vinde,pois,earrazoemos,dizosenhor...

16
Revista Formativa e Informativa www. refrigerio.net Ano 20 Edição n.º 113 Bimestral Novembro-Dezembro 2006 "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã". Isaías 1:18

Upload: lekhanh

Post on 21-Jan-2019

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Revis

taF

orm

ati

va

eIn

form

ati

va

ww

w.re

frig

eri

o.n

et

Ano

20E

diçã

on.

º11

3B

imes

tral

Nov

embr

o-D

ezem

bro

2006

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são

como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são

vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã".Isaías 1:18

Page 2: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Agradecemos aos Irmãos que voluntariamente têm sustentado este Ministério. NIB (Banco Popular):.Após depósito dê-nos conhecimento para emissão de recibo.0046-0115-23986900111-17

ESTUDO BÍBLICO

Saldo do número anterior:

Donativos recebidos das Igrejas de:Ig. Monte do Arco, Ig. Fontaínhas, Ig. Silvalde, Ig. Alumiara, Ig. Aveiro, Ig. S.Tiago de Riba-Ul, Ig.Brito, Ig.Cacia;Ig. Palha, Ig. Leça Palmeira, Ig. Viavai, Ig. Madalena, Ig. Paredes Bairro e Ig. Coimbra.Recebidas ainda ofertas de CIIP-Norte (700) e Of. Individuais (320).

Neg. € 163

Refrigério 113

Nov.-Dez.2006Editorial

Periódico bimestral visando a informaçãoe edificação do povo de Deus

Propriedade

Director:

Editor:

Redactor:

Administração:

Colaboradores regulares:

Impressão:

Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal (CIIP)Internet: www.ciip.netE-mail: [email protected]

CarlosFerreiraAlves

Samuel Pereira

Joel Timóteo Ramos Pereira

Avenida João de Deus, 14864500-389 Espinho - PortugalTelefones: 22 7343652 e 22 7115086E-mail:

Manuel Ribeiro, António Calaim, Jayro Gonçalves eSamuel Oliveira

Gráfica MonumentoRua doAreal, 4528 S. João de Ver VFRTelefone 256 312037

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

©t

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem ser enviados até ao dia 10 decada mês ímpar. À Comissão de Publicações doDepartamento de Comunicações da CIIP assiste o direito derejeitar publicidade que colida com as actividades dasAssembleias de Irmãos.

Copyrights: Autorizamos e incentivamos a divulgação,no todo ou em parte, dos estudos e ar igos publicados,desde que a fonte seja citada. Os artigos assinados são daresponsabilidade individual. Os artigos que nãocorrespondam à linha doutrinária e informativa deste jornal,não serão publicados.

Registo Ministério JustiçaDepósito Legal :Tiragem:

Custo de cada exemplar:Sustentado através de ofertas voluntárias

sob n.º 28021.402/88

2.000 exemplares

€ 1,75

FINANÇAS

Avida humana inicia-

se no ventre de umam ã e , t o d o s

sabemos.Esta vida que principia nomomento da concepção temum progresso que terminacom a morte, normalmentedepois de passar por vários estágios: Decriança, adolescente, jovem e adulto.Tudo isto acontece naturalmente.Só não é natural se porventura houver umaruptura provocada por alguém.Uma ser humano é a partir do útero da mãeum filho de 2 pessoas que em determinadomomento utilizaram uma faculdade dada porDeus: o sexo, para procriarem. Este ser temcaracterísticas intrínsecas, que só serãoconhecidas muito mais tarde após o seunascimento.Após o nascimento o novo ser pode ser umextraordinário sábio, um cientista de renome,u m h á b i l p o l í t i c o , u m c o m p e t e n t eeconomista, etc. Mas também pode ser maisum humano trivial.Pode ser… Mas não será se alguém porvontade alheia lhe retirarem a vida!A ideia de destruir um filho no ventre da mãeé execrável.Aqueles que aceitam o aborto tem um poderditatorial e inquisitório perante o ser que seestá a formar.Poder que ninguém lhes outorgou.Poder que certamente não querem que sejausado contra si próprio.È completamente errado e injusto justiçar áaniquilação alguém que não se conhece, quenada fez para ser condenado e pior que istoque não tem uma única e simplesoportunidade de defesa.

Aqueles que aceitam o abortoduma indesejável criaturamerecem ser condenados porcrime contra os direitos dequem tem o direito de viver.Mais: Tal barbaridade semduvida um terrível pecado - éimpensável de quem se diz

cristão.Imagine-se José, noivo de Maria, vivendo nosnossos dias…Perante a situação de Maria grávida umaborto vinha a calhar!Assim o rebento de Maria Jesus, nãonasceria, logo a missão que trazia ao mundojamais se podia realizar. Todos estávamoscondenados!

Como pode alguém viver com umaconsciência tranquila e pacífica ao despejarpara o caixote do lixo os detritos de um serhumano?Nunca esqueça: O Senhor dá a vida e só Eletem poder para tornar a tomá-la. I Samuel2.6. Aquele que toma o lugar de Deusindevidamente será por Ele julgado ehorrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo.Heb. 10.30-31.

2

Por Samuel Pereira

VISITE NA INTERNET

www.refrigerio.net

www.irmaos.net | www.casadeoracao.info

www.ciip.net

www.igreja-alumiara.blogspot.com/

www.ielp.eu

www.ietorcatas.com

www.luz-net.com/aieas/

Www.irmaos.net/ie-silvalde/

www.evangelicaolarias.org

www.irmaos.net/ie-sintra/

www.ccalbergaria.net

Versão digital desta revista. Inclui edições anteriores.

Portal de informações, estudos e recursos dos crentesdasAssembleias de Irmãos em Portugal.

Sítio da Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal

Sítio da Igreja Evangélica emAlumiara

Sítio da Igreja Evangélica de Leça da Palmeira

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Torcatas (Lisboa)

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Águas Santas(Monte doArco).

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Silvalde.

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Olarias / Lisboa.

Sítio Internet da Igreja Evangélica em Sintra.

Comunidade Cristã emAlbergaria

FICHA TÉCNICA

Por Samuel Pereira

IMPOSSÍVEL EXISTIR COM ABORTO

natal

Page 3: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006 Natal

3

"

" (Mt 2:2)

SE ADOPTARMOS AS LIÇÕES DOS

MAGOS, A COMEMORAÇÃO DO NATAL

TERÁ SENTIDO E GLORIFICARÁ A DEUS

Vimos a sua estrela no Oriente

e viemos adorá-Lo

Dezembro rapidamente chega,envolvendo-nos com as múltiplasmanifestações ruidosas e festivas

da época chamada natalina.Decorações luzidias e coloridas por todaparte, intensa publicidade comercial emtodos os meios de comunicação, festas,programações de viagens, comidasespeciais, muita bebida, e é assim que secomemora o Natal. O que motiva tudo issono contexto humano?Um facto ocorrido há dois milênios, queultrapassou em importância todos osacontecimentos da história!O nascimento do Senhor Jesus Cristo.Foi o momento glorioso do cumprimentodas inúmeras profecias a respeito doprojeto eterno de Deus para a restauraçãoespiritual do homem.Que momento auspicioso esse!O Verbo, que era Deus, se faz carne parahabitar entre nós e vivenciar todos os lancesbenéficos da manifestação da Graça deDeus, através da sua vida, ministério, mortee ressurreição!

P e n a q u e t o d o o t u r b i l h ã o d a scomemorações do evento passe tão longedo seu verdadeiro e correto sentido! Omundo celebra um Natal sem Cristo!O texto bíblico consigna alguns detalhesdiferenciados, sublimes e invulgares,pertinentes ao nascimento do SenhorJesus, que nos conduzem a apreciação delições preciosas sobre como nos devemosportar perante o facto.

São as lições da humildade da manjedoura;das plagas de Belém onde os pastores, à

vista da comunicação angelical e o cenárioindescritível de glória que emoldurou ofirmamento, com a participação do coroangelical a glorificar a Deus, foram vê-Lopara adorá-Lo.Mas temos, também, as lições dos magos(sábios) do Oriente conforme o relato emMt 2:1-12.Provavelmente astrólogos, talvez da Pérsiaou do sul da Arábia. A atitude dos magose s t á r e g i s t a d a c o m d e t a l h e simpressionantes que se traduzem empreciosas lições para nós.Vejamos:

Ninguém vê estrela se não olhar para o céu.O que os magos mais faziam era olhar paraos céus.Muitos olham para o céu, mas não vêemnada.Os magos puderam dist inguir , naverificação celestial, a "estrela do Senhor"("a sua estrela"). Que sensibilidadeespiritual!Foi isso que os comoveu e os moveu à longae difícil peregrinação para encontrarem oSenhor. Tiveram a convicção de que era umrecado de Deus. Isso os levou a buscar oSenhor, certos de que O Messias chegara.

Discute-se muito sobre as característicasque a estrela especial teria. Isso nãoimporta. Importa que eles perceberam queo Senhor colocou no firmamento umaestrela especial que lhes falava de algotranscendental e de grande valor espiritual.Aquela estrela era uma alusão a Nm 24:17:" ", que algunstextos judaicos antigos interpretavamcomo símbolo do Messias.Como estudiosos teriam conhecimento detais textos e, por isso, logo tiveram asensibilidade do maravilhoso recado doSenhor. A sua sensibilidade espiritual sedemonstra, de forma clara, na convicçãomanifesta quando falam ao rei Herodes:" ".Que extraordinária convicção da revelaçãodivina!Faltam-nos muito essa sensibilidadeespiritual e a convicção das verdades porDeus reveladas.Temos que olhar mais para o alto!

Há estrelas que o Senhor quer nos exibircom mensagens extraordinárias! Talvezolhamos, mas não vemos nada!A convicção das verdades preciosas, quetraz bençãos indizíveis, depende de umbom conhecimento da Palavra de Deus!

Os magos nos dão uma das mais lindaslições que a Bíblia nos fornece sobre o maiorprivilégio do ser humano, que é a suap r ó p r i a v o c a ç ã o c e l e s t i a l : a d o r a rcorrectamente o Senhor.O Senhor deixou claro que o Pai desejaadoradores que O adorem em Espírito e emverdade (Jo 4:23). Para isso fomos criados.Se o pecado anulou em nós o usufruto desseprivilégio, em Cristo ele nos é restaurado.Infelizmente perdemos a visão dessasublime vocação celestial e exercitamos umcristianismo às avessas, longo das deliciasespirituais que a adoração autêntica nosreserva, limitando-nos à vã religiosidadeque passa longe da espiritualidade.

É impressionante constatar que os magosvieram supridos, na sua longa viagem, comofertas valiosas para oferecerem ao Senhor!Abriram os seus tesouros e ofereceram omelhor. Isso nos lembra outra sublime eidêntica lição deixada por Maria, ao ungir ospés de Jesus (Jo 12:3).Honraram o Senhor, não só através daa d o r a ç ã o , m a s , t a m b é m , n adisponibilidade de valores excepcionais,como demonstração da total consagraçãodo que possuíam de mais valioso!O ouro simbolizava a "realeza", o incenso a"divindade" e a mirra o "sacrifício".Manifestaram os magos sua completaconsagração ao Rei dos Reis, Deus eRedentor!Bom seria que manifestássemos assim anossa consagração total.

uma estrela procederá de Jacó

onde está o recém-nascido rei dos Judeus

1. A lição da sensibilidade e da convicção

espirituais - "vimos a sua estrela no

Oriente" (v.2a)

2. A lição de adoração devida ao Senhor -

"viemos adora-lo" (v.2b) - "prostrando-se,

o odoraram" (v. 11a)

3. A lição da consagração total ao Senhor -

"abrindo os seus tesouros, entregaram-

lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra"

(v.11b)

As lições dos

MAGOS DO ORIENTEPor Jayro Gonçalves

Page 4: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Estudo Bíblico

Tomé foi a personagem principal deum episódio ocorrido após aressurreição de Jesus, quando Ele

lhe teve de dizer: “” João 20.27.

