visão para a expansão ii

22
VISÃO PARA EXPANSÃO – II (Rev. Tetsuo Watanabe) Desenvolver uma Obra Divina capaz de cumprir A missão da Igreja Messiânica Mundial 1. Mudando de “Obra de Solução de Problemas” para “Obra de Salvação” No final do ano passado, tive a oportunidade de conversar com um reverendo pioneiro, que dedicou muito desde a época de Meishu-Sama. Ele me disse: - Naquela época, pude encaminhar muitos novos membros. Para se ter uma idéia, antes mesmo de eu receber o título de ministro, já havia encaminhado milhares de pessoas ... Entretanto, os ministros de hoje, tanto o Responsável de Casa de Difusão quanto o Responsável de Igreja, ficam esbaforidos para encaminhar 10 novos membros em um ano! Realmente, esses ministros são muito “fraquinhos”, não é? - Reverendo, eu não penso assim! Na sua época, as coisas eram fáceis, mas agora ... – Respondi - Como assim? – ele retrucou - Logo que a guerra terminou, todo o povo japonês, sem exceção, vivia sofrendo de doença, de miséria ou de conflito. Havia ainda quem sofria dos três males ao mesmo tempo; mas, geralmente, sofria de, pelo menos, dois destes males. Por isso, quando os Ensinamentos de Meishu-Sama chegaram à sociedade como o “CAMINHO DA FELICIDADE” ou um “CONVITE À FELICIDADE”, bastava perguntar: “Você quer ser salvo?”, e a pessoa, desesperadamente, vinha buscar a salvação e se tornava membro. Mas, agora, procure dar uma olhada no mundo atual: todo cidadão japonês virou ricaço, se comparado com os japoneses de antigamente. Esta foi a minha resposta. Quem tem a mesma idade que a minha, sabe o que estou dizendo. Naquela época, quem tinha 1

Upload: eduque1000

Post on 28-Dec-2015

67 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Visão Para a Expansão II

VISÃO PARA EXPANSÃO – II

(Rev. Tetsuo Watanabe)

Desenvolver uma Obra Divina capaz de cumprirA missão da Igreja Messiânica Mundial

1. Mudando de “Obra de Solução de Problemas” para “Obra de Salvação”

No final do ano passado, tive a oportunidade de conversar com um reverendo pioneiro, que dedicou muito desde a época de Meishu-Sama. Ele me disse:

- Naquela época, pude encaminhar muitos novos membros. Para se ter uma idéia, antes mesmo de eu receber o título de ministro, já havia encaminhado milhares de pessoas ... Entretanto, os ministros de hoje, tanto o Responsável de Casa de Difusão quanto o Responsável de Igreja, ficam esbaforidos para encaminhar 10 novos membros em um ano! Realmente, esses ministros são muito “fraquinhos”, não é?

- Reverendo, eu não penso assim! Na sua época, as coisas eram fáceis, mas agora ... – Respondi

- Como assim? – ele retrucou- Logo que a guerra terminou, todo o povo japonês, sem exceção,

vivia sofrendo de doença, de miséria ou de conflito. Havia ainda quem sofria dos três males ao mesmo tempo; mas, geralmente, sofria de, pelo menos, dois destes males. Por isso, quando os Ensinamentos de Meishu-Sama chegaram à sociedade como o “CAMINHO DA FELICIDADE” ou um “CONVITE À FELICIDADE”, bastava perguntar: “Você quer ser salvo?”, e a pessoa, desesperadamente, vinha buscar a salvação e se tornava membro. Mas, agora, procure dar uma olhada no mundo atual: todo cidadão japonês virou ricaço, se comparado com os japoneses de antigamente.

Esta foi a minha resposta. Quem tem a mesma idade que a minha, sabe o que estou dizendo. Naquela época, quem tinha carro era considerado milionário. Mesmo tendo um carro movido à lenha, soltando aquela fumaça preta pelo escapamento, era assim considerado. Depois é que os carros foram mudando, até chegar como são hoje. Assim, podemos dizer que o ricaço daquela época, são os super-ricaços de hoje, se é que esta palavra existe. Quem tinha televisão, mesmo preto e branco, também era considerado ricaço. Quem tinha máquina de lavar roupa, mesmo aquela antiga, barulhenta, era ricaço. Quem tinha geladeira, mesmo sendo uma caixa onde se colocava gelo e chamava de geladeira, também era ricaço. Ventilador, não havia um só na Igreja! Ainda me lembro que, naquela época, quando algum reverendo vinha dar palestra na nossa

1

Page 2: Visão Para a Expansão II

Igreja, o nosso ministro ou o secretário dele tinha que ficar abanando o reverendo com um grande leque, pois não havia ventilador. Ms hoje, todo mundo tem carro, televisão, geladeira, lavadora automática, ar condicionado ... todo mundo virou ricaço!

Antigamente, diziam que, se alguém da família caía de cama com alguma doença, toda a fortuna da família era consumida pela doença. Mas hoje, isso não acontece mais. No Japão, existe o Seguro de Saúde, gerenciado por um órgão do governo que zela pela saúde da população. Por isso, mesmo que a pessoa venha a ter alguma doença, não é mais preciso gastar toda a fortuna da família em exames ou cirurgias, pois este seguro cobre grande parte dos gastos com hospitais. Assim, mesmo não estando doentes, todas as pessoas vão ao hospital fazer check-up para ver se não há nada de errado com a sua saúde. Se adoecem, o seguro é acionado e, mesmo acamadas, recebem ajuda de custo e não passam fome. Dá para perceber bem que os tempos mudaram mesmo!

