vestibular

11
NOME: _________________________________________________ CARTEIRA Nº_____________________________________________ Este caderno será liberado somente das 18h15 às 19h. BIOLÓGICAS 01 de DEZEMBRO de 2008 - TARDE Conteúdo: 23 QUESTÕES Início: 14h DURAÇÃO DA PROVA: 3H

Upload: paulo-gil

Post on 30-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

questões quimica fisica

TRANSCRIPT

NOME: _________________________________________________

CARTEIRA Nº_____________________________________________

Este caderno será liberado somente das 18h15 às 19h.

BIOLÓGICAS01 de DEZEMBRO de 2008 - TARDE

Conteúdo:23 QUESTÕES

Início: 14hDURAÇÃO DA PROVA: 3H

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 1 Prova A

BIOLOGIA

01. Analise os processos A, B e C, conforme esquema abaixo, relacionados aos eventos celulares de síntese de DNA, RNA e proteínas. Sobre tais processos, é correto afirmar:

(001) O processo A corresponde à tradução. (002) O processo B corresponde à replicação (duplicação). (004) O processo C corresponde à tradução. (008) O processo B corresponde à transcrição. (016) O processo A corresponde à replicação (duplicação). (032) O processo C corresponde à transcrição.

02. Com relação ao tecido epitelial, é correto afirmar: (001) O tecido epitelial é caracterizado por conter grande quantidade de matriz extracelular (material

intercelular), com pouca justaposição entre as células. (002) O estômago é revestido internamente por tecido epitelial classificado como simples prismático. (004) A nutrição do tecido epitelial é realizada por sua rica vascularização sanguínea. (008) As glândulas sebáceas, salivares e sudoríparas, as quais apresentam origem epitelial, são

exemplos de glândulas exócrinas. (016) A derme é constituída por tecido epitelial e forma uma das camadas da pele. (032) O epitélio de revestimento interno dos vasos sanguíneos é denominado endotélio.

03. O padrão fenotípico da pelagem de coelhos é determinado por uma série de 4 alelos (alelos múltiplos), como demonstrado na tabela abaixo:

Alelo Fenótipo C Aguti

cch Chinchila

ch Himalaia

ca Albino

Com relação à escala de dominância, o alelo C é dominante sobre todos os outros alelos; o alelo cch é dominante sobre o alelo ch e o alelo ca. Por sua vez, o alelo ch é dominante sobre o alelo ca. Em função dos genótipos de cada casal de coelhos, analise os cruzamentos propostos e assinale a(s) alternativa(s) que indica(m) a(s) possibilidade(s) correta(s).

(001) Do cruzamento chch X caca, espera-se que 75% dos descendentes sejam Himalaias. (002) Do cruzamento cchcch X chca, espera-se que 25% dos descendentes sejam Albinos. (004) Do cruzamento chca X caca, espera-se que 50% dos descendentes sejam Himalaias. (008) Do cruzamento Ccch X caca, espera-se que 25% dos descendentes sejam Albinos. (016) Do cruzamento cchca X cchca, espera-se que 75% dos descendentes sejam Chinchilas. (032) Do cruzamento CC X cchcch, espera-se que 100% dos descendentes sejam Agutis.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 2 Prova A

04. As vitaminas podem ser classificadas, quanto à solubilidade, em hidrossolúveis ou lipossolúveis. Considerando tal classificação e observando que as deficiências vitamínicas, ou seja, as hipoavitaminoses ou avitaminoses, podem causar doenças, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (001) A deficiência de vitamina B1 (tiamina), classificada como hidrossolúvel, causa o beribéri. (002) A pelagra é causada pela deficiência de vitamina E (tocoferol), classificada como hidrossolúvel. (004) O escorbuto é causado pela deficiência de vitamina B9 (ácido fólico), classificada como

lipossolúvel. (008) A vitamina A (retinol), classificada como hidrossolúvel, previne a anemia perniciosa. (016) A deficiência de vitamina D (calciferol), classificada como lipossolúvel, causa o raquitismo. (032) A vitamina C (ácido ascórbico), classificada como lipossolúvel, previne a cegueira noturna.

