virus informatico

25
Área de projecto Tecnologias de informação e comunicação

Upload: ana-rita-santos

Post on 31-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

um trabalho

TRANSCRIPT

Área de projecto

Tecnologias de informação e comunicação

Professora:Liliana Monteiro

Alunos:Ana Rita Santos

8ºB nº3Cláudia Margarida Silva

8ºB nº4

Finalidade:- ficar a conhecer a história dos vírus, como são,

como os detectamos e como os podemos eliminar.

Ordem de trabalho:- esclarece o conceito da história do vírus

informático;- enuncia-se quais são os vírus informáticos que

se podem encontrar num computador.

- - Os vírus informáticos apareceram nos finais dos anos 80; - Antes de 1980, os computadores quase não existiam. Os computadores reais eram raros e estavam reservados a utilizadores experientes. - Meio mais fulcral para a propagação do vírus:

disquete.

- Nos anos 80, os programas eram pequenos sistemas operativos. O processador de texto e alguns programas e documentos cabiam dentro de uma ou duas disquetes. Muitos computadores não tinham disco rígido e quando a máquina era ligada, carregava o sistema operativo e tudo o resto através das disquetes.

A história do vírus informático (2/2)

- -   O vírus informático é um programa que pode danificar programas ou arquivos afectando o rendimento ou segurança do computador.

- A forma mais comum de se transmitir o vírus é por transferência de arquivos, downloads ou execução de arquivos e anexos em e-mails. Também se pode encontrar um vírus simplesmente visitando certos tipos de páginas Web que utilizam um componente chamado ActiveX ou Java Applet.

- Os primeiros são os que afectam os arquivos e anexos, por exemplo, os programas ordinários, embora alguns possam afectar qualquer arquivo. Um vírus que actua logo e que entra no computador selecciona um ou vários programas para afectar cada vez que o programa for executado. Os segundos são os que afectam arquivos de sistema de arranque. Este vírus afecta a área de sistema em um disco.

- A maior parte dos vírus produzem um som ou mostram uma mensagem. - Também é comum que um vírus não mostre sinais da sua presença. Os vírus designam-se de diferentes formas e não existe um sinal indicador que nos avise da sua presença. - Um anti-vírus actualizado é o único que nos indica se temos um vírus.issuu

- Algumas pessoas formam os vírus pelo desafio que implica. Criar uma ameaça que seja a única que não se detecta ou simplesmente que seja devastadora para sua vítima. O criador espera que o vírus se espalhe por todo o lado até que se torne famoso.

- A melhor ferramenta para combater um vírus é saber como agem e como se propagam. Muitas páginas da Internet permitem o download de programas e arquivos aos computadores dos usuários. Existe a possibilidade que estes arquivos estejam infectados com vírus. - O correio electrónico é o meio de transmissão preferido pelos vírus, portanto, há que ter bastante cuidado com a sua utilização.

Como funciona um anti-vírus? (1/2)

- - A chave dos anti-vírus reside nuns arquivos de configuração onde se armazenam uma série de padrões que servem para identificar os vírus. O anti-vírus analisa cada um dos correios no sistema, arquivos, disquetes, entre outros e procura dentro deles esses padrões. Se o arquivo ou o correio sob análise tiver algum desses padrões, então detectou-se o vírus.

Como funciona um anti-vírus? (2/2)

- - Dependendo da configuração do anti-vírus, este informará ao usuário ou simplesmente o apagará. Por esta razão é muito importante que os arquivos de dados do anti-vírus estejam permanentemente actualizados.

- Em geral, os anti-vírus modernos actualizam-se automaticamente cada vez que se inicia uma conexão com Internet.

-A realização deste trabalho permitiu-nos compreender que há vários tipos de vírus, que se podem eliminar facilmente. No entanto, também rapidamente se pode ser infectado por um vírus. - Para além disso, também compreendemos que estes diversos tipos de vírus se podem propagar por diversos meios.

- DOMINGUEZ GALINDO, Yareli – o que são vírus informáticos? [Consulta: 6 de Dezembro de 2008]. Disponível em http://www.criarweb.com/artigos/703.php

Não criem vírus, tu

também podes ser afectado.