vestibular-ufsc/2011/licenciaturas...

21
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC-PROLIND/SECAD/MEC O tempo total concedido para a resolução desta prova é de 5 (cinco) horas, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do cartão-resposta. I N S T R U Ç Õ E S Confira seu número de inscrição, seu nome e o povo indígena no cartão-resposta e transcreva-os nos campos abaixo. Assine no local indicado. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a sequência de questões no total de 30 (trinta) 20 (vinte) questões objetivas de Conhecimentos Gerais, 10 (dez) questões objetivas de Língua Portuguesa e Redação – está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. As questões objetivas contém 5 alternativas (A, B, C, D e E), das quais apenas 1 (uma) alternativa é correta. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Use os espaços e/ou as páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova. No cartão-resposta, examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Transcreva com caneta de tinta preta (preferencialmente) ou azul as respostas da prova objetiva para o cartão-resposta. Este será o único documento válido para efeito de correção. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo(a) candidato(a). Transcreva a Redação para a folha Oficial de Redação com caneta de tinta preta (preferencialmente) ou azul. A folha de rascunho (que se encontra ao final deste caderno) e as resposta a lápis não serão corrigidas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha oficial de Redação devido a erros ou rasuras cometidos pelo(a) candidato(a). Você só poderá entregar sua prova e se retirar definitivamente do grupo de realização da prova a partir das 15:00 (Horário oficial de Brasília). Não será permitido, durante a realização da prova: comunicação entre candidatos, consulta a material didático-pedagógico, porte/uso de armas, relógio (qualquer tipo), boné, óculos escuros, calculadora, telefone celular, MP3, MP4, MP5-player, ipod ou qualquer tipo de aparelho eletrônico. Ao terminar, entregue o caderno de prova, o cartão-resposta e a folha Oficial de Redação. Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante do rodapé da última folha, o qual poderá ser destacado e levado com você. N o DE INSCRIÇÃO NOME POVO INDÍGENA ASSINATURA

Upload: lynhi

Post on 25-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS

UFSC-PROLIND/SECAD/MEC O tempo total concedido para a resolução desta prova é de 5 (cinco) horas, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do cartão-resposta.

I N S T R U Ç Õ E S Confira seu número de inscrição, seu nome e o povo indígena no cartão-resposta e transcreva-os nos campos abaixo. Assine no local indicado. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a sequência de questões no total de 30 (trinta) – 20 (vinte) questões objetivas de Conhecimentos Gerais, 10 (dez) questões objetivas de Língua Portuguesa e Redação – está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

As questões objetivas contém 5 alternativas (A, B, C, D e E), das quais apenas 1 (uma) alternativa é correta.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Use os espaços e/ou as páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova.

No cartão-resposta, examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Transcreva com caneta de tinta preta (preferencialmente) ou azul as respostas da prova objetiva para o cartão-resposta. Este será o único documento válido para efeito de correção. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo(a) candidato(a).

Transcreva a Redação para a folha Oficial de Redação com caneta de tinta preta (preferencialmente) ou azul. A folha de rascunho (que se encontra ao final deste caderno) e as resposta a lápis não serão corrigidas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha oficial de Redação devido a erros ou rasuras cometidos pelo(a) candidato(a).

Você só poderá entregar sua prova e se retirar definitivamente do grupo de realização da prova a partir das 15:00 (Horário oficial de Brasília).

Não será permitido, durante a realização da prova: comunicação entre candidatos, consulta a material didático-pedagógico, porte/uso de armas, relógio (qualquer tipo), boné, óculos escuros, calculadora, telefone celular, MP3, MP4, MP5-player, ipod ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Ao terminar, entregue o caderno de prova, o cartão-resposta e a folha Oficial de Redação.

Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante do rodapé da última folha, o qual poderá ser destacado e levado com você.

No DE INSCRIÇÃO

NOME

POVO INDÍGENA

ASSINATURA

Page 2: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 2

CONHECIMENTOS GERAIS Questão 1 “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”, artigo 231 da Constituição Federal de 1988. Com base nesse artigo, é CORRETO afirmar que: A( ) a União não pode demarcar terra indígena quando ocupada por colonos.

B( ) a Constituição Federal reconhece as línguas indígenas como línguas oficiais do Brasil.

