válvulas de alívio de pressão e vácuo protego...guia do obturador da válvula dentro do corpo,...

66
Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO ® Dispositivos de final de linha Capítulo 5 para segurança e meio ambiente Capítulo 5

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO®

Dispositivos de fi nal de linha

Capítulo 5

para segurança e meio ambiente

Cap

ítulo

5

Page 2: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

250Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvulas de alívio de pressão/vácuo, dispositivos de fi nal de linha

Função e descrição

Estes dispositivos especiais protegem contra o excesso de pres-são e vácuo em forma de válvula de fi nal de linha. As válvulas também podem ser equipadas com um suplemento de conexão fl angeada para conectar uma tubulação que coleta os vapores de produtos.

As válvulas de alívio de pressão impedem perdas inadmissí-veis de vapores de produto até próximo da pressão de ajuste e oferecem uma proteção segura contra o excesso de pressão.

As válvulas de vácuo impedem a entrada inadmissível de ar até próximo da pressão de ajuste e oferecem uma proteção segura contra a formação de vácuo.

As válvulas de alívio de pressão e vácuo satisfazem todas fun-ções acima referidas.

As válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO® dis-põem de obturadores calibrados por peso ou mola.

As válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO® com ob-turador de curso pleno alcançam dentro de 10% de aumento da pressão de ajuste o curso pleno e realizam a vazão necessária com válvula totalmente aberta (fi gura 1 e 2).

pode adaptar o comportamento de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Esta ca-racterística se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individual-mente lapidados ou com vedações de colchão de ar com selo de FEP de alta qualidade.

Até alcançar a pressão de ajuste garante-se a conservação do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvolvida.

As válvulas diafragma são válvulas de alívio de pressão e vá-cuo com diafragma fl exível. Devido a sua construção especial elas são perfeitas para o uso com produtos problemáticos e tem-peraturas climáticas muito abaixo do ponto de congelamento.

Características especiais e vantagens

vazões elevadas com baixa diferença de pressão

pressão de ajuste próxima a pressão de abertura (tecnologia10%) para uma ótima conservação da pressão no sistema

estanqueidade muito acima do padrão normal que garanteuma mínima perda de produtos

guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

Aplicação preferencial

As válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO® são utiliza-das como válvulas de expiração e aspiração, de alívio de pres-são, de conservação da pressão, de regulagem simples, de ex-piração e aspiração de tanques e aparelhos para protegê-los de pressão e vácuo inadmissíveis. Elas são utilizadas para pressões baixas, ou seja, faixas de pressão onde as válvulas de segurança convencionais não são adequadas em função das suas carac-terísticas limitadas de funcionamento. As válvulas PROTEGO® estão disponíveis como válvula de pressão, válvula de vácuo ou válvula combinada de alívio de pressão e vácuo.

Para produtos problemáticos e baixas temperaturas climáticas se utilizam válvulas de diafragma PROTEGO®. As válvulas piloto-operadas são adequadas para determinados comporta-mentos de regulagem ou requerida estanqueidade até a reação da válvula.

Montagem e manutenção

As válvulas são fornecidas com instruções detalhadas de monta-gem e de manutenção.

Para o transporte seguro foram instaladas proteções de transpor-te. Por isto, deve-se remover no local de instalação as proteções de transporte. As listas de verifi cação para a colocação em fun-cionamento ajudam a colocar as válvulas corretamente em uso.

Isto se consegue mediante a harmonização exata do diâmetro e da altura do defl etor do obturador com a sede usinada e lapi-dada da válvula. Adicionalmente a construção favorável ao fl uxo no lado de saída reforça todo o efeito. Estes obturadores são usados em válvulas de fi nal de linha e para a tubulação.

A exclusiva tecnologia de 10% das válvulas e seu dimensio-namento correto permite uma pressão de ajuste somente 10% abaixo da pressão máxima admissível do tanque. Com investi-mentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO®

Figura 1: Expiração com obturador de curso pleno e vedação de colchão de ar

fechado Expiração com curso pleno

Figura 2: Expiração com obturador de curso pleno e vedação metálica

fechado Expiração com curso pleno

Page 3: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

251KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

A pressão de ajuste necessária (= início da abertura) se encon-tra, em relação a sobrepressão característica da válvula, abaixo da desejada ou requerida pressão de abertura (atenção: ter em consideração a perda de pressão de tubulações e equipamen-tos).Salvo indicação em contrário, a sobrepressão das válvulas de fi nal de linha é de 10%. A válvula abre com 10% de aumento de pressão a curso pleno. Uma melhoria no desempenho é possível conforme a curva da perda de pressão representada no diagra-ma de vazão.

A seleção do material do corpo deve corresponder às especifi cações da instalação.

Seleção

A seleção da válvula correta é de importância fundamental para o funcionamento seguro da planta.

Os critérios para a seleção preliminar do tipo de dispositivo são:

Função como válvula de alívio de pressão, de vácuo ou alívio de pressão/vácuo, eventualmente com conexão de escape.

Construção como válvula de fi nal de linha combinada ou como válvulas separadas de alívio de pressão ou vácuo com conexão vertical ou horizontal. Os dispositivos são calibrados por peso, por isto, deve-se observar a disposição vertical.

A pressão de ajuste / ajuste de bancada padrão é a pressão máxima admissível (do tanque) menos 10% de sobrepressão e determina eventualmente a combinação de materiais para o(s) obturador(es) de válvula.

Tipo de vedação para válvulas com obturador tipo disco confor-me a faixa de pressão ou com vedação de colchão de ar ou com vedação metálica para estanqueidade absoluta.

Condições especiais de operação para substâncias viscosas e pegajosas, para a operação a prova de congelamento e a utiliza-ção de produtos polimerizantes.

O diâmetro nominal da válvula resulta geralmente da vazão necessária para evitar um excesso de pressão ou vácuo. O di-mensionamento dos dispositivos é realizado com diagramas de vazão certifi cados. Para o dimensionamento correto é necessário observar além das condições normais de operação, as perdas de pressão na tubulação conectada, (inclusive equipamentos) e as eventuais contrapressões que afetam a pressão de ajuste e o comportamento de abertura.O procedimento exato e exemplos para o dimensionamento está descrito em “Bases técnicas“ (capítulo 1).Dimensionamento da válvulaA válvula deve ser dimensionada de modo que as pressões ad-missíveis não sejam excedidas durante a descarga da vazãonecessária (→ capítulo 1). Nisto, deve ter-se em consideração eventuais perdas de pressão na tubulação conectada ao deter-minar a pressão de abertura.Exemplo 1Indicado: vazão V

. máx (por ex. para expiração ou aspiração

de um tanque de armazenamento como soma da capacidade da bomba e das infl uências térmicas) e pressão máxima de abertura (por ex. pressão do tanque) pT em mbar

Procurado: diâmetro nominal da válvula DN

Procedimento: o ponto de interseção de V. máx e pT determina o

diâmetro nominal necessário da válvula. Pressão de abertura da válvula = pressão máxima admissível do tanque. Os diagramas de vazão mostram a vazão em função da pressão de abertura com válvula totalmente aberta.

A pressão de ajuste da válvula deve ser escolhida de modo que a vazão determinada seja realizada de modo seguro. Em uma válvula com 10% de sobrepressão até o “curso pleno“ a pressão

de ajuste seria 10% abaixo da pressão de abertura (por exemplo, pressão máxima admissível do tanque. Atenção: ter em conside-ração a perda de pressão de tubulações e equipamentos).Muitas válvulas convencionais requerem um aumento de 100% da pressão até o “curso pleno“, ou seja, a pressão de ajuste deve ser regulada para a metade da pressão de abertura. Assim elas abrem mais cedo e causam uma perda desnecessária do produto.

Exemplo 2Também é possível verifi car a capacidade da válvula se o diâ-metro nominal e pressão máxima admissível estão predefi nidos.Indicado: diâmetro nominal DN da tubulação de conexão e

pres são máxima de abertura (por ex. pressão do tanque) pT em mbar

Procurado: vazão em m3/h, pressão de ajuste pA

Procedimento: o ponto de interseção das retas da pT e da curva do diâmetro nominal DN da respectiva válvula (tubulação) de-terminam a vazão de projeto V

. máx. A pressão de ajuste pA está

10% (tecnologia PROTEGO®), 40% ou 100% abaixo da pressão de abertura pA.

para segurança e meio ambiente

Pres

são

de a

bertu

ra P

A ou

pres

são

do ta

nque

pT [

mba

r]

Vazão V [m3/h].

