voando alto - irp-cdn.multiscreensite.comestou ciente de que a arte de motivar pessoas começa com a...

60

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Rio de Janeiro, 2018

Voando AltoGuia do Bem-Estar Emocional

Antônio de Campelo

Voando Alto: Guia do Bem-Estar Emocionalcampelo, Antônio de

isbn: 978-85-518-0000-01ª edição, outubro de 2018.

Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda.Rua Buenos Aires, 168 – 4º andar, Centrorio de janeiro, rj – cep: 20070-022www.autografia.com.br

Todos os direitos reservados.É proibida a reprodução deste livro com fins comerciais sem prévia autorização do autor e da Editora Autografia.

— 3 —

Introdução

Voando Alto é uma metáfora – significa elevar o nível de consciência para vivermos plenamente o contato direto com a realidade. Quando saltei de paraquedas, senti o que é viver o agora em sua plenitude. O primeiro passo foi fazer um curso de paraquedismo com várias horas de ensino teórico e sete saltos com instrutor. Finalmente, lá estava eu “voando alto” a três mil metros de altura, rasgando as nuvens a 220 qui-lômetros por hora. Não havia tempo para sentir medo. Em 50 segundos o paraquedas abriu, seguindo-se 6 minutos de suave descida até que meus pés tocassem o solo. Agradeci a Deus por estar vivo e por ter recu-perado a fé perdida. Enfatizo no livro um dos principais conceitos que defendo: Faça aquilo que receia e a morte do medo será certa.

Ao elaborar a introdução inspirei-me em Ernest Hemingway, o grande escritor e jornalista americano: “Escrever bem é cortar.” Hemin-gway sempre me atraiu com seu texto curto, claro e conciso. “O Velho e o Mar”, sua obra mais famosa, também é uma metáfora sobre a natureza humana – trata de fé, coragem e determinação, numa escrita beirando sempre a linguagem jornalística.

Antes do jornalismo, pensando em ser psiquiatra, li todas as obras clássicas de psicologia e psicanálise. Misturei tudo com Aikido e o re-sultado foi Voando Alto – Guia do Bem-Estar Emocional. Os professo-res podem abrir a porta, mas você tem que entrar por conta própria. Uso minha própria transformação para estimular mudanças no leitor. Permaneça no centro de seu ser – quanto mais você se afasta, menos você aprende. Não estou ensinando nada de novo – apenas comparti-lho experiências - são 30 anos de Arte Marcial.

— 4 —

Autoajuda

Por que até mesmo alguns bestsellers de autoajuda não dão resultado? A resposta é simples: A autoajuda não funciona porque os leitores não consideram a questão do Caminho. O sucesso não está relacionado ao que você faz de vez em quando, mas ao que você faz constantemente. Epicteto, o grande filósofo romano e autor da Arte de Viver – talvez o primeiro livro de autoajuda do ocidente – deixou bem claro: “A cul-tura pode ser inútil, se você não souber aplicar os conceitos à sua vida cotidiana.”

— 5 —

A Regra de Ouro

Tudo se resume em seguir a Regra de Ouro: Faça o bem e evite o mal – fundamento do que se costuma chamar de religião da consciência. Você não precisa ser uma pessoa religiosa da forma tradicional como a concebemos – não prejudicar seu próximo já o qualifica para estar no Caminho.

Antônio de CampeloJornalista e Instrutor de Aikido

Rio de Janeiro - Brasil

— 6 —

1. Guia do Bem-Estar Emocional

Use o livro como um verdadeiro guia do bem-estar emocional. A per-cepção interior é fundamental para que você possa alcançar uma vida bem equilibrada. O primeiro passo é acabar com o hábito de começar o dia deprimido. A saúde mental depende da combinação de vários fa-tores. Se estiver sempre cansado com o trabalho é chegada à hora de de-sacelerar, sente-se, relaxe, solte os músculos e alivie a mente. Você neces-sita descobrir o real propósito de tudo, o verdadeiro significado. Qual a missão de sua vida? Questione-se, reinvente-se. O treino todo deseja es-timulá-lo a fazer as perguntas certas para obter as respostas adequadas.

O “despertar” requer que você assuma como protagonista no palco de sua mente, criticando e neutralizando os pensamentos destrutivos – base do autocontrole emocional. Aprenda a economizar energia, pois é fundamental alinhar trabalho com períodos de repouso e reflexão. Pro-cure compreender a si próprio, seus medos e ansiedades. Se você não consegue encontrar a verdade bem onde você está, onde mais você es-pera encontrá-la? Invista na paz de espírito e jamais deixe de perdoar a si próprio – um dos mais poderosos princípios espirituais que existem. Para o bem-estar emocional não há como deixar de recorrer ao poder além do nosso entendimento: O poder de Deus.

Aqui, agora, acordaMantenha o centro, respire e observe

Fique como observador e não se envolva em confusão

— 7 —

2. Mestre de Si Mesmo

Buda passou uma parte da vida ensinando: “Seja mestre de si mesmo.” Sócrates, em Atenas, 500 a.C. também dizia: “O conhecimento está dentro das pessoas, que são capazes de se tornar mestres de si mesmas.” Nossa atitude poderia ser inspirada em outro grande ensinamento do filósofo: “O melhor homem é aquele que mais se esforça por se aper-feiçoar.” O mal, pensava Sócrates, é perpetrado pela falta de sabedoria e conhecimento. A partir disso, concluiu que “há apenas uma coisa boa: Conhecimento; e uma coisa má: Ignorância”. É por esta razão que deve-mos sempre examinar nossas vidas. Use tudo o que estiver ao seu dispor e observe o que realmente está acontecendo.

Estou ciente de que a arte de motivar pessoas começa com a capaci-dade de influenciar o comportamento de cada um. Sim, a motivação é a força que nos estimula a agir e a vontade de buscar soluções é a meta-de da batalha. Pretendo que o leitor faça perguntas – e muitas. Você é emocionalmente maduro? Você tem um objetivo na vida e se comporta com equilíbrio? Você sabe se levantar rapidamente depois das quedas? Você tem uma personalidade flexível? Ou é teimoso e está sempre criti-cando os outros e arranjando confusão?

O que posso conhecer e o que devo fazer?Você pode ter paixão pelo faz, mas não ignore a sabedoriaNão importa a tarefa, mantenha-se focado no momento

— 8 —

3. Treino de Sentimentos

Desde muito cedo eu já sabia que não estava aqui a passeio e que a vida não é para amadores. Mas só depois de alguns anos de Aikido, apren-di a ficar no meio da confusão sem qualquer envolvimento – é como observar um incêndio sem atiçar as chamas. Esta é a mensagem: Não lute pela paz, esteja em paz no meio do conflito. O Aikido é puro trei-no de sentimentos. O otimismo é a essência da filosofia e a harmonia com a natureza, a doutrina central. Muito me orgulha ter sido aluno de Kawai Sensei, o introdutor do Aikido no Brasil, de quem ouvi sábios conselhos: “Cabeça não ocupada, faz favor” – é o que significa esvaziar a mente e ficar longe das preocupações. Mantenha o seu centro e traga a mente de volta para o agora.

Como recurso adicional, apresentamos um método absurdamente simples de defesa pessoal: Não aceite provocações; não bata de fren-te; não confronte e não faça força. Quando duas pessoas se enfrentam, uma tentando manipular a outra, muita energia é despendida – esgo-ta-se a força vital. O resultado é sempre desastroso. Não seja rigoroso consigo próprio e cuide bem de si mesmo. O bem-estar emocional está condicionado a uma combinação ajuizada de certos componentes. Um deles é que você fiscalize seus pensamentos – você é o que pensa. For-taleça, portanto, seu poder mental. A energia direcionada depende da maneira como você pensa. É uma questão de escolha: Deixe a emoção negativa passar e decida como se sentir ou agir.

A saúde mental requer descanso e relaxamento da menteO senso de humor é essencial

Cuidado com as palavras – não ofenda as pessoasEvite a impaciência, aprenda a relaxar

— 9 —

4. Vencendo Limitações

Quando ouvir algo que faça seu sangue ferver, fique calado. Reações emocionais instantâneas costumam conduzir a resultados desastrosos. Desperto e com o nível de consciência elevado, você se concentra na melhor forma de agir. Estabeleça o plano de ação com idéias fortes e coerentes, despertando o sentimento positivo para mantê-lo motivado e entusiasmado na execução do que precisa ser feito. O incrível é que conseguimos obter sucesso usando apenas um décimo do que somos capazes.

Não se esconda atrás de suas supostas limitações. A lei é clara: É pre-ciso seguir na trilha do crescimento, pois a natureza colocou dentro de nós a tendência ao progresso. A partir do momento em que adquire o controle de si mesmo você começa a fortalecer o desejo de realizar seu ideal. Decida-se a avançar e receberá a força necessária para varrer os sentimentos destrutivos de raiva, preocupação e desalento.

Livre-se das falsas crenças com novas ideias e ações afirmativasRespire fundo e vá em frente

Seja o mais pragmático possível e sempre pergunte: De que maneira eu devo agir agora?

