verminoses

14
VERMINOSES

Upload: leonardo-coutinho

Post on 20-Jul-2015

647 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Verminoses

VERMINOSES

Page 2: Verminoses

Situação de Aprendizagem

VerminosesHabilidades:• H31-Identificar as medidas para prevenir verminoses comuns entre os brasileiros,tais como

esquistossomose,teníase e cisticercose.(GI)

• H33-Associar a promoção da saúde individual e coletiva à responsabilidade conjunta dos indivíduos e dos poderes públicos.(GII)

• H36 –Julgar a pertinência das medidas profiláticas contra verminoses comuns entre os brasileiros,tais como a ascaridíase, o amarelão, a esquistossomose e a teníase,com base na análise de ilustrações sobre os ciclos de cada doença.(GIII)

• Tempo previsto: 8 aulas

• Estratégias de ensino:Leitura e análise de texto, discussão coletiva,pesquisa orientada,produção de tabela e interpretação de infográficos.

• Recursos:materiais de pesquisa,livro didático,caderno do aluno

Page 3: Verminoses

Etapa 1

Sensibilização-Leitura e Análise de texto• Fazer a leitura do texto projetado:

• Após a leitura do texto perguntar sobre:

• -As características do personagem

• -Como eram seus hábitos de higiene

• - Jeca tatuzinho era uma pessoa saudável?

• - O que o médico disse que ele tinha?

• - O que são os micróbios?

Page 4: Verminoses

JECA TATUZINHO

DE MONTEIRO LOBATO

Adaptação de Maria R. do Amaral

Tema: Higiene, Saúde e Trabalho

Page 5: Verminoses

Jeca morava no sitio. Era solteirão, por isso vivia só. Não totalmente, porque tinha um cãopreto, sempre por perto. O apelido de Jeca Tatu advém da maneira como vivia. Caipiraassumido e sempre muito sujo. Daí o TATU que é um animal que vive em buracos na terra

Morava em uma tapera cheia de buracos, onde a lua faz clarão. Também nãoconsertava nada. No quintal só se viam um frangainho magricela, um patinhosem mãe e uma leitoazinha que corria por todos os lados em busca de algumacomida.

Jeca, de cócoras, no quintal tomava sol. Não calçava, pois não tinhasapatos. Um chapéu de palhas, camisa xadrez e uma calça surrada.

Plantar? Qual o que. Tinha muita preguiça. Meia dúzia de covas para o plantio domilho, e já entregava a rapadura. Buscar lenha no mato, era outra dificuldade. Vinhasempre com uns poucos gravetos nas costas.

Page 6: Verminoses

O melhor era descansar. Deitava-se em baixo de una árvore e ferrava no sono. O

cãozinho aderira a vida e o caráter do dono. Estirado nas pernas do Jeca dormia a

sono solto.

Ah! Mais a marvada da pinga, estava sempre por perto. Era o que atrapalhava e

muito.

Um dia passou por ali um médico que ao ver o Jeca, naquele estado de penúria, eamarelo de tanta debilidade física, compadeceu-se dele e pediu para que mostrasse alíngua. Logo em seguida disse; Você esta com a língua muito suja. Com certeza estácom estômago e intestinos em mau estado. Venha á cidade em meu consultório, quevou providenciar uns exames e ver como está sua saúde.

Jeca foi ao consultório do Doutor e depois e feito alguns exames, o médico concluiuque ele precisava fazer um bom tratamento, alimentar-se melhor e deixar a cachaça.

Page 7: Verminoses

Além do mais, você precisava andar calçado, pois pela sola dos pés, é que passam osmicróbios que danificam a sua saúde. Mostrou através de uma lente de aumento a açãodos micróbios. Jeca ficou abismado com o que ficou sabendo. Até o cãozinho preto docaipira estava de testemunha do que o doutor falava.

Na volta para casa, Jeca passou na farmácia e já mandou aviar a receita Eram algumasvitaminas e Biotônico Fontoura um fortificante porreta. Comprou também algumasfrutas e legumes ovos e leite, passando a se tratar melhor.

E não deu outra. O nosso Jeca começou a ficar forte e passando a mão em ummachado, cortava lenha em abundância. Depois quando ia ao mato buscarlenha, trazia um belo feixe na cabeça Começou a tomar gosto pela coisa e a suaplantação de milho, feijão e mandioca começou a produzir.

