vianas | catÁlogo indÚstria

68
1 INDÚSTRIA PORQUE HÁ UM MUNDO A PROTEGER!

Upload: vianas-sa

Post on 26-Jul-2016

242 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

A Vianas representa marcas reconhecidas oferecendo produtos de qualidade comprovada. Estes garantem aos clientes do segmento de Indústria e Serviços uma ampla escolha em diferentes categorias tais como: Proteção Individual e Coletiva, Deteção e Combate a Incêndios, Deteção e Identificação de Gases, Líquidos e Sólidos, Proteção Ambiental, Proteção Passiva, Resgate e Salvamento, Sinalização, Transporte e Acondicionamento e Despistagem de Substâncias.

TRANSCRIPT

Page 1: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

1

IND

ÚST

RIA

PORQUE HÁ UM MUNDO A PROTEGER!

Page 2: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

2

IND

ÚST

RIA

Page 3: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

VIANASHISTÓRIA - p.4

QUEM SOMOS - p.6

SEGMENTOS DE MERCADOBOMBEIROS E PROTEÇÃO CIVIL - p.8

INDÚSTRIA E SERVIÇOS - p.8FORÇAS DE SEGURANÇA E MILITARES - p.9

SAÚDE - p.9

INDÚSTRIAPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA - p.12

PROTEÇÃO AMBIENTAL - p.28ILUMINAÇÃO - p.30

DETEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO - p.32BLOQUEIO E CONSIGNAÇÃO - p.36

PROTEÇÃO PASSIVA - p.37PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA COMBATE A INCÊNDIOS - p.38

ACESSÓRIOS PARA COMBATE A INCÊNDIOS - p.40GERADORES E MOTOBOMBAS - p.42

VENTILAÇÃO E COMUNICAÇÃO - p.43SAÚDE - p.44

EQUIPAMENTOS DE FORMAÇÃO - p.46

ÁREAS DE ATUAÇÃOENGENHARIA DE SEGURANÇA - p.56

SERVIÇOS - p.58FORMAÇÃO - p.59

MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA - p.60

PROJETOS ESPECIAIS - p.62

PROJETOS DE REFERÊNCIA - p.63

SOLUÇÕES DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SOCORRO E EMERGÊNCIA - p.64

CLIENTES DE REFERÊNCIA - p.66

ÍNDICE

Page 4: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

4

VIA

NA

S

Foi na década de 70 que a Vianas iniciou o seu percurso. Nessa altura a sua ati-vidade estava centrada no Combate a Incêndios e na Proteção Individual.

Porém, foi apenas em 1986 que foi constituída, formalmente, a sociedade. Pai e filho – António Alves Viana e Américo Viana – iniciaram uma empresa que se tornaria uma referência nacional na sua área de atuação.

A partir daí, a Vianas progrediu significativamente. Em 2000 e 2001 conquistou o estatuto de PME de Excelência na área do Comércio, atribuído pelo IAPMEI.

Em 2005, a empresa iniciou a sua internacionalização em Espanha. Desde então, tem apostado fortemente no desenvolvimento do seu negócio ao nível internacional, exportando para Angola desde 2010 e para Moçambique des-de 2011.

Ao longo dos anos, a empresa foi reconhecida em diversas áreas de atuação. Em 2007 é conferido à Vianas o estatuto de PME Líder, atribuído pelo IAPMEI.

Em 2008, o projeto de investimento “New Vianas” é considerado elegível pelo IAPMEI no âmbito do SI Qualificação & Internacionalização.

Em 2010, a empresa é acreditada pela DGERT como Entidade Formadora, re-cebe a Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e a Certificação para Manutenção de Extintores pela SGS ICS.

Com as constantes inovações dos setores de atividade em que está inserida e devido às exigências dos mesmos, a Vianas S.A. apos ta na renovação da identi-dade corporativa, sendo esta transversal a todos os segmentos.

Em 2011, a Vianas manteve a certificação pela ISO 9001:2008 e pela NP4413:2006, e procedeu ao alargamento de âmbito para carroçamento de Viaturas de Socorro e Salvamento. Esta extensão, permitiu suprir as lacu-nas existentes até à data neste ramo de negócio. Desta forma, passou a reunir melhores condições para responder a concursos de elevado valor estratégico, mantendo o seu posicionamento no mercado.

No mesmo ano, registou-se na Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) ao abrigo da Portaria 773/2009, sob o nº 164, passando a estar reconhecida para exercer as atividades de comercialização, instalação e ou manutenção de produtos e equipamentos de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE).Finalizou o processo de autorização na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para a prestação de serviços externos de Higiene e Segurança no Trabalho, concedido em Setembro de 2011.Apresentou em 2012 a nova estrutura para o site www.vianas.pt, organizado

HISTÓRIA

VIANAS

Page 5: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

5

VIA

NA

S

por segmentos de mercado e áreas de atuação, com a preocupação constante em corresponder aos desafios diários. Iniciada em dezembro de 2011, a publicação online Porque Há um Mundo a Proteger, continua a promover notícias claras e atuais sobre produtos, atividades e serviços desenvolvidos.

Ainda em 2012 manteve a certificação ISO 9001:2008 e a certificação NP4413:2012 que passou a disponibilizar o serviço de manutenção de equi-pamentos de luta contra incêndio em viatura oficina.

Em 2013, a Vianas renovou a certificação ISO 9001:2008 e a NP4413:2006. Foi ainda conseguida a certificação, pelo CITEVE, da farda florestal - fato de com-bate a incêndios para bombeiros. O ano ficou ainda marcado pela conquista do estatuto PME Excelência.

Em 2014 é obtido o Título de Entidade Formadora Certificada pela DGERT para as áreas Higiene e Segurança no Trabalho. Proteção de Pessoas e Bens e Silvicultura e Caça (Utilização e manutenção de equipamentos moto-manuais).

O ano de 2015 foi fundamentalmente marcado pelo lançamento da loja online www.vianasselection.pt.

Page 6: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

6

VIA

NA

S

A Vianas é uma empresa com capital 100% português, líder e o parceiro de re-ferência nas áreas de mercado em que opera. Orientada para diferentes seg-mentos de mercado, entre os quais se destacam: Bombeiros e Proteção Civil, Indústria e Serviços, Forças de Segurança e Militares, e Saúde.

A empresa tem mais de quatro décadas de existência e é hoje uma forte referên-cia nacional, destacando-se principalmente na Representação e Distribuição de Equipamentos; Engenharia de Segurança; Formação; Segurança; Saúde e Higiene no Trabalho e na Manutenção e Assistência Técnica de Equipamentos.

A sua missão é: Prevenção, Segurança e Proteção de pessoas e bens com Serviços e Equipamentos. A Vianas pauta-se pela defesa de valores como a ética, o equilíbrio e o rigor para com a sociedade. A sua relação com os clientes, rege-se por um comportamento ativo e cooperante, sustentado na isenção, ido-neidade e competência. Tem como objetivo superar as expetativas dos clientes com eficácia, criando relações duradouras; proporcionar aos colaboradores a sua integração numa equipa participativa, integrada e íntegra; promover o desen-volvimento das competências, investindo na formação contínua, bem como na preservação do ambiente.

O crescimento da empresa a nível do volume de negócios, de quase 12% nos úl-timos cinco anos, deve-se, essencialmente, à conquista de novos clientes em no-vos segmentos de mercado. Depois do segmento Bombeiros e Proteção Civil, de-senvolveram-se os segmentos das Forças de Segurança e Militares, da Indústria, da Saúde e também da área da Formação.