Podemos dizer que, antigamente, praticávamos a “Obra de Solução de Problemas”. Antes, se perguntássemos a dez pessoas se tinham algum problema, oito, nove pessoas diziam que sim. Hoje, as coisas estão diferentes! Se ainda estivermos praticando a “Obra de Solução de Problemas”, vamos perguntar: “Não há nada de errado na sua saúde?”, e a pessoa vai responder: “Não, nada!” , e você insiste: “Com certeza, deve haver algum ponto que não está saudável ...”, e ela rebate: “Mas o último exame de saúde não mostrou nada de anormal”. E você insiste: “Com certeza, tem! É só procurar que tem!”, ou seja, nós precisamos procurar alguma doença na pessoa pois, se hoje perguntamos a dez pessoas vão dizer que não têm alguma doença, uma ou duas pessoas talvez respondam sim, mas oito, nove pessoas vão dizer que não têm nada. E quando encontramos alguém doente, ficamos empolgados e dizemos que, finalmente, achamos uma pessoa que precisa de salvação e concentramos nosso empenho nela. Mas, se considerarmos que somente as que receberam a graça é que vão ser encaminhadas, podemos dizer que é cem vezes mais difícil encaminhar do que na época logo após a guerra.

Acho que o encaminhamento se torna difícil porque temos como base a “Obra de Solução de Problemas”. Tenho certeza que, agora que estamos a um passo do século 21, chegou o momento de mudarmos drasticamente a nossa forma de pensar, passando de “Obra de Solução de Problemas” para a “Obra de Salvação”. Esta “Obra de Salvação” não é procurar doenças nas pessoas, e muito menos só procurar pessoas doentes para salvar. Precisamos preencher o vazio daquelas pessoas que possuem a doença, a miséria e o conflito no seu coração. Mesmo tendo o corpo físico saudável e forte, se o seu sentimento, o seu coração são pobres, se estão doentes, se existem conflitos internos, essa pessoa precisa receber a mão da salvação. Chegou o momento de estender a mão da salvação para este tipo de pessoa.

2. Expandindo através dos milagres

2

Page 3: Visão Para a Expansão II

O professor Peter Clarke, doutor em Religião do King´s College, Londres, Inglaterra, tem um irmão que mora no Brasil e é padre da Igreja Católica. Ele resolveu visitá-lo no Brasil, no mês de agosto do ano passado, para uma viagem de mais ou menos um mês. Ele aproveitou a oportunidade e começou a pesquisar as várias religiões que saíram do Japão e atuam no Brasil. Depois de visitar e pesquisar várias outras religiões, ele veio visitar a nossa Igreja. Primeiro, ele visitou a Igreja de Salvador, as Igrejas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Solo Sagrado de Guarapiranga e o Pólo de Agricultura Natural Messiânica. Depois, foi à Sede Central em São Paulo para se encontrar comigo.

Durante a nossa conversa, o professor Peter Clake me perguntou por que a Igreja Messiânica Mundial cresceu tanto no Brasil. Respondi-lhe que era graças aos 300.000 membros e 3.000.000 de simpatizantes do Johrei.

Continuando, ele mencionou ter visto muitas religiões, como Soka Gakkai, Rissho Kouscikai, PL, Higashi Honganji, Nishi Honganji, mas mesmo somando todas, elas não tinham uma esfera de atuação como a Igreja Messiânica Mundial! Segundo ele, a maioria delas desenvolve a difusão entre os descendentes de japoneses, o que não acontece com a Igreja Messiânica, em que a fé está enraizada entre os brasileiros não descendentes de japoneses. Um outro ponto que ele notou, foi a existência de religiões em que basta comprar um livro e a pessoa já é vista como uma nova seguidora da religião. O professor observou que o caso da Igreja Messiânica é bem diferente: todos os membros podem ministrar o Johrei! Por esse motivo, para o professor, todos os 300.000 membros são 300.000 padres que estão na posição de salvar as outras pessoas.

Depois de ouvir toda esta empolgação, expliquei-lhe que isso era só uma pequena parte do todo e que todo esse desenvolvimento da Igreja Messiânica foi graças aos milagres do Johrei. Acrescentei que, fora do Brasil, a Igreja também vem crescendo e que na Tailândia, por exemplo, já são mais de 200.000 membros, empenhando-se incansavelmente na prática do Johrei, não é? Então, por que a Igreja não se desenvolve lá também?” E tive que responder: “É, no Japão há também o Johrei, mas o problema é que os membros japoneses são meio acanhados e acabam não ministrando muito Johrei. Se eles ministrassem bastante Johrei, receberiam muitos milagres. No Japão, há uma prática chamada “três Johrei por dia”, mas no Brasil o slogan é “10 Johrei por dia”. Só por aí, já vemos a diferença! Se os japoneses se esforçassem para ministrar 10 Johrei por dia, certamente, iriam crescer mais que os brasileiros. O número de milagres seria muito maior...“

No Brasil, há uma cidade chamada São Luis. Lá, seja no parque, no ponto de ônibus, todo mundo ministra Johrei. São Luis é uma cidade com mais ou menos 700.000 habitantes, dos quais 7.000 membros vêm se esforçando incansavelmente na ministração do Johrei. Lá, desde o prefeito

3

Page 4: Visão Para a Expansão II

até os vereadores recebem Johrei, e o próprio prefeito já foi visitar o Solo Sagrado do Brasil.

Porém, tornar-se membro da Igreja no Brasil não é nada fácil. Se o candidato não possui verdadeira vontade de salvar seu semelhante, o ministro não lhe outorga o Ohikari. Por isso, ninguém diz: “Torne-se membro da Igreja!”. Muito pelo contrário: precisamos ficar controlando a empolgação das pessoas que querem de qualquer maneira ingressar na fé messiânica. É devido a isso que todas as pessoas que recebram o Ohikari, têm orgulho de serem membros da Igreja. E conclui: “Professor, a Igreja Messiânica cresceu devido aos milagres que nasceram do Johrei!”

3. Transmitir os Ensinamentos da Verdade como a própria Verdade

Um outro ponto é como explicar a Igreja Messiânica Mundial para o mundo. Acho os Ensinamentos de Meishu-Sama muito abrangentes, de grande profundidade e do mais alto nível, pois Ele ensinou a Verdade através deles.

