viver na madeira - newco · a fascinante diversidade de paisagens e ambientes a curtas distâncias,...

16
viver na Madeira

Upload: leliem

Post on 15-Sep-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

viver na Madeira

Localização geográfica privilegiada, na convergência de três continentes – Europa, África e América – com ligações regulares para as principais cidades do mundo

Clima ameno durante a maior parte do ano: o número de horas de sol chega a atingir as 3300 no sul do país e 1600 no norte, um dos valores mais altos da Europa

A fascinante diversidade de paisagens e ambientes a curtas distâncias, que permite mudar do mar para a montanha ou do rebuliço das cidades cosmopolitas para a pacatez da aldeia em muito pouco tempo

Uma história secular e um património arquitetónico rico, para além devinhos e uma gastronomia inigualável, a preços muito competitivos

Segurança e qualidade de vida imbatível: Portugal é o 17º país mais pacífico do mundo numa amostra de 153 países (Global Peace Index 2011)

Um povo acolhedor, afável e conhecedor de várias línguas estrangeiras

Considerado pela revista Condé Nast Traveller como um dos melhores destinosdo Mundo para viajar, Portu!al continua a apaixonar muitos estran!eiros queo escolhem para sua residência.

Valor médio dos imóveis em Portugal é muito competitivo face ao praticado

nas principais cidades europeias

Mais de 80% dos turistas que visitam Portugal ficam muito satisfeitos e querem regressar

O The Telegraph enalteceu o Alentejo como o “paraíso para amantes de gastronomia”

A Madeira foi eleita o melhor destino insular da Europa em 2013 pelos “World Travel Awards”, considerados os Óscares

do Turismo

Porto e Vale do Douro foram classificados no topo dos melhores

destinos a viajar na Europa pelo The New York Times

O Algarve foi distinguido pelo portal britânico TravelSupermarket entre os melhores

destinos para férias de família em 2013

PortugalPORTUGAL

1h20

3h304h30

LondresBerlim

Lisboa741 km2

GMT

MADEIRA

A Madeira é um arquipélago português com uma área de 741 km2, estando situada no oceano Atlântico a cerca de 500 km da costa Africana e a 1.000 km do continente Europeu (1" horas de voo de Lisboa, 3 " de Londres).

Descoberta em 1418/19 e colonizada a partir de 1425, a Madeira conta com uma vasta herança cultural que remonta à época dos Descobrimentos e que está patente em museus, igrejas, palácios, solares, nos hábitos e nos costumes, no folclore e nas diversas manifestações artísticas dos madeirenses.

Com o mesmo fuso horário de Londres, uma localização geográfica privilegiada com bons acessos aos continentes europeu, americano e africano, um clima ameno ao longo de todo o ano, estabilidade política e social inabalável e um ambiente muito seguro, a Madeira tem sido o destino de eleição para muitas famílias de diferentes nacionalidades que escolhem a região para trabalhar e viver. MADEIRA

FUNCHAL

1.Porquê a Madeira

www.newco.pro We Know How 3

1. Porquê a Madeira

www.newco.pro We Know How 5

O clima excecional que aqui se faz sentir permite aos visitantes tirar partido, ao lon!o de todo o ano, tanto das atividades marítimas como dos fascinantes percursos em plena floresta Laurissilva, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Com um clima primaveril permanente e oferta de 3 campos de !olfe, a Madeira é também o destino perfeito para os amantes do !olfe.

Para os apreciadores de boa culinária, existe na Madeira uma vasta escolha de produtos re!ionais, de !rande qualidade, que compõem especialidades !astronómicas presentes desde a cozinha re!ional até à cozinha internacional, passando ainda pelo !ourmet. O famoso vinho Madeira, que levou o nome da Re!ião aos quatro cantos do mundo, é um dos muitos produtos que tornam a Ilha um destino inesquecível em termos !astronómicos.

