zika virus

51
Zika

Upload: david-amenabar

Post on 18-Feb-2017

340 views

Category:

Health & Medicine


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Zika virus

Zika

Page 2: Zika virus

O Que É Zika Vírus?

Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de vírus Zika em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Page 3: Zika virus
Page 4: Zika virus
Page 5: Zika virus

Transmissão Do Zika Vírus

O Zika, provocada pelo Zika vírus, é provocada quando da picada de um mosquito infetado com o vírus. A transmissão é, portanto, vetorial, através da picada de mosquitos pertencentes ao gênero Aedes, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Recentemente comprovou-se que o Zika vírus pode também ser transmitido sexualmente entre seres humanos. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o vírus Zika causar sintomas, sendo de extrema importância procurar por ajuda diante dos primeiros sintomas.

Page 6: Zika virus

Sintomas Começando com uma leve dor de cabeça que progrediu para um exantema maculopapular, febre e dor nas costas. Com dois dias, a erupção começou a desaparecer, e com 3 dias, a febre desapareceu com apenas a erupção permanecendo. Não há qualquer vacina ou droga preventiva contra o vírus Zika, e apenas o tratamento sintomático é possível. Usualmente anti-inflamatórios não-esteróides e/ou analgésicos não-salicílicos são utilizados. Os sintomas de infecção pelo vírus Zika são:

• Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)

• Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço

• Cansaço físico e metal

• Hipersensibilidade nos olhos;

Page 7: Zika virus

• Dor nos músculos do corpo;

• Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;

• Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;

• Manchas vermelhas na pele, que inciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;

Page 8: Zika virus
Page 9: Zika virus
Page 10: Zika virus
Page 11: Zika virus
Page 12: Zika virus

EXAMES LABORATORIAIS

• Informações sobre alterações típicas laboratoriais associadas com a infecção por Zika Vírus são escassas, mas incluem, durante o curso da doença, leucopenia, trombocitopenia e ligeira elevação da desidrogenase láctica sérica, gama glutamil transferase e de marcadores de atividade inflamatória (proteína C reativa, fibrinogênio e ferritina). Em recente relato clínico de dois casos de Zika Vírus importados da Polinésia Francesa para o Japão, houve a verificação de leucopenia e trombocitopenia moderada para ambos os casos; os mesmos achados laboratoriais foram observados recentemente em caso Zika confirmado em um viajante canadense que retornou da Tailândia.

• Protocolo de vigilância dos casos de manifestações neurológicas de infecção viral prévia

• O diagnóstico laboratorial específico de ZIKAV baseia-se principalmente na detecção de RNA viral a partir de espécimes clínicos. O período virêmico não foi estabelecido, mas se acredita que seja curto, o que permitiria, em tese, a detecção direta do vírus até 4-7 dias após o início dos sintomas, sendo, entretanto, ideal que o material a ser examinado seja até o 4º dia (figura 1). Os ácidos nucleicos do vírus foram detectados em humanos entre 1 e 11 dias após início dos sintomas e o vírus foi isolado em primata não-humano até 9 dias após inoculação experimental.

• No momento, não há sorologia disponível comercialmente para detecção de anticorpos para Zika Vírus no Brasil. Atualmente só há disponibilidade para realização de isolamento viral e RT-PCR , restrito aos nossos Laboratórios de Referência.

Page 13: Zika virus

• Figura 1. Esquema proposto para diagnóstico laboratorial do ZIKAV por técnicas de isolamento, RT-PCR e sorologia (IgM/IgG).

Page 14: Zika virus
Page 15: Zika virus
Page 16: Zika virus
Page 17: Zika virus
Page 18: Zika virus

Tratamento Do Zika Vírus O tratamento para o vírus Zika é sintomático. Isso que dizer que não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado. Para que as dores sejam amenizadas, assim como a febre e as erupções cutâneas, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos costumam ser receitados. Importante destacar que, diante dos primeiros sintomas, é imprescindível buscar por ajuda médica e não realizar automedicação, pois o uso incorreto de certos fármacos pode piorar a condição e até mesmo colocar a vida em risco. Além dos remédios, é importante descansar durante 7 dias e fazer uma alimentação rica em vitaminas e minerais, além de beber muita água, para recuperar mais rápido.