A Vianas criou, também, uma forma inovadora de se apresentar ao cliente fi-nal, através de um Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Utilizando soluções tecnológicas inovadoras nas áreas da Engenharia e Segurança, e cria soluções e equipamentos únicos, adaptados a cada objetivo solicitado pelo cliente.

É ainda relevante focar que o Departamento de Engenharia tem capacidade de oferecer um serviço integrado, abrangendo todos os níveis de produto e ser-viço, e ainda um Departamento de Manutenção especializado, para prestar assistência aos produtos comercializados.

QUEM SOMOS

VIANAS

Page 7: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

7

VIA

NA

S

“… ENTRE OS PRINCIPAIS CLIENTES CONSTAM AAUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL, BOMBEIROS, FORÇAS MILITARES E POLICIAIS,

INDÚSTRIAS, HOSPITAIS, ENTIDADES DE ORDENAMENTO E GESTÃO FLORESTAL

E MUNICíPIOS…”

Page 8: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

8

IND

ÚST

RIA

INDÚSTRIA E SERVIÇOSTambém neste segmento de mercado são representadas pela empresa marcas reconhecidas internacionalmente, oferecendo produtos de qualidade. Estes ga-rantem aos clientes do segmento de Indústria e Serviços uma ampla escolha em diferentes categorias tais como: Proteção Individual e Coletiva, Deteção e Combate a Incêndios, Deteção e Identificação de Gases, Líquidos e Sólidos, Proteção Ambiental, Proteção Passiva, Resgate e Salvamento, Sinalização, Transporte e Acondicionamento e Despistagem de Substâncias.

BOMBEIROS E PROTEÇÃO CIVILA Vianas oferece produtos e representa marcas com reconhecimento e experiência comprovados para que os clientes do segmento de Bombeiros e Proteção Civil desempenhem os seus objetivos com mais eficácia e eficiência. Combate a Incêndios, Proteção Individual e Coletiva, Resgate e Salvamento, Iluminação, Pré-hospitalar, Proteção Ambiental, Sinalização, Transporte e Acondicionamento, são exemplo de categorias de produtos comercializados neste segmento.

SegmeNtoS de mercAdo

Page 9: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

9

IND

ÚST

RIA

FORÇAS DE SEGURANÇA E MILITARESCom o intuito que, os utilizadores do segmento de Forças de Segurança e Militares obtenham o melhor desempenho nos seus objetivos, a Vianas disponibiliza equi-pamentos de proteção e segurança de: Deteção e Identificação, Antimotim e Intervenção, Cinotécnica, Iluminação, Logística e Transporte, Resgate e Salvamento, Sinalização, Vestuário e Vestuário Tático. A Vianas concretiza também soluções personalizadas e direcionadas para as exigências deste segmento.

SAÚDEEste segmento coloca à disposição dos seus clientes uma multiplicidade de equipa-mentos que vão desde o pré-hospitalar, instrumentação clínica e cirúrgica a consumíveis. Destacam-se desinfetantes hospitalares, produtos médicos para prestação de primeiros socorros, vestuário hospitalar, desfibrilha-dores, caixas de transporte de resíduos hospitalares e laboratoriais, pro-teção de pele, entre outros. Como em todos os segmentos a Vianas trabalha com marcas reconhecidas permitindo ao utilizador total confiança no produto.

Paralelamente, disponibiliza um completo serviço de formação, oferecendo desde, Workshops de Primeiros Socorros até aos Cursos de Suporte Básico de Vida (SBV), com a utilização de Desfibrilhador automático externo (DAE).

Na Saúde, a Vianas oferece um outro serviço complementar, a elaboração do processo de candidatura ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE)

Page 10: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

10

IND

ÚST

RIA

“A VIANAS GARANTE AOS CLIENTES DO SEGMENTO DE INDÚSTRIA E SERVIÇOS UMA AMPLA ESCOLHA EM DIFERENTES CATEGORIAS DE PRODUTO.”

Page 11: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

11

IND

ÚST

RIA

A Vianas representa marcas reconhecidas oferecendo produtos de

qualidade comprovada. Estes garantem aos clientes do segmento

de Indústria e Serviços uma ampla escolha em diferentes catego-

rias tais como: Proteção Individual e Coletiva, Deteção e Combate

a Incêndios, Deteção e Identificação de Gases, Líquidos e Sólidos,

Proteção Ambiental, Proteção Passiva, Resgate e Salvamento,

Sinalização, Transporte e Acondicionamento e Despistagem de

Substâncias.

INdÚStrIA

Page 12: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

12

IND

ÚST

RIA

proteção cabeçaPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Set de Refletores para Capacetes

Óculos de Proteção para Capacetes

Abafador de Ruído para Capacetes

Viseira de Proteção para Capacetes

Page 13: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

13

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO CABEÇAOs capacetes têm como principal função resguardarem o crânio de agressões externas durante a execução de trabalhos. A escolha cor-reta do capacete deve ser realizada considerando os riscos a que o trabalhador estará exposto, nomeadamente dos resultantes de que-das de objetos ou do impacto da cabeça contra um obstáculo ou ainda devido a outros fatores agressivos como por exemplo: ácidos, riscos elétricos e incandescentes.Um capacete adequado, deverá aliar a capacidade de absorção ao choque com o conforto proporcionado ao seu utilizador.

Capacete de Proteção Evo3 com Sistema de Ajuste por Torniquete

Capacete de Proteção Evo2 com Sistema de Ajuste por Fita

Capacete de Proteção Evolite Linesman com Sistema de Ajuste por Torniquete

Capacete de Proteção Combi 397

Boné de Proteção Hard Cap A1+ Micro Peak Alta Visibilidade Laranja | Boné de Proteção Hard Cap A1+

Page 14: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

14

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO OCULAR E FACIALPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Máscara de Proteção para Soldadura Automática

Máscara de Proteção para Soldadura Prota Shell Baby

Máscara de Proteção para Soldadura Pop Weld

Viseira de Proteção Bionic

Viseira de Proteção Gold Viseira de Cabeça Incolor

Page 15: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

15

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO OCULAR E FACIAL

Anualmente milhares de pessoas sofrem acidentes relacionados com a vista no seu local de trabalho. A esmagadora maioria destes acidentes poderia ser evitada com utilização de proteção ocular e facial adequada. Óculos de segurança, viseiras de proteção facial e máscaras de proteção para soldadura protegem olhos ou face do trabalhador contra impac-tos de partículas, salpicos de líquidos, luminosidade intensa, radiações ultravioleta e infravermelha. O conforto desse EPI (Equipamentos de Proteção Individual) tem um papel fundamental na efetividade do seu uso. Existe uma grande variedade de modelos para responder a diferen-tes formatos de rosto e preferências do utilizador. A escolha adequada requer uma análise correta dos riscos e a realização de testes com os utilizadores.