www.newco.pro We Know How 6

Turismo da MadeiraTurismo da Madeira

Turismo da Madeira

Turismo da Madeira

1. Porquê a Madeira

Em resultado dos avultados investimentos feitos pelo !overno re!ional ao lon!o das últimas décadas, a Madeira conta com infraestruturas modernas e sofisticadas, para além de uma formidável rede viária e um aeroporto internacional com li!ações re!ulares para as principais capitais europeias. Graças ao desenvolvimento do sector turístico, a Madeira oferece uma vasta !ama de alojamento de qualidade onde a hospitalidade, o atendimento personalizado e o bom !osto são as caraterísticas dominantes. O requinte dos hotéis de 5 estrelas madeirenses, al!uns deles centenários, é bem conhecido entre os viajantes mais exi!entes e muito contribuiu para fazer da Madeira um destino de eleição a nível mundial.

www.newco.pro We Know How 7

1. Porquê a Madeira

A habitação e alojamento são de excelente qualidade, ao nível dos melhores padrões Europeus, sendo que, atualmente, estão disponíveis muito boas oportunidades no sector imobiliário. Devido à morfolo!ia da ilha, a maioria das habitações fica localizada à beira mar ou desfruta de extraordinárias vistas sobre a baía e o oceano atlântico. É possível adquirir ou alu!ar propriedades de !rande qualidade e de variados estilos, desde apartamentos e vilas luxuosas a quintas tradicionais madeirenses, que conju!am espaço e conforto ao prazer de fazer parte da história da re!ião.

www.newco.pro We Know How 8

A re!ião tem uma reputada rede de ensino, incluindo uma universidade local que oferece Mestrados em parceria com a Universidade Carne!ie Mellon nos EUA, escolas internacionais, colé!ios privados e um dos melhores institutos da UE nas áreas de Interação Homem-Máquina, Informática e Tecnolo!ia de Entretenimento.

Junte-se a todas estas caraterísticas um ambiente se!uro com um baixo índice de criminalidade, para além de !rande estabilidade social e política, e o resultado é uma qualidade de vida excecional, que tem vindo a atrair expatriados de todas as partes do mundo.

9

1. Porquê a Madeira

www.newco.pro We Know How

Os nacionais de Estados Membros da União Europeia, de Estados parte no Espaço Económico Europeu (EEE), de um Estado com quem a Comunidade Europeia tenha um acordo de livre circulação ou nacionais de Estados terceiros familiares de cidadão portu!uês ou familiares de cidadãos UE e EEE podem entrar livremente em Portu!al sem precisar de um visto específico para o efeito. Todos este requerentes apenas têm que ser portadores, no momento da entrada em Portu!al, de visto Schen!en, se aplicável, e de efetuar o seu re!isto junto do Serviço de Estran!eiros e Fronteiras da área de residência.No caso de permanecerem em Portu!al por um período superior a 3 meses, os cidadãos nacionais de um país da União Europeia, da Islândia, Liechtenstein, Norue!a ou Suíça deverão solicitar, junto da Câmara Municipal da área de residência, um Certificado de Re!isto, documento que formaliza o direito de residência em Portu!al.

Após cinco anos se!uidos enquanto titular de Certificado de Re!isto, poderão solicitar junto do Serviço de Estran!eiros e Fronteiras o Certificado de Residência Permanente.Os cidadãos estran!eiros de países terceiros, ou em circunstâncias não referidas acima, que pretendam permanecer em Portu!al por um período até um ano ou

estabelecer a sua residência por mais de um ano, necessitam de obter um visto de lon!a duração – Estada Temporária ou Residência - junto da Embaixada de Portu!al no seu país de residência ou na Embaixada de Portu!al da área de jurisdição no referido país. Podem ser solicitados vistos para os se!uintes efeitos: investimento, trabalho (subordinado ou independente), estudo, formação profissional, investi!ação, trabalho ou docência altamente qualificada, formação reli!iosa, reforma e tratamento médico.

Estes vistos permitem a entrada em território portu!uês a fim de solicitar a autorização de residência junto do Serviço de Estran!eiros e Fronteiras.

Sem prejuízo das disposições le!ais especiais aplicáveis, a autorização de residência temporária é válida pelo período de um ano contado a partir da data da emissão do respetivo título e é renovável por períodos sucessivos de dois anos. Ao fim de cinco anos de residência temporária, os titulares poderão requerer autorização de residência permanente.