Sempre tenho refletido: fomos agraciados por Meishu-Sama com os maravilhosos Ensinamentos da Verdade, ganhamos d´Ele a tão poderosa força do Johrei e, mesmo assim, há Igrejas que encaminham 20, 100 pessoas em um mês, e outras que encaminhou 20, 100 pessoas em um ano! Por que será que isso acontece? Foi fazendo esse tipo de pergunta que descobri, finalmente, que o motivo pode estar na não explicação correta dos Ensinamentos de Meishu-Sama, que pregam a Verdade. Pensei: será que não estamos explicando os Ensinamentos da Verdade de forma simplista, com uma visão estreita? Será que não estamos dizendo que a grande força de salvação é uma pequenina obra de solução de problemas? Há muitos anos atrás, muitas pessoas foram salvas e ingressaram na Igreja através dessa obra e vêm, até hoje, tendo essa postura. Por isso, e até óbvio que este tipo de pessoa, hoje em dia, não consegue fazer difusão. Essa foi a conclusão a que cheguei.

E qual será a melhor maneira de se explicar os Ensinamentos de Meishu-Sama? Na ocasião em que me encontrei com o professor Peter Clarke, ele me pediu: “Reverendo, quero que o senhor defina a missão da Igreja Messiânica Mundial em apenas três minutos!” E a minha resposta foi o que está escrito aqui neste folheto. Vou lê-lo para os senhores.

“Ao longo de três mil anos, a humanidade veio se afastando da Lei da Natureza, que é a Lei do Universo, Vontade de Deus, a Verdade. Movido pelo materialismo, que o faz acreditar apenas naquilo que vê, e pelo egoísmo que o faz agir de acordo com a sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro de uma ambição desmedida e inconsequente, e vem destruindo o equilíbrio do planeta e criando pra si e seu semelhante, desarmonia e infelicidade.

4

Page 5: Visão Para a Expansão II

As graves consequências do desrespeito às Leis Naturais, podem ser verificadas na agricultura, na medicina, na saúde, na educação, na arte, no meio ambiente, na política, na economia, e em todos os demais campos da atividade humana. Essa situação já chegou ao seu limite: se continuar agindo assim, é certo que o homem acabará destruindo o planeta e a si mesmo.

Mokiti Okada fundou a Igreja Messiânica Mundial, com o objetivo de despertar a humanidade, alertando-a para esta triste realidade. A filosofia messiânica cultiva o espiritualismo e o altruísmo, faz o homem crer no invisível, e ensina que existem espírito e sentimento, não só no ser humano, mas como também nos animais, nos vegetais e em todos os demais seres.

A difusão do Johrei, o desenvolvimento da Agricultura Natural e a divulgação do Belo, são práticas básicas da Filosofia de Mokiti Okada, capazes de transformar as pessoas materialistas em espiritualistas, e as egoístas em altruístas, restituindo ao planeta o seu equilíbrio original.

O seu objetivo final é reconduzir a humanidade a uma vida concorde com a Lei da Natureza e construir uma nova civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz”.

Esta foi a minha resposta, e o professor, olhando no relógio, disse: “Dois minutos e cinquenta segundos! Tem mais dez segundos, se quiser...” Aí, aproveitei e disse: “Se o senhor quiser saber mais sobre agricultura, medicina, educação, arte e outros temas, podemos conversar sobre isso. Por exemplo, posso explicar como a humanidade se afastou da Verdade e qual o caminho que ela deve seguir para retornar à Verdade”. Depois disso, foram mais três horas de conversa animada.

(a) Poluição do meio ambiente devido ao uso de fertilizantes e adubos químicos

Já imaginaram o quanto a agricultura está afastada da Lei da Natureza, que é a Lei do Universo, a Verdade? Foram três mil longos anos de afastamento, sendo que, nos últimos 100 anos, este afastamento foi bem mais acentuado. O mundo inteiro vive dentro de um grande círculo vicioso, em que a utilização de adubos químicos e fertilizantes provoca a poluição do solo, da água, dos rios, do mar, de tudo. Esta é a realidade. E quanto menos desenvolvido for o país, mais triste é esta realidade.

No Brasil, os bancos e as fábricas de fertilizantes possuem uma ligação bem íntima. Para o agricultor começar o plantio de alguma coisa, primeiro, é preciso comprar as sementes, as máquinas, etc., e isso requer dinheiro. Como ele não tem capital, é preciso fazer empréstimo no banco. Porém, na hora de requerer o empréstimo, o banco exige que o agricultor faça um contrato com a fábrica de fertilizantes. Por exemplo, se for plantar

5

Page 6: Visão Para a Expansão II

tomate, ele terá de fazer o compromisso de comprar da fábrica de fertilizantes tantas toneladas de cal, tantas toneladas de remédios para combater as doenças que poderão afetar os pés de tomate, etc. Sem este contrato na mão, o agricultor não recebe o empréstimo do banco. Assim, já no momento em que pede o dinheiro no banco, ele é induzido a comprar uma quantidade de fertilizante e adubo químico para serem usados nas plantações.

Se fizer o empréstimo, é preciso pagar a dívida. Assim, mesmo que ocorra uma farta colheita, o lucro, será praticamente usado para pagar a dívida do banco. Se chover um pouquinho mais do que devia, vai tudo por água abaixo. Colher só metade do previsto, é dívida na certa. Perder tudo devido à seca, é dívida em cima de dívida, pois será necessário um novo empréstimo sem haver ainda o pagamento da dívida anterior. Se ocorre uma inundação, o agricultor deverá comprar todos os fertilizantes para suprir aquilo que a água levou. E aí, mais dinheiro é necessário, mais dívidas ... Com dois, três fracassos seguidos nas colheitas, é a bancarrota e o jeito é fugir dos cobradores. De madrugada, o agricultor carrega a mudança no caminhão e leva a família para qualquer lugar bem longe dali.