Óculos de Proteção Millenia 2 G

Óculos de Proteção B7

Óculos de Proteção Panorâmicos XL21

Óculos de Proteção M9200

Óculos de Proteção Lightning HTA

Óculos de Proteção Tactil T2400

Óculos de Proteção Panorâmicos V-Maxx

Armação para Lentes Graduadas RX-Insert

Óculos de Proteção Graduados

Page 16: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

16

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO AUDITIVAPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Os Protetores Auditivos Personalizados proporcionam uma proteção auditiva à medida dos seus ouvidos. Os seus ouvidos são tão intrínsecos e distintos quanto as suas impressões digitais – não existem dois canais auditivos com a mesma forma ou tamanho, o que significa que os seus ouvidos são absolutamente únicos. Isto significa também a dificuldade que pode representar conseguir os protetores auditivos adequados. Os protetores auditivos personalizados encaixam na perfeição proporcionando uma óptima atenuação combinada com conforto superior, isto porque recriam cada contorno do canal auditivo permitindo a sua utilização por largos períodos de tempo sem desconforto, irritação ou constante reposicionamento.

Protetor Auditivo Descartável Bilsom 303

Protetor Auditivo Reutilizável Smartfit

Protetor Auditivo Detetável Laser Trak

Protetor Auditivo Reutilizável e Detetável Smartfit Detectable

Dispensador Leight Source 400 (LS400) | Recarga de 200 un Bilsom 303

Page 17: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

17

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO AUDITIVA

O ruído está associado a muitas das atividades que realizamos diariamente e não é normalmente encarado como um risco, mas na realidade é. A exposição prolongada a um ruído superior a 80 decibéis reduz gradualmente a capaci-dade auditiva por destruição das células ciliadas, esta destruição e redução da capacidade auditiva é irreversível mas pode e deve ser evitada com a uti-lização do equipamento de proteção adequado.Porque nos preocupamos com o futuro da sua audição, e porque a solução ideal difere de acordo com a situação e com o utilizador, a nossa gama de produtos vai desde os simples tampões aos abafadores eletrónicos de alta tecnologia.

Abafador Sync™ Hi-Vis com Rádio DigitalAbafador L3HV

Abafador L3

Abafador L2F

Abafador L3N

Sistema de Comunicação e Proteção Auditiva Sync™ Hi-Vis

Abafador L1

Page 18: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

18

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIAPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Máscara Descartável Dobrável com Válvula SlimlineSérie TD P1V, P2V, P3V

Máscara Descartável Moldada com Válvula P1,P2,P3,P2V com carvão ativado

Máscara Descartável Moldada sem Válvula P1,P2,P3,P2V com carvão ativado

Máscara Descartável Dobrável com Válvula P1,P2,P3V,P2V Odorair e P2V Weldair

Máscara Descartável Dobrável sem Válvula P1,P2,P3V,P2V Odorair e P2V Weldair

Filtros Pro2Gama Alargada de Filtros para Proteger Contra: Partículas sólidas e líquidas, radioativas, microrganismos, gases e vapores orgânicos e inorgânicos, ácidos e amónia

Filtros Pro2000Gama Alargada de Filtros para Proteger Contra: Partículas sólidas e líquidas, radioativas, microrganismos, gases e vapores orgânicos e inorgânicos, ácidos, amónia, mercúrio e monóxido de carbono.

Máscara Panorâmica Sari Semi-máscara Profile 2

Máscara Panorâmica Promask 2

Capacete com Viseira Pro Cap

Capuz Flow Hood Viseira Auto Mask

Unidade de Tratamento de Ar AFU 600

Equipamento Respiratório Motorizado Proflow | Disponível também na versão EX

Page 19: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

19

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

O nosso aparelho respiratório é um dos principais responsáveis pela intro-dução de agentes poluentes no nosso organismo. Um dos principais motivos desta ocorrência prende-se com o facto de, na maioria dos casos, este perigo ser invisível ao olho humano.A escolha do tipo de proteção respiratória a ser utilizada deve ser determina-da por uma avaliação de risco criteriosa, devendo levar em consideração fa-tores como a natureza do risco, incluindo as propriedades físicas, deficiência de oxigénio, efeitos fisiológicos sobre o organismo, concentração do material de risco ou nível de radioatividade, os limites de exposição estabelecidos, lo-calização da área de risco, são alguns dos fatores a considerar.

Equipamento de Evacuação ELSA

Equipamento de Evacuação com Produção de Oxigénio Químico Oxy-Pro

Máscara de Evacuação Evamasque Aparelho Respiratório Propak-Sigma-2

Tomada de Ar à Distância Modul-Air Disponível em versões de duas e quatro garrafas e dependendo da configuração permitem o fornecimento de ar até quatro utilizadores

FliteMangueiras de Fornecimento de Ar Alarme AcústicoGarrafas de Ar Comprimido Respirável Máscara Panorâmica Vision 3

Page 20: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

20

IND

ÚST

RIA

VESTUÁRIO TÉCNICO E PROTEÇÃO QUÍMICAPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Fato de Macaco de Proteção Carboflame

Parka e Calça Impermeáveis de Alta Visibilidade Regimental Casaco e Calça de Proteção Multirriscos Polytech

Casaco de Alta Visibilidade Contender Parka de Proteção Multirriscos Microline

Fato de Proteção Descartável Monotex®

Page 21: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

21

IND

ÚST

RIA

VESTUÁRIO TÉCNICO E PROTEÇÃO QUÍMICAA diversidade de atividades laborais exige das peças de vestuário níveis de proteção distintos, por isso, a nossa preocupação é dispo-nibilizar uma linha completa que proporcione conforto e segurança mesmo nas condições de trabalho mais adversas. Da simplicidade de um fato descartável à complexidade de um fato de proteção micro-biológica passando pela proteção climatérica ou pela alta visibilida-de, cumprindo sempre as normas mais rigorosas de proteção e segu-rança exigidas pelos diversos setores.

Fato de Proteção Química Descartável Spacel Confort Medium tipo 3/4/5/6

Fato de Proteção Microbiológica Frontair II

Fato de Proteção Química Descartável Secutex Pro tipo 5/6

Fato de Proteção Química Tychem TK

Page 22: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

22

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO DAS MÃOSPROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Luva de Proteção | PU First Black

Luva de Proteção | Polytril ¾

Luva de Proteção | Polytril Skin

Luva de Proteção | Polytril Black

Luva de Proteção | BlueSafe T101

Luva de Proteção | BlueSafe T107

Luva de Proteção | BlueSafe T157

Luva de Proteção | Nitri Knit NK803

Luva de Proteção Descartável | Dexpure

Page 23: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

23

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO DAS MÃOS

Existem duas ferramentas que, independentemente da nossa função ou tipo de atividade, utilizamos diariamente – as nossas mãos. Na verdade são, de-pois dos olhos, a parte mais importante do corpo humano para o desempenho das funções profissionais. Como fazem todo o tipo de tarefas e estão cons-tantemente expostas a inúmeros riscos requerem uma atenção especial. A nossa ampla gama de luvas apresenta uma resposta ideal para cada tipo de trabalho com comodidade e segurança.

Luva de Proteção | Nitri Knit NK804

Luva de Proteção Dielétrica | Electrosoft

Disponível em diferentes classes de Proteção: 00; 0; 1; 2; 3 e 4

Luva de Proteção em Pele Cipro

Luva de Proteção | Powercoat 948-31

Page 24: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

24

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO DOS PÉS

PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Sandália Mac Air

Sapato Mac Pulse

Sapato S3 Maccrossroad Bota S3 Maccrossroad

Bota e Sapato S1P Mac Wild

Sapato S1P Bravo

Sapato Mc-speed

Page 25: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

25

IND

ÚST

RIA

PROTEÇÃO DOS PÉSDurante a jornada laboral os nossos pés suportam o peso do nosso corpo, a utilização de calçado de proteção adequado contribui não só para a segurança do trabalhador como também para reduzir os efei-tos da fadiga contribuindo de forma importante para um aumento da produtividade.

