visita de estudo fábrica jasmim-salinas de aveiro

48
Como se molda ? o vidro Como se forma ? o sal Projecto Olhares Curiosos VISITA DE ESTUDO

Upload: isabel-silva

Post on 10-Jul-2015

2.994 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Como se molda ?o vidro

Como se forma ?o sal

Projecto Olhares Curiosos

VISITA DEESTUDO

A nossa alegre viagem foi

patrocinadapela

Junta de Freguesia de

Arcozelo

Para se encontrar a resposta à pergunta: “ Por que se molda o

vidro”? fomos

visitar a fábrica de

vidroJasmim, na

Marinha Grande.

Subimos as escadas

E encontramos um anfiteatro que nos proporcionava uma

Vista panorâmica da fábrica

Vista panorâmica da fábrica

A matéria prima do vidro utilizada

é a areia de sílica que deve ser misturada

com carbonatos de sódio,

potássio e cálcio.

Também são utilizadas

outras substâncias

que são incorporadas na matéria

prima, para dar a

cor ao vidro

A matéria prima entra num processo de fusão no forno a 1500ºC e transforma-se numa massa que, ainda incandescente, ( 800ºC) irá ser trabalhada pelo vidreiro.

A massa pastosa do vidro é moldada através da utilização de uma cana de sopro que distende o vidro.

E o vidro começa a ganhar forma

Depois com auxílio de instrumentos, o vidreiro manuseia aquela massa para lhe dar forma.

Forma de uma jarra

No final fomos agradecer aos simpáticos artistas da moldagem do vidro

Para dar resposta a

esta questão, no regresso

fomos visitar as salinas de

Aveiro

A evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos; particularmente, denota o processo cíclico de ascensão das massas de água sob a forma de vapor.

A evaporação será tanto maior quanto maior for a área da superfície, quanto maior a temperatura. Será aumentada se houver vento.

A evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos; particularmente, denota o processo cíclico de ascensão das massas de água sob a forma de vapor. A evaporação será tanto maior quanto maior for a área da superfície, quanto maior a temperatura. Será aumentada se houver vento.

O processo de extracção do sal consiste essencialmente na evaporação de soluções saturadas de cloreto de sódio (sal), que é o principal constituinte existente nas salinas.

Através da evaporação, separa-se o sólido da solução e recolhe-se o conhecido «sal das cozinhas». É processo designado por cristalização.

Nas salinas, a água passa ao estado gasoso à temperatura ambiente. O sal precisaria de temperaturas muito superiores: 1473ºC. Assim a água evapora enquanto o sal ficará no estado sólido.

Regra geral, os trabalhos de preparação das salinas começam por volta de Março/Abril. A safra ou apanha do sal começa em Agosto quando o sal já está completamente cristalizado e por volta de Setembro/Outubro termina a recolha.

Dias quentes, muito secos e com vento são os ideais para produção de uma boa colheita de sal, pois à medida que se processa a evaporação, maior é o grau de salinidade que se obtém

Na nossa visita de estudo não conseguimos observar a formação de sal. Ainda é muito cedo para que ele se produza porque as temperaturas não são elevadas e, também, porque este ano lectivo, tem chovido muito. Esta condição não é favorável à produção de sal, uma vez que a água é um bom solvente do sal que se for formando.