A cena passou-se oito dias depois de JesusCristo ter voltado ao mundo dos vivos,saindo da sepultura, agora vazia. Naverdade Tomé não teve o privilégio de vero seu Mestre no domingo da ressurreição,quando Jesus se apresentou aos seusdiscípulos e companheiros dele (numasala onde se tinham reunido com medodos judeus), proporcionando-lhes aalegria de sentirem a sua presença denovo, de verem com seus próprios olhosas mãos e o lado ferido de Jesus, deouvirem duas vezes a saudação divina“Paz seja convosco” e de seremabençoados com uma bênção muitoespecial e característica quando Jesusassoprou sobre eles e disse: Recebei oEspírito”.Tomé foi devidamente informado doconteúdo da reunião, mas duvidou dapalavra dos seus companheiros.

Didimo, também assim conhecido comosobrenome, durante mais de 3 anosconvivera com aqueles dez discípulos masagora tinha uma diferente concepção dahonorabilidade destes, ao ponto de exigirque seus olhos e mãos comprovassem oque lhe diziam. A duvida dele em relaçãoás palavras “Vimos o Senhor” soavamcomo fosse mentira!Mais tarde, isto é, oito dias depois,quando deu conta do seu erro e da suaincredulidade, ao contemplar Jesus Vivo ePerfeito, Tomé temeu e confessou a suanatureza céptica. “Senhor meu e Deusmeu”

A figura e o mau exemplo do “crente”Tomé que viveu há cerca de 2000 anosatrás não é muito diferente do que sepassa nos nossos dias!

Muitos quepovoam as “igrejas” acreditam em Deus,

mas não acreditam no seu Poder, nem noPoder da sua Palavra!Muitos que frequentam assiduamentecultos evangélicos acreditam em Deus,crêem na salvação eterna, mas duvidamdas suas promessas, em especial no queconcerne á iminente vinda de Cristo paraarrebatar a sua Igreja (I Tess.413-17)Basta olhar para as preferências nas suasvidas e no tempo que dedicam ao Senhor.Muitos acreditam que Deus existe masnão crêem em Jesus como Salvador eSenhor, mesmo quando é o próprio Deusque revela ser o seu Filho, o Salvador domundo “

Muitos são crentes em ídolos. (Para umgrande numero de pessoas, Maria mãe deJesus, é mais importante que Aquele quedeu Sua vida e verteu seu precioso sanguepara salvar os homens da condenaçãoeterna e perdoar os pecados de todos osque reconhecem a Sua valorosa Obrasacrificial e gratuita). Este tipo de crentesnão tem lugar junto ao Trono de Deus.Outros crentes tem valores maisreferenciáveis na sua vida do que o nomede Jesus. O materialismo tem-seapoderado das suas mentes por isso dão

mais importância ao que é temporal epresente, relegando como secundário oque é espiritual em especial a mensagemdo Amor de Jesus Cristo. Não o recebemcomo Senhor e Salvador, não encontramn'Ele a virtude do Amor e Graça e esperamque as suas obras de bem os livre de umfuturo incerto.

A Bíblia, manual da sabedoria de Deuspara os homens, recorda que os demóniosnão são ateus ou incrédulos em relação áscoisas de Deus. Eles sabem muito bemque Deus existe. Sabem que Jesus é oSalvador dos homens. E eles estremecemperante tais afirmações. Tiago 2.19.

No entanto existem outros que sãomesmo “crentes”. Crentes - como asesposas dos apóstolos (1Cor. 9.5) ou comoa mãe de Timóteo (Actos 16.1). Nãosabemos que tipo de crentes eram estasmulheres, mas eram crentes segundo oentendimento bíblico porque assim sãoreferidas na Palavra de Deus e o Espíritodo Senhor o confirmou.

Mas, o desejo de Deus é que todos os quesão seus Filhos sejam crentes como ocrente Abraão.

Este sim era um verdadeiro crente,porque nele havia a primeira condiçãopara ser um bendito de Deus. Ele tinha evivia com fé em Deus. Gálatas 3.9 garante“

”. Deus tem prazernaquele que tem fé n'Ele.

Não sejas incrédulo,

mas crente

a Ele

ouvi

Vivemos, hoje, numa época onde

muitos ditos “crentes” são fanáticos

discípulos deste Tomé.

O conceito da palavra “crente” tem-se

banalizado.

São “crentes” com fé como os de Baal.

E s t e s t a m b é m n ã o t e r ã o a

oportunidade de caminhar em ruas de

ouro e ser reis e sacerdotes.

O Homem da nossa sociedade, não

treme e não sente temor… muitas vezes

brinca e blasfema destas verdades.

Este é o Meu Filho Amado,

” Lucas 9.35.

De sorte que os que são da fé são benditos

com o crente Abraão

4 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

Por Samuel Pereira

CRENTES INCRÉDULOS ?

Page 5: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006 Vida Cristã

5

CRENTES INCRÉDULOS ? [«cont.]

Vejamos as características da fé de Abraão:Era uma fé convicta de que Deus era Todo

Poderoso para realizar, a seu tempo, ocumprimento de todas as suas promessas.Abraão não tinha dúvidas quanto ao valor epoder da Palavras de Deus.

Era uma fé que o comprometia perante oCriador desejando ser-Lhe obediente eesperar.

Era uma fé que o responsabilizava para umviver de reverência e temor a Deus.

Era uma fé que declarava a confiança eesperança em Deus.É este tipo de crente que é desejado peloNosso Senhor Jesus Cristo e por Seu Pai.

ABíblia não é um mero livro de histórias. É umlivro que expressa a vontade e opensamento de Deus para a vida do homem.É um livro que revela a verdade no presentee do futuro. É através da Bíblia e com a ajudado Espírito Santo que o crente de Jesusconhece as profundezas das virtudes, dasriquezas e da Gloria de Deus e a suasantidade, assim como a incomensurávelmagnificência do Senhor da Vida e o Poderda sua Palavra.Deus quer que o crente ande em suapresença e seja perfeito. Gen. 17.1. Para issosuceder necessita de crer, ter fé, no queconcerne ás palavras de Jesus e á Palavra deDeus. A Bíblia diz em

-Como não há duvida quanto á veracidade dainspiração da Escritura, o crente precisa deouvir a Palavra para crescer na fé e agradar aDeus.Jesus disse um dia

”Mat. 28.20. Se Ele o diz, cumpre. E o crentetem necessidade de essa presença.Se assim o fizer, a sua vida é uma vida de fé,

obediência e prazer espiritual.Jesus também disse “

” Mat. 28.19-20. Istoimplica obediência e só um crente comoAbraão o sabe fazer.

Deus quer que o crente reconheça na oração(feita com entendimento) um verdadeirotempo de partilha com o seu Pai. Deus temprazer que o crente fale com Ele e o crentedeleita-se em conversar com Deus quandoreconhece o seu Poder e a sua provisão paratodas as petições.È I m p o r t a n t e n o s n o s s o s d i a s amanifestação do Poder de Deus através dasorações dos crentes. O problema coloca-sequando os crentes são incrédulos nas suasorações, ao pedirem “se Tu podes”…”se Tuqueres” …Não se pode esquecer que o seu poder éilimitado! O seu querer é santo! Muitasorações não têm respostas porque o oradornão exerce a fé no Poder e na Vontade deDeus.Vivendo os últimos dias da dispensação daGraça de Deus temos necessidade decrentes na verdadeira acepção da palavra,exercitando a sua fé com sabedoria nacerteza que Deus, segundo a Sua vontade,com seu poder e a seu tempo, cumpre emnós todo o bem para glorificação do seuNome na terra. Notemos que Deus não temprazer naquele que dizendo-se ser parteintegrante do seu Reino e da sua famíliaduvida do Poder do Pai. “

1

2

3

4

Deus quer que o crente acredite na Palavra

e não seja incrédulo em relação a ela.

sentir

Rom.10.17 “A fé vem

pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”

“Eis que estarei convosco,

todos os dias, até á consumação dos séculos

Fazei discípulos…

ensinando-os o guardar todas as coisas que

vos tenho mandado

O justo viverá da

fé, mas se ele recuar a minha alma não tem

prazer nele” Heb 10.38.

LIVRARIA NOVA CANÇÃO

Neste final de Ano ofereça um presente de valor Espiritual.

Visite-nos em São João da Madeira todos os dias das 10:00 ás 19:00 esábados das 10:00 ás 13:00. Em Dezembro estaremos abertos sábado das10:00 ás 19:00 na R. Oliveira Jr. 711 Telef. 256 287 242 ou visite-nos nonosso site www.novacancao.com

Informamos ainda os amados irmãos que estaremos presentes noCongresso de Jovens da CIIP a realizar em Mira. Desejamos a todos osamados irmãos um Feliz Natal e um ano de 2007 repleto das mais ricasbênçãos do nosso Deus do nosso Deus.

Descontos especiais até 50%.

JESUSÉ PODER

A pedra é forte, mas o ferro é mais forte que apedra, que se torna pó.

O ferro é forte, mas o fogo é mais forte que oferro, que se derrete.

O fogo é forte mas a água é mais forte que ofogo que se apaga.

A água é forte, mas a nuvem é mais forte que aágua, que evapora.

A nuvem é forte, mas o vento é mais forte que anuvem, que se desfaz.

O vento é forte, mas os montes são mais fortesque o vento, que fica preso entre os montes.

Os montes são fortes, mas o homem é maisforte que os montes e com a sua inteligência osperfura.

Acabando com o poder dos montes, o homemdiz : "Eu sou a criatura mais forte que existe ! "Ate que veio a morte, e o homem, que achavaser inteligente e forte suficiente, morre.

A morte é forte, mas um Homem chamado"JESUS" vem, e vence a morte. Como se nãobastasse, ele ainda garante "vida eterna",através do seu sangue.

Jamais haverá alguém mais poderoso queJesus.

CLÍNICA DA ALMA

Médico

Grau

Médico

Campo

Experiência

Atendimento

Capacidade

specialidade:

Instrumentos:

Livro

Preço

Garantia

Recepção

Sala

Dieta

Horário de consulta

cirurgião: Jesus Cristohonorário: Filho de Deus

auxiliar: O Espírito Santode Estudo: O coração

: Infalível e eterna: Em qualquer lugar

: IlimitadaE O Impossível

O seu poderde receitas: A Bíbliado tratamento: A fé

: Absoluta: A Igreja local

de operações: A tua mente: Oração

: 24 horas/diaVenha hoje mesmo!

http://www.ouvir.pop.com.br

Page 6: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Actualidade

Pessoas mal informadas, onde sei n c l u e m a l g u n s j o r n a l i s t a s ,comentadores e até algumas

pessoas que se dizem cristãs, dividem osm u ç u l m a n o s e m d u a s p a r t e s : o sextremistas que espalham o terror nomundo e os moderados que procuramseguir Deus, como fazem os judeus e oscristãos.

Habitualmente o que é dito é que osmuçulmanos, como os judeus e os cristãos,são monoteístas e, à sua maneira, procuramadorar o Deus criador, apesar de lheconferirem um nome diferente, Alá.