Bota de Proteção S1P Grip

Sandália Neo Gaia

Sapato Pura

Bota de Proteção Lince S3 CI SRC

Bota de Proteção S3 Jaguar

Sapato de Proteção S3 Leon

Bota de Proteção Borracha UB40

Page 26: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

26

PROTEÇÃO ANTIQUEDA

PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Tripe de Trabalho e Resgate em Espaços Confinados

Corda de Progressão

Linha de Vida Provisória Vertical

Corda com Absorvedor de Energia

Guincho para tripe

Linha de Vida Provisória Horizontal

Sistema de Resgate Roll Res-Q

Antiquedas Retrátil

Antiquedas com Resgate Integrado

Ponto de Ancoragem Móvel

Page 27: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

27

PROTEÇÃO ANTIQUEDAA utilização de equipamentos de proteção contra quedas é obrigató-ria, as quedas em altura são uma das principais causas de acidentes de trabalho apesar de mais de metade destes acidentes ocorrerem a uma altura inferior a 2 metros.O elevado risco associado a atividades desenvolvidas em altura re-quer equipamentos de proteção de categoria 3 (proteção contra pe-rigo de morte). Estes equipamentos, ou a sua combinação, exigem conhecimentos muitos específicos motivo pelo qual se exige um pro-grama de formação adequado sobre trabalhos em altura e os seus ris-cos antes da sua utilização.

Projeto, Instalação e Manutenção de Linhas de Vida Fixas.

Arnês para Trabalhos em Suspensão Fly-in Arnês com Colete Refletor

Arnês com Sistema de Resgate Arnês Move

Page 28: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

28

IND

ÚST

RIA

ABSORVENTESPROTEÇÃO AMBIENTAL

Absorvente Elephant Sorb Special Disponível em sacos de 20l e 40l

Absorvente Universal Green stuff Disponível em sacos de 10l, 50l e 100l Rolo Absorvente

Panos Anbsorventes Almofadas Absorventes Universais

Dimensões 30X30cm; 30X60cm

Mangas Absorventes Universais Disponível em Ø 7,5cmx1,20m, Ø 7,5cmx3m, Ø 7,5cm x 6,10m

Selagem de Drenos Disponível em 60X60cm e 90X90cm

Estação Móvel de Emergência AmbientalMala de Emergência Ambiental

Coletores de Derrames

Page 29: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

29

IND

ÚST

RIA

ABSORVENTES

O crescente interesse nacional e internacional pela temática da defesa e pre-servação da natureza e do meio ambiente, pela conservação dos recursos naturais e pelo equilíbrio dos ecossistemas, é um fenómeno do nosso tempo.A nossa ampla gama de produtos de proteção ambiental disponibiliza con-juntos de emergência para derrames acidentais com uma cuidada e seleta variedade de formatos de absorventes que permitem responder de uma for-ma rápida e eficaz no controlo e limpeza de derrames da maioria dos líquidos perigosos.

Conjuntos de Emergência Ambiental | Disponível em diferentes modelos e dimensões

Conjunto de Emergência Ambiental

Page 30: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

30

IND

ÚST

RIA

ILUMINAÇÃO

Lanterna Streamlight FireBox Lanterna Streamlight Fire Vulcan Atex

Pontes de SinalizaçãoPonte de Sinalização Follow-me

Conjunto de sinalizadores recarregáveis Combiflare Cone Retrátil

Semáforo de Sinalização Faróis de Sinalização

Lanterna Streamlight Portable Scene Light

Page 31: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

31

IND

ÚST

RIA

ILUMINAÇÃOAtualmente, a iluminação artificial representa muito mais do que simplesmente possibilitar a visão em locais com iluminação na-tural deficitária. Está provado que uma iluminação artificial ade-quada diminui a fadiga e exerce uma boa influência sobre a moti-vação do trabalhador, melhorando o ambiente de trabalho. Diferentes locais de risco, como áreas onde exista o risco de in-cêndio ou explosão devido à presença de gases ou líquidos infla-máveis, requerem equipamento de iluminação não deflagrante (com aprovações Atex).Os sistemas de iluminação criam luz para ver e ser visto tanto de noite como de dia, principalmente no que diz respeito a viatu-ras. A nossa ampla gama de sinalização de trabalho e prioritária, apresenta inovadores sistemas de iluminação onde os LED’s real-mente mostram a sua utilidade, pois permitem toda uma nova abordagem ao design do veículo e à segurança dos utentes da via.

Lanterna Frontal Streamlight 4AA HAZ-LO Led Atex

Lanterna Streamlight Survivor Led Atex

Lanterna Streamlight SL-20XP

Lanterna Streamlight 3AA ProPolymer® HAZ-LO® 7 Led

Balão de Iluminação

Page 32: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

32

IND

ÚST

RIA

DETEÇÃO DE GASES PORTÁTILDETEçÃO E IDENTIFICAçÃO DE SUBSTÂNCIAS

Detetor Multigás GasAlertMicroClip

Detetor Monogás BW Clip

Detetor Multigás GasAlertMax XT II

Detetor Multigás Gasalert Micro5Estação de Calibração Microdock II

Detetor Monogás GasAlert Extreme

Page 33: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

33

IND

ÚST

RIA

DETEÇÃO DE GASES PORTÁTIL

Entre os diversos agentes de risco existentes em áreas ocupacionais, os ga-ses são sem dúvida um dos maiores desafios dos profissionais de segurança. A maior parte dos gases nocivos são incolores e inodoros, e são encontrados em diversas etapas produtivas de quase todos os ramos industriais. Alguns usados como matéria-prima, outros são produtos finais ou subprodutos re-manescentes do processo.Muitas vezes pensamos que o ar que respiramos é oxigénio puro. Mas, na rea-lidade, o ar é formado por uma mistura gasosa em que os principais compo-nentes são o oxigénio e o nitrogénio. Qualquer alteração dessa composição é compreendida como uma situação de risco.

Detetor Multigás PS200

Detetor Multigás e Pesquisa de Fugas de Gás GT series

Detetor de Pesquisa de Fugas de Gás Leaksurveyor

Page 34: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

34

IND

ÚST

RIA

SÓLIDOS E LÍQUIDOS, VAPORES,GASESDETEçÃO E IDENTIFICAçÃO

Identificador de Gases e Vapores GasID

Identificador de Sólidos e Líquidos HazMatID 360

Identificador de Sólidos e Líquidos HazMatID Elite

Detetor e Identificador Portátil de Explosivos, Narcóticos, CWA/TICs Sabre 5000

Detetor e Identificador Portátil de Radiação RadSeeker

Deteção e Identificação de Explosivos com Fonte IMS Não Radioativa Ionscan 600

Verificação contínua de áreas de ameaça elevada à procura de ata-ques de forma a permitir um alerta precoce, associado a centros de comando e controlo. Dispomos de soluções que auxiliam na deteção de ameaças e dispo-nibilizamos algumas das tecnologias mais avançadas para aplica-ções de segurança e deteção.

