visão celular

4
Visão Celular O que é a Visão Celular? A visão celular começou a ser difundida mundialmente no final da década de 90 através do Pastor César Castellanos. Muitos acham que foi ele que iniciou a visão celular, no entanto, outro pastor teve este privilégio, David Paul Yonggi Cho, em uma igreja localizada na Korea. Quando se converteu era intérprete de pastores ocidentais na Korea. O motivo de sua conversão se deu após ele ter contraído tuberculose e ter sido curado por Deus, antes disso ele era budista. Quando se tornou pastor rapidamente conseguiu reunir em sua igreja uma considerável quantidade de pessoas, 1500 membros. Em 1961 ele implementou uma estratégia de evangelismos nas casas dos membros, o que fez com que a igreja crescesse bastante. Já nesta época ele trabalhava com as células, mas foi através de César Castellanos que a Visão Celular foi difundida mundialmente. Através dos livros de Paul Yonggi Cho, Castellanos teve acesso aos “segredos” da “tão inovadora” Visão Celular. No entanto, Deus foi bastante amoroso com o Pr. César Castellanos. Quando ele começou a trabalhar com a Visão Celular em sua igreja, a MCI (Missão Carismática Internacional), Deus deu à ele uma outra estratégia complementar que foi trabalhar do mesmo jeito que Jesus trabalhou, com 12 pessoas, chamando-o de G-12. A Visão Celular, resumidamente, pode ser descrita como uma reunião evangelística que é realizada na casa de pessoas relacionadas à igreja ou não tendo como objetivo maior, além do evangelismo, arrebanhar pessoas para o cristianismo. O que é o G-12?

Upload: daniel-filho

Post on 05-Jul-2015

597 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Visão Celular

Visão Celular

O que é a Visão Celular?

A visão celular começou a ser difundida mundialmente no final da década de 90 através do Pastor César Castellanos. Muitos acham que foi ele que iniciou a visão celular, no entanto, outro pastor teve este privilégio, David Paul Yonggi Cho, em uma igreja localizada na Korea. Quando se converteu era intérprete de pastores ocidentais na Korea. O motivo de sua conversão se deu após ele ter contraído tuberculose e ter sido curado por Deus, antes disso ele era budista. Quando se tornou pastor rapidamente conseguiu reunir em sua igreja uma considerável quantidade de pessoas, 1500 membros.

Em 1961 ele implementou uma estratégia de evangelismos nas casas dos membros, o que fez com que a igreja crescesse bastante. Já nesta época ele trabalhava com as células, mas foi através de César Castellanos que a Visão Celular foi difundida mundialmente. Através dos livros de Paul Yonggi Cho, Castellanos teve acesso aos “segredos” da “tão inovadora” Visão Celular. No entanto, Deus foi bastante amoroso com o Pr. César Castellanos. Quando ele começou a trabalhar com a Visão Celular em sua igreja, a MCI (Missão Carismática Internacional), Deus deu à ele uma outra estratégia complementar que foi trabalhar do mesmo jeito que Jesus trabalhou, com 12 pessoas, chamando-o de G-12.

A Visão Celular, resumidamente, pode ser descrita como uma reunião evangelística que é realizada na casa de pessoas relacionadas à igreja ou não tendo como objetivo maior, além do evangelismo, arrebanhar pessoas para o cristianismo.

O que é o G-12?

O G-12 (Governo dos 12) é uma estratégia complementar à Visão Celular. Dentro do G-12, cada membro da igreja pode (e deve) se tornar um líder de célula, tendo como objetivo central formar sua equipe de 12. O pastor presidente da igreja local, juntamente com sua esposa, institui 12 pessoas (preferencialmente casais) para serem os líderes de Governo da Igreja, formalizando a Equipe de 12 que irá dirigir a igreja auxiliando o pastor em todas as suas decisões como se fosse um grupo de conselheiros que irá decidir, juntamente com o pastor, o caminho de toda congregação.

O G-12 é responsável pela implementação da visão celular na igreja, tendo como principal incumbência falar a mesma linguagem para que a Visão Celular seja implantada corretamente na igreja. Geralmente os G-12 são os principais líderes da igreja, sendo que são eles os líderes das Redes de Jovens, Homens, Mulheres, Crianças e outras.

Page 2: Visão Celular

Etapas da Visão Celular

A Visão Celular é uma estratégia complexa que depende de muito empenho de quem se decidir por realizá-la na íntegra. A grande missão da Visão Celular é chegar em todas as casas dos membros das igrejas, tendo assim um amplo campo para o trabalho evangelístico. No entanto esta estratégia é muito bem organizada com cada etapa de sua missão estruturalmente formalizada para que todos possam realizá-la de forma que cada discípulo (membro da igreja) tenha a possibilidade de ser um líder.

Tempos atrás era extremamente complicado dizer que um membro da igreja poderia conduzir uma reunião nos cultos, mas com a chegada da visão celular, sua própria casa é um local onde pode-se realizar reuniões que ele possa conduzir. Isto trás, além de outras coisas, uma auto-estima enorme para este que anteriormente era visto somente como simples membro da igreja. Hoje, na Visão Celular, cada pessoa é tão ou mais importante do que o pastor da igreja, pois quem dá o crescimento para a igreja é este indivíduo.

Estrategicamente dizendo a Visão Celular é perfeita (desde que haja o Poder e a Unção de Deus) para o crescimento das igrejas locais. Ela trás unidade, confiança, poder de decisão, compromisso, fidelidade e principalmente santidade. A Visão Celular está fundamentada no que pode-se chamar de Escada do Sucesso que é representada abaixo:

1º Degrau: Ganhar

O ganhar não é simplesmente levar novas pessoas à igreja ou à célula. Ganhar é conquistar o coração da pessoa, conquistar a amizade. Depois de conquistada a pessoa, é hora de orar por ela para que o Espírito Santo possa tocar ao coração dela para que com suas palavras, atitudes de mudança e com sua servidão, esta pessoa

Page 3: Visão Celular

possa vir a conhecer o Reino de Deus juntando-se às outras pessoas na igreja para poderem crescer tanto espiritualmente quanto frutificar em novas almas.

É possível, ainda dentro do degrau ganhar, explorar outras estratégias para atrair as pessoas que já estão no processo. Podemos citar alguns exemplos de estratégias que são chamados de eventos de colheita.

2º Degrau: Consolidar

Um dos mais importantes, senão o mais importante dos processos da Visão Celular. Este passo requer mais tempo para explicação pois é complexo e iremos utilizar uma aula específica para falar dele. Nesta aula iremos falar sobre o 3º e o 4º degrau da Escada do Sucesso, Discipular e Enviar.