visão jovem nº 52

34
EUNIFAIFE Dupla com talento e persistência Outubro 2013 | N.º52 | Ano 5 Infertilidade Masculina Guilhemina brilha nas pas- sarelas da Tuga Xixi na cama

Upload: visao-jovem

Post on 25-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Visão jovem nº 52

EUNIFAIFEDupla com talento e persistência

Out

ubro

201

3 |

N.º5

2 | A

no 5

I n f e r t i l i d a d e Masculina

Guilhemina brilha nas pas-sarelas da Tuga

Xixi na cama

Page 2: Visão jovem nº 52
Page 3: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 3 EDITORIAL

Produção: Visão Jovem Moçambicana, Tel.: +258 823279126 email: [email protected]

Editor: Benigno Papelo, Redacção: Araújo Araújo, Benilde António,Cândida Manuel, Carolina Dumbrovsky, Clayton Muchanga, Dino Miranda, Eunice Ronda, Gizela Nguelume, Iolanda Lipangue, Isabel Gorjão Santos, Hilário Medina, Jer-emias Langa, João Luzo, Leopoldina Luis, Limpo Zambo, Maísha Tuzine, Nayra Issufo, Nilza Macamo, Osvaldo Inlamea, Ricardo Magaia, Sabir Vasco, Zito Ossumane, Colunistas: Eduardo Cruz, Issufo Ibrahim, José Bate Efoge, Mohamed Na-guib, Nivaldo Thiery, Sara Grosso, Sérgio Vieira, Kátia Vanessa, Fotografi as: Flashphoto, toosexyonline, Fracncey Zaute, Banda Desenhada: Filipe Batista Design Gráfi co e Paginação: Rui Batista, Departamento Comercial: Jeremias Langa.

Juventude, o pólo incondicio-nal para o desenvolvimento, mas criteriosa

Nos últimos tempos, tenho vindo a realizar actividades em di-versos distritos do nosso belo e deslumbrante Moçambique.

Neles travo grandes debates com os jovens licenciados que foram afectos a diversas áreas de trabalho nesses mesmos distritos. Não se trata, portanto, daquele projecto Férias nos Distritos, levado a cabo pela Associação de Estudantes Universitários Finalistas de Moçambique.

Chamou-me a atenção quando um desses jovens recém-forma-dos, a trabalhar num dos distritos, disse-me que foi formado pelo IS-CTEM - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. Tendo em conta que essa instituição, assim como outras de índole privada, servem como formadoras e incubadoras de mão-de-obra para empresas, constata-se assim que o destino dos formados aca-ba sendo o meio urbano pro ssional.

Segundo estes jovens, ‘nem tudo é um mar de rosas’. Os mes-mos alegam que existe uma atribuição de cargos que não se conjuga com o regulamento do funcionário de

Estado. De acordo com a interpretação dos mesmos, são atribuí-dos cargos de chefes a quem nem sequer possui cinco

anos de trabalho no Estado.Alguém uma vez me disse que trabalhar nos distritos é trabalhar

no pólo de desenvolvimento de Moçambique. Será quenão é este um sinal de que a nal os distritos são mesmopólos de desenvolvimento?Ora vejamos… Nem todos os jovens recém-formados conseg-

uem ascender a cargos de tamanha responsabilidade e relevância no Estado logo após a formação académica, e isso é uma conquista. Mas os jovens questionam: De que adianta ocupar um cargo de che a se nem se quer uma mesa para poderem trabalhar existe e nem recursos humanos existem? De que vale ser chefe se não existe quem os auxilie ou siga as suas instruções e orientações?

Caros amigos, dificuldades existem em qualquer área de trab-alho. Irão subsistir sempre obstáculos na execução de tarefas.

Mas se a juventude é vista como a aposta para os distritos, que-ro acreditar que tal acontece porque se vê neles a capacidade e a es-perança de desenvolver os distritos, ou ‘pólos do desenvolvimento’. Nesse sentido, cabe-nos a nós - os jovens - imprimir soluções no sentido de superar as di culdades. Se se classi ca os distritos como os pólos do desenvolvimento, não podemos

pensar que iremos encontrar lá tudo aquilo que deixamos ou tínhamos em casa dos nossos pais. O mundo lá é totalmente dife-rente. O nosso Presidente da República diz que este País é nosso e que não podemos ter medo de ficar ricos. Devemos ser jovens que apresentam soluções para os seus problemas, e não simplesmente reclamar deles. Sejamos criativos!

Queremos servir a pátria ou a moçambicanidade? Queremos adquirir Know How inquestionável ou uma remuneração incom-patível com o nosso conhecimento e experiência?

Abraço Forte

Page 4: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 4

Page 5: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 5 PRESIDÊNCIA

O Presidente da República, Armando Guebuza, considerou ser imoral e criminoso perigar a paz no país, reiterando que ela é um bem precioso e ninguém se deve apropriar dela, porquanto é direito inalienável de todos os moçambicanos, independentemente das suas diferenças.

“Não há ninguém que pode dizer que a paz é minha. É imoral e criminoso fazer isso, porque a paz é de todos, não é de ninguém e sobre ela, ninguém tem mais direito que o outro” – disse o Chefe do Estado, realçando que todos, incluindo crianças recém-nascidas, merecem a paz e ninguém pode se apropriar dela.

Falando num comício popular, Armando Guebuza afirmou que a paz é uma das grandes conquistas colectivas dos moçambicanos, e à semelhança da unidade nacional, ela deve ser mantida, defendida e preservada por todos porque ela é um direito que nos dá a liberdade de espírito.