Page 35: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

35

IND

ÚST

RIA

Teste Despistagem de Drogas Securetec

DESPISTAGEM DE ÁLCOOL E DROGAS

Os pressupostos da intervenção dirigida aos problemas ligados ao ál-cool e a outras substâncias psicoativas nos locais de trabalho consis-tem em considerar que os consumos são um problema de segurança e saúde que pode ser alvo de deteção atempada e encaminhamento para tratamento, com o menor tempo de afastamento possível do lo-cal de trabalho.

Alcoolímetro Alcoquant 6020 Plus

Page 36: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

36

IND

ÚST

RIA

Bloqueio e Consignação

Evite riscos, acidentes e fatalidades no ambiente de trabalho com os equipamentos de bloqueio e consignação. Em situações de re-paração, manutenção e ou limpeza é importante criar hábitos e procedimentos que impliquem uma eficaz neutralização das fon-tes energéticas perigosas, desligar e imobilizar os equipamentos em questão. Uma linha completa de produtos fáceis de usar e in-tuitivos para aumentar a segurança na sua empresa controlando e facilitando a elaboração de procedimentos de bloqueio especí-ficos por equipamento ou por utilizador com cadeados, cartões e etiquetas de bloqueios.

Multibloqueadores

Estações Lockout Station

Aloquetes/Cadeados

Conjuntos de Bloqueadores

Bloqueador por Cabo

Bloqueador de disjuntor S2394 Etiquetas de Identificação

Bloqueadores de Válvulas Volantes

Estação para Cadeados S1506

Page 37: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

37

IND

ÚST

RIA

Apesar de não serem tão visíveis como outros equipamentos de proteção contra incêndio como seja, por exemplo, os extintores, os sistemas de proteção passiva são cruciais para incrementar a segurança dos edifícios e dos seus ocupantes.

Tapetes anti fadiga

Proteção Passiva

Manipulação e Transporte de Líquidos

Ferramentas anti chispa

Armários de Segurança para Produtos Inflamáveis

Page 38: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

38

IND

ÚST

RIA

Combate a inCêndios PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Cógula

Bota de Proteção Fire

Bota de Proteção 9876L

Bota de Proteção Torch

Capacete de Proteção Magma

Capacete de Proteção F3D

Capacete de Proteção FXE

Capacete de Proteção F10

Luva de Proteção Top Rescue

Luva de Proteção Fire Shark

Fato Combate a Incêndios Texport Fire ECO

Page 39: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

39

IND

ÚST

RIA

COMBATE A INCÊNDIOS

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI são quaisquer meios ou dispo-sitivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma deter-minada atividade, neste caso concreto na luta contra incêndios. A Vianas dispõe de uma ampla gama de produtos de elevada reputação mundial e dos conhecimentos necessários para o auxiliar na escolha dos mais adequados às suas necessidades e às necessidades da sua empresa.

Aparelho Respiratório Propak-FX + Máscara Vision 3

Aparelho Respiratório Aeris Type II + Máscara Panoramasque

Garrafas para Aparelhos Respiratórios Aço e Compósito

Page 40: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

40

IND

ÚST

RIA

ACESSÓRIOS dE lutA COntRA InCêndIOSAgulhetAs e monitores

Chaves StorzAdaptadores Storz

Agulhetas para produção de espuma Agulheta CMM

Ramal válvulas macho esférico Agulheta QuadraFog Agulheta Viper

Agulheta Max-Force e Monitor Monitor TornadoMonitor Crossfire com agulheta Master Stream

Page 41: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

41

IND

ÚST

RIA

Produtor de Espuma ProPaK

Carro de Produção de Espuma Mangueira Extreme Plus

Espumíferos para Combate a Incêndio classes A e B

Page 42: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

42

IND

ÚST

RIA

GERADORES E MOTOBOMBAS

Gerador EC5000 Gerador Insonorizado EU30Is

Motobomba WT40XMotobomba WB30XT

Motobomba portátil MARK-3Motobomba QP 205 SLT

Bomba para fluídos perigosos Zona 1 e Zona 2

Bomba submersível 15RMotobomba flutuante

Bomba submersível T6l

Bomba Peristáltica Bomba submersível para Águas Turvas e Sólidos

Page 43: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

43

IND

ÚST

RIA

espaços confinadosventilação e comunicação

Sistemas de Comunicação Savox

Ventilador UB-20Ventilador Atex UB-20XX

Page 44: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

44

IND

ÚST

RIA

Saúde

Caixa de Primeiros SocorrosChuveiro com Lava Olhos

Lava Olhos

Estação Lava Olhos

Lava olhos Portátil

Creme RegeneradorSolução PH NeutralSolução Lava Olhos

Page 45: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

45

IND

ÚST

RIA

SAÚDE

Os primeiros socorros são a primeira assistência ou ajuda prestada a uma ví-tima de acidente ou doença súbita antes da chegada de uma ambulância ou de um médico. Em muitas indústrias a possibilidade de acidentes por salpicos de líquidos irritantes, produtos químicos ou projeção de partículas perigosas é uma realidade. Nestas situações os sistemas lava olhos são um primeiro au-xílio que pode marcar toda a diferença. Um monitor de parâmetros vitais permite a avaliação e o acompanhamento, em modo contínuo e em tempo real, dos sinais vitais do paciente (frequên-cia cardíaca e respiratória, a pressão arterial e a saturação de oxigénio do sangue). Quando ocorre uma queimadura da pele, todos os segundos são importantes. Os produtos Water-Jel são eficazes, versáteis e com provas dadas no trata-mento de vítimas de queimaduras em ambiente pré-hospitalar.A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, atra-vés de um desfibrilador, um equipamento eletrónico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular.

Kit de Emergência para Queimados

Desfibrilhador Defibtech

Monitor de Parametros Vitais

Page 46: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

46

IND

ÚST

RIA

EquipamEntos dE FoRmaÇÃo

Extintor para formação

Adaptador de Módulos AerosAdaptador de Módulos AerosMódulo Cesto de Papéis Aeros

Módulo quadro elétrico Aeros Módulo Ecrã Plano AerosMódulo Ecrã Plano Aeros

Módulo Ecrã Plano Aeros

Módulo Ecrã Plano Aeros

Simulador de Fogo Aeros

Page 47: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

47

IND

ÚST

RIA

EQUIPAMENTOS DE FORMAÇÃOEstes equipamentos foram projetados de forma a simularem si-tuações reais, proporcionando assim aos formandos cenários de perigo, onde a segurança é essencial. Desta forma pode realizar--se uma formação adequada sem colocar em risco nenhum for-mando ou formador.

Simulador | Laboratório de Química do Fogo

Simulador | Casa de Fumos para Formação em VentilaçãoSimulador | Cilindro de Explosão

Máquina de produção de fumoSimulador de Flashover

Page 48: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

48

IND

ÚST

RIA

Page 49: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

49

IND

ÚST

RIA“… A EMPRESA É CLARAMENTE UMA REFERÊNCIA

ENQUANTO ESPECIALISTA NAS ÁREAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, DETEÇÃO DE GASES, PROTEÇÃO

QUíMICA, RESGATE E SALVAMENTO, COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS, URBANOS E INDUSTRIAIS…”

Page 50: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

50

IND

ÚST

RIA

Na Engenharia de Segurança, a Vianas desenvolve projetos integrados de consultadoria e execução de obra no âmbito do Safety & Secu rity. Estes pressupõem a análise de risco e posterior levantamento das necessidades para segurança ativa e passiva de cada espaço. Um processo de au ditoria e implemen-tação que visa integrar de forma eficaz os vários sistemas disponíveis.