Page 4: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

252Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Seleção preliminarSeleção preliminar

Válvulas de alívio de pressão e vácuo - dispositivos de fi nal de linha PROTEGO®

Tipo Diâmetro nominal

Pressãombar

Vácuombar

Cons

truçã

o - C

onex

ão -

=

hor

izon

tal

X =

verti

cal

=

ved

ação

elá

stic

aX

= v

edaç

ão m

etál

ica

=

par

a co

ndiçõ

es e

spec

iais

de

oper

ação

=

utili

zaçã

o co

m

pro

duto

s cr

ítico

s

(p

olim

eriz

ação

,

c

orro

são,

cris

taliz

ação

)

=

cam

isa d

e aq

uecim

ento

,

serp

entin

a de

aqu

ecim

ento

Página

Válvulas de alívio de pressão, com obturadores tipo disco

P/EL50 - 802" - 3"

+3,5 a +210 X / X 254 - 255

P/ELR80 - 1003" - 4"

+3,5 a +210 X / X 256 - 257

SD/BS-H80-2003" - 8"

+5,0 a +210 X X 258 - 259

D/SVL50-3002" - 12"

+2,0 a +60 X / X 260 - 261

ER/V200-7008" - 28"

DN 200-350:+5,0 a +40DN 400-700:+5,0 a +25

X 262 - 263

ER/VH200-7008" - 28"

DN 200-350:>+40 a +60DN 400-700:>+25 a +60

X 264 - 265

ER/V-F200-7008" - 28"

>+60 a +500 X 266 - 267

D/KSM50-2002" - 8"

+5,0 a +100 X 268 - 270

Válvulas de alívio de vácuo, com obturadores tipo disco

SV/E-1-050 - 3002" - 12"

-2,0 a -60 / X 272 - 273

SV/T-0-H80 - 2503" - 10"

-7,0 a -50 X X 274 - 276

V/KSM50-2002" - 8"

-5,0 a -100 278 - 280

Ajuste da pressão

Page 5: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

253KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tipo Diâmetro nominal

Pressãombar

Vácuombar

Cons

truçã

o - C

onex

ão -

=

hor

izon

tal

X =

verti

cal

=

ved

ação

elá

stic

aX

= v

edaç

ão m

etál

ica

=

par

a co

ndiçõ

es e

spec

iais

de

oper

ação

=

utili

zaçã

o co

m

pro

duto

s cr

ítico

s

(p

olim

eriz

ação

,

c

orro

são,

cris

taliz

ação

)

=

cam

isa d

e aq

uecim

ento

,

serp

entin

a de

aqu

ecim

ento

Página

Válvulas de alívio de pressão e vácuo, com obturadores tipo disco

PV/EL50 - 802" - 3"

+2,0 a +210 -3,5 a -35 / X 282 - 285

PV/ELR80 - 1003" - 4"

+2,0 a +210 -3,5 a -50 / X 286 - 289

VD/SV50 - 3002" - 12"

+2,0 a +60 -2,0 a -60 X / X 290 - 292

VD/SV-PA(L)50 - 3002" - 12"

+2,0 a +60 -2,0 a -60 X / X 294 - 297

VD/KSM50 - 2002" - 8"

+5,0 a +100 -5,0 a -100 X 298 - 300

VD/KSM-PA50 - 2002" - 8"

+5,0 a +100 -5,0 a -100 X 302 - 304

Válvulas de alívio de pressão e vácuo, piloto-operadas

PM/(D)S80 - 3003" - 12"

+10 a +300 -3,0 a -7 X X 306 - 309

PM/F80 - 3003" - 12"

+10 a +350 -3,0 a -10 X X 310 - 313

para segurança e meio ambiente

Ajuste da pressão

Page 6: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN

Ø a

b

X

254Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® P/EL

Tabela 1: Tabela das dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 50 / 2" 50 / 2" 80 / 3" 80 / 3"Pressão ≤ +80 mbar > +80 mbar ≤ +80 mbar > +80 mbar

a 218 218 218 218b 287 452 289 454

Dimensões para a válvula de alívio de pressão com camisa de aquecimento sob solicitação

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® P/EL é uma válvula de alívio de pres-são altamente desenvolvida. Ela é principalmente usada como dis-positivo de segurança para a expiração de tanques, vasos e apare-lhos de processos. A válvula oferece proteção contra sobrepressões inadmissíveis e impede a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste.Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atinge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobrepressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimen-to PROTEGO® pode adaptar o comportamento de abertura típico

das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajus-te 10% abaixo da pressão admissível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pres-são do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão nor-mal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvolvida. Esta característica se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmen-te lapidados (1) ou com vedações de colchão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturadores de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utiliza-ção de determinados produtos ou possibilitar o uso com substâncias agressivas. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a construção do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da válvula, ótima perfor-mance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por peso. Com pressões de ajuste >80 mbar se utiliza um modelo extendido.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de alívio de pressão na versão básica

válvula de alívio de pressão com camisa de aquecimentoOutros dispositivos especiais sob solicitação

P/EL - –

P/EL - H

Ajustes de pressão:

Pressão: +3,5 mbar a +210 mbarAjustes de pressão mais altos sob solicitação.

Detalhe X

21

Page 7: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

255KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u

pre

ssão

do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2341-L

P/EL

Diagrama de vazão

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução B C

Materiais especiais sob solicitação

CorpoCamisa de aquecimento (P/EL-H-...)

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelTampa aço aço inoxidávelTela de proteção aço inoxidável aço inoxidável

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C D

Materiais especiais (alumínio revestido, titânio, Hastelloy) e ajustes de pressão mais altos sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] +3,5 a +5,0 >+5,0 a +14 >+14 a +210 >+14 a +210Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável

Vedação FEP FEP metálica PTFE

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

DIN

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

P/EL – H 50 B 50 D– – – – –— Camisa

de aquecimento

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Materia

l do obturador da

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —Modelo

Tab. 3

Tab. 4

—P/EL – – – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 8: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN

Ø a

b

X

256Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® P/ELR

à faixa baixa de pressão. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente de-senvolvida. Esta característica se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de col-chão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturado-res de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utilização de determinados pro-dutos ou possibilitar o uso com substâncias agressivas. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por peso. Com pressões de ajuste >80 mbar se utiliza um modelo extendido.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de alívio de pressão na versão básica

válvula de alívio de pressão com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

P/ELR - –

P/ELR - H

Ajustes de pressão:

Pressão: +3,5 mbar a +210 mbarAjustes de pressão mais altos sob solicitação.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® P/ELR é uma válvula de alívio de pressão altamente desenvolvida para fl uxo de boa performan-ce. Ela é principalmente usada como dispositivo de segurança para a expiração de tanques, vasos e aparelhos de processos. A válvula oferece proteção contra sobrepressões inadmissíveis e impede a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste.Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais

Tabela 1: Tabela das dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 80 / 3" 80 / 3" 100 / 4" 100 / 4"Pressão ≤ +80 mbar > +80 mbar ≤ +80 mbar > +80 mbar

a 353 353 353 353b 345 505 345 505

Dimensões para a válvula de alívio de pressão com camisa de aquecimento sob solicitação

21

Detalhe X

Page 9: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

257KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Diagrama de vazãode vazão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u

pre

ssão

do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2352-L

P/ELR

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução B C

Materiais especiais sob solicitação

CorpoCamisa de aquecimento (P/ELR-H-...)

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelTampa aço aço inoxidávelTela de proteção aço inoxidável aço inoxidável

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C D

Materiais especiais (alumínio revestido, titânio, Hastelloy) e ajustes de pressão mais altos sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] +3,5 a +5,0 >+5,0 a +14 >+14 a +210 >+14 a +210Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável

Vedação FEP FEP metálica PTFE

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

B 100 DIND– – –

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

P/ELR – H 100– –— Camisa

de aquecimento

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Materia

l do

o

bturador da vá

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —Modelo

Tab. 3

Tab. 4

—P/ELR – – – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 10: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø a

bd

DN1

DN

2

DN

2c

e e

258Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

na versão especial aquecível

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® SD/BS-H

Ajustes de pressão: Pressão: +5 mbar a +210 mbarAjustes de pressões mais altas sob solicitação.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® SD/BS-H é uma válvula de alívio de pressão altamente desenvolvida de corpo aquecível com camisa de aquecimento até a altura do fl ange. Ela é principalmente usa-da como dispositivo de segurança para a expiração de tanques, vasos e aparelhos de processos sob condições difíceis de opera-ção. Tais como condições meteorológicas extremas ou produtos com tendência de polimerizar, aderir em função da temperatura ou que causam sedimentação (por ex. betume, alcatrão, poeiras …). A válvula oferece proteção contra sobrepressões inadmissí-veis e impede a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conser-vação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvolvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvu-las individualmente lapidados e corpo de construção robusta. Depois de aliviar o excesso de pressão, a vál-vula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi can-do assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• camisa de aquecimento inteira até a altura do fl ange sem pontes térmicas

• temperatura máxima admissível para o meio de aquecimento de 320 °C (com 6 bar)

• versão especial com tampa de válvula aquecível

• com ajustes de pressão baixos, uma tampa aperfeiçoada no obturador da válvula impede a desregulagem da pressão de ajuste causado por acumulação de pó ou condensado

• corpo de construção robusta

• versão especial com dispositivo de acionamento manual disponível

Modelos e especifi caçõesO obturador da válvula é calibrado por peso. A partir de uma pres-são de ajuste de 30 mbar se usa adicionalmente uma guia com palheta.

Válvula de alívio de pressão na versão básica com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

SD/BS - H

Tabela 1: Tabela das dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN1 DN2 a b b c d d eaté 30 mbar > 30 mbar até 30 mbar > 30 mbar

80 / 3" 15 / ½" 325 400 515 70 250 390 250100 / 4" 15 / ½" 325 400 505 60 250 380 250150 / 6" 15 / ½" 405 460 595 60 315 470 290200 / 8" 15 / ½" 510 470 575 65 305 445 340

* também pode ser fornecido com fl ange especial DN 50 / 2"

Page 11: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

259KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Diagrama de vazão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u

pre

ssão

do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1888-L

SD/BS-H

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B

Materiais especiais sob solicitaçãoCorpoCamisa de aquecimento

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C

Materiais especiais e ajuste de pressõesmais altas sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] +5,0 a +25 >+10 a +30 >+30 a +210Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável

Tampa do obturador da válvula aço inoxidável aço inoxidável -

Vedação metálica metálica metálica

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

SD/BS-H – 200 B 25 DINB– – – –— Tipo

— Diâmetro nominal D

N1

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Material do obturador

da vá

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 4

—SD/BS-H – – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 12: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN

Ø b

a

X

260Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® D/SVL

Ajustes de pressão:Pressão: +2,0 mbar a +60 mbarAjustes de pressão mais altos sob solicitação.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® D/SVL é uma válvula de alívio de pressão de alta capacidade (vazão muito alta). Ela é principal-mente usada como dispositivo de segurança para a expiração de tanques de armazenamento, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de excessos de pressões inadmissíveis e impe-dir a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atinge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou so-brepressão de 10%. Com investimentos específi cos em pes-quisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar as válvu-las de segurança com seu comportamento típico de abertura à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente de-senvolvida. Esta característica se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de col-chão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturado-res de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utilização de determinados pro-dutos ou possibilitar o uso com substâncias agressivas. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• extrema capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• a melhor tecnologia para tanques API

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por peso. Para pressões de ajuste mais altas está disponível, sob solicitação, uma versão especial calibrada por mola.

