com a abertura virada para cima (fig.1).Execução: Mostre os 3 copos ao público, indique os 3 coelhos em cima da mesa e diga: “Quero mostrar-vos uma experiência com três copos e três coelhos.” Retire os copos de cima de uns dos outros: o primeiro será o último copo (fig.2) que volta com a abertura sobre a mesa (fig.3). Faça o mesmo ao segundo e ao terceiro copo. Coloque-os em linha na mesa, o primeiro copo (que esconde o coelho) ao meio, e os outros dois, um de cada lado. Diga e faça o que se segue: “Atenção! Agarro um coelho e meto-o debaixo de um copo.” Coloque um coelho debaixo do copo do meio. Agarre no copo da direita e coloque-o por cima do copo do meio, e o da esquerda – sobre os outros (fig.5). Pergunte: “Quem adivinha em que copo se encontra o coelho?” Responderão “ao meio” e você responderá “errado!”. Bata ligeiramente com os dedos sobre os copos, levante-os rapidamente os público irá ver o coelho em cima da mesa. Volte todos os copos rapidamente ao contrário; meta o copo que tem o coelho sobre o coelho descoberto. Agora tem dois coelhos debaixo do copo do meio. Agarre noutro coelho (o que está de reserva sobre a mesa) e coloque-o debaixo do copo do meio (fig.6). Agarre de novo no copo da direita e coloque-o por cima do copo do meio e o da esquerda por cima dos outros dois. Pergunte ao público: “Sabem onde se encontra o segundo coelho?” Responderão que está debaixo do segundo copo e você diz: “Enganaram-se de novo.” Bata com os dedos nos copos e levante-os: o coelho está em cima da mesa!!! “Talvez estejam a pensar que o fundo do copo está aberto? Vamos então complicar mais as coisas: fazemos com que o coelho passe dois copos de uma vez.” Volte os copos devagar, por forma a que o copo que contém o terceiro coelho fique sobre os dois coelhos que estão sobre a mesa (fig.7). Agarre primeiro o copo da direita e coloque-o sobre o copo do meio. Agarre no último coelho que tinha de reserva, e coloque-o sobre os dois copos. Coloque o terceiro copo sobre os outros dois copos. Vai obter o resultado indicado na fig.8. Bata duas vezes com os dedos e levante os três copos: o coelho atravessou os dois copos!!!Atenção! O quarto coelho ficou entre os dois copos; não os separe para não descobrirem a ilusão. Arrume-os diretamente na mala.

56. Fundo dos copos ao contrário:Descrição:Consegue colocar três copos ao contrário, seguindo as instruções, mas um voluntário não o conseguirá.Acessórios: 3 copos.Preparação: Decore a posição inicial dos copos e a ordem das voltas, visto que o voluntário irá decorar as voltas (mas não a posição inicial).Execução: Coloque os como mostra a fig.1. “Acho que consigo virar os três copos de fundo para cima em três tentativas, virando só dois copos de cada vez.” Fase 1: Volte os copos 2 e 3. Fase 2: Volte os copos 1 e 2. Fase 3: Volte os copos 2 e 3.Agora que todos os copos estão ao contrário, peça a um voluntário que tente fazer o mesmo, mas sem que o público repare, coloque os copos noutra posição: volte só o copo do meio, com a abertura para cima (fig.2). Como estão arrumados de forma diferente da sua, o voluntário não irá conseguir fazer o que lhe

fig.1fig.2

fig.3 fig.4

fig.5 fig.6 fig.7 fig.8

fig.1 fig.2

matheus.barros
Nota
TRQUES COM OS COPOS
matheus.barros
Nota
Marked definida por matheus.barros
Page 24: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

pediu. Atenção! Não repita mais do que uma vez se não, o público poderá descobrir rapidamente o seu truque.