A inovação, excelência do serviço prestado e a capacidade de gerar valor para os clientes, representam o cerne da estratégia da Vianas nos mercados onde atua. Deste modo, dispõe de uma equipa técnica de consultores, especialistas em assessoria e apoio técnico no desenho e implementação de soluções globais e integradas de segurança. Estas procuram desde a sua conceção, estar perfei-tamente alinhadas e convergentes com as necessidades e caraterísticas do ne-gócio dos clientes.

Mediante a definição e implementação das melhores estraté gias de proteção, a Engenharia abrange desde a deteção e combate a incêndios à domótica. A em-presa aposta ainda em projetar e fornecer soluções de análise de risco e enge-nharia de segurança, nomeadamente a gabinetes de arquitetura, en genharia, a empresas de construção civil e obras públicas.

Com um Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (I&D) próprio utiliza tecnologias inovadoras na área de Engenharia e Segurança, cria soluções e equi-pamentos únicos, adaptados a cada objetivo solicitado pelo cliente. O conheci-mento e a experiência para execução do projeto é transversal às diversas espe-cialidades envolvidas no projeto de edifícios.

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁREAS DE ATuAçãO

Page 51: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

51

IND

ÚST

RIA

CONCEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

LICENCIAMENTO DE EDIFÍCIOSProjeta os sistemas de segurança contra incêndios em conformidade com a le-gislação aplicável, tem sensibilidade para a execução de projeto transversal às diversas especialidades envolvidas no projeto de edifícios, nomeadamente:

ARqUITETURA - caminhos de fuga, compartimentação e sinalética;ESTABILIDADE - proteção contra o fogo dos elementos estruturais;INSTALAçõES ELéTRICAS - deteção de incêndios;ÁGUAS E ESGOTOS – rede de combate a incêndios;INSTALAçõES MECâNICAS – sistemas de controlo de fumos.

Projeta os sistemas de segurança contra incêndios em conformidade com a legis-lação aplicável:

DECRETO-LEI N.º 220/2008, ALTERADO PELO DECRETO-LEI Nº 224/2015 Estabelece o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (RJ-SCIE);

PORTARIA N.º 1532/2008 1532/2008Aprova o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (RT-SCIE);

DESPACHO N.º 2074/2009Estabelece os critérios técnicos para determinação da densidade de carga de incêndio modificada.

PROjETOS ESPECIALIZADOSProjeta os sistemas de segurança contra incêndios em conformidade com as principais normas internacionais aplicáveis, nomeadamente normas americanas NFPA e normas europeias EN.

A intervenção da Vianas garante, assim, a execu ção chave-na-mão do projeto, abrangendo a totali dade ou parte da obra, em função das especificida des indica-das por cada cliente: consultadoria, venda de equipamento, execução e instalação.

Page 52: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

52

IND

ÚST

RIA

INSTALAÇÃO E FORNECIMENTO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁREAS DE ATuAçãO

Sistema Automático de Deteção de Incêndios (SADI)

Sistema Automático de Deteção de Gases Explosivos e Tóxicos (SADG)

Sistema de Extinção de Incêndios com Água (R.I.A.)

Sistema Automático de Extinção de Incêndios com Água (SPRINKLERS, ÁGuA PuLVERIZADA e NEBuLIZADA)

Page 53: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

53

IND

ÚST

RIA

“… DISPOMOS DE DIVERSAS EQUIPAS TÉCNICAS COM A FORMAÇÃO ADEQUADA, DEVIDAMENTE EQUIPADAS

(...) EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS, FORNECIMENTOS, MONTAGEM E MANUTENÇÃO TÉCNICA

DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS…”

Page 54: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

54

IND

ÚST

RIA

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁREAS DE ATuAçãO

Sistema Automático de Extinção Fixa de Incêndios por Gás

Sistemas de Desenfumagem (Elétricos e Pneumáticos)

Iluminação de Emergência

Sistema Automático de Extinção de Incêndios com Espuma

Page 55: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

55

IND

ÚST

RIA

Sistemas de Evacuação | Mangas de Salvação

Sistemas para Proteção Passiva Contra Incêndios em Edifícios

Sistemas de Controlo de Acessos

Sistemas de Vídeo-Vigilância | (CCTV)

Scanners de Raio X e Detetores de Metais

Sistemas de Deteção de Intrusão

Page 56: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

56

IND

ÚST

RIA

eNgeNhArIAde SegUrANÇA

ÁREAS DE ATuAçãO

Domótica

Integração de Sistemas de Segurança

A Vianas tem a consciência que a gestão dos edifícios atuais tornou-se numa complexa rede de diversas necessidades, nomeadamente, a monitori-zação de componentes críticos como a iluminação, o controlo de acessos au-torizados, a monitorização de alarmes ou a deteção de gases. A integração das diferentes vertentes da segurança, aumentam a capacidade de gestão e a facilidade de utilização. Diversas plataformas de integração, todas elas capazes de mostrar toda a segurança num único local.

ESTUDO E ELABORAÇÃO DE MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃOO Regulamento Geral de Segurança Contra Incêndio em Edifícios, além das disposições relativas à construção dos edifícios (aplicável apenas a edi-fícios novos ou a alterar), obriga ao estudo e elaboração das “Condições Gerais de Organização e Gestão da Segurança”, aplicável a todos os edi-fícios, existentes ou a construir. As medidas de autoproteção, em fun-ção da utilização-tipo e respetiva categoria de risco são as seguintes: Registos de segurança | Procedimentos de prevenção | Plano de prevenção | Procedimentos em caso de emergência | Plano de emergência | Formação em segurança contra incêndios | Simulacros.

Page 57: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

57

IND

ÚST

RIA

“...PROJETAMOS OS SISTEMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM CONFORMIDADE COM

A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL (...) EXECUÇÃO TRANSVERSAL ÀS DIVERSAS ESPECIALIDADES

ENVOLVIDAS NO PROJETO DE EDIFíCIOS...”

Page 58: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

58

IND

ÚST

RIA

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHOOs serviços de Segurança e Higiene no Trabalho são autorizados pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

A Vianas, enquanto empresa prestadora de serviços de Segurança e Higiene no Trabalho, autorizada pelo ACT, identifica os riscos profissionais que possam condicionar a segurança e saúde dos trabalhadores, atuando na prevenção de acidentes e na melhoria das condições de trabalho. Uma das fases deste pro-cesso é a avaliação quantitativa dos riscos, conseguida através de medições es-pecíficas efetuadas nos ambientes de trabalho e respetiva comparação com os limites de exposição estabelecidos na legislação. No final de cada fase é disponi-bilizado um relatório onde são evidenciados todos os riscos detetados, bem como propostas de medidas corretivas.

