visitas técnicas como extensão da sala de aula · da silva, cleidilaine aparecida da silva,...

4
A seriedade na condução das orienta- ções/realizações dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) na FDV tem desperta- do em vários egressos o desejo de continuar o caminho da pesquisa e da qualificação. Já são inúmeros os casos de ex-alunos da facul- dade que partem para a pós-graduação logo depois da conclusão de seus cursos. Como muitos deles optam por começar a vida profissional já tra- balhando em suas res- pectivas áreas, as pós- graduações lato sensu A FDV tem, nas visitas técnicas das mais vari- adas disciplinas, a proposta de levar seus graduan- Visitas técnicas como extensão da sala de aula Recentes visitas técnicas de professores e estudantes da FDV à Fundição Altivo e à TOTVS dos ao encontro do universo profissional, propor- cionando-lhes, assim, uma formação mais ampla. A realização delas é fundamental como oportuni- dade de apresentar aos estudantes o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos inerentes a ela. Ao longo de cada semestre essas atividades acadêmicas são programadas, a depender das de- mandas das disciplinas de cada curso. Exemplos recentes foram as visitas realizadas por alunos e professores dos cursos de Engenharia de Produção (à empresa Fundição Altivo, em Contagem-MG), Publicidade e Propaganda (às rádios 97 FM e Montanhesa AM, em Viçosa) e Sistemas de Infor- mação (à TOTVS - empresa multinacional de de- senvolvimento de software, em Belo Horizonte). Da Graduação ao Mestrado (Especializações) são as mais escolhidas, jus- tamente por permitir uma conciliação entre trabalho e estudo. No entanto, a FDV já con- ta com egressos que optam pelo Mestrado (stricto sensu), subme- tendo-se a provas nas instituições de ensino que oferecem vagas em suas áreas de interesse. Entre ex-alunos da FDV que fizeram ou estão fazendo Mestra- do estão Alex Ferreira de Freitas (graduado em Administração, Mestrado em Ciência Florestal na UFV - Universidade Federal de Viçosa), Bruno de Jesus Lopes - (gradua- do em Administração, Mestrado em Adminis- tração na UFV), Rúbia Fonseca Roberto (gra- duada em Administra- ção, Mestrado em Ad- ministração na UFV), Marcela Ottomar da Silva (graduada em Administração, Mes- trado em Desenvolvi- mento Econômico na Os egressos Bruno Lopes, Rúbia Fonseca, Alex Freitas e Tavifa Smoly continuaram seus estudos UFTO - Universidade Federal do Tocantins), Clausius Duque Gon- çalves Reis (graduado em Sistemas de Infor- mação, Mestrado em Informática na Uni- camp - Universidade de Campinas), Clayton Vieira Fraga Filho (graduado em Siste- mas de Informação, Mestrado em Informá- tica na UFV), Cristia- ne Aparecida Lana (graduada em Sistemas de Informação, Mes- trado recém-iniciado em Informática na UFV) e Tavifa Smoly (graduada em Pedago- gia, Mestrado em Le- tras - Linguagem e Identidade na UFAC - Universidade Federal do Acre).

Upload: hoangkien

Post on 10-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A seriedade nacondução das orienta-ções/realizações dosTCCs (Trabalhos deConclusão de Curso)na FDV tem desperta-do em vários egressoso desejo de continuaro caminho da pesquisae da qualificação. Jásão inúmeros os casosde ex-alunos da facul-dade que partem paraa pós-graduação logodepois da conclusão deseus cursos.

Como muitos delesoptam por começar avida profissional já tra-balhando em suas res-pectivas áreas, as pós-graduações lato sensu

A FDV tem, nas visitas técnicas das mais vari-adas disciplinas, a proposta de levar seus graduan-

Visitas técnicas como extensão da sala de aula

Recentes visitas técnicas de professores e estudantes da FDV à Fundição Altivo e à TOTVS

dos ao encontro do universo profissional, propor-cionando-lhes, assim, uma formação mais ampla.

A realização delas é fundamental como oportuni-dade de apresentar aos estudantes o ambiente realde uma empresa em pleno funcionamento, além deser possível verificar sua dinâmica, organização etodos os fatores teóricos inerentes a ela.

