visita de cordialidade · costumes hebraicos, tais como a cobertura da cabeça desde a...

8
ABIM - 008JV Ano VI nº 72 - Abril/17 Investidura - Grau 33° Campo Grande-MS - 29/Abr Rio de Janeiro - 13/Abr Endoenças - 2017 Visita de Cordialidade Rio de Janeiro - 28/Mar

Upload: dothien

Post on 03-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ABIM - 008JV Ano VI nº 72 - Abril/17

Investidura - Grau 33°Campo Grande-MS - 29/Abr Rio de Janeiro - 13/Abr

Endoenças - 2017

Visita de Cordialidade Rio de Janeiro - 28/Mar

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 02

Vista frontal do prédio administrativo do Supremo Conselho - Rio de Janeiro - Brasil.

Informativo Virtual Astréa NewsÓrgão Oficial de Divulgação do Supremo Conselho do Grau 33

do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil

Fundado em 17 de maio de 2011

Diretor Presidente - Ir∴ Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º Soberano Grande Comendador

Editor Responsável - Ir∴ Francisco Feitosa da Fonseca, 33ºJornalista MTb 19038/MG

Correspondências Rua Barão, 1317 - Praça Seca - Jacarepaguá Rio de Janeiro-RJ - Brasil - CEP 21321-624

www.sc33.org.br / [email protected] (21) 3369-8000 ramal 224

Foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

O Astréa News continua em seu papel de bem informar as atividades do Supremo Conselho e das diversas Inspetorias Litúrgicas

espalhadas por todo o Brasil. A começar pela Visita de Cordialidade, de parte do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, o Poderoso Irmão Jair Tércio Cunha Costa, 33°.

Também, registramos a realização da Cerimônia da Quinta-feira de Endoenças, realizada na sede do Supremo Conselho, sob a coordenação da 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro. Finalizando, com o registro do hercúleo trabalho itinerante da

Comitiva do Supremo Conselho na região pantaneira de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para a realização da cerimônia investidura de novos trinta e dois Grandes Inspetores Gerais.

Suas críticas, sugestões e considerações nos são muito bem-vindas e, em muito, orientar-nos-á na busca da excelência desse trabalho. Temos espaço para a publicação de matérias sobre eventos relevantes realizados pelos Altos Corpos das Inspetorias Litúrgicas. Faça contato, que estaremos orientando quanto ao envio de matérias para publicação!

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 03

ENDOENÇASO termo “Endoenças” tem origem latina, oriundo

do termo “indulgentiae”, significando “dor”, “paixão”. No Cristianismo é comemorado na

Quinta-feira Santa, ou Quinta–feira de Endoenças, quando os ofícios da “Semana Santa” chegam a sua máxima relevância litúrgica. Nesse mesmo dia se inicia o que ficou conhecido como o Tríduo Pascal, que culmina na vigília que celebra, na noite de sábado, o “Sábado de Aleluia”, a Ressurreição do Mestre Jesus, o Cristo. Dentre os ofícios desse dia, destaca-se a cerimônia simbólica do “Lavapés”, realizado pelo sacerdote, lembrando o gesto de extrema humildade pelo Mestre Jesus, antes da “Última Ceia” com seus Apóstolos.

“Na Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que, segundo esta, dever-se-ía cear um cordeiro puro; com esse sangue, dever-se-ía marcar a porta em sinal de purificação, do contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Em tal livro se lê que não houve uma única família de egípcios na qual não haveria sido morto o primogênito, pelo que o faraó os deixou sair do Egito e eles correram o mais rápido

possível à sua liberdade; o faraó se arrependeu de tê-los deixado sair e mandou seu exército para que perseguisse os judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado, o Mar Vermelho se fechou, pelo que os egípcios se afogaram. Para os católicos, o cordeiro pascoal de, então, passou a ser o próprio Cristo, entregue, em sacrifício, pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia”.

Essa data marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal (festa com 03 dias consecutivos religiosos), na celebração que busca resgatar do nosso Inconsciente Coletivo (arquivos akashicos), a última Ceia Mística do Senhor Jesus, o Cristo, com os seus 12 (doze) Apóstolos.

A chamada “Última Ceia” de Jesus, com os seus “shaberim” (em hebraico, os membros escolhidos para a sua ceia), foi um “kidush” (da raiz “kodesh” = santo, sagrado), que, também, é a origem da eucaristia.

O “kidush” era realizado na véspera de uma festa religiosa, ou na véspera do “shabbat” (sábado, o dia santificado), para realçar a santificação do dia, que precedeu a “Pessach” - Passagem, Páscoa,

foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 04

lembrando a saída do Egito — todavia, como a sexta-feira era dia de preparar os alimentos que seriam consumidos no “sêder” (jantar da Páscoa) e de queimar “hametz” (alimentos impuros, proibidos durante a Páscoa), o “kidush” era recuado para a quinta-feira.