Com uma equipa composta por Técnicos Superiores de Segurança e Higiene no Trabalho, devidamente qualificados, desenvolve a sua atividade através de:

AVALIAçõES OCUPACIONAISVISITAS DE ACOMPANHAMENTOAVALIAçÃO DE RISCOSMEDIDAS DE AUTOPROTEçÃO AUDITORIAS DE SEGURANçAELABORAçÃO DO MANUAL CONTRA EXPLOSõESESTUDOS ERGONÓMICOSAVALIAçÃO DA CONFORMIDADE LEGALSINISTRALIDADE LABORALORGANIZAçÃO PROCESSUAL

• HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

SerVIÇoSÁREAS DE ATuAçãO

Page 59: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

59

IND

ÚST

RIA

• A FORMAÇÃO • A QUALIFICAÇÃO DA EQUIPA• O CONHECIMENTO

A FORMAÇÂOA Vianas está certificada pela DGERT nas áreas de Silvicultura e Caça (623), Proteção de Pessoas e Bens (861) e Higiene e Segurança no Trabalho (862). Detém também homologação de Cursos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) concedida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

A QUALIFICAÇÃO DA EQUIPA A estrutura conta com profissionais multi-disciplinares, altamente qualificados, com experiência comprovada nas diferentes áreas de formação. Ainda que se-diada no Norte do Pais, possui todos os recursos que permitem ministrar forma-ção em território nacional (continente e ilhas) e internacional.

O CONHECIMENTO A forte experiência nas áreas de formação conjugada com o acesso à utilização das tecnologias mais recentes e adequadas permite apresentar ao mercado as melhores soluções à medida de cada cliente, contribuíndo para uma posição de forte liderança e credibilidade. A atividade formativa desenvolvida pela organização, enquadra-se na sua po-lítica estratégica de desenvolvimento e promoção da competitividade dos seus clientes, estando a sua missão, visão e valores alinhados com esta estratégia. Os nossos serviços de formação estão dotados de meios técnicos e humanos de-vidamente certificados pela DGERT.

Formação Calendarizada A Vianas publica, anualmente, o seu Plano de Formação, permanentemente atualizado e ajustado às necessidades do público em geral. De notar a capacidade para desenvolver ações que respondam a necessidades específicas que resultem quer de imposições normativas quer de exigências do próprio mercado.

FormAÇÃoÁREAS DE ATuAçãO

Page 60: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

60

IND

ÚST

RIA

A assistência é essencial para manter a segurança do equipamento e do ambiente de trabalho. A falta de manutenção ou a manutenção inadequada pode provocar acidentes graves e fatais ou problemas de saúde. Prestada por técnicos credencia-dos pelas marcas que representa e em oficinas próprias, a Vianas disponibiliza as-sistência para garantir as condições de funcionamento e de segurança, bem como a prevenção de falhas e avarias dos equipamentos.

MANUTENçÃO DE FERRAMENTAS HIDRÁULICAS E PNEUMÁTICAS

VERIFICAçÃO E CALIBRAçÃO DE DETETORES DE GASES

MANUTENçÃO E VERIFICAçÃO DE FATOS DE PROTEçÃO qUÍMICA

MANUTENçÃO DE APARELHOS RESPIRATÓRIOS ISOLANTES DE CIRCUITO ABERTO (ARICA)

MANUTENçÃO DE GERADORES, MOTOBOMBAS E COMPRESSORES

MANUTENçÃO DE LINHAS DE VIDA, DISPOSITIVOS ANTIqUEDA E EPI ´ S

MANUTENçÃO DE REDE DE INCÊNDIO ARMADA (RIA)

MANUTENçÃO DE EXTINTORES EM CUMPRIMENTO COM A NP4413: SEGURANçA CONTRA INCÊNDIOS,

MANUTENçÃO DE SISTEMAS E EqUIPAMENTOS INSTALADOS EM VEÍCULOS DE SOCORRO E SALVAMENTO (VSS)

mANUteNÇÃoe ASSIStÊNcIA

ÁREAS DE ATuAçãO

Page 61: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

61

IND

ÚST

RIA

Page 62: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

62

IND

ÚST

RIA

ProJetoS eSPecIAIS

A transversalidade e o rigor dos departamentos de engenharia e comercial, aliados à proatividade da empresa, permitem o forne cimento de soluções exclusivas, com acompanhamento de todas as fases de desenvolvimento do projeto, enquanto con-ceito até à sua materialização.

Em todo este processo, o acompanhamento do cliente na conceção da solução final é constante, assim como na mate rialização da mesma. Através da sua experiência e conhecimento, a Vianas possui compe-tências humanas e técnicas necessárias para apresentar respostas multifacetadas e servir públicos diferenciados.

INDÚSTRIA E SERVIÇOSAtravés da sua experiência e conhecimento, a Vianas possui competências técni-cas necessárias para apresentar Soluções Integradas nos diferentes setores de atividade, nomeadamente com: Plataforma de Segurança Inteligente, Siste-ma de Combate a Incêndios para Interior de Minas, Linhas de Vida, Siste-mas de Evacuação em Altura, entre outros.

Page 63: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

63

IND

ÚST

RIA

ProJetoS de reFerÊNcIA

INDÚSTRIA E SERVIÇOSHIDROELéTRICA DE CAHORA BASSA - MOçAMBIqUE

Projeto de execução, fornecimento e instalação de sinalização de emergência da

central

HB FULLER S.A.

Projeto de execução, fornecimento e instalação de Sistema integrado de deteção

de chama/gás e extinção automática por espuma de média expansão.

BRISA, S.A. (COP MAIA E COP VENDAS NOVAS)

Projeto de segurança contra incêndio | Sistema automático de deteção de incên-

dio | Rede de incêndio armada | Sistema de videovigilância | Sistema de intrusão |

Sistema de extinção automático por FM200

UNITED RESINS, S.A. (RESINAS)

Projeto de segurança contra incêndio | Sistema automático de deteção de incêndio

| Rede de incêndio armada | Rede de extinção automática de incêndio por sprink-

lers | Rede de extintores e sinalética em geral

SYMINGTON - COMéRCIO E SERVIçOS, S.A. (VINHOS DO PORTO)

Projetos de segurança contra incêndio | Redes de incêndio armada | Sistema de

deteção de incêndios

ALLIANCE UNICHEM FARMACÊUTICA, S.A. (INDÚSTRIA FARMACÊUTICA)

Projeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção e extinção automática

de incêndios | Rede de incêndio armada interior e exterior com central de bomba-

gem | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral

SAFETYKLEEN, S.A. (RECICLAGEM SOLVENTES)

Projeto de segurança e plano de emergência | Rede de incêndios armada interior

e exterior com central de bombagem | Sistema de deteção e extinção automática

por derramadores de espuma | Meios de 1ª intervenção e sinalética em geral

BAVIERA COMéRCIO AUTOMÓVEIS S.A. (INDÚSTRIA AUTOMÓVEL)

Sistema de deteção automática de gás. | Meios de 1ª intervenção e

sinalética em geral

FUCHS LUBRIFICANTES, LDA. (ÓLEOS INDUSTRIAIS)

Projeto de segurança contra incêndio | Sistema de deteção automática de incên-

dios | Rede de incêndio armada interior e exterior | Meios de 1ª intervenção e sina-

lética em geral

YAZAKI SALTANO DE OVAR, LDA. (INDÚSRIA AUTOMÓVEL)

Sistema de deteção e extinção automática por CO2

Page 64: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

64

IND

ÚST

RIA

SoLUÇÕeS de geStÃo em SerVIÇoS de Socorro e emergÊNcIA

No universo Vianas existe um Departamento diferenciado com a missão de de-senvolver Soluções de Gestão em Serviços de Socorro e Emergência nos mais diversos Setores de Atividade, desde a indústria, o comércio e os serviços.