C( ) as terras indígenas são demarcadas pelos estados da federação.

D( ) os índios devem falar a língua portuguesa na escola durante o processo de alfabetização.

E( ) o Brasil reconhece aos indígenas o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

Questão 2 Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. Segundo o parágrafo 1º do artigo 231 da Constituição Federal de 1988, “são terras tradicionalmente ocupadas pelos índios”... ( ) as por eles habitadas em caráter permanente.

( ) as utilizadas para suas atividades produtivas.

( ) as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar.

( ) as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

( ) as compradas pelos índios e suas comunidades. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. A( ) V – V – V – V – F

B( ) F – V – V – F – V

C( ) V – V – F – F – V

D( ) F – F – V – V – F

E( ) V – F – F – V – V

Page 3: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 3

Questão 3 Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério Público tem o dever de defender as populações indígenas no Brasil. Art. 129 – São funções institucionais do Ministério Público: V – defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas; Art. 232 – Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA. A( ) O Ministério Público só acompanha os processos das populações indígenas que já estão em

andamento na justiça federal e que dizem respeito aos conflitos de terra.

B( ) O ministério Público tem a responsabilidade de realizar a demarcação de terras indígenas no Brasil.

C( ) O Ministério Público auxilia e defende os indígenas nas questões relacionadas à educação escolar indígena, à saúde indígena e à demarcação de terras indígenas.

D( ) O Ministério Público tem a função principal de fiscalizar se os indígenas vivem em seus territórios tradicionais.

E( ) O Ministério Público é visto apenas como mais uma instituição que se aproveita das populações indígenas.

Page 4: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 4

Questão 4 O texto da Constituição Federal de 1988 reconheceu aos índios “os direitos originários às terras que tradicionalmente ocupam (...), imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições” (Art. 231). Os gráficos 1 e 2 abaixo, apresentam, respectivamente, a evolução da quantidade de pessoas e do reconhecimento de terras das populações indígenas no estado de Santa Catarina nos últimos anos.

Gráfico 1

0

1000

2000

3000

4000

5000

6000

7000

8000

9000

10000

População 881 1081 1240 1785 4700 5235 6180 8929

1932 1946 1951 1976 1988 1992 1998 2008

Gráfico 2

BRIGHENTI, C.A.; NÖTZOLD, A.L.V. Revista de Ciências Humanas, p. 153-4, vol. 43, n. 1, abril de 2009. Em relação aos dados apresentados nos gráficos, assinale a alternativa CORRETA. A( ) A população indígena não apresentou um aumento significativo desde 1988.

B( ) O aumento populacional está relacionado com o aumento do número de Terras Indígenas reconhecidas.

C( ) De acordo com os gráficos, o texto constitucional de 1988 não contribuiu para a regularização das Terras Indígenas.

D( ) Em 2008 as Terras Indígenas em Santa Catarina somavam 20 ao passo que a população, no mesmo ano, era de 4.700 pessoas.

E( ) A regularização fundiária não é essencial para assegurar às populações indígenas os recursos naturais necessários para a reprodução física e cultural.

Page 5: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 5

Questão 5 Nas comunidades indígenas antes da Constituição Federal de 1988, o objetivo principal da escola era integrar as populações indígenas à sociedade envolvente, nas palavras da Professora Francisca: “A escola indígena no passado tinha um papel civilizatório.”

NOVANTINO, Francisca. As leis na Educação Escolar Indígena. RCNEI (Paresi/MT): Brasília, 2002, p. 65

Assinale a alternativa CORRETA. Um dos meios mais eficazes para atingir esse objetivo foi: A( ) viver em harmonia com as comunidades indígenas, sem discriminação, de forma pacífica e

cordial.

B( ) incentivar os indígenas a utilizar a língua materna para alfabetizar as crianças.

C( ) respeitar as formas de organização social, política e religiosa de cada povo indígena.

D( ) manter as crianças indígenas junto às mães.

E( ) ensinar os alunos indígenas a ler e escrever em português, ficando assim, mais fácil de ensinar outros valores.

Questão 6 No dia 28 de dezembro de 2009, o Presidente da República assinou o Decreto n. 7.056, que reestruturou a FUNAI. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) A FUNAI é responsável pela demarcação das terras indígenas no Brasil.

