virtual dj tutorial

23
Pré-escuta - uma só placa de som 3D 4.0 ou superior - Configurando VirtualDJ Mon 21 Dec 09 @ 8:54 pm Olá, bem vindo a mais um tutorial sobre VirtualDJ. Neste aqui, aprenderemos a configurar o programa para uso de duas saídas separadas, sendo uma para MASTER e uma para HEADPHONES. Lembrando: Se você chegou a este ponto, é obrigatório que tenha obtido sucesso na identificação e configuração de sua placa de som. Caso você não tenha conseguido sucesso, clique aqui para voltar ao tópico do fórum e recomeçar o processo. Utilizarei como referências: Sistema operacional Windows Vista; VirtualDJ Pro v.6.0.5; language em português para VirtualDJ v.6.0.x; skin para VirtualDJ 6 Pro Configurando o VirtualDJ Abra o programa e localize na skin principal o botão “Config” para acessar os menus de configuração do VirtualDJ.

Upload: marcos-pangananhe

Post on 30-Dec-2015

97 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

tutorial vdj

TRANSCRIPT

Page 1: Virtual Dj Tutorial

Pré-escuta - uma só placa de som 3D 4.0 ou superior - Configurando VirtualDJMon 21 Dec 09 @ 8:54 pm

Olá, bem vindo a mais um tutorial sobre VirtualDJ.

Neste aqui, aprenderemos a configurar o programa para uso de duas saídas separadas, sendo uma para MASTER e uma para HEADPHONES.

Lembrando: Se você chegou a este ponto, é obrigatório que tenha obtido sucesso na identificação e configuração de sua placa de som. Caso você não tenha conseguido sucesso, clique aqui para voltar ao tópico do fórum e recomeçar o processo.

Utilizarei como referências: Sistema operacional Windows Vista; VirtualDJ Pro v.6.0.5; language em português para VirtualDJ v.6.0.x; skin para VirtualDJ 6 Pro

Configurando o VirtualDJ

Abra o programa e localize na skin principal o botão “Config” para acessar os menus de configuração do VirtualDJ.

Page 2: Virtual Dj Tutorial

Acessando o menu de Configurações.

Acesse a guia “Config. Áudio” e defina assim as 3 caixas localizadas nesta janela:

ENTRADAS = “NONE” (Nenhuma) – para pré-escuta, não é necessário nenhum sinal externo de referência para o programa.

SAÍDAS = HEADPHONES – deste modo, você dirá ao programa que quer duas saídas de áudio, sendo uma MASTER e outra para FONES DE OUVIDO. Em frente a esta caixa, temos um menu drop-down que será futuramente mencionado.

PLACA(S) DE SOM = 4.1 CARD – ao definir esta opção, estamos dizendo ao programa que a placa de som a ser usada tem recurso 3D 4.1 (na verdade, 4.0 seria a descrição mais apropriada, porém isso não interfere no resultado final).

Page 3: Virtual Dj Tutorial

No menu drop-down em frente a esta caixa, escolhemos entre os drivers detectados pelo VirtualDJ, qual deles corresponde à placa de som 3D. Esta escolha é muito importante. Por isso, é fundamental que você tenha feito a identificação correta da sua placa de som. Clique aqui caso não tenha feito a identificação correta. Nunca defina neste menu a opção “driver de som primário”, isto pode acarretar mau funcionamento do seu sistema.

Agora, no menu drop-down localizado em frente à caixa SAÍDAS, defina a seguinte opção: MASTER : SAÍDA FRONTAL / FONE DE OUVIDO: SAÍDA TRASEIRA. Isso não foi feito antes, pois os valores deste menu são alterados conforme a opção definida na caixa PLACA(S) DE SOM.

Configurando o áudio para o programa.

Desta maneira os dois alto-falantes frontais irão reproduzir a saída MASTER e os alto-falantes traseiros, a saída HEADPHONES. Clique em “Aplicar” e logo a seguir, “OK” para abandonar os menus de configuração.

Page 4: Virtual Dj Tutorial

Clique aqui para acessar o tutorial “Como usar fone de ouvido no VirtualDJ”.