“Há conquistas que são individuais, mas há conquistas que são de todos, sobre as quais nenhum de nós tem mais direito que outro. Um desses direitos, segundo o Chefe do Estado, é a paz, a qual mesmo as crianças recém-nascidas merecem desta conquista, à semelhança da unidade nacional, de Eduardo Mondlane, que nos deu o direito de ser-mos moçambicanos”, disse.

O mais alto dignitário da nação moçambicana lembrou a história do filho pródigo, afirmando que passado algum tempo fora de casa, ele regressou ao convívio familiar. Numa implícita referência ao líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que se encontra neste momento em parte incerta nas matas de Gorongosa, Sofala, Guebuza pediu aos que aban-

donaram a casa para regressarem, a fim de “junto da família, comerem a `sadza` que lhes fez crescer”.

Afirmou que a resolução das nossas diferenças deve provir do diálogo e ninguém deve pôr em causa a paz, sejam quais forem as suas razões.

Entretanto, depois de qualificar o comício como uma escola onde aprendemos a governar, Armando Guebuza explicou que o país está a mudar e a pobreza está paulatinamente a acabar, havendo sinais in-equívocos de crescimento que indicam que este flagelo está passando para a história, a cada dia que passa.

“Há uma coisa que notei em Moçambique. Uns querem combater a pobreza, outros, porém, nem sequer sabem ver os sinais de cresci-mento que estamos a registar. Indicou haver muitos que sabem que vão vencer a pobreza porque há sinais de que ela está a diminuir e, nos últimos tempos, mais rapidamente”.

O Presidente da República acrescentou que a pobreza deve ser com-batida por todos, apelando aos moçambicanos para trabalharem, ardu-amente, visando vencer este flagelo nas suas famílias, através do mel-horamento das suas condições de vida. Guebuza explicou que construir uma casa espaçosa, de alvenaria, comprar bicicleta, motorizada, viatu-ra, a existência de escolas em todos lugares e de todos os níveis, estra-das embora ainda não em número suficiente, são sinais que mostram que a pobreza está a acabar e nos últimos tempos, mais rapidamente.

É imoral e criminoso apropriar-se da paz

Armando Emílio Guebuza Presidente da República de Moçambique

Page 6: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 6 LAZER

Poupança totalSaiba como não gastar dinheiro na quadra natalícia...

sem perder a classe!Faça uma previsão de gastos para o mês. Inclua, para

além dos presentes, as despesas que terá no supermer-cado, em chamadas telefónicas e artigos decorativos.

Ajuste o seus preparativos de Natal ao orçamento que tem disponível.

Faça uma lista de tudo o que precisa de comprar dividin-do-a em duas colunas: itens prioritários e dispensáveis.

Evite usar material descartável no Natal. Nada melhor

do que usar uma toalha, guardanapos e loiça a sério. Verá que, no final, sairá mais barato (e ecológico).

Reduza o uso do cartão de crédito ao mínimo indispen-sável. Compre apenas o que realmente pode.

Inove a troca de presentes. Sugira dar só às crianças, siga o modelo do amigo secreto em que se oferece a al-guém pré-definido ou peça a cada um que traga um pre-sente, reúna-os no saco do Pai Natal que, através de rifas ou jogos de adivinhas, distribuirá por todos.

Page 7: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 7

Page 8: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 8

1. Como foi a vossa história de infância? Eunice: Sou filha caçula do meu Pai e filha única da minha

mãe. Sou uma machangana do Bairro 9, em Xai-Xai, nascida aos 28 de Abril de 1979. Vivi com a minha avó até aos cinco anitos e vim a Maputo encontrar os meus Pais. Fiz a pré-primaria em Xai Xai, e cá fiz a 1ª classe até o final. Comecei a trabalhar com os meus 14 anos (risos)… Muito cedo, não é? E lá vão muitos anos...

Faife: Sérgio Aristides Cumbe Faife transporta, é um jovem prático, simples, simpático e sempre prestativo que começou a sua trajectória ainda criança na Rádio Moçambique. Dada a sua simplicidade, curiosidade na aprendizagem e inclinação para as câmaras de televisão, Faife surgiu pela primeira vez num pro-grama denominado “Ritmos”. Mais tarde foi convidado para fazer parte da rádio 9FM como animador de cabine e apresen-tador da 9TV. Depois de uma pequena pausa, Sérgio reapareceu durante 9 meses como apresentador do programa de carácter

social “Sérgio Faife e alegria”.

2. De onde nasce esse desejo pelos microfones e camer-as?

Eunice: De muito cedo, mas foi sempre natural, pois estava atenta aos concursos de rádio, tv, sobretudo nos programas in-fantis. E, graças a Deus, a sorte sempre esteve comigo, pois eu ganhava.

Faife: O gosto de fazer a televisão e ser locutor, começou na infância. A minha mãe encontrava-me sempre a falar sozinho. Por exemplo, fazia o relato de carros que eu via a passar na es-trada, e eu não sabia que era um ‘bichinho’, ou seja, um dom de estar nas telas e dar a minha voz na rádio.

3. A EuniFaife tem outras ocupações profissionais que vão além da rádio e tv, tais como o de ser MC de cerimónias e compromissos publicitários. Acham coincidência ambos terem o

CAPA

Eunifaife: DUPLA com talento e persistência

Page 9: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 9

mesmo trajecto? Como conseguem gerir tudo isso?Eunifaife: Nossaaa… Não é nada fácil esta vida. Esta profissão

não é nada fácil, é super agitada e a actividade de MC leva-me a ficar mais de cinco horas de pé.

