video- aula 9º anos revisÃo iluminismo e doutrinas sociais do sÉculo xix

28
AULA DE REVISÃO HISTÓRIA 1º BIM PROFª MARCINHA TRANSIÇÃO FEUDALISMO/CAPITALISMO ILUMINISMO DESPOTISMO ESCLARECIDO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

Upload: marcia-diniz

Post on 15-Jun-2015

549 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

AULA DE REVISÃO HISTÓRIA 1º BIMPROFª MARCINHA

TRANSIÇÃO FEUDALISMO/CAPITALISMO

ILUMINISMODESPOTISMO ESCLARECIDOREVOLUÇÃO INDUSTRIALDOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

Page 2: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

CONCEITOS DE REVOLUÇÃO

Entre o final do século XVII e o começo do XIX,o mundo ocidental passou por um processo acelerado de mudanças.Começou a ser destituída a velha sociedade que se baseava nos privilégios da nobreza e no poder absolutista dos reis.O ocidente viveu então uma época de triunfo das ideias do liberalismo e do iluminismo.O historiador Eric Hobsbawn denominou o período estudado de a Era das Revoluções.

O termo revolução referia-se à orbita de um astro em torno de outro, como o da Terra em torno do sol.

Emprestado da Astronomia, o termo revolução tinha um sentido cíclico e se referia à trajetória que um corpo celeste faz em torno do outro repetidas vezes.

Em vez de retorno e repetição, o termo revolução, ganhou o significado de ruptura com a ordem estabelecida.

Page 3: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

O SÉCULO DAS LUZES

Vimos que o século XVIII foi chamado de Século das Luzes por causa da grande influência dasideias do Iluminismo e que o iluminismo também foi chamado de filosofia das luzes, ilustração, esclarecimento e na França,de enciclopedismo e que havia pensadores iluministas em toda a Europa, porém os mais influentes eram os franceses Rousseau, Voltaire, Montesquieu e Diderot.

Os pensadores iluministas atacavam a sociedade do Antigo Regime (o absolutismo e os privilégios feudais da nobreza.

Os iluministas propunham o combate das luzes da razão (a capacidade humana de raciocinar) contra as trevas da ignorância,do fanatismo,da intolerância.

Os iluministas acreditavam no triunfo da razão,da educação,das ciências,do progresso,da tolerância política e religiosa (respeito aos que pensam diferentes).

A base do pensamento iluminista é a valorização da racionalidade como fonte do conhecimento.

Page 4: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 5: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

DESPOTISMO ESCLARECIDO

Aprendemos que “déspota” é sinônimo de indivíduo autoritário, tirano e que ”esclarecido” significa uma pessoa iluminada, ilustrada, que tem conhecimento das coisas. Despotismo esclarecido é o nome que recebeu o tipo de governo que no final do século XVIII, combinava o absolutismo do rei com as ideias iluministas. Os déspotas esclarecidos mantinham o poder centralizado, mas adotavam medidas que modernizavam a administração, como o incentivo à educação, a produção artística,o controle das finanças e a redução do poder da Igreja.

Foi um fenômeno comum a algumas as monarquias europeias (Inglaterra,Portugal...) tendo por característica a utilização de alguns dos princípios iluminismo.

Apesar das reformas, o caráter autoritário dos governos absolutistas foi mantido em muitos lugares, pois os monarcas não concordavam em dividir o poder ou eliminar os privilégios.

Page 6: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 7: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

PRINCÍPIOS E IDEIAS DO ILUMINISMO

Uma das principais características do Iluminismo era a crença de que as ideias só teriam valor se fossem capazes de promover mudanças da situação vigente. A sobrevivência de estruturas políticas, sociais e culturais do período medieval passou a ser vista como entrave ao desenvolvimento da economia e da sociedade.

Em cada localidade em que floresceu, o Iluminismo inspirou movimentos de revolta,de independência e de reformas modernizadoras.

A intenção dos iluministas era a de fazer grandes mudanças locais.

As ideias iluministas estenderam-se também à política,à economia e à análise social.

Divulgando suas ideias, os iluministas criaram escolas de pensamentos que influenciam o Ocidente até os dias de hoje.

Page 8: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 9: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

FILÓSOFOS ILUMINISTAS

Page 10: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O surgimento das primeiras fábricas modernas em meados do século XVIII, gerou fortes transformações na sociedade europeia. As mudanças provocadas pela industrialização que se seguiram foram tantas e tão profundas, atingiram tantos aspectos da vida do ser humano, que esse período da História ficou conhecido como Revolução Industrial. No aspecto social, estabeleceu-se um distanciamento cada vez maior entre o operariado (ou proletariado) e os capitalistas, donos do meios de produção.

No século XIX, a situação do proletariado era muito difícil: longas jornadas de trabalho, salários baixos, os trabalhadores não tinham direito a férias nem aposentadoria e havia trabalho infantil.