( ) Nem a FUNAI, criada em 1967, nem o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado em 1910, são órgãos públicos.

( ) O atendimento à saúde indígena é de responsabilidade da FUNAI.

( ) A FUNAI está subordinada diretamente ao Ministério da Justiça.

( ) É responsabilidade da FUNAI a execução da educação escolar indígena. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. A( ) V – V – V – F – F

B( ) F – F – F – V – V

C( ) V – F – V – F – F

D( ) V – F – F – V – F

E( ) F – V – F – F – V

Page 6: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 6

Questão 7 Na legislação indígena, o calendário escolar deve ser específico e diferenciado, no entanto é necessário que garanta 200 dias letivos, sendo direito constitucional à criança e adolescente, indígena ou não. Assinale a alternativa CORRETA. Entende-se por “específico e diferenciado” que: A( ) a palavra “específico” é somente para identificar o calendário das escolas indígenas, que é

diferente do calendário das demais escolas.

B( ) é possível fazer o calendário sem respeitar o mínimo de dias letivos garantidos por lei.

C( ) todas as escolas indígenas do país devem seguir o mesmo calendário escolar especificado pelo Ministério da Educação e Cultura e as Secretarias de Educação.

D( ) deve-se respeitar as necessidades da comunidade onde a escola está inserida, podendo as aulas começarem antes e terminarem depois das demais escolas.

E( ) a palavra “diferenciado” é para que o Sistema identifique se o calendário é de uma escola indígena ou não.

Questão 8 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, no artigo 32, assegura “às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem”. Assinale a alternativa CORRETA em relação aos princípios da Educação Escolar Indígena garantidos em lei. A( ) A Educação Escolar Indígena deverá ser bilíngue, intercultural, comunitária, específica e

diferenciada.

B( ) A Educação Escolar Indígena deverá seguir os mesmos princípios das escolas não indígenas, sem diferenciação.

C( ) Em todas as escolas indígenas, independentemente da etnia, será ensinada a Língua Portuguesa e a Língua Geral como Língua indígena.

D( ) Os princípios para a Educação Escolar Indígena dizem respeito apenas ao Calendário Escolar e ao modo de construir as escolas.

E( ) As crianças e adolescentes indígenas têm direito à alfabetização exclusivamente na Língua Portuguesa.

Page 7: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 7

Questão 9 As plantas sempre foram utilizadas para melhorar e recuperar a saúde das pessoas. Não é diferente com os povos indígenas: os conhecimentos foram passados de uma geração para a outra e foram descobertas melhores técnicas e novos conhecimentos. Em relação à saúde indígena, assinale a alternativa CORRETA. A( ) A medicina tradicional dos pajés e benzedeiras foi totalmente esquecida pelos povos

indígenas.

B( ) Os remédios vendidos nas farmácias convencionais são os que curam qualquer enfermidade enfrentada pelos indígenas.

C( ) A medicina tradicional ajuda no controle da fertilidade e no reforço de habilidades da vida social: ser bom caçador, bom flechador, ter força nas lutas etc.

D( ) Nas comunidades indígenas há um sistema completo de assistência, com postos de saúde equipados, marcação rotineira de consultas e distribuição gratuita de remédios.

E( ) Os remédios tradicionais dos povos indígenas são proibidos pois causam muitos efeitos colaterais.

Questão 10 Com base no parágrafo abaixo, assinale a alternativa CORRETA. Quando falamos da organização social e política de povos indígenas, falamos: da forma de organizar a vida das famílias; das relações de parentesco e de alianças; da economia e de afazeres como plantar, caçar, coletar, pescar e manejar as matas; da maneira de pensar o mundo e de viver no mundo e falamos também da autoridade política. Esses aspectos são parte da cultura indígena. A( ) As instituições políticas dos povos indígenas são iguais.

B( ) Cada povo indígena possui uma organização social e política diferenciada.

C( ) As relações sociais, culturais, políticas e econômicas dos povos indígenas são as mesmas desde a chegada dos primeiros europeus.

D( ) A organização social não tem qualquer relação com as tradições, crenças, valores e línguas dos povos indígenas.

E( ) Os caciques não representam politicamente as suas comunidades.