Quanto ao anúncios podes crer que é bom, pois é ai que a gente vê a valorização da nossa marca, imagem e trabalho. Se te chamam para ser cara de uma Marca é porque acreditam no poder da tua imagem, certo? E coincidência mesmo, eu parei de fazer rádio, mas o meu parceiro continua, e só ele faz muito bem.

Gerir este corre, corre? Às vezes é difícil pois são vários even-tos no mesmo dia, e com o programa diário não é fácil, e in-felizmente não tem como, às vezes temos de abdicar de certas coisas.

4. Como tem sido a vossa agenda diária e semanal?Eunifaife: Hummm, super ocupada, eu em particular, faço a

planificação do nosso programa em termos de conteúdo, convi-dados e isso requer muita pesquisa, mas graças a Deus tudo está a correr bem. E nesse espaço tenho que gerir os eventos que vão surgindo para ser Mc.

5. Sempre quiseram ser o que são hoje?Eunifaife: Sim, sempre e até muito mais… (risos)6. Como classificam a responsabilidade que transportam

convosco nos dias de hoje?Eunifaife: Ser o espelho para muitas pessoas, alegrar, incen-

tivar, esta é uma responsabilidade muito grande, pois existem pessoas que se alegram só pelo simples facto de nós existirmos. Sabes, sentimos isso todos os dias, só podemos dizer Obrigado Senhor e a todos Kanithanks pelo carinho.

7. Qual foi o maior momento marcante nas vossas vidas?Eunice: vários momentos, mas o bom para a carreira foi o

«Moçambique dá Sorte». Aprendi muito com profissionais desse projecto, pena ter terminado muito cedo.

Faife: Como Mestre de Cerimónias da inauguração dos Aero-portos de Moçambique, terminal A, onde vi pela primeira vez o nosso chefe de Estado a rir-se mas com gosto. As gargalhadas começaram quando passei a falar chinês, e foi uma gala super-diferente, pois eu e o António Jamal trouxemos uma forma de apresentar diferente.

Por outro lado, foi marcante quando participei no programa «Alô Família» durante três anos e depois foi-me confiada a sua produção.

8. Têm cuidados especiais com a voz e a imagem? Quais e como?

Eunice: sim, sim, eu ainda cumpro com a regra do meu fa-lecido Pai, que Deus o tenha, de comer limão com a casca. Em termos de imagem, vou ao salão duas vezes por semana, mudo o look, faço as unhas, e claro faço a limpeza facial e massagens.

Faife: Sou homem e cumpro o básico estipulado em termos de higiene e performance visual, ehehehehehe…

9. Algum de vos já mentiu ao outro? E como conseguiram superar a decepção?

EuniFaife: Felizmente não, Graças a Deus.10. São cúmplices até que ponto?Eunifaife: Até surpreendermos as nossas metades. (risos)

Quando um faz a surpresa ao outro.11. Falem das vossas vidas pessoais, casados, namorados/

as (nomes), filhos?Eunice: Solteira mas comprometida, mãe sim, adoro esta

dádiva que Deus me deu de ser mãe da Aasiyah e do Kayane. Eles são a minha vida, os meus amigos.

Faife: Solteiro, mas com esposa e filhos, que são as pessoas da minha eleição.

12. Como tem sido em casa quando se ausentam por noites e só regressam no dia seguinte?

Eunifaife: Nada fácil, mas é por uma causa justa. Então, no dia seguinte o melhor é descansar e receber muitos miminhos...(risos)...

13. Cores Preferidas?Eunice: Adoro o Azul, o brancoFaife: Preto

14. Dia e número da sorte?Eunice: adoro números paresFaife: número 5 (Five que é similar a Faife)…15. Prato Preferido?Eunice: Mucapata e uma boa picanhaFaife: Couve e Arroz Branco16. Local onde gostariam um dia de estar?Eunice: Brasil e EspanhaFaife: Conhecer todo o meu País

17. Mensagem especial para o leitor e o jovem no geral?Eunifaife: sejam verdadeiros e honestos uns com os outros,

mesmo que a vida não vos sorria, sorriam vocês para ela e verão que tudo será muito mais fácil. Continuem a acreditar nos vossos sonhos, mais uma vez obrigada pelo carinho. Diga à pessoa que está do seu lado que a amas a cada segundo e minuto, pois não sabemos o que pode acontecer a seguir. Mwahkiss e Kanithanks e muitas energias positivas são, sim, a minha marca.

Page 10: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 10

Maior atenção aos vulneráveis

AS crianças em situação difícil, os idosos e mulheres chefes de família devem merecer maior atenção e apoio na implemen-tação dos diferentes programas, para que possam sair da situa-ção de vulnerabilidade em que se encontram.

A posição foi defendida no distrito da Manhiça, pela Esposa do Presidente da República, Maria da Luz Dai Guebuza, no âm-bito da visita de três dias à província de Maputo. Na Vila de Man-hiça, Maria da Luz interagiu com crianças órfãs, onde lhe foram apresentadas diversas preocupações.

Dos problemas apresentados, destacam-se a falta de institu-ições de ensino técnico profissional e superior públicas, o reforço das capacidades de produção dos agricultores e o alargamento da rede sanitária.