São esses tipos de pessoas que acabam indo morar nas favelas formadas nos arredores das grandes cidades, aumentando, assim, o número dos casos de polícia. Este é o começo da pobreza que, por sua vez, se transforma na origem da maioria dos crimes que ocorrem nas grandes cidades. Mas, se esta forma atual de praticar a agricultura persistir, jamais conseguiremos sanar os problemas sociais.

Para acabar com a pobreza, é preciso praticar a Agricultura Natural Messiânica.

(b)Os perigos da grande utilização dos antibióticos

O caso da vaca louca que aconteceu na Inglaterra, assustou o mundo intero, mas aquilo não passa da ponta do iceberg. Daqui em diante, muita coisa horripilante está para acontecer. Diz-se “doença da vaca louca”, porque o gado fica louco mesmo. Fala-se em mais de 4 milhões e meio de cabeças de gado que serão sacrificados na Inglaterra. São 4 milhões e meio! Tentem imaginar queimar tudo isso de uma vez só ... Imaginem o quanto isso prejudicará o meio ambiente ou a quantidade de gasolina que será necessária para incinerar tamanha quantidade de carne ... Por outro lado, se assim não o fizer, qual seria então, a solução? Jogar no mar? Poluiria a água. Enterrar? Poluiria o solo e as águas pluviais. Vejam a situação caótica a que chegamos!

O que será que os meios de comunicação dizem a respeito do surgimento da vaca louca? Segundo eles, tudo começou com uma proteína encontrada nas cabras, de onde teria surgido a doença da “cabra louca”. As cabras doentes acabaram morrendo e seus donos, achando um desperdício jogar fora a carne do animal, pois isso representaria um grande prejuízo, acabaram triturando tudo, inclusive os ossos, misturaram

6

Page 7: Visão Para a Expansão II

na ração e deram para o gado comer. O primeiro caso da doença da vaca louca foi detectado no gado que comeu essa ração. Em Sapporo (norte do Japão), também foi detectado um caso de “cabra louca”. Mas, no mundo inteiro, nenhum cientista diz que esta proteína encontrada nas cabras apareceu devido ao uso indiscriminado de antibióticos, agrotóxicos e adubos químicos. Por que será? Porque são pressionados e, portanto, não podem falar livremente.

O gado da Inglaterra come o mesmo tipo de ração que o dos outros países. A diferença é que como a Inglaterra é um país relativamente mais antigo que os outros, logicamente, lá se usam remédios, hormônios e outros artifícios ha muito mais tempo também, o que fez surgir a doença mais cedo na Inglaterra. Assim, no caso dos países vizinhos, o surgimento da doença é uma simples questão de tempo.

Já imaginaram se tal doença surgir nos Estados Unidos e na Austrália, que são grandes produtores de gado? Só o fato da vaca louca ter surgido na Inglaterra, houve uma queda de 20% das vendas de carne em toda Europa; até a carne suína teve sua venda prejudicada. Se essa situação persistir, ninguém mais vai querer consumir qualquer tipo de carne. Vai aparecer o porco louco, a galinha louca, o ovo louco, e não sei se poderá comer nem carne de frango nem ovo de galinha.

Mas, se esse caos parar por aí, até que ainda está bom ... O pior é se, além da carne, não podermos mais comer verduras. O que vamos fazer? O único caminho vai ser a morte. Quando chegar esta época, a salvação através da Agricultura Natural, pregada por Meishu-Sama, será importantíssima. Esta será a salvação! O mundo inteiro virá procurar os alimentos produzidos através do método da Agricultura Natural.

A pecuária também se afastou da Lei da natureza. O motivo está no materialismo e no egoísmo do ser humano. Por isso, precisamos reconduzir o ser humano ao caminho que o faça respeitar a Natureza e aprender com ela; que o faça respeitar o solo e dar-lhe vida. Precisamos ensinar à humanidade a Lei da Natureza, que Meishu-Sama nos ensinou. Não precisamos ensinar coisas difíceis. A Lei da Natureza é a Lei do Universo, a Vontade de Deus, a Verdade. A Verdade não é nada difícil.

A virose chamada O-157 causou pânico no Japão. Em 1983, essa virose matou mais de 100 pessoas nos Estados Unidos. A virose foi causada pelos hambúrgueres de uma lanchonete. E hambúrguer é feito de carne de vaca. Foi daí que apareceu o O-157.

Todos sabem que o antibiótico é muito utilizado não só no gado, como também no porco e no frango. Porém, a virose é muito resistente a estes antibióticos, que acabam matando uma outra bactéria que deveria combater o O-157, ocasionando assim, um desequilíbrio dentro do intestino e o consequente aumento da virose. Tudo isso acontece devido exatamente ao afastamento das Leis Naturais.

7

Page 8: Visão Para a Expansão II

Na Natureza, existe um mecanismo chamado “seleção natural”. Se o porco, a vaca ou a galinha nascem fracos, é natural que morram mais cedo. Basta observarmos a Mãe Natureza: todas as espécies estão envolvidas num sistema em que se procuram produzir as melhores sementes, para obter descendentes saudáveis e, assim, garantir a perpetuação da espécie. Entretanto, para um pecuarista, se algum animal morre, significa prejuízo para o bolso, pois ele é um ser humano movido pelo materialismo e egoísmo, que o fazem injetar antibióticos no pobre animal, não o deixando morrer para vender a sua carne. Posteriormente a doença da vaca louca é consequência disso. Começou com umas setenta cabras que ficaram “loucas”. Se tivessem tratado a carcaça destes animais e dado um fim adequado a ela, não haveria problema algum. Mas, o sentimento de não querer perder dinheiro, de ter pena de jogar fora tanto material, fez o produtor oferecer as carcaças a uma fábrica de ração para recuperar um pouco do dinheiro. Por outro lado, a fábrica de ração, vendo à sua frente matéria-prima com preço barato, não hesitou em comprá-la e transformá-la em ração que, posteriormente, foi dada ao gado. Daí nasceu a doença da vaca louca.