Válvula de alívio de pressão na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

D/SVL -

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"a 336 412 444 564 664 687 687b 200 295 295 465 550 650 650

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B

Materiais especiais sob solicitaçãoCorpo aço aço inoxidávelSede da válvula aço inoxidável aço inoxidávelVedação WS 3822 PTFETampa aço inoxidável aço inoxidável

2

Detalhe X

1

Page 13: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

261KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2256-L

D/SVL

Diagrama de vazão

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvula Execução A B C D E F Faixa de pressão [mbar] +2,0 a +3,5 >+3,5 a +14 >+14 a +35 >+35 a +60 >+14 a +35 >+35 a +60 Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável

Vedação FEP FEP metálica metálica PTFE PTFE Materiais especiais e ajustes de pressão mais altos sob solicitação

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

D/SVL 200 B 50 DINF– – – – –— Tipo

— Diâmetro nominal

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Materia

l do obturador da vá

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 4

—D/SVL – – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 14: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN

Ø a

b

262Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® ER/V

permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do pa-drão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desen-volvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade com anel "O" e bem como obturadores de válvulas individualmente lapidados e corpo de construção robusta. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• corpo de construção robusta

• tampa de segurança

• a melhor tecnologia para tanques API

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por peso. Pressões de ajuste mais altas são realizadas geralmente com alavanca (veja ER/VH) ou com válvula calibrada por mola (veja ER/V-F).

Válvula de alívio de pressão na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

ER/V

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® ER/V é uma válvula de alívio de pressão altamente desenvolvida para vazões altas. Ela é prin-cipalmente usada como dispositivo de segurança para a expi-ração de emergência de tanques de armazenamento, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de excessos de pres-sões inadmissíveis e impedir a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste. Ela está projetada para descarregar vazões altas e evitar que o vaso estoure em um ponto imprevisto.Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“

Ajustes de pressão:

DN 200 a DN 350: +5 mbar a +40 mbar DN 400 a DN 700: +5 mbar a +25 mbar

Ajustes de pressões mais altos, veja tipo ER/VH e ER/V-F.

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinteDN 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 350 / 14" 400 / 16" 450 / 18" 500 / 20" 600 / 24" 700 / 28"a 305 375 425 445 495 545 615 715 795b conforme o ajuste da pressão

Tabela 2: Seleção do material Execução A B C D

* dependendo da pressão de ajuste

Materiais especiais sob solicitação

Corpo aço aço aço inoxidável aço inoxidável Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável Obturador da válvula alumínio* aço-aço inoxidável* alumínio* aço inoxidável* Vedação FPM FPM FPM FPM

representação deslocada

Page 15: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

263KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Diagrama de vazão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1429-L

ER/V

Tabela 3: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Exemplo de encomenda

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

ER/V 500 C 20 DIN– – – –

— Tipo— Diâmetro nominal

— Material

— Pressão de ajuste

— Conexão fl angeada

Tab. 3 —Tab. 1 —

Tab. 2 —

Valor [mbar] —

ER/V – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 16: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN

Ø a

b

cd

264Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® ER/VH

Ajustes de pressão:

DN 200 a DN 350: >+40 mbar a +60 mbar DN 400 a DN 700: >+25 mbar a +60 mbar

Ajustes de pressão mais altos e baixos sob solicitação.

Nisso, o defl etor do obturador apóia o comportamento de abertu-ra. Esta tecnologia permite uma pressão de ajuste somente 10% abaixo da pressão máxima admissível (pressão do tanque). A abertura imediata a curso pleno é comparável com o comporta-mento de uma válvula de segurança convencional, mas isto já a partir de baixas pressões. O obturador da válvula possui suporte unilateral.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do pa-drão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desen-volvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade com anel "O" e obturadores de válvulas individualmente lapidados bem como corpo de construção robusta. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• utilizável em áreas com risco de explosões

• corpo de construção robusta

• tampa de segurança com alavanca e contrapeso travável

• a melhor tecnologia para tanques API

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por peso. Pressões de ajuste mais baixas são realizadas geralmente sem alavanca (veja ER/V), pressões de ajuste mais altas, com válvula calibrada por mola (veja ER/V-F).Válvula de alívio de pressão na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

ER/VH

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® ER/VH é uma válvula de alívio de pressão altamente desenvolvida para altas vazões. Ela é prin-cipalmente usada como dispositivo de segurança para a expi-ração de emergência de tanques de armazenamento, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de excessos de pres-sões inadmissíveis e impedir a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste. Ela está projetada para descarregar vazões altas e evitar que o vaso estoure em um ponto imprevisto. Uma alavanca com contrapeso travável permite alcançar pressões de ajuste mais altas. A trava vem predefi nida de fábrica. A partir de DN 500, os aparelhos também podem ser usados como boca de inspeção.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10% em toda a sua seção transversal de abertura.

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinteDN 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 350 / 14" 400 / 16" 450 / 18" 500 / 20" 600 / 24" 700 / 28"a 305 375 425 445 495 545 615 715 795b 350 365 385 390 390 415 420 450 465c 200 240 265 285 310 330 360 410 450d 590 735 780 845 890 1070 1090 1140 1380

Page 17: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

265KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Tabela 2: Seleção do material Execução A B Corpo aço aço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável

Obturador da válvula

aço inoxidável ou aço-aço inoxidável

aço inoxidável

Vedação FPM FPM Peso aço aço inoxidável

Materiais especiais sob solicitação

Exemplo de encomenda

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

ER/VH 500 B 50 DIN– – – –— Tipo

— Diâmetro nominal

— Material

— Pressão de ajuste

— Conexão fl angeada

Tab. 3 —Tab. 1 —

Tab. 2 —

Valor [mbar] —

ER/VH – – – –

Tabela 3: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 10

EN ouDIN

ANSI 150 lbs RFSF ANSIoutros tipos de conexões sob solicitação

Diagrama de vazão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1439-L

ER/VH

para segurança e meio ambiente

Page 18: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN

Ø a

b

266Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® ER/V-F

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamento de abertura típico das válvulas de segurança convencioanais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do pa-drão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desen-volvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade com anel "O" e obturadores de válvulas individualmente lapidados bem como corpo de construção robusta. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula sob a tampa, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• corpo de construção robusta

• válvula calibrada por mola para altas pressões de ajuste

• a melhor tecnologia para tanques API

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por mola. Pressões de ajuste mais baixas são realizadas com as versões ER/V e ER/VH.

Válvula de alívio de pressão na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

ER/V-F

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® ER/V-F é uma válvula de alívio de pressão altamente desenvolvida para vazões altas. Ela é prin-cipalmente usada como dispositivo de segurança para a expi-ração de emergência de tanques de armazenamento, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de excessos de pres-sões inadmissíveis e impedir a perda de produtos até próximo da pressão de ajuste. Ela está projetada para descarregar altas va-zões e evitar que o vaso estoure em um ponto imprevisto. Sendo a válvula calibrada por mola, ela atinge pressões de ajuste mais altas do que a ER/V ou ER/VH.

Ajustes de pressão:

>+60 mbar a +500 mbar

Ajustes de pressão mais altos sob solicitação, ajustes de pressão mais baixos, veja tipo ER/V e ER/VH.