Como a Maçonaria é baseada nos princípios, fundamentalmente, hebraicos, e para aqueles que desejarem saber mais detalhes sobre os usos e costumes hebraicos, tais como a cobertura da cabeça desde a “brit-milá” (circuncisão), o chapéu negro ou “kipá”, também, conhecido como “solidéu” (do latim soli Deo = só a Deus), que é obrigatório nas cerimônias litúrgicas, os maçons, também, utilizam chapéus (a partir do grau de mestre maçom, no REAA), sendo que o Presidente da Loja deverá, obrigatoriamente utilizá-lo em todas as sessões e graus ministrados, recomendo a leitura de um excelente livro “A Maçonaria e sua Herança Hebraica” – Editora A Trolha – José Castellani – 1993.

A Maçonaria, geralmente, assim como no judaísmo, a cobertura da cabeça, além de mostrar que, acima da cabeça do Homem, existe algo mais transcendental, Onisciente, Onividente e Onipresente, que é Deus, assim, também, chamado e conhecido na Arte Real, como Grande Arquiteto do Universo, pois nos faz enveredar na pequenez humana e a prostração do Homem perante Deus, pois sendo

a cabeça, a sede da mente e do conhecimento, estando ela assim coberta, demonstra a incapacidade humana de ousar entender a divindade, o que é, praticamente, uma afirmação agnóstica.

Anualmente, nos Altos Graus do REAA, em nossos Templos Maçônicos, são realizados uma profunda cerimônia mística, que transcende a ritualística, com características de cunho puramente espiritual, filosófica e meditativa. Trata-se da “Cerimônia de Endoenças”, a qual é de acesso exclusivo aos irmãos portadores do Grau 18 e superiores.

Seguindo a tradição, como preceitua em nossos Rituais, no último dia 13 de abril, às 15h, na sede do Supremo Conselho, no Rio de Janeiro, foi realizada pela 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de

foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 05

Janeiro, a Cerimônia de Endoenças, sob a direção do Sublime Capítulo Rosa Cruz Simon Bolivar, cujo Aterzata é o Irmão Rubens Caldeira Monteiro, 32°, tendo como Soberano Grande Inspetor Litúrgico o Poderoso Irmão Adélman de Jesus França Pinheiro, 33°.

A Cerimônia teve a honrosa presidência do Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que, por recomendações médicas, não lhe foi possível estar presente.

Também, presentes os Membros Efetivos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império; José Alves de Alencar, 33° - Grande Chanceler da Guarda dos Selos; José Francisco Ribeiro Lopes, 33° - Grande Capitão das Guardas; Antônio Luiz Corrêa, 33° - Grande Secretário Geral Adjunto; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Mestre de Cerimônias Adjunto; Jorge Alexandre Pimentel Mege, 33°, além do Membro Emérito José Soares Filho – Grande Hospitaleiro do Santo Império.

Na oportunidade, foi realizada a Iniciação ao Grau 18 – Cavaleiro Rosa Cruz, de sessenta novos Irmãos, distribuídos pelos seguintes Altos Corpos: CRC Simon Bolivar – Vale de Jacarepaguá (24); CRC Montezuma – Vale da Tijuca (18); CRC Alberto Santos Dumont – Vale de Realengo (06); CRC Venâncio Igrejas - Vale da Penha (06); CRC Marcílio Dias – Vale do Engenho Novo (06), cujos presidentes, respectivamente, são os Irmãos: Rubens Caldeira Monteiro, 32°, Carlos Alberto Quintas Lima, 33°, Alexandre Cabral Benac, 33°, Petrônio José Rovere Biancovilli, 33° e Euler Faustino Bragança, 30°.

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 06

Visita de CordialidadeN

o último dia 28 de março, o Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, recebeu, na sede do

Supremo Conselho, a visita de cordialidade de parte do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Bahia, o Poderoso Irmão Jair Tércio Cunha Costa, 33°.

Tomaram parte da reunião informal os Poderosos Irmãos Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, e Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império. Na oportunidade, o Soberano Grande Comendador outorgou ao ilustre visitante, o Diploma e a Comenda alusivos ao 188° aniversário de fundação do Supremo Conselho.

Por volta das 16h, o Sereníssimo Grão-Mestre, atendendo ao convite do Soberano Grande Comendador e Confrade Presidente da Academia Maçônica Fluminense de Letras, participou da reunião ordinária da Academia, ocupando lugar junto aos membros da Mesa Diretora. Constou da pauta cultural da reunião, a apresentação do Trabalho da lavra do confrade Francisco Feitosa, intitulado “Templos do Conhecimento e Seus Modestos Sacerdotes”, como uma homenagem aos bibliotecários, além da palestra do Confrade Juarez Bastos, sobre “O Poder da Palavra”.

O Confrade Presidente Luiz Torres, aproveitando a singular presença ao sodalício acadêmico, apresentou o nome do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Bahia, o irmão Jair Tércio, a fim de ser admitido na Academia, na categoria de Membro Correspondente, sendo aprovado, por unanimidade.