Nota: caso sua placa de som tenha atenuação na saída de alto-falantes traseiros, utilize os seguintes procedimentos:[list=1] Inverta os valores do menu drop-down localizado em frente à caixa SAÍDAS para o seguinte valor: MASTER : SAÍDA TRASEIRA / FONE DE OUVIDO: SAÍDA FRONTAL. Com isso, o sinal para os fones de ouvido terá volume maior que o da saída MASTER, resolvendo em parte o problema descrito nos tutoriais de configuração das placas. Em teoria, a perda de volume da saída MASTER será compensada pelo sistema de ganho durante a equalização e amplificação do sinal. A única perda seria sentida para pessoas que usam o fader CUE/MIX, apresentado em detalhes no tutorial “Usando fone com VirtualDJ”.

[*] Se utilizando sitemas de alto-falantes 5.1 ou maiores, você poderá definir outro valor para a caixa SAÍDAS: MASTER : SAÍDA FRONTAL / FONE DE OUVIDO : SAÍDA CENTRAL. Obviamente, será necessário inverter plugues na sua placa de som, para efetivar a alteração.Lembro também que no VirtualDJ 7.0 é possível utilizar qualquer saída de placa de som para MASTER ou HEADPHONES, através do Advanced Audio Config. Para mais detalhes, clique aqui para cessar o manual de configurações de áudio para a versão 7.

Pré-escuta – Como usar o fone de ouvido (headphone) no VirtualDJ sem auxílio de controladoresMon 21 Dec 09 @ 7:58 pm

Neste tutorial, explicarei como utilizar os fones de ouvido para monitoração e mixagem. É super fácil e uma vez que você aprenda os controles básicos, com um pouco de prática rapidamente você dominará os processos de monitoração e transição entre músicas sem perder tempo.

Antes de qualquer outra coisa: se você chegou aqui, é porque teve sucesso na configuração da sua pré-escuta. Caso negativo, clique aqui para retornar ao tutorial de configuração e siga os passos necessários até obter sucesso.

Se você usa controladores, este tutorial também é válido caso seu controlador controle o mixer interno do VirtualDJ. A diferença neste caso simplesmente se dará pelo não uso do mouse para ativar os botões do mixer. Porém, se seu controlador trabalha como “external mixer” sua pré escuta será feita como em um mixer comum.

Page 5: Virtual Dj Tutorial

Utilizarei como referência a skin VirtualDJ 6 Pro, a versão 6.0.5 e o language “Português para VirtualDJ 6.0.x”.

Primeiramente, explicarei como usar a saída MASTER do programa. A saída MASTER é ouvida quando você abre o canal do deck respectvo, e volta o crossfader totalmente para o lado que você quer que a pista ouça. Caso você não use crossfader, desabilite-o, mas esteja sempre atento para mandar somente um sinal de áudio por vez para saída MASTER, exceto no momento da transição.

Para executar a transição, você precisa ouvir antes a música que está rolando no outro deck (deck ativo). Você seleciona o deck a ser escutado previamente com o botão “PFL”. “PFL “ significa pré-fade listen ou pré-escuta . Existe um botão “PFL” para cada deck. E quando pressionado, este botão “ativa” o deck, permitindo a você monitorar o áudio do deck 1 ou do deck 2.

Em conjunto com os botões “PFL” também utilizaremos o botão CUE e os botões de HOT CUE para esta tarefa. Os botões CUE e HOT CUE servem para definir os pontos de entrada da sua transição. Para saber melhor como usá-los, leia o manual do programa (faça o download em português aqui)

Page 6: Virtual Dj Tutorial

Após configurado o fone de ouvido conforme tutorial anterior, você tem duas opções:1 – Apertar o botão “PFL” cada vez que você carregar uma música no deck, para poder ouví-la no fone de ouvido.2 – No menu de “configurações”, na aba “opções”, localize a opção “fone de ouvido automático”. Nesta caixa existem 3 modos de uso: “sempre”, “desativado” e “ao carregar”. Ao selecionar a opção “ao carregar”, então a cada vez que você carregar um dos decks, o canal do fone irá ser alterado automaticamente para o deck carregado, permitindo a você monitorar este deck rapidamente.

Page 7: Virtual Dj Tutorial

Sugiro que você faça testes para definir o melhor modo de utilização.

Bom, neste momento você já deve ter seus fones configurados e uma música tocando neles. Muito bom!