Page 8: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 8

Questão 11

NOTZOLD, A. L. (Org). Brincando e Conhecendo os indígenas em Santa Catarina. Florianópolis: UFSC/LABHIN, 2007, p. 5. (Adaptação Helena Alpini Rosa).

No mapa estão representados os povos indígenas que vivem em Santa Catarina. Sobre a localização destes povos, assinale a alternativa CORRETA. A( ) Os Xokleng vivem no litoral, os Kaingáng no Alto Vale do Itajaí e os Guarani vivem todos no

Oeste.

B( ) A maioria dos Guarani vivem no Alto Vale do Itajaí, os Kaingáng no litoral e os Xokleng no Oeste do estado.

C( ) Os Kaingáng vivem predominantemente no Oeste, os Xokleng no Alto Vale do Itajaí e os Guarani no litoral do estado.

D( ) Poucas famílias Xokleng vivem no estado de Santa Catarina, a maior parte do povo está espalhada por todo o país.

E( ) Os Guarani vivem somente no oeste do estado de Santa Catarina e se reduzem a uma pequena população.

Page 9: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 9

Questão 12

Marcha e conferência indígena. Brasília: CIMI, 2000. p. 11.

Na imagem acima o indígena Gildo Terena enfrenta a tropa de choque da Polícia Militar do estado da Bahia, na localidade de Santa Cruz Cabrália, no dia 22 de abril de 2000. Nessa ocasião ocorreu também a Primeira Conferência dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil. Sobre esses acontecimentos de abril de 2000, é CORRETO afirmar que: A( ) todos os indígenas presentes em Coroa Vermelha comemoraram os 500 anos de

descobrimento do Brasil se pintando de vermelho.

B( ) a tropa de choque apenas ficou assistindo à marcha indígena.

C( ) o indígena Gildo Terena enfrentou sozinho a tropa de choque porque ele desejava participar da cerimônia do governo brasileiro em Porto Seguro para comemorar os 500 anos de descobrimento.

D( ) uma grande quantidade de indígenas se reuniu na aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália – BA. Na ocasião foram feitas diversas críticas à política indigenista e ocorreu a recusa a comemorar os 500 anos de descobrimento do Brasil com o governo brasileiro.

E( ) no dia 22 de abril de 2000 o governo brasileiro não comemorou os 500 anos por considerar que o Brasil não foi descoberto, mas invadido.

Page 10: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 10

Questão 13

Mapa dos biomas brasileiros

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=169 Acesso em: 16 out. 2010.

Com base no mapa acima e no conceito abaixo, assinale a alternativa CORRETA. De acordo com o IBGE, o “bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria”. Neste sentido, a definição de bioma é dada levando em consideração:

A( ) as espécies ameaçadas de extinção existentes em cada região.

B( ) apenas a localização geográfica de cada bioma.

C( ) os interesses de exploração econômica de cada região.

D( ) a ocupação das florestas por populações indígenas.

E( ) o conjunto de formações ecológicas de uma região, como as plantas, os bichos, o relevo, o clima e a história dos ambientes.

Page 11: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 11

Questão 14

Mapa do Domínio da Mata Atlântica Disponível em: <http://www.rbma.org.br/anuario/mata_02_dma.asp> Acesso em: 15 out. 2010.

Analise o mapa acima e assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Em que regiões do Brasil há presença do Domínio Mata Atlântica? A( ) Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

B( ) Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

C( ) Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

D( ) Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

E( ) Sul, Sudeste, Nordeste e Norte.

Domínio Mata Atlântica

Remanescentes

km 0 400 800

Page 12: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 12

Questão 15 “Do Rio Grande do Sul até o Piauí, diferentes formas de relevo, paisagens, características climáticas diversas e a multiplicidade cultural da população configuram essa imensa faixa territorial do Brasil. No entanto, existe um aspecto comum que dá unidade a toda essa região: o bioma mais rico em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica. Ao todo, são 1.300.000 km2, ou cerca de 15% do território nacional, englobando 17 estados brasileiros, atingindo até o Paraguai e a Argentina. Somado à magnitude destes números, um outro dado modifica a percepção sobre a imensidão desse bioma: cerca de 93% de sua formação original já foi devastado.” Disponível em: <http://www.sosmatatlantica.org.br/> Acesso em: 16 out. 2010.