TRUQUE COM PEROLAS57. Evasão das pérolas do Grande Houdini:Descrição:Três pérolas num fio agarrado por um voluntário libertar-se-ão quando disser a formula mágica “Grande Houdini”.Acessórios:Um lenço | Dois fios finos | Duas pérolas grandes | Uma pérola elíptica | Linha de costura.Preparação: Dobre os dois fios ao meio e agarre-os pelas argolas que formam com o fio de coser (fig.1). Enfie o fio na pérola elíptica de forma a tapar o nó (fig.2).Execução: Mostre ao público a pérola enfiada nos fios e diga: “Eis dois fios nos quais está enfiada uma pérola. Enfio mais duas, uma de cada lado da primeira pérola.” Enfie as pérolas uma de cada lado da pérola elíptica (fig.3). Peça a um voluntário para atar a extremidade direita do fio a sua extremidade esquerda (fig.4). Enquanto ele segura as pontas dos fio, cubra as pérolas com o lenço. Agarre as pérolas (que estão debaixo do lenço) e agarre os fios na parte a e b (fig.4). Diga a formula: “Grande Houdini” puxe e o nó rompe-se. Pode retirar as pérolas e mostra-las ao público.

58. Evasão de um anel:Descrição:O mágico consegue libertar um anel enfiado num fio bem preso e faze-lo passar para o seu dedo.

Acessórios:Um fio | duas pérolas redondas | um anel pedido ao | público | um lenço.

Preparação: Dobre o fio em dois e peça a um espectador um anel emprestado. Faça passar a argola do fio por dentro do anel (fig.1). Enfie as pontas do fio na argola (fig.2). Aperte o anel dizendo: “Enfio este anel e depois enfio ainda duas pérolas redondas.” (fig.3) “Pretendia agora que dois voluntários agarrassem cada um numa extremidade do fio para que eu não possa tirar o anel pelas pontas do fio.” Dê as duas pontas aos voluntários. Com o lenço, cubra o anel, as pérolas e também as mãos. Debaixo do lenço, passe o nó sobre o anel (fig.4). Enfie o anel no seu dedo e esconda as pérolas com o lenço. Diga aos voluntários: “Queiram retirar o fio, casa um do seu lado.” Levante o lenço: o público ficara surpreso por só ver as pérolas no fio...mas não o anel!!!

24

fig.1

fig.3fig.4

fig.2

fig.3 fig.4

fig.2fig.1

Page 25: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

25

TRUQUE COM OS DADOS59. Os dados mágicos:Descrição:O mágico consegue sempre adivinhar a soma dos dados.

Acessórios:Um par de dadosPapel e lápis.

Preparação: Prepare uma folha de papel na qual escreve o número 7. Dobre-a. Execução: Dê a um voluntário o papel quepreparou. Peça a um segundo voluntário: “Escolha um dado e coloque o outro na mala. Jogue-o na mesa e decore o número da face superior. Volte o dado e decore também o número da face inferior. Some os números e escreva o resultado no papel.” Peça ao voluntário a que pediu para guardar o papel para o desdobrar e mostrar ao público. Peça ao segundo voluntário quemostre também o seu número. Nota: Não repita este truque duas vezes seguidas. Pode variar lançando dois dados: neste caso não se esqueça de escrever 14 (e não 7) no papel que preparou primeiro.

60. Água divina:Descrição:Vira-se água num chapéu mas este não fica molhado.

Acessórios:Dois copos de papel | pequenos | um chapéu com abas | um jarro com água

Preparação: Recorte cuidadosamente o fundo de um dos copos de papel espetando-o com a tesoura (fig.1). Recorte o rebordo do segundo copo (fig.2). Encaixe o copo sem fundo no copo sem rebordo (copo 1 no copo 1) por forma a fazer crer que só há um copo. Coloque sobre a mesa o jarro com água e o copo com o truque. Ponha o chapéu na sua cabeça.

Execução: Mostre ao público que o interior do seu chapéu está vazio. Coloque-o sobre a mesa, com as abas para cima. As abas do chapéu devem estar mais elevadas que a visão dos espectadores, eles não podem ver o interior do chapéu. Coloque o copo (com o truque) dentro do chapéu e diga: “Vou pôr água neste chapéu mas vai ser o copo que se vai encher.” Ponha a sua mão dentro do chapéu, retire o copo sem fundo mas deixe o segundo copo dentro do chapéu, sem que o público se perceba (fig.3). Coloque o copo sem fundo sobre a mesa, tendo cuidado para que o público não veja o buraco. Vire a água para o copo que ficou no chapéu, sem o encher. “Vêm a água a entrar no chapéu, não é verdade? Errado, a água entra neste copo.” Dizendo isto, aponte para o copo (sem fundo) em cima da mesa; o público pensa que o chapéu está molhado por dentro. Faça de conta que se enganou e diga: “Enganei-me. Devia ter metido o copo dentro do chapéu.” Agarre o copo que tinha sobre a mesa e coloque-o dentro do outro copo escondido dentro do chapéu, por forma a que pareçam um só copo (fig.4). “Que pena! Gostava tanto deste chapéu. Vou tentar reparar este engano.” Retire o copo com o truque de dentro do chapéu e vire a água para o jarro. Mostre ao público que o chapéu está vazio...e bem seco!