Você já deve ter percebido também que a monitoração é individual. Você só ouve uma música de cada vez. Então, como fazer pra comparar as duas músicas e equiparar seus BPM’s?

Isso é o macete mais velho do DJ. Basta retirar o fone de um dos ouvidos, para permitir que você ouça a saída MASTER ao mesmo tempo que no outro ouvido, está rolando a música no deck selecionado para pré-escuta. Feita a equiparação, basta remover totalmente o fone dos ouvidos e realizar a transição ouvindo somente a saída MASTER.

* NOTA 1 - Em algumas skins, não temos botão “PFL”. Ao invés dele, basta localizar o botão com o número do deck e clicar sobre ele.

Page 8: Virtual Dj Tutorial

* NOTA 2 – Em algumas skins, no topo existe um pequeno deslizante chamado “CUE/MIX”. Este deslizante serve para definir o que se ouve na saída de FONE DE OUVIDO. Ele é muito útil pois permite que se ouça tanto o deck selecionado quanto a saída MASTER de uma só vez, no fone de ouvido, deixando o deslizante na posição central. Isso permite uma melhor comparação e ajuste das faixas para mixagem. E durante a transição, pode mover o deslizante totalmente para o lado MIX, então você estará ouvindo a saída MASTER e poderá melhorar sua transição.

Uma vez que o VirtualDJ simula um mixer real, também possui um deslizante “CUE/MIX”. Este deslizante permite uma transição entre o que se ouve na saída de pré-escuta (CUE) com o que se ouve na saída master (MIX). O objetivo é permitir ao DJ no fone uma audição mais limpa, sem interferências e com controle de intensidade das duas saídas ao mesmo tempo e diretamente no fone de ouvido, o que facilita a comparação entre ambas para fins de igualar BPM e equalização. Este botão é uma alternativa para o método convencional de remover um dos lados do fone de uma das orelhas, o que também permite ouvir ambas saídas ao mesmo tempo.

O “CUE/MIX” é um "crossfader para o fone", em termos mais simples, mas com uma diferença: ao invés de alternar entre deck 1 e deck 2, ele serve para alternar entre o áudio que você ouve na pré-escuta, e o áudio que você ouve no master.

O deslizante “CUE/MIX” pode ser origem de alguns problemas para usuários inexperientes. Quando o mesmo está na posição central, você ouve o som das saídas Master e Headphones ao mesmo tempo no fone. Isso significa que se você estiver com o crossfader principal do mixer virado para deck A e o botão “PFL” do deck B apertado (deck B ativo), você ouvirá os dois decks ao mesmo tempo no seu fone. Isso é uma situação normal, mas já vi muito desavisado cair

Page 9: Virtual Dj Tutorial

de gaiato pensando que o programa parou de funcionar bem por causa deste comportamento que citei.

CONFIGURAR NOTEBOOK

Pré escuta/Mixer externo - duas placas de som - Configurando VirtualDJThu 11 Feb 10 @ 2:06 pm

Olá, seja bem vindo a mais um tutorial.

Se você está lendo isto, possivelmente tem um notebook; ou descobriu que sua placa de som, por algum motivo, não tem recurso de simulação de 3D analógico; ou já tem duas placas de som instaladas em seu sistema.

Como já sabe, este tutorial aborda 2 temas: realização de pré-escuta e utilização de mixer externo. Então, para não confundir as coisas, mantenha-se SEMPRE focado na aplicação que o trouxe até aqui.

Suas placas de som, neste ponto, já devem estar instaladas e funcionando no seu computador. Independente do modelo. Para fazer um teste, basta acessar no painel de controle o gerenciador de áudio do Windows e alternar entre suas placas qual será o dispositivo padrão para reprodução de som. Depois role um som qualquer no WMP. Não se esqueça de mudar o plugue dos seus alto-falantes ou fones de ouvido do dispositivo de saída após alternar para dispositivo padrão. Caso você não ouça nada em qualquer uma das saídas das placas, reveja conexões e atualização de drivers.

Dica de instalação de drivers: em alguns sistemas, a existência de mais de um dispositivo de som pode trazer conflitos de sistema. Caso seja este o seu caso, para solucionar conflitos um bom método de trabalho é, ao instalar sua placa de som, evitar instalação de programas auxiliares (como players, geradores de efeito, e até mesmo o gerenciador de áudio da placa). Ao adicionar novo hardware, escolha a opção para instalação somente dos drivers da placa, e deixe que o gerenciamento de todos os seus dispositivos de áudio seja feito via Gerenciador de áudio do Windows.