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinteDN 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 350 / 14" 400 / 16" 450 / 18" 500 / 20" 600 / 24" 700 / 28"a 465 550 650 650 800 800 1000 1000 1200b 860

(≤370 mbar)860

(≤240 mbar)1170

(≤240 mbar)1170

(≤270 mbar)1150

(≤220 mbar)1175

(≤170 mbar)1430

(≤130 mbar)1425

(≤140 mbar)1690

(≤140 mbar)

b 980(>370 mbar)

980(>240 mbar)

1490(>240 mbar)

1490(>270 mbar)

1490(>220 mbar)

1515(>170 mbar)

1660(>130 mbar)

1655(>140 mbar)

1910(>140 mbar)

Page 19: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

267KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 2: Seleção do material Execução A B Corpo aço aço inoxidável Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável Obturador da válvula

aço inoxidável ou aço-aço inoxidável

aço inoxidável

Vedação FPM FPM Mola de pressão aço inoxidável aço inoxidável Tampa de proteção aço aço inoxidável

Materiais especiais sob solicitação

Exemplo de encomenda

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

ER/V-F 500 B 300 DIN– – – –— Tipo

— Diâmetro nominal

— Material

— Pressão de ajuste

— Conexão fl angeada

Tab. 3 —Tab. 1 —

Tab. 2 —

Valor [mbar] —

ER/V-F – – – –

Tabela 3: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 10

EN ouDIN

ANSI 150 lbs RFSF ANSIoutros tipos de conexões sob solicitação

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1442-L

ER/V-F

Diagrama de vazão

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

para segurança e meio ambiente

Page 20: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø b

DN

a

268Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

em plástico

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® D/KSM

Ajustes de pressão:Pressão: +6,0 mbar a +100 mbar (DN 50/2“)

+4,0 mbar a +100 mbar (DN 80/3“)

+4,5 mbar a +100 mbar (DN 100/4“ - DN 200/8“)

Ajustes de pressão mais altos sob solicitação.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® D/KSM é uma válvula de alívio de pressão em plástico altamente desenvolvida. Ela é principalmen-te usada para a expiração de tanques, vasos e aparelhos de pro-cessos para protegê-los de excessos de pressões inadmissíveis. Além disso, se evitam emissões quase até atingir a pressão de ajuste. A válvula é especialmente adequada para o uso com pro-dutos agressivos, pegajosos ou polimerizantes.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para descarregar o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do pa-

drão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desen-volvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em plástico de alta efi ciência e vedações PTFE de ótima qualidade. Depois de aliviar o excesso de pressão, a válvula fe-cha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• resistente à corrosão

• adequado para a utilização com produtos agressivos, pegajo-sos ou polimerizantes

• redução do peso em relação a aço / aço inoxidável

• alta qualidade de superfície

• autodrenagem de condensado

• diferentes plásticos de fácil combinação

• construção de fácil manutenção

Modelos e especifi caçõesO obturador da válvula é calibrado por peso, porém a faixa de pressão máximo é alcançado somente com obturadores de metal.

Válvula de alívio de pressão na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

D/KSM-

Page 21: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

269KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

D/KSM – 200 A 25 DINC– – – –

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Materia

l do obturador da vá

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 4

—D/KSM – – – – –

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8"a 376 521 563 (543)* 687 (681)* 952b 180 250 300 350 (405)* 560 (500)*

* Dimensões entre parênteses para aparelhos em PVDF

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B C

Materiais especiais sob solicitação

Corpo PE PP PVDFSedes de válvulas PE PP PVDFVedação FPM FPM FPMObturador da válvula de alívio de pressão A, C, D B, C, D C, D

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C DFaixa de pressão [mbar] +6,0 a +16 +5,5 a +16 +9,5 a +30 +30 a +100Obturador da válvula PE PP PVDF HastelloyVedação PTFE PTFE PTFE PTFEGuia do fuso PE PP PVDF HastelloyPeso PE PP PVDF Hastelloy

Materiais especiais e ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma A ou DIN 2501, forma B, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões

sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e meio ambiente

Page 22: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

270Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagrama de vazão

Válvula de alívio de pressão

PROTEGO® D/KSM

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2465-L

D/KSM

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1,

Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Page 23: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

271KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Notas:

para segurança e meio ambiente

Page 24: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø d

a

Ø e

DN

b

c

X

272Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de vácuo

PROTEGO® SV/E-1-0

Ajustes de pressão: Vácuo: -2,0 mbar a -60 mbarAjustes de vácuo mais altos sob solicitação.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® SV/E-1-0 é uma válvula de vácuo altamente desenvolvida. Ela é principalmente usada como dispo-sitivo de segurança para a aspiração de tanques, vasos e apa-relhos de processos. A válvula oferece proteção contra o vácuo inadmissível e impede a entrada de ar até próximo da pressão de ajuste.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para garantir o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conser-vação do vácuo do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvolvida. Esta característi-ca se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de col-chão de ar (2). Os obturadores de válvula também po-dem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utilização de determinados produtos ou possibilitar o uso com substâncias agressivas. Depois de compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação do vácuo no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

Modelos e especifi cações

O obturador da válvula é calibrado por peso. Para vácuos de ajuste mais altos está disponível, sob solicitação, uma versão es-pecial calibrada por mola.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de vácuo na versão básica

Válvula de vácuo com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

SV/E-1-0 - –

SV/E-1-0 - H

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"a 140 170 190 230 300 325 425b 75 85 95 120 140 165 205c 205 205 285 360 405 460 500d 170 235 280 335 445 505 505e 215 215 255 335 425 460 625

Dimensões para a válvula de vácuo com camisa de aquecimento sob solicitação

2

Detalhe X

1

Page 25: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

273KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u

pre

ssão

do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1947-L

SV/E-1-0

Diagrama de vazão

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B C D O corpo também pode ser

fornecido em revestimento ECTFE

Materiais especiais sob solicitação

Corpo camisa de aquecimento (SV/E-1-0-H-...)

ferro nodular –

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

alumínio –

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação WS 3822 WS 3822 PTFE WS 3822

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C D E FFaixa de pressão [mbar] -2,0 a -3,5 <-3,5 a -14 <-14 a -35 <-35 a -60 <-14 a -35 <-35 a -60Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável

Vedação FEP FEP metálica metálica PTFE PTFEMateriais especiais (alumínio revestido, titânio, Hastelloy) e ajustes de vácuo mais altos sob solicitação

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Vácuo de ajuste

— Materia

l obturador

da vá

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 4

—SV/E-1-0 – – – – –H –

— Camisa de aquecim

ento

Modelo Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

SV/E-1-0 – 200 B -5,0 DINB– – – –– H

para segurança e meio ambiente

Page 26: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

274Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

na versão especial aquecível

Válvula de vácuo

PROTEGO® SV/T-0-H

Ajustes de pressão: Vácuo: -7 mbar a -50 mbarAjustes de vácuo mais altos ou baixos sob solicitação

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® SV/T-0-H é uma válvula de vá-cuo altamente desenvolvida de corpo aquecível com camisa de aquecimento até a altura do fl ange. Ela é principalmente usa-da como dispositivo de segurança para a aspiração de tanques, vasos e aparelhos de processos sob condições difíceis de ope-ração. Fazem parte condições meteorológicas extremas ou pro-dutos com tendência de polimerizar, aderir em função da tempe-ratura ou que causem sedimentação (por ex. betume, alcatrão, poeiras …). A válvula oferece proteção contra a formação de vá-cuo inadmissível e impede a entrada de ar até atingir a pressão de ajuste.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 40%. Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação do vácuo do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação alta-mente desenvolvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade e ob-turadores de válvulas individualmente lapidados e corpo de cons-trução robusta. Depois de compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• alta capacidade de vazão

• colocação do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• camisa de aquecimento inteira até a altura do fl ange sem pontes térmicas

• temperatura máxima admissível para o meio de aquecimento de 320 °C (com 6 bar)

• possibilidade adicional de preaquecimento do ar aspirado em versão especial

• versão especial com tampa de válvula aquecível

• uma tampa no obturador da válvula impede a desregulagem da pressão de ajuste causada por acumulação de pó ou con-densado

• corpo de construção robusta

• versão especial com dispositivo de acionamento manual

Modelos e especifi caçõesO obturador da válvula é calibrado por peso.

Válvula de vácuo na versão básica com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

SV/T - 0 - H

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN1 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10"DN2 15 / ½" 15 / ½" 15 / ½" 15 / ½" 15 / ½"

a 570 570 720 920 1050b 275 275 355 405 508c 70 70 60 70 70d 440 440 590 790 920e 450 450 650 750 950f 225 225 260 300 350

* também pode ser fornecido com fl ange especial DN 50 / 2"

Ø b

a

d

DN1

DN

2

DN

2c

e

f

f

representação deslocada

representação deslocada

Page 27: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

275KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B

Materiais especiais sob solicitaçãoCorpoCamisa de aquecimento

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelVedação WS 3822 WS 3822

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C

Materiais especiais e ajustes de vácuo mais altos ou baixos sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] -7,0 a -25 -10 a -30 -30 a -50Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidávelTampa do obturador da válvula aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação metálica metálica metálica

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

SV/T-0-H – 200 B -20 DINB– – – –

— Tipo— Diâmetro

nominal DN1

— Materia

l do corpo

— Vácuo de ajuste

— Materia

l do obturador da

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 4

SV/T-0-H – – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 28: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

276Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagrama de vazão

Válvula de vácuo

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1,

Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

PROTEGO® SV/T-0-H

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u

pre

ssão

do

tanq

ue P

T [mba

r]

Vazão V. [m³/h] 1889-L

SV/T-0-H

Observação

Pressão de ajuste = a válvula inicia a abertura em condições de serviço

Pressão de abertura = pressão de ajuste + sobrepressão

Sobrepressão = aumento da pressão acima da pressão de ajuste até alcançar a vazão necessária

Pressão de ajuste da válvula =

Pressão de abertura ou pressão do tanque

1,4

Page 29: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

277KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Notas:

para segurança e meio ambiente

Page 30: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø d

c

b

DN

a

278Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

em plástico

Válvula de vácuo

PROTEGO® V/KSM

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® V/KSM é uma válvula de alívio de vácuo em plástico altamente desenvolvida. Ela é principalmen-te usada para a aspiração de tanques, vasos e aparelhos de processos para protegê-los do vácuo inadmissível. Além disso, impede a entrada de produtos inadmissíveis até quase atingir a pressão de ajuste. A válvula é especialmente adequada para o uso com produtos agressivos, pegajosos ou polimerizantes.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para garantir o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação do vácuo do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvol-vida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em plástico de alta efi ciência e vedações PTFE de ótima qualidade. Depois de compensar o vácuo, a válvula fecha e pro-porciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação do vácuo no sistema

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• resistente à corrosão

• adequado para a utilização com produtos agressivos, pegajo-sos ou polimerizantes

• redução do peso em relação a aço / aço inoxidável

• alta qualidade de superfície

• autodrenagem de condensado

• diferentes plásticos de fácil combinação

• construção de fácil manutenção

Modelos e especifi caçõesOs obturadores de válvula são calibrados por peso, porém o nível de pressão máximo é alcançado somente com obturadores de metal.