A prestação de serviços, subordinada ao cumprimento de normas, recomen-dações e procedimentos Técnico-Operacionais, visa intervenções a vários ní-veis dentro da Organização, desde o salvamento e luta contra incêndios e respetiva prevenção no caso de acidentes e incidentes à intervenção no so-corro aos sinistrados; inspeção das condições técnicas dos equipamentos e sistemas de prevenção e segurança; treinos específicos, nomeadamente simulacros capazes de otimizar as capacidades físicas, técnicas e operacionais, assegurando um elevado nível de desempenho e prontidão de todos os recursos.

A gestão poderá ser integral, contemplando todos os processos desde a conce-ção, desenvolvimento, implementação, gestão e monitorização contínua do pro-jeto, ou em alternativa, ou parcial, assumindo responsabilidades específicas entre as quais se destacam:

A CONSTITUIÇÃO E GESTÃO DE EQUIPAS

Recrutamento e seleção dos recursos humanos com o perfil ajustado ao desem-penho das funções;Formação exigida pela legislação em vigor, devidamente certificada;Treino físico e técnico especializado na resposta a situações de crise e emergência.

A MANUTENÇÃO E MONITORIzAÇÃO DOS SISTEMAS

Gestão da manutenção e operacionalidade dos equipamentos e sistemas, para que respondam às mais recentes normas e requisitos;Verificação das condições de eficácia e prontidão operacional; Inspeção das condições técnicas.

Para garantir o melhor desempenho, a Vianas dispõe de Equipa técnica alta-mente qualificada e especializada em gestão de recursos físicos (equipa-mentos e instalações) e humanos nas áreas de segurança de emergência, socorro e salvamento, desenvolvendo estreitas relações com os parceiros para garantir o acesso aos melhores e mais recentes equipamentos, metodologias de teste, con-trolo e manutenção; e apostando na formação e treino permanente para manter os colaboradores sempre atualizados com as mais recentes práticas e normativas.

Page 65: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

65

IND

ÚST

RIA

“...MISSÃO DE DESENVOLVER SOLUÇÕES DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SOCORRO E EMERGÊNCIA NOS

MAIS DIVERSOS SETORES DE ATIVIDADE, DESDE A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS...”

Page 66: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

66

IND

ÚST

RIA

PORTUGAL Administração dos Porto de Mar | ANA – Aeroportos de Portugal | ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil | Águas de Portugal | Banco de Portugal | BP Portuguesa, S.A. | Compagnie Generale dês Eaux (Portugal), S.A. (grupo Veolia) | CUF – Químicos Industriais, S.A. | EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores, S.A. | EDP, S.A. | EDP gás, S.A. | EFACEC, S.A. | GALP Energia, S.A. | Grupo Amorim | INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica | MARTIFER group | Ministério da Defesa Nacional | REPSOL Portuguesa | SONAE | SATA – Gestão de Aeródromos S.A. | SOARES COSTA - Sociedade Construções, S.A. | SOMAGUE Engenharia | Bombeiros Voluntários/Municipais | CP Comboios de Portugal | CIN – Cooperação do Norte S.A. | Continental Mabor | Autoridade Florestal | Ministério da Administração Interna | Ministério da Defesa Nacional-Marinha | Ministério da Defesa Nacional-Exército | Ministério da Defesa Nacional-Força Aérea | Baviera | Bosch Termotecnologia | Lusitânia Gás S.A. | Juntas de Freguesia e Municípios | Almina S.A. | Santa Casa da Misericórdia | Saint – Gobain Pam Portugal S.A. | Indústria Farmacêutica | Hospitais e Clínicas | HB Fuller S.A. | Recivalongo | OGMA – Indústria Aeronáutica Portugal S.A. | APCER – Certificação S.A. | Sovena Consumer Gods Portugal | Provimi Ibéria (grupo Cargill) S.A. | Grupo Portucel - Soporcel | Cerealis | Lusofinsa | CLC Companhia Logística de Combustíveis | EDA - Electricidade dos Açores | Cimpor | ROCA | Técnicas Reunidas | TECNOSPIE | Turbogás Produtora Energética S.A. | URBASER | Valor Sul | EGEO | HOVIONE | SWEDWOOD

ESPANHA Bomberos Comunidad de Madrid | Dirección General Protección Civil y Emergencias | Generalitat de Catalunya, Departement d´Interior | Diputación Provincial de Teruel | Ayuntamiento Vitoria – Gasteiz Bomberos | Ayuntamiento de Almuñecar – Dep. Intervención | Ayuntamiento de Miranda de Ebro (Burgos) | Diputación Foral de Gipuzkoa | CCS Comarcas do Deza e Tabeirós-Montes | Bomberos Ayuntamiento de la Coruña | Consejeria de Presidencia | Autoridad Portuaria de Huelva | Seganosa, S.A. | Ayuntamiento de Valladolid | Prehospitalar Emergency Training | Consorcio Provincial de Huelva | Bullfuego S.L. | Servicos Emergencias del Salnes S.L. | Safy Seguridad S.L. | Asflex Eurofire S.L. | Emertecno | Vallfirest | Fortem Integral S.l. | Contrainsa, Productos contra Incendios S.A. | Protección Civil de Cambados | Fundación Santa Barbara | Consorcio contra Incendios e Salvamento do Salnés | Forove, S.L. | Codig, S.A. | Inaer Helicopteros S.A.U | Rosenbauer Espanola | Empresa Mantenimiento y Explotación M-30 S.A. | CDAF – Comercializadora Serv Anti-Fuego S.A. | Deín, S.A. | Unidad Militar de Emergencias | Protección Civil de Moaña | Bomberos ADF Viladecavalls | Flomeyca S.A. | Proteccio Civil la Llagosta | Serna (Servei de la Natura) | Bombers Voluntaris de Castellar del Vallés | In Extremis Films Services | Bomberos Ayuntamiento Ferrol | Bomberos Ayuntamiento de Murcia | PEHT 2011 | Bomberos Ayuntamiento Ponferrada | Suministros Balucel S.L.U. | SELA – Angel Castro Cea S.L. | Rio Narcea Recursos S.A. | Global Projects & Supplies | Alta Visibilidad y Rescate S.L.

MOçAMBIqUE HCB - Hidroeléctrica de Cahora Bassa, S.A. | Policia da República de Moçambique (PRM) | SENSAP | Cimentos de Moçambique

ANGOLA SONANGOL Integrated Logistic Services | Baker Hudghes | Fazenda Pérola do Kikuxi | CASER – Sociedade de Comercio Geral S.A. | Espaços África | Rogério e Filhos Lda. | Pêra | Angofex | Multitrade 3m | CSR | Limpagest | Eusébios Angola | Musseque Campari | Saipem Eni | Mateba | Multiparques | Weather Ford

cLIeNteS de reFerÊNcIA

Page 67: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

67

IND

ÚST

RIA

www.vianas.pt | [email protected]

Av. Associação Comercial e Industrial de Gondomar, nº 300 - 310, Apartado 1020 (EC Valbom),

4510-688 Fânzeres GDM, Portugal T +351 224 662 580 | F +351 224 641 831

Espanha | Angola | Moçambique | Cabo Verde

coNtActoS

Page 68: VIANAS | CATÁLOGO INDÚSTRIA

68

IND

ÚST

RIA

40 anos

REGISTO PRÉVIO Nº 341

40 anos

REGISTO PRÉVIO Nº 341

40 anos