Além disso, você também já deve saber como identificar os drivers das suas placas de som que serão usadas neste tutorial. Não sabe? Leia neste link como fazê-lo. Isso será essencial para configuração do sistema. Bem como é essencial que os drivers de seus dispositivos estejam

Page 10: Virtual Dj Tutorial

atualizados, se não estiverem, no mesmo link acima temos dicas para atualização.

1) Diversidade entre modelos e fabricantes de placas

Apesar da enorme diversidade existente no mercado, isso não interfere absolutamente em nosso tutorial. Se sua placa está funcionando perfeitamente, basta somente dizer ao programa qual delas será usada para que função no VirtualDJ, como será visto a seguir no tópico sobre configurações. Mas algumas observações interessantes podem ser feitas neste ponto.

Não existe limitação, toda e qualquer placa de som pode ser utilizada. Desde placas simples USB de baixíssimo custo, placas de som para fones Bluetooth (sim, sua pré-escuta será absolutamente wireless/sem fio), headsets completos (fone + microfone + placa USB em conjunto), placas PCI e placas on-board.

É claro que o modelo escolhido irá interferir na qualidade do som obtido. Mas para isso, o critério é bom senso e orçamento disponível, como em qualquer outra aquisição de equipamentos. Não irei aqui indicar modelos de placas a adquirir ou traçar debates sobre qualidade de placas A ou B, pois para mim, só basta que a placa apresente som na saída para o objetivo deste tutorial.

Abaixo, alguns modelos mais comuns quando usando duas placas.

Page 11: Virtual Dj Tutorial

Placas de som mais comuns utilizadas para este tipo de configuração.

2) Configurando o VirtualDJ

Então, uma vez que as placas estão funcionando perfeitamente, a única coisa a ser feita é configurar o programa. A saber, utilizei como exemplo uma placa dedicada do Hercules DJ Console MK2 e uma placa on-board IDT do meu notebook. Acesse no menu “Configurações” a aba “Sound setup/Config. Áudio” e proceda conforme abaixo:

2.1) Para Pré-escuta

ENTRADAS = “NONE” (Nenhuma) – para pré-escuta, não é necessário nenhum sinal externo de referência para o programa.

Page 12: Virtual Dj Tutorial

SAÍDAS = HEADPHONES – deste modo, você dirá ao programa que quer duas saídas de áudio, sendo uma MASTER e outra para FONES DE OUVIDO. Em frente a esta caixa, temos um menu drop-down que será futuramente mencionado.

PLACA(S) DE SOM = 2 CARDS – ao definir esta opção, estamos dizendo ao programa que usaremos duas placas de som.

No menu drop-down em frente a esta caixa, escolheremos entre os drivers detectados pelo VirtualDJ, qual deles corresponde à placa de som primária, e qual deles corresponderá à placa de som secundária. Clique aqui caso não tenha feito a identificação correta, e leia o tópico 3. Nunca defina neste menu a opção “driver de som primário”, isto pode acarretar mau funcionamento do seu sistema.

Agora, no menu drop-down localizado em frente à caixa SAÍDAS, defina a seguinte opção: MASTER : PLACA PRIMÁRIA / FONE DE OUVIDO: PLACA SECUNDÁRIA. Isso não foi feito antes, pois os valores deste menu são alterados conforme a opção definida na caixa PLACA(S) DE SOM. E também, as funções atribuídas às placas de som podem facilmente ser invertidas neste menu, caso você faça alguma inversão ao conectar seus fones ou amplificador.

Após configurar o programa, acesse este link para saber como utilizar fones de ouvido com VirtualDJ, sem estarem conectados a um controlador.

Page 13: Virtual Dj Tutorial

Configurando programa para pré-escuta usando duas placas de som.

2.2) Para Mixer externo

ENTRADAS = “NONE” (Nenhuma) – para mixer externo, não é necessário nenhum sinal externo de referência para o programa.

SAÍDAS = EXTERNAL MIXER – deste modo, você dirá ao programa que quer duas saídas de áudio, sendo uma para DECK 1 e outra para DECK 2. Em frente a esta caixa, temos um menu drop-down que será futuramente mencionado.