(c) O cálcio dentro do corpo humano

Hoje em dia, se você come carne de frango, há possibilidade de desenvolver afecções alérgicas. Existem ainda pessoas que não podem comer ovo ou tomar leite de vaca. Por que será? É porque em tudo isso existe o cálcio. Meishu-Sama disse: “Uma vez ingerindo cálcio, há pessoas que demoram até vinte anos para eliminá-los de seu corpo”. O cálcio absorvido de forma artificial quando é eliminado, sempre vem acompanhado de uma purificação na forma de coceira.

Dias atrás, uma ex-componente do famoso grupo de teatro e música “Takarazuka” veio até mim pedir Johrei dizendo: “Reverendo, sinto tanta coceira, que não aguento mais!” Aí, eu disse: “Se está coçando tanto assim, é porque você tomou muitas injeções de cálcio, na época em que atuava nos musicais, não é?”. Espantada, ela disse: “Como é que o senhor sabe?”. Realmente, os ensaios normalmente eram de madrugada e, como nessa hora, eu já estava morta de cansaço, bastava uma aplicação de cálcio na veia para ficar novamente em forma e ensaiar sem problema algum. Dessa mesma forma, todos os outros componentes do grupo ainda tomam de cálcio”.

Existem também os “fortificantes”, os “revitalizantes” que muitas pessoas tomam, achando que vão ficar mais saudáveis e fortes. Mas a origem desta “vitalidade” está no cálcio. Podemos dizer que todo mundo está se entupindo de cálcio e, por isso, ultimamente, vem aumentando monstruosamente a incidência de casos de atopia. Isso é mais uma prova

8

Page 9: Visão Para a Expansão II

do uso abusivo de remédios. Chegamos num beco sem saída em que o afastamento das Leis da Natureza já não será mais permitido.

(d)O constante uso das vitaminas

Muitos americanos ingerem vitaminas, achando que vão suprir a quantidade de vitamina de que seu organismo necessita. Já ouvi dizer que nos Estados Unidos existem restaurantes onde se colocam, nas mesas, frascos de vitaminas junto com o sal e a pimenta para os clientes “temperarem” suas refeições. Basta estar escrito “vitamina” no rótulo do frasco, que todo mundo toma. Dizem que a vitamina é importante para o corpo humano, que tomar vitamina significa ser moderno e avançado. Os japoneses, ouvindo isso, também passaram a pensar da mesma forma e estão ingerindo vitamina uma atrás da outra.

Ultimamente, nos Estados Unidos, tanto os jornais como a televisão começaram a falar sobre o perigo de se ingerir vitamina C em demasia, pois esta pode provocar problemas renais. Mas eles não estão dizendo “não pode tomar”, e sim “não pode tomar em demasia”. Por que será que não dizem para ingerir apenas a vitamina C dos alimentos que existem na Natureza?

As empresas que mais ganham dinheiro nos Estados Unidos, são as fábricas de vitaminas. Vejamos: após a refeição – que pode ser hambúrguer ou qualquer coisa – basta tomar um coquetel de vitaminas A. B, B1, B2, C e D, que a alimentação estará completa. Devido a este materialismo e egoísmo, os americanos tomam vitaminas como se estivessem tomando água. Por isso, cada vez mais o corpo humano vai perdendo a capacidade de retirar, com suas próprias forças, as vitaminas e sais minerais dos alimentos, necessárias ao organismo.

Tudo isso acaba se refletindo nas várias doenças que vêm aparecendo nos Estados Unidos. Uma delas é a preguiça, muito mais temível que a AIDS, pois a pessoa infectada vai perdendo a vontade de fazer qualquer coisa: não quer mais trabalhar, não tem vontade de beber água nem de comer, ou seja, tem preguiça de fazer tudo. Isso é mais uma consequência da ingestão abusiva das vitaminas.

A alimentação à base de arroz integral faz bem à saúde, porque ela fortifica o sistema digestivo, dando-lhe condições de retirar de todos os alimentos os nutrientes necessários, por mais simples que possam ser.

(e) O remédio que muda a personalidade das pessoas

O pior de tudo mesmo é um remédio que começou a ser bastante utilizado pelos norte-americanos, que afeta o interior do cérebro do ser humano. Já chegou a 20 milhões o número de americanos que utilizam esta droga, batizada de “remédio que muda a personalidade”. E, realmente, ele muda a personalidade das pessoas. Por exemplo: os

9

Page 10: Visão Para a Expansão II

maridos não precisam mais esquentar a cabeça para acalmar as esposas histéricas, impacientes e mal-humoradas: basta dar-lhes uma pílula do remédio e, em uma hora, elas já estarão sorrindo, dizendo: “Meu amor, sou tão feliz...” Por outro lado, as esposas que vinham fugindo dos maridos violentos, não têm mais problemas: uma única pílula e ele estará dizendo: “Querida, como você é linda!”

A serotonina utilizada neste remédio só causa efeito uma hora após a sua ingestão e são poucos os efeitos colaterais. Por isso, os neurologistas permitem o seu uso, mas antes, sempre alertam o paciente: “Se começar a tomar este remédio, você ficará dependente dele, ou seja, vai ter que tomá-lo pelo resto da vida. Se parar de tomar ou tomá-lo em demasia, as consequências são imprevisíveis”.

No final do ano passado, vi num documentário especial apresentado pela rede de televisão NHK, o caso de um homem que atirando a esmo, matou oito pessoas e, depois, se suicidou. Posteriormente, descobriram que ele tomava frequentemente remédios contendo serotonina. A família do assassino suicida entrou com processo na justiça, acusando o laboratório que fabricou o remédio, mas não teve sucesso, pois a acusação foi retirada pela promotoria. Depois disso, o laboratório, achando que mesmo sendo processado, o tribunal sempre lhe daria ganho de causa, investiu mais ainda nas vendas do remédios. Hoje, já são 20 milhões de norte-americanos tomando o remédio.