1

2

34bottom

less cup

matheus.barros
Nota
Copo sem o parte do fundo
Page 26: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

TRUQUE COM UM CÚMPLICE61. O sexto sentido:Descrição:Um voluntário escolhe um objeto entre seis que estão sobre a mesa e você identifica a sua escolha.Acessórios:Seis objetos à sua escolha. Por exemplo: uma colher, um garfo, uma faca, um prato, um saleiro.Preparação: Para fazer este truque vai precisar de um cúmplice na audiência, sem que os outros seapercebam. Execução: Coloque os seis objetos sobre a mesa, ao arruma-los diga: “Um aqui, dois aqui, três aqui...” e assim sucessivamente. De cada vez que disser “aqui”, tenha na mão um objeto diferente: desta forma indica ao seu cúmplice o número de cada objeto. Peça um voluntário e escolha o seu cúmplice. “Vou agora voltar-me de costas para si, vai levantar um objeto e mostra-lo ao público. Depois disso, vou voltar-me e vou adivinhar o que foi escolhido.” Volte-se. O seu cúmplice faz aescolha, você volta-se de novo e vai olhar por alguns momentos a mesa: o seu cúmplice o mais naturalmente possível, pousará a mão sobre a mesa. O número de dedos pousados indica o número do objecto escolhido. Se não pousar a mão sobre a mesa é porque o objeto escolhido foi o número seis.

62. O gelo viajante:Descrição:O mágico vai deslocar um cubo de gelo com um bocado de fio.Execução: O mágico pede a alguns espectadores para agarrarem um cubo de gelo, colocado num copo, com a ajuda de um fio. Eles não conseguem. O mágico passa o fio por baixo do cubo de gelo e salpica o cubo com um pouco de sal. Ao fim de alguns segundos, o fio adere ao cubo de gelo e o mágico consegue assim eleva-lo. Nota: realize este truque voltando as costas ao público, o efeito será mais impressionante.

63. O objeto escondido:Descrição:o mágico vai descobrir o local onde está escondido um determinado objeto.Execução: O mágico dá um objeto a um voluntário e pede-lhe para o esconder numa das mãos. O mágico sai de cena e o voluntário vai levantar a mão onde escondeu o objeto enquanto recita um poema ou canta uma canção. Assim que o voluntário termine de recitar ou de cantar, o mágico volta. O voluntário mostra-lhe as duas mãos. O mágico observa qual é que está mais pálida: é nessa que está escondido o objeto, porque enquanto a mão está no ar a circulação do sangue faz-se mais lentamente, é a razão pela qual se encontra mais pálida.

64. O 9 mágico:Descrição:O mágico vai predizer a resposta a um problema de aritmética.Material necessário:Lápis e papel.Preparação: Antes, prepare uma folha de papel na qual escreve o número 9.Execução: O magico agarra na folha dobrada e dá-a a um espectador. Pede a um outro voluntário para escolher um número entre 1 e 9, multiplica-o por 9 e adiciona os números do resultado. Este total será sempre 9. Ou seja, se a resposta do voluntário for 27, ele junta 2+7; se a resposta for 36, o resultado é 3+6. O mágico pede então à pessoa que pediu para guardar o papel para o abrir, e para surpresa geral, é o número 9, o mesmo que o obtido pelo voluntário. O mágico pode tornar as coisas mais complexas: depois de adicionar os números, pede à pessoa para juntar 1, multiplicar o resultado por 4 e juntar 4. A resposta será sempre 44

26

Page 27: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

27

65. O 3 mágico:Descrição:O mágico vai predizer a resposta a um problema aritmético.Material necessário:Lápis e papel.Preparação: Antes, prepare um papel no qual escreve o número 3.Execução: O mágico agarra na folha dobrada e pede a um espectador para a guardar. Pede a um outro voluntário para escolher um número entre 1 e 9, multiplica-lo por 2, juntar 6, dividir o resultado por 2 e finalmente subtrair o número inicial. Oresultado obtido será sempre 3. O mágico pede então à pessoa que guardou o papel, para abrir, e para surpresa geral, é o número 3, que é o mesmo que o obtido pelo voluntário.