PLACA(S) DE SOM = 2 CARDS – ao definir esta opção, estamos dizendo ao programa que usaremos duas placas de som.

No menu drop-down em frente a esta caixa, escolheremos entre os drivers detectados pelo VirtualDJ, qual deles corresponde à placa de som primária, e qual deles corresponderá à placa de som secundária. Clique aqui caso não tenha feito a identificação

Page 14: Virtual Dj Tutorial

correta, e leia o tópico 3. Nunca defina neste menu a opção “driver de som primário”, isto pode acarretar mau funcionamento do seu sistema.

Agora, no menu drop-down localizado em frente à caixa SAÍDAS, defina a seguinte opção: DECK ESQ.: PLACA PRIMÁRIA / DECK DIR.: PLACA SECUNDÁRIA. Isso não foi feito antes, pois os valores deste menu são alterados conforme a opção definida na caixa PLACA(S) DE SOM. E também, as funções atribuídas às placas de som podem facilmente ser invertidas neste menu, caso você faça alguma inversão ao conectar os cabos no mixer.

Após configurar o programa, acesse este link para saber como conectar suas placas de som ao mixer externo.

Configurando programa para mixer externo usando duas placas de som.

Page 15: Virtual Dj Tutorial

Pré-escuta/Mixer externo - uma placa só - Mono separated (Separação monofônica)Mon 28 Dec 09 @ 8:54 am

Olá, seja bem-vindo a mais um tutorial sobre VirtualDJ.

Tenha em mente seu objetivo antes de ler o tutorial. Aqui, tratamos de pré escuta usando mixer interno do VirtualDJ e simultâneamente, configurações para uso de MIXER EXTERNO. Fique atento para não confundir as coisas. Prestar atenção só nas figuras, é caminho certo pro fracasso.

Desta vez, iremos ensinar a configurar o programa em separação monofônica para uso de pré-escuta via mixer interno do programa, ou uso de decks separados em um MIXER EXTERNO. Somente precisamos configurar o programa, pois TODA E QUALQUER placa de som, tanto on-board quando off-board, permite este recurso.

O conceito é simples. Já sabemos que TODA placa de som possui ao menos uma sáida estéreo (L+R ou esquerdo e direito). O VirtualDJ utiliza cada lado do estéreo separadamanete - daí temos 2 sinais monofônicos - sendo um lado para cada saída.

Pensando em pré escuta via mixer interno, o virtualDJ condensa o sinal estéreo das duas saídas MASTER e HEADPHONES do mixer interno em somente um canal monofônico, e utiliza os dois lados do estéreo da saída da placa de som (L+R) para que em um lado tenhamos a saída MASTER (L) e no outro lado, a saída para FONES DE OUVIDO/HEADPHONES (R).

Ou caso necessite usar MIXER EXTERNO, o programa condensa o sinal estéreo das saídas de cada deck (DECK1 e DECK2) em somente um canal monofônico, e utiliza os dois lados do estéreo da saída da placa de som (L+R) para que em um lado tenhamos a saída DECK1 (L) e no outro lado, a saída para DECK2 (R).

Lembrando 1: ao configurar o áudio do VirtualDJ, SEMPRE use nos menus drop-down as opções referentes aos drivers de sua placa. NUNCA utilize a opção driver de som primário, o uso desta opção pode levar a mau funcionamento no áudio, ou o infame “erro no DirectX”. O driver da IDT monstrado nas figuras é SOMENTE ILUSTRATIVO. Use o driver da sua placa de som. Se não souber identificá-lo, reveja este tutorial para conhecer melhor sua placa de som.

Lembrando 2: Alguns efeitos sonoros de simulação de ambiente reproduzem parte do áudio do lado direito no lado esquerdo e vice-versa. Isso provoca um vazamento de áudio da saída MASTER pra saída HEADPHONES (ou do DECK1 no DECK2 no caso de mixer externo), ou o contrário. Para evitar este vazamento, acesse a guia “efeito sonoro” no gerenciador de sua placa de som, e certifique-se que não haja nenhum efeito selecionado.

Page 16: Virtual Dj Tutorial

Para PRÉ-ESCUTA usando o mixer interno do VirtualDJ, abra o programa e configure exatamente como mostra a figura abaixo.