Albino Manhiça, jovem residente na vila, disse a primeira-dama que muitos estudantes percorrem longas distâncias para frequentar um curso técnico, sem contar com os riscos que in-correm, pela falta de transporte para o regresso.

“Gostaríamos de pedir a intervenção da esposa do presidente para que possam ser implantadas instituições do ensino superior ou que se melhore a rede de transporte para chegar a cidade.

Muitos de nós acabamos sendo transportados em condições de-sumanas durante o regresso da cidade de Maputo”, pediu.

Em resposta a estas preocupações, Maria da Luz prometeu interagir com os órgãos provinciais e distritais para que sejam resolvidos os problemas apresentados pela população. Da Luz explicou que o principal objectivo da visita a Maputo é colher de perto as preocupações das crianças, mulheres e idosos, camadas que pela sua natureza e condições sociais são vulneráveis.

“Estas três camadas da nossa sociedade precisam muito da nossa palavra, do nosso carinho, do nosso apoio. Então, quere-mos dizer a estas crianças, mulheres e idosos que estamos aqui para dar o nosso amor, apoio e nossa solidariedade”, disse a pri-meira-dama acrescentando que “temos muitas crianças órfãs no país, devido orfandade, originada pela morte de muitos pais por doenças como o HIV/Sida”.

SOCIEDADE

Page 11: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 11 TECH

38% das crianças aprendem a usar smartphone antes de saberem fazer uma frase

Segunda a pesquisa da Common Sense Media, o número de crianças com menos de dois anos que já usou um tablet ou um smartphone para jogar, assistir a vídeos ou utilizar outros conteúdos de media mais do que triplicou face a 2011, quando ascendia apenas a 10%. O contacto é precoce e para muitas cri-anças acontece por isso antes mesmo de conseguirem articular uma frase.

A mesma tendência não se verifica com outros suportes de divulgação de conteúdos, como a televisão, por exemplo, onde a taxa de utilização permanece estável, embora seja já muito su-perior (66%).

No que se refere à utilização de computador a pesquisa tam-bém mostra uma evolução menos expressiva, que nos últimos dois anos foi de 6 pontos percentuais, de 4 para 10%.

No domínio dos tablets e dos smartphones os números são mais expressivos e essa tendência é ainda mais vincada na faixa etária mais próxima dos 10 anos, onde a percentagem de crian-

ças que já tem contacto com este tipo de dispositivos dispara. Aos 8 anos o estudo apurou que 72% das crianças norte-ameri-canas já brincaram com smartphones ou tablets.

Além de aumentar o número de crianças a utilizar este tipo de gadget, tem também vindo a aumentar o tempo durante o qual o fazem. Em 2013 a pesquisa mostra que o tempo médio de utilização diária destes gadgets nas crianças com idades entre os 0 e os 8 anos é de 15 minutos. Em 2011 era de 5 minutos.

Os autores do estudo defendem que uma utilização mod-erada destes gadgets, orientada para fins pedagógicos pode ter efeitos positivos ao tirar partido da apetência das crianças para a utilização de dispositivos com ecrãs de toque. A opinião contraria a recomendação da academia americana de pediatras que desaconselha o acesso a qualquer destes ecrãs (TV, PC ou telemóvel) até aos dois anos.

Page 12: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 12 POESIA

Com poesialavo meu rosto disparatadoe garranto meu sonho alcançado,

Com poesia, oiço o cantarolarda mais desafinada voz da andorinhaem dias de gloriosa cantoria

Poesia minha..!louvo-te, eu bem sei que me trazescom esses ares arrebitados,

um coração puro de bondadecheio de viver de vontade

Com poesiameus sonhos fluem com alegria,meu grito soa sons de rimasrimas surgidas de versosde compostas e inexoraveis estrofes

Ana Goetsa

Page 13: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 13 JUVENTUDE

Jovens preparados para o auto-sustento Pelo menos duzentos jovens de ambos os sexos foram forma-

dos, recentemente, em diferentes especialidades para a geração de rendimentos, no distrito de Mecuburi, província de Nampula.

A iniciativa visa reforçar a capacidade do distrito em recursos hu-manos especializados com vista a redução da pobreza, numa altura em que aquela região regista progressos assinaláveis em diferentes áreas sociais, carecendo entretanto, de jovens com habilidades para saber fazer.

Seleccionados em quatros postos administrativos nomeada-mente Mecuburi, Muite, Milhana e Namina, os formados especial-izaram-se em serralharia e construção civil, carpintaria/mercenária, electricidade de instalações, montagem e reparação de motociclos.

O representante do delegado provincial do INEFP e chefe do departamento do emprego naquela instituição, Amândio Caeta-no, apelou aos 142 jovens que chegaram ao fim da formação com aproveitamento positivo que a entrega dos kits profissionais nas especialidades supracitadas deve significar o seu compromisso de garantir a prestação de serviços às comunidades que nos últimos tempos mostram necessidades nesse sentido.

A ligação do distrito a rede nacional de energia eléctrica pro-duzida na hidroeléctrica de Cahora Bassa estimulou o desenvolvim-ento socioeconómico que com enfoque para a área da agricultura, comércio, serviços que concorrem para o reforço da renda das famí-lias.

Carlos Maiopwè, representante dos graduados, assegurou que as entidades ou individualidades que prestavam serviços ao distrito a partir da cidade capital provincial nas diferentes esferas sociais e económicas terão de demonstrar capacidades para se suplantar a sua classe, “porque estamos determinados a trabalhar de modo a satisfazer a procura de serviços e levamos vantagem porque es-tamos dotados de equipamentos que o Governo colocou à nossa disposição de forma gratuita” , anima-se Carlos Maiopwè.