Page 19: Zika virus

Prevenção A prevenção pode ser feita evitando deixar água parada em locais que possam ser propícios para a multiplicação dos mosquitos como latas, copos plásticos, pneus, vasos de plantas, garrafas ou caixa d’água, por exemplo. Portanto, é de extrema importância não deixa a água da chuva acumular nestes locais. Além disto, lixos devem ficar bem tampados e o uso de repelente faz-se ótima medida preventiva. Instalar redes de proteção nas portas e janelas da residência também pode ajudar a prevenir a presença do mosquito transmissor. Diante dos primeiros sintomas não deixe de procurar ajuda médica e fique atento ao seu entorno, de forma a evitar a multiplicação do mosquito causador da dengue e do vírus Zika.

Page 20: Zika virus

GESTANTE

PREVENÇÃO/PROTEÇÃO • Utilize telas em janelas e portas, faça uso contínuo de roupas compridas – calças e

blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

• Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis

• Busque a UBS para fazer o pré-natal e compareça às consultas periodicamente (início do acompanhamento no primeiro trimestre da gravidez).

• Vá às consultas mensalmente até a 28ª semana; quinzenalmente entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente a partir da 36ª semana até o nascimento do bebê.

• Cumpra toda vacinação indicada para gestantes. • Para febre e dor, use acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona. Não tome qualquer

outra medicação sem orientação médica.

Page 21: Zika virus

ZIKA: REPELENTE CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PARA GRÁVIDAS E CRIANÇAS

Page 22: Zika virus

ANVISA LISTA PRODUTOS REGISTRADOS

• A Anvisa (Agência Nacional de Saúde) registra repelentes com três princípios ativos diferentes, o DEET (n,n-Dietil-meta-toluamida), o IR3535 e a Icaridina. A agência alerta que cada repelente tem duração e indicação diferente em relação ao número máximo de vezes que pode ser usado sem prejuízo, sobretudo no caso de grávidas e crianças.

• Gestantes do primeiro ao terceiro mês de gravidez, por exemplo, podem usar com segurança repelentes à base de DEET – não recomendados, por outro lado, para uso em crianças menores de 2 anos.

• Em crianças entre 2 e 12 anos, explica a agência, a concentração dever ser no máximo 10%, e a aplicação, ser restrita a três vezes ao dia. Concentrações da substância acima desse percentual são permitidas para maiores de 12 anos. Os produtos à base de DEET duram, em média, até quatro horas no corpo.

• Produtos feitos com as substâncias repelentes Icaridina ou picaridina, como o Exposis, têm duração prolongada: até dez horas. Repelentes com EBAAP ou IR3535 têm duração de até quatro horas.

• O registro dos produtos pode ser consultado no site da Anvisa, que disponibiliza também a lista de produtos cosméticos registrados

Page 23: Zika virus
Page 24: Zika virus
Page 25: Zika virus
Page 26: Zika virus

REPELENTE CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PARA GRÁVIDAS

• A primeira providência é acertar na escolha do repelente. Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, as três substâncias capazes de afastar o mosquito Aedes aegypti -- o vetor da doença -- são icaridina, IR3535 (etil butilacetilaminopropionato) e DEET (dietiltoluamida).

• Há diversas fórmulas que contêm um desses ingredientes, que podem ser utilizadas com ressalvas. As grávidas, por exemplo, requerem aval do obstetra e, se optarem pelo DEET, a concentração da substância deve ser de 10% a 50%.

Page 27: Zika virus
Page 28: Zika virus
Page 29: Zika virus
Page 30: Zika virus

COMO SABER SE O BEBÊ TEM MICROCEFALIA?