Page 8: Verminoses

Saia para caçar e não tinha medo de nada. Ouvia a onça rugir e enfrentava a danada comsocos e queda de braços. As feras corriam logo, embrenhavam-se pelo mato e Jeca ficavavitorioso no confronto. Sua fama alastrou-se na redondeza.

Ficou gordo e bonitão. Arrumou até casamento.Fez uma casa maior e bem feita, com varanda e tudo mais. Andava de chapelão e botas.Teve filhos que ele também não deixava que andassem descalços. Pois sabia agoraquanto vale a saúde.Tão compenetrado era, com respeito a isso, que até seus porcos e galinhas, tinhambotinas.

Criava porcos em pocilgas bem construídas e duas vezes por ano, levava-os em seucaminhãoPara vende-los no mercado da cidade. Comprou mais terras e formou uma pequena

fazenda a quem deu o nome de Fazenda Feliz.

A sua vida, ficou totalmente modificada e para muito melhor. Tinha telefone, e uma TVque via á noite, sentado em uma cadeira de balanço.A sua casa era bem arrumada, com um relógio que batia as horas. Em fim, o nosso

antigo caipira, era hoje homem de negócios e aos domingos, ia á cidade, cavalgando umbelo cavalo alazão, soltando boas baforadas de seu charuto.

Conclusão: O Jeca de outros tempos, agora transformado em seu estado de saúde eprogresso financeiro era mesmo um vencedor na vida. Graças a modificação de suaconduta em relação a higiene, a saúde e ao trabalho.

Page 9: Verminoses

Música: Jeca Tatuzinho.Oi vida marvada

Não dianta faze nadaPorque se esforça

Si não vele a pena trabaiáDe manhã cedo, vo lá pra rocinha

Pra ve se a dona deu quarqué coisinhaMais quar o que

Não naceu nada nãoPrantando nace

Mais não pranto nãoOi vida marvada...

Não sei porque aqui não nace nadaÈ só capim, só mato e espinharada

Não nace arrois0, nem mio e nem fejãoNão sei oque que nace nesse chão.

Oi vida marvada...Mis desse jeito, vo fica doente.

Não tenho arrois e não tenho fejãoAndo descarso e vivo cançado

Não sei que faço, num guento nãoOi vida marvada...

O seu doto, me viu e receitoRemédio e fruitaE eu meho fiquei

Fiz tratamentoE logo mioreiHoje soforte

Inté onça infrentei.Oi vida marvada...

Page 10: Verminoses

Após essa sensibilização com o texto ,continuar a discussão com mais questionamentos:

-Vocês conhecem outros “micróbios” ou “parasitas” como os que causaram a doença do Jeca tatuzinho?

- O que são parasitas?

- Alguém já ouviu falar em Lombriga ou Solitária?

- Alguém já tomou vermífugo?

- Alguém já ouviu dizer (mãe, avó, avô, tios) parece que aquele menino (a) está com lombriga ou verme?

Etapa 2 – Sondagem - Análise das imagens:• Observando as imagens dos responda:

• É possível identificar esses vermes no nosso dia-a-dia?

• Onde eles vivem?

Page 11: Verminoses

Verminose Parasita Forma(s) de contágio

Sintomas Tratamento Prevenção

Ascaridíase

Esquistossomose

Teníase e Cisticercose

Amarelão

Etapa 3 - Pesquisa

Com alguns materiais selecionados pelo professor como livros didáticos eparadidáticos, textos, revistas;os alunos divididos em 4 grupos iniciarão uma pesquisa sobre osparasitas das figuras observadas.

Page 12: Verminoses

Etapa 4

• De acordo com os dados do quadro, os alunos farão a interpretação dos infográficos que representam o ciclo de vida dos parasitas estudados:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 13: Verminoses

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 14: Verminoses

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Etapa 5 - AvaliaçãoAs respostas dos alunos para o roteiro de pesquisa, participação na construção de tabelas,interpretação dos infográficos e tarefas.

Etapa 6 - RecuperaçãoLeitura e interpretação de tabelas de dados, textos e infográficos,aulas expositivas –dialogadas,além do registro no caderno.