O INEFP em Nampula projecta formar, a partir do mês em curso, um grupo de duzentos jovens sediados no distrito de Ribáuè com o intuito de dotá-los de capacidades para que de forma individual possam desenvolver actividades focadas para a geração de rendi-mento para suprir as necessidades das respectivas famílias.

Page 14: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 14 O.LIVRE

Page 15: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 15

Pela primeira vez em 22 anos, a Land Rover apresentou uma versão alongada do Range Rover.

O novo modelo alongado estará à venda em Março do próximo ano e será lançado, ao mesmo tempo, no Salão de Los Angeles e no Salão de Guanzhou, a realizar no próximo mês de Novembro.

Piscando o olho ao mercado chinês, a Land Rover que-brou uma tradição de 22 anos e lança agora esta variante alongada do novo Range Rover, paralelamente a uma nova versão, o Autobiography Black, variante de topo que terá como base apenas o Range Rover alongado.

Com 5,2 metros de comprimento e um luxo interior im-pressionante, este será o mais caro Range Rover de sem-pre com um preço que ficará próximo dos 200 mil euros, nesta forma mais luxuosa.

Em termos de características, o Range Rover LWB terá mais 140 mm de espaço para as pernas no banco tra-seiro. Olhando para as fotos, percebe-se que a carroçaria foi alongada à frente das rodas traseiras, alem das portas também terem sido prolongadas de forma evidente. Seja

MOTORES

Land Rover mostra Range Rover longo

como for, essa combinação de alongamentos, acaba por disfarçar bem o incremento de dimensões. Ainda assim, há ligeiras mudanças, nomeadamente na grelha dianteira e nas jantes de liga leve de 21 e 22 polegadas.

A Land Rover oferece como opcional a colocação de bancos “Executive Class”, assentos individualizados que reclinam 17 graus, mais 8 graus que o convencional Range Rover, além de poderem avançar e recuar, tudo isto com comando elétrico.

Para aumentar a privacidade, existem cortinas de co-mando elétrico para as portas traseiras, ao mesmo tempo que a luminosidade é assegurada por um tejadilho pan-orâmico.

O Range Rover LWB só estará disponível nas versões Autobiography e Autobiography Black, com listas de equi-pamento de série que os colocam na mesma liga de Bent-ley e Mercedes Classe S

Page 16: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 16

Page 17: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 17 JUVENTUDE

PARLAMENTO APROVA POLÍTICA DA JUVENTUDE

O parlamento moçambicano aprovou, por consenso, a políti-ca da juventude, um instrumento legal que visa, essencialmente, impulsionar o papel da juventude no desenvolvimento do país, promover e fomentar a formação profissional dos jovens.

A Resolução Nº 4/96, de 20 de Março, o governo adoptou a política da juventude, que tinha como objectivo fundamental, fazer da juventude a faixa mais participativa da sociedade.

Falando à imprensa, na sede da Assembleia da República (AR) em Maputo, o ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Júnior, afirmou que a transversalidade e dinâmica dos assuntos da juventude, aliadas a factores de ordem conjuntural da sociedade, impõem o ajustamento e adequação da política ao actual estágio de desenvolvimento.

O Programa Quinquenal do Governo 2010-2014 preconiza a revisão da política da juventude como uma das acções priori-tárias a empreender e a política da juventude assegura que os jovens moçambicanos tenham uma vida longa e saudável, as-sente na combinação de uma saúde, educação e trabalho digno, uma remuneração compatível e habitação condigna, disse min-istro do pelouro.

Por seu turno, o presidente do Conselho Nacional da Ju-ventude (CNJ), Osvaldo Petersburgo, disse que a política, ora aprovada, traz benefícios para o acesso ao primeiro emprego e estágios profissionalizantes, para a habitação e para a saúde sexual e reprodutiva, no que respeita ao financiamento.

Esta política tem uma clareza em relação ao acesso ao pri-meiro emprego, pois vem dar um indicador para as empresas estatais, e na habitação, as taxas de juros são bastante elevadas, e esta política, felizmente, traz indicação para se baixarem as taxas de juros, para que hajam projectos sociais em que um jo-vem com salário mínimo na função pública possa-se candidatar e, por fim a questão do planeamento familiar, gravidez precoce, afirmou Petersburgo, que falava à imprensa, momentos depois da aprovação da política da juventude.

Petersburgo reconheceu o esforço dos anteriores presiden-tes do CNJ para a efectivação e respectiva aprovação da política da juventude na AR.

Gostaríamos de dedicar este esforço para muitos jovens anónimos em Moçambique, mas também aos antigos presiden-tes do CNJ, que iniciaram esta caminhada, nomeadamente Gil-berto Mendes e Eduardo Munhequete, disse.

No contexto da pertinência, a política da juventude constitui o dispositivo basilar de orientação no tratamento dos assuntos da juventude no contexto histórico, socio-económico e cultural.

Page 18: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 18 JUVENTUDE

Garimpo e pastagem afasta alunos da escola

Apascentamento de gado e o garimpo de gemas figuram da lista das principais razões que estão por detrás dos casos de desistência dos alunos que tinham sido matriculados nas diver-sas escolas primárias do distrito de Mogovolas, na província de Nampula.