Ao longo de cada semestre essas atividadesacadêmicas são programadas, a depender das de-mandas das disciplinas de cada curso. Exemplosrecentes foram as visitas realizadas por alunos eprofessores dos cursos de Engenharia de Produção(à empresa Fundição Altivo, em Contagem-MG),Publicidade e Propaganda (às rádios 97 FM eMontanhesa AM, em Viçosa) e Sistemas de Infor-mação (à TOTVS - empresa multinacional de de-senvolvimento de software, em Belo Horizonte).

Da Graduação ao Mestrado

(Especializações) sãoas mais escolhidas, jus-tamente por permitiruma conciliação entretrabalho e estudo. Noentanto, a FDV já con-ta com egressos queoptam pelo Mestrado(stricto sensu), subme-

tendo-se a provas nasinstituições de ensinoque oferecem vagas emsuas áreas de interesse.

Entre ex-alunos daFDV que fizeram ouestão fazendo Mestra-do estão Alex Ferreirade Freitas (graduado

em Administração,Mestrado em CiênciaFlorestal na UFV -Universidade Federalde Viçosa), Bruno deJesus Lopes - (gradua-do em Administração,Mestrado em Adminis-tração na UFV), Rúbia

Fonseca Roberto (gra-duada em Administra-ção, Mestrado em Ad-ministração na UFV),Marcela Ottomar daSilva (graduada emAdministração, Mes-trado em Desenvolvi-mento Econômico na

Os egressos Bruno Lopes, Rúbia Fonseca, Alex Freitas e Tavifa Smoly continuaram seus estudos

UFTO - UniversidadeFederal do Tocantins),Clausius Duque Gon-çalves Reis (graduadoem Sistemas de Infor-mação, Mestrado emInformática na Uni-camp - Universidadede Campinas), ClaytonVieira Fraga Filho(graduado em Siste-mas de Informação,Mestrado em Informá-tica na UFV), Cristia-ne Aparecida Lana(graduada em Sistemasde Informação, Mes-trado recém-iniciadoem Informática naUFV) e Tavifa Smoly(graduada em Pedago-gia, Mestrado em Le-tras - Linguagem eIdentidade na UFAC -Universidade Federaldo Acre).

Dir etor GeralProf. Heleno do Nascimento Santos

Dir etor AdministrativoProf. Geraldo Magela da Silveira

Coordenadora do Curso deAdministração

Profa Camila Costa Vitarelli

Coordenador do Curso deEducação Física

Prof. Cristiano Diniz da Silva

Coordenador do Curso deEngenharia Ambiental

Prof. Luiz Eduardo Ferreira Fontes

Coordenador do Curso deEngenharia de Produção

Prof. Heleno do Nascimento Santos

Coodenadora do Cursode Pedagogia

Profa Rajá Redá Zorkot Sant´Anna

Coordenador do Curso dePublicidade e PropagandaProf. Geraldo Magela Braga

Coordenadora do Curso deSistemas de Informação

Profa Maria Vanderléa de Queiroz

Coordenadora de ExtensãoProfa.Débora Sant’Anna del Giúdice

DiagramaçãoAnderson Miranda

Jornalista Responsável e EditorProf. José Roberto Moraes

Tiragem: 10.000 exemplares

Fale [email protected]

www.fdvmg.edu.br(31) 3891 5054

Jornal da FDV - Informativo da Faculdade de Viçosa

Expediente

FDV - Rua Gomes Barbosa, 870 - Centro - Viçosa-MG - Cep.: 3650-000

Os alunos docurso de Publi-cidade e Propa-ganda que estãocursando nestesemestre a disci-plina COM 126– Cinema já en-traram na fasede filmagem doseu curta-metra-gem. O filme,ainda sem título,é parte das ativi-dades acadêmicas da disciplina, que lida com a linguagem cinemato-gráfica atrelada à Publicidade.

Segundo José Roberto Duarte Moraes – professor que a ministra,esse curta-metragem envolve o exercício das principais etapas de ela-boração de um filme, seja ele voltado para a própria área de Cinema,seja para a área de Publicidade. A turma, neste semestre, partiu para aprodução de um suspense, que começou a ser gravado no Laboratóriode Publicidade no dia 6/6. Será gravada mais uma cena na própriaFDV e em outros locais.