05. Cada espécie animal apresenta um número determinado de cromossomos. Nesse sentido, o homem, o bovino e o eqüino apresentam número haplóide de 23, 30 e 32 cromossomos, respectivamente. Com relação ao número normal de cromossomos, autossomos e sexuais, de gametas (haplóides) e células somáticas (diplóides), assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (001) Uma célula epitelial eqüina apresenta 62 cromossomos autossomos e 2 sexuais. (002) Um neurônio bovino apresenta 1 cromossomo sexual e 59 autossomos. (004) Um leucócito humano apresenta 44 cromossomos autossomos e 2 sexuais. (008) Um espermatozóide eqüino apresenta 2 cromossomos sexuais e 30 autossomos. (016) Um óvulo humano apresenta 2 cromossomos sexuais e 21 autossomos. (032) Um espermatozóide bovino apresenta 29 cromossomos autossomos e 1 sexual.

06. Assinale a(s) alternativa(s) que indica(m) doenças, nos seres humanos, causadas por bactérias. (001) Rubéola e Catapora. (002) Cólera e Botulismo. (004) Febre Tifóide e Difteria. (008) Mononucleose e Poliomielite. (016) Sífilis e Hanseníase. (032) Dengue e Febre Amarela.

07. Com relação aos protozoários que afetam a população brasileira, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): (001) A doença de Chagas, nome adotado em homenagem ao pesquisador Carlos Chagas, é causada

pelo protozoário Trypanosoma cruzi. (002) A Amebíase (Disenteria Amebiana) e a Giardíase são causadas, respectivamente, pela

Entomoeba histolytica e pela Giardia lamblia, sendo a transmissão para o ser humano, de ambas as doenças, causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por cistos desses protozoários.

(004) A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), conhecida por calazar, é causada pelo protozoário Leishmania chagasi.

(008) A Malária é causada por protozoário do gênero Plasmodium do qual existem três espécies encontradas no Brasil: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum.

(016) A transmissão da Toxoplasmose, causada pelo Toxoplasma gondii, é realizada por um mosquito do gênero Anopheles, conhecido popularmente como mosquito-prego.

(032) A Malária é transmitida por um mosquito do gênero Lutzomyia (flebótomos), denominado popularmente mosquito-palha.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 3 Prova A

08. “Cientistas dos institutos Adolfo Lutz e Butantan isolam, a partir das toxinas da pele do sapo-cururu, dois esteróides capazes de matar o parasita causador da leishmaniose, cujos casos estão aumentando no Brasil. Uma das moléculas também é eficaz contra a doença de Chagas.”

(Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/9276/especiais/esteroide-anfibio.htm).

Sobre o anfíbio citado na notícia acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

(001) Estão incluídos no grupo natural Anura. (002) Respiram pela pele e através dos pulmões. (004) O coração de um adulto apresenta dois ventrículos e um átrio e nele não ocorre mistura do

sangue venoso com o arterial. (008) As toxinas da pele são geralmente associadas a uma estrutura inoculadora de veneno

semelhante aos dentes de uma cobra. (016) A cauda está ausente em todas as fases do ciclo de vida. (032) A dieta de um adulto é composta principalmente por itens com baixa quantidade de proteínas,

como algas e musgos.

09. “O mexilhão-dourado tem causado certo pânico entre a comunidade científica e empresários, principalmente do setor elétrico. (...) O prejuízo, tanto ambiental como econômico, será incalculável se medidas de controle da dispersão não forem tomadas. Este informativo tem o objetivo de deixar a sociedade esclarecida sobre a ocorrência no mexilhão-dourado para que a mesma possa ajudar no controle da dispersão. O mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) é um bivalve da família Mytilidae de no máximo 4cm de comprimento. (...). O mexilhão-dourado foi registrado no rio Miranda recentemente, em 2003, e foi observado até a altura do Passo do Lontra. Provavelmente veio do rio Paraguai e chegou ao Miranda, incrustado nos cascos das embarcações, em plantas e equipamentos de pesca (adultos) ou dentro de reservatórios de água (larvas) abastecidos no rio Paraguai. Outra forma de dispersão é através de barcos transportados em rebocadores via terrestre pela BR 262. Larvas e adultos do mexilhão-dourado podem ficar em plantas e água, no motor e dentro do barco, e na vegetação presa ao reboque. Estima-se que o mexilhão-dourado pode sobreviver até 7 dias fora do seu ambiente natural.”

(Fonte: http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=159).