Segundo Faustino Almeida, responsável da Repartição do Ensino Geral na Direcção dos Serviços Distritais de Educação, Ju-ventude e Tecnologia, apesar do despertar da consciência das comunidades locais para necessidade de priorizarem a formação dos seus filhos, o problema de troca dos bancos da escola por pastorícia e garimpo ainda persiste.

“Apesar da taxa actual de desistência ser baixa (35 alunos), constrange-nos saber que ainda existem país que ignoram a im-portância da formação dos seus filhos” - explicou Almeida.

As regiões afectadas pelo fenómeno são a vila-sede do dis-trito, postos administrativos de Nahupo-Rio (pastorícia) e Iuluti (garimpo de gemas).

Funcionam no distrito de Mogovolas, 142 estabelecimentos de ensino (que este ano matricularam 54 mil alunos), assistidos por 118 professores, número considerado exíguo para a deman-da, situação que obriga aos docentes a trabalhar em turno ex-

traordinários, não obstante os problemas relacionados com os atrasos no pagamento dos subsídios respectivos.

De referir que o distrito de Mogovolas conta com uma insti-tuição de formação de professores (de nível primário), a escola de formação de professores do futuro gerida pela Associação de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), que nos últimos cinco anos colocou à disposição da Direcção Provincial de Educa-ção, mais de 400 professores.

As escolas de formação de professores do futuro (instituições criadas há 20 anos para contribuir no programa de formação de professores), já colocaram em todo o país mais de 12 mil docen-tes.

Falando após as cerimónias de celebração da passagem dos 20 anos, o director da Escola de Formação de Professores do Fu-turo de Nametil, Silvestre Montinho, explicou que os 11 centros de formação existentes no país ganharam este ano, o prémio de boas práticas de educação dos países membros da Common-wealth.

Page 19: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 19

‘‘Juventude Agenda Nacional e Prioridade de Governação’’

Page 20: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 20 ANÁLISE

Sou Moçambicano

Andrea Serra

Primeiro os navios da França, depois os aviões ofereci-dos pelo Brasil e agora helicópteros da Russia! Serão estas as prioridades da Nação?

Vivia Maria

Infelizmente para o povo,o governo está mostrar que o so-frimento do povo não é sua pri-oridade, mas sim bens para en-gordar os olhos e os bolsos!... Que governo é esse? Socorro!!!

Milagre Macaringue

E porque razão nao pode-riam ser? Pesca ilegal que en-riquece os outros, bandidos armados que cortam a EN1 e matam civis indefesos, crim-inosos que matam crianças ino-centes, porque os pais não pa-gam, julgo deve ter filhos, o que e que sugere que seja feito? Há de ter as suas prioridades, mas após dizer quais são, diga nos como também resolver estes problemas.

Page 21: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 21

Faranaz Ibraimo

o nosso Governo é que tem que estar atento! Se for muito ganancioso; Adeus Moçam-bique! País vendido

Imtiaz Vala

Os barcos (França), Aviões (Brasil),Helicópteros (Rússia) devem chegar o mais rápido para travar as destruições, mortes que a Renamo esta a fazer pelo País.

Franks Alex

Esses todos são agitadores e oportunistas.......qualquer problema para eles é guerra. Está-se mal.

Maria Calhosa

Ontem foram os franceses com 30 barcos, depois a Dilma com Tucanos e agora o Putin os Helices, esta animar a gov-ernação do camarada Pr. Hipo-tecar as gerações FUTURAS. AS RIQUEZAS COMO ANIMAM!

Page 22: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 22

Page 23: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 23

Tal como todas as mulheres, os homens têm o desejo de constituir família e ter filhos, contudo por vezes torna-se um pouco complicado devido a infertilidade masculina que cada vez é mais frequente. Ao con-trário do que se pensava até há pouco tempo atrás, quando um casal não consegue ter filhos a “culpa” não se deve apenas à mulher, muitas das vezes a razão pela qual não se consegue gerar um filho num casal é causada pelo homem.

Apesar de serem muitos os casos de infertilidade masculina nos dias que correm, já se consegue através de tratamentos, uns mais intensos que outros, contornar esse problema na vida de um casal. A medicina já está bastante avançada para que seja quase sempre possível um casal ter filhos ou pelo menos, não existirem problemas associados à inferti-lidade que possam prejudicar o homem.

O que é a infertilidade masculina?Tal como a infertilidade feminina, um homem é considerado infértil

após um período de 12 meses com relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem contracetivos, não conseguindo que a parceira tenha engravi-dado. É necessário ter em atenção, que após estes doze meses sem con-seguir engravidar, necessitam de ir a um médico para que possam fazer testes, tentando concluir qual dos dois parceiros é infértil.

Após estes exames para que se consiga saber qual dos parceiros é infértil, serão necessários fazer outros exames para que descubra a causa da infertilidade.

Quais as causas da infertilidade masculina?As causas de infertilidade masculinas podem ter as mais variadas

origens, sendo que o ambiente em que o homem está inserido também poderá ser uma das causas da infertilidade, pois esta nem sempre está associada a problemas de saúde, mas sim à poluição e stress que a pes-soa vive.

As principais causas de infertilidade masculina são: a produção in-adequada de esperma, a obesidade, os problemas de ejaculação, as alergias a espermatozoides, as obstruções, o tabagismo e o uso de dro-gas e medicamentos. Iremos de seguida explicar estas causas.