Em relação à ocupação da Mata Atlântica, assinale a alternativa CORRETA. A( ) É ocupada por diversas populações tradicionais: indígenas, pescadores artesanais,

caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, que defendem a preservação do bioma para a sua sobrevivência.

B( ) Nela vive pequena parte da população brasileira, sendo que desmatamentos e outras agressões ambientais não representam perigo.

C( ) É ocupada apenas por fazendas e latifúndios.

D( ) Pode ser explorada livremente, pois as florestas e a água são recursos naturais renováveis e ilimitados.

E( ) A ocupação por populações tradicionais foi o principal fator que levou à destruição de 93% do bioma.

Page 13: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 13

Questão 16 A Mata de Araucária (Floresta Ombrófila Mista) é uma formação florestal típica da região sul do Brasil, sendo uma das florestas que compõe a Mata Atlântica. Ela é marcada pela predominância da araucária (pinheiro-brasileiro, pinhão), possuindo ainda outros componentes de elevado valor comercial como a erva-mate. Devido a sua intensa exploração, estima-se que atualmente os remanescentes da Mata de Araucária somem apenas cerca de 0,7% da área original, o que a coloca entre as florestas mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. Dentre as principais ameaças à conservação e à recuperação da Mata de Araucária estão o plantio extensivo de espécies exóticas (como pinus e eucalipto, classificadas como contaminantes ambientais muito agressivos), a expansão das monoculturas de soja e milho, o aumento das cidades e a exploração predatória da madeira. MEDEIROS, J. de D.; SAVI, D.; BRITO, B. F. A. de. Seleção de áreas para criação de Unidades de Conservação na Floresta Ombrólia Mista. Biotemas, 18(2): 33-50. Florianópolis: UFSC, 2005.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Plantas como o pinhão e a erva-mate são recursos florestais utilizados pelas populações indígenas com potencial para o uso e a exploração sustentável da Mata Atlântica.

( ) Os desmatamentos, as queimadas e a substituição da vegetação para a agricultura, contribuíram para a quase eliminação da Mata de Araucária.

( ) O reflorestamento com espécies exóticas (pinus e eucalipto) tem contribuído para a destruição dessa importante formação florestal.

( ) A ampliação das zonas urbanas também foi um dos fatores para a destruição da Mata de Araucária.

( ) A exploração predatória de madeira não pode ser reduzida, pois é a única fonte de renda das populações humanas que vivem na Mata Atlântica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A( ) V – V – V – V – F

B( ) V – V – F – V – F

C( ) F – V – V – F – V

D( ) F – F – V – V – F

E( ) V – F – F – V – V Questão 17 A erva-mate, conhecida cientificamente por Ilex paraguariensis, é originária da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas florestas dos três estados do sul do Brasil, no norte da Argentina, no Paraguai e no Uruguai. A erva-mate apresenta grande importância social, cultural e econômica.

Sobre a erva-mate, assinale a alternativa CORRETA. A( ) A erva-mate foi trazida pelos padres jesuítas quando chegaram ao Brasil.

B( ) Devido ao grande consumo não há na Região Sul ervais nativos.

C( ) A erva-mate é uma bebida típica de povos indígenas que habitam a região sul da América do Sul.

D( ) Os povos indígenas no sul da Mata Atlântica não possuem mais o hábito de utilizar a erva-mate na sua dieta alimentar.

E( ) Ao chegar ao Brasil em 1808, a Família Real plantou a primeira muda de erva-mate no sul do Brasil.

Page 14: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 14

Questão 18

Disponível em: <http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero/> Acesso em: 16 out. 2010.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo, cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhões de km2. Esse importante manancial abrange geograficamente quais países? A( ) Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela.

B( ) Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

C( ) Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

D( ) Argentina, Brasil, Paraguai e Peru.

E( ) Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Questão 19 Mata ciliar é o nome dado à vegetação existente nas margens de rios e mananciais, protegendo os cursos da água da erosão e do assoreamento. A principal função da mata ciliar é assegurar a qualidade da água nas Bacias Hidrográficas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da ONG SOS Mata Atlântica, o estado de Santa Catarina vem sendo o campeão de desmatamentos na Mata Atlântica nos últimos dez anos. Em 2008, esse estado recebeu um volume excessivo de chuvas que causou enchentes e deslizamentos de terra. Com relação ao desmatamento das matas ciliares, é CORRETO afirmar que: A( ) a remoção da mata ciliar aumenta o assoreamento e a erosão dos rios e mananciais,

comprometendo a qualidade da água e aumentando o risco de enchentes e inundações.