• A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). Portanto, o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm. Mas atenção: isso vale apenas para crianças nascidas a termo (com 9 meses de gravidez). No caso de prematuros, esses valores mudam e dependem da idade gestacional em que ocorre o parto.

Page 31: Zika virus
Page 32: Zika virus

POSSÍVEIS CAUSAS DA MICROCEFALIA

• infecções adquiridas pela mãe (Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são alguns exemplos)

• - abuso de álcool ou drogas na gestação• - infecção da mãe por zika vírus

Page 33: Zika virus

É POSSÍVEL DESCOBRIR A MICROCEFALIA AINDA NA GRAVIDEZ?

• Sim. Pela ultrassonografia, os médicos conseguem medir o crânio do feto e perceber se está menor do que o esperado, fazendo um diagnóstico.

Page 34: Zika virus

A MICROCEFALIA ESTÁ ASSOCIADA A OUTROS PROBLEMAS? QUE SEQUELAS A CRIANÇA PODE TER?

• Em 90% dos casos a microcefalia vem associada a um atraso no desenvolvimento neurológico, psíquico e/ou motor. O tipo e o nível de gravidade da sequela variam caso a caso, e em alguns casos a inteligência da criança não é afetada. Déficit cognitivo, visual ou auditivo e epilepsia são alguns problemas que podem aparecer nas crianças com microcefalia.

Page 35: Zika virus

EXISTE CURA PARA A MICROCEFALIA? COMO É O TRATAMENTO?

• Não há como reverter a microcefalia com medicamentos ou outros tratamentos específicos. Mas é possível melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança com o acompanhamento por profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Page 36: Zika virus
Page 37: Zika virus

COLÔMBIA JÁ TEM MAIS DE 37 MIL CASOS DE ZIKA

País é o segundo com mais infecções do vírus, atrás apenas do Brasil. Apesar da confirmação de que 6 mil grávidas têm ou tiveram a doença, não há casos de microcefalia associados

Page 38: Zika virus

PROTEÇÃO PARA AS CRIANÇAS

• A idade do seu filho precisa ser levada em conta. Antes dos 6 meses, infelizmente, nenhum composto pode ser usado com segurança.

• Mesmo após os primeiros seis meses de vida, nem todos os repelentes são liberados – aliás, até os 2 anos, as alternativas são poucas, normalmente à base de IR3535.

• Diante das circunstâncias emergenciais, alguns médicos estão liberando o uso de icaridina já a partir de 1 ano, embora a recomendação oficial seja após os 2.

• Já se a escolha para proteger seu filho for o DEET, sua concentração deve ser de, no máximo, 10%, segundo orienta a Anvisa.

• Não exagere na frequência de aplicações que, especialmente em grávidas e crianças, não pode ultrapassar três vezes ao dia.

Page 39: Zika virus

CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO • Utilize telas em janelas e portas, faça uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas

– e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. • ››Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras

barreiras disponíveis. • ››Se for o caso, utilize repelente apropriado para a idade. Repelentes tópicos contendo

DEET não podem ser usados em crianças de até 2 anos de idade. • ››A amamentação é indicada até o 2º ano de vida ou mais, sendo exclusiva nos primeiros 6

meses de vida. • ››Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus zika (manchas

vermelhas na pele, olhos avermelhados e febre). • ››Busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário. • ››Não tome medicação sem orientação médica. • Para febre e dor, use acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona.

Page 40: Zika virus

MULHERES COM ZIKA NÃO PODEM AMAMENTAR

• - Boato. Embora já se tenha identificado o vírus no leite materno, não houve, até o momento, relatos de transmissão do vírus Zika para o bebê na amamentação. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que, por conta de todos os benefícios que o leite materno traz ao recém-nascido, incluindo o aumento da imunidade, a amamentação deve ser encorajada e incentivada mesmo em áreas endêmicas para o vírus zika.

• A Organização Mundial da Saúde também reforça que as mães devem continuar amamentando normalmente seus filhos e ressalta que esta deve ser a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses de vida .