— 10 —

5. Assuma o Comando

Ao decidir-se por ficar desperto, você vai sentir sua capacidade mental ampliada, permitindo-lhe melhor comunicação com o mundo. Assuma o comando e tenha nas mãos o controle de seu comportamento. Os resultados práticos vão se refletir ao interagir com as pessoas no seu dia a dia. Ao natural você vai desejar estar ao lado de quem pensa correta e positivamente. Você vai rejeitar direções erradas, na companhia de pessoas erradas. Com atitude positiva você atrai pessoas para vibrar na mesma faixa de frequência.

Milhares de anos nos separam das cavernas, mas a mente humana apresenta as mesmas características de agressividade. Quando as pessoas se identificam com suas mentes, cometem as maiores atrocidades. Disse Freud: “Quando o homem lançou pela primeira vez uma pedra sobre outro homem, estava inaugurada a humanidade.” De outra feita escre-veu: “Meu propósito é ajudar o melhor possível as pessoas que vivem num constante inferno... minhas descobertas, minhas teorias e méto-dos visam torná-las conscientes desse inferno para que dele possam se libertar.” Assuma o comando de sua vida e procure afastar-se o máximo possível do lado nefasto dos seres humanos.

Saiba como agir no momento críticoTenha domínio sobre si mesmo e vença o desafio

Mantenha o foco no objetivo do momento — é uma das chaves do sucesso

— 11 —

6. Autocondicionamento

Tenha fé na sua crença pessoal e siga adiante. Estude e pratique as téc-nicas oferecidas para enfrentar melhor o campo de combate da vida cotidiana. Para obter sucesso saiba aonde quer ir para definir como che-gar lá. O triunfo não vem de graça e despreza quem esteja acomodado. Tenha calma e observe com atenção para perceber que cada problema carrega em si a solução de que necessita. Aprenda a perdoar a si mesmo. Como é impossível apagar da memória as experiências que causam an-gústia, só lhe resta aceitar o passado e atuar no processo de reconstru-ção de uma nova vida.

Arquive novas memórias e faça uma reedição de sua história — este é o processo de reconstrução para libertar-se do peso inútil do passado. Felizmente, o inconsciente está sujeito à autossugestão. O autocondi-cionamento equivale a gravar no inconsciente novas experiências que produzam bem-estar emocional. Qual a fraqueza que você quer do-minar? A técnica é semelhante ao procedimento básico da meditação: Recolha-se para um local isolado, sente-se confortavelmente, relaxe o corpo, respire fluida e profundamente. Então, diga para si mesmo como realmente quer se comportar. Muito cuidado, apenas o uso de palavras não é o suficiente — você precisa mudar internamente. Faça-o e fique surpreso com os resultados

Aumente seu amor-próprioSeus pontos fracos são oportunidades de desafio

Em resumo: Preparação — se não é tudo — é quase tudo.

— 12 —

7. Oráculo

Use o livro como uma espécie de oráculo sobre o que você precisa fazer. Abra em qualquer capítulo - em comunhão com o livro você conversa consigo próprio. As perguntas devem passar por todas as fases: Refle-xão, lucidez, visão, vontade e coragem de agir. Abra em qualquer pági-na, em qualquer parte que desejar. Você vai se surpreender. A voz vem de dentro. Mas é necessário que haja silêncio, interrompendo o “tagare-lar” da mente. Os sentidos devem estar serenos, os músculos relaxados para sentir a paz e obter as revelações de que necessita.

Nunca se viu tanta gente caminhando de cabeça baixa pela rua, pe-los aeroportos, recebendo e mandando mensagens – um exército de au-tômatos. Na hora do almoço, como costumo dizer, o corpo almoça so-zinho porque a mente está noutro lugar. A desarmonia mente e corpo, portanto, é completa. Não nos surpreende que as pessoas sofram todo o tipo de violência e assaltos – ou acidentes – usam o celular enquanto dirigem. Não há a menor preocupação com defesa pessoal.

O vício eletrônico contribui muito para o aumento da ansiedadeEm paz você escuta o que o Universo tem a dizerÉ no silêncio que você escuta a instrução Superior

Nada de esforço – siga o Caminho espiritual com naturalidade

— 13 —

8. Use Com Cuidado

Use as palavras apropriadas – ou fique calado. Você consegue poupar o seu sistema nervoso e proteger sua vida. Ao ser ofendido no trânsito, fique quieto e não abra a boca. Classifique a situação como algo banal e siga adiante, sem raiva ou aborrecimento – não há nada de pessoal. É pelas palavras que você descobre seu mundo e seu lugar nele. Fique de guarda para a escolha das palavras certas, tomando cuidado com o que você leva para dentro da mente. É fundamental um processo de filtra-gem quanto ao bom ou mau uso das palavras. Como os pensamentos estão durante todo o tempo correndo para dentro e para fora de sua mente, é crucial que você faça a seleção correta.

Ser equilibrado é, em parte, apenas uma questão de servir-se das palavras exatas. Elas definem nossas relações com nossos semelhantes. Tome extremo cuidado para não cometer qualquer erro. As palavras de-veriam, como a dinamite, trazer um rótulo: “Use com cuidado.” O que estou querendo dizer é que o mau comportamento é marcado pelo uso incorreto das palavras, que são a chave do nosso pensamento. A palavra errada é o estopim da confusão. A linguagem tem duas funções: Falar consigo mesmo e com os outros.

Ao irritar-se com alguém decida não dizer nadaEmoções negativas vêm e vão como nuvens

Com poder espiritual você obtém suas maiores vitórias

— 14 —

9. O Pensamento Positivo

Não estou inventando nada – muitos dos conceitos abordados são mi-lenares. O livro representa meu próprio Caminho, mas é você quem deve achar suas soluções. Em todas as minhas palestras e livros ressalto a importância de você se manter focado numa base de trabalho - tire todas as dúvidas, levante as informações e siga adiante. Depois faça o que é necessário e sem emoção. No entanto, o pensar positivamente não significa deixar de reconhecer o negativo, apenas que você não per-maneça no negativismo. Abra espaço para pensamentos de verdadeira fé e segurança. Procure irradiar alegria – não perca o bom humor. Lute contra o desânimo, mantendo o equilíbrio e a calma.

Para adquirir o hábito do otimismo é preciso, primeiro, manter vi-gilância sobre si mesmo – a nova atitude vai se desenvolver por efeito da repetição. É a repetição do ato que cria o hábito. O pensamento po-sitivo produz ações construtivas em todos os aspectos de sua vida. Você estará sempre pronto para responder de uma forma satisfatória para promover circunstâncias favoráveis. Esteja atento para quando virem à tona memórias que produzam medo ou raiva. Não se agarre ao passado – a fixação mental é algo doentio. Num capítulo à frente, trato da psi-cologia Zen – “fugir” da mente para cortar o mal pela raiz. Assim que surgir a lembrança negativa, critique devidamente e a deixe partir. Logo em seguida traga sua mente de volta para o momento presente.

Bons pensamentos, boas palavras, boas obrasOs pensamentos dirigem sua vida

Os pensamentos positivos ativam crenças de sucessoUse sua vontade para conservar os pensamentos positivos

— 15 —

10. Clareza de Visão

A percepção errada faz com que você erre mais, tornando difíceis as escolhas a serem feitas, porque a ilusão engana os sentidos. O escritor espanhol Miguel de Cervantes criou Dom Quixote de La Mancha, que lutava contra moinhos de vento e confundia rebanhos de ovelhas com exércitos. Quixote era ao mesmo tempo louco, bobo e filósofo, lem-brando-nos que estamos muitas vezes vendo inimigos onde eles não existem. É fundamental enxergar a realidade, procurando uma estrutu-ra segura de apoio, obtendo uma faculdade extra de percepção.

O que significa abandonar um padrão? Significa mudar sua estrutu-ra conceitual — alterar o ponto de vista para uma percepção diferente. Quando você está no campo, uma corda enroscada pode lhe parecer uma cobra. Não confie plenamente nos seus sentidos como base segura para o conhecimento. Você tem o direito e o poder de mudar uma pro-gramação anterior. O hemisfério direito do cérebro é a porta de entrada para o inconsciente – as grandes ideias vêm todas do lado direito do cérebro. Disse Shakespeare: “Nossas dúvidas são traiçoeiras e nos fazem perder muitas vezes o bem que poderíamos obter, por medo de tentar.”

Veja com clareza para dar as respostas adequadasEnxergue a realidade para considerar novas possibilidades

Não é o mundo exterior que é um turbilhão — é apenas sua menteNão é a situação que o incomoda — e sim sua forma de enxergá-la

— 16 —

11. Base de Trabalho

Estabeleça uma base de trabalho, tire as dúvidas e levante as informa-ções necessárias. Saiba o que já é seu e execute tudo o que precisa ser feito — sem emoção. A atenção concentrada é conhecida por ser a mar-ca registrada do gênio, mas também pode ser cultivada. Comece por manter o foco no momento presente, dando atenção ao seu poder de criar. Confie na sua base de trabalho e certamente será bem-sucedido. De uma maneira geral as pessoas estão mal preparadas para a vida – as reações são agressivas e tempestivas.

Tenha coragem nos momentos decisivos, transmitindo esperança, alegria e bom humor. Aumente a confiança em si mesmo, realizando com dedicação e esmero suas tarefas rotineiras – mesmo as mais triviais. Tire proveito do desconforto de determinadas circunstâncias do coti-diano como forma de treinamento. Os pequenos desafios servem de base para as grandes conquistas. Não haja como um robô, tenha propó-sitos elevados, preparando-se para evoluir.