B( ) a mata da beira dos rios pode ser substituída por espécies exóticas (ex: pinus e eucalipto) de maior valor econômico sem causar danos ao meio ambiente.

C( ) a mata ciliar deve ser retirada para facilitar o acesso dos pescadores à beira dos rios.

D( ) o desmatamento das matas ciliares não compromete a população de peixes.

E( ) o assoreamento dos rios pode facilmente ser resolvido por meio da dragagem dos cursos d’água com maquinário pesado.

Page 15: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 15

Questão 20

“Álvaro Tukano comentou que as crianças devem aprender que, antes da colonização, existiam mais de 1.500 povos indígenas no Brasil. Hoje, conforme informou, há 220 povos que ‘tomam conta da biodiversidade do país’, reunindo cerca de 750 mil índios (segundo dados do IBGE) que falam 180 línguas distintas.

‘– Prestamos um grande serviço ambiental para o Brasil e a humanidade. Quem atrapalha o progresso é a monocultura, a devastação da Amazônia para introduzir gado, a grilagem de terra’, disse ele.”

NARDELLI, Rita. Lei sobre ensino da história e cultura indígenas terá de ser apoiada. Agência Senado: 16 set. 2009.

Em relação às Terras Indígenas e Unidades de Conservação, assinale a alternativa CORRETA. A( ) O manejo indígena não contribuiu para a formação das florestas.

B( ) As áreas ocupadas por populações indígenas estão ameaçadas porque os índios não possuem estratégias próprias para a proteção de seus territórios.

C( ) O protagonismo indígena na gestão ambiental e territorial de suas áreas desempenha papel fundamental na preservação da biodiversidade.

D( ) As Terras Indígenas não prestam grande serviço ambiental para o Brasil.

E( ) A criação de Unidades de Conservação visa a proteção aos recursos naturais, sendo que as Terras Indígenas representam uma grande ameaça à preservação do meio ambiente.

Page 16: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 16

LÍNGUA PORTUGUESA

1

5

10

15

Texto 1

O lobby indígena foi dos mais eficientes durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1988. Levantou mais do que as 30.000 assinaturas necessárias para apresentação de emendas populares e conseguiu fazer passar uma série de leis que protegiam seus direitos a terras de ocupação tradicional. No dia em que a emenda seria oficialmente apresentada, as galerias do Congresso Nacional ficaram repletas de índios com dorsos nus, corpos pintados, cocares enfeitados na cabeça. Era grande a expectativa quando o representante dos povos nativos entrou no salão do Congresso para expor e defender a emenda de lei em questão. Para surpresa geral, apresentou-se impecavelmente vestido, terno, gravata e sapatos caindo-lhe com perfeição. Atravessou solenemente os corredores e chegou à tribuna. Voltou-se para o presidente como se pedisse autorização para começar... mas então, em vez de falar, tomou do bolso uma pequena caixa de tintas e começou a pintar a face com as cores rituais de sua tribo. Tomou os vinte minutos previstos para o seu discurso pintando-se com gravidade. Encarou a audiência ainda em silêncio, o rosto colorido para a guerra, em seu terno impecável. Encerrou sem dizer palavra e retirou-se, pleno de orgulho, deixando para trás uma assembléia extasiada com a eloqüência da sua performance. FERNANDES, Rubem César. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. p. 59.

Questão 21 De acordo com o texto 1, é CORRETO afirmar que: A( ) a plateia não estava interessada no discurso proferido.

B( ) o representante dos povos indígenas proferiu um discurso longo e cansativo.

C( ) a plateia aplaudiu bastante o discurso do representante dos povos indígenas.

D( ) o representante dos povos indígenas surpreendeu a todos.

E( ) o representante dos povos indígenas gritou de alegria. Questão 22 É CORRETO afirmar que a frase “Atravessou solenemente os corredores e chegou à tribuna” (linhas 9-10), pode ser substituída, sem alteração de sentido, por: A( ) Desviou-se, mas chegou ao seu destino, à tribuna.