Sobre o mexilhão-dourado, é correto afirmar: (001) Como a maioria dos moluscos, possui no estágio imaturo uma larva trocófora. (002) A troca gasosa é realizada por brânquias. (004) São predadores ativos apresentando uma cabeça e uma rádula bem desenvolvidas. (008) São identificados por apresentar uma concha de carbonato de cálcio espiralada. (016) O adulto pode-se fixar no substrato (casco das embarcações, plantas, equipamento de pesca,

etc) por meio de uma estrutura filamentosa denominada bisso. (032) São moluscos bivalves, os bivalves podem ser encontrados em águas marinhas e continentais.

10. Denomina-se sistema excretor o conjunto de órgãos responsáveis, num organismo, pela manutenção do meio interno, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. Os resíduos nitrogenados, que podem ser formados, são amônia, uréia e ácido úrico.

São exemplos de animais que excretam amônia, uréia e ácido úrico, respectivamente:

(001) sapo, grilo, tubarão. (002) anêmona-do-mar, cavalo e formiga. (004) peixe, crocodilo e rato. (008) mexilhão, cão e urubu. (016) homem, polvo e minhoca. (032) água-viva, porco e escorpião.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 4 Prova A

11. Observe a figura abaixo que representa uma teia alimentar em um corpo d´água, e em seguida analise as proposições e assinale a(s) correta(s).

1 - plantas 2 - fitoplâncton 3 - zooplâncton 4 - caramujo 5 - larva de inseto 6 - peixe 7 - peixe 8 - tartaruga 9 - sapo 10 - garça

(Disponível em http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/fig16.JPG)

(001) Não há consumidores primários. (002) A garça pode ser considerada um consumidor terciário. (004) Na ilustração, o peixe (6) é um consumidor primário e o peixe (7) é um consumidor secundário. (008) Essa teia alimentar não tem limite nos níveis de consumidores. (016) Os consumidores secundários são a tartaruga, o peixe (7), o sapo e a garça. (032) A extinção do sapo ocasiona a extinção da garça por falta de recurso alimentar.

12. Várias espécies de roedores silvestres foram infectadas por uma virose, causando a morte de centenas de indivíduos. Na carcaça desses roedores, há compostos nitrogenados. Sobre o destino desses compostos nitrogenados no meio ambiente, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (001) Os compostos nitrogenados do corpo dos roedores são transformados em amônia por ação de

fungos e bactérias decompositores. (002) A amônia é transformada em nitrito por ação de enzimas digestivas de minhocas que se

alimentam de amônia e excretam nitrito. (004) O nitrito é transformado em nitrato por bactérias quimiossintetizantes do gênero Nitrobacter. (008) O nitrato é um dos compostos nitrogenados que podem ser assimilados pelas raízes das plantas. (016) O nitrato absorvido pelas raízes das plantas transforma-se novamente em amônia e é consumido

por animais pastadores. (032) A amônia, formada por ação de fungos e bactérias decompositoras, pode ser transformada em

nitrogênio por bactérias desnitrificantes e retornar à atmosfera.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 5 Prova A

13. Alguns estudantes realizaram um experimento para testar o sistema reprodutivo de determinada espécie vegetal, que possui flores hermafroditas. Com essa finalidade, eles procederam da seguinte maneira: para cada tratamento foram utilizadas 500 flores. No tratamento I, as flores foram usadas como testemunhas, não recebendo nenhuma intervenção por parte dos estudantes; no tratamento II, as flores foram polinizadas manualmente com pólen proveniente da mesma flor (autopolinização) e protegidas posteriormente; no tratamento III, as flores foram inicialmente emasculadas (remoção das anteras), polinizadas com o pólen proveniente de flores diferentes da mesma espécie e, posteriormente, protegidas; no tratamento IV, as flores foram emasculadas (remoção das anteras) e, posteriormente, protegidas, evitando-se assim o processo de polinização. Os resultados obtidos podem ser visualizados no gráfico abaixo:

I II III IV

tratamentos

núm

ero

de fr

utos

e s

emen

tes

número total desementes produzidasnúmero sementesinviáveisnúmero de frutosproduzidos

Analisando-se o gráfico, é correto afirmar:

(001) A planta possui mecanismo que impede a autofecundação. (002) A planta possui mecanismo que impede a polinização cruzada. (004) A planta não apresenta frutos partenocárpicos. (008) O sucesso reprodutivo é maior nas plantas com polinização cruzada em relação à

autopolinização. (016) As plantas só se reproduzem através da polinização cruzada. (032) As plantas reproduzem-se tanto através da polinização cruzada como por autofecundação.