Siga a base de trabalho e faça o que precisa ser feitoCuide com carinho do seu poder de criar – seja flexível

Coloque seus projetos e sonhos nas mãos de Deus

— 17 —

12. Vencedores Jamais Desistem

O poder pessoal é um estado natural que pode ser acessado a qualquer instante para lhe dar força após as quedas, fazendo-o levantar ajudado pelo próprio sonho e pela incansável intervenção da esperança. Como a vida é um campo de combate não seja ingênuo e mantenha sua guar-da bem alta. Procure sempre se antecipar aos acontecimentos, prevendo possíveis atitudes hostis. Não permita qualquer abertura que possa pre-judicá-lo. Freud foi perfeito ao afirmar que metade “negra” da mente hu-mana é agressiva, considerando-a como a mais perigosa arma que existe.

Use o poder mental para fazer as necessárias correções de rumo. Não seja derrotado pela situação — se o barco afundou siga o conselho de Shakespeare: “Or sink or swim”, ou “nade ou afunde.” Se estiver em terra firme, levante-se, sacuda a poeira e dê a volta por cima para sobreviver ao caos. Mude de atitude, faça alguma coisa, qualquer coisa, mas não fique em estado de letargia. Sinta que há um jeito de sair da situação. É quando você entra no domínio da arte da estratégia, que envolve quase tudo em nossa vida. Não é falta de ética e nem há nada de errado “revol-ver o capim para afugentar as cobras” ou “atravessar sorrateiramente o oceano em plena luz do dia.” A estratégia serve para que você mantenha o foco e não se perca ao interagir com o mundo.

Observe o fogo da margem oposta do rioOre como se tudo dependesse de Deus – trabalhe

como se tudo dependesse de vocêA emoção negativa é temporária – ela muda – como nuvem passageira

— 18 —

13. Hanging Ten

Hanging Ten é considerada uma das manobras mais impressionantes no surf. É quando você se move livremente, deixando os dez dedos dos pés sobre o nariz da prancha. Trata-se de uma absoluta entrega e harmo-nia com a natureza sem a mínima abertura para o passado ou preocu-pações com o futuro. Praticar muito, treinar a técnica com dedicação, espírito aberto, reto, sem tensões excessivas nem relaxado demais, equi-librando os extremos para buscar o equilíbrio. Parece o perfil de um surfista profissional, se não fossem as palavras de um Samurai, enume-rando as virtudes próprias de um guerreiro: O corpo em repouso e o espírito sempre alerta.

Treine a mente para permanecer no momento atual, com liberdade para se mover com a simplicidade e eficiência. Portanto, com o corpo centrado tudo entra em foco e a mente se estabiliza, esperando o mo-mento certo da ação. As palavras também poderiam ser de um Samu-rai, mas ouvi de um campeão de surf. Os guerreiros e os surfistas são flexíveis e com um sentido imenso de liberdade. São articulados e se adaptam rapidamente ao movimento, mantendo o equilíbrio e tirando proveito da extraordinária energia da natureza.

Treine para administrar os perigosEspere o momento certo para se arriscar

Encare as ondas como oportunidades que surgem – esteja preparadoSe ficar por baixo, obtenha impulso para subir

Assumir riscos faz parte do crescimento

— 19 —

14. Estrela Guia

Não perca de vista seus objetivos fundamentais ou correrá o risco de ficar perdido num oceano de dúvidas. É necessário saber o que se quer – reflita, use o discernimento – o objetivo é sempre uma estrela guia, armando-o para vencer as dificuldades. Pergunte com freqüência: O que eu realmente quero agora? A resposta deve ser um sinal claro para descobrir aonde quer chegar. Não existe no mundo nada capaz de nos ajudar a sobreviver, mesmo nas piores condições, como o fato de saber que nossa vida tem um sentido, uma razão de viver. A busca por espiri-tualidade pode ser a grande resposta que você procura para lhe propor-cionar poder mental para continuar na batalha.

Não é uma questão apenas de possuir bons sentimentos, mas avaliar as informações que chegam para dar as respostas certas. O imperador e filósofo romano, Marco Aurélio, deixou-nos o ensinamento de que a filosofia está centrada no problema de como enxergar a vida para que se possa viver bem. Em “Meditações”, sua grande obra, enfatizou que devemos evitar não apenas os gestos inúteis, mas manter pensamentos corretos. Se quisermos vencer, devemos pensar constantemente no tipo ideal que imaginamos.

Defina o que fazer e como fazê-loTrabalhe duro, mas não se pegue à sensação de trabalhar muito

Pense positivamente em melhorar algo que está errado

— 20 —

15. Tenha Pensamentos Que Produzam Alegria

Rudyard Kipling escreveu: “A palavra é a mais poderosa droga estimu-lante usada pela Humanidade.” Famosos psicoterapeutas costumam usar palavras fortes com seus pacientes — produzem resultados ime-diatos até mesmo em uma única sessão. É possível criar um poder tão grande quanto erguer os olhos para o céu, imaginando sua alma tocar o Universo lá em cima — a mudança do estado mental é imediata. Tenho advertido, no entanto, que para resultados duradouros é indispensável que você mude internamente. Interrompa todos os pensamentos de preocupação e medo antes que criem raízes.

Jogue para fora o que não lhe serve e que lhe causa malefícios. É uma espécie de limpeza para que você possa se comunicar bem con-sigo mesmo e com o mundo. A boa comunicação no cotidiano é algo poderoso. Acima de tudo, pare de ficar pensando no que deu errado — é eternizar o sentimento. Ao longo do dia tenha pensamentos que produzam alegria, esperança, prazer e confiança. Procure lembrar-se de emoções positivas, trazendo de novo à consciência o que o tornou feliz no passado. Você será capaz de sentir-se tão feliz quanto o foi na situa-ção revivida mentalmente.

Escute o silêncio e observe a tempestade de emoçõesEstar desperto é saber o que está acontecendo

Lembre-se de emoções positivas

— 21 —

16. Just Tango On

Não se encha de preocupações, a mente deve ser usada como ferramen-ta para resolver problemas e ser criativa. A energia flui, a visão se aguça e o pensamento fica mais claro. O espírito se eleva e abre espaço para o que precisa ser feito. Ao mergulhar no momento presente você se arma contra os pensamentos neuróticos e fica mais fácil achar as soluções adequadas. Você vai enxergar com detalhes os desvios e atalhos, pre-venindo-se de muitos problemas. Mantenha sua atenção inteiramente concentrada no que de fato lhe compete para aumentar a eficiência de suas ações.

A vida é como o jazz - a maior parte é improviso; não se pode con-trolar todas as variáveis. Na dança ocorre o mesmo e quem conhece tango não se preocupa com o erro e segue adiante. Como se diz em inglês: “Just tango on.” Portanto, esqueça o que você fez de errado e continue o movimento. Na verdade, a regra vale para qualquer ativi-dade. Agarrar-se ao erro equivale a envenenar a mente – você reforça o medo e perde autoconfiança. Permita a mente fluir, não a deixe aprisio-nada. Ao perder o medo de errar, você fica mais solto, mais livre e mais criativo.

Improvise para sair de enrascadas – use a dificuldade a seu favorNão se abale, corrija o erro e siga adiante

Você precisa fluir como a água que busca seu rumo

— 22 —

17. Ações Inteligentes

A verdadeira inteligência inclui o treino de sentimentos para o contro-le das emoções. A inteligência fria pode ser usada por desonestos e cor-ruptos e as pessoas no mundo inteiro já estão saturadas dos políticos e líderes que usam a “inteligência” fria para usurpar e roubar. Felizmente, a má fé enfraquece a inteligência, fazendo com que os corruptos aca-bem caindo em suas próprias artimanhas.

Vamos nos fixar em duas formas de inteligência: A inteligência emo-cional, a maneira como gerenciamos as emoções e a inteligência espi-ritual, que é bem mais ampla, ajudando-o a encontrar um significado maior para sua existência. Podemos dizer que a inteligência emocional é o que responde pela atuação eficiente dos guerreiros em combate. Na vida diária representa atenção total na execução das tarefas de momen-to, agregando valores como disciplina, motivação e habilidade de tran-sitar com o mínimo de desgaste através dos inúmeros relacionamentos. É uma questão de treino enxergar as situações do ponto de vista do outro — única forma de administrar possíveis conflitos.

Se precisar falar, fale com calmaSeja humilde e reconheça quando as pessoas estão certasA desarmonia com os outros é falta de espiritualidade

— 23 —

18. Você Atrai o Que Pensa

Através de pensamentos, palavras e atos você constrói o mundo. Con-verse consigo próprio e faça as perguntas clássicas: Qual o meu dese-jo? Aonde quero ir? O que pretendo? Como chegar lá? Responda com sinceridade e dará à sua vida propósito e direção. Se não sabe o que deseja ou para onde se dirige, você nada alcançará e não chegará a lu-gar algum. Saiba o que quer, trabalhe e peça ao Universo para ajudá-lo. Com desejo poderoso, você vai acabar transpondo os obstáculos com tal desenvoltura que a vontade não parecerá existir. Como se cultiva o desejo? Pela autossugestão até que se transforme em algo irresistível. Use a técnica, também, para substituir maus hábitos por bons hábitos.