O filme, que começou a ser pensado e trabalhado no início de maio,deve ficar pronto na última semana de junho. Assim que for editado, cópiasdo DVD serão disponibilizadas para a biblioteca da faculdade, como a dostrês curtas produzidos por outros estudantes que já cursaram a disciplina.

Como parte docronograma de pales-tras das disciplinasDAD 190 (SeminárioI) e DAD 191 (Semi-nário II), coordenadaspela professora Luci-ana Vanessa MacedoPereira, alunos do 1ºe 2º períodos do cur-so de Administraçãopuderam compreen-der melhor a área emque atuarão. Assim como acontececom os demais cursos da FDV, aprofessora e coordenadora do cur-so de Administração – Camila Vi-tarelli – ministrou palestra com essa

Com mais de260 mil inscritospara 21.377 vagas,o concurso da Se-cretaria de Estadode Educação (SEE)foi um dos maisconcorridos detoda a história deMinas. O resultadoda primeira fase(cujas provas fo-ram realizadas nodia 4 de março des-te ano) trouxe boasnotícias para vári-as egressas do cur-so de Pedagogia daFDV, inclusivepara recém-gradu-adas da turma dedezembro de 2011.

Entre os nomesque chegaram aoJornal da FDV atéo fechamento da edição, foram selecionadas para a se-gunda e última fase do concurso (a prova de títulos) Amé-lia Valente, Ana Maria Sales Cardoso, Claudineia Cristinada Silva, Cleidilaine Aparecida da Silva, Débora CristinaPalmeira Lopes, Eliane Souza, Flávia de Paula Gomes, Ja-queline Avelar Motta, June Fátima de Freitas Russi, LeizeCastro, Lilian de Jesus Freitas, Lucineide Nogueira de Al-meida, Luene de Carvalho Santana, Marizeli Rigueira Mi-randa, Regiane Siqueira da Silva e Valéria Ferreira da Sil-va. Vale ressaltar que algumas egressas obtiveram as pri-meiras colocações para suas respectivas cidades.

Egressas de Pedagogiapassam em concurso da SEE

Cleidilaine Aparecida Silva e Amélia Valente

Leize Castro e Regiane Siqueira da Silva

Palestra na Administraçãoapresenta curso e profissão

Alunos de Administração presentes à palestra da coordenadora do curso

Camila Vitarelli

perspectiva.Foram aborda-

dos pontos como asorigens do curso deAdministração, ocurso de Administra-ção da FDV, o perfile as habilidades doadministrador e asoportunidades paraos estudantes e pro-fissionais da área. Naoportunidade, Cami-

la citou vários exemplos dos cha-mados “destaques da FDV”, ouseja, egressos de Administraçãoque são apontados como bem su-cedidos no mercado.

Alunos de Publicidaderealizam filme

Cena do filme, gravada no laboratório de Publicidade

A FDV, que completará 11 anos em agosto próximo como uma das fa-culdades particulares mais respeitadas da região, começou 2011 já com oseu sétimo curso de graduação (Engenharia Ambiental) e anunciando o oita-vo (Arquitetura e Urbanismo). A seguir um resumo dos seus sete cursos.

AdministraçãoO curso forma profissionais capacitados para a atuação no gerenci-

amento de empresas públicas ou privadas, responsáveis pelas decisõesestratégicas quanto à Gestão de Pessoas, Finanças, Produção, Marke-ting, Mercado de Importação e Exportação e nas Relações Internacio-nais. O campo de atuação profissional é, portanto, bastante amplo.

Coordenação: Professora Camila Costa Vitarelli

Educação FísicaObjetiva formar profissionais capacitados para atuar na avaliação e

prescrição de exercícios físicos, gestão desportiva e treinamento esporti-vo, utilizando como elemento central a prática de atividades físicas, decaráter recreativo ou de rendimento. Qualifica profissionais capazes deassessorar, discutir e operacionalizar políticas públicas e institucionais noscampos da saúde, educação, cultura e do desporto de alto rendimento.