14. Os vegetais apresentam diferentes tipos de adaptações relacionadas ao ambiente que ocupam. Com relação a essas adaptações, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (001) Os pneumatóforos protegem a planta contra ataque de microorganismos. (002) As lenticelas favorecem as trocas gasosas. (004) As gavinhas auxiliam no processo de fotossíntese (008) Os espinhos tem função de proteção. (016) Os haustórios servem para fixação na planta hospedeira. (032) As raízes escoras auxiliam na sustentação da planta.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 6 Prova A

15. O gráfico abaixo mostra a saturação luminosa para duas espécies vegetais (1) e (2) que estão no mesmo ambiente:

Sobre esse gráfico, é correto afirmar:

(001) A taxa fotossintética é igual em ambas as espécies. (002) A espécie 1 é umbrófila (de sombra). (004) A espécie 1 é heliófila (de sol). (008) A espécie 2 é umbrófila (de sombra). (016) A saturação luminosa é variável entre as espécies. (032) A saturação luminosa é a mesma para as duas espécies.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 7 Prova A

QUÍMICA

16. “O Brasil tem vantagens acentuadas na produção de etanol de primeira geração, feito a partir da fermentação da sacarose, mas há vários desafios que precisamos vencer para melhorar sua produtividade... Também há oportunidades importantes de desenvolvimento tecnológico do etanol de segunda geração, produzido a partir da celulose...”.

(Revista Pesquisa FAPESP, julho de 2008).

A obtenção de etanol, a partir de sacarose (açúcar) por fermentação, pode ser representada pela seguinte equação não balanceada:

C12H22O11(s) + H2O(l) ↔ C2H5OH(l) + CO2(g)

Considerando-se que o processo tenha rendimento de 75% e que o etanol seja anidro (puro), calcule a massa, em toneladas (t), de açúcar necessária para produzir um volume de 402,5 m3 de etanol.

(Dados: Densidade do etanol = 0,8 t/m3; Massa molar da sacarose = 342g/mol; Massa molar do etanol = 46 g/mol).

17. Reações de deslocamento, ou simples troca, ocorrem à medida que uma substância mais reativa entra em contato com outra menos reativa. Como exemplo desse tipo de reação química, temos o alumínio metálico que, na presença de cloreto de cobre (II), produz cloreto de alumínio e cobre metálico. A respeito desse processo, analise as proposições e assinale a(s) correta(s). (001) O alumínio é o agente oxidante. (002) O cobre é o agente oxidante. (004) O alumínio sofre oxidação. (008) O alumínio é o anodo dessa pilha. (016) A equação balanceada da reação é: Al0 + CuCl3 → AlCl3 + Cu0. (032) A semi-reação de oxidação é: Al0 → Al3+ + 3 e-.

18. A classificação periódica dos elementos, proposta por Mendeleev, em conjunto com a periodicidade, proposta por Moseley, resultam numa tabela que oferece uma grande quantidade de informações a respeito das propriedades físicas e químicas dos elementos e seus compostos, servindo de base para a compreensão das ligações químicas. De acordo com as informações contidas na tabela periódica, analise as afirmações abaixo e assinale a(s) correta(s). (001) Os elementos químicos são organizados em ordem crescente de suas massas atômicas. (002) Os elementos que formam a família 1A possuem elétrons de valência com configuração ns1. (004) Os elementos representativos, pertencentes ao terceiro período da tabela periódica têm seus

elétrons distribuídos em quatro camadas. (008) O raio atômico, num grupo, aumenta com o aumento do número atômico. (016) Os elétrons de maior energia de um elemento do grupo 6A, pertencente ao quarto período, têm

configuração 4p4.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 8 Prova A

19. Por mais que não observemos, em nossas atividades diárias, a todo momento estamos às voltas com processos de natureza física ou química. Analise as proposições e assinale a(s) que indica(m) a ocorrência de reações químicas. (001) Formação de um precipitado. (002) Mudança de coloração. (004) Desprendimento de gases. (008) Variação de temperatura. (016) Variação de massa. (032) Propagação de energia luminosa.