Posteriormente, o Sereníssimo Grão-Mestre deixou a sede do Supremo Conselho, em retorno à cidade de Salvador, ratificando, com sua visita de cordialidade, a excelente relação de amizade entre essas egrégias instituições – a Grande Loja Maçônica da Bahia e o Supremo Conselho do REAA.

foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 07

Novos Grandes Inspetores GeraisCampo Grande - MS

Dando continuidade ao trabalho itinerante da Comitiva do Supremo Conselho, chegamos à cidade de Campo Grande, em Mato Grosso

do Sul, a fim de realizar mais uma Cerimônia de Investidura ao Grau 33 de novos Irmãos.

A “Capital do Cerrado Meridional” que, também, recebe o título de “Cidade Morena”, devido a sua terra roxa-avermelhada, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Situa-se entre o divisor de águas dos rios Paraná e Paraguai, tendo o Aquífero Guarani passando por debaixo da cidade.

A Comitiva deslocou-se do Rio de Janeiro no dia 27 de abril, chefiada pelo Ilustre e Poderoso Lugar Tenente Comendador, Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, representando o Ilustre e Poderoso Soberano Grande Comendador, o Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que por determinação médica esteve impossibilitado de viajar.

Também, compondo a Comitiva, os Poderosos Irmãos Membros Efetivos, Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Mestre de Cerimônias Adjunto do Santo Império.

A Comitiva desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande, sendo calorosamente recepcionada pelo Membro Efetivo

para o estado de Mato Grosso do Sul, o Poderoso Irmão Rubens Marques dos Santos, 33°, e por diversos Irmãos, Presidentes dos Altos Corpos daquela Região, sendo, posteriormente, conduzida para merecido descanso, no Jandaia Hotel.

No dia seguinte (28), o Poderoso Irmão Francisco Batista Junior, 33°, ofereceu um delicioso Jantar de Boas Vindas à Comitiva do Supremo Conselho, oportunidade em que esteve presente, o Poderoso Irmão Merlison Figueiredo Pedroso, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da Região, ocasião em que foram tratados os últimos detalhes para a cerimônia de investidura.

No dia seguinte (29), por volta das 08h, o Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, no exercício do honroso cargo de Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império, auxiliado pelo Poderoso Irmão Anderson Verçosa, 33°, reuniu os trinta e dois Irmãos a serem investidos e proferiu uma palestra preliminar, com o intuito de conscientizá-los, quanto às responsabilidades e à importância de se galgar o último Grau do REAA. Destacou-se a singular presença, dentre os investindos, o Irmão Jordão Abreu Silva Junior – Ex Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, os Irmãos adentraram ao Templo e foram investidos no Grau 33°. Presidindo a Sessão, o Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, auxiliado

foto

- R

evis

ta C

onsc

iênc

ia

Informativo Virtual Astréa News nº 72 - Ano VI - Abr/17 - Pg 08

por uma competente equipe ritualística, promoveu uma das mais belas investiduras, onde a harmonia e o rigoroso cumprimento do ritual do Grau 33°, foram destaques.

Em nome de todos os recém investidos, usou da palavra o Poderoso Irmão Luiz Marcelo Martins Araújo, 33°, a fim de agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que pudessem estar vivenciando um sonho; agradeceu a presença da Comitiva do Supremo Conselho na região e disse que aquela Sessão ficará, eternamente, registrada na memória e no coração de cada Irmão investido.

O Grande Inspetor Litúrgico anfitrião, Poderoso Irmão Merlison Pedroso, 33°, agradeceu a singular presença da Comitiva do Supremo Conselho na região; parabenizou os novos Grandes Inspetores Gerais e elogiou a beleza dos trabalhos ritualísticos.

Presente à marcante reunião, o Poderoso Irmão Hugo de Oliveira – Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Mato Grosso do Sul, expressou sua imensa alegria de estar presente a tão

bela cerimônia, elogiando a todos os envolvidos, na pessoa do Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°; e aproveitou para parabenizar os novos Irmãos que galgaram o Grau 33°.

O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, agradeceu a calorosa acolhida dos irmãos campo-grandenses; agradeceu as presenças de todos os Grandes Inspetores Gerais, assim como a todos que o auxiliaram nos trabalhos ritualísticos e parabenizou os novos Grandes Inspetores Gerais.

À noite, por volta das 20h, a Comitiva foi convidada pelo Poderoso Irmão Francisco Batista Junior, 33°, para um suculento Jantar, em um restaurante especializado em massas, coroando aquele memorável evento.

No dia seguinte (30), a Comitiva deslocou-se da “Capital dos Ipês”, mais um dos títulos da capital sul mato-grossense, com destino à cidade do Rio de Janeiro, cumprindo, fielmente, mais um evento no calendário de atividades do Supremo Conselho.

Paramentos do Grau 4Adquira os ParamentosOficiais com a chancelado Supremo Conselho!

Os aventais têm os símbolos bordados, em fino acabamento, dentro dos padrões aprovados. As faixas do mesmo padrão,

composta com a jóia do Grau, são trabalhadas em detalhes.

ConjuntoR$ 115,00

(frete não incluso)

Visite nosso Shopping!