Se você diz que vai fazer algo, faça-o. Se começar alguma coisa, ter-mine. O controle é seu e basta se concentrar na meta. Trata-se de um processo claro, contínuo, hora a hora. As pessoas mais bem sucedidas do mundo têm desejos poderosos. Enxergam-se livres e conseguem fa-zer o que muitos consideram difícil ou impossível. As pessoas negativas sofrem muitos contratempos – as positivas parecem atrair a sorte.

A fé, a crença e o desejo caminham juntosTraga à tona o que você tem de melhor

A lei da atração está em todos os lugares

— 24 —

19. Atuação Impecável

Tenha garra, coragem e determinação. Acima de tudo acredite que a fé é mais forte do que o medo. Fique atento para não se autossabotar. Há um inimigo interno que costuma rotineiramente usar o sentimento de medo para paralisá-lo. Cuidado, é uma armadilha impedindo-o de continuar no caminho certo: Cria uma situação falsa para forçá-lo a permanecer estacionado. Use como antídoto um autoexame para iden-tificar seus principais recursos e sair da apatia. A cada momento você pode distinguir o que é verdadeiro, usando de flexibilidade diante das surpresas d jornada.

Tenha o desejo de agir e busque o movimento. Você já sabe que pre-cisa assumir como o ator principal. Portanto, represente sua parte da melhor maneira possível. O desempenho deve ser impecável em qual-quer circunstância. A tempestade é externa, apenas mantenha o contro-le emocional. Existe uma missão a ser cumprida. Continue limpando a mente dos pensamentos destrutivos para seguir adiante em sua vida. Se você acredita que é capaz, ignore a opinião dos outros e siga em frente. O maior milagre é concretizar o que os demais dizem ser impossível.

O inconsciente o ajuda a improvisar para sair de enrascadasResponda ao apelo da alma e ache a soluçãoA cada experiência você estará mais completo

— 25 —

20. Um Pequeno Passo

Quando estimulamos alguém a fazer mais e melhor, abrimos espaço para o crescimento. É a lei da progressão: As grandes mudanças se ori-ginam nos “pequenos passos.” A cultura japonesa tem uma técnica fun-damental para que se possa corrigir defeitos e produzir bons hábitos de comportamento: O Kaizen - o autoaperfeiçoamento através de peque-nos e constantes passos. Precisamos de humildade para tropeçar aqui e ali, perder-se ou cometer erros elementares. Não tenha medo de errar. As novas experiências promovem o avanço para níveis mais elevados de competência.

A premissa básica do Kaizen é caracterizada pela “melhoria contí-nua”, seja no plano pessoal, familiar, social ou profissional. O Kaizen, um pequeno passo, é o grande segredo que pode ser aplicado ao es-porte ou para adotar novos hábitos na vida diária. Não se importe com resultados modestos desde que a melhora seja contínua.

Devagar! Quem mais corre, mais tropeçaSempre contemple o mundo com os olhos de um principiante

O orgulho não permite a entrada de novos conhecimentos

— 26 —

21. Respeito e Tolerância

Alfred Adler, que conviveu com Freud, afirmou: “É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros.” Fique bem esperto porque a todo o momento você pode ser contrariado em suas expectativas ou em suas opiniões. Você escolhe um rumo, é claro, mas não deve dar tan-ta importância às contrariedades. Tudo está polarizado, há muito pre-conceito e ódio. As pessoas não abandonam suas posições de intolerân-cia e as conseqüências são desastrosas. Gustave Flaubert, que marcou a literatura francesa com a profundidade de suas análises psicológicas, es-creveu que “a terra tem seus limites, mas a estupidez humana é infinita.”

Continue em movimento, aprendendo sempre, perguntando e es-tudando continuamente. Bertrand Russell, um dos mais influentes fi-lósofos do século XX, ensinou-nos que devemos nos dedicar ao sagrado exercício de questionar e nos questionarmos – disso depende a evolu-ção humana. Para o filósofo “o problema do mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as pessoas idiotas estão cheias de certezas.” Este livro está na contra-mão de tudo o que tenho visto no mundo. O que estamos sugerindo é que o leitor persiga a serenidade, o respeito, a tolerância, optando por uma vida mais simples. Com a práti-ca você vai encontrar prazer em coisas que podem parecer triviais para aqueles que estão em busca das armadilhas materiais do sucesso.

Se você melhorar a si mesmo, vai melhorar o mundoAtraia as pessoas certas para ajudá-lo a realizar sua missão

Aprenda a controlar a si próprio, não criticar os outrosAs grandes tradições do mundo ensinam humildade, amor e autocontrole

— 27 —

22. Crenças Limitadoras

Já sabemos que sucesso ou fracasso começam com crença. Mesmo que tenha as técnicas e os recursos para fazer alguma coisa, uma vez que diz para si mesmo que não pode, você fecha os caminhos que torna-riam isso possível. Fixe com firmeza em sua mente o que deseja e como consegui-lo. Existe algo evidente: Antes que alguma coisa aconteça no mundo exterior, deve primeiro acontecer no mundo interior. Em resu-mo: Tenha uma clara representação do que você almeja. Não estabeleça limites. Pegue as crenças limitadoras e as jogue fora para poder evoluir. Você já conhece a chave – use a mente a seu favor, mas depois a deixe em paz.

Se você se identificar com os pensamentos negativos, poderá acei-tá-los como verdade, tornando-os parte de sua identidade. Não se ape-gue a eles para não lhes dar força. É normal ficar triste diante de um acontecimento desagradável, mas é anormal permanecer cronicamente infeliz. Ficar preso ao incidente provoca a perda de autoconfiança, ge-rando medo e preocupação. É fundamental que você se mantenha no controle para dirigir a própria vida. Com o devido treino você é capaz de administrar totalmente seu estado mental. As pessoas mais bem su-cedidas do mundo sabem como valorizar o que as ajuda, desligando o que não lhes serve para manter o estado mental de força. Se você sofre de mau humor, não alimente o hábito. Não contribua para intensifi-cá-lo. Mude de atitude e com o passar do tempo, o mau hábito vai se enfraquecendo.

Para manter o estado mental de força desligue o que não lhe serveA cura ocorre quando você se liberta da mente

Não desperdice tempo e energia agarrado ao passado

— 28 —

23. “O Vento Norte Fez os Vikings”

Considere algum tipo de ação mesmo que as circunstâncias não sejam tão boas. É uma questão de comprometimento e de entrega. Vencedor é aquele que aprende a reunir forças que a grande maioria das pessoas ignora. Faça chuva ou faça sol, mostre-se comprometido com o Cami-nho. São as metas que o mantém vivo. Quando constatar fraqueza em seus planos e atos, agarre-se nas metas e faça as correções necessárias para vencer. Lembre-se que só perdem aqueles que desistem. Muitos campeões conseguem vencer até mesmo jogando mal.

A expressão “o vento norte fez os Vikings” significa que você deve usar a dificuldade a seu favor. Não se deixe abalar nos momentos difí-ceis da tempestade. Vença a cada minuto para continuar enfrentando os contínuos desafios. O importante é que possa sempre retomar a ação renovado e completamente refeito. A característica principal do vence-dor é encontrar as soluções acertadas. Habilidade é o que você é capaz de fazer. Imaginação é o que você pode fazer de melhor.

Invista em autoconfiançaPersevere e não permita que os outros o desanimem

Respire fundo e faça logo o que tem que fazer

— 29 —

24. Reinvente-se

Felizmente, podemos controlar nossas atividades mentais e comporta-mento, gerando estados emocionais específicos. Se a mente é um palco, você é quem decide o que vai ser representado. Imagine-se sentado à margem do rio, sem fazer nada, em silêncio. Cedo ou tarde você vai compreender que a mesma coisa acontece com sua mente. Fique sen-tado à margem da mente, observe as preocupações, a ansiedade, a raiva, as mágoas e os desejos. Logo tudo estará límpido novamente para que você possa colocar as idéias em ordem. A psicanálise nos ensina que não é possível apagar a memória e deletar o que nos aflige. Qual o pro-cedimento? Reconstrua o presente com base no passado.

Muitas vezes, há uma predominância de energia negativa num am-biente de altíssima tensão, forçando alguém a entrar numa espiral de desequilíbrio. Para sobreviver é imperioso neutralizar os atos extremos. É com lucidez que você considera as possibilidades. Num determinado momento você poderá não estar enxergando as escolhas adequadas – mas elas existem. A combinação de tudo pode produzir uma espécie de “cegueira”, impedindo-o de uma leitura correta dos sinais de perigo diante de uma ameaça real.

A percepção deturpada leva a muitos errosDê o melhor de si e seja sempre bom

Não crie dificuldades desnecessárias para si próprio

— 30 —

25. Produzindo Ações Efetivas

A vida é plena de desafios e você deve estar sempre em movimento e pronto para superá-los. Os samurais sentiam esse poder nos momentos cruciais, fazendo uso dele para criar motivação. Quando muitos acha-vam que o combate estava perdido, eles não se esqueciam do sonho, da missão ou da verdadeira razão da luta. Cuidado para não enfraque-cer esse poder pessoal, adiando decisões. Você se programou para fazer exercícios na academia, mas nunca acha tempo. Considera importante interromper a atividade para meditar ou refletir, mas está sempre dei-xando para depois. A falta de comprometimento enfraquece o seu es-pírito.