Para as crianças, existe uma outra droga cujo processo é o mesmo da droga tomada pelos adultos. Quando elas estão correndo pela casa, fazendo bagunça, gritando, pulando, infernizando a vida das pessoas, basta ministrar-lhes este remédio. Vejamos: toda criança é um poço de energia, portanto, é natural que não fiquem quietas num mesmo lugar. É criança! Se um garotinho de dez anos ficar dez horas sentado na frente de uma carteira, quietinho, dizendo: “Mãe, preciso estudar mais!”, pode acreditar que essa criança não é normal. Entretanto, se a criança fica inquieta, correndo pela casa, a mãe acha que assim não dá e lhe dá o remédio. Ela toma a droga e pronto: já está quietinha, sentada na frente da televisão, dizendo que não vai brincar lá fora, porque já está feliz ali. A droga mudou o comportamento natural da criança. E não é só isso: a droga simplesmente começou a controlar a criança, pois esta tornou-se dependente do remédio pelo resto da vida.

Dizem que até o final deste século, metade da população norte-americana estará ingerindo esses remédios, que já estão entrando no Japão. Quem sabe, se formos hoje nos consultar com um neurologista, ele já pode ter na sua prateleira algum frasco da tal droga, apesar de ainda não estar sendo fabricada aqui no Japão.

Dias atrás, cientistas do mundo inteiro se reuniram para discutir como a humanidade deverá viver no século XXI. Um deles me disse que um dos temas abordados foi a diminuição da contagem de

10

Page 11: Visão Para a Expansão II

espermatozóides nos últimos 30 anos, que ficaram reduzidos à metade. Veja bem: essa diminuição significa que vai chegar um dia em que por mais que o homem se esforce, será difícil ele se tornar um pai e, assim, vai diminuir o número de seres humanos. Essa constatação foi motivo de grande advertência por parte dos cientistas. E tudo isso, certamente, é consequência da utilização indiscriminada dos fertilizantes, antibióticos, vitaminas, que se sedimentam dentro do organismo e acabam se transformando nas mais temíveis ameaças à raça humana.

4 – A Filosofia Messiânica é a própria Lei da Natureza

(a)A arte é uma coluna da salvação porque possui sentimento e amor

“Em todos os seres vivos, existem espírito e sentimento (kokoro)”: esta é uma Verdade que quase todos os cientistas da atualidade não reconhecem.

Tanto as verduras como as frutas ou o arroz, possuem espírito. E sentimento também. Quando nos alimentamos, nosso organismo absorve as proteínas, carboidratos, vitaminas A, B, etc. e a nossa alma, nosso sentimento, nosso espírito absorvem o espírito contido neles. É por isso que chamamos de REIKI-SHOKU , que significa “alimentos que contêm a essência do espírito”. Quanto mais espírito houver no alimento, mais saudável ele será, e mais alimento espiritual ele terá para oferecer ao nosso espírito para fortalecê-lo, o que é muito importante.

Realmente, o ser humano se esqueceu completamente do sentimento e, dominado pelo materialismo, só acredita naquilo que vê. Ele diz “sentimento disso, sentimento daquilo” mas só da boca para fora, pois não sabe muito bem para que serve. O sentimento, quanto mais utilizado, maior fica. O amor é a mesma coisa: quanto mais amamos, maior ele fica. Ou seja, no caso das coisas invisíveis, quanto mais a usamos, maiores elas ficam. Mas, no caso das coisas visíveis, materiais, quanto mais as usamos, menores elas ficam. Se não transformamos o pensamento materialista em espiritualista, acabaremos destruindo o nosso planeta.

Na Medicina, acontece a mesma coisa. Meishu-Sama nos ensina que, através da ativação da capacidade de recuperação natural existente no corpo humano, as pessoas conseguem eliminar as impurezas, tornando-se verdadeiramente saudáveis. Ele complementa dizendo que o Johrei purifica o espírito que, por sua vez, se reflete no corpo físico, provocando o processo de purificação deste, ativando a capacidade de recuperação natural e tornando a pessoa saudável.

É dessa forma que a filosofia messiânica ensina como viver de acordo com as Leis da Natureza, através da prática do Johrei e da Agricultura Natural.

11

Page 12: Visão Para a Expansão II

A salvação através do Belo é a mesma coisa. Meishu-Sama nos ensina que todos que praticam a arte, seja através da flor, da caligrafia ou do desenho, deixam impregnados nas suas obras o seu sentimento, a sua espiritualidade do autor nela contida transmitirá bons fluidos ao apreciador, além de elevar a sua sensibilidade e purificar o seu espírito.

Vocês não acreditam que, quando uma pessoa de alta sensibilidade faz uma vivificação floral, colocando nela todo o seu amor, pensando no bem de outras pessoas, deste arranjo é emanada a Luz da Salvação? E essa Luz purifica o Mundo Espiritual. Isso é a salvação através do Belo.

(b)Criar os filhos colocando todo amor e sentimento

A salvação através do Belo não acontece só através das flores. A culinária também é uma arte.

Se a mãe, ao preparar a comida para os filhos, realmente colocar o seu sentimento de amor, as crianças, quando estiverem fazendo a refeição, vão estar ganhando, além das vitaminas e proteínas contidas na comida, o verdadeiro amor dos pais. Todos os problemas entre pais e filhos ou problemas de família, começam a partir do momento em que deixam de dar importância ao sentimento.

Uma pesquisa dos dados obtidos no centro de correção e recuperação de menores delinquentes, constatou que a maioria das crianças foi criada a base de “fast food”. Quase não tiveram em suas mesas uma refeição preparada pelas mães, pois estas trabalhavam fora para ajudar nas despesas de casa. Na hora de sair, a mãe dizia as crianças: “Quando forem comer, coloquem a comida no forno microondas e depois comam”.