Convém não esquecer que Alá, o deusadorado pelos muçulmanos, era narealidade o deus principal da Caaba, otemplo pagão que Maomé terá “purificado”ao destruir os mais de 300 ídolos que aqueleespaço continha.

Maomé terá mantido o nome desseantigo deus pagão da lua e o símbolo da luacrescente porque, desta forma, seria maisfácil atrair os adeptos para a nova religião.Os muçulmanos mantêm como objecto deadoração a pedra negra, que beijamreverentemente e que já era alvo deadoração no tempo da idolatria que Maomécombateu. Os muçulmanos acreditam, deresto, que ao rodearem a pedra negra, setevezes, são libertados dos seus pecados.

Além disso os muçulmanos fazem as suasperegrinações e nelas não dirigem precesapenas a Alá, fazem-no também, porexemplo, em relação a Ali.

Ali era primo e genro do profeta Maomé eé ele que divide os muçulmanos em xiitas esunitas. Para os xiitas Ali é o segundo, emlinha de sucessão, a seguir a Maomé; para ossunitas é o quarto. Seja como for, Ali, éconsiderado, quer por uns, quer por outros,um herói.

Todos os anos, por altura do Ano Novoafegão, milhares de muçulmanos dirigem-se a Mazar-i-sharif, no Afeganistão, ondemuitos acham que repousam os restosmortais do primo e genro de Maomé, apesarde muitos historiadores garantirem que elesestão em Najaf, no Iraque, sepultura quetambém atrai milhares de fiéis.

Junto aos dois túmulos, os seguidores deAli dirigem-lhe preces, pedindo de tudo ump o u c o : s a ú d e , b e n s m a t e r i a i s ,concretização de vários desejos, etc.

Se isto não é idolatria, o que é?

É comum ouvir-se dizer que o deus dosmuçulmanos é o mesmo dos cristãos.Convém que se diga que esta ideia partemuito mais da chamada cristandade do quedo lado oposto. Aqueles que quereminstituir, a todo o custo, o ecumenismo sãoos mais devotos promotores da ideia.Contudo, basta um olhar de relance aoAlcorão para se concluir que o deus lárevelado nada tem a haver com o Deusrevelado pela Bíblia.

Apesar do Deus da Bíblia ser reveladocomo justo, exigente, e que não podecontemplar o mal, Ele é mais conhecido porser misericordioso, compassivo, perdoador,paciente.

Quando Jesus aparece dizendo: “Quemme vê a mim, vê o Pai”, mostrando-se comoa maior e melhor revelação de Deus, isso éfeito para que saibamos que Deus é comoJesus: está perto, sabe o que sofremos, éEmanuel (Deus connosco), não é um Deusdistante.

Quão diferente é o deus revelado peloCorão!

Não é, pois, de estranhar a forma,geralmente cruel, como os muçulmanos secomportam, em seus países, entre si e comaqueles que não partilham das suas ideias.Não respeitam os direitos humanos (veja-secomo tratam as mulheres), as ideias dosoutros e a liberdade de expressão.

E esta realidade não se explica, apenas,com a questão cultural. Essa resolve-se coma evolução das sociedades. O problema éque, em repúblicas islâmicas, lá estão oslíderes religiosos que não permitem essaevolução. Como resultado vemos paísescomo o Irão, grande produtor de petróleo,ter populações que vivem miseravelmente.Regra geral essa miséria só é reveladaquando alguma catástrofe natural (como

terramotos) acontece. De resto, lá estão osl í d e r e s r e l i g i o s o s , o m n i p r e s e n t e s ,certificando-se de que o povo continuasubmisso. Tudo isto com a cobertura dar e l i g i ã o i s l â m i c a , b a s e a d a n a sinterpretações, particulares, do Corão.

Infelizmente a cristandade já foi assim, nopassado, mas houve evolução. É o que seespera agora por parte desses países,rendidos às repúblicas islâmicas, e oOcidente fará bem em contribuir para queessa evolução aconteça. Seguramente nãoo fará colocando-se, sempre, de cócorasperante o “ruído” feito por algunsseguidores do Islão, sempre que exercemoso nosso direito, por exemplo, à liberdade deexpressão.

Por que é que, pergunto eu, osmuçulmanos exigem que, em seus países, asmulheres ocidentais cubram a cabeça,impondo ao mesmo tempo que, noocidente, as mulheres muçulmanasdesrespeitem o hábito geral, mantendo ascabeças cobertas, mesmo quando estão narua, na escola, etc.?

Os líderes ocidentais (incluindo o chefe doVaticano) não podem, a coberto danecessidade de paz com todos os povos,hipotecar os valores que conquistámos. Aliberdade de opinião e expressão, o respeitopelos direitos humanos, a solidariedade,etc..

Aqueles que se dizem cristãos não podem,a coberto de um inútil desejo ecuménico,hipotecar o claro ensino da Bíblia:

;(1)

(2)(3)

(4)

(5) e que o lugar de adoração éem todo o lado já que

.(6)

Deus não

dá a sua glória a outrem há um só Deus e

um só mediador entre Deus e os homens,

Jesus Cristo; há um só Deus e Pai e um só

Senhor Jesus Cristo; a salvação é apenas

pela Graça mediante a fé, sem as obras;

em nenhum outro há salvação a não ser no

nome de Jesus

Deus é espírito e

importa que o seus adoradores o adorem em

espírito e em verdade

José Carlos Oliveira([email protected])

________________1- Isaías,48:11; 2- I Timóteo,2:5; 3- I Coríntios,8:6; 4-Efésios,2:8,9; 5-Actos,4:12; 6- João,4:24

6 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

Por José Carlos Oliveira

A REALIDADE DO ISLÃO

Page 7: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006Departamento Missionário

7

Foi com grande alegria e expectativa queiniciamos em 1 Setembro 2006 uma digressãoaos EUA, onde passamos pelas Assembleias dosIrmãos em várias cidades e num Congresso quese realiza todos os anos.Nossa primeira participação foi no Congressoanual no Sandwich Hollows Golf Club, tivemos aoportunidade de passar todo o dia com irmãosde várias congregações participando com váriasmusicas de Louvor ao Senhor tendo aindaescutado mensagens muito desafiadoras porparte dos irmãos, Jayro Gonçalves, JoaquimDuarte, Wendel Moreira e Carlos Cerqueira.Após esse dia seguimos para a Igreja Cap Codeonde Deus nos deu a oportunidade de ministrara Palavra através do cântico e da exposição damesma, de lá seguimos para Rhode Islandtrabalho da responsabilidade do irmão CarlosCerqueira, depois seguimos para Pawtucketonde visitamos um trabalho novo iniciado pelosnossos irmãos Brasileiros oriundos dasAssembleias do Brasil.Sempre em movimento visitamos por dois diasoutra Assembleia em Framingham, dirigidatambém por irmãos Brasileiros, de lá fomos paraNova York onde realizamos trabalhos emHarrison e Long Island duas Congregações daresponsabilidade do irmão Joaquim Santiago.Foram dias de muitos Quilómetros andados e demuitos desafios em ver como o Senhor estátrabalhando na vida dos amados irmãos e domuito que ainda pode ser feito em prol da Igrejado Senhor e das almas perdidas.Queremos expressar nossa profunda gratidão atodos os irmãos que tão carinhosamento nosreceberam e hospedaram pelo amor pelo apoioe esforço. Tudo foi muito além de nossas

expectativas e voltamos gratos ao Senhor peloprivilégio de O termos servido junto dessesamados irmãos. Ao irmão Joaquim Santiagoincansável em nos apoiar com transporte esempre demonstrando estar cuidado de quetudo estivesse bem connosco. O irmão CarlosCerqueira pelo seu carinho e paciência em noslevar a conhecer um pouco mais desse belo país.Aos nossos amados irmãos João e Ivone, WendelMoreira, e outros que dedicaram do seu tempo erecursos apoiando este projecto. A todos vósnosso muito obrigado esperamos voltar logoquerendo o Senhor.

Para toda a liderança da Comissão Missionáriaum muito obrigada (de todo o coração) por meproporcionar a mim e há minha família esteretiro espiritual. Só no céu é que compreenderãoo quanto tem sido importante para as nossasvidas estes cinco dias anuais. Na passagem deLucas 10:38-42 revejo-me durante todo o anocom a Marta, tão ocupada com os afazeres: casa,filhos actualmente 4, dois biológicos Sami (15anos) e Ana Isabel (13 anos), e dois deacolhimento Naír Alexandra (3 anos) e RubenFilipe(5 anos). Igreja, pois também douassistência em várias áreas, E.D. visitação,aconselhamento, hospitalidade etc....Nestes cinco dias anuais de retiro eu revejo-meem Maria, assentada aos pés de Jesus paraabsorver tudo o que o Mestre tinha para ensinar.Não me preocupo com nada que é comum,apenas em aprender do orador e partilhar dasBênçãos e das petições dos meus irmãos na féque estão comigo. Em Cristo Jesus NossoSenhor:

«Ao recordarmos quea p ó s c a d a n o v o“retiro de obreiros”,tem-se passado maisum ano… queremosaproveitar para vosdizer que, este retirode obreiros tambémfoi importante paranós. Ficamos gratos aDeus pelos estudosque ali nos foramministrados, pelo convívio salutar com osdemais irmãos e famílias que ali puderam estar...Realizaram-se mais um ano os acampamentosbíblicos na Póvoa de Atalaia, Tendo havido umasemana de jovens. A qual foi proveitosa, noaprofundamento do conhecimento bíblico, derelacionamentos, o que foi um bálsamo paratodos… Havendo de seguida uma semana decrianças. Semana que foi um desafio, em que ocampista mais novo (sem contar com a nossaLoíde de dois anos), tinha quatro anos. Mas aequipa saiu dali animada, pelo potencial que sedescobriu naquelas crianças, as quais estão a serintegradas mais eficazmente na igreja.Rogamos as vossas orações pela igreja dasOlarias, igreja, a que sempre está a chegar maisalguém, mas que por vezes sente a falta dealguns que se deslocam para outros sítios, aexemplo da família Teixeira que se está a radicarem Espanha, por motivos dos estudos do Ruben.Orem por estes queridos irmãos.Também agradecemos as vossas orações pelaigreja de Santa Catarina, pela visão e mover doEspírito do Senhor na igreja,

.Aproveitamos também para compartilhar que,tem decorrido em nossa casa ás sextas-feiraspelas 21 horas, reuniões de estudo bíblico comos irmãos disponíveis. O que se esperabrevemente realizar-se, nalguma casa ou sitiona zona da Amadora. Esperamos no Senhor queeste esforço contribua para a expansão do Seureino.Certos de que os irmãos estão connosco emoração, despedimo-nos gratos pelo vosso amore comunhão em Cristo Nosso Senhor!