66. O dado misterioso:Descrição:O mágico pede a um espectador para tirar um número com um dado e para o fixar.Material necessário:Um dadoExecução: O espectador coloca o dado sobre a mão do mágico que pões atrás das costas. O mágico apoia o seu dedo com força sobre o dado. Como o número que consta no dado e feito com pequenas cavidades, a marca fica no dedo do mágico. Ao meter a mão atrás das costas, pronuncia a formula mágica. O mágico olha o seu dedo e revela o número tirado pelo espectador, para grande surpresa do público.

67. O balão que muda de cor:Descrição:O mágico rebenta um balão que faz mudar de cor.Preparação: Colocar um balão de cor no interior de outro balão de cor bastante mais clara. Encha o balão interior, ate-o e esconda o nó no interior. Depois encha o balão exterior e ate-o: o público só vê um balão escuro.Execução: O mágico mostra o balão ao público, e ao pronunciar a formula mágica rebenta o balão exterior tendo cuidadopara não tocar no balão interior. O público espera que o balão desapareça e para sua grande surpresa vê um balão de outra cor.

68. O anel sobrenatural:Descrição:Um anel que se desloca misteriosamente ao longo de um elástico.Material necessário:Um anel e um elástico.Execução: O mágico mostra ao público um bocado de elástico e pede emprestado um anel a um espectador. Coloca o elástico no interior do anel e estica-o um pouco. Quando estica para a direita, o anel desloca-se para a esquerda e inversamente. Tudo acontece como se o anel se deslocasse sozinho.Pequeno conselho:Pronuncie todas as formulas mágicas possíveis ao realizar este truque.

69. A pimenta voadora:Descrição:Um pouco de pimenta sobre uma mesa eleva-se para um pente.Material necessário:Um pente.Preparação: Ao esfregar o pente no vestuário, o mágico vai carrega-lo de eletricidade estática.Execução: O mágico salpica a mesa com sal e pimenta. Aproxima o pente do sal e da pimenta. A pimenta atraída pelo pente dá ao público a impressão de que se eleva sozinha.

fig.1

fig.1

Page 28: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

70. A moeda mágica:Descrição:O mágico vai descobrir a moeda mais antiga entre todas as que se encontram no seu chapéu.Preparação: Prepare várias moedas. Escolha a mais antiga e coloque-a em segredo no congelador antes do seu espetáculo.Antes do espetáculo, retire-a do congelador e junte-a às outras moedas: ninguém sabe que uma delas está mais fria que as outras.Execução: O mágico coloca várias moedas no seu chapéu e diz ao público que vai retirar a mais antiga. Ele vai conseguir procurando a mais fria e mostra-a aos espectadores.

71. O truque da caneta de feltro:Descrição:De costas para o público, o mágico vai revelar a cor de uma caneta de feltro.Material necessário:Um espelho pequenoCanetas de várias cores.Preparação: O mágico agarra o espelho pequeno com a mão direita, virado para ele, de costas para o público. Ele pede a umespectador para lhe colocar na mão esquerda a caneta de feltro da cor escolhida pelo espectador.Pronunciando as fórmulas mágicas, ele revela a cor da caneta de feltro que colocaram na sua mão esquerda.