Válvula de vácuo na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

V/KSM-

Ajustes de pressão:Vácuo: -6,0 mbar a -100 mbar (DN 50/2“)

-4,0 mbar a -100 mbar (DN 80/3“)

-4,5 mbar a -100 mbar (DN 100/4“ - DN 200/8“)

Ajustes de vácuo mais altos sob solicitação.

Page 31: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

279KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

V/KSM – 200 A -8,0 DINA– – – –

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Vácuo de ajuste

— Materia

l obturador da vá

lvula

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 4

—V/KSM – – – – –

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8"a 57 77 87 (115)* 126 (146)* 180 (175)*b 259 376 373 (338)* 460 (427)* 469 (437)*c 150 200 225 280 350d 180 250 300 350 (405)* 560 (500)*

* Dimensões entre parênteses para aparelhos em PVDF

Tabela 2: Seleção do material do corpo Execução A B C

Materiais especiais sob solicitação Corpo PE PP PVDF Sedes de válvulas PE PP PVDF Vedação FPM FPM FPM Obturador da válvula A, C, D B, C, D C, D

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvula Execução A B C D Faixa de pressão [mbar] -6,0 a -16 -5,5 a -16 -9,5 a -30 -30 a -100 Obturador da válvula PE PP PVDF Hastelloy Vedação PTFE PTFE PTFE PTFE Guia do fuso PE PP PVDF Hastelloy Peso PE PP PVDF Hastelloy

Materiais especiais e ajustes de vácuo mais altos ou baixos sob solicitação

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma A ou DIN 2501, forma B, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões

sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e meio ambiente

Page 32: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

280Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagrama de vazão

Válvula de vácuo

PROTEGO® V/KSM

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1,

Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [mba

r]

Vazão V. [m³/h] 2461-L

V/KSM

Page 33: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

281KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Notas:

para segurança e meio ambiente

Page 34: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø d

b

X

a

c

DN

282Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PV/EL

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® PV/EL é uma válvula combinada de alívio de pressão e vácuo. Ela é principalmente usada como dispositivo de segurança para o respiro de tanques, vasos e apa-relhos de processos para protegê-los de pressão e vácuo inad-missíveis. Além disso, se evitam emissões quase até atingir a pressão de ajuste e a entrada de produtos inadmissíveis é im-pedida.Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para garantir o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente de-senvolvida. Esta característica se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de col-chão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturado-res de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utilização de determinados pro-dutos ou possibilitar o uso com substâncias agressivas. Depois de aliviar o excesso de pressão ou compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

• modelo compacto

• versão especial com dispositivo de acionamento manual

• construção de fácil manutenção

Modelos e especifi cações

Os obturadores de válvula são calibrados por peso. Com pres-sões de ajuste >60 mbar se utiliza um modelo extendido.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica

Válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

PV/EL - –

PV/EL - H

As faixas de pressão e vácuo podem ser combinadas qua-se livremente. Se a diferença entre pressão e vácuo excede 150 mbar, usa-se obturadores especiais.

Ajustes de pressão:Pressão: +2,0 mbar a +210 mbar Vácuo: –14 mbar a –35 mbarVácuo: –3,5 mbar a –14 mbarcom pressão máxima de +150 mbarAjustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação

Detalhe X

21

Page 35: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

283KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 50 / 2" 50 / 2" 80 / 3" 80 / 3"

Dimensões para a válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento sob solicitação

Pressão ≤ +60 mbar > +60 mbar ≤ +60 mbar > +60 mbara 308 443 308 443b 108 108 108 108c 165 165 167 167d 218 218 218 218

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução B C

Materiais especiais sob solicitação

CorpoCamisa de aquecimento (PV/EL-H-...)

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelTampa aço aço inoxidávelTela de proteção aço inoxidável aço inoxidável

Tabela 3: Seleção do material do obturador de pressãoExecução A B C D

Materiais especiais e pressões mais altas sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] +2,0 a +3,5 >+3,5 a +14 >+14 a +210 >+14 a +210Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica PTFE

Tabela 4: Seleção do material do obturador de vácuoModelo A B C D

Materiais especiais e vácuo mais alto sob solicitação

Nível de pressão [mbar] -3,5 a -5,0 <-5,0 a -14 <-14 a -35 <-14 a -35Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica PTFE

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e meio ambiente

Page 36: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

284Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PV/EL

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

PV/EL – H 50 B 50 -10 B DIND– – – – –– –

— C

amisa

de

aque

cimen

to

— T

ipo

— D

iâmet

ro n

omina

l—

Mat

erial

do

corp

o

— P

ress

ão d

e aju

ste—

Mat

erial

do

obtu

rado

r de

pres

são

— M

ater

ial d

o ob

tura

dor d

e vá

cuo

— C

onex

ão fl a

ngea

da

— V

ácuo

de

ajuste

Tab.

3 —

Valor

[mba

r] —

Tab.

4 —

Tab.

5 —

Tab.

1 —

Valor

[mba

r] —

Modelo

PV/EL – -– – – –– – –

Tab.

2 —

Page 37: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

285KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PV/EL

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

para segurança e meio ambiente

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2373-L

PV/ELDN 50 e 80Pressão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2374-L

PV/ELDN 50 e 80Vácuo

Page 38: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø d

b

X

a

c

DN

286Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PV/ELR

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® PV/ELR é uma válvula combinada de alívio de pressão e vácuo para vazões altas. Ela é principal-mente usada como dispositivo de segurança para o respiro de tanques, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de pressão e vácuo inadmissíveis. Além disso, evitam-se emissões quase até atingir a pressão de ajuste e a entrada de produtos inadmissíveis é impedida.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão admissível do tanque para garantir o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste garante-se a conservação da

pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente de-senvolvida. Esta característica se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de col-chão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturado-res de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utilização de determinados pro-dutos ou possibilitar o uso com substâncias agressivas. Depois de aliviar o excesso de pressão ou compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

• modelo compacto

• versão especial com dispositivo de acionamento manual

• construção de fácil manutenção

Modelos e especifi cações

Os obturadores de válvula são calibrados por peso. Com pres-sões de ajuste >35 mbar se utiliza um modelo extendido.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica

Válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

PV/ELR - –

PV/ELR - H

As faixas de pressão e vácuo podem ser combinadas quase livremente. Se a diferença entre pressão e vácuo excede 150 mbar, usa-se obturadores especiais.

Ajustes de pressão:Pressão: +2,0 mbar a +210 mbar Vácuo: – 14 mbar a –50 mbarVácuo: –3,5 mbar a –14 mbarcom pressão máxima de +150 mbarAjustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação

Detalhe X

21

Page 39: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

287KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 80 / 3" 80 / 3" 100 / 4" 100 / 4"

Dimensões para a válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento sob solicitação

Pressão ≤ +35 mbar > +35 mbar ≤ +35 mbar > +35 mbara 345 475 345 475b 141 141 141 141c 218 218 218 218d 353 353 353 353

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução B C

Materiais especiais sob solicitação

Corpo Camisa de aquecimento (PV/ELR-H-...)

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelTampa aço aço inoxidávelTela de proteção aço inoxidável aço inoxidável

Tabela 3: Seleção do material do obturador de pressãoExecução A B C D

Materiais especiais e pressões mais altas sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] +2,0 a +3,5 >+3,5 a +14 >+14 a +210 >+14 a +210Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica PTFE

Tabela 4: Seleção do material do obturador de vácuoExecução A B C D

Materiais especiais e vácuos mais alto sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] -3,5 a -5,0 <-5,0 a -14 <-14 a -50 <-14 a -50Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica PTFE

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e meio ambiente

Page 40: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

288Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PV/ELR

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

PV/ELR – H 80 B 50 -10 B DIND– – – – –– –

— C

amisa

de

aque

cimen

to

— T

ipo

— D

iâmet

ro n

omina

l—

Mat

erial

do

corp

o

— P

ress

ão d

e aju

ste—

Mat

erial

do

obtu

rado

r de

pres

são

— M

ater

ial d

o ob

tura

dor d

e vá

cuo

— C

onex

ão fl a

ngea

da

— V

ácuo

de

ajuste

Tab.

3 —

Valor

[mba

r] —

Tab.

4 —

Tab.

5 —

Tab.

1 —

Valor

[mba

r] —

Modelo

PV/ELR – -– – – –– – –

Tab.