2.Mudar-se para Portugal

www.newco.pro We Know How 10

2. Mudar-se para Portugal

www.newco.pro We Know How 11

ou

ou

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO

Desde finais de 2012, está disponível um novo re!ime que permite aos cidadãos de fora da UE obterem uma autorização de residência temporária, através de um processo simplificado, se o cidadão estran!eiro empreender atividades de investimento em Portu!al. Qualquer atividade exercida quer por um indivíduo quer por uma empresa, é considerada como uma atividade de investimento se conduzir à criação de pelo menos umas das situações se!uintes em território portu!uês:

A Transferência de capital i!ual ou superior a 1 milhão de eurosO candidato tem de provar que o mínimo de investimento requerido foi cumprido, sendo aceite o investimento e em ações ou quotas de empresas com sede em Portu!al ou num outro Estado membro da UE. Tal prova deverá ser feita através de declaração de uma instituição financeira atestando a transferência efetiva de capitais para conta de que o candidato seja o único ou o primeiro titular ou para a aquisição de ações ou quotas de empresas, e certidão atualizada do re!isto comercial que ateste a detenção de participação social em empresa.

B Criação de um mínimo de 10 empre!os

O candidato tem de comprovar a criação de 10 postos de trabalho e ter os trabalhadores inscritos na Se!urança Social. Para tanto deverá apresentar uma certidão atualizada da Se!urança Social

C Aquisição de bens imóveis de valor i!ual ou superior a 500.000 Euros O candidato tem de provar a plena propriedade dos imóveis, devendo para tanto apresentar certidão atualizada da conservatória do re!isto predial. O candidato poderá adquirir o bem imóvel em re!ime de compropriedade desde que cada comproprietário invista valor i!ual ou superior a 500.000 Euros, assim como poderá onerá-lo a partir de um valor superior a 500.000 Euros. Um contrato-promessa de compra e venda, devidamente re!istado e com sinal i!ual ou superior a 500.000 euros, será suficiente. Após a aquisição, poderá arrendá-lo ou explorá-lo para fins comerciais, a!rícolas ou turísticos. Outras condições ou requisitos:

menos, durante 5 anos, a partir do momento em que o visto de residência foi concedido

períodos de dois anos, devendo o candidato permanecer em território Portu!uês 7 dias, se!uidos ou interpolados, no primeiro ano e 14 dias, se!uidos ou interpolados, nos subsequentes períodos de 2 anos

As caraterísticas de Portu!al e das suas diferentes re!iões seriam suficientes para justificar uma nova vida neste país, mas as vanta!ens fiscais disponíveis constituem a cereja no topo do bolo para quem pretende investir e viver na Madeira.

REGIME FISCAL APLICÁVEL AOS RESIDENTES NÃO HABITUAIS

Em finais do ano de 2009, foi instituído um novo re!ime fiscal aplicável aos residentes não habituais. Considera-se que não têm residência habitual em território portu!uês os sujeitos passivos que, tornando-se fiscalmente residentes, não tenham em qualquer dos cinco anos anteriores sido tributados como tal em sede de IRS.

De acordo com a le!islação Portu!uesa, a re!ra !eral é que são considerados residentes em território portu!uês as pessoas que, no ano a que respeitam os rendimentos, hajam nele permanecido mais de 183 dias, se!uidos ou interpolados, ou que, tendo permanecido por menos tempo, aí disponham, em 31 de Dezembro desse ano, de habitação em condições que façam supor a intenção de a manter e ocupar como residência habitual. São também havidas como residentes em território portu!uês as pessoas que constituem o a!re!ado

familiar, desde que resida em Portu!al qualquer das pessoas a quem incumbe a direção do mesmo.O sujeito passivo deverá inscrever-se nessa qualidade no re!isto de contribuintes da Autoridade Tributária e Aduaneira no ato de inscrição como residentes em território Portu!uês ou, posteriormente, até 31 de Março, inclusive, do ano se!uinte àquele em que se tornem residentes em Portu!al.

Nestes termos, o residente não habitual adquire o direito a ser tributado como tal pelo período de 10 anos consecutivos. Em cada ano, o sujeito deverá ser considerado como fiscalmente residente, para efeitos de IRS.

Os rendimentos líquidos das cate!orias A (trabalho dependente) e B (trabalho independente), que respeitem ao exercício de atividades de elevado valor acrescentado, com carácter científico, artístico ou técnico, por residentes não habituais, são tributados à taxa de 20%.