Quando eu era criança, ainda me lembro que acordava com o som da faca cortando alguma coisa na tábua da cozinha. Era minha mãe que estava cortando as conservas para servir na refeição matinal. Não tinha nada de especial: arroz, missoshiro (sopa de soja), conservas e mais nada. Mas sentir o aroma daquela sopa pairando no ar e ver que minha mãe acordava todos os dias cedo para colocar lenha no fogão para fazer o arroz, fazia-me imaginar o quanto eram duras suas manhãs, e sentia uma imensa gratidão por ela. Quando, à mesa, saboreava aquela comida, sentia o amor que estava impregnado em cada coisa que estava ali na minha frente.

Todos já devem ter visto um recém-nascido ser amamentado pela mãe. Já perceberam que, quando está mamando, ele fica olhando para cima, na direção do rosto da mãe? Ele deve estar pensando: “ Minha mãe é a fonte da minha vida; sem ela, eu não estaria hoje aqui.” Isso acontece porque ele está mamando no peito da mãe. Mas, e hoje?

12

Page 13: Visão Para a Expansão II

No Brasil, há alguns anos atrás, houve uma campanha do aleitamento materno. Naquela época, havia uma famosa atriz de televisão que se tornara membro e que participou da campanha. Achei uma ótima oportunidade, já que ela acabara de ser mãe na ocasião. Eu a orientei: “Você precisa amamentar seu filho só com leite materno”. Como ela era famosa, tiraram fotografias dela amamentando o bebê e as utilizaram na campanha, que era apresentada na televisão.

Entretanto, hoje em dia, quase não se ensinam mais estas coisas às pessoas. As mães tomam injeções para “secar” o leite. Elas fazem isso porque, se amamentaram seus filhos, seus seios perderão a “beleza”, o que mostra o forte materialismo egoísmo delas. Como só acreditam naquilo que está à frente de seus olhos, não sabem que, depois de algum tempo, vão sentir as consequências de tudo isso, o que é muito perigoso.

Assim, elas dão o leite de vaca para suas crianças beberem. Sabem por que? Porque leite de vaca também é bom, não precisa ficar mostrando o seio para outras pessoas na hora que estiver amamentando. Quando o bebê chora, qualquer pessoa, a qualquer hora, pode dar o leite para ele tomar. É prático! Essa é a desculpa que elas dão: leite de vaca é prático. Mas, na verdade, é puro comodismo! E isso não é a verdadeira forma de se criar um filho!

E no caso das fraldas? Praticamente, todo mundo usa fraldas descartáveis. Antigamente, elas eram feitas de pano e quando o nenê fazia xixi, dava para sentir que estava molhado pois ele, incomodado com a fralda úmida, chorava, pedindo para a mãe trocá-lo. Hoje, as fraldas são daquelas que, mesmo que o nenê faça xixi, ele continua “sequinho”. Portanto, ele chora menos e a mãe não sabe se ele urinou ou não. O fato do bebê chorar menos, significa restringir o meio de comunicação entre mãe e filho, que é o choro, além de acarretar a má formação dos pulmões do bebê. Quando o bebê chora, seus pulmões fazem mais exercícios, colaborando para o fortalecimento do aparelho r3espiratório, além de ser um ótimo exercício para as cordas vocais. Crianças que não choram muito, geralmente tem pulmões fracos. Se todas as vezes que o bebê chorar, a mãe o acalma de alguma forma, ele vai se tornar uma criança fraca. É até bom que os bebê chorem bastante. Acredito que isto até dê boas influências na formação da sensibilidade da criança.

(c) Salvar é ensinar a Lei da Natureza às pessoas

Meishu-Sama disse que o fim do mundo vai ser a época em que mesmo tendo comida farta à nossa frente, não poderemos comer, será também a época em que, basta tomar uma única injeção, e a pessoa morrerá na hora. Ele disse também que, como este momento já está perto, todos os messiânicos precisam se preparar bastante para que, no momento certo, todos, com plena confiança no Johrei, possam atuar na

13

Page 14: Visão Para a Expansão II

posição de médicos. E eu tenho certeza de que já estamos chegando bem perto desate momento crucial.

O atual método de educação só ensina a acreditar naquilo que é visível aos nossos olhos. Será que algum estudante de Mackenzie, de Harvard, Stanford, Oxford, da Universidade de Tóquio, ou de qualquer outra universidade, vai aprender que ele precisa respeitar a Lei da Natureza? Será que ensinarão nas universidades sobre a existência do espírito, que é invisível aos nossos olhos? Não, não vão ensinar. Hoje em dia, não se ensina isso nos bancos escolares. Só sabem “entupir” o estudante com conhecimentos e mais conhecimentos, só isso! Ninguém explica a Verdade sobre a missão do homem, o porque de ele estar vivendo, de onde veio e para onde vai.

Depois de conversar mais de três horas com o professor Clarke, perguntei-lhe se haveria alguma outra religião que explique a Verdade e as Leis da Natureza, como Mokiti Okada nos esclarece. Ele respondeu que não existe uma sequer.

È isso mesmo: Não existe! Nem o cristianismo, nem o budismo, nem o hinduismo, nem o judaísmo explicam isso. Na época em que os ensinamentos cristãos foram escritos, há mais de mil, dois mil anos atrás, não existiam agrotóxicos, antibióticos, e a Natureza não estava tão fustigada como nos dias de hoje.

Por isso, tenho certeza que, se Jesus Cristo descesse à Terra nos dias de hoje e lesse os Ensinamentos de Meishu-Sama, diria: “Cristãos, respeitem os Ensinamentos de Mokiti Okada, tenham-nos sempre em mãos e salvem a humanidade”.