Comece a agir no sentido contrário. É a ação que realimenta a sua capacidade de criar. Na verdade, ação significa literalmente “habilidade de agir.” Poder é algo que se mistura com alguma forma de comunica-ção. Utilize este instrumento de poder para produzir pensamentos, sen-timentos e ações efetivas. O seu nível de sucesso é o resultado direto de sua comunicação consigo mesmo. Você cria a depressão ou o sentimen-to de sucesso. Ao adotar uma atitude correta, você começa a gerar ações físicas e mentais, direcionando-o para a vitória. Defina o seu propósito e produza a emoção correspondente. Com flexibilidade vá mudando o comportamento até que esteja alinhado com o seu poder pessoal – o poder de quem sabe o que quer.

A falta de comprometimento enfraquece o seu espíritoViva de acordo com seus ideais

Viver com sabedoria é não ocupar demais a menteAprenda a pensar com clareza

— 31 —

26. Zen e Assertividade

O Zen — um conceito oriental — tem a ver com a experiência direta com a realidade. A assertividade — um conceito ocidental — tem em comum com o Zen o autoconhecimento. Pois a assertividade, que pas-sou a ser usada em algumas das grandes empresas do mundo, faz parte da lista principal de atributos dos executivos modernos, por ser uma das principais competências emocionais. Assertividade significa posi-cionar-se com toda a tranqüilidade e elegância. É ser transparente para falar e saber ouvir. É aceitar críticas sem partir para o ataque pessoal.

É ter uma postura correta, tratando a todos com respeito. É saber negociar acordos, indo direto ao ponto e sem agressividade. Para que você possa ser assertivo é necessário, acima de tudo, que sua mente es-teja livre, com os pensamentos fluindo sem entraves, como estudamos no Zen. Primeiro, perceba os seus sentimentos e compreenda suas emo-ções. Depois, você poderá se comunicar de forma clara e honesta com todos, no trabalho, com amigos ou em casa.

Responda positivamente, contrariando as reações impulsivasObserve como você age diante de certas emoções

Saber lidar com as circunstâncias é o que faz a diferençaA resposta construtiva é uma abordagem tática bem pensada

— 32 —

27. Crie Boa Vontade

Concentre-se no que é preciso ser feito para gerar a tranquilidade ne-cessária e explorar as possibilidades envolvidas. Ouça o seu interior sem interpretar, sem preconceitos, sem interferência — pode haver muita distorção. Quando o momento é de tensão, as emoções represadas ten-dem a ser liberadas sem que você tenha muito controle. No seu am-biente de trabalho, não faça qualquer coisa nem abra a boca sob o efei-to de emoção.

Se desejar agir, faça-o com diplomacia. Com reações adequadas, você se livra de tensões e de grandes aborrecimentos. Além disso, você con-quista o respeito e o afeto das pessoas, construindo parcerias e criando boa vontade. Com atitude correta você estará sempre amenizando os ânimos. Não brigue, é inútil, porque mesmo quem ganha, perde. A ha-bilidade de estabelecer harmonia é uma das técnicas mais importantes que você pode dominar.

Ceder é uma abordagem tática de guerreirosExamine seu íntimo para neutralizar explosões de raiva

Sempre pergunte: Como posso agir? Preste atenção na resposta e entre em ação

— 33 —

28. O Tênis é Como a Vida

O tênis é minha outra paixão, depois do Aikido. Esta é a grande men-sagem do tênis para a vida diária: “Esqueça o que você fez de errado e continue o movimento.” Não congele a mente nas falhas e aprenda a se desligar. Retorne para o jogo e persevere apesar dos contratempos e reveses. Não fique remoendo os erros – o excesso de pensamentos é prejudicial. Na vida ocorre o mesmo: Precisamos focar no ponto a ponto, jogando-o como se fosse o último e o último como se valesse o campeonato. Mantenha-se bem desperto para fazer a leitura correta do “jogo”, dando as respostas adequadas, tendo flexibilidade para mudar de tática, quando as circunstâncias o exigirem. Aprenda a “zerar o ego”, pois ao se irritar você começa a cometer erros.

O tênis é um esporte solitário, porque você passa quase o tempo todo conversando consigo próprio. É uma questão de vencer o cansaço e a dor, com frequência com jogadas táticas, apenas fazendo a bolinha passar para o outro lado. Muitas vezes você está quase perdendo o jogo – são inúmeros “match points.” E a única saída é o “poder mental.” Você passa a mensagem para o adversário de que você não vai “entregar” a partida e que ele terá que vencê-lo. Já vi muita gente reverter o jogo dessa forma para acabar ganhando.

Mude a representação interna, deixando de produzir estados mentais de enfraquecimento.

Entenda que sua força mental é capaz de fazê-lo avançar, quando muitos desistem

Não abandone seus projetos – mantenha o entusiasmo

— 34 —

29. Estímulos Positivos

Pare um instante e examine qual é a emoção dominante em você. É tensão, raiva ou frustração? Há duas opções: Espere passar ou atue subs-tituindo os pensamentos por outros construtivos e positivos. Como os sentimentos são transmitidos através de vibrações, é fundamental aprender a ficar em estado receptivo para obter as respostas. Por que algumas pessoas não conseguem criar estímulos sensoriais para acessar estados mentais de força? O pensamento positivo tem poder, mas há quem sinta dificuldade de colocá-lo em prática. Existem barreiras psico-lógicas que impedem a utilização do pensamento positivo. Por incrível que pareça muitas pessoas têm medo de vencer. Reflita a respeito para verificar se você tem algum problema ao instalar estímulos positivos, afastando os negativos.

O mal é um subproduto da negligência, da preguiça, da distração. Surge quando você perde de vista seu verdadeiro propósito na vida. Lembre-se que sua meta maior é o progresso espiritual. Não deixe de se empenhar em seu aprimoramento pessoal, mantendo o mal à distância. Aos poucos você vai aprender a administrar as situações e mesmo que desabe o mundo, você saberá escolher os estímulos certos para manter o controle emocional nos momentos de grande tensão. Não olhe para trás e continue em seu Caminho.

Se consegue dominar uma prática, poderá ter sucesso em outraSó os tolos impedem qualquer coisa nova de entrar ma mente

Nunca espere ter 100 por cento de certeza – poderá ser tarde demais

— 35 —

30. O Grande Talento Humano

Não se deixe dominar por ideias destrutivas. Vire a “chave” e corte a corrente negativa, optando pelos pensamentos saudáveis. O estado de consciência desperta está disponível o tempo todo – depende de você acessá-lo. É quando se torna possível identificar seus pontos fracos para se tornar mais eficiente. O sucesso também é um estado mental, en-chendo o seu tempo de atitudes positivas. É o que desejou transmitir o filósofo Ralph Waldo Emerson: “Um homem é aquilo sobre o que ele pensa durante o dia inteiro.” Freud também foi claro: “O pensamento é o ensaio da ação.” Portanto, é preciso pensar certo o tempo todo.

Quando alguém começa a exaltar a “santidade” dos robôs, tenho sempre uma resposta na ponta da língua: “Use o sentimento para in-terpretar o que você estiver fazendo em cada momento. Com atenção total você cruza o mundo, sem atenção você não cruza a rua.” Esta é a chave: Conectar-se no presente, produzir vibrações positivas, viver e treinar com alegria. A atitude correta traz aquela coisa única que maio-ria das pessoas passa a vida lutando para conseguir: Paz. Se você está dentro do momento presente não há espaço para conflitos entre o pas-sado e o futuro.

Feche os olhos e esvazie a menteNão tente se livrar dos pensamentos – deixe-os passarAprenda a ouvir – mundo inteiro se torna seu mestre

— 36 —

31. Grande Metas, Grandes Ações

Seja o primeiro a agarrar a oportunidade, porque uma porta que se abre repentinamente pode criar direções, afetando toda a sua vida. Ao colocar em ação forças impensadas, o espírito se fortalece cada vez mais. Faça coisas difíceis todo o dia, justamente porque são difíceis. A tarefa vai se tornando mais leve, até ser completamente vencida. Não pense duas vezes, resolva problemas, transponha obstáculos, enfrente o sol, a chuva, seja lá o que for e você se tornará cada vez mais fortalecido.

Os guerreiros japoneses sabiam que o fugir originava o medo e que o combate estaria perdido. O medo também faz esquecer a verdadeira razão da luta e você deixa de ousar, criar e correr riscos calculados. Mes-mo achando difícil, estabeleça uma meta, não economize, seja ambicio-so. Grandes metas implicam em grandes ações, planejamento, discipli-na e concentração de energia. Tenha consciência de sua própria força para decisões sábias e atos úteis, agindo com inteligência, acuidade e coragem. Assim é a vida dos guerreiros, sempre educando a vontade com objetivos claros.

Jamais desista de si mesmo, porque o poder é seuCada dificuldade lhe oferece a oportunidade de crescimento

Você se torna aquilo em que pensa – se decidir vencer, você o faráApegue-se ao que é espiritualmente superior

— 37 —

32. A Milha Extra

Observe que desempenhar o que é meramente exigido de você não é suficiente para obter sucesso. Aprenda o que significa andar a milha extra. O sucesso pode ser definido como a satisfação de fazer o melhor possível, seja lá o que você estiver realizando. É falhando, acertando, aprendendo e progredindo que você passa a confiar mais em si mesmo. Todas as pessoas bem sucedidas desenvolvem o interesse no aperfei-çoamento pessoal. Mantenha desobstruídos os canais de comunicação consigo próprio, deixando bem claro o que você deseja. Se você é o que pensa ser, concentre-se no que o seu pensamento está realmente fazen-do em seu benefício. E não deixe de planejar com riqueza de detalhes, levantando todas as informações pertinentes.