72. A azeitona que balança sozinha:Descrição:O mágico consegue equilibrar uma azeitona no dedo indicador.Material necessário:Uma azeitona | Um palito.Preparação: O mágico fixa o palito da parte de dentro do dedo indicado sem que o público se aperceba.Execução: O mágico declara: “Eu consigo equilibrar uma azeitona na ponta do dedo indicador”. Pronunciando formulasmágicas, ele introduz a azeitona na extremidade do palito e mostra o lado externo do dedo indicador ao público. A azeitona está em perfeito equilíbrio sobre o dedo do mágico,

73. A ponta do lápis:Descrição:O mágico vai descobrir de que lado se encontra a ponta de um lápis envolto em papel.Material necessário: Um lápis | Papel.Execução: O mágico pede a um espectador para embrulhar com papel um lápis de forma a que seja impossível distinguir a extremidade do bico da extremidade da borracha. Uma vez o lápis embrulhado com o papel, o mágico vai segurar o papel ao meio entre o polegar e o indicador. Relaxando suavemente a pressão ao meio do lápis, este vai inclinar-se ligeiramente para o lado mais pesado do lápis e o bico vai elevar-se. O mágico revela então ao público de que lado se encontra a ponta do lápise, fazendo grandes gestos mágicos, retira o papel.

28

fig.1

fig.1

Page 29: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

29

74. Uma prova da força da magia:Descrição:O mágico consegue rasgar uma toalha de papel, o que os espectadores não conseguem fazer.Material necessário:Toalhas de papel (grosso).Preparação: Enrole uma toalha de papel e molhe-a ao meio.Execução: Distribua outras toalhas de papel pelo público e peça-lhes para as enrolarem várias vezes. Enquanto o seu público es esforça para rasgar as toalhas distribuídas sem conseguirem, o mágico por seu lado agarra na toalha de papel que preparou e mostra que é capaz de rasgar a sua.

75. A mão mágica:Descrição:A linha “atravessa” a mão do mágico: traçada nas costas da mão, ela aparece na palma da mão.Material necessário:Uma caneta (ou caneta de feltro) que deixe uma marca visível.Execução: O mágico traça na palma da mão uma linha da base do dedo polegar a base do dedo mínimo. Fecha rapidamente a mão, antes que a tinta seque (de forma que a linha que traçou se vai duplicar). Depois trace uma linha nas costas da mão desde a base do dedo mínimo à base do polegar. Uma vez a linha traçada, ele apaga-a, explicando ao público que a linha atravessou a sua mão: e efetivamente, quando ele mostra a palma da mão ao público aparecem duas linhas.

Stage 1 Stage 2 Stage 3

Page 30: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

CONSELHOS PARA A PREPARAÇÃO DE UM ESPETÁCULO Depois de ter aprendido bem a fazer os truques, pode começar a preparar um espetáculo completo. Não deve ser nem muito longo nem muito curto. Não pode nem deve apresentar os 75 truques só de uma vez. Em cada tema, escolha um ou dois:crie também o seu próprio programa.

Exemplos de programa:

Primeiro exemplo:1. A colher do dinheiro (colher mágica).2. Descobrir números (números).3. Vai e vem (catão mágico).4. Coelhos e copos (copos).5. Argola misteriosa (varinha mágica).6. Erro duplo (cartas).7. Evasão das pérolas do Grande Houdini (pérolas).8. O sexto sentido (cúmplice).

Segundo exemplo:1. Copos com fundo ao contrário (copos).2. A multiplicação dos dedais (dedal).3. Os coelhos vindos do nada (abundância).4. A varinha magnética (varinha mágica).5. A carta forte (cartas).6. O nó impossível (fio).7. Os fósforos magnéticos (fósforos).8. O quadrado mágico (números).

Propomos-lhe dois exemplos de programa que não são nem muito longos nem muito curtos. Escolhemos experiências mais ou menos difíceis. Cada espetáculo precisa de muitos acessórios, o que o enriquece e que lhe dá a oportunidade de demonstrar a sua mestria em vários domínios. Prepare o seu espetáculo tendo em conta a idade dos espectadores. Prepare-se consoante a necessidade especifica do espetáculo que vai apresentar. Também pode arranjar acessórios auxiliares: uma toalha, uma placa com o seu nome, música de fundo, luvas, etc. Juntando isto tudo, você cria a atmosfera própria ao seu espetáculo de magia; e o ambiente também faz parte.

30

Page 31: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

31

Page 32: rarquivos.multilaser.com.br/manual/BR660.pdfVocê tem 10 cartas: 5 vermelhas e 5 pretas que formam 5 pares de desenhos diferentes (v. ilustração). Coloque as cartas sobre a mesa

32