Grupo Novo Caminhar

Irene Ferreira

Jorge Adrião»

na qual esperamos

ver um avivamento

Por Frank SmithPor Frank Smith

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIP

Secretário Executivo: Secretários Adjuntos Tesoureiro:

Comissão Norte

Comissão Centro:

Comissão Sul:

António Calaim; : Silvério Almeida e Daniel Carvalho; José Água:Silvério Almeida, Joaquim Alves e Daniel Oliveira

Carlos Antunes, Daniel Carvalho, Jorge Carvalho, Helena Sequeira e Eunice ReisJosé Água, Anabela Canelas, Ludovina Santos, Nuno Fonseca, João Paulo Xavier e Orlando Esteves

NOVO CAMINHAR

Nos Estados Unidos da América

ECOS DO RETIRO DE OBREIROS

CBE, Setembro de 2006

Page 8: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Departamento Missionário

Queridos irmãos,Vimos por este meio comunicar a partida paraa glória do nosso querido irmão AlfredoPoland, no dia 26 de Outubro de 2006, pelas 6horas da manhã. Estando a dormir,adormeceu (partiu) para o Senhor.Todos que privamos como ele, sentimos a suapartida, e, particularmente nós a igreja emSanta Catarina - Lisboa, na qual o nosso irmãogastou intensivamente os seus últimos anos.O empenho, lutas, exemplo, amor, ensino etantos outros predicados do saudoso irmãoAlfredo Poland, jamais serão esquecidos pelaigreja que ele amou.Sabemos que o nosso irmão Poland é:

Ap. 14:13Pois, deixa após si toda uma dedicação a Deus,que nos prende a atenção para o Senhor.Ao sabermos da noticia do seu falecimento, osnossos olhos marejaram em lágrimas, mas oSenhor nos confortou pela certeza de salvaçãoque o nosso irmão possuía…Recordamos que, o nosso irmão passoucinquenta anos de ministério em Portugal.Tendo-o Deus agraciado, com um casal defilhos do primeiro casamento e com váriosnetinhos. E, sabíamos o quanto lhe custavarecordar a perda da mãe dos seus filhos, peloque, podemos crer o quão doloroso não terásido a morte da segunda esposa (a tão queridae saudosa irmã Clella), há bem pouco tempoatrás.O irmão Poland foi usado por Deus entre nós,na abertura de igrejas, na proclamação doevangelho (peculiarmente pelos programaspioneiros de “Mensagens Bíblicas” na rádio, ena Internet), no ensino em centros bíblicos, noInstituto Bíblico Português, na visitação, no serhospitaleiro (especialmente para com os queprecisaram de aprender o português), no dar oombro amigo aos que dele necessitassem, istoentre tantos outros ministérios feitos noSenhor e para o Senhor!

«O irmão Poland, estando ligado ao trabalhodo Senhor no Norte de Portugal (grandePorto), resolveu mudar-se para Lisboa, paradesenvolver o programa “MensagensBíblicas”. Tendo sido apresentado à igreja deSanta Catarina, como o seu futuro cooperador,no dia 26 de Janeiro de 1967.

O irmão Pedro Moço, deixou-nos registado oseguinte: “Todos os crentes ouvem o irmãoThomas Alfred Poland e todos sabem que elet e m e x p l i c a d o a P a l a v r a d e D e u s …conhecendo… o Senhor Poland, conhecemosmelhor e relativamente a vida que devemosviver (acerca do Senhor Jesus) e pensartambém como morreremos.”Só temos a acrescentar: “Preciosa à vista doSENHOR a morte dos seus santos.” (Salmos116:15 RC)Deixamos assim, registada a saudade daseparação temporária face à eternidade, donosso querido irmão Thomas Alfredo Poland…

«Ao ter conhecimento da chamada para aGlória do querido Irmão Poland não possodeixar de expressar os meus votos das maioresbençãos e consolaçãopara os seus filhos edemais família.Fomos bons amigos desde longa data.Colaboramos com ele no ministério dasgravações das Mensagens Bíblicas há mais de35 anos, quando estas eram gravadas na Fozdo Douro, em casa do saudos Irmão DerecCâssells, e enviadaspara Tânger e MonteCarlo. Convivi com D. Clella e sua colegaMarjorie, quando vieram do Canadâ viver paraEspinho, onde aprenderam a línguaportuguesa e seguiram como missionáriaspara Angola. No nosso casamento em Ovar, nodia 7 de Fevereiro de 1959, elas participaram eaté tiraram-nos uma foto que guardamos commuito carinho.Quando o Irmão Poland deixou Leça daPalmeira e transitou para Lisboa, paraajudar na Igreja da Travessa de Santa Catarina,mais do que uma vez nos convidou parareuniões especiais de uma semana,hospedando-nos e tratando-nos como sefôssemos seus próprios filhos. Por tudo isto emuito mais queremos expressar o nossoapreço pelo querido Irmão Poland e dar

graças a Deus por o ter feito descansar dosseus trabalhos e o chamar para a Sua eternaGlória.

«Poucas palavras para registar o nossoprofundo sentimento, sensibilizados queestamos pelo passamento para a Glória donosso estimado irmão Poland.Foi para nós um digno exemplo de servo fiel,deixando marcas indeléveis de amplaconsagração, nas várias áreas em que, commuita modéstia e humildade, mas com grandee eficiente aplicação, se envolveu, honrando onosso Mestre e produzindo abundantes frutospara o seu Reino.Lembro-me das várias vezes em que noshospedou em sua casa, com muito amor edesvelo, juntamente com a sua amada esposaDa. Clelland, e das muitas e honrosasoportunidades que o Senhor nos possibilitoude estar ao seu lado em gloriosas jornadas detrabalho na Seara do Mestre em Portugal,inclusive quando ai residimos, formando nogrupo que se envolveu no projecto de ensinoda Palavra, através do CTB. Também lembro-me, com saudades e emoção do seu carinhopaternal para com o nosso saudoso filhoJayrinho, com quem gastou tempo gravandomuitas músicas em seu estudio precioso, paraserem usadas em muitos dos seus abençoadosprogramas radiofônicos. O seu estúdio degravação se constituiu, inquestionavelmente,num dos mais eficientes instrumento usadopor Deus para a evangelização e a edificaçãodo povo de Deus em Portugal, por longos anos.Terá sempre lugar de destaque na história doevangelismo desse querido País .Nele laborouintensa e incansavelmente para a expansão doEvangelho através da mídia. Cambateu o bomcombate, acabou a carreira e guardou a fé.Sem dúvida já goza do privilégio de estar noregaço do Senhor, nos páramos da Glória,fazendo jús às palavras do Senhor:"bem estáservo bom e fiel...". Deus foi e sempre haveráde ser glorificado pela sua preciosa vida ededicado ministério. Manifestamos a nossasolidariedade cristã e sentimentos profundosaos seus amados, que se privam, agora, da suapresença física. I Co 15:58.

“Bem-

aventurado tendo morrido no Senhor. Sim, diz o

Espírito, para que descansasse das suas fadigas,

pois as suas obras o acompanham.” .

é

.

Jorge Adrião »

Carlos Alves».

Jayro Gonçalves».

Pelo mencionado, e, pelo que fica por

registar (mas que Deus conhece), damos

graças ao Senhor pela vida, ministério,

exemplo, .e tomada para Si do irmão Poland

TESTEMUNHO DO IR. JORGE ADRIÃO

TESTEMUNHO DO IR. CARLOS ALVES

TESTEMUNHO DE IR. JAYRO GONÇALVES

[Foto: Uma das suas últimas pregações na Igreja em SantaCatarina (Lisboa)

8 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

ALFRED POLAND

na Glória

Em 31/5/1925 no 50º aniversário das Olarias, quandoali servia como ancião

Page 9: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006 Notícias Missionárias

9

Emilton Vilas Novas: A igreja onde o Ir.Amilton estava actuando, ficou com umaliderança reconhecida, mas a igreja da capitalnão tem ainda uma liderança reconhecida.O Irmão Heins Mulheim também esteve aquicooperando com alguns estudos sobre ogoverno da igreja. A igreja na capital já temcerca de 200 convertidos. Durante uns doismeses estive preparando um grupo de 26irmãos para sairmos batendo de porta emporta, e agora estamos saindo de porta emporta, há três domingos e conseguimos 36casas de descrentes parta fazer o curso "OQUE A BIBLIA ENSINA".O casal de missionário, João Batista e Lucileiavem cooperar connosco em São Tomé, emJaneiro 2007. Eles deverão passar um mêsaqui. A vinda do casal será muito útil à obra doSenhor. Ele tem um grande potencial para oensino e o ministério desse irmão éreconhecido em todo Brasil, ele é o editor darevista “Amados”. Se aprouve utiliza-lo para oministério durante os dias em que passar emPortugal, creio que ele aceitaria .

Esperamos estar em breve deviagem para S. Tomé e Principe. Orem paraque eu possa fazer uma cirurgia do rim paraextracção de cálculo. Para que possamosenviar nossa bagagem, via navio.No amor de Cristo. Ivanor Rizzo.

Quero agradecer a cada um de vós porfazerdes parte do meu ministério nas orações,no cuidado, no carinho, no sustento e no amorfraternal.Em Outubro realizámos em três diferentesigrejas um evento Evangelístico inauguradoagora em Portugal chamado TORNADO. Éuma poderosa ferramenta para evangelizaçãode jovens que envolve os jovens Crentes daIgreja trazendo os seus amigos e colegas paraouvir o Evangelho que é o poder de Deus paraa salvação!A época de Acampamentos, de cerca de mês emeio, foi muito abençoada! Tivemos aoportunidade de contactar com dezenas(centenas) de crianças, adolescentes e jovens,

de ver as necessidades espirituais no meio detoda a sua energia e rebeldia. Durante oAcampamento o meu trabalho é na área deAconselhamento, dirigindo e supervisionandoo grupo de conselheiras e tendo à minharesponsabilidade todas as campistas meninas.Dou graças a Deus pelas vidas entregues a Elepara salvação e pelos Crentes que mostraramo desejo de por a sua vida em ordem perante epor amor ao seu Senhor!É um grande privilégio ser filha de Deus epoder trabalhar para Ele a tempo inteiro!!!

m ano e meio antes quando ouvi falar doShelter, durante a Missão na Alemanha,pensei que seria interessante trabalhar comovoluntária numa pousada cristã. Agora,sentada no avião a caminho de um lugardesconhecido, estava à espera que o sonho sedissolvesse com a voz da minha mãe achamar-me para tomar o pequeno almoço!Nunca aconteceu...e 2 horas e meia mais tardeaterrava na Holanda onde acabaria por ficar14 meses!Foi uma decisão que levou algum tempo ...como quase tudo na minha vida! Depois deacabar o curso, no verão anterior, nãoconsegui arranjar emprego (história comumpara muitos de nós!) e fui passando o tempo afazer traduções para uma empresa. Mas a ummês seguia-se outro e a minha vontade defazer algo com significado aumentou àmedida que me ia sentindo presa dentro dasquatro paredes do meu quarto e dasexpectativas dos outros! Estava na hora de saire de me descobrir, descobrir os meus limites,não os limites impostos pelos outros, poraquilo que achavam que eu era. Era a hora dever o que Deus estava a fazer noutras partes domundo e o que podia fazer em mim e atravésde mim.E assim foi...Depois de uns três ou quatromeses de preparação a aventura começou.

Fui recebida no aeroporto por uma dasvoluntárias ela mesmo o testemunho do queDeus tem feito através daquele ministério aolongo dos anos. Fomos de combóio atéAmsterdam e daí para a casa comunitáriao n d e t o d o s o s v o l u n t á r i o s v i v e mWillemsstraat, é assim que a chamamos!Depois de os meus novos me terem sido

apresentados (há um casal que governa a casae nos dá apoio pessoal) fui conhecer o meuquarto. Naquele primeiro dia foi bom poderter um sítio para me esconder! É um poucoassustador estar numa casa com cerca de 35desconhecidos...O Shelter City, a pousada em que estava atrabalhar fica bem no centro da cidade juntoao famoso Red Light District, zona deprostituição e droga.