Produção inadequada de espermaUm homem, por norma, ejacula cerca de 20 milhões de espermato-

zoides por mililitro de esperma, em que metade, ou seja, 10 milhões são móveis conseguindo chegar as trompas de Falópio em direção ao ovó-cito para que o fecunde. É de lembrar que nem todos os homens ejacu-lam os 20 milhões de espermatozoides, não sendo por isso considera-dos inférteis, desde que o número de espermatozoides móveis, sejam uma grande quantidade e consigam fecundar o ovócito da mulher. Esta é a primeira causa que os médicos analisam pois é a mais frequente e é facilmente influenciada por outras doenças ou alterações hormonais.

ObesidadeA obesidade ou a extrema magreza são um dos fatores mais popu-

lares na infertilidade masculina. A obesidade provoca uma diminuição acentuada no número de espermatozoides produzidos, sendo que ao diminuir o número de espermatozoides a probabilidade de conseguir engravidar a parceira irá baixar.

Problemas de ejaculaçãoA ejaculação é muito importante numa relação sexual, pois sem

ela a mulher não vai conseguir engravidar certamente. Muitos homens sofrem com problemas de ejaculação, este variam desde a ejaculação retrógrada até à ausência total de ejaculação. A ejaculação retrógrada acontece quando o esperma, ao contrário do esperado, que seria ser

lançado para fora, volta para a região da bexiga.Por norma, os problemas de ejaculação são causados por outros

problemas, tais como diabetes, traumas na medula ou problemas psi-cológicos, entre outros problemas. É de salientar que nem todas as pes-soas que têm estas doenças são afetadas pelos problemas de ejacula-ção, contudo recomenda-se que sejam seguidas por um médico a fim de evitar serem atingidos.

Alergia a espermatozoidesEm cerca de 3% dos casos de infertilidade masculina a causa é a

alergia a espermatozoides, isto é, em alguns casos o próprio corpo aca-ba por criar anticorpos contra os espermatozoides, o que vai originar que os anticorpos matem os espermatozoides antes destes saírem do corpo.

Os anticorpos são criados pois o corpo acaba por criar uma aler-gia aos próprios espermatozoides, pensando que estes são algo de mal para o organismo. O organismo elimina os espermatozoides com a cria-ção de anticorpos.

ObstruçõesAlguns dos homens que não conseguem engravidar a sua parceira

devem ser acompanhados por um médico e uma pequena parcela da infertilidade masculina é o facto de alguns desses homens sofrerem de obstrução no ducto ejaculatório. Por consequência os espermatozoides não conseguem passar e assim alcançar o sémen e de seguida o ovócito. Para este tipo de causa a única solução é a cirurgia para desimpedir a passagem dos espermatozoides.

TabagismoNos dias que correm 35% dos homens com idade de reproduzirem

fumam, o que irá originar uma baixa produção de sémen. O tabagismo não afeta os espermatozoides diretamente, afeta sim o sémen, diminu-indo a sua produção, por consequência este não conseguirá ter a mes-ma concentração de liquido e de espermatozoides, portanto será mais difícil os espermatozoides fecundarem o ovócito.

Uso de drogas e medicamentosO uso de drogas e medicamentos irá afetar diretamente os gâmetas,

fazendo com que estes não sejam capazes de produzir espermatozoides com elevada capacidade de fecundação. Os gâmetas poderão produzir boas quantidades de espermatozoides, contudo se estes não tiverem uma boa capacidade de fecundação não serão conseguirão alcançar o ovócito.

Tratamento para a infertilidade masculinaNos dias que correm e com a medicina cada vez mais avançada é

relativamente fácil de tratar as doenças que podem causar a infertili-dade masculina, por isso não desespere por não conseguir engravidar a sua parceira porque terá certamente uma solução.

Por norma os tratamentos são à base de medicação, contudo quan-do não se consegue resolver com os medicamentos, existe sempre a possibilidade de ser sujeito a uma cirurgia para que se consiga assim resolver o seu problema. Em alguns casos mais complicados os médicos optam pela inseminação artificial, sendo que aproveitam espermatozoi-des do homem para inseminar na mulher.

Para um homem é sempre complicado não conseguir construir família, contudo não desista mal saiba que não o consegue fazer pois com o acompanhamento médico vai conseguir constituir família com a sua parceira.

SENSUAL

Infertilidade Masculina

Page 24: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 24 CARTOON

Page 25: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 25

Page 26: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 26

37.ª Sessão Ordinária - 22 de OUTUBRO de 2013O Conselho de Ministros realizou, no dia 22 de Outubro de

2013, a sua 37.ª Sessão Ordinária.Nesta Sessão, o Governo apreciou e aprovou:– O Decreto que cria o Gabinete de Implementação deProjec-

tos de Água do Grande Maputo.O Gabinete de Implementação de Projectos de Água do

Grande Maputo é uma unidade orgânica autónoma, sem per-sonalidade jurídica, de carácter temporário e subordinada ao Director Geral do FIPAG, que tem como objecto a elaboração de estudos, assegurar execução dos proje ctos de engenharia, a fis-calização das obras, preparar os p rocessos

para licitação dos trabalhos e obras requeridas, bem como monitorar e supervisionar as obras para a reconstrução e reabili-tação do Sistema de Abastecimento de Água à Região do Grande Maputo.

O Decreto que extingue as sociedades Empresa de Con-strução e Manutenção de Estradas e Pontes (ECMEP’s) –Sul, Centro e Norte, SA, e as sociedades Empresas de Aluguer de Eq-uipamento (EAE’s) – Sul, Centro e Norte, SA.