Os rendimentos da cate!oria A (trabalho dependente) que os residentes não habituais obtenham no estran!eiro estarão isentos, desde que, alternativamente:

Sejam tributados no outro Estado contratante, em conformidade com convenção para eliminar a dupla tributação celebrada por Portu!al com esse Estado

3.Fiscalidade

www.newco.pro We Know How 12

A

3. Fiscalidade

Sejam tributados no outro país, nos casos em que não exista convenção para eliminar a dupla tributação celebrada por Portu!al, desde que os respetivos rendimentos, não sejam de considerar obtidos em território portu!uês, de acordo com o Códi!o de IRS

Os rendimentos da cate!oria B (trabalho independente), bem como das cate!orias E (rendimentos de capitais), F (rendimentos prediais) e G (incrementos patrimoniais), que os residentes não habituais obtenham no estran!eiro, estarão isentos, desde que, alternativamente:

Possam ser tributados no outro Estado contratante, em conformidade com convenção para eliminar a dupla tributação celebrada por Portu!al com esse Estado

Possam ser tributados no outro país, nos casos em que não exista convenção para eliminar a dupla tributação celebrada por Portu!al, em conformidade com as re!ras definidas no modelo de convenção fiscal sobre o rendimento e o património da OCDE, desde que (i) não seja um território sujeito a um re!ime de tributação privile!iado – paraíso fiscal- (definido em Portaria) e (ii), desde que os respetivos rendimentos, não sejam de considerar obtidos em território portu!uês, de acordo com o Códi!o de IRS

Aos rendimentos da cate!oria H (Pensões) que os residentes não habituais obtenham no estran!eiro, na parte em que os mesmos, quando tenham ori!em em contribuições, não tenham sido consideradas como dedução fiscal em Portu!al, estarão isentos, desde que, alternativamente:

Sejam tributados no outro Estado contratante, em conformidade com convenção para eliminar a dupla tributação celebrada por Portu!al com esse Estado

Não sejam de considerar obtidos em território portu!uês, de acordo com o Códi!o de IRS

Os rendimentos isentos de IRS, nos termos acima descritos, são obri!atoriamente en!lobados para efeitos de determinação da taxa de imposto a aplicar aos restantes rendimentos, com exceção tratando-se de:

residentes, quando não sujeitos a retenção

independente, sujeitos à taxa especial de 20%, referida em cima

www.newco.pro We Know How 13

O clima excecional que aqui se faz sentir permite aos visitantes tirar partido, ao lon!o de todo o ano, tanto das atividades marítimas como dos fascinantes percursos em plena floresta Laurissilva, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Com um clima primaveril permanente e oferta de 3 campos de !olfe, a Madeira é também o destino perfeito para os amantes do !olfe.

B

B

B

A

A

3. Fiscalidade

Aos rendimentos da cate!oria H (Pensões) que os residentes não habituais obtenham no estran!eiro, na parte em que os mesmos, quando tenham ori!em em contribuições, não tenham sido consideradas como dedução fiscal em Portu!al, estarão isentos, desde que, alternativamente:

Sejam tributados no outro Estado contratante, em conformidade com convenção para eliminar a dupla tributação celebrada por Portu!al com esse Estado

Não sejam de considerar obtidos em território portu!uês, de acordo com o Códi!o de IRS

Os rendimentos isentos de IRS, nos termos acima descritos, são obri!atoriamente en!lobados para efeitos de determinação da taxa de imposto a aplicar aos restantes rendimentos, com exceção tratando-se de:

residentes, quando não sujeitos a retenção

independente, sujeitos à taxa especial de 20%, referida em cima

Os residentes não habituais, titulares dos rendimentos isentos de IRS, nos termos acima descritos, podem optar pela aplicação do método do crédito de imposto por dupla tributação internacional (em substituição das isenções), sendo neste caso os rendimentos obri!atoriamente en!lobados para efeitos da sua tributação nos termos !erais de IRS, com exceção de:

prestação de trabalho, quando não atribuídas pela entidade patronal

residentes, quando não sujeitos a retenção

sujeitos à taxa especial de 20%, referida em cima

Exemplos de atividades de elevado valor acrescentado:Arquitetos, engenheiros e técnicos similares | Artistas plásticos, atores e músicos | Auditores e Consultores fiscais | Médicos e professores | Biólogos, arqueólogos e atividades de investigação científica e desenvolvimento | Agências noticiosas e outras atividades dos serviços de informação | Designers | Atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas | portais Web | Consultoria e programação informática e atividades relacionadas com as tecnologias da informação e informática

OUTRAS VANTAGENS

Em Portu!al, não existe tributação sobre heranças desde que para os familiares diretos (ascendentes e descendentes).

O CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DA MADEIRA

Para além do acima exposto, a Madeira oferece-lhe a possibilidade de tirar partido de um dos re!imes fiscais mais favoráveis da Europa, no âmbito do Centro Internacional de Ne!ócios da Madeira (CINM).

Trata-se de um re!ime fiscal preferencial (ajuda de Estado) aprovado pela UE no total cumprimento de todos os tratados e leis da UE. De entre as suas caraterísticas, enfatizamos os 5% de IRC aplicável a todo o rendimento !erado fora de Portu!al. As empresas da Madeira podem ser usadas numa !rande variedade de atividades: tradin!, consultoria, atividades de shippin!, serviços técnicos e profissionais, holdin!, telecomunicações, comércio eletrónico e quaisquer outros serviços de natureza internacional.

www.newco.pro We Know How 14

O clima excecional que aqui se faz sentir permite aos visitantes tirar partido, ao lon!o de todo o ano, tanto das atividades marítimas como dos fascinantes percursos em plena floresta Laurissilva, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Com um clima primaveril permanente e oferta de 3 campos de !olfe, a Madeira é também o destino perfeito para os amantes do !olfe.

Em resultado dos avultados investimentos feitos pelo !overno re!ional ao lon!o das últimas décadas, a Madeira conta com infraestruturas modernas e sofisticadas, para além de uma formidável rede viária e um aeroporto internacional com li!ações re!ulares para as principais capitais europeias. Graças ao desenvolvimento do sector turístico, a Madeira oferece uma vasta !ama de alojamento de qualidade onde a hospitalidade, o atendimento personalizado e o bom !osto são as caraterísticas dominantes. O requinte dos hotéis de 5 estrelas madeirenses, al!uns deles centenários, é bem conhecido entre os viajantes mais exi!entes e muito contribuiu para fazer da Madeira um destino de eleição a nível mundial.

4.

www.newco.pro We Know How. 15

A NEWCO é um corporate services provider que, sob a sua anterior marca "New Madeira" apoia, há mais de duas décadas, a instalação de empresas e de pessoas singulares em jurisdições competitivas. Dotada de grande experiência e know how, a NEWCO está presente na Madeira e em Malta, onde ajuda os seus clientes a beneficiarem de um conjunto mais alargado de oportunidades fiscais nestas jurisdições extremamente atrativas.

Enquanto os clientes se concentram no seu negócio, a NEWCO, em conjunto com os especialistas fiscais dos seus clientes, oferece soluções efetivas que podem levar a um aumento de lucros líquidos até 35%.

Como prestadora de serviços, a NEWCO assegura que os seus clientes recebem todo o apoio necessário para a sua eficaz implementação na Madeira e em Malta, nomeadamente a nível de:

Tax compliance, assessoria jurídica, financeira, fiscal e contabilística tanto para empresas como para indivíduos com alto património líquido ou profissionais altamente qualificados

Constituição e gestão de empresas

Formalidades e serviços inerentes à instalação de

uma empresa ou de uma pessoa singular e respetivas famílias noutra jurisdição

Os valores estratégicos que norteiam as atividades de negócios da NEWCO são o know how, satisfação do cliente, integridade, serviço de excelência e inovação; e os nossos clientes reconhecem-nos nos serviços que prestamos.

Para compreender melhor como podemos ajudá-lo a aproveitar as oportunidades que Malta e a Madeira lhe oferecem, visite-nos em www.newco.pro. ou simplesmente siga-nos online através do nosso blogue, linkedIn, twitter ou facebook.

1.

2.

3.

No inquérito realizado sobre o grau de satisfação dos nossos clientes, os números falam por si:

93% 87%recomendariam

os serviços NEWCOaos seus pares

e homólogos

reconhecem que a NEWCOoferece serviços líderesno seu setor