Há tantas histórias que poderia contar sobre oque vi Deus fazer na vida das pessoas quepassam por aquele lugar! Todos nós estamosnuma viagem, mas alguns de nós estamosmais próximo do destino outros nunca lá irãochegar! A única coisa que podemos fazer nocontacto com as outras pessoas é mostrar-lhes o destino Jesus. É triste quando vemostantos recusarem Jesus, mas a alegria de veroutros encontrá-Lo ou chegar um pouco maispróximo é muita! E durante o meu tempo napousada pude ver um pouco de tudo. É incrívela quantidade de pessoas magoadas com aIgreja, com os crentes, porque somos mausembaixadores do nosso Rei e o apresentamosde forma errada! Mas deixem contar-vos duashistórias...

Nós temos na pousada um programa onde aspessoas (não têm que ser cristãos) podem ficara limpar durante um mês a troco de dormida ecomida. Foi assim que ficámos a conheceruma jovem melhor. Ela tinha estado napousada como hóspede, mas queria ficar pormais tempo. Creio que estava a fugir de casapara ir para Londres tentar a sorte comodançarina...Durante os primeiros dias quaseque a tivemos que mandar embora ela nãogostava muito das regras e foi apanhadaalgumas vezes a fumar marijuana no telhado.Mas algo estava para mudar! Um dia eu estavasentada na recepção e o rapaz que estavaencarregue de supervisionar a equipa delimpeza nesse dia apareceu por lá. A caminhodas tarefas dela virou-se para ele e perguntou

Elesorriu e disse que sim. Quase não conseguiaacreditar! Deus pode mesmo mudar oscorações. Depois disso sempre que a viaestava a ler a Bíblia e fazia muitas perguntas.Voltou para casa. Foi baptizada. A mãeconverteu-se. Alguns amigos também! Glóriaa Deus e somente a Ele!

Estes catorze meses foram também umtempo, como já disse, em que Deus podetrabalhar em mim. Aprendi que quandopensamos que não temos forças para dar umpasso que seja então sentimos Deus de formamuito mais poderosa; que Deus nos ama comosomos, mas que nos quer mudar para sermoscomo Ele quer; que pode haver pequenasdiferenças doutrinais, mas o que nos une é agraça e amor de Deus demonstrada em Cristo;

Ivanor Rizzo:

U

pais

E agora como é que me chamo? Cristã?

S.TOMÉ E PRÍNCIPE

ÉLIA CATARINO

SUSANA MARTINS

Page 10: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Departamento Missionário

que não podemos pensar que sabemos tudosobre Deus e a forma como Ele actua; que Deustrabalha através de nós ao mesmo tempo quetrabalha em nós; que Deus ora nos dá mais, oranos dá menos do que merecemos; e que Deusama aqueles que criou - muito, muito...Como podem imaginar esta foi sem dúvidauma experiência que jamais vou esquecer, eespero sempre lembrar aquilo que Deus meensinou por lá. Não há nada melhor do quefazer aquilo que agrada a Deus e sabê-lo foiessa certeza que me fez ficar por lá nas alturas(poucas) em que só queria ir embora. Masagora estou de volta a Portugal o que faztambém parte da experiência é o voltar aofamiliar, quando já não somos quem éramos,quem as pessoas esperavam que fossemos! É otempo de re-adaptar à cultura, família, amigose igreja. E é o tempo de descobrir o que vem aseguir, qual o próximo passo a tomar. É otempo de confiar em Deus, novamente!

Num dos dias que estivemos na capital do Biéfomos visitar a Angelika, uma moça alemã,geóloga de formação, que recentemente foienviada para este . É uma jovemcorajosa e dinâmica, cheia de um espírito vivoe do desejo de ser útil, que aqui deverátrabalhar no âmbito de projectos dedesenvolvimento rural e de discipulado dejovens estudantes.Enquanto dura o suplício do seu processo devisto de trabalho, está a aprender o umbundu( i d i o m a q u e n e s t a s p a r a g e n s a i n d apredomina, principalmente entre as camadasmais idosas da população) e a procurarconhecer as gentes e cultura da região. As suascartas circulares revelam a sua criatividade:aproveitando as semelhanças entre o seunome e o nome do país para onde veiotrabalhar, deu-lhes o sugestivo título de…Ang lika.

Olá Amados irmãos da Igreja em Torcatas! jápassou um tempo desde que voltei aInglaterra. Precisei passar por uma certareadaptação uma vez que algumas coisashaviam mudado por aqui, mas tudo correubem.Aqui a vida não para. Nesse período de verão

onde muitos aproveitam para ter um tempo deferias, e merecidas ferias, aqui ainda tivemosmuito trabalho. No mes de Agosto aconteceuum encontro chamado Re:engage onde oobjectivo e ajudar os jovens universitários oupos-universitarios a descobrir como fazerMissões em suas áreas profissionais. Tivemosjovens de toda a parte do mundo e todossaíram desafiados a serem missionários atempo inteiro em suas realidades.Tambem em Agosto tive oportunidade de

conhecer o Fundador Mundial da Jocum,Loren Cunningham. Participei do encontronacional de “jocumeiros” ( Staff Gathering)onde ele esteve ministrando. Pude ver atravésda vida dele, como a nossa obediência a Deuspode mudar a vida de pessoas. Sempre ensineias crianças que quem obedece a Deus e feliz eagora Deus esta a ensinar-me que quem Lheobedece nao apenas e feliz mas também fazoutros felizes, que outros são abençoadosquando obedecemos a Deus. Vale a penaobedecer…!

No mes de Setembro realizamos a “At HomeWeek”, uma semana onde paramos todas asnossas actividades ministeriais e como “base”,como corpo de Cristo, nos juntamos parabuscar ao Senhor e ouvir o que ele tem pra noscomo Jocum Harpenden. Foi um tempoprecioso onde Deus. Foi uma semana decompleta e intensa comunhão uns com osoutros e tenho sentido diferença no meurelacionamento com as pessoas aqui desdeentão.Depois de um período de ferias, recomeçamoso trabalho com as crianças e mães islamicas,Moms and Todlers. Novas mães tem trazido osseus filhos e assim novos relacionamentos vãosendo estabelecidos. Continuem a orar praque a Verdade de Deus chegue a suas vidasprincipalmente agora quando eles seencontram no mes de Ramadão (mes dejejum).Deus tem me levado a crescer e exercitar a

minha fe. Dia a dia vejo a sua provisão efidelidade quando confiamos Nele. Assim voudando os meus “ passos de fe”, caminhandonaquilo que acredito ser a vontade de Deuspara minha vida.Meu tempo aqui caminha para o fim e aspessoas começam a perguntar se volto. O quetenho entendido da parte de Deus e que devopermanecer firme naquilo que ele temproposto e assim continuar a minhacaminhada ate a India. Portas tem sido abertas

no que diz respeito a contactos com osministérios naquele pais.Conheci um dos lideres regionais da India eeles estão disposto e ansiosos em me receber.Assim tudo vai se confirmando para que eufaca a minha primeira viagem a India nosegundo semestre do ano que vem.O hino 314 dos Hinos e Canticos diz:

Esse e o segredo de uma vida prosperaem Deus e e assim que tenho tentado viver.Obrigada por todo apoio que da parte de vósrecebo. Vossa amizade, orações, ofertas,emails, tudo isso abençoa a minha vida e memostra que estão comigo aqui na Inglaterra.Thank you!!!

Local: Missionshaus Bibelschule Wiedenest -AlemanhaData: 25 de Junho a 1 de Julho de 2007

Graças ao notável esforçomissionário do movimento dos Irmãos, háigrejas ligadas a ele em mais de 100 paísescom provavelmente 20.000 congregações etalvez 2 milhões de membros. Esperamos queo máximo possível de países sejamrepresentados no IBCM4 (nosso alvo é nomínimo 70 países).

Nós propusemos que aconferência deveria focalizar questões deevangelismo, discipulado transcultural etransgeracionais e o que eles significam para aestrutura, práticas e métodos das nossasigrejas em diferentes partes do mundo. Visite

Susana Martins, Anadia.

fim-do-mundo

Katarina e Miguel

E confiar e

obedecer se contentes em Cristo nos queremos

viver”.

Tatiane Francisco

h t t p : / / w w w . a u s w a e r t i g e s - a m t . d e

/www/de/willkommen/einreisebestimmungen/l

iste_html

o

4ª Conferência Internacional de Irmãos

sobre Missões (IBCM4)

Propósito -

Tema da conferência

10 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

KUITO - ANGOLA

TATIANE FRANCISCO

IBCM4

ABEL RODRIGUES

Chamou Deus à sua presença, no dia 17de Novembro de 2006, o querido IrmãoAbel Pinheiro Rodrigues, pioneiro doministério da União Bíblica em Portugal.

Este irmão foi criado na IgrejaEvangélica das Amoreiras em Lisboa, ededicou muito do seu labor, também nodesenvolvimento espiritual da IgrejaEvangélica de Sintra.

Glória seja dada a Deus.

Page 11: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006 Estudo Bíblico

11

Na história que a Bíblia nos conta domancebo r ico, Mateus diz: “Eaproximou dele um mancebo”, Marcos

escreve: “ e correu para Ele um homem” e Lucasdiz:” um certo Príncipe” mas todos dizem que“ele se dirigiu a Jesus chamando-o de BomMestre; que farei para herdar a vida eterna?”Sem dúvida que ele se dirigiu Pessoa certa, poisJesus veio mesmo para nos garantir a vidaeterna. Só que para este Mancebo Jesus eraapenas um Bom Mestre.Á primeira vista dá-nos a impressão que estehomem era sincero, mas insatisfeito e sedentopela vida eterna. Claro que Jesus aponta-lhe osMandamentos, o qual ele replica, quais? e Jesusdiz: não adulterarás, não matarás, não furtarás,não dirás falso testemunho, honra a teu pai e atua mãe e: Amarás o teu próximo como a timesmo. Ele diz de imediato a Jesus que todasessas coisas tem observado desde a minhamocidade.Quando Jesus ouviu isto, disse-lhe ainda te faltauma coisa; Vende tudo quanto tens, repartepelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, esegue-me. Mas ouvindo ele isto, ficou muitotriste, porque era muito rico.Claro que ele teve que decidir, fazendo umaescolha, mas que terrível escolha,

.Bem disse Jesus, que dificilmente entrarão noreino de Deus os que confiam nas riquezas, mastambém advertiu: “Que aproveita ao homemganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” eque a vida de qualquer não consiste nos bensque possui Mat.16:26 e Luc.12:15.A Bíblia fala de várias escolhas, Moisés sendo jágrande recusou ser chamado filho da filha deFaraó antes ser maltratado com o povo de Deus,do que por um pouco de tempo ter o gozo dopecado, tendo por maiores riquezas o vitupériode Cristo do que os tesouros do Egipto. Ele tinhaem vista a recompensa. Heb.11:24-26.Quando houve contenda entre os pastores dogado de Abraão e Ló, disse Abraão a Ló: “Oranão haja contenda entre mim e ti, porqueirmãos somos: Então deu Abraão a

oportunidade a Ló, deescolher o lugar para ondepoderia apascentar seugado. Se escolheres aesquerda irei para a direita,e se a direita escolheres ireipara a esquerda. Então Lóque andava pela vista doss e u s o l h o s , v i u a“vantagem” de armar as suas tendas até Sodoma,e escolheu para si toda a Campina do Jordãoapartaram-se um do outro.Sabemos o fim trágico da sua escolha. Gn.13.10-11e 19.26-30.Paulo também tinha um problema de escolha,entre morrer que era ganho, isto é partir para estarcom Cristo ou ficar na carne para continuar a serviro Senhor, ele disse, não sei então o que devaescolher, mas estar com Cristo era ainda muitomelhor.Josué também disse ao povo: “Escolhei hoje aquem sirvais: porém eu e a minha casa serviremosao Senhor” Jos.24:15.