B( ) Esgueirou-se pelos corredores até alcançar a tribuna.

C( ) Caminhou pelos corredores devagar, conseguindo chegar à tribuna.

D( ) Mudou de posição enquanto andava pelos corredores.

E( ) Percorreu os corredores com pompa e gravidade e chegou à tribuna.

Page 17: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 17

Questão 23 É CORRETO afirmar que, no texto 1, a palavra performance (linha 15) pode ser substituída, sem perda de sentido, por: A( ) mímica

B( ) trejeito

C( ) desempenho

D( ) máscara

E( ) careta Questão 24 Leia com atenção a frase do texto 1 transcrita abaixo: “Encerrou sem dizer palavra e retirou-se, pleno de orgulho, deixando para trás uma assembléia extasiada com a eloqüência da sua performance”. Considerando o uso do pronome sua, é CORRETO afirmar que: A( ) foi utilizado no lugar da expressão “representante dos povos indígenas”.

B( ) acompanha a palavra performance, mas se refere à palavra assembleia.

C( ) foi utilizado para substituir a palavra assembleia, evitando uma repetição.

D( ) indica que a performance pertencia à assembleia e esta estava extasiada.

E( ) acompanha a palavra performance e se refere à performance do representante dos povos indígenas.

Questão 25 Assinale a alternativa CORRETA, na qual a função da palavra em destaque é estabelecer uma relação de oposição entre ideias. A( ) Atravessou solenemente os corredores e chegou à tribuna.

B( ) O lobby indígena foi dos mais eficientes durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

C( ) Voltou-se para o presidente como se pedisse autorização para começar... mas então, em vez de falar, começou a pintar a face com as cores rituais de sua tribo.

D( ) O lobby indígena conseguiu fazer passar uma série de leis que protegiam seus direitos a terras de ocupação tradicional.

E( ) Era grande a expectativa quando o representante dos povos nativos entrou no salão do Congresso.

Page 18: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 18

Questão 26 Considerando o uso das reticências na frase a seguir, assinale a alternativa CORRETA. “Voltou-se para o presidente como se pedisse autorização para começar... mas então, em vez de falar, tomou do bolso uma pequena caixa de tintas e começou a pintar a face com as cores rituais de sua tribo.” A( ) Podem ser substituídas por ponto de interrogação, sem modificar o sentido da frase.

B( ) Indicam a conclusão do pensamento do narrador.

C( ) Foram utilizadas para indicar a citação de parte de outro texto.

D( ) Foram utilizadas para indicar a certeza do narrador sobre a atitude do representante dos povos indígenas.

E( ) Foram utilizadas para indicar a interrupção da frase com a finalidade de sugerir surpresa.

1

5

10

15

20

25

TEXTO 2

Índios, direitos e dívidas

Sílvio Coelho dos Santos Logo após a Páscoa, eis que nosso calendário indica a chegada do Dia do Índio. Certamente, muitos professores vão envolver seus alunos na nova temática. Cartazes, pinturas, desenhos feitos pelos professores e seus alunos têm agora referências a seres humanos e suas culturas. Tendas e aldeias são os temas básicos, tendo como substrato aquilo que se sabe (e que é muito pouco) sobre os índios do Brasil e da América. Em razão da influência do farwest, e da cultura cinematográfica, a visão que é passada para os estudantes tem como foco dominante os índios americanos. Sobre o dia-a-dia dos índios brasileiros, inclusive daqueles que vivem em nossas cidades, pouco ou nada se comenta. Muito menos, a sua trajetória como povos minoritários, oprimidos por nossa sociedade, senhores de direitos sempre negados e titulares de muitas dívidas continuamente relegadas pelas autoridades. [...] Parece-me que no dia-a-dia escolar prevalecem as visões estereotipadas presentes em nossa sociedade dominante. Assim, também nas prefeituras e nas administrações regionais o tema índio quase sempre não está nas agendas e, quando presente, aparece como secundário. Os conflitos locais em relação ao domínio das terras que lhes pertencem em diferentes regiões têm renovado os discursos coloniais sobre os índios e suas culturas por parte de administradores, políticos, empresários e formadores de opinião. A exteriorização de preconceitos é a tônica, demonstrando que estamos longe de constituir uma sociedade multiétnica e pluricultural, centrada na tolerância. [...] A intolerância e o preconceito precisam ser combatidos, a partir da melhor compreensão das perversas relações mantidas pela sociedade dominante. As escolas têm nesse sentido um papel altamente estratégico, e para tanto é necessário que os próprios professores construam, a partir da autocrítica, novos olhares focalizando os direitos dos indígenas e nossas dívidas, passadas e presentes.

