veja jornal tribuna do litoral on-line: … · com evento na semma página 13 ... os iniciantes...

24
Litoral do Paraná - 2 a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 VEJA JORNAL TRIBUNA DO LITORAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadolitoral-ed185 www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade Página 5 NESTA EDIÇÃO NESTA EDIÇÃO NESTA EDIÇÃO NESTA EDIÇÃO NESTA EDIÇÃO Consumidor de Pontal do Paraná pode contar com a agência do PROCON Página 2 OPINIÃO Reconhecimento de potencialidades Página 17 Página 5 Prefeitura de Paranaguá comemora Dia da Árvore com evento na SEMMA Página 13 Página 14 Com influência de La Niña primavera deve trazer chuvas Aciapar promove reunião do Conselho de Desenvolvimento de Pontal do Paraná Página 11 Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2017: Fim da Primeira Fase Presidente do Porto Pontal fala sobre a realização de um sonho Projeto gera empregos para vendedores ambulantes no Litoral Página 20 Portos abrem concurso para agentes e técnicos portuários Página 20 Richa recebe grupo chinês que adquiriu terminal de contêineres Página 8

Upload: vokiet

Post on 08-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Litoral do Paraná - 2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185

VEJA JORNAL TRIBUNA DO LITORAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/tribunadolitoral-ed185

www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade

Página 5

NESTA EDIÇÃONESTA EDIÇÃONESTA EDIÇÃONESTA EDIÇÃONESTA EDIÇÃOConsumidor de Pontaldo Paraná pode contar

com a agência do PROCON

Página 2

OPINIÃOReconhecimento

de potencialidades

Página 17

Página 5

Prefeitura de Paranaguácomemora Dia da Árvorecom evento na SEMMA

Página 13

Página 14

Com influência de La Niñaprimavera deve trazer chuvas

Aciapar promove reunião do Conselhode Desenvolvimento de Pontal do Paraná

Página 11

Campeonato Municipal deFutebol de Campo 2017:

Fim da Primeira Fase

Presidente do Porto Pontal falasobre a realização de um sonho

Projeto gera empregospara vendedores

ambulantes no LitoralPágina 20

Portos abrem concurso paraagentes e técnicos portuários

Página 20

Richa recebe grupo chinês queadquiriu terminal de contêineres

Página 8

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 1852 Tribuna do Litoral

PONTAL DO PARANÁ - PRODUÇÕES E PUBLICIDADE LTDA - CNPJ 01.393.752/0001-22 - Rua Pirati-ninga, 40 - Balneário Ipanema - Pontal do Paraná - PR - Fone: (41) 3457-1950 / 99696-8905 - E-mail:[email protected] - Diretor Comercial: Carlos Henrique Mora - Fone: 41 99696-8905 -Publicação: Quinzenal - Tiragem: 5.000 exemplares - Distribuição: Curitiba, Guaraqueçaba, Antonina,Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba - Impressão: Press Alternativa.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, e não refletem a opinião deste Jornal.

EXPEDIENTE

Prefeito de Pontal do Pa-raná, Marcos Casquinha, rece-beu a visita do deputado fe-deral Reinhold Stephanes(PSD), na tarde desta sexta-feira (15).

O encontro ocorreu no ga-binete do prefeito e tevecomo objetivo principal refor-çar a parceria do deputadocom o município, criando uma

Chefe do Executivo de Pontal do Paraná recebevisita do deputado Federal Reinhold Stephanes

maior proximidade com a co-munidade pontalense.

O Deputado enfatizou que,o prefeito que se preocupacom o seu município, deveter apoio dos parlamenta-res nas esferas de governopara que em trabalho con-junto, possam captar recursosque atendam às necessidadesda população.

Desta maneira declarou oseu apoio à equipe de traba-lho do Prefeito Marcos Cas-quinha e a comunidade dePontal do Paraná.

O encontro contou com apresença do vereador Baianoque também é do mesmo par-tido do deputado federal, Rei-nhold Stephanes.

Jornalista: Sandro Martins

FOTO

: ACÁ

CIO M

URILO

O prefeito Marcos Casqui-nha esteve na manhã destasexta-feira (15 de setembro),vistoriando as obras de lim-peza do Canal do D.N.O.S nobalneário de Praia de Leste.

O objetivo e desobstruiro canal, limpando o lixo e as-soreamento. Devidamentetratado, o Canal do D.N.O.Sque em outras épocas serviu

Prefeito vistoria obrasno Canal do D.N.O.S

FOTO

: ACÁ

CIO M

URILO

como depositário de esgoto,passe a ter vida novamente.

É a administração do Pre-feito Marcos Casquinha sepreocupando também com onosso meio ambiente.

O prefeito esteve acom-panhado do secretário deObras Niuton Santos de Frei-tas e do vice e secretário deGoverno, Fábio de Oliveira.

Quem nunca teve proble-mas com empresa de telefo-nia, bancos ou até mesmoaqueles produtos específicoscomprados de lojas e queapresentaram defeito.

O Programa de Proteção eDefesa do Consumidor (Pro-con) é um Órgão do Poder Exe-cutivo subordinado à estrutu-ra programática da Secretariade Justiça e Cidadania em Pon-tal do Paraná oferece algunsserviços que auxiliam o con-sumidor.

O PROCON tem como fun-ção equilibrar as relações de

Consumidor de Pontaldo Paraná pode contar

com a agência do PROCON

consumo, através de fiscaliza-ções, orientações, palestras,abertura de reclamações, apli-cação de multa e outras san-ções. O PROCON de Pontal doParaná, atende a populaçãode segunda a sexta, das 8h às12h e 13h30 às 17h. Rua Álbade Souza e Silva, Sn. Em fren-te ao fórum, Balneário Ipane-ma. O órgão funciona comoum sistema de auxílio do Po-der Judiciário, oferecendo so-lução aos conflitos entre oconsumidor e empresas quevendem produtos ou prestamserviços.

Participantes do ProjetoCentro de Treinamento de Bo-dyboarding (CTB), de Pontal doParaná, do professor GiovaneFerreira, atleta profissional damodalidade, obtiveram exce-lentes resultados no Festivalde Bodyboarding, válido pelaprimeira etapa do CircuitoPaulista em Mongaguá, litoralnorte, no último dia 17.