Page 41: Zika virus

- O VÍRUS ZIKA PODE DESENCADEAR A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ

• Verdade. A Síndrome de Guillain-Barré é uma reação muito rara a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, entre eles o Zika. Os sintomas são fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Eles podem apresentar diferentes graus de agressividade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus Zika também pode causar outras síndromes neurológicas como meningite, meningoencefalite e mielite

Page 42: Zika virus
Page 43: Zika virus

A INFECÇÃO É MAIS PERIGOSA PARA CRIANÇAS COM ATÉ 7 ANOS

• Boato. Circularam em mensagens no Whatsapp áudios mencionando que crianças menores de 7 anos e idosos estariam mais vulneráveis a sintomas neurológicos decorrentes do vírus Zika. Segundo a Fiocruz, essas informações não têm fundamentação científica.

• A fundação esclarece que, assim como outros vírus, a exemplo da varicela, do enterovírus e da herpes, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade.

Page 44: Zika virus

VOCÊ PODE TER SIDO CONTAMINADO PELO ZIKA E NÃO SABER

• Verdade. Mais de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não apresentam sintomas. Isso dificulta a contabilização dos casos pelo governo brasileiro. Para o restante dos infectados os sintomas são febre leve e manchas vermelhas pelo corpo com coceira. Muitas vezes a pessoa também apresenta conjuntivite, dores musculares ou nas articulações, com um mal-estar que começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado

Page 45: Zika virus

- O VÍRUS PODE SER TRANSMITIDO PELO SÊMEN

• Não há resposta conclusiva. O vírus Zika foi encontrado no sêmen humano, porém, há apenas um caso relatado na literatura científica de transmissão do vírus Zika por relação sexual. A OMS diz que são necessárias mais evidências para assegurar que o vírus pode ser transmitido sexualmente.

• Até que as pesquisas sejam concluídas, a OMS aconselha que homens e mulheres que vivam ou que estejam retornando de um país onde o vírus Zika circula, principalmente mulheres grávidas e seus parceiros, se protejam usando preservativo .

Page 46: Zika virus

O ZIKA PODE SER TRANSMITIDO PELA SALIVA OU PELA URINA

• Não há resposta conclusiva. A Fiocruz divulgou recentemente resultado de estudo que mostra a presença do vírus zika ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, em amostras de saliva e de urina. A fundação ainda pesquisa a possibilidade de a saliva e a urina serem meios de transmissão.

Page 47: Zika virus

-

O AUMENTO DE CASOS DE MICROCEFALIA FOI CAUSADO POR VACINAS CONTRA RUBÉOLA VENCIDAS• Boato. O Ministério da Saúde diz que nenhuma vacina com

vírus atenuado, como é o caso da vacina contra rubéola, é aplicada em gestantes. Além disso, não há registro na literatura médica nacional e internacional sobre a associação do uso de vacinas com a microcefalia.

• Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que a infecção por Zika em gestantes é capaz de provocar microcefalia. Desta forma, a chegada do vírus no Brasil foi o que causou o aumento inesperado do nascimento de crianças com a malformação

Page 48: Zika virus
Page 49: Zika virus
Page 50: Zika virus

NOTIFICAÇÃO DE ZIKA É COMPULSÓRIA A PARTIR DESTA QUINTA, DIZ MINISTRO

• Um dos objetivos é observar casos de microcefalia associados ao vírus.Marcelo Castro participou de reunião entre Brasil e EUA sobre o zika.

• “Publicamos hoje [quinta, 18-02-16] uma portaria tornando a enfermidade do vírus da zika de notificação compulsória no Brasil. No caso da microcefalia, embora já houvesse a necessidade de notificação, ela [notificação] estava entre outras inúmeras malformações congênitas e, a partir de agora, daremos um destaque especial. O que a portaria faz, na prática, é tornar obrigatória a notificação do vírus da zika relacionado à microcefalia”, afirmou o ministro.

Page 51: Zika virus

Obrigado