Você precisa fazer mais do que apenas acreditar. Os vencedores sa-bem o que querem e seguem planos bem elaborados. Trabalhar sem queixas excessivas é vital para a firmeza da mente. O vencedor avan-ça sob condições desfavoráveis, mesmo quando é difícil ou que pareça impossível. E existe uma explicação para isto: Ele aprende a desligar o pensamento negativo, admitindo o prejuízo que está causando a si próprio. Ele se habitua a substituir imediatamente os quadros mentais desfavoráveis por fortes sugestões positivas para atrair aquilo que está idealizando

Fortaleça o poder de ultrapassar seus limitesA atitude positiva é a base da personalidade vitoriosaNão se deixe levar pelos hábitos do mau pensamento

— 38 —

33. Ideias Criativas

Sonhar é uma extraordinária fonte de motivação, mas os sonhos pe-quenos são enfadonhos e têm o poder de diminuir as pessoas. Sonhe grande. Mas qual é o primeiro passo para realizar o sonho? Acordar e correr atrás. O inglês T.E. Lawrence, que talvez você reconheça como Lawrence da Arábia, foi geógrafo, poeta e pensador. Escreveu ele: “To-dos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham de noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornando-os possíveis.”

Dê a seu cérebro todos os dias a mensagem clara do que deseja e o inconsciente responde, guiando seus pensamentos e ações para produ-zir os resultados necessários. Lembre-se de que a estrada do sucesso está sempre em construção. As ações são motivadas por suas ideias criativas. Seja sempre específico – como vai acertar um alvo, se nem mesmo sabe qual é? O seu inconsciente precisa de mensagens definidas do que você pretende realizar, retribuindo na mesma moeda, se ele estiver receben-do sinais claros, intensos e focados.

Aprenda a pensar com clarezaAme a sabedoria e sempre busque a verdade

Existe um poder interno que transforma sua vida

— 39 —

34. Perseverança

É óbvio que para ser bem-sucedido em qualquer atividade é necessá-rio perseverar, persistir e manter os esforços constantes para alcançar um propósito. O conceito de perseverança é uma das bases da cultura Samurai, porque os guerreiros estabeleciam uma meta e nunca hesita-vam em persegui-la. Para avançar, precisavam sobrepujar os inimigos internos: A dificuldade de crescimento emocional e a lentidão em to-mar decisões criativas, por exemplo. A disposição deles sempre foi pelo autoconhecimento para bem trilhar o caminho da maestria. Eles sa-biam que o ego está sempre querendo ser reconhecido, buscando apro-vação.

Não é fácil, mas você precisa se despojar gradualmente do eu que se formou a partir de sua história de vida, com as verdades que lhe fo-ram impostas. As crenças são tão poderosas que você pode ficar perdi-do com a possibilidade de reconstruir-se. Além disso, as experiências passadas estão sempre filtrando sua capacidade de enxergar o que está acontecendo no presente momento. Não se trata de renegar os valores que você recebeu ou tentar esquecer o que aconteceu. O que você pre-cisa fazer é reavaliar o que realmente lhe serve nesta etapa de sua vida. Muita coisa poderá ser descartada por falta de utilidade.

Reavalie o que realmente lhe serve nesta etapa de sua vidaNão tenha condutas autodestrutivas

A vontade da natureza está dentro de você

— 40 —

35. Via de Duas Mãos

A verdadeira história dos vencedores é o relato da vida daqueles que conseguiram vencer suas limitações. Tiveram humildade suficiente para reconhecer os erros e partiram para a superação. O grande proble-ma de algumas celebridades, no entanto, é que se tornam fragmentadas, transformando-se em personagens artificiais, consumistas e comerciais. Se for perdida a perspectiva humana o sucesso vira uma grande menti-ra. Quando alguém começa a pensar que é um semideus, dá inicio à sua derrocada. No momento em que a sorte deixa de sorrir para este povo do “olimpo”, de uma hora para a outra o mundo deles vira de cabeça para baixo.

Os vencedores autênticos estão sempre eliminando as dúvidas, bus-cando esclarecimento para um melhor entendimento. É preciso que haja uma via de duas mãos: Fazer bem, divulgar e avaliar o retorno para sempre realimentar o processo, focando no que é bom. Os erros acon-tecem, é claro, mas a tendência é que fiquem em segundo plano, se os erros forem assumidos imediatamente com um pedido de desculpas. Fora isso não há necessidade de manipular, criando peças publicitárias falsas e de mau gosto. Tentar manipular é ação suicida. É fundamental agarrar-se a verdade, adotando técnicas, estratégias e táticas compatíveis com a natureza da dificuldade. Depois fique calado e deixe a crise pas-sar.

O destino se cumpre através das escolhas que você fazViver de falsidade produz um grande estresse

Fuja da mentira e da falsidade. Mais cedo ou mais tarde todos vão descobrir

— 41 —

36. Crença Pessoal

Existe um método de reestruturar e organizar a mente, ideias e ações para conseguir o que desejamos. Está ao seu alcance conduzir seu siste-ma nervoso de maneira a obter eficiência. É uma questão de estratégia atingir os resultados que almeja. Admito, sim, que sem a abordagem correta uma pessoa pode levar anos em tentativas e erros, até harmo-nizar corpo e mente para ser bem-sucedido. Acontece que existem pa-drões significativos para criar mudanças. O primeiro passo é decidir-se pela busca do desempenho ótimo. Logo em seguida é necessário pro-duzir pensamentos que fortaleçam sua crença pessoal.

Um estado mental rico de recursos exige que mente e corpo este-jam em harmonia. Todas as pessoas bem-sucedidas agem assim, é uma questão de fisiologia. Definem em pensamento e partem para a ação, tirando proveito correto de suas reservas e recursos. Existem até mesmo maneiras de sair de estados mentais desagradáveis imediatamente. Esta é bem simples e repita para si mesmo: “Eu me recuso a seguir com pen-samentos negativos.” O resultado ocorre na hora.

Você possui forças que provavelmente desconheceHarmonize suas ações com o que é verdadeiramente seu

Com atitude positiva você elimina a sensação de estar sendo oprimido pelos fatos

— 42 —

37. O Verdadeiro Equilíbrio

Em termos práticos, o poder intuitivo significa afastar-se de qualquer forma de confusão ou pensamentos conturbadas. Quando a voz inte-rior verdadeiramente fala, é sinal de que você está pronto para atuar com toda a sua força - assim funciona a intuição – as mensagens vêm do inconsciente. No entanto, para ficar no estado receptivo, há todo um trabalho a ser feito. Use o autocondicionamento para obter o equilíbrio físico, intelectual, emocional e moral. O sucesso não brota do nada – ele é conquistado com vontade, energia, perseverança, espírito prático, ordem e disciplina. Todos os campeões fortalecem seus pontos fracos. Verifique o que você precisa fortalecer para triunfar.

Portanto, se você tem algum problema para resolver, uma decisão para tomar, um caminho a escolher, desejos ou soluções que lhe são importantes, confie na intuição. Cumprindo com os requisitos mencio-nados, tenha certeza de que seu inconsciente lhe mostrará a decisão a ser tomada ou a melhor solução para determinado problema. É preciso mencionar com clareza suas aspirações e necessidades. Formule de ma-neira confiante aquilo que você pretende obter. O importante é que as mensagens sejam exatas e que não deixem dúvidas com relação ao que você realmente quer.

Para dominar as circunstâncias, primeiro domine a si próprioNão se deixe dominar pela ansiedade e pela raiva – você vai ficar cegoO magnetismo pessoal tem o poder de atrair a confiança dos demais

— 43 —

38. Pensamento Ativo

Dentro de cada um de nós existe um centro de poder e força – é a pró-pria energia vital. Ao aprender a fazer uso desta energia, você a projeta de acordo com sua vontade. Acontece que a energia também pode ser destrutiva. O que fazer? Você precisa dominar e fiscalizar seus pensa-mentos. São sugestões poderosas, que acabam se instalando no incons-ciente, manifestando-se em sua vida. É indispensável manter o espírito elevado, não permitindo a abertura para pensamentos maléficos. Sua vida deve expressar sua verdadeira natureza e o inconsciente estará pronto a reproduzir os pensamentos que você conscientemente elabo-ra.

Quanto mais forte a ideia consciente, melhor se formará o hábito. Que seus pensamentos sejam regrados, positivos, configurando alegria, bondade, esperança, amor, boa vontade e paz. Você vai conseguir tirar o melhor proveito do fluxo de energia, evitando o desgaste com emo-ções que neurotizam, aborrecem ou entristecem. Consequentemente, sobrará mais energia para empregar nas emoções que alegram, elevam o espírito e conduzem ao equilíbrio.

Seja generoso consigo próprioViva de acordo com seus ideais

Expresse o melhor do seu caráter para vencer

— 44 —

39. Eficiência

A ocasião mais própria para começar alguma coisa é agora — você dei-xa para depois apenas o que jamais deve ser feito. Compreenda que a tarefa mais importante a ser realizada é aquela que lhe foi confiada no momento — execute-a como se fosse a única no mundo que merecesse sua atenção. Apenas isto já vale como um manual completo de eficiên-cia pessoal. O poder mental consiste em fazer uma coisa de cada vez, mas bem feita — preste atenção aos detalhes.