20. Na separação e na identificação de cátions, através do método clássico de análise, utiliza-se, para determinação de crômio, solução de hidróxido de sódio 20%(m/v). Considerando-se 100mL dessa solução, avalie as proposições abaixo e assinale a(s) correta(s).

(Dados: Massas Molares (g/mol): Na = 23, O = 16, H = 1).

(001) A concentração dessa solução é de 5 mol/L. (002) Se a pureza do NaOH, utilizado no preparo da solução, for de 91%, serão necessários 18,2g

dessa base para preparar a solução. (004) Para preparar 100mL de solução 1,0mol/L de NaOH, a partir da solução 20% (m/v), são

necessários 20mL da solução inicial. (008) O pH da solução 1,0mol/L de NaOH é igual a 14. (016) Para neutralizar 10mL da solução 1,0mol/L de NaOH são necessários 10mL de solução 1,0mol/L

de H2SO4.

21. “O resveratrol (figura abaixo), uma substância encontrada no vinho tinto e no suco de uva e apontada em estudos científicos como auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas e endócrinas, foi recentemente encontrado na raiz de uma planta chamada de azeda, que possui maior quantidade da substância que o vinho e cujo nome científico os pesquisadores preferem não revelar. Com a produção de um medicamento contendo maiores concentrações de resveratrol, previsto para 2013, ficará mais fácil absorver essa substância uma vez que são necessárias várias taças de vinho ou de suco para se obter uma boa quantidade de resveratrol”.

(Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br, adaptado).

Analise as afirmações abaixo, a respeito da molécula do resveratrol, e assinale a(s) correta(s).

(001) Possui ligações σ (sp3-sp3) e π (sp2-sp2) entre carbonos.

(002) Pertence à função fenol. (004) Apresenta isomeria cis-trans. (008) É uma cadeia heterogênea. (016) Trata-se de um álcool de cadeia fechada. (032) Por se tratar de produto natural, não pode ser sintetizado em laboratório.

Biológicas/Tarde - Biologia e Química Página 9 Prova A

22. Sabendo-se que o número de Avogadro é igual a 6,02 × 1023 e dadas as massas atômicas dos elementos químicos em g/mol: C=12, O=16, H=1, N=14, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (001) A cafeína é um alcalóide estimulante do sistema nervoso central, encontrado nos grãos de café,

nas folhas de certos tipos de chá e em refrigerantes à base de cola. Sabendo-se que 60mL de café de coador possui 44,4mg de cafeína cuja fórmula molecular é C8H10N4O2, a quantidade de mols de moléculas de cafeína presentes em uma xícara de 100 mL de café comum será de 3,8x10-4 mols.

(002) A creatina, de fórmula molecular C4H9N3O2, é uma substância comumente ingerida pelos freqüentadores de academias de musculação, pois é derivada de um aminoácido presente nas células musculares e serve para repor energia quando há fadiga muscular. Em 1kg de creatina, haverá aproximadamente 7,63mols e 4,59x1024 moléculas.

(004) Considerando-se que a dose diária recomendada de vitamina C (C6H8O6) é de aproximadamente 70mg, quando uma pessoa ingere essa massa de vitamina C, significa que o número de átomos de carbono ingeridos foi de, aproximadamente, 2,39x1023 átomos de carbono.

(008) Feromônios são hormônios sexuais secretados pelas fêmeas de muitos insetos. Normalmente, a quantidade secretada é de aproximadamente 1x10­12g. O número de moléculas existentes nessa massa de feromônio de fórmula molecular C19H38O é de cerca de 4,3x1015.

(016) Num dado maço de cigarros, consta a informação de que o produto contém milhares de substâncias tóxicas, entre elas a nicotina (C10H14N2), com 0,65mg dessa substância por unidade. Sabe-se que a dependência do cigarro se deve à presença da nicotina, e o teor dessa substância refere-se à fumaça gerada pela queima de um cigarro. A quantidade em mol de moléculas de nicotina presentes na fumaça de um cigarro desse maço é de cerca de 4x10-6 mol.

23. “Desde a implantação da Lei Federal 11.705 – também conhecida como Lei Seca – publicada em 20 de junho deste ano no Diário Oficial da União (DOU) – que aumenta punições a motoristas que dirigem, depois de consumir bebidas alcoólicas, os resultados em relação ao número de acidentes de trânsito no país envolvendo o quesito álcool mais direção, diminuíram. Em Mato Grosso do Sul as estatísticas também contribuem para esta nova realidade. Dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), apontam que em apenas 10 dias em vigor – de 20 a 30 de junho –, a nova lei reduziu em 32,4% o número de vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros”.