Diante das condições sub-humanas estabelecidas pela industrialização, as reações coletivas foram muitas. Os trabalhadores da indústria têxtil, por exemplo, culparam as máquinas, pela situação de crise e miséria que enfrentavam.

Os trabalhadores, organizados em sindicatos, lutaram para defender os interesses dos operários.

Page 11: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 12: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E MEIO AMBIENTE

No final do século XVIII, a paisagem da Inglaterra tinha se transformado. As cidades se tornaram núcleos fabris com grande população trabalhadora. As novas tecnologias surgidas com a Revolução Industrial e aplicadas nas fábricas inglesas geraram grandes impactos ambientais na Inglaterra

Fuligem e fumaça impregnavam o ar, detritos eram despejados nos rios, instalações industriais e aberturas de novas rotas de comunicação,como as ferrovias, devastavam grandes áreas.

Não havia naquele período,preocupação com o meio ambiente.

No início da industrialização, os ingleses usavam o carvão vegetal como fonte de energia, houve muito desmatamento devido a extração prolongada da madeira.

Page 13: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

BURGUESIA E O PROLETARIADO

No início da industrialização, ainda havia, na Inglaterra, a divisão tradicional da sociedade entre nobres e comuns. Duas classes surgiram com o desenvolvimento do sistema fabril: a burguesia e o proletariado.

A burguesia é a classe dos capitalistas, dos proprietários das fábricas, dos bancos, das máquinas,das terras e de outros bens.

O proletariado é a classe dos trabalhadores assalariados das fábricas, ou seja, dos operários.

O proletário possuía apenas a força de trabalho, a qual é vendida ao capitalista em troca de um salário.

O dono da fábrica se apropria dos lucros gerados pelo aumento da produtividade proporcionado pelas novas máquinas.

Page 14: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 15: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 16: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

LUDISMO

No início da industrialização,os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho. Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo.

Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e quebravam as máquinas numa forma de protesto e revolta com relação às péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos operários. 

Page 17: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 18: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E TRABALHO INFANTIL

Os operários das fábricas chegavam a trabalhar 14 ou 16 horas diárias,com breves pausas para refeições precárias.

Atualmente, a exploração do trabalho infantil é considerada crime no Brasil. Os empregadores podem até ser presos caso contratem menores de 14 anos. Mesmo assim,muitos ainda conseguem burlar a lei e explorar a mão de obra infantil.No início da Revolução Industrial,o trabalho de crianças a partir de seis anos de idade era comum nas fábricas inglesas.

As mulheres também foram empregadas nos trabalhos das fábricas e das minas. A participação da mulher no trabalho fora de casa levantou muitos debates. Na visão masculina predominante na época,o trabalho feminino não tinha a mesma importância que o masculino, até mesmo os sindicatos toleravam o fato de as mulheres receberem salários mais baixos que os dos homens.Mas isso não impediu que as mulheres criassem suas próprias associações trabalhistas.

No início da industrialização, os operários não tinham os direitos trabalhistas nem a organização sindical dos dias atuais. As leis que hoje regulam as relações entre empresas e funcionários ainda não existiam e os abusos dos patrões eram frequentes.

Page 19: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 20: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 21: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 22: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

DOUTRINAS SOCIAIS DO ÍNICIO DO SÉCULO XIX

As terríveis condições de trabalho e de vida do proletariado industrial inspiraram alguns pensadores a questionar a sociedade capitalista, defendendo a criação de uma sociedade mais justa, sem desigualdades e misérias reinantes. Destacaram-se, entre elas, o socialismo utópico,o socialismo marxista, o anarquismo e o socialismo cristão.

Os socialistas utópicos criticavam o individualismo capitalista e propunham a criação de uma sociedade baseada na igualdade e no trabalho cooperativo. Foram acusados de serem “utópicos”, por não conseguirem mostrar como se poderia destruir o capitalismo e construir uma nova sociedade. (“Utopia” significa sonho bonito, mas irrealizável”).

Os mais destacados pensadores socialistas do século XIX foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, eles fundaram o socialismo científico. Na obra o Capital, Marx declara acreditar que tinha provado cientificamente que o capitalismo seria sempre uma sociedade injusta e irracional.

Outra doutrina política revolucionária do século XIX foi o anarquismo. Os anarquistas eram contrários à propriedade privada, ao capitalismo e ao Estado.

Todas essa efervescência de ideias socialistas, juntamente com as ideias liberais herdadas do Iluminismo, influenciaria profundamente os movimentos revolucionários dos séculos XIX e XX.

 

Page 23: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 24: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 25: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

ANARQUISMO

Page 26: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX
Page 27: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

SOCIALISTAS UTÓPICOS

Page 28: VIDEO- AULA 9º ANOS  REVISÃO ILUMINISMO E DOUTRINAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX

SOCIALISTAS CIENTÍFICOS