Configurando programa para Pré-escuta usando separação monofônica.

Para usar MIXER EXTERNO, e fazer a pré-escuta via mixer, abra o programa e configure exatamente como mostra a figura abaixo.

Page 17: Virtual Dj Tutorial

Configurando programa para mixer externo usando separação monofônica.

A próxima figura mostra um dos vários modos de conectar seu sistema monofônico e usar pré escuta com mixer interno do VirtualDJ.

Neste ponto, cabe algo importante sobre o cabo Y ou cabo divisor a ser usado. Existem dois tipos de cabos divisores: o primeiro de chama "cabo divisor para headphones", este cabo permite que você transforme somente uma saída stereo para headphones em dias saídas stereo para headphones. Este é o cabo errado e não deve ser usado no esquema de separação monofônica. O cabo correto a ser usado se chama "divisor macho estéreo para duplo fêmea mono", e como não sei se é fácil achar o mesmo para compra, abaixo mostro um esquema de montagem deste tipo de cabo. Na figura, eu utilizei conexões p2, mas você pode usar qualquer tipo de conexão de acordo com sua necessidade.

Caso você queira ver a figura abaixo em tamanho natural, clique na figura para fazer o download.

Page 18: Virtual Dj Tutorial

Se vc não está conseguindo ler as letras menores, clique na figura para fazer o download em tamanho natural.

Para usar um MIXER EXTERNO, não siga a figura acima. Clique aqui para verificar conexões.

Se você está usando pré-escuta via mixer interno, já fez o cabo especial e já confiogurou o programa, clique aqui e siga o tutorial "OPERANDO MIXER INTERNO DO VIRTUALDJ". Ele explica com detalhes como realizar sua pré. Esteja atento a este tutorial, pois muitos usuários não sabem operar o mixer interno do programa, e acham que cometeram algum erro quando ouvem os dois decks no headphone ao invés de somente um.

Nota: este recurso sacrifica a qualidade estéreo, ou seja, ao invés de 2 canais o ouvinte passa a perceber apenas um canal. Para seu uso, cabe levar em conta se há necessidade ou não de que o público alvo em seu ambiente sonorizado tenha ou não percepção sonora espacial. Este é o único problema do sistema de separação monofônica. A qualidade sonora (no que se refere a ouvir todos os elementos que compõem o som) não é afetada.

Page 19: Virtual Dj Tutorial

MAIS DETALHES SOBRE O CABO ESPECIAL ACIMA CITADO...

Abaixo, reproduzi o conteúdo de um post meu do tópico "Guia Detalhado para Pré-escuta" onde explico a diferença entre o cabo especial do desenho, e os cabos normalmente encontrados no mercado. Apesar de eu já ter escrito sobre isso acima, tem gente que só entende se mostrar a figura.

"A configuração interna dos adaptadores e cabos Y encontrados no mercado pode variar.

A figura abaixo mostra como eles podem ser por dentro.

Você já sabe que o VirtualDJ configurado para HEADPHONES em mono-separated utiliza cada lado do stereo para uma saída, sendo o lado direito (L) para master e o lado esquerdo (R) para headphones.

Acompanhe a figura 1. Nela você tem um lado L e um R em cada saída fêmea, portanto você terá master e headphones juntos em cada saída. Se usar um cabo ou adaptador Y com esta configuração, você ouvirá o som dos 2 decks ao mesmo tempo em ambas saídas, sendo cada deck de um lado do fone.

Já na figura 2 você tem uma saída fêmea nos quais os dois pontos estão com a letra L (master) e a outra saída fêmea toda lado R (headphones). Isso na verdade é um "falso estéreo", você terá o mesmo sinal duplicado para os dois lados do fone e do amplificador. Por isso a figura 2 mostra como estes adaptadores e cabos Y deveriam ser para nos atender bem.

O maior problema é que a grande maioria destes adaptadores e cabos Y é fornecida como mostra a figura 1, que não atende para pré-escuta em mono separated no VirtualDJ. Caso você use um cabo confeccionados conforme a figura 1, você ainda ouvirá os 2 decks em cada saída do seu cabo Y, e terá uma falsa impressão de erro de configuração ou do programa.

É por isso que meu tutorial te mostra como confecccionar um cabo ideal para esta aplicação."