A história do mundo é simples: Antes de alguma coisa se tornar real teve de ser fortemente desejada. Aja da mesma forma, com desejo po-deroso. Já vimos em capítulo anterior que a fé, a crença e o desejo ca-minham juntos. É indispensável que você acredite nos recursos dispo-níveis, abrindo espaço para todas as possibilidades. É desta forma que você cria uma imagem de si mesmo como vitorioso.

Mantenha-se desperto o dia inteiro — é o que se chama de prontidãoTenha disciplina sobre o que você deseja

A busca pela eficiência não é um mito — é realidade

— 45 —

40. Sabotadores Profissionais

Em qualquer ambiente de trabalho, encontramos sabotadores que de-sejam prejudicar o desempenho dos colegas. Todo o cuidado é pou-co para identificá-los e neutralizar as correntes mentais com potencial destrutivo. Uma recomendação sábia de Sigmund Freud: “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.” Nor-malmente, são muitos a propagar “forças invisíveis” no espaço. O perigo está, quando você se encontra cansado e enfraquecido em sua energia mental, tornando-se mais vulnerável a esse tipo de investida.

A grande força está na generosidade. Se alguém pedir seu auxílio e estiver ao seu alcance, não hesite em oferecer apoio. Em muitos casos, apenas dizer que você está disposto a ajudar já é uma grande força mo-ral. É a sua resposta aos que tentam prejudicá-lo. Se houver necessidade abra mão de algum privilégio em favor de alguém que esteja vulnerável – é atitude de vencedor. Aprenda a elogiar - é um ato simples que pode fazer o dia de uma pessoa se tornar muito melhor, compensando toda a energia negativa direcionada a você.

Jamais perca a oportunidade de elogiarFortaleça alianças e terá colaboradores

Aquele que não precisa provar superioridade é porque a possui

— 46 —

41. O Caminho da Paz

A sensação pessoal de realidade é criada pela nossa percepção das ex-periências. Tendemos a confundir nosso ponto de vista sobre o mundo com a verdade absoluta e objetiva. É preciso que você se conscientize de que pode alterar suas realidades e que, na verdade, você é o único responsável por fazê-lo. É fundamental usar os princípios da experiên-cia, da percepção e da responsabilidade individual — incluindo pen-samentos corretos, combatendo os pensamentos neuróticos na busca pelo autocontrole.

Quando você é agredido verbalmente: Não responda — mantenha--se calado. É importante que você saiba que o controle emocional é uma habilidade que precisa ser cultivada. No treino marcial, alterna-mos as posições de ataque e defesa para se ter uma visão de ambos os lados. É onde entra a empatia, uma ferramenta de compreensão para gerar a paz. Pratique colocar-se no lugar do outro e vai entender as ra-zões por trás do comportamento de cada um.

Pratique ser mais paciente e compreensivoExercite a disciplina, a ordem é o método

Seja vigilante e evite os pensamentos neuróticos

— 47 —

42. Compreensão e Gentileza

É uma questão de prática identificar e compreender os próprios senti-mentos — e dos outros. Isto se mostra particularmente útil na vida coti-diana em geral, envolvendo os relacionamentos entre as pessoas. Invista em afabilidade, compreensão e gentileza. É assim que você aumenta seu amor-próprio, tornando-se apto, também, a sentir compaixão pelo próximo. Quando a compreensão toma o lugar do julgamento, você abre espaço para a tolerância. Fica mais fácil observar e viver em paz.

Dê prioridade, portanto, para a melhoria de seus relacionamentos. Tenha paciência, pois leva algum tempo até que você aperfeiçoe seus talentos e atitudes. Gosto de repetir: Não desista jamais — e continue aprendendo. É preciso coragem para aceitar o desafio da superação e progredir para o nível seguinte. Dentro da ordem universal, cada um de nós tem um chamado especial — descubra sua missão.

Nunca abra mão do poder de tomar decisõesVocê é dono de sua vida

As grandes tradições ensinam humildade e autocontrole

— 48 —

43. Poder Mental

O sucesso na vida depende, basicamente, de poder mental. Siga no combate sempre aperfeiçoando as técnicas de desempenho. Continue melhorando sempre e por uma razão evidente: Você precisa expandir o seu repertório de recursos disponíveis para ser mais forte que as cir-cunstâncias. Quando tudo ficar mais claro, mude de posição e vença na surpresa. Esta é a vida do guerreiro. Por meio da linguagem você pode reprogramar e recodificar inúmeras crenças estabelecidas em seu cére-bro. Muitas limitações decorrem da programação negativa instalada em você durante a infância. Você tem o direito e o poder de mudar uma programação anterior. Se você quer ser corajoso, finja ser corajoso.

O hemisfério direito do cérebro é a porta de entrada para o incons-ciente – as grandes ideias vêm todas do lado direito do cérebro. Apren-da cada vez mais a se comunicar bem consigo próprio. É o primeiro passo para que você, também, domine a arte de influenciar a vontade dos outros – envolve mais habilidade que determinação – implica em sutileza. Poder mental também significa identificar o verdadeiro desejo dos outros – isto lhe proporciona uma extraordinária vantagem estra-tégica.

Não fique tenso para alcançar metasÈ uma arte relaxar ao longo do dia

Cancele as idéias que causam tensão

— 49 —

44. A Primeira Vitória

O objetivo do Caminho é que você esteja no comando de sua sensibi-lidade – é a busca pelo equilíbrio, pelo freio e pela disciplina. O Cami-nho serve de preparação para que possamos enfrentar os vários obstá-culos a cada curva, confrontar forças estranhas que nos impelem para a direita, para a esquerda ou que nos ameaçam jogar para fora. Man-tenha o centro e observe – o controle é seu – o freio precisa estar em suas mãos para evitar os obstáculos nas curvas perigosas. Saiba agir com presteza – ao decidir-se pela ação, execute-a sem demora.

O equilíbrio permite que você possua uma apreciável reserva de energia para ser utilizada em momentos de necessidade. Diante de um acontecimento inesperado você terá a força necessária para executar a tarefa imprevista. Cumpra seu dever e não se deixe assaltar pelo pânico ao enfrentar adversários mais poderosos. Conserve a calma, quando eles imaginarem que você está abatido e desanimado. Esta será sua primeira vitória. E aguarde o momento certo para atuar. Mantenha a serenidade e o equilíbrio mental, tendo completo domínio de si mesmo.

Tenha firmeza em suas resoluçõesFaça tudo da melhor forma possível

Descubra seus pontos fracos e se fortaleça

— 50 —

45. Conselho Sábio

A raiva que você talvez tenha dentro de si não pode causar mal algum aos inimigos, mas pode ser fatal para si próprio. A raiva é capaz de im-pedi-lo de apreciar até mesmo os alimentos que consome. Há uma pas-sagem na Bíblia que diz: “Melhor um jantar de ervas em que haja paz do que um boi gordo acompanhado de ódio.” Se achar muito difícil amar seus inimigos, pelo menos tenha um pouco mais de amor-pró-prio, impedindo que seus inimigos controlem a sua felicidade.

O grande filósofo alemão Schopenhauer, que inspirou Nietzsche, deixou-nos uma advertência: “Se possível, não devemos sentir animo-sidade contra ninguém.” Ele enfatizou que para tornar um mundo melhor é preciso que você produza uma mudança fundamental em si próprio para ter um melhor juízo sobre o que é certo ou errado. Mas é inútil querermos ser bons o tempo todo e fazer tudo certo. Sobre isto Nietzsche nos dá um conselho sábio:

“Fazer um pouco melhor hoje do que fizemos ontem”A prática leva ao aperfeiçoamentoEvite as fontes de energia negativa

— 51 —

46. Manual de Sobrevivência

Vencer na selva não é fácil e a primeira recomendação é óbvia: Não en-tre em pânico, porque as chances de sobrevivência serão praticamente nulas. Absorva a essência da natureza, integre-se a ela. Já no primeiro momento de desorientação, sente-se para descansar — concentrando a atenção em como procurar alimento e água potável. Com calma você vai preservar a capacidade de reagir, ciente de que a selva não pertence ao mais forte, mas ao mais inteligente na busca de soluções.

Na selva urbana ocorre o mesmo, quando se enfrenta rejeições, frus-trações, erros, críticas maldosas e preconceito. Nos dois casos é essen-cial que você adote medidas de proteção. Sempre procure pontos de referência para orientar-se, definindo onde está e para onde deseja ir. A selva e a vida não são lá muito diferentes. A visão, por exemplo, não é boa — a floresta permite visualizar 10 metros à frente — na vida, às vezes, você não enxerga nem mesmo um palmo diante de seus olhos. Regra geral: Esteja sempre manobrando estrategicamente para aferir o rumo, buscando as soluções adequadas. A sobrevivência depende desta capacidade de adaptação.