Coordenação: Professor Cristiano Diniz da Silva

Engenharia AmbientalBusca a formação de um profissional com sólida formação téc-

nica que o capacite a atuar nos aspectos relacionados com a carac-terização de ecossistemas naturais, rurais e urbanos, nas análises desuas suscetibilidades e no monitoramento dos impactos que tais am-bientes sofrem com a ocorrência de fenômenos naturais e, princi-palmente, pela atuação do homem.

Coordenação: Professor Luiz Eduardo Ferreira Fontes

Engenharia de ProduçãoObjetiva formar profissionais com sólida qualificação técnica, ca-

pazes de solucionar problemas ligados às atividades de projeto, opera-ção e gerenciamento do trabalho, produção e distribuição. Tudo isso,visando o menor custo, a melhor qualidade e mais segurança. O profis-sional deve ser capaz de analisar o ambiente local e global, utilizandoferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais.

Coordenação: Professor Heleno do Nascimento Santos

A graduação na FDVAtividades nos laboratórios de Física/Química, de Informática e de Publicidade e Propaganda ressaltam parte do cotidiano acadêmico na FDV

PedagogiaHabilita professores para atuarem na Educação Infantil, nos Ensinos

Fundamental e Médio, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Pro-fissional e em áreas de apoio pedagógico. Os graduandos se desenvolvemcom base em referenciais teóricos e técnico-pedagógicos, abrangendo a de-mocratização, a relevância ético-social e a sensibilidade estética e afetiva.

Coordenação: Professora Rajá Redá Zorkot Sant´Anna

Publicidade e PropagandaA Publicidade e a Propaganda são instrumentos de Marketing para

que empresas e instituições atinjam o mercado de consumo, através dadivulgação de seus produtos, serviços, marcas e imagem. O curso ca-pacita para a atuação em agências de propaganda, empresas, emissorasde rádio e TV, editoração eletrônica, marketing e promoção.

Coordenação: Professor Geraldo Magela Braga

Sistemas de InformaçãoO curso tem ênfase em Informática Empresarial e Tecnologia da Infor-

mação (TI), e o estudante é capacitado a resolver problemas da dinâmica domundo dos negócios. O mercado de trabalho está em constante ascensão,pois o avanço tecnológico e a globalização geram demandas que requeremsoluções permanentes. A área de atuação é ampla e pode ser direcionada nodecorrer do curso. Coordenação: Professora Maria Vanderlea de Queiroz

O Vestibular de Inverno daFDV, que acontecerá em 8 dejulho próximo, terá uma novi-dade: será descentralizado.Além de Viçosa, as provas tam-bém serão realizadas no Colé-gio Equipe de Ponte Nova, quefica à Avenida Nossa Senhoradas Graças 600, Bairro Guara-piranga. Mais comodidadepara os candidatos de PonteNova e cidades circunvizinhas.

Vestibular FDVem Ponte NovaO oitavo curso da FDV será

Ar quitetura e Urbanismo,cujo processo de pedido de au-torização já está protocoladono Ministério de Educação eCultura (MEC). Trata-se demais um curso presencial a seroferecido pela FDV no perío-do noturno, com duração pre-vista de cinco anos e com 100vagas anuais. O processo segueos trâmites legais, com pers-pectiva de início das aulas noprimeiro semestre de 2013.

Arquitetura

Os formandos de Julho de 2012 da FDV estão na reta final para vivenciar um dos mo-mentos mais especiais da graduação: a colação de grau. A novidade neste semestre é aentrada do curso de Publicidade e Propaganda, que terá a sua primeira turma de forman-dos. A cerimônia está marcada para o dia 19 de julho no Cerimonial Coliseu. A turmaassistirá à aula da saudade nas dependências da FDV (dia 17/07) e a uma Missa em Ação deGraças na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia (18/07).