2 —

Page 41: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

289KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PV/ELR

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

para segurança e meio ambiente

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2375-L

PV/ELRDN 80 e 100Pressão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2376-L

PV/ELRDN 80 e 100Vácuo

Page 42: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

290Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/SV

Ajustes de pressão:

Pressão: +2,0 mbar a +60 mbar Vácuo: –2,0 mbar a –60 mbar

Ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

• construção de fácil manutenção

• a melhor tecnologia para tanques API

Modelos e especifi cações

Os obturadores de válvula são calibrados por peso. Para pres-sões de ajuste mais altas está disponível, sob solicitação, uma versão especial calibrada por mola.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica

Válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

VD/SV- –

VD/SV- H

As faixas de pressão e vácuo podem ser combinadas quase livremente. Se a diferença entre pressão e vácuo excede 150 mbar, usa-se obturadores especiais.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® VD/SV é uma válvula combinada de alívio de pressão e para vazões altíssimas. Ela é principalmente usada como dispositivo de segurança para o respiro de tanques, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de pressão e vácuo inadmissíveis. Além disso, evitam-se emissões quase até atingir a pressão de ajuste e a entrada de produtos inadmissíveis é impedida.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão admis-sível do tanque para garantir o fl uxo necessário.Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente de-senvolvida. Esta característica se obtém com sedes de válvulas fabricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de col-chão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturado-res de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua adesão na utilização de determinados pro-dutos ou possibilitar o uso com substâncias corrosivas. Depois de aliviar o excesso de pressão ou compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a constru-ção do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, re-dundando em um funcionamento estável do obturador da válvula, ótima performance e redução da perda de produtos.

1

2

DN

Ø cb

a

X

Page 43: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

291KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mm Para escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"a 396 497 519 654 757 802 802b 355 448 548 788 900 1030 1030c 200 295 295 465 550 650 650

Dimensões para a válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento sob solicitação

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B C O corpo também pode ser for-

necido em revestimento ECTFE

Materiais especiais sob solicitação

CorpoCamisa de aquecimento (VD/SV-H-...)

alumínio –

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação WS 3822 WS 3822 PTFETampa aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável

Tabela 3: Seleção do material do obturador de pressãoExecução A B C D E FFaixa de pressão [mbar] +2,0 a +3,5 >+3,5 a +14 >+14 a +35 >+35 a +60 >+14 a +35 >+35 a +60Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica metálica PTFE PTFE

Materiais especiais e ajustes de pressão mais altos sob solicitação

Tabela 4: Seleção do material do obturador de vácuoExecução A B C D E FFaixa de pressão [mbar] -2,0 a -3,5 <-3,5 a -14 <-14 a -35 <-14 a -35 <-35 a -60 <-35 a -60Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica PTFE metálica PTFE

Materiais especiais e ajustes de vácuo mais altos sob solicitação

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

Exemplo de encomenda

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

VD/SV – H 200 B 30 -4,0 B DINC – – – – – ––

— Camisa de aquecimento

— Tipo— Diâmetro nominal

— Material do corpo

— Pressão de ajuste

— Material do obturador de pressão

— Material do obturador de vácuo

— Conexão fl angeada

— Vácuo de ajuste

VD/SV

Tab. 3 —

Valor [mbar] —

Tab. 4 —Tab. 5 —

Tab. 1 —Tab. 2 —

Valor [mbar] —

Modelo

– – – – – – – –

para segurança e meio ambiente

Page 44: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

292Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/SV

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2623-L

VD/SVPressão

Vazão V. [m³/h] 2624-L

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

VD/SVVácuo

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1,

Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Page 45: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

293KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Notas:

para segurança e meio ambiente

Page 46: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

DN 1

Ø e

a

b

d

DN

2

c

X

294Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

com bocal de conexão para o tubo coletor de escape

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/SV-PA(L)

Função e descriçãoA válvula do tipo PROTEGO® VD/SV-PA(L) é uma válvula com-binada de alívio de pressão e vácuo para vazões altíssimas. Ela é principalmente usada como dispositivo de segurança para o respiro de tanques, vasos e aparelhos de processos para prote-gê-los de pressão e vácuo inadmissíveis. Além disso, evitam-se emissões quase até atingir a pressão de ajuste e a entrada de produtos inadmissíveis é impedida. Os vapores de produtos são coletados por um sistema de tubulação conectado ao fl ange da tubulação no lado de pressão.

Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para garantir o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente de-senvolvida.

Ajustes de pressão:

Pressão: +2,0 mbar a +60 mbar Vácuo: –2,0 mbar a –60 mbar

Ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação.

Modelos e especifi caçõesOs obturadores de válvula são calibrados por peso. Para pressões de ajuste mais altas está disponível, sob soli-citação, uma versão especial calibrada por mola. A ver-são (L) deve ser escolhida quando o bocal de conexãopara o tubo coletor de escape é um diâmetro nominal maior que o diâmetro nominal do bocal do tanque.

Estão disponíveis quatro versões:

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica

Válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento

Válvula de alívio de pressão e vácuo com DN2 > DN1

Válvula de alívio de pressão e vácuo com DN2 > DN1 e camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

VD/SV-PA - -

VD/SV-PA - H

VD/SV-PAL - -

VD/SV-PAL - H

As faixas de pressão e vácuo podem ser combinadas quase livremente. Se a diferença entre pressão e vácuo excede 150 mbar, se usa obturadores especiais.

Esta característica se obtém com sedes de válvulas fa-bricadas em aço inoxidável de alta qualidade e obtura-dores de válvulas individualmente lapidados (1) ou com vedações de colchão de ar (2) com selo de FEP de alta qualidade. Os obturadores de válvula também podem ser fornecidos com uma vedação PTFE para evitar sua ade-são na utilização de determinados produtos ou possibili-tar o uso com substâncias corrosivas. Depois de aliviar o excesso de pressão ou compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a construção do obturador são resultado de anos de de-senvolvimento, redundando em um funcionamento está-vel do obturador da válvula, ótima performance e redu-ção da perda de produtos.

Características especiais e vantagens• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão

até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

• construção de fácil manutenção

• a melhor tecnologia para tanques API

2

Detalhe X

1

Page 47: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

295KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 1: Tabela das dimensões Dimensões em mm Para escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintesVD/SV-PA

DN 1 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"DN 2 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"

a 405 480 600 805 925 1010 1010b 390 485 550 660 780 875 875c 150 180 200 250 300 305 305d 240 300 330 390 480 555 582e 165 192 240 350 390 460 460

VD/SV-PALDN 1 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"DN 2 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 350 / 14"

a 395 445 565 770 895 1010 1010b 400 485 550 655 775 875 885c 140 143 165 216 267 305 305d 255 308 355 417 505 582 603e 165 192 240 350 390 460 460

Dimensões para a válvula de alívio de pressão e vácuo com camisa de aquecimento sob solicitação

Tabela 2: Seleção do material do corpo Execução A B C O corpo também pode ser

fornecido em revestimento ECTFE

Materiais especiais sob solicitação

Corpo Camisa de aquecimento (VD/SV-PA(L)-H-...)

alumínio –

açoaço

aço inoxidávelaço inoxidável

Sedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável Vedação WS 3822 WS 3822 PTFE

Tabela 3: Seleção do material do obturador de pressão Execução A B C D E F Faixa de pressão [mbar] +2,0 a +3,5 >+3,5 a +14 >+14 a +35 >+35 a +60 >+14 a +35 >+35 a +60

Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica metálica PTFE PTFE

Materiais especiais e ajustes de pressão mais altos sob solicitação

Tabela 4: Seleção do material do obturador de vácuo Execução A B C D E F Faixa de pressão [mbar] -2,0 a -3,5 <-3,5 a -14 <-14 a -35 <-35 a -60 <-14 a -35 <-35 a -60Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidável aço inoxidávelVedação FEP FEP metálica metálica PTFE PTFE

Materiais especiais e ajustes de vácuo mais altos sob solicitação

para segurança e meio ambiente

Page 48: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

296Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

com bocal de conexão para o tubo coletor de escape

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/SV-PA(L)

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões

sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

VD/SV-PA – 200 B 30 -4,0 B DINC – – – – – –

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

VD/SV-PA e VD/SV-PAL Vácuo

Vazão V. [m³/h] 2274-L

Diagrama de vazão

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

— Diâmetro nominal DN1

— Tipo

— Material do corpo

— Pressão de ajuste

— Material do obturador

d

e pressão

— Material do obturador de vácuo

— Conexão fl angeada

— Vácuo de ajuste

VD/SV-PA

Tab. 3 —

Valor [mbar] —

Tab. 4 —Tab. 5 —

Tab. 2 —

Valor [mbar] —

– ––––––

VD/SV-PAL

Tab. 1 —

Page 49: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

297KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1497-L

VD/SV-PAPressão

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2353-L

VD/SV-PALPressão

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/SV-PA(L)

para segurança e meio ambiente

Page 50: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø c

b

DN

a

298Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

em plástico

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/KSM

Ajustes de pressão: Pressão: +6,0 mbar a +100 mbar (DN 50/2“) +4,0 mbar a +100 mbar (DN 80/3“) +4,5 mbar a +100 mbar (DN 100/4“ - DN 200/8“) Vácuo: -6,0 mbar a -100 mbar (DN 50/2“) -4,0 mbar a -100 mbar (DN 80/3“) -4,5 mbar a -100 mbar (DN 100/4“ - DN 200/8“)Ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação.

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® VD/KSM é uma válvula de alívio de pressão e vácuo em plástico. Ela é principalmente usada para o respiro de tanques, vasos e aparelhos de processos para prote-gê-los de pressão e vácuo inadmissíveis. Além disso, evitam-se emissões quase até atingir a pressão de ajuste e a entrada de produtos inadmissíveis é impedida. A válvula é especialmente adequada para o uso com produtos agressivos, pegajosos ou polimerizantes.Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“ permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para garantir o fl uxo necessário.

Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do pa-drão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desen-volvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em plástico de alta efi ciência e vedações PTFE de ótima qualidade. Depois de aliviar o excesso de pressão e compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• resistente à corrosão

• adequado para a utilização com produtos agressivos, pegajo-sos ou polimerizantes

• redução do peso em relação a aço / aço inoxidável

• autodrenagem de condensado

• alta qualidade de superfície

• diferentes plásticos de fácil combinação

• construção de fácil manutenção

Modelos e especifi caçõesOs obturadores de válvula são calibrado por peso, porém o nível de pressão máximo é alcançado somente com obturadores de metal.