Atletas pontalenses participam do Festivalde Bodyboarding com apoio da prefeitura

O evento contou com apro-ximadamente 80 competido-res. Destaque para os atletaspontalenses, Leandro Gonçal-ves que se sagrou, vice-cam-peão na categoria amador, comótimas manobras.

Na mesma categoria, Jail-ton Camargo obteve a sétimacolocação, sendo prejudicadopela falta de ondas.

Os iniciantes também al-cançaram resultados expressi-vos, como Roger Fusculin, deapenas 12 anos, vice-cam-peão. Em nome do prefeitoMarcos Casquinha, a prefeitu-ra de Pontal do Paraná, para-beniza a todos os atletas, pro-fessores e familiares peloempenho e dedicação.

Jornalista: Sandro Martins

O prefeito Marcos Casqui-nha, participou de uma reu-nião com integrantes da Guar-da Municipal de Pontal do Pa-raná, para tratar de assuntosde interesse da guarnição. Areunião aconteceu no Auditó-rio do Centro Administrativoe também contou com a pre-sença do vice Fábio de Olivei-ra e do secretário de Justiça eCidadania, Flávio Hermes. En-tre os principais temas em de-bate, o prefeito respondeuquestionamentos sobre umeventual aumento do núme-ro de Guardas e a utilizam dearmamento letal, melhoriasna sede da entidade e reajus-te salarial. Temas que tempautado as discussões sobre afinalidade da Guarda Municipal,dentro do contexto comunitárioe de segurança pública.

Sobre armamento letal, foiinformado que estudos já es-

Prefeito Casquinha se reúne comintegrantes da Guarda Municipal

FOTO

: ACÁ

CIO M

URILO

tão sendo realizados para le-vantar esta necessidade, lem-brando que para a utilização damesma, passa por uma sériede treinamentos técnicos e denível psicológico.

Em relação as melhorias nasede da guarda, o prefeito in-formou que não serão medi-dos esforços para que esta rei-vindicação seja atendida,acrescentando que as melho-rias devem começar a aconte-cer no próximo ano, comoconstrução e elevação de muro

no entorno, reformas no ves-tiário e pintura. Sobre o rea-juste salarial, o prefeito sali-entou que analisará as possi-bilidades. Finalizando, o pre-feito Marcos Casquinha, des-tacou a importância deste en-contro com a Guarda Munici-pal, frisando que, "Com isso seabre um importante canal dediálogo para dirimir dúvidas eestreitar os laços de atuaçãocom a entidade, visando uni-camente o bem comum da co-munidade".

FOTO

S: AC

ÁCIO

MUR

ILO

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 3

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 1854 Tribuna do Litoral

WWW.TAVARESCONTABILIDADE.CNT.BR

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 5

Na manhã do dia 14/09, o Prefeito de Mati-nhos Ruy Hauer Reichert,em companhia do Vere-ador Sandro Paulo Ramoso Popular "Lagarto Pes-cador", juntamente como Secretario Municipalde Saúde Sr. Dejair Alvesde Camargo, MoniqueKist Arquiteta da Prefei-tura de Matinhos e Fran-cielle Dranka Engenhei-ra Civil da Prefeitura deMatinhos, estiveram vi-sitando e fiscalizando aobra da UPA (unidade depronto atendimento) noBalneário Praia Grande.

A Arquiteta Monique,com propriedade e co-nhecimento, explicou a

Prefeito de Matinhos Ruy Hauer Reichertrecebe deputado federal Diego Garcia

18/09/2017 15:40:28 - Oprefeito Ruy Hauer Rei-chert, recebeu na manhãdesta segunda-feira (18),em seu gabinete, visitado deputado federal, Di-ego Garcia (PHS).

Cumprindo agendade compromissos na re-gião, o deputado forma-

lizou a destinação deuma verba de R$ 400 milreais, a ser aplicada nareforma de 2 unidadesdo CRAS.

Os recursos são pro-venientes de emendaparlamentar ao Orça-mento da União de 2017.

Douglas G. da Silva

Prefeito de Matinhos recebe alunos do SertãozinhoO Prefeito de Mati-

nhos, Ruy Hauer Rei-chert, recebeu na tardede ontem 19/09 em seuGabinete no Paço Muni-cipal, a visita dos Alunosdo 2º ano do ensino mé-dio do Colégio EstadualSertãozinho. Os alunosde sociologia, que estãoproduzindo um jornal,fizeram perguntas refe-rente a administração,

projetos e obras no mu-nicípio. Prefeito Ruy emsua fala enalteceu a ini-ciativa dos alunos e con-cluiu: "A Prefeitura deMatinhos, esta de portasabertas para todos, e émuito importante a par-ticipação da população,em especial a de nossosjovens que são o futurode nosso município".

Douglas G. da Silva

Prefeito e vereador de Matinhos visitam obra da UPAO Prefeito de Mati-

nhos Ruy Hauer, comen-tou a importância e mag-nitude desta tão sonha-da melhoria na área desaúde, muito maior emelhor que o HospitalMunicipal, uma vez queatendera todo o municí-pio, e que tão logo sejainaugurada, o HospitalNavegantes após sofrerreformas e adequaçõesem sua estrutura, serátransformado em mater-nidade. Mais uma se-mente plantada na admi-nistração de meu amigoDalmora que estamosdando continuidade fi-nalizou Ruy.

Douglas G. da Silva

toda comitiva onde ecomo funcionara cadasetor da nova UPA, umaunidade de pronto aten-dimento ampla, moder-na, funcional, aos mol-des das melhores do es-tado, segundo o encarre-gado da Obra Sr. Orlei, aUPA de Matinhos é trêsvezes maior que a UPA

que esta em construçãoem Ponta Grossa.

Construída em umaregião estratégica domunicípio de Matinhos,a nova unidade segundoa construtora devera serentregue a Prefeituraentre o final do mês dedezembro de 2017 e ini-cio de janeiro de 2018.