Que cada um de nós saiba escolher sempre amelhor parte como Maria, estar aos pés do Senhoraprendendo dele que é manso e humilde decoração, Luc.10:39 Mat.11:29.Nós sabemos que Deus deu aos nossos primeirospais, livre arbítrio, e eles escolheram desobedecerao seu mandamento e aviso, escolhendo antesobedecer ao inimigo, e as consequências foramterrificas para a humanidade.A vida é sempre feita de escolhas, e diariamentenós as fazemos: Paulo diz em Rom.12:2Apresentai os vossos corpos em sacrifício vivo,santo e agradável a Deus, que é o vosso cultoracional; Será que escolhemos isso diariamente?ou escolhemos viver para nós mesmos, em lugarde vivermos para aquele que por nós morreu eressuscitou?Deus quer sempre a nossafelicidade e diz emDeut.30:19: “Tenho proposto a vida e a morte, abênção e a maldição escolhe pois a vida para quevivas, tu e a tua semente. Amem? Que assim seja.

as riquezas

pesaram mais do que a vida eterna

O SÍTIO DA SUA IGREJA NA INTERNET

Actualmente uma presença na Internet significa possibilidadede testemunho cristão e uma grande oportunidade de dar aconhecer as Igrejas Locais e respectivos ministérios.Para todos os Irmãos que estejam interessados em criar umwebsite (pessoal ou da Igreja Local) na Internet, ocontinua a disponibilizar várias alternativas, desde planosgratuitos até alojamento em servidor dedicado com muitasfuncionalidades. Para mais informações, consulte

irmaos.net

http://www.irmaos.net/hosting/.

Por Augusto Pontes

A ESCOLHA NA ENCRUZILHADA DA VIDAVAMOS CONTAR A HISTÓRIA

DE JESUS DE NAZARÉ

Que nasceu em Belém,Viveu em Nazaré e

Morreu em Jerusalém.Nasceu numa estrebariaNuma noite escura… Fria

Um menino especial…

Este Menino nascidoEra Ele o prometido

Pelos Profetas anunciadoPelos homens esperado

De seu nome: JESUSSeria para o mundo a Luz

Vindo dos Altos Céus.Mostrou ser igual a Deus

E criança ainda sendoConfundindo… Convencendo

Doutores da Lei, fariseusPublicanos, Saduceus,A sua doutrina nutria…

Alentava… satisfaziaOs seus milagres e prodígios

Evitavam litígiosCuravam enfermidades

E assim: Cegos, ressicados,Mancos, atormentados

Todos eram curados.

Tempestades obedeceramDemónios retrocederam

A sua Palavra, a sua AutoridadeA sua Natureza e Divindade

Revelaram ao mundoUm amor real profundo

Mas Este que nasceuVeio para o que era seu

E os seus não O receberam.Antes… O negaram!E sendo Rei e SenhorO Cristo e o Salvador

Mostrou o seu coraçãoAo povo que O rejeitou.

Crucifica-O! Crucifica-O!Disseram a uma voz.

Não queremos que EsteReine sobre nós

E Aquele que tanto bem fez,Carregou a sua Cruz

E não podendo pelo que sofreuO ajudou o Cireneu.

No caminho para o CalvárioUns riam outros choravam

Jesus disse enfim:Não choreis, mulheres por mim.Chorai antes pelos vossos males

E… ultrajado maltratado,Com espinhos coroadoAssim foi o meu JesusCrucificado na Cruz.

E FOI DIA DE NATAL.

Por Alcino Cruz

Page 12: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Estudo Bíblico

“Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis

bem; porque EU O SOU” (Jo 13:13)

Esteja

absolutamente certa, pois,

toda a casa de Israel de que

e s t e J e s u s , q u e v ó s

crucificaste, Deus o fez Senhor e Cristo”

“Deus o fez Senhor”

fez por nós

para nós

obra de salvação

Vimos o Senhor”

Senhor meu e Deus meu”.

as coisas antigas já passaram; eis

que se fizeram novas”

Vi o Senhor

O SENHORIO DE CRISTO está amplamentefundamentado nas Escrituras, com cristalinaclareza e fácil compreensão, no processo notávelda regeneração do pecador. O reconhecimentodo Senhorio de Cristo pelo regenerado é provairrefutável da sua efetiva regeneração.Vejamos, três fundamentos básicos do

, que decorrem do próprio processo daregeneração:

Em At 2 temos o comovente relato histórico doinício da gloriosa Igreja, corpo de Cristo, a qualtemos o honroso privilégio de pertencer. Vemosai o início da nossa história eclesiástica. O notávelevento ocorreu cumprindo as predições eorientações claras do Senhor Jesus aos seusdiscípulos, em Lc 24:44-49 e At 1:6-11.O Senhor Jesus expôs-lhes, com clareza, oSoberano querer do Pai sobre o início e aexpansão da Igreja, através do fiel testemunhoque, irrecusavelmente, deveriam dar dasverdades evangélicas, atuando na efetivaoperação do Espírito, no tempo determinado porDeus.Em At 2 vemos o cumprimento desse plano. Nopoder actuante do Espírito, o apóstolo Pedro foi oporta-voz fiel de Deus, na exposição poderosa damensagem do Evangelho, ao auditóriorepresentativo de todas as parte do mundo,reunido em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Oresultado final desse histórico e inusitado eventodo cristianismo, que marca o alvorecer de suaexistência em toda a terra, foi a regeneração demilhares de pessoas, para a glória do Senhor! AMensagem pregada por Pedro é de conteúdoincomparável! Que mensagem! Comoaprendemos nas Escrituras, a regeneração éoperação exclusivamente espiritual, cujosagentes efetivos são a Palavra pregada e oEspírito Santo actuante.E foi no final da pregação dessa gloriosamensagem evangelística que

é categoricamenteafirmado, fundamentando-s e n o e x t r a o r d i n á r i oprocesso da regeneraçãoentão evidenciado. Pedrofecha a pregação com aseguinte expressão: “

(At 2:36).Note que aí Pedro ultima a poderosa mensagemregeneradora do Evangelho com a declaraçãoperemptória do querer irrecusável de Deus sobre

( ). JesusCristo deve ser SENHOR porque assim Deus odetermina. Essa é a razão SUERIOR ouDETERMINANTE do . OApóstolo Paulo nos transmite esse preciosoensino em Fp 2:9-11:

é, também, resultante daprópria actuação Redentora de Cristo. Porque Eleé Salvador deve ser Senhor.resulta do que Ele (aceitando oCalvário, lugar da expiação do nosso pecado e dasatisfação da Justiça de Deus, perdoando-nos,justificando-nos e liberando-nos da condenaçãoeterna) E (deixando o túmulo vazio, oque nos garante a segurança da ressurreição e datransformação do nosso corpo de corruptível emincorruptível, imortal e glorioso, na esperadavolta do Senhor, para arrebatar a Sua igreja I Ts4:13-18).O revela-se evidente einconfundível, através do Seu rico ministério e daSua eficaz, definitiva e eterna dopecador perdido, efectuada em perfeitaconsonância com os planos de Deus Pai. Assim,constata-se, inconfundivelmente, que Ele deveser Senhor porque é Salvador. O que podemoscontemplar de sobejo, objetivamente, na Suapreciosa atuação SALVADORA, leva-nos, adeclarar e reconhecer o seu . Por issochamamos a esse facto notável da manifestaçãoda Graça de Deus de RAZÃO OBJECTIVA do

.No Evangelho de João (escrito para demonstrar aDIVINDADE DE CRISTO e desfazer o erro que osgnósticos procuravam introduzir no seio daIgreja, negando-lhe a divindade), vemos oSenhor Jesus afirmando o Seu Senhorio Divino,atribuindo-se o sublime nome YHWH (Jeová) quesignifica “O Deus Eterno” que redime o homemperdido. Esse nome divino, traduzido nas Bíbliaspela palavra o “SENHOR”, que aparece cerca de6.823 vezes no VT, enfatiza a auto-existênciaactiva e dinâmica de Deus, referindo-se aoRedentor de Israel e está associado à Sua“Santidade” (Lv 11:44-45), ao Seu ódio contra opecado (Gn 6:3-7) e à Sua bondosa provisão deRedenção ( Is 53:1, 5, 6 e 10). Em sucessivas enotáveis declarações do Senhor Jesus Ele utiliza aexpressão “EU SOU”, que corresponde ao nomede Deus JEOVÁ (YHWH), para se declarar o divinoSENHOR, isto é o Deus eterno que redime opecado, como vemos em Jo 6:35 (Pão da Vida);8:12 (Luz do mundo); 10:9 (a Porta); 10:11 (o Bom

Pastor); 11:25 (a Ressurreição e a Vida); 14:6 (oCaminho, a Verdade e a Vida); 15:1 (a Videiraverdadeira) e Jo 8:58 (antes que Abraão existisse,EU SOU). Em todas essas declarações o SenhorJesus se afirma o divino Senhor (EU SOU) edescreve, sob diferentes aspectos, a obra daRedenção que efectivou! Ilustra bem esse fato aexperiência de Tomé, o que duvidou dadeclaração dos companheiros, que lhe disseram“ . Ao ver, depois, o Senhor Jesusressuscitado (de cuja ressurreição ele duvidara!) eas sua mãos traspassadas e o Seu lado ferido(marcas da nossa Redenção), não se conteve, edeclarou solenemente: “Temos ai, bem exemplificada, a RAZÃOOBJECTIVA do .

A Razão subjectiva do define-se pelo nosso inevitável reconhecimento do que oSenhor ESTÁ FAZENDO EM NÓS. Uma vezredimidos pela Graça do Senhor e feitos novascriaturas por já estarmos em Cristo, devemospassar a experimentar uma real transformação,de nível espiritual, com notórios reflexospositivos na nossa manifestação de vidacomportamental. Por isso Paulo diz que, comonovas criaturas, “

(I Co 5:17). Emboracontinuemos a possuir a velha natureza,habitados e operados pelo Espírito Santo,devemos manifestar um comportamentototalmente diferente, pois passamos a ter um“viver cristão” que deve evidenciar o caráter doSenhor Jesus. Maria Madalena, da qual o Senhorexpulsara sete demônios, passou a chama-Lo de“Senhor” em vez de chamá-lo pelo nome “Jesus”,que era o nome que recebeu para identificar-secomo pessoa humana. Depois de encontrar-secom Jesus Cristo ressuscitado, referiu o facto aosdiscípulos dizendo: “ ”. O que JesusCristo nela operara, mudando a sua tristecondição de pecadora, induziu-a sempre a Ele sereferir como “Senhor”. À luz dos fundamentos do

acima expostos, entendemosbem o significado do que o Senhor Jesus disse aosseus discípulos em Jo 13:13:

!