(Fonte: CONASS, set/2008,adaptado).

Sabendo-se que a graduação alcoólica, que é indicada nos rótulos das bebidas, é descrita em graus Gay-Lussac (°GL), que corresponde, em percentual, ao volume de álcool presente por volume de solução; que a massa molar do álcool etílico é de 46gmol-1; que a densidade do álcool etílico é igual a 0,80gmL-1, e considerando que a maioria das cervejas, em geral, tem graduação igual a 4,5°GL, analise as proposições abaixo e assinale a(s) correta(s)

(001) A concentração em quantidade de matéria (molL-1) de álcool etílico, em uma solução aquosa com 4,5% em volume do álcool, é de aproximadamente 0,78molL-1.

(002) A concentração em massa por litro (gL-1) de álcool etílico, em uma solução aquosa com 4,5% em volume do álcool, é de aproximadamente 36gL-1.

(004) Considerando-se que o volume de sangue, em um indivíduo de 80kg, seja de aproximadamente 6L, ao ingerir 100mL de uma cerveja com 4,5°GL, esse indivíduo terá em sua corrente sanguínea cerca de 600mg de álcool etílico por litro.

(008) 100mL de cerveja contém 4,5g de álcool etílico. (016) Metoximetano é um isômero funcional do etanol.

LEIA AS INSTRUÇÕES

Qualquer erro, solicite a correção ao fiscal .

todas as questõesQualquer reclamação só será aceita durante os quinze minutos iniciais da prova.

preencha o círculo correspondente à suaprova

a) seis

i)

ii)

b).

1. Confira, na etiqueta colada na carteira, os seus dados cadastrais.

2. Não manuseie este caderno e o cartão-resposta até receber a autorização.

3. Verifique se esta prova corresponde à área de sua opção.

4. Ao receber a autorização, verifique, neste caderno, se constam e se há imperfeição gráficaque cause dúvidas.

5. No cartão-resposta, confira o seu nome e o número da carteira;e assine no local indicado. Verifique se há imperfeição gráfica ou marcações indevidas no campo

destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

6. Este caderno contém questões de proposições múltiplas e(ou) abertas:cada questão de proposição múltipla, contém, no máximo, proposições identificadas pelos números001, 002, 004, 008, 016 e 032; a resposta à questão será o resultado numérico que representa a soma dosnúmeros associados às proposições corretas em relação ao enunciado da questão.

Caso verifique que:somente uma proposição é correta em relação ao enunciado da questão, marque, no cartão-resposta, onúmero associado à proposição;nenhuma proposição é correta em relação ao enunciado da questão, marque, no , trêszeros (000).

Nessas questões, é admitido o acerto parcial, desde que não se inclua qualquer alternativa incorreta emrelação ao enunciado da questão; a pontuação, nesse caso, é assim calculada: A/C, onde A representa onúmero de proposições corretas assinaladas, e C o total de proposições corretas;

as questões abertas contêm problemas que admitem soluções inteiras, variando entre 000 e 999, incluindoesses valores

No cartão-resposta, em cada questão, devem ser preenchidos três círculos, da esquerda para a direita,correspondendo, respectivamente, aos algarismos da centena, da dezena e da unidade.

8.Você somente poderá deixar este recinto 2 horas após o início da prova.

cartão-resposta

7. Não faça rasuras, não dobre, não amasse e não manche o cartão-resposta. Preencha-o corretamente, porqueele não será substituído, exceto em caso de imperfeição gráfica. Responda a todas as questões.

9. Processo SeletivoVocê será excluído do caso:a) deixe de assinalar, no cartão-resposta, a letra correspondente à sua prova;b) utilize, durante a realização da prova, máquinas e/ou relógios de calcular, rádios gravadores, ,

telefones celulares, chapéus/bonés ou similares, bem como fontes de consulta de qualquer espécie;c) deixe a sala em que se realiza esta prova levando consigo este caderno e(ou) o cartão-resposta;d) comunique-se com outros candidatos ou efetue empréstimos;e) pratique atos contrários às normas e(ou) à disciplina.

headphones