−O Decreto que altera o Regulamento do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS), aprovado

pelo Decreto n.º 8/2008, de 16 de Abril.O Decreto visa adequar o Regulamento do Código do IRPS à

Lei n.º 20/2013, de 23 de Setembro, que altera o Código doIm-posto do IRPS, aprovado pela Lei n.º 34/2007, de31 de Dezem-bro.

−A Resolução que ratifica o Acordo de Crédito celebrado en-tre o Governo da República de Moçambique e o Fundo da OPEC

para o Desenvolvimento Internacional, no dia 11 deOutubro de2013, em Washington, DC, no montante de USD10.000.000,00(dez milhões de dólares americanos), destinado ao financia-

mento do Projecto de Electrificação Rural, na Província do Ni-assa.

O Governo apreciou ainda as informações sobre:−O Relatório de Implementação da Carta Africana sobre os-

Direitos e Bem-Estar da Criança, 2000-2012;−O s Projectos de Estrada Beira-Machipanda e da Barragem-

Moamba-Major;−O processo de elaboração do Atlas de Energias Novas eRenováveis.

C.MINISTROS

Page 27: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 27

Vem aí Missão Impossível 5! E os fãs da franquia de ação estrelada por Tom Cruise já podem comemo-rar, pois a quinta aventura do agente Ethan Hunt deve começar a produção em pouco meses, mais precisa-mente em fevereiro do próximo ano, na cidade de Londres, na Inglaterra.

Além do protagonista, é esperado o retorno do ac-tor Simon Pegg, que viveu o agente Benji Dunn em Protocolo Fantasma (2011). Ainda sem previsão de lançamento, Missão Impossível 5 irá marcar uma nova parceria de Cruise com o diretor Christopher McQuar-rie, com quem trabalhou no suspense Jack Reacher

- O Último Tiro (2012).Enquanto Mission : Impossible 5 não chega aos

cinemas, McQuarrie dá novos passos em sua carreira. O cineasta assinou o roteiro do inédito Edge Of To-morrow, também estrelado por Tom Cruise, e acaba de ser confirmado na direção de um novo projeto: Star Blazers, uma ficção científica baseada no anime “Space Battleship Yamato”, conhecido no Brasil como “Patrulha Estelar”. A história, que fez grande sucesso na década de 1970, segue a tripulação de uma nave que precisa salvar a Terra da dominação de alieníge-nas.

CINEMA

Filmagens de Missão Impossível 5 devem começar em fevereiro de 2014

Page 28: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 28 MODA

Guilhemina brilha nas passarelas da Tuga

Page 29: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 29

Page 30: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 30

Cerca de 15% das crianças com mais de 3 anos fa-zem xixi na cama. Este problema pode estar associado a alterações ao nível do sono, atrasos no desenvolvi-mento do controlo da bexiga ou tensões emocionais. Se a situação persistir procure aconselhamento junto do médico de família.

Deixamos aqui alguns conselhos fornecidos pela American Academy of Child & Adolescent Psychiatry para atenuar este problema.

- Limite a ingestão de liquidos à noite.

- Incentive a criança a ir à casa de banho antes de se deitar.

- Elogie-a sempre que não fizer xixi na cama.- Acorde-a durante a noite para ir à casa de banho.- Não a castigue. Procure atenuar os sentimentos de

culpa, vergonha. Encoraje-a a superar o problema e mostre confiança de que o irá conseguir.

SAÚDE

Xixi na cama

Page 31: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 31 MOBILAR

Mesas para Varanda: Utilize-as com criativi-dade

Quando se aproxima o final de mais um ano é sinal de férias e muitas festas. E, não existe melhor forma de desfrutar desses momentos que reunir os amigos para relaxar e divertirem-se. Caso essas reuniões aconteçam ao ar livre, então o aproveita-mento é muito melhor. Na realidade, não é necessário você ter um jardim com grandes áreas para conseguir organizar um café da manhã, um almoço ou um jantar com os seus amigos e fa-miliares. Tudo isso poderá ser realizado a partir da sua varanda de apartamento ou casa, utilizando mesas para varanda. Para se inspirar ainda mais nesse puro relaxamento, então nós iremos mostrar-lhe alguns ambientes decorados com perfeição.

Relaxe com mesas para varandaTal como em outros lugares é fundamental ter muitos lugares

para receber os convidados e dar-lhes aconchego. A nossa dica é investir bastante no conforto. Assim, se não tiver uma área am-pla com espaço, escolha menos móveis e invista mais no acon-

chego. Para as varandas mais pequenas que não podem incluir uma mesa e cadeiras, então a nossa dica é que aposte em pufes e uma mesa de centro. Em alternativa poderá comer sentado no chão. O ambiente fica muito descontraído e intimista, ideal para passar um excelente serão com a família e amigos.

Gostou da ideia de utilizar mesas para varanda? É interes-sante fazer uma refeição ao ar livre, desfrutando da natureza e longe de um centro urbano repleto de poluição e preocupações? Aproveite as suas férias neste fantástico clima e inspire-se nas nossas varandas. Crie um ambiente complemente renovado e charmoso.

Já tem meses para varanda? Então deixe-nos aqui o seu co-mentário, partilhe as suas opiniões e ideias connosco e os nossos leitores.

Page 32: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 32 TXILING

Gloom Beats in

Arena Aquapark

Page 33: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 33 TXILING

Page 34: Visão jovem nº 52

31.Outubro. 2013 34