Senhorio

de Cristo

o Senhorio de

Cristo

o Senhorio de Cristo

Senhorio de Cristo

O Senhorio de Cristo

O Senhorio de Cristo

Senhorio de Cristo

Senhorio

Senhorio de Cristo

Senhorio de Cristo

.c)

Senhorio de Cristo

Senhorio de Cristo

a) Razão SUPERIOR ou DETERMINANTE

b) Razão OBJECTIVA

Razão SUBJECTIVA

VÓS ME CHAMAIS O

MESTRE E O SENHOR E DIZEIS BEM; PORQUE

EU O SOU

OS FUNDAMENTOS

DO SENHORIO DE CRISTO

12 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

Por Jayro Gonçalves

O SENHORIO DE CRISTO2.ª PARTE

Page 13: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006 Vida Cristã

13

1°NÓS NOS ALEGRAMOS EM DEUS:

2°-DEUS ALEGRA-SE EM NÓS

3º- ADORAÇAO APROXIMA-NOS DE

DEUS

Deus criou-nos não só para o glorificarmosmas também para nos alegrar-mos Nele ena Sua grandeza.Provavelmente experimentamos maisalegria em Deus na adoração do que emqualquer outra actividade na vida.Davi confessa que “UMA COISA”que eleprocurou acima de tudo foi como disse”queeu possa morar na casa do Senhor todos osdias da minha vida para contemplar a belezado Senhor e meditar no Seu templo. Davitambém afirma “na tua presença háplenitude de alegria e na tua destra deliciasperpetuamente”Sal. 1 6-11Asafe sabia que somente Deus e ocumprimento de todas as suas esperanças edesejos “Quem mais tenho eu no céu senãoa ti, e na terra não há outro que eu desejepara alem de ti”Para os filhos de Cora diz: “Quão amáveissão os teus tabernáculos, Senhor dosexércitos. A minha alma suspira e desfalecepelos átrios do Senhor, o meu coração e aminha carne exultam pelo Deus vivo” Bem-aventurados os que habitam em tua casa;louvar-te ão continuamente. Vale mais umdia nos teus átrios, do que mil em outraparte, preferiria estar porta da casa do meuDeus” Sal.84-1,2,4,10.A igreja primitiva conheceu esta alegria naadoração pois “Diariamente perseveravamunânimes no templo partiam o pão de casaem casa e tomavam as suas refeições comalegria e singeleza de coração a Deus,contavam com a simpatia do povo”At.2.46-47.Na verdade depois da ascender Jesus aoCéu os discípulos “Voltaram paraJerusalém, tomados de grande jubilo, eestavam sempre no templo, Louvando aDeus”Luc.24.52,53O louvor prolongado dá-nos um antegozoda atmosfera do céu onde os quatro seresviventes “não tem descanso nem de dian e m d e n o i t e p r o c l a m a n d o ,SANTO,SANTO,SANTO O Senhor DeusTodo Poderoso, aquele que era que é e que

ha-de vir.Ap.4-8; e os outros seres celestiaise os remidos já mortos se juntam em taladora celestial e exaltam o Cordeiro que foimorto Ap.5-12. E os vinte e quatro anciãosprostravam-se diante do que estavaassentado sobre o Trono e adoravam o quevive para todo o sempre Ap.4-1O.

:A impressionante verdade das Escrituras éque enquanto a criação glorifica a Deus, Eletambém se alegra nela; quando Deus fez ouniverso, no principio, contemplou tudocom alegria e viu que “era tudo muito bom.”Isaias lembra ao povo do Senhor; ”Serásuma coroa de gloria na mão do Senhor, echamar-te-ão minha delicia, porque OSenhor se deleita, em ti, como o noivo sealegra da noiva, assim de ti se alegrara o teuDeus,Is.62-3,5; Sofonias diz: O Senhor teuDeus, está no meio de ti, poderoso parasalvar se deleitará em ti com alegria;renovar-te-á no teu amor, regozijar-se-áem ti com jubilo Sof.3-17.Estas verdades devem trazer nos grandeincentivo, pois quando amamos a Deus e olouvamos, descobrimos que estamostrazendo alegria e prazer ao Seu coração. “Amaior alegria do amor, é a alegria de levarprazer ao coração de quem se ama”.

:Na antiga Aliança só era possível o povoaproximar-se de Deus de maneira limitada,por meio das cerimonias no templo: A maiorparte do povo de Israel não podia entrar nopróprio templo; mas tinha de permanecerfora no pátio, mesmo até os Sacerdotes nãotinham acesso ao lugar Santíssimo ou Santodos Santos; apenas o Sumo Sacerdote ofazia., apenas uma vez por ano para pedirpelo povo Heb.9;1-7:Agora na Nova Aliança, os cristãos temo maravilhoso privilegiode poder entrar directamente noSanto dos Santos, no Céu para Oadorar.Portanto visto que temos ousadia paraentrar no Santo dos Santos pelosangue de Jesus:Heb;10-19“Agora pelo sangue podemos entrar ápresença de Deus, pelo novo e vivocaminho, para lhe oferecer adoração.

Tendo tal confiança aproximemo-nos comsincero coração, em plena certeza de fécondições requeridas para a adoraçãosincera e desejada por Deus.Heb;1022.A Adoração na Igreja do Novo Testamento,não deve ser apenasuma pretensa adoração de simplesactividade exterior; como musica por vezesmuito barulhenta, assim como outras deactividades exteriores bem ao gosto dacarne, e despida do Espírito.Na adoração não chegamos a um lugarqualquer, mas temos chegado ao monteSião e á cidade do Deus vivo.”Ora nãotendes chegado ao monte pa1pável, acesoem fogo, e escuridão e as trevas, e átempestade e ao sonido da trombeta, e ávoz das palavras, mas chegastes ao montede Sião e a cidade do Deus Vivo, á JerusalemCelestial, e aos muitos milhares de Anjos, áUniversal Assembleia e Igreja dosPrimogénitos, que estão inscritos nos Céus,e a Deus,o Juiz de todos, e aos Espíritos dosjustos aperfeiçoados a Jesus, O Mediadorduma Nova Aliança, ao Sangue da aspersãoque fala melhor do que o de Abel.Hb;12-18,24.Esta e a realidade da adora na era da NovaAliança. Ela é de facto adoração na presençade Deus; ainda que agora não podemos vê-lo com nossos olhos físicos, nem aos anjosreunidos a volta do Seu Trono, nem aosespíritos dos salvos, que ja partiram eadoram na presença de Deus.A nossa atitude única e a resposta adequadapara Deus na adoração deve ser a seguinte:“Adorar a Deus de modo aceitável comextrema reverencia e grande temor, pois onosso Deus é um fogo consumidor” Heb.12-28,29.

ADORAÇÃO GENUINAPor Joaquim Santiago

AS CONSEQUÊNCIAS DA

Page 14: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Evangelização

O ex-astronauta norte-americanoJames Irwin, tripulante da naveespacial Apolo 15, foi o oitavo

homem a caminhar na lua e o primeiro adirigir um jipe lunar. Ele e seu companheirode tripulação permaneceram três diasexplorando a superfície da lua, a bordo dojipe.

James Irwin era um crente formal, semgrandes entusiasmos pelo trabalho daIgreja. Depois que voltou da lua, as coisasmudaram. Ele confessou: "Quando estavana lua, lembrava-me especialmente doSalmo 121:

(Sl 121:1-2). Foi em consequência destaexperiência que ele revelou, após doze diasno espaço, a bordo da Apolo 15, ter sentido a"presença de Deus" e descoberto "afragilidade do planeta e a necessidade deprotegê-lo".

Após aposentar-se da NASA, James Irwindedicou sua vida à pregação do Evangelho.Fundou uma organização, que denominou"Hight Flight" - Vôo Alto -, destinada aofazer campanhas evangelistas pelo mundo.Ele queria dizer ao mundo inteiro de suaexperiência com Deus na Apolo 15.

E para quem lhe questionava, depois da suaaventura no espaço, ele respondia: "Apropagação da mensagem de Jesus ao redordo mundo é a coisa mais importante paramim, que me traz íntima satisfação pessoal.Não posso desejar bênção maior, e me sentirealizado quando posso contar o que Cristotem feito na minha vida".

Perguntando, certa vez, se trouxe algumacoisa da lua, ele disse: "Apanhei muitasrochas na lua, sendo uma considerada amais antiga já encontrada no Universo. MasCristo é que é a única Rocha Verdadeira eeterna. A única rocha que não pode falhar éJesus Cristo, o Filho de Deus e Salvador domundo".

Mais tarde, alguém lhe perguntou: "Comov o a r a t é D e u s ? " A r e s p o s t a f o i :"Preparando-se espiritualmente. Comesperança em Cristo, o Filho de Deus. Assimestaremos nos preparando mesmo para ovôo mais alto que todos devemos fazer, semtrajes espaciais, sem nave espacial.

Vamos voar e encontrar Jesus lá nos céus".Esse vôo final, maior e mais glorioso, o ex-astronauta fez aos 61 anos de idade, no dia10.08.1991, ao falecer de problemascardíacos, no estado de Colorado, EUA.Para o mundo inteiro ficou o testemunho deum cientista que temeu e honrou o Criador.

"Elevo os meus olhos para os

montes; de onde vem o meu socorro? O meu

socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra"

14 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

O TESTEMUNHO DE QUEM ANDOU NA LUA

JAMES IRWIN

finançasfinançasfinançasfinanças

OF

ER

TA

Com o envio deste cupão (ou fotocópia), receberá gratuitamente o que assinalar:

Um Evangelho de S. João (da Bíblia);

Um Curso Bíblico por Correspondência;

Uma Visita Nossa (território nacional).

Poderá também fazer este pedido via e-mail para:

Remeta para Refrigério, Rua do Penedo, 24, 4405-589 Valadares.

Nome:____________________________________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________________________________________

C.Postal:______ -_____________ Idade_____ Tel.:________________. E-mail: __________________________

[email protected]

NO CÉUcom as mãos vazias ?

Nem a sua prata nem o seu ouro ospoderá livrar no dia da indignação doSenhor (Sof. 1:18).

Sabendo que não foi mediante coisascorruptíveis, como prata ou ouro, que fostesresgatados do vosso fútil procedimento...maspelo precioso sangue, o sangue de Cristo IPedro1.18-19 “O dinheiro faz o mundo girar”,diz oditado. Porém isso é valido somente para essemundo e nada mais! Mesmo aqui não é possívelobter ou conquistar tudo com dinheiro. Naeternidade nem ouro nem dinheiro têm valoralgum. Quando as pessoas viajam pelo mundotêm de trocar seu dinheiro pela moeda correntedo país que visita. Quando alguém cruza afronteira entre o tempo presente e aeternidade, não pode levar consigo um centavosequer.”Porque nada temos trazido para omundo, nem coisa alguma poderemos levardele. I Tim 6:7.

Todos nós devemos, portanto, entrar naeternidade de mãos vazias. As únicas coisas quealguém pode levar consigo são os seus pecados,se esta pessoa não procurou obter o perdão deDeus. Terá de comparecer diante do Todo-poderoso Deus Juiz de vivos e mortos,exactamente como é.Morte, Julgamento, Eternidade - estas são asrealidades seríssimas que vai encontrar!O Senhor Jesus certa vez perguntou:”Que daráo homem em troca da sua alma?”Mateus 16:26.Um homem pode vender sua alma em troca deo u r o , m a s e d i n h e i r o e o o u r o s ã oabsolutamente inúteis para salvar uma alma dopoder de Satanás e do pecado. A única coisa quesatisfaz a Deus é o precioso sangue de Cristo.

Em Jesus tens a palmaDa vitória minha alma;Também doce calmaPelo sangue da cruz

Horácio Santiago

Page 15: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006 Actualidade

15

AOS QUE CONHECERAM

A MARTA LINO DIAS

XVIII CONFERÊNCIA

REGIONAL NORTE

ANIVERSÁRIOS

PRÓXIMO E.N.A.O.