Aprenda a viver bem sob coação para sobreviver ao caosÀ medida que você adquire o ritmo, você percebe como vencer

Só há uma única ocasião em que se pode desafiar o destino: O momento

— 52 —

47. Desafio Para Crescer

A qualquer momento pode surgir uma situação potencialmente peri-gosa. Há duas opções quando dois seres humanos se encontram: Paz ou conflito. Estude muito isso, pois é de grande valia na vida diária. Ao ser provocado, sua reatividade entra em cena com muita chance de deixá-lo ao sabor de uma onda incontrolável. Muitos ficam reduzidos a um nível primário, infantil, berrando como loucos ao sentirem-se ofen-didos. Treine para se manter quieto e impassível diante de um estimulo agressivo. O estar consciente evita a reatividade.

Os que estão “despertos” entendem que devemos encorajar a paz no conflito. Se identificar ódio ou raiva, procure ter amor pelo próximo. Se observar um pouco a vida de outra pessoa, verá frustrações e muitas mágoas. Logo você vai ficar longe daquela situação, mas elas vão conti-nuar vivendo naquele inferno em que transformaram suas vidas. Con-venceram-se de que são incapazes de manobrar as dificuldades - estão derrotadas na mente. Esta é sua missão: Ter domínio sobre si mesmo. Por causa disto, você não pode se distrair nem por um instante quando se encontrar com outras pessoas.

Não permita que os pensamentos destrutivos ganhem terrenoMantenha-se reservado para preservar o legítimo respeito

— 53 —

48. Psicologia Zen

A psicologia Zen é de autoconhecimento, mas difere da psicanálise, que mergulha na mente e não se distancia dela um milímetro. Freud fa-lava de análise, mas na psicologia Zen falamos de “fugir” da mente com o intuito de nos libertarmos. A idéia de vazio é a essência da psicologia Zen. Sim, é como “voar alto”, há um silêncio muito grande e você não consegue se preocupar com coisa alguma, longe de fobias, ansiedade ou medo. Os guerreiros treinam a fluidez e se afastam da fixação mental para neutralizar os erros em combate. Esta é a mensagem: Use a mente, quando necessário, depois a deixe em paz.

Cuidado ao selecionar certas lembranças amargas e desagradáveis e delas não se separar – você vai torná-las cada vez mais fortes. É como fi-car amarrado a uma condição mental fixa e mórbida. Trazer traumas do passado pode ser inútil. É preciso examinar, compreender e livrar-se do excesso de peso para desfrutar de bem-estar emocional. O treinamento na psicologia Zen é limpar a idéia de ego e esquecer-se de si mesmo, cortando o mal pela raiz. É algo como “transcender”, descobrindo que você não é sua mente. Medite, respire, tenha calma – afaste-se da agita-ção. Esta é a chave: Ao diminuir a ansiedade, você fica mais leve e enxer-ga tudo com nitidez. Mantenha-se focado no aqui e agora.

A busca pela excelência humana não tem fimConverse com o Universo – ele tem as respostas

Não desperdice um só momento – aproveite tudo a seu favor

— 54 —

49. Autoconfiança

O trabalho de construir a autoconfiança começa por melhorar a au-toestima para fortalecer o desejo de progredir e de se autoaperfeiçoar. A autoconfiança, na verdade, é um conjunto de várias outras competên-cias. A fé, por exemplo, é o antídoto para as crises espirituais, quando sentimos a necessidade premente da presença de Deus. Lembre-se de que você não está sozinho e que o medo é eliminado pela fé. Sem auto-confiança, ninguém pode ser útil a si mesmo ou aos outros. Com auto-confiança você se habilita a avançar, dedicando-se ao trabalho de forma adequada, varrendo dúvidas e temores.

O resultado não é somente fortalecer a autoconfiança, mas a aquisi-ção de coragem e ânimo para levar a cabo qualquer empreendimento. Você precisa estar em perfeita harmonia, porque o movimento eficien-te está na combinação exata de elevar a autoeestima, pensar, sentir e agir. Se não houver um bom sentimento, você ficará imobilizado, sem dar um passo sequer.

Duvido que lhe falte confiança ao saturar-se com a ideia de êxitoSó usar palavras de apoio não é suficiente – mude internamente

Quaisquer que sejam as circunstâncias você não vai se sentir inferior

— 55 —

50. Atitude Corajosa e Firme

Compreender e direcionar adequadamente os sentimentos é um dos mais poderosos meios de influência ao seu dispor. Não se irrite com de-talhes insignificantes – é um grande desperdício de energia emocional. Seja dono e não escravo de suas emoções. Para compreender melhor, entenda que existe um ritmo, sob o qual você pode oscilar entre os extremos. Para evitar estar alegre num dia e triste no outro, você deve neutralizar o ritmo emocional, colocando-se no ponto de equilíbrio entre os dois extremos. A chave: Não ceder à emoção.

Os estados mentais de força derivam de uma atitude corajosa e fir-me, como conseqüência do desapego, elevando-se acima das coisas. Com esta atitude, evite a confusão, proteja-se no mais íntimo de seu ser, sem deixar qualquer abertura para as influências externas. Pratique possuir uma personalidade calma, contida e imperturbável. O tédio, a inquietação, a aflição e a tristeza também acarretam uma perda enorme de energia.

Adote postura positiva ao longo do diaFaça o melhor possível nas condições existentes

Anteveja o problema antes que aconteça

— 56 —

51. A Melhor Forma de Viver

Habitue-se a lidar com calma diante dos pequenos aborrecimentos para saber enfrentar os grandes desafios. As situações complexas se tor-nam administráveis na medida em que você adota a atitude correta — atuando e mostrando competência. Desta forma, criticar-se construtiva-mente é luz no caminho do êxito. Há momento para tudo: Foco, ação, repouso, empenho, garra e paixão. Alterne as abordagens de acordo com a necessidade do momento.

Treine para ficar relaxado nos momentos de grande pressão psicoló-gica. Em resumo: Por toda a sua vida avance diariamente, tornando-se mais capacitado a cada dia que passa, induzindo seu inconsciente a lhe dar respostas construtivas. William James, o pai da psicologia ameri-cana, disse que a maior descoberta do século XIX não era no reino da ciência física: Foi a revelação da força do inconsciente sustentada pela fé.

Respeite a si mesmo - caminhe maisFaça sua vida ter significado e não desista nunca

Seja sempre otimista — é a melhor forma de viver

— 57 —

52. Meditação

Não faça qualquer esforço no sentido de parar de pensar — vai ser inú-til. Não precisa sentar-se numa almofada e cruzar as pernas, como no Zazen, por exemplo, a meditação japonesa. Procure um lugar sossega-do, acomode-se confortavelmente e permaneça em silêncio. Apenas fi-que quieto e não tente controlar os pensamentos — concentre-se na respiração — de repente estará meditando - a mente se acalma e o cor-po relaxa naturalmente. Não queira compreender a meditação, é ape-nas um estado subjetivo. Você não pode “meditar” sobre alguma coisa. Quando você não está fazendo nada, sentindo-se apenas no seu centro, completamente relaxado — isto é meditação - aumenta a paciência e o poder mental.

O que estamos tratando é da formação de um estilo de vida, uma maneira de ser. O que temos são milhões de pessoas num ritmo acelera-do — é impossível parar. A natureza é sábia e nos ensina que nada deve ser feito em demasia, nem trabalho, nem divertimento, nada. Equilíbrio em tudo deve ser nosso objetivo maior. A evolução física, espiritual e emocional está na razão direta de evitarmos os extremos, os excessos. Quando o ego das pessoas adquire o posto da maior importância, fica difícil de alguém se livrar da adrenalina que acompanha todo o ritmo frenético de vida — elas não conseguem viver sem isso.

Use a respiração — a melhor ferramenta na gestão do estresseO corpo relaxa e a mente se acalma

Fuja do ruído mental, busque o silêncio

— 58 —

53. Caminho de Volta

Por que os meus livros não terminam quando acabam? Porque estamos tratando de maestria e aperfeiçoamento pessoal. No último capítulo continuo insistindo no conceito de Caminho, que se confunde com a própria vida: É você que precisa repetir as lições até aprender. Não inventei nada, apenas procuro compartilhar experiências. Se for de sua vontade, volte ao capítulo 1 ou retome o estudo em qualquer ponto que desejar.

O segredo está na repetição e no treinamento. Mas é necessário cul-tivar a humildade para reconhecer falhas e erros. Evite o egocentrismo – a soberba é o início da queda. Estabeleça metas, atinja-as, encontre novas metas e assim por diante. Renove-se, reinvente-se, trabalhando com disciplina para manter-se sempre em movimento. A prioridade clássica é buscar uma razão de viver. Os livros ajudam a pensar melhor, mas você só obtém resultados se aplicar os conceitos de forma sistemá-tica à sua vida cotidiana.

Boa sorte e procure ser feliz

— 59 —

Sobre o Autor

Antônio de Campelo atualmente se dedica a escrever e dar aulas de Aikido, depois de passar por algumas das principais empresas de co-municação do país. O autor sempre teve o desejo insaciável de procurar explicações e respostas. Seus livros de autoajuda refletem o olhar atento de um repórter na observação das pessoas e do mundo – sem qualquer emoção. O jornalismo é como ocupar uma das poltronas da frente para acompanhar a história bem de perto. Teve o privilégio de conhecer al-guns dos homens mais importantes do jornalismo brasileiro. Quando um jornalista se decide a escrever um livro sob a ótica de sua profissão, o leitor só tem a ganhar – jornalismo pressupõe consultar de forma cor-reta as fontes, atuando com honestidade para enxergar a verdade.