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

VD/KSM-

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8"a 376 521 563 (542)* 670 (681)* 917 (952)*b 430 575 700 (675)* 825 (880)* 1190 (1100)*c 180 250 300 350 (405)* 560 (500)*

* Dimensões entre parênteses para aparelhos em PVDF

Page 51: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

299KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B C

Materiais especiais sob solicitação

Corpo PE PP PVDFSedes de válvulas PE PP PVDFVedação FPM FPM FPMObturador da válvula de alívio de pressão A, C, D B, C, D C, DObturador da válvula de vácuo A, C, D B, C, D C, D

Tabela 3: Seleção do material do obturador de pressãoExecução A B C DFaixa de pressão [mbar] +6,0 a +16 +5,5 a +16 +9.5 a +30 +30 a +100Obturador da válvula PE PP PVDF Hastelloy Vedação PTFE PTFE PTFE PTFEGuia do fuso PE PP PVDF HastelloyPeso PE PP PVDF Hastelloy

Materiais especiais e ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação

Tabela 4: Seleção do material do obturador de vácuoExecução A B C DFaixa de pressão [mbar] -6,0 a -16 -5,5 a -16 -9.5 a -30 -30 a -100Obturador da válvula PE PP PVDF HastelloyVedação PTFE PTFE PTFE PTFEGuia do fuso PE PP PVDF HastelloyPeso PE PP PVDF Hastelloy

Materiais especiais e ajustes de vácuo mais altos ou baixos sob solicitação

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma A ou DIN 2501, forma B, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

VD/KSM – 200 A +15 DINA– – – –A -8,0– –

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Materia

l do obturador

d

e pressão

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 5

—VD/KSM – – – – –

— Vácuo de ajuste

Valor [mbar] —

— M

aterial do obturador d

e vácu

o

Tab. 4

—– –

para segurança e meio ambiente

Page 52: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

300Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/KSM

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2453-L

VD/KSMPressão

Vazão V. [m³/h] 2454-L

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1,

Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

VD/KSM Vácuo

Page 53: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

301KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Notas:

para segurança e meio ambiente

Page 54: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

Ø e

a

DN1

db

DN

2

c

302Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

em plástico

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/KSM-PA

Função e descrição

A válvula do tipo PROTEGO® VD/KSM-PA é uma válvula de alívio de pressão e vácuo em plástico. Ela é principalmente usada para o respiro de tanques, vasos e aparelhos de processos para prote-gê-los de pressão e vácuo inadmissíveis. Além disso, evitam-se emissões quase até atingir a pressão de ajuste e a entrada de produtos inadmissíveis é impedida. Os vapores de produtos são coletados por um sistema de tubulação conectado ao fl ange no lado de pressão. A válvula é especialmente adequada para o uso com produtos agressivos, pegajosos ou polimerizantes.Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura e atin-ge o curso pleno dentro de um aumento de pressão ou sobre-pressão de 10%. Com investimentos específi cos em pesquisa e desenvolvimento PROTEGO® pode adaptar o comportamen-to de abertura típico das válvulas de segurança convencionais à faixa de baixas pressões. Essa “Tecnologia de curso pleno“

permite defi nir a pressão de ajuste 10% abaixo da pressão ad-missível do tanque para garantir o fl uxo necessário.Até alcançar a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do pa-drão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desen-volvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em plástico de alta efi ciência e vedações PTFE de ótima qualidade. Depois de aliviar o excesso de pressão e compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

A otimização do corpo da válvula favoravel ao fl uxo e a cons-trução do obturador são resultado de anos de desenvolvimento, redundando em um funcionamento estável do obturador da vál-vula, ótima performance e redução da perda de produtos.

Características especiais e vantagens

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas

• resistente à corrosão

• redução do peso em relação a aço / aço inoxidável

• autodrenagem de condensado

• adequado para a utilização com produtos agressivos, pegajo-sos ou polimerizantes

• alta qualidade de superfície

• diferentes plásticos de fácil combinação

• construção de fácil manutenção

Modelos e especifi caçõesOs obturadores de válvula são calibrados por peso, porém o ní-vel de pressão máximo é alcançado somente com obturadores de metal.

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica

Outros dispositivos especiais sob solicitação

VD/KSM-PA

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mm Para escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN1 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8"DN2 50 / 2" 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8"

a 490 650 775 (750)* 930 (958)* 1260 (1200)*b 376 521 563 (523)* 670 (651)* 879 (912)*c 150 200 225 280 350d 200 245 300 370 590 (650)*e 180 250 300 350 (405)* 560 (500)*

* Dimensões entre parênteses para aparelhos em PVDF

Ajustes de pressão: Pressão: +6,0 mbar a +100 mbar (DN 50/2“) +4,0 mbar a +100 mbar (DN 80/3“) +4,5 mbar a +100 mbar (DN 100/4“ - DN 200/8“) Vácuo: -6,0 mbar a -100 mbar (DN 50/2“) -4,0 mbar a -100 mbar (DN 80/3“) -4,5 mbar a -100 mbar (DN 100/4“ - DN 200/8“)Ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação.

Page 55: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

303KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B C

Materiais especiais sob solicitação

Corpo PE PP PVDFSedes de válvulas PE PP PVDFVedação FPM FPM FPMObturador da válvula de alívio de pressão A, C, D B, C, D C, DObturador da válvula de vácuo A, C, D B, C, D C, D

Tabela 3: Seleção do material do obturador de pressãoExecução A B C DFaixa de pressão [mbar] +6,0 a +16 +5,5 a +16 +9,5 a +30 +30 a +100Obturador da válvula PE PP PVDF Hastelloy Vedação PTFE PTFE PTFE PTFEGuia da haste PE PP PVDF HastelloyPeso PE PP PVDF Hastelloy

Materiais especiais e ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação

Tabela 4: Seleção do material do obturador de vácuoExecução A B C DFaixa de pressão [mbar] -6,0 a -16 -5,5 a -16 -9,5 a -30 -30 a -100Obturador da válvula PE PP PVDF HastelloyVedação PTFE PTFE PTFE PTFEGuia da haste PE PP PVDF HastelloyPeso PE PP PVDF Hastelloy

Materiais especiais e ajustes de vácuo mais altos ou baixos sob solicitação

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma A ou DIN 2501, forma B, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

VD/KSM-PA – 200 A +15 DINA– – – –A -8,0– –

— Tipo— Diâmetro

nominal

— Materia

l do corpo

— Pressão de ajuste

— Materia

l do obturador

de pessã

o

— Conexão fl a

ngeada

Tab. 1

Tab. 2

Valor [mbar] —

Tab. 3

Tab. 5

—VD/KSM-PA – – – – –

— Vácuo de ajuste

Valor [mbar] —

— M

aterial do obturador d

e vácu

o

Tab. 4

—– –

para segurança e meio ambiente

Page 56: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

304Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® VD/KSM-PA

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2470-L

Vazão V. [m³/h] 2471-L

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1,

Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

VD/KSM-PA Pressão

VD/KSM-PA Vácuo

Page 57: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

305KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Notas:

para segurança e meio ambiente

Page 58: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

f

Ø c

DN1

b

d

DN

2

Ø 155Ø 155

g

e

a

306Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula piloto-operada com diafragma

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PM/(D)S

O aumento da pressão de trabalho intensifi ca a força de vedação da válvula principal, ou seja, a estanqueidade da válvula é aumen-tada até alcançar a pressão de ajuste determinada, impedindo per-das de pequena quantidade. Após alcançar a pressão de ajuste, a válvula abre a curso pleno sem um aumento signifi cativo da pres-são (característica de abertura brusca) e realiza a vazão necessá-ria com válvula totalmente aberta. Se essa for excedida, o aumento de pressão segue a curva de vazão (curva ∆p/V

. .). Até alcançar

a pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvolvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas individu-almente lapidados. Depois de aliviar o excesso de pressão ou com-pensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma vedação fi rme.

Características especiais e vantagens

• alta segurança através de duas válvulas piloto

• controle via ímãs permanentes e resistentes a corrosão e a baixas temperaturas

• sem fl uxo constante da substância do tanque na válvula piloto

• característica de abertura brusca para um aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste está bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• alta capacidade de vazão

• proteção do diafragma de controle da válvula principal contra baixas temperaturas - alta durabilidade

• utilizável em áreas com risco de explosões

• projetada para o uso em baixas temperaturas climáticas

• autodrenagem de condensado

Modelos e especifi cações

A válvula é equipada com uma ou duas válvulas piloto, sendo uma de emergência para garantir uma ótima segurança opera-cional no caso de falhas ou danos.

Estão disponíveis duas versões:

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão bási-ca com válvula piloto

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão básica com válvula piloto e uma válvula piloto de emergência adicional

Outros dispositivos especiais sob solicitação

PM/S-

PM/DS-

Função e descrição

A válvula piloto-operada com diafragma do tipo PROTEGO® PM/(D)S é uma válvula combinada de alívio de pressão e vá-cuo altamente desenvolvida. Ela é principalmente usada como dispositivo de segurança para a expiração de tanques, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de excessos de pres-são inadmissíveis. Evitam-se emissões até alcançar a pressão de ajuste. A válvula também pode ser utilizada para a aspiração. Nisso, a válvula principal atua diretamente no caso de vácuo, ou seja, funciona como uma válvula de diafragma calibrada por peso. Esta válvula é perfeitamente adequada para o uso em condições atmosféricas, como também em baixas temperaturas climáticas.