IV CONGRESSO NACIONAL CIIP

Amigos, o resultado do relatórioda autópsia realizada ao corpo daminha irmã no dia 4 de Novembrode 2005 é inconclusivo (dia emque, após algumas horas foitambém realizado o funeral).Foi há precisamente um ano querecebi a notícia de que o corpo da minha irmãtinha sido encontrado, já sem vida, no seu quartoem Coimbra... cidade onde residia há algunsmeses, onde estava a trabalhar há um mês, eonde planeava morar após casar em Fevereirodeste Ano (2006)...Foi tudo muito rápido... o processo desdereceber a notícia ao terminar do funeral ... tudo,menos o relatório, que os nossos pais receberam9 meses após a realização da autópsia...O resultado do relatório da autópsia éinconclusivo, ou seja, apesar da quantidade ediversidade de exames efectuados (e de inclusiveterem repetido alguns deles) não foi possívelconcluir acerca da causa de morte.No entanto, através da autópsia foi possívelverificar uma série de elementos que eliminamalgumas hipóteses. Segundo o relatório doInstituto de Medicina Legal Nacional, o corpo“Não apresentava sinais de lesões traumáticas,fracturas, nem qualquer lesão que pudessedeterminar a morte... das análises quimico-toxiológicas não foram detectados no sangue,nem no suco gástrico, organofosforados eo r g a n o c l o r a d o s , á l c o o l o u p r o d u t o sestupefacientes... os exames complementareshistopatológicos não demonstram qualquerpatologia passível de conduzir à morte...”Segundo testemunhas oculares (o noivo e asenhoria do quarto onde habitava) o corpoquando encontrado estava em posição de plenaserenidade, nem sequer havia rugas nos lençóis(o que pressupõe que não tenha havido qualqueragitação ou movimentos repentinos) o que, naminha opinião inviabiliza uma crise epiléptica...Partilhei o quarto (durante mais de 20 anos) coma minha irmã, presenciei centenas de crises, etendo em conta o tipo de crises que tinha,considero ser muito improvável ela ter tido umacrise, sem que ninguém ouvisse nada (haviavárias pessoas na casa e ninguém ouviu nada)além disso, não foram encontrados quaisquervestígios de asfixia (sintoma presente em todasas crises de epilepsia que teve).Juntamente com o relatório da autópsia, foienviado o relatório conclusivo do processojudicial onde se concluiu ainda acerca da morteque “Nada sugere que tenha sido causada porterceiros”.A minha irmã terá partido durante o sono, na

noite de 2 para 3 de Novembro de2005...Posto tudo isto, resta-me dizerque, embora a dor da saudadeque sinto provocada pela suaausência seja grande, é atenuadaconstantemente pela paz que sóé possível encontrar em Jesus(uma paz sobrenatural, que sóquem conhece o consolo divinopode compreender) o mesmo

Jesus que a Marta proclamou. O único mediadorentre Deus e o Homem, isto é, a única forma dechegar a Deus. O mesmo Deus que criou a MartaLino Dias e que a chamou para Si findos 28 anosde vida aqui, nesta terra…A Marta testemunhou ao não se envergonhar doevangelho, ao demonstrar alegria em servir osoutros, ao contagiar-nos com a sua boadisposição.Entre amigos e familiares, é opinião unânime aforma como marcou presença com a sua alegria,riso/sorriso e carinho...Recordo com alegria os momentos que vivi comela...Peço-vos que não tenham receio de falar sobreela, de perguntar alguma coisa, de mencionar oseu nome, especialmente comigo, pois ela foidemasiado importante na minha vida para não amencionar...Creio que ela já está a gozar a eternidade, umadimensão que ainda não compreendemos, masque todos os que receberam o Senhor Jesuscomo Seu Salvador/ Redentor certamentedesejam...

Joana Lino Dias Fletcher

A Igreja que se reúne no comemorou oseu aniversário com reuniões especiais nosdias 10-11 de Novembro, com a presençaespecial do Ir. Jayro Gonçalves.A Igreja que se reúne em comemora oseu aniversário em 26 de Novembro com umprograma para todo o dia com a presençaespecial do Ir. Agostinho Farinha.A Igreja que se reúne emcomemora o seu aniversário com cultoespecial no dia 1 de Dezembro.

O próximo Encontro Nacional de Anciãos eObreiros, realiza-se querendo Deus, em 10 deFevereiro de 2007, na área de Coimbra, sob aresponsabilidade dos irmãos da CIIP-Norte.

Silveiro

Silvalde

Paredes do Bairro

Decorrerá nos dias 30 e 31 de Março 2007.Agenda a sua participação.

MINISTÉRIO DO IR. JAYRO

GONÇALVES EM PORTUGAL

De 10-11/11

De 13 a 17/11

De 20 a 24/11

Dia 26/11

De 27 a 30/11

De 1 a 3/12 -

Dia 11/12

.

Cultos no Aniversário da Igrejano Silveiro ás 21 horas

- "A Benção Sacerdotal" -Tema a desenvolver nas Igrejas da região deAlmada - Omeca, Torcatas, Fejó, Azeitão eCastelo.

- "Liderança" - Cultos eEstudos em Lisboa Amoreiras, Olarias,Boas Novas, Beato, Lusíadas.

- Comunidade Cristã doAlgueirão, domingo de manhã.

- “A Benção Sacerdotal” -Tema a desenvolver em Sintra - MemMartins, Sintra, Vila Verde e Albarraque.

XI Congresso Nacional deJovens da CIIP em Mira - Aveiro.

- Reunião especial em AlmadaCastelo

Decorreu no dia 1 de Novembro 2006 oê no CBE,

durante todo o dia com a participação irmãosde 18 igrejas. O Ir. José Alberto foi oapresentador e os irmãos José AugustoPontes e Abílio Eusébio foram os oradores dotema. “O Testemunho Publico do crente”. Nofim de cada mensagem realizou-se um debatede ideias moderado pelo Ir. Joel Pereira.

XVIII

Confer ncia Regional Norte,

Data: 9 de Dezembro 2006, no CBEPrograma: 15h.Conferência sobre Louvor e Adoraçãoseguido de Jantar ás 19h e Café Convíviocom Louvor às 21h.Reservas para Jantar (5€) até 3/12.PedroC 914340250 / MarcoM 966102133.

NOTÍCIAS

Page 16: Vinde,pois,earrazoemos,dizoSenhor ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio113.pdf · horrenda coisa é cair nas mãos do Deus ... tais textos e, por isso, logo

Actualidade

Vivemos no tempo da Graça, diasnos quais o Espírito de Deus estásobre a igreja, edificando as vidas

e concedendo-lhes discernimento paraagiremos em conformidade com avontade de Deus em todos os aspectos.Uma vida santa e pura (

Hb12.14) habilita a desfrutarmos deintimidade com Senhor e na renovação denossa mente, comungando asideias e princípios. É o campo preparadopara o agir do Espírito Santo que nos fazsentir a de algumasacções.É evidente que não encontraremos naBíblia um versículo que aborde o tema,até mesmo, pela inexistência de taissituações. Paulo escrevendo aos irmãosde Corinto, disse:

(1Co 6.12).A nossa escolha é pela licitude das obras,boas obras

. (1Pe 2:12)

As novelas exibidas nos canais da TV sãoverdadeiros canais disseminadores detoda sorte de práticas contrária à Palavrade Deus. É uma escola que atentadirectamente contra a moral e os bonscostumes.A tónica é: sexo, adultério, prostituição,traição, mentira, inimizade, ódio,falsidade, falta de espiritualidade,violência, etc.

Quanto aos filmes que a TV apresenta, épreciso ter o bom senso de assistir apenasaquilo que não traga dano à nossacomunhão com o Senhor. É comum nastelas, o errado tornar-se certo e o certoem errado.Por exemplo, inúmeros filmes trazempersonagens declaradamente maus,bandidos, assassinos, etc. que arrebatama aprovação e até mesmo, o desejo de vê-los serem os vencedores.Isto é o compactuar com as obras dastrevas. É licito tal diversão? Jesus ocupariao seu tempo assistindo a fi lmesabertamente contrários aos princípios deDeus?

Irmãos é preciso aprender a analisar e aavaliar tudo a que temos acesso e queenche a nossa mente, seja através dosolhos ou dos ouvidos.

Se a tua mente está cheia de letras demúsica mundanas e cenas de novelas efilmes a tendência lógica é a pratica de taisensinamentos. O Senhor Jesus alertou-nos quanto a isto,

(Mt 12.34).

É preciso humildade e santidade parareconhecer esta verdade e guerrearcontra a carne, sujeitando-a totalmente a

Deus. O nosso viver precisa de ser umtestemunho vivo para a glória de Deus.

(Mt 5:16)

A vida do homem, não pertence a Elemesmo, sim a Deus, que o santifica e otransforma em morada do Espírito Santo

1Co 6.19); É lícito encher esta moradasanta com as coisas impuras destemundo?

(Fp 4.8,9)

O homem segundo o coração de Deusobserva os Seus princípios e está semprecom a porta da vida fechada para o diabo esuas más obras, que habilmente, entrampelos lares.

(1Tm1.17)

“...santificação,

sem a qual ninguém verá o Senhor”.

conveniência ou não

“Todas as coisas me são

lícitas, mas nem todas convêm. Todas as

coisas me são lícitas, mas eu não me

deixarei dominar por nenhuma delas”.

“mantendo exemplar o vosso

procedimento no meio dos gentios, para

que, naquilo que falam contra vós outros

como de malfeitores, observando-vos em

vossas boas obras, glorifiquem a Deus no

dia da visitação”.

“Assim brilhe também a vossa luz diante

dos homens, para que vejam as vossas

boas obras e glorifiquem a vosso Pai que

está nos céus”.

ão pertences a ti mesmo, mas a Deus”.

“Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o

que é respeitável, tudo o que é justo, tudo

o que é puro, tudo o que é amável, tudo o

que é de boa fama, se alguma virtude há

e se algum louvor existe, seja isso o que

ocupe o vosso pensamento. O que

também aprendestes, e recebestes, e

ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e

o Deus da paz será convosco”.

“Ao Rei eterno, imortal e invisível, o

único Deusa ele sejam dadas a honra e a

glória, para todo o sempre! Amém!”

.

mesmas

Façamos uma reflexão:

Jesus seria um assíduo

telespectador de novelas?

N

“Porque a boca fala do

que está cheio o coração”.

Ouvir música secular edifica a nossa vida

e ajuda-nos no relacionamento com

Deus?

Muito pouco provável! Na verdade, asletras de tais músicas geralmenteexploram temas como: erotismo,s e x u a l i d a d e , m e n t i r a , f a n t a s i a s ,espiritualidade, ilusões, etc.mensagens que destoam dos princípiosde Deus.Muitos artistas, falam abertamente depactos celebrados com entidadesespirituais, visando o sucesso.O servo de Deus não pode compactuar deforma alguma com o mundo.Há também a questão do testemunho.Será lícita esta prática? Jesus teria prazerem nelas?

Assistir a novelas edifica a nossa vida e

permite ao mesmo tempo dar graças a

Deus pelos factos que vemos?

É lícito o servo de Deus ocupar

diariamente a sua mente com tanta

imundície?

O que deve ocupar a mente do servo de

Deus?

16 Refrigério 113

Nov.-Dez. 2006

Por Elias Oliveira

PECADO ?

MÚSICA SECULAR, NOVELAS E FILMES