OPINIÃO

Marcello RichaPresidente do ITV-PR

Na noite de quinta-feira, 21, aconteceu nasede da ACIAPAR emPontal do Paraná a pri-meira reunião que deba-te a criação do Conselhode Desenvolvimento doMunicípio.

Na ocasião empresá-rios, representantes daMaçonaria, Igreja, Câma-ra de Vereadores, Rota-ry Club, o Presidente doPorto de Pontal do Para-ná, sr. Patrício Junior eimprensa, juntamentecom um representantedo Sebrae, debateramtemas voltados ao de-senvolvimento susten-tável do município, foca-dos em uma metodolo-gia de organização,união e mobilização da

Aciapar promove reunião do Conselho deDesenvolvimento de Pontal do Paraná

sociedade civil organiza-da.

V isando uma apre-sentação profissional doplano de desenvolvi-mento do município apalestra foi ministradapor Vinícius Milani, Con-sultor Executivo do Se-brae.

A palestra foi basea-da na prosperidade domunicípio com apresen-tação do PRODEC (Pro-grama de Desenvolvi-mento Econômico dasCidades) que tem porobjetivo incrementar aparte técnica do trabalhocomo um todo.

"É muito importantesalientar que a fórmulapara o futuro é a uniãodas classes, apenas as-

sim é possível por emprática toda a teoria de-senvolvida através dereuniões e consensos deplanejamento, técnica econjunto entre as partesenvolvidas, PrefeituraMunicipal, Câmara deVereadores e ACIAPAR"comenta Milani.

O senhor Gilberto Es-pinosa, presidente daAssociação Comercial eIndustrial de Pontal doParaná se diz muito oti-mista com a mobilizaçãodos empresários envol-vidos direta e indireta-mente com o desenvol-vimento de nosso muni-cípio.

"Me sinto muito con-tente em participar ati-vamente desta primeira

reunião que marca o iní-cio de uma era de gran-des frutos para a nossacidade e sabemos que sóé possível todo esse de-senvolvimento atravésda união de nossos em-presários e da sociedadecivil organizada", co-mentou Espinosa.

Ao encerrar a pales-tra, foi aberto o espaçopara discussão do temaonde houve participaçãodos presentes com a se-guinte tese oferecidapelo palestrante.

Visão sem ação nãopassa de um sonho, açãosem visão é só um pas-satempo, mas visão comação pode mudar o mun-do.Assessoria - Tribuna do Litoral

O Paraná é um estado re-pleto de potencialidades,beneficiado por uma terra eclima que favorecem a agro-pecuária e permitem a pro-dução de produtos diferen-ciados de grande qualidade.Aproveitar e valorizar essascaracterísticas para fortale-cer a cultura, turismo e economia local é um tra-balho constante que precisa ser realizado em con-junto pelo poder público e sociedade.

Uma iniciativa que tem se destacado é a uniãode esforços para que territórios e produtos do es-tado conquistem o reconhecimento da IndicaçãoGeográfica, selo concedido pelo Instituto Nacio-nal da Propriedade Industrial (INPI) que visa des-tacar a qualidade diferenciada de um produto, sejadevido às características propícias para sua produ-ção ou ao conhecimento dos produtores da re-gião.

A importância desse reconhecimento pode servista no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul,que foi o primeiro território a receber uma Indi-cação Geográfica no Brasil. De acordo com o Se-brae, em apenas cinco anos, a região apresentouuma valorização acima de 200% nas propriedadesrurais, bem como crescimento do turismo, maioroferta de emprego e investimentos.

No Paraná o primeiro selo de Indicação Geo-gráfica foi concedido para os cafés especiais doNorte Pioneiro, que abrangem 45 municípios eresultou na criação da Associação de Cafés Espe-ciais do Norte Pioneiro do Paraná e Cooperativade Cafés Especiais e Certificados do Norte Pionei-ro. Ou seja, não apenas contribui para atestar aqualidade do produto, mas também serviu de in-centivo para a melhoria estrutural e comercial naregião.

Na sequência receberam esse reconhecimen-to o mel de Ortigueira e a goiaba de Carlópolis.Em 2017 o estado obteve mais duas conquistasrelevantes na área: as uvas finas de mesa de Mari-alva, maior produtora de uvas do estado, e a erva-mate de São Mateus do Sul e região (Antonio Olin-to, Rio Azul, Mallet, Rebouças, Paulo Frontim eSão João do Triunfo) receberam o selo de Indica-ção Geográfica.

Recentemente estive em São Mateus do Sul epude perceber a mobilização que a Prefeitura, emconjunto com a Associação Comercial e iniciativaprivada, está realizando para aproveitar essa con-quista histórica. Foram iniciadas diversas açõescom foco em atrair investimentos, expandir omarketing, melhorar a estrutura do mercado locale fomentar a cultura da erva-mate, em um mode-lo exemplar de sinergia entre diferentes órgãos,empresas e entidades que sem dúvidas trará ex-celentes resultados para a região.

O Paraná conta com mais 12 projetos em anda-mento para receber o selo de Indicação Geográfi-ca, que incluem o melado de Capanema e o barre-ado do litoral paranaense, entre outros. São inici-ativas que merecem atenção e apoio das prefei-turas, pois fortalecem a organização dos produto-res e criam novas oportunidades para o municí-pio, agregando valor e notoriedade para os pro-dutos e benefícios econômicos e sociais para asregiões.

Marcello Richa é presidente doInstituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)

Reconhecimentode potencialidades

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 1856 Tribuna do Litoral

www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 7VAPT-VUPT

Aniversariantes de setembro

Abrão Lincolndia 23 de setembro

José Luiz Teixeiradia 27 de setembro

Miguel Moroski dia 27 de setembro Marilene Nicolinidia 28 de setembro

Rejane Costadia 23 de setembro

Juliana Sipolidia 23 de setembro

Ricardo Aguiardia 21 de setembro

Jhomara Fernandesdia 02 de setembro

Daniel Lemosdia 14 de setembro

Julyana Fernandesdia 09 de setembro

Angela Tomazidia 13 de setembro

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 1858 Tribuna do Litoral

O governador BetoRicha recebeu nesta sex-ta-feira (22), no PalácioIguaçu, o vice-presiden-te da China MerchantsPorts, Vicenti Lu, e a di-retora de desenvolvi-mento do Natalie Wan.O grupo chinês é o maioroperador de portos domundo, com presençaem 16 países, e comprou90% do Terminal de Con-têineres de Paranaguá(TCP) por R$ 2,9 bilhões.