O controle da válvula principal é realizado com uma válvula pilo-to. A válvula piloto é controlada pela pressão no tanque sem fl uxo constante da substância do tanque no piloto. A pressão de ajuste é regulada na válvula piloto através de um ímã permanente resis-tente a corrosão e a baixas temperaturas.

Ajustes de pressão:

Pressão: +10 mbar a +300 mbar Vácuo: –3,0 mbar a – 7 mbarAjustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação.

tubo de comando externo

representação deslocada

tubo de enchimento

Page 59: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

307KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mm Para escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN1 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 300 / 12"DN2 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 350 / 14" 400 / 16"

a 225 250 325 375 450 500 500b 150 175 225 250 270 300 325c 275 330 445 550 665 785 785d 370 425 530 605 675 785 835e 615 685 770 825 935 1005 1055f 35 40 40 50 50 50 50g 160 195 250 315 370 425 425

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B

Materiais especiais sob solicitação

Corpo alumínio aço inoxidávelSedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelVedação KL-C-4106 KL-C-4106Proteção do diafragma principal aço inoxidável aço inoxidávelTubos de comando aço inoxidável aço inoxidávelCorpo da unidade piloto aço inoxidável aço inoxidávelDiafragma piloto FEP FEP

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C

Materiais especiais sob solicitação

Faixa de pressão para vácuo [mbar] -3,0 a -4,0* -4,0 a -5,0* -5,0 a -7,0*Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidávelDiafragma FEP FEP FEPDisco de diafragma alumínio alumínio aço inoxidável

* As faixas de pressão de vácuo especifi cadas dependem do diâmetro nominal e podem variar.

O ajuste de pressão pode ser combinado numa ampla faixa com o ajuste de vácuo.

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões sob

solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e meio ambiente

Page 60: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

308Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula piloto-operada com diafragma

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PM/(D)S

— T

ipo

— D

iâmet

ro n

omina

l DN1

/ DN

2—

Mat

erial

do

corp

o—

Pre

ssão

de

ajuste

— M

ater

ial d

o ob

tura

dor d

a vá

lvula

— C

onex

ão fl a

ngea

da

Tab.

3 —

Tab.

4 —

Tab.

1 —

Valor

[mba

r] —

PM/DS – – – ––

Tab.

2 —

PM/S

— V

ácuo

de

ajuste

Valor

[mba

r] —

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

PM/DS – 200 / 250 B 100 DINC– – –– -7,0–

Page 61: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

309KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme ISO

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 1457-L

PM/(D)S Pressão

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PM/(D)S

Vazão V. [m³/h] 1459-L P

ress

ão d

e ab

ertu

ra P

A ou

pres

são

do ta

nque

PT [

mba

r]

PM/(D)S Vácuo

para segurança e meio ambiente

* = DN1 300/12" / DN2 350/14"** = DN1 300/12" / DN2 400/16"

DN1 = DN

* = DN1 300/12" / DN2 350/14"** = DN1 300/12" / DN2 400/16"

DN1 = DN

Page 62: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

f

Ø c

DN1

b

d

DN

2

Ø 280

e

a

310Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula piloto-operada com diafragma

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PM/F

Ajustes de pressão:

Pressão: +10 mbar a +350 mbar Vácuo: –3,0 mbar a – 10 mbarAjustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação.

O aumento da pressão de trabalho intensifi ca a força de veda-ção da válvula principal, ou seja, a estanqueidade da válvula é aumentada até alcançar a pressão de ajuste determinada, impe-dindo perdas de pequena quantidade. Após alcançar a pressão de ajuste, a válvula abre com 10% de aumento de pressão ou sobrepressão a curso pleno e realiza a vazão necessária com válvula totalmente aberta. Se essa for excedida, o aumento de pressão segue a curva de vazão (curva ∆p/V

. ). Até alcançar a

pressão de ajuste, garante-se a conservação da pressão do tanque com uma estanqueidade muito acima do padrão normal graças a tecnologia de fabricação altamente desenvolvida. Esta característica se obtém por exemplo, com sedes de válvulas em aço inoxidável de alta qualidade e obturadores de válvulas indi-vidualmente lapidados. Depois de aliviar o excesso de pressão ou compensar o vácuo, a válvula fecha e proporciona uma ve-dação fi rme.

Características especiais e vantagens

• dispositivo de controle com válvula piloto resistente a corrosão

• sem fl uxo constante da substância do tanque na válvula piloto

• tecnologia de 10% para o aumento mínimo de pressão até o curso pleno

• estanqueidade extrema que garante uma perda de produtos mínima e um impacto ambiental reduzido

• pressão de ajuste bem próxima a pressão de abertura o que permite uma ótima conservação da pressão no sistema

• proteção do diafragma de controle da válvula principal contra temperaturas baixas - alta durabilidade

• alta capacidade de vazão

• utilizável em áreas com risco de explosões

• autodrenagem de condensado

Modelos e especifi cações

A válvula é equipada com uma válvula piloto. Com a utilização de uma válvula de alívio de pressão de emergência adicional se alcança uma ótima segurança operacional no caso de falhas ou danos.

Válvula de alívio de pressão e vácuo na versão bási-ca com válvula piloto

Outros dispositivos especiais sob solicitação

PM/F-

Função e descrição

A válvula piloto-operada com diafragma do tipo PROTEGO®

PM/F é uma válvula combinada de alívio de pressão e vácuo alta-mente desenvolvida. Ela é principalmente usada como dispositi-vo de segurança para a expiração de tanques, vasos e aparelhos de processos para protegê-los de excessos de pressão inadmis-síveis. Evitam-se emissões até alcançar a pressão de ajuste. A válvula também pode ser utilizada para a aspiração. Nisso, a vál-vula principal atua diretamente no caso de vácuo, ou seja, funcio-na como uma válvula de diafragma calibrada por peso.

O controle da válvula principal é realizado com uma válvula pilo-to. A válvula piloto é controlada pela pressão no tanque sem fl uxo constante da substância do tanque no piloto. A pressão de ajuste é regulada na válvula piloto, afrouxando ou apertando uma mola.

tubo de enchimento

tubo de comando interno

Page 63: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

311KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Tabela 1: Tabela das dimensões Dimensões em mm Para escolher o diâmetro nominal (DN), veja os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN1 80 / 3" 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12"DN2 100 / 4" 150 / 6" 200 / 8" 250 / 10" 300 / 12" 350 / 14"

a 225 250 325 375 450 500b 150 175 225 250 270 300c 275 330 445 550 665 785d 370 425 515 590 675 765e 700 770 860 915 970 1060f 35 40 40 50 50 50

Tabela 2: Seleção do material do corpoExecução A B

Materiais especiais sob solicitação

Corpo alumínio aço inoxidávelSedes de válvulas aço inoxidável aço inoxidávelVedação KL-C-4106 KL-C-4106Proteção do diafragma principal aço inoxidável aço inoxidávelTubos de comando aço inoxidável aço inoxidávelCorpo da unidade piloto alumínio aço inoxidávelDiafragma piloto FEP FEP

Tabela 3: Seleção do material do obturador da válvulaExecução A B C

Materiais especiais sob solicitação

Faixa de pressão [mbar] -3,0 a -4* -4 a -5* -5 a -10*Obturador da válvula alumínio aço inoxidável aço inoxidávelDiafragma FEP FEP FEPDisco de diafragma alumínio alumínio aço inoxidável

* As faixas de pressão de vácuo especifi cadas dependem do diâmetro nominal e podem variar.

O ajuste de pressão pode ser combinado numa ampla faixa com o ajuste de vácuo.

Tabela 4: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16; a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN outros tipos de conexões

sob solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e meio ambiente

Page 64: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

312Reservado o direito a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016 - Veja a versão atual no site www.protego.de

KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Válvula piloto-operada com diafragma

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PM/F

— T

ipo

— D

iâmet

ro n

omina

l DN1

— M

ater

ial d

o co

rpo

— P

ress

ão d

e aju

ste

— M

ater

ial d

o ob

tura

dor d

a vá

lvula

— C

onex

ão fl a

ngea

da

Tab.

3 —

Tab.

4 —

Tab.

1 —

Valor

[mba

r] —

PM/F – – – ––

Tab.

2 —

— V

ácuo

de

ajuste

Valor

[mba

r] —

Materiais e resistências: veja capítulo 1: Bases técnicas

Exemplo de encomenda

PM/F – 200 B 100 DINC– – –– -10,0–

Page 65: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

313KA / 5 / 0511D 0812 / P-BR

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

Vazão V. [m³/h] 2425-L

PM/F Pressão

Diagramas de vazão

Válvula de alívio de pressão e vácuo

PROTEGO® PM/F

Vazão V. [m³/h] 2426-L

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T [m

bar]

PM/F Vácuo

para segurança e meio ambiente

Este diagrama de vazão foi determinado em uma bancada de vazão calibrado e certifi cado pela TÜV.A vazão V

. em m³/h se refere às condições de referência padrão de ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). O capítulo 1, Bases técnicas, contém a conversão para outras densidades e temperaturas.

Page 66: Válvulas de alívio de pressão e vácuo PROTEGO...guia do obturador da válvula dentro do corpo, fi cando assim protegido contra infl uências climáticas Aplicação preferencial

www.protego.depara segurança e meio ambiente