Fragmento de Artigo de opinião, publicado no Jornal A Notícia, em 19.04.2006.

Disponível em: <http://www.agecom.ufsc.br/index.php?secao=arq&id=3780>

Page 19: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 19

Questão 27

De acordo com a opinião do autor do texto 2, é CORRETO afirmar que: A( ) a intolerância e o preconceito em relação aos indígenas precisam ser combatidos.

B( ) todo dia é dia de índio.

C( ) em abril, os indígenas são lembrados no cinema.

D( ) é preciso impedir a demarcação das terras indígenas.

E( ) os professores devem fazer cartazes. Questão 28

No texto 2, o autor declara que “as escolas têm nesse sentido um papel altamente estratégico [...]”, (linhas 22-23). Com base no texto, é CORRETO afirmar que as escolas: A( ) são muito perigosas para os professores que defendem os índios.

B( ) têm grande importância para a causa indígena.

C( ) tornam-se menos eficazes na luta indígena.

D( ) são indiferentes ao dia-a-dia das comunidades urbanas.

E( ) têm pouco significado para os alunos indígenas. Questão 29

Com base no texto 2, é CORRETO afirmar que: A( ) a situação dos índios brasileiros é pouco conhecida.

B( ) o grande interesse pelos indígenas leva os alunos a fazerem desenhos e cartazes.

C( ) todos gostam dos índios do cinema americano, mas conhecem melhor a realidade dos índios brasileiros.

D( ) os políticos manifestam-se sempre favoravelmente aos indígenas.

E( ) a temática indígena é muito apreciada por todos os moradores da cidade. Questão 30 Assinale a alternativa CORRETA, na qual a função da vírgula é separar elementos de uma enumeração. A( ) “Logo após a Páscoa, eis que nosso calendário indica a chegada do Dia do Índio”.

B( ) “O tema índio quase sempre não está nas agendas e, quando presente, aparece como secundário”.

C( ) “Cartazes, pinturas, desenhos feitos pelos professores e seus alunos têm agora referências a seres humanos e suas culturas”.

D( ) “Certamente, muitos professores vão envolver seus alunos na nova temática”.

E( ) “Sobre o dia-a-dia dos índios brasileiros, inclusive daqueles que vivem em nossas cidades, pouco ou nada se comenta”.

Page 20: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 20

REDAÇÃO

I N S T R U Ç Õ E S Leia e observe atentamente as propostas 1 e 2. Escolha a proposta sobre a qual você gostaria de escrever. Escreva o texto na língua indígena que registrou na sua inscrição. Só utilize expressões em português quando necessário. Não será exigido número mínimo de linhas. Não se esqueça de dar título ao seu texto. Use caneta com tinta preta ou azul para transcrever seu texto do rascunho para a folha oficial de redação. Escreva o texto com letra legível. Não serão corrigidas redações escritas a lápis, nem redações na folha de rascunho. Não escreva o seu nome e nem assine a folha oficial de redação. Não faça nenhuma marca ou desenho na folha oficial de redação.

PROPOSTA 1 Escreva um texto relatando a sua experiência de professor ou aluno na escola da

comunidade/aldeia.

PROPOSTA 2

Escreva um texto relatando como é a aldeia em que você mora com relação aos aspectos físicos

e ambientais.

Page 21: VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENASvestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas/prova_ind.pdf · Segundo a Constituição Federal de 1988, nos dois artigos abaixo, o Ministério

VESTIBULAR-UFSC/2011/LICENCIATURAS INDÍGENAS UFSC/PROLIND/SECAD/MEC 21

FOLHA DE RASCUNHO – REDAÇÃO

ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO!

TÍTULO

TRANSCREVA A REDAÇÃO DESTE RASCUNHO PARA A FOLHA OFICIAL DA REDAÇÃO

GRADE DE RESPOSTAS (Somente esta parte poderá ser destacada)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30