No caso do budismo, é a mesma coisa. Os sutras budistas são ensinamentos maravilhosos mas, se compararmos a época em que foram escritas com o momento atual, notaremos uma grande diferença. Por exemplo, Buda prega a Lei da Reencarnação mas, hoje em dia, não dá para dizer que, se praticarmos o bem agora, depois da morte, iremos para o Paraíso. Afinal, segundo a Lei da Reencarnação, mesmo morrendo agora, um dia ainda retornaremos a este mundo. Contudo, se este mundo tiver muita comida, mas ela estiver envenenada, imprópria para o consumo, não dá para dizer que é Paraíso. Vamos morrer e nascer de novo no mesmo inferno. É por isso que Meishu-Sama diz que precisamos construir o Paraíso na Terra. Construir o Paraíso na Terra será o mesmo que construir o Paraíso no Mundo Espiritual. Aí sim, estaremos dentro da Verdade, que é a Lei do Universo.

Se tivermos este princípio, que é a base de tudo, dentro da nossa cabeça, ao lermos qualquer Ensinamento de Meishu-Sama, vamos logo descobrir que ele equivale àquele pequeno galho que sai daquele galho um pouco maior que, por sua vez, sai daquele tronco, e assim por diante. Precisamos fazer dos Ensinamentos, o nosso próprio sangue e carne. Se

14

Page 15: Visão Para a Expansão II

não fizermos isso, o nosso conhecimento sobre os mesmos será como uma colcha de retalhos e, quando formos passá-los a outras pessoas, só conseguiremos passar “retalhos”, o que é muito difícil de entender por parte de quem está ouvindo, principalmente, no caso dos jovens e estudantes.

Mesmo aquelas pessoas que parecem sadias fisicamente, sofre, pelo vazio que existe dentro de seus corações. Isso acontece porque não lhes foi ensinada a Lei da Natureza, que é a Verdade, e nem lhes foi dado conhecer a missão do homem. É por isso que, mesmo sendo agraciadas com muitos bens materiais, sentem um grande vazio no seu interior porque desconhecem o motivo verdadeiro da sua própria existência. Acho que é por isso que precisamos levar de alguma forma a salvação para estas pessoas que carregam a doença, a miséria e o conflito em seus corações.

Este também é o motivo que me faz sempre dizia a todos que convivem comigo: “Vamos juntos salvar a humanidade!” Mesmo que entremos no século XXI, se não agirmos agora, talvez não teremos a chance de deixar o século XXII para aqueles que vierem depois. Já que somos aqueles que estão esperando a chegada do século XXI, temos que pensar em como vamos criar as pessoas que receberão o século XXI. Um ponto importante é ensinar ao maior número de pessoas o que é a Verdade, mostrando a elas que precisamos da sua cooperação. Acho que este é o verdadeiro convite para o caminho da Salvação.

Por participarem desse caminho, já estão ganhando a condição de serem salvos. Os Ensinamentos de Meishu-Sama são grandiosos e inigualáveis. É por isso que a Igreja Messiânica Mundial é uma ULTRA-RELIGIÃO. Meishu-Sama disse que construiria a nova civilização e que era o concretizador da Verdade. Então, pronto: muitas seitas, muitas religiões, muitos religiosos precisarão aprender com os Ensinamentos do Mestre.

4. O conceito da Cidade da Nova Era

(a) A última fase do Plano Divino

Meishu-Sama nos ensinou o conceito da Cidade da Nova Era através de uma orientação de 21 de junho de 1935: “A última fase será a construção do modelo do Mundo da Grande Luz (Dai Komyo Sekai) ou Protótipo do Paraíso Terrestre; depois de pronto, iremos apresentá-lo a toda a humanidade e todas as cidades dos quatro cantos do mundo se espelharão nele”.

Esta é a última fase do Plano Divino de salvação da humanidade e da construção do Paraíso Terrestre. Por isso, acho que a Igreja Messiânica Mundial precisa se empenhar de forma global neste grande empreendimento. Sinto que não está muito longe o dia em que reconhecerão que a Igreja Messiânica Mundial é realmente a religião que realizará a salvação da humanidade.

15

Page 16: Visão Para a Expansão II

(b) O modelo do Paraíso Terrestre

O professor Peter Clarke, depois de conversar comigo, foi fazer uma palestra na USP (Universidade de São Paulo) e disse que a religião que mais cresce no Brasil é a Igreja Messiânica Mundial, religião que ensina a Verdade às pessoas. No dia 1º de janeiro deste ano, chegou uma carta sua, dizendo que a sua próxima viagem seria à França, onde participará de um simpósio que reunirá mais de 1.000 sociólogos e religiosos de toda a França. Lá também, ele vai falar sobre a Igreja Messiânica Mundial e o plano de construção da Cidade da Nova Era. A Cidade da Nova Era será o local onde poderemos viver alicerçados na Lei da Natureza: esta é a Verdade da Igreja Messiânica Mundial.

Meishu-Sama disse que a construção do modelo do Paraíso Terrestre será o último passo dentro do Plano de Salvação da Humanidade. E será que este grande empreendimento não deve ser levado a cabo pelas mãos dos membros da nossa Igreja Messiânica Mundial? Meishu-Sama não disse em momento algum que o primeiro modelo seria construído no Japão. Ele disse que seria construído, tanto no exterior como no Japão. Vamos construir a Cidade da Nova Era em todos os cantos do mundo! Nós podemos construir!

O que fazemos é para a salvação do mundo. É por isso que desejo que todos compreendam bem a grandiosidade de Meishu-Sama, pois afinal, tudo isso é fruto dos Seus Ensinamento. Se não for através deles, não há como salvar o mundo. Devemos transmiti-los de uma forma que qualquer religião os aceite como Verdade.

Vamos ter mais orgulho por sermos membros da Igreja Messiânica Mundial, procurando contatar com cem pessoas para merecermos encontrar pelo menos uma que tenha a mesma missão de salvar a humanidade.

16