São prováveis formandos dessa turma os seguintes alunos: Administração: Ana AngélicaAlves Ferreira, André Luís Miyagaki, Bruno Figueiredo de Souza, Dálio Henrique da FonsecaSeveriano, Eliana do Carmo, Francisco de Assis Gomes, Frederico Reginaldo do Carmo, Gui-lherme Lopes Viana, Helderson Rodrigues Alves, Jefferson Azevedo Reis, João Victor SenaFernandes, Laerte de Barros Maia, Ludimila Soares Silva, Mauro Henrique Gouveia de Castro,Millena Baião de Souza, Paulo Henrique da Silva Alves, Priscila Michelle Ribeiro, WellingtonDamásio de Souza e Wilton Bhering de Ramos; Pedagogia: Cintia Cristina Ribeiro Viana deAzevedo, Cristiane Pinto, Cyntia Leles Ribas, Fabiana da Silva Lopes, Tatiane de Paula Assis eRosilene de Almeida Oliveira dos Santos; Publicidade e Propaganda: Carolina AparecidaLehner Machado, Diego Leão das Neves Ramos, Gicelma Eliana Pereira Fernandes, Gilmar daSilva Aleixo, José Antônio Neves Júnior, Levi Gomes da Silva, Luiza da Fonseca da Silva,Maria Francisca Rocha Pereira de Souza, Renan Roque da Silva, Rita de Cássia Soares Rosadoe Thaise Salgado Leal; e Sistemas de Informação: José Cleydson Ferreira da Silva.

Direção, professores e alunos avaliaramcomo bastante positiva a VII Semana Acadê-mica da FDV, realizada de 16 a 19 de maio. Opúblico participante foi apontado como expres-sivo e os temas das palestras, muito oportunos.

A abertura oficial foi feita no dia 16 pelodiretor geral da FDV – prof. Heleno do Nas-cimento Santos. Logo em seguida, o tema cen-tral do evento – “Qualidade de Vida e MeioAmbiente” – foi amplamente abordado na pa-

Quando nós iniciamos um curso de ensi-no superior, entramos num mundo de novosaprendizados e de novas vivências. Algunsquerem desfrutar o momento ao máximo, que-rem aprender tanto quanto podem; outros que-rem que os quatro anos passem depressa.

Quando menos se espera, o fim do cursose aproxima, começam os preparativos para aformatura, as preocupações com o mercadode trabalho se intensificam e, em meio a ale-grias e expectativas, surge ele: o TCC (Traba-lho de Conclusão de Curso). Tudo se iniciacom a escolha de um tema; depois disso de-vemos procurar um professor orientador quevai nos auxiliar nas pesquisas. Com o tema eo orientador escolhidos, inicia-se o processo.

No começo não tem jeito, pois nos assus-tamos mesmo. Não sabemos o que fazer nemcomo fazer; tudo parece muito difícil. Com otempo percebemos que pode ser mais praze-roso e que é um aprendizado incrível.

Apesar de nos depararmos com as difi-culdades e do nível de estresse ao qual esta-mos submetidos, nós, alunos da FDV, esta-mos preparados e assistidos por professoresqualificados para mais um desafio. O segredoé o empenho e seguir o cronograma para nãodeixar tudo para última hora, lendo bastantesobre o assunto e mantendo o foco da pesqui-sa. Depois é só comemorar na colação de grau.

(Fabiana Monteiro Torres Prado é alunado 7º período do curso de Administração)

FDV avalia como positiva a sua VII Semana Acadêmica

Luiz Fontes proferiu a palestra de abertura, que contou com a presença de um bom público. O mesmo aconteceu no segundo dia com a palestra de Michelle Lelis

lestra proferida pelo professor Luiz EduardoFerreira Fontes – também coordenador docurso de Engenharia Ambiental da FDV.

A palestra do segundo dia (17/05) foi mi-nistrada pela professora Michelle Gomes Le-lis, que abordou o tema “Etiqueta Profissio-nal” – tema do livro de mesmo título que elalançou recentemente pela editora viçosenseAprenda Fácil. Logo em seguida alunos dasdisciplinas DAD105 – Organizações, Sistemas

e Métodos (oferecida às turmas do 3º períodode Sistemas de Informação e 2º de Adminis-tração) e DAD 204 – Administração Merca-dológica (cursada pelas turmas do 5º períodode Administração e 1º período de Publicidadee Propaganda), ministradas pelo professorSérgio Monteiro, apresentaram paineis de seustrabalhos acadêmicos. Os minicursos, comvários enfoques e muito concorridos, foramoferecidos nos dias 18 e 19.

Formandos de Julho de 2012

Formandos de Julho de 2012 em foto descontraída no pátio da faculdade

O medodo TCC

Fabiana Monteiro Torres Prado