"O investimento des-se grupo é um dos resul-tados do avanço e do au-mento da capacidadeoperacional do Porto deParanaguá, fruto de for-tes investimentos públi-cos e privados realizadosde 2011 para cá", afirmouo governador. Em seteanos, o Estado investiuR$ 900 milhões em me-lhorias na estrutura doporto e a iniciativa priva-da mais de R$ 1,2 bilhão.

"O planejamento quetemos feito ao longo dosúltimos sete anos vãogarantir a permanênciado porto como referên-cia nacional em eficiên-cia, planejamento e re-

Richa recebe grupo chinês queadquiriu terminal de contêineres

sultados", afirmou Richa."Estamos dispostos a tra-balhar juntos para au-mentar a eficiência doPorto de Paranaguá, quejá é um dos melhores doBrasil", completou V i-centi Lu.

O governador desta-cou ações realizadascom recursos públicos,entre elas as três opera-ções de dragagem, paraaumentar a capacidadede movimentação e atra-cação de grandes navios,compra de novos equi-pamentos para carrega-mento, reforma e ampli-

ação do cais. "O grupochinês tem muita expe-riência, o que certamen-te contribuirá para atra-ção de mais investimen-tos para o Porto de Para-naguá", disse Richa.

Participaram do en-contro o secretário deEstado da Infraestruturae Logística, José Richa Fi-lho, e o diretor-presi-dente da Administraçãodos Portos de Paranaguáe Antonina (APPA), LuizHenrique Dividino, alémde dois executivos doterminal portuário, LuizAntonio Rodrigues Alves

e Juarez Moraes e Silva.O contrato de venda

do TCP, que já era geridopor capital privado, foicelebrado no dia 4 desetembro, em Xiamen,na China.

Os três sócios brasi-leiros permanecerão naoperação, com 10% departicipação (Grupo Soi-fer, Tucumann e Pattac).O grupo chinês prevê demovimentar, somenteneste ano, 100 milhõesde contêineres - o Brasilopera em média 9 mi-lhões de contêineresanualmente.

AMÉRICA LATINAO vice-presidente da

China Merchants Ports,Vicent Lu, explicou queo TCP é o primeiro inves-timento do grupo naAmérica Latina e segue opropósito de tornar aempresa líder global nossegmentos onde atua,gerando oportunidadesde negócios no mundotodo.

O executivo infor-mou, também, que ogrupo tem intenção deexpandir a atuação noParaná para suas demaisáreas de negócio: trans-porte, finanças e imó-veis. "O princípio do gru-po é investir nos portos,nos parques indústrias enas cidades onde estáoperando", afirmou.

IMPACTOO secretário José Ri-

cha Filho comentou queo grupo pretende fazerdo Porto de Paranaguáporta de entrada no Bra-sil e na América Latina."O impacto da entradadesse importante grupochinês no Paraná é mui-to grande. V islumbro

boas oportunidades deinvestimento para o Es-tado", afirmou.

"A relação institucio-nal da Appa com o TCPnão terá mudanças, maso grupo está presente nomundo inteiro e colocaParanaguá no grupo fo-cal dos maiores conglo-merados do mundo",disse o diretor-presi-dente da Appa, Luiz Hen-rique Dividino.

GRUPO - O grupo Chi-na Merchants Ports, fun-dado em 1872, é o pri-meiro conglomerado co-mercial da China. Estáentre as quatro grandesempresas estatais deHong Kong, com um pa-trimônio de US$ 1 trilhão.A receita total do Grupoem 2016 foi de US$ 73 bi-lhões e o lucro de US$ 16bilhões.

O grupo China Mer-chants é líder em trans-porte marítimo, em ser-viços portuários, indús-tria naval, serviços finan-ceiros, desenvolvimen-to financeiro de zonasurbanas, concessão derodovias e serviços logís-ticos.

A Administraçãodos Portos de Parana-guá e Antonina (Appa)lançou, nesta semana,um mapa dinâmico eilustrado, que apontaos projetos socioambi-entais desenvolvidosnas 15 comunidadesdas ilhas do litoral doParaná. A ferramenta -que está sendo distri-buída pela equipe daAppa e é chamada de"Mapa das Comunida-des" - mostra informa-ções importantes so-bre as ações desenvol-vidas em prol da natu-reza e dos grupos co-munitários.

No material, é pos-sível ver os locais emque a Appa instaloucontentores de resídu-os sólidos; onde sãofeitos o programa demonitoramento daatividade pesqueira eos seminários da pes-ca; em quais comuni-dades a Appa promo-veu capacitação deagentes ambientais equais escolas foram in-

Portos do Paraná lançam mapa socioambiental das ilhasseridas no projeto PortoEscola. O mapa foi dese-nhado por um ilustradorda Ilha dos Valadares.

ESPECIFICIDADES DECADA ILHA - O Mapa dasComunidades das baíasde Paranaguá e Antoni-na também apresentailustrações de cardumes,crustáceos e espécies dafauna marinha comu-mente encontrados naregião. Na comunidadede São Miguel, porexemplo, é possível vera ilustração da pesca dosiri, atividade típica dapopulação local, quevive do comércio do crus-táceo. Já a ponta oesteda Ilha do Mel é destaca-da no mapa pela reco-nhecida criação de os-tras. Em Paranaguá odestaque é o fandangoda Ilha dos Valadares e opróprio porto. Em Anto-nina, o Terminal Barãode Teffé e a Praia dosPolacos aparecem comopontos importantes. EmPiaçaguera o atrativo é auma pequena igreja situ-ada em cima de um mor-

ro de sambaquis.De acordo com o di-

retor-presidente daAppa, Luiz Henrique Di-vidino, a iniciativa somaforças ao trabalho depromoção do meio am-biente e valorização dosgrupos ilhados. "Nossosportos não apenas passa-ram a cumprir a legisla-ção ambiental, comoavançaram muito emprogramas socioambien-tais. O mapa aponta asações já realizadas etambém o que pode serfeito e aonde pode serfeito, envolvendo as co-munidades nesse traba-lho que deve ser perma-nente", explicou Dividi-no.

Como exemplo, ele

citou o primeiro bancode dados de monitora-mento da pesca realiza-do pelos Portos do Para-ná e que consta no Mapadas Comunidades. Osdados são fundamentaispara a tomada de decisãono que se refere ao nú-mero de pescadores queatuam nas Baías de Para-naguá e Antonina, aosequipamentos e utensí-lios de pesca utilizados eao volume da produçãopesqueira.

Desde o início do mo-nitoramento, os núme-ros registrados apontamcerca de mil toneladas e180 mil dúzias das 93 es-pécies de peixes, crustá-ceos e moluscos pesca-dos.

EM TODAS AS COMU-NIDADES - De acordocom o novo material, oprograma mais abran-gente é o de EducaçãoAmbiental, integrado aoPorto Escola, que é de-senvolvido em 100% dascomunidades.

Com a atuação inten-sa da Appa, os morado-res das localidades têmsentido os resultados dasações. A professora MarliAlves, da comunidadede São Miguel, afirmaque o trabalho junto àsilhas é fundamental. "Es-sas ações envolvem des-de as crianças até osadultos e trazem infor-mações importantes, so-bre o que é certo e o quenão é, e como podemoscontribuir para melhoraro lugar onde vivemos",comentou. O líder comu-nitário do local, RomildoFerreira do Rosário, dis-se que os resultados dasiniciativas já podem serpercebidos. "Vemosmuitas melhorias a par-tir desse trabalho, por-que muitas informações

contribuem para queos moradores se envol-vam e façam a sua par-te. Lixos que antes fi-cavam esparramados,por exemplo, hoje têma destinação correta.Isso vai influenciandona qualidade de vida eé um indício de que osprogramas têm dadocerto."

PORTO SUSTENTÁVELO diretor de Meio

Ambiente dos PortosBruno da Silveira Gui-marães conta que, nosúltimos seis anos, aAppa investiu aproxi-madamente R$ 35 mi-lhões em mais de 40programas de meioambiente. "Devido aestas ações e investi-mentos, o Porto de Pa-ranaguá saltou da 26ªposição, em 2012, paraa 3ª colocação no Índi-ce de DesempenhoAmbiental da AgênciaNacional de Transpor-tes Aquaviários (AN-TAQ)", lembrou Gui-marães.

FOTO

: ORL

ANDO

KISS

NER/

ANPR

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 9

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18510 Tribuna do Litoral

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 11

A primavera começa às17h02 desta sexta-feira (22) etermina às 13h28 de 21 de de-zembro. Segundo a previsãodo Sistema Meteorológico doParaná (Simepar), o primeirodia da estação será estável,sem chuvas, com temperatu-ras altas em todas as regiõesdo Estado. A umidade relativado ar fica baixa, sobretudo nametade norte do Estado. Devechover sábado no Oeste, Su-doeste, Litoral e na Capital.

A distribuição das chuvasdurante a nova estação deveacompanhar a média históricano Paraná onde a primaverase caracteriza pelo retorno daschuvas abundantes. "Outubroinicia com um desvio positivode chuvas ao longo da Bacia doRio Iguaçu com 50 a 70 milíme-tros acima da média", informao meteorologista do Simepar,Cezar Duquia.

Nas demais regiões as chu-vas ficam dentro da média cli-matológica histórica, com va-riações mensais. Para novem-bro estão previstas chuvasdentro da média e em dezem-bro devem ficar abaixo em to-das as regiões paranaenses.Quanto às temperaturas, aprevisão é de comportamen-to na média no primeiro mês.Em novembro e dezembro,devem variar entre a média eacima dela.

LA NIÑAHá probabilidade de 55% a

Com influência de La Niñaprimavera deve trazer chuvas

60% de que o fenômeno cli-mático La Niña comece a seformar nesta primavera e seestenda durante o verão 2017-2018, conforme sugerem si-mulações feitas pela maioriados modelos climatológicosnorte-americanos. É o que in-dica o diagnóstico emitido noúltimo dia 14 pelo Centro dePrevisões Climáticas da Admi-nistração Nacional OceânicaAtmosférica (NOAA).

Oposta a El Niño, La Niñaresfria a temperatura daságuas do Oceano Pacífico tro-pical, central e oriental, pro-vocando mudanças nos pa-drões de chuvas e temperatu-ras em todo o planeta.

Duquia explica que comoos eventos meteorológicoscaracterísticos da primaveravariam muito no tempo e noespaço, os valores podem afas-tar-se da média pontualmen-te ou em algumas microrregi-ões. "As alternâncias nas con-dições atmosféricas tendem aser mais constantes - períodossem chuvas podem dar lugar aoutros com chuvas rápidas deconsideráveis volumes. "Nes-sa estação, as massas de ar frioque se deslocam pelo Sul docontinente são menos inten-sas do que as do trimestre an-terior e tendem a ser menospersistentes quando chegamao Paraná. As frentes frias que

as antecedem podem causartempestades localizadas depequena e média escala", ob-serva o meteorologista.

AGROPECUÁRIAA estiagem e as altas tem-

peraturas durante o invernoimpactaram a agropecuária. Asemeadura do milho atrasoue a do feijão das águas foicomprometida na maioria dosmunicípios devido à falta deumidade do solo. Na primeiraflorada da cultura do café éesperado um elevado índicede aborto. As pastagens foramprejudicadas, diminuindo afonte de alimentos para ani-mais de criação. Além disso,aumentou a quantidade dequeimadas em função dogrande volume de materialvegetal seco com alto podercombustível.

De acordo com a pesquisa-dora do Simepar e do Institu-to Agronômico do Paraná (Ia-par), Ângela Costa, o ar seco eas temperaturas elevadas au-mentam a necessidade deágua das hortaliças. "Nessecenário é preciso irrigar maispara manter a qualidade e aprodutividade das lavouras",observa. Por outro lado, a bai-xa umidade do ar desfavorecea proliferação de doenças, re-duzindo a necessidade de apli-cação de agrotóxicos.

Prefeito Marcos Casquinha participa dereunião de planejamento da Operação Verão

O Prefeito de Pontal doParaná, Marcos Casquinha,compareceu a um encontrocom o Chefe da Casa Civil, Val-dir Rossoni e demais repre-sentantes do litoral paranaen-se.

A reunião aconteceu no úl-timo dia 18, nas dependênci-as do Palácio Iguaçu, e teve

como objetivo elaborar umplanejamento focado nas prin-cipais dificuldades dos muni-cípios litorâneos durante aOperação Verão 2017/2018.

Estiveram presentes o vicee secretário de Governo dePontal, Fábio de Oliveira, se-cretário de Recursos Naturais,Udo Leto Lino e demais repre-

sentantes do litoral. Ao longode aproximadamente duashoras, foram debatidos assun-tos pertinentes a limpeza daspraias, segurança e a coleta delixo as ações dentre outros.

Para o Prefeito Marcos Cas-quinha, é preciso conscienti-zar de forma mais efetiva mo-radores e turistas sobre a si-

tuação do lixo no município,principalmente durante atemporada. "O lixo em nossomunicípio sempre foi umgrande problema principal-mente quando temos um nú-mero maior de pessoas duran-te a temporada. É preciso quehaja mais conscientização demoradores e turistas em rela-

ção a situação de preservaçãodo meio ambiente. Esperamoscontar com os esforços do Go-verno do Estado no sentido dediminuir este problema, e nãosó este, mas proporcionarmais condições de atenção es-pecial na saúde e segurança ",enfatiza.

Jornalista: Sandro Martins

Nesta ultimo dia 15 emCampina Grande do Sul, o go-vernador Beto Richa partici-pou do 25º Congresso da Ad-jori (Associação dos Jornais eRevistas do Interior do Para-ná) que debateu "o futuro domeio impresso nos dias dehoje".

Richa destacou a impor-tância dos meios de comuni-cação para a população dointerior e para a defesa dosinteresses dos municípios edas regiões do Estado.

"Vim prestigiar e mostrarnosso apreço aos jornais dointerior, revistas que levama boa informação à popula-ção, uma informação de qua-lidade, isenta, apesar de to-das as dificuldades que estaclasse enfrenta. No nossogoverno os veículos de comu-nicação são valorizados paraque possam prestar um bomserviço para o nosso Estadoe para o fortalecimento danossa democracia", disse.

Richa falou ainda sobre aimportância de se defenderuma imprensa livre. "As cri-ticas são sempre bem vindasporque nos ajudam a corrigir

Richa defende liberdadee isenção para imprensa

rumos que podem estarequivocados ou que possamser aprimorados. É por essarazão que defendemos a li-berdade de imprensa", dis-se.

O secretário de Comuni-cação Social, Deonilson Rol-do, participou do evento eressaltou a importância dofortalecimento dos veículosde comunicação do interiorpara o desenvolvimento doParaná."O fortalecimento daimprensa no interior é ne-cessário para que cada vezmais tenhamos acesso a in-formações ágeis e corretas.Isso faz bem para a democra-cia e para o futuro do esta-do", afirmou.

Durante a cerimônia deabertura do congresso ElizioSoares assumiu a presidên-cia da Adjori e ressaltou opapel dos veículos do interi-or na sociedade. "A mídiaimpressa tem o seu lugar enunca vai morrer. Somos osmaiores jornais das menorescidades brasileiras. O interi-or cultua o impresso, quechega a lugares onde não háacesso à internet", disse.

FOTO

: ORL

ANDO

KISS

NER/

ANPR

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18512 Tribuna do Litoral

Na ocasião o município foicontemplado com o total deR$220.000,00 com uma primei-ra emenda de R$100.000,00que será utilizado para o cus-teio da saúde no município,podendo ser utilizado parapagamentos de água, luz, mé-dicos, procedimentos e de-mais situações.

Já os R$120.000,00 que éresultado do trabalho e empe-nho do Deputado será rever-tido na compra de uma ambu-lância que servirá o município.

O Deputado em questão já li-berou mais de R$ 10.000.000,00para diversas cidades do Paraná,iniciativas parlamentares queo faz destacar-se entre um dosDeputados mais atuantes epresentes em seu Estadoalém de ser tão jovem e man-ter suas tradições interiora-nas.

"Lutarei sempre em defe-sa da vida, da família e dosprincípios cristãos, tendo emvista que a família é a base dasociedade e merece total pro-teção do Estado", comenta Di-ego.

Deputado federal Diego Garcia entregafundos para a saúde em Pontal do ParanáO Deputado Federal Diego Garcia esteve no Gabinete do Prefeito Marcos Casquinhapara a entrega de recursos que serão empregados na saúde de Pontal do Paraná.

O Prefeito Casquinha, naocasião, agradeceu a mais essainiciativa do Deputado e deacordo se colocaram a dispo-sição da população de Pontaldo Paraná, para sempre ofe-recerem a maior qualidade devida possível aos munícipes.

Dando continuidade naagenda do litoral, o DeputadoDiego Garcia esteve na APAEdo município de Morretes para

uma conversa com a Presiden-te da Instituição Educacionalsra. Maria Vitória, a Vice-pre-sidente Lilian e com a diretoraGladys.

Na oportunidade o Depu-tado conheceu as instalaçõesda unidade, que se encontraem processo adaptativo, devi-do ser desenvolvido todo otrabalho de atendimento asessenta e oito crianças em

uma casa onde é dividido emsalas de administração, sala defisioterapia, banheiros, refei-tório e salas de aula.

De acordo com a conversaentre o Deputado e as Senho-ras acima citadas, Diego seprontificou de imediato ematender no que for necessárioa Instituição que necessita deapoios, assim poderão angari-ar maiores recursos federais

para oferecer aos alunos maisqualidade de ensino e de vida.

Ainda dentro da programa-ção prevista pela equipe doparlamentar, Diego esteve noperíodo da noite na cidade deAntonina onde foi repassar umrecurso de R$200.000,00 aoHospital do Municipal, queserá utilizado na compra deuma ambulância o que garan-tirá mais rapidez e eficiênciano atendimento à saúde detoda população do município.

"Nas situações de emer-gência é necessário que oshospitais contem com um veí-culo novo e mais equipado, oque permitirá até salvar vidasnessas situações", comentaDiego.

Após o ato de entrega dorecurso em mãos do PrefeitoJosé Paulo o Deputado visitoua Orquestra Filarmônica deAntonina, onde foi um mo-mento de grande alegria eemoção e posterior foi servi-do um delicioso jantar em ho-menagem a Diego oferecidopela comunidade Antoninen-se.

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 13

Neste dia 21 de se-tembro na sede da ACI-APAR no balneário dePraia de Leste o presi-dente do Porto PontalAntônio José Mattos Pa-trício Junior falou naACAPAR sobre a sua ex-periência profissional eas expectativas e insta-lação do Porto, Pontal.

Meu nome é AntônioJosé Matos Patrício júni-or, mais conhecido comoPatrício Junior, sou Ofi-cial da Marinha Mercan-te, viajei muito pelomundo todo , fui Presi-dente do Porto de Aqa-ba na Jordânia , trabalheino Panamá e na Espa-nha.

Nos últimos 7 anostrabalhei como Presi-dente do Porto Itapoá,onde iniciamos do zeroe hoje é referência emseu setor portuário.

Aceitei o convite doempresário Joao CarlosRibeiro, para ser o Pre-sidente do Porto Pontalporque tenho certezaque é um sucesso, e comtodo esse meu currícu-lo, podem ter certezaque não entraria em umprojeto que não decole,

Presidente do Porto Pontal fala sobre a realização de um sonho

Antônio José Mattos Patrício JuniorPresidente do Porto Pontal

pois é uma questão pro-fissional, tenho 53 anosde idade e pretendo tra-balhar por muito tempopor Pontal.

Estou me envolven-do em empreendimen-to de 1º mundo. O PortoPontal é fantástico.Agora estamos nas ulti-mas batalhas para a libe-ração.

Um projeto desse ta-manho sempre tem umtempo de maturação, dedemora, devido a exis-tência daqueles quequerem tirar proveito ,pegar para si um pedaço,tomar vantagem, a mai-oria não pensa no todo,apenas em si mesmo,mas temos avançadobastante e a ACIAPARtem tido um papel mui-to importante ,pois que-rem ver o municípiocrescer , que ele se de-senvolva, que tenhauma vida social melhorpara todos .

Temos que parar depensar que depende-mos do governo e queele tem a obrigação denos suprir de tudo. Pre-cisamos pensar diferen-te: "O que posso fazer

pelo meu país?", e nãosomente o que o paístem que fazer por nós.

E estamos lutandopara tornar um sonho emrealidade , pois o JoaoCarlos Ribeiro é umapessoa batalhadora, epara ele seria muitomais simples, mais cô-modo, colocar o valor aser investido no portonos bancos, recebendojuros de 15% ou 20% aomês, porém ele tem osonho de deixar um le-gado para Pontal do Pa-raná , ser lembrado peloque fez, e agora este so-nho está prestes a se re-alizar.

Não vou dizer quan-

do a obra da construçãodo porto se inicia , poremposso dizer que em ju-nho de 2020 estaremosinaugurando, movimen-tando as primeiras cargaspelo Porto Pontal.

A obra do Porto ne-cessita de aproximada-mente 18 meses para serconstruída.

Estamos sempre tra-balhando com coisasboas. Um empreendi-mento desse porte sem-pre tem inúmeros funci-onários e famílias envol-vidas. Queremos sem-pre o melhor para elas epara a população do mu-nicípio. Nosso objetivo étornar o Porto Pontal

uma referência nacio-nal. O porto traz inúme-ras coisas boas para omunicípio, como empre-gos, impostos e inúme-ros benefícios sociais.

No entanto tambémtrás alguns pontos nega-tivos.

Usando como exem-plo, se vierem 1000 fun-cionários, serão 1000 fa-mílias, com elas seus sa-lários, porem tambémserão novos pacientespara a rede de saúde,alunos para as escolas etambém trazem a neces-sidade de investimentosna segurança, estruturae inúmeros outros seto-res.

E para isso já esta-mos nos planejandopara poder ampliar emelhorar esses serviços.

Outro fato que mechamou a atenção, quan-do estava conhecendo omunicípio foi o grandenúmero de animaisabandonados, principal-mente cães, e isso cau-sam inúmeros proble-mas, como gastos de saú-de, existe a necessidadede também realizar uminvestimento neste se-

tor através da educação,com campanhas para onão abandono e cuida-dos necessários com osanimais e também comos turistas que costu-mam degradar animaisvindos de outras locali-dades.

O Porto irá sempretrabalhar, investindo nopontos positivos, bene-ficiando a comunidade,valorizando o esforço decada um.

É muito importanteaprender que o esforçoe dedicação valem apena.

Queremos ser maisuma grande empresadentro de Pontal do Pa-raná, onde precisaremosde parceiros. Cabe acada um preparar-se apartir de hoje, para po-der fazer parte dessanova empresa.

As oportunidades co-meçam hoje.

O trabalho honesto,remunerado engrandecee edifica o homem.

E para finalizar vamosfazer um Brasil melhor eessa mudança começadentro do coração decada um de nós.

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18514 Tribuna do Litoral

Depois de 30 jogos e 128gols as 12 agremiações que dis-putam a competição encerramsua passagem nesta 1ª fase docampeonato municipal. Agoraa briga pelo titulo fica com os8 times que se classificarampara as quartas de final. A pri-meira fase foi marcada pelobom nível técnico das equipese também pelo equilíbrio,prova disso foi que o primeirolugar das duas chaves foi deci-dido por índice técnico quan-do dois times terminam a fasecom a mesma pontuação e naultima rodada todos os timestinham chance de classifica-ção. O campeonato é o assun-to principal no município. Odomingo ficou guardado peloPontalense para ir ate o cam-po "Edinal Tavares" onde acon-tecem as partidas. O secreta-rio municipal Fabio Ribas apedido da imprensa local atemontou uma cabine para queas partidas possam ser trans-mitidas pela radio e pelos jor-nais locais que fazem a cober-tura do evento.

QUARTAS DE FINALNesta 2ª fase os jogos são

eliminatórios e em partidaúnica, os times que se classifi-caram na 1ª e 2ª colocação jo-gam com a vantagem do em-pate. Confira como ficou a ta-bela com o cruzamento olím-pico.

Campeonato Municipal de Futebol deCampo 2017 - Fim da Primeira Fase

CLASSIFICAÇÃO APÓS O TERMINO DA 1ª FASE:

Equipes do grupo (A) Pontos GP GC Saldo1º Praia de Leste 10 11 06 + 052º Meninos da Vila 10 12 11 + 013º Lava Jato 07 06 07 - 014º Barrancos 07 06 08 - 025º Vila Nova6º Aliança

Equipes do grupo (B) Pontos GP GC Saldo1º Ipanema 12 12 10 + 022º União 12 16 10 + 063º Shangri-lá 07 10 10 004º Gremio Vila Nova 06 15 09 +065º Atlanta6º Spartacus

Obs. O time de Ipanema tem a 1ª posição pelo confronto direto.

Data - 24.09 (domingo) - Campo Municipal em Shangri-lá:13 hs - UNIÃO X LAVA JATO:

15 hs - IPANEMA X BARRANCOS:Data - 24.09 (domingo) - Campo Municipal em Shangri-lá:

13 hs - MENINOS DA VILA X SHANGRI-LÁ:15 hs - PRAIA DE LESTE X GREMIO VILA NOVA

Portanto vamos ter duas semanas de muita vibração e óti-mos jogos, agora é tudo ou nada, quem perder vai dar adeus aotítulo da temporada. O campo "Edinal Tavares" vai ser palco degrandes espetáculos e você esta convidado a participar destafesta.

Por Iko do Esporte - Face: Paulo Felski

O Departamento de Trân-sito do Paraná (Detran) lan-çou nesta segunda-feira(18), em Curitiba, o projetoJovem do Trânsito.

A iniciava, em caráter deprojeto-piloto, tem comoobjetivo trabalhar o tematrânsito de forma interdisci-plinar com alunos do ensinomédio de escolas estaduais.São parceiros do Detran aSecretaria de Estado da Edu-cação e a Polícia Militar doParaná.

"Muitos desses jovensserão os futuros condutores.Por isso, o projeto funciona

Projeto do Detran aborda o trânsito de forma interdisciplinacomo uma antecipação deuma visão crítica daquilo queé o trânsito. Vamos abordartemas com os quais eles irãoconviver quando passarempelo processo de primeira ha-bilitação, incluindo legislação,direção defensiva, noções deprimeiros socorros, proteção,além do respeito ao meio am-biente e o convívio social",explica o diretor-geral, MarcosTraad.

A primeira fase aconteceem Curitiba, nos Colégios Es-taduais Bom Pastor e HomeroBaptista de Barros e tambémno Colégio da Polícia Militar.

"A ideia é que o projetovenha minimizar os proble-mas atuais que enfrentamosno trânsito. Por meio dessainiciativa os alunos poderãoabsorver com mais tempo co-nhecimentos sobre a legisla-ção de trânsito", destaca a su-perintendente da Secretáriade Educação, Inês Carnieletto.

Para a pedagoga do colégioHomero Baptista de Barros,Iolanda Champoski, a imaturi-dade dos jovens em relação àsresponsabilidades no trânsitopreocupa as famílias e os edu-cadores.

"Percebemos que os alu-

nos ainda são muito imaturosem relação ao trânsito. Temosaqueles que vão de bicicleta,ônibus, a pé, e notamos queo que importa para eles échegar rápido, independen-te dos riscos. Esse projetoé muito importante, poisserá possível despertar essaresponsabil idade nos alu-nos e fazer com que tenhamciência do cuidado com a vidadeles e do próximo", disse Io-landa.

O projeto vai contar tam-bém com palestras semanais,ministradas por policiais daPatrulha Escolar e com mate-

rial especializado produzidopelo Detran.

"O Batalhão já executa hávários anos um trabalho deprevenção do tráfico de dro-gas, de violência dentro dassalas de aulas e agora, comessa parceria com Detran,será possível levar aos estu-dantes assuntos para que setornem mais conscientes notrânsito, transformando as-sim as vias urbanas em locaismais seguros", afirma o co-mandante do Batalhão daPatrulha Escolar Comunitária(BPEC), tenente-coronel Ro-naldo de Abreu.

www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 15

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18516 Tribuna do Litoral

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 17

No último dia 21, co-memora-se o Dia da Ár-vore e a Prefeitura deParanaguá, por meio daSecretaria Municipal deMeio Ambiente (SEM-MA) promoveu umaação especial. Com a par-ticipação das EscolasMunicipais, os estudan-tes puderam visitar asede da SEMMA e apren-der mais sobre natureza.O prefeito Marcelo Ro-que passou por lá no iní-cio da tarde, e participou

Prefeitura de Paranaguá comemoraDia da Árvore com evento na SEMMAO ato foi marcado pela participação das crianças da Rede Municipal de Ensino

do momento. Além dis-so, vereadores e secre-tários municipais tam-bém prestigiaram oevento.

Seu Olegário é jardi-neiro da SEMMA, e expli-cou para os pequenoscomo é feita a manuten-ção nas plantas e floresque a secretaria cultiva.Durante o momento,elas permaneceramatentas, pois cada deta-lhe era muito importan-te. "Nós aprendemos

como lidar e cuidar domeio ambiente. Masagora, eu farei o meupapel transmitindo essasmensagens aos meus co-legas", comentou a estu-dante Raíssa, de 12 anos."Os frutos que a árvorenos oferece é muito im-portante. Eu achei mui-to legal o nosso dia, poiseu nunca tinha visitadoeste lugar", completou aaluna Wendy, de 9 anos.

O prefeito MarceloRoque já esteve à frente

da Secretaria de MeioAmbiente. Para ele, ce-lebrar o 'Dia da Árvore'enaltece um momentode reflexão com a natu-reza. "Conscientização,respeito e preservaçãosão palavras que preci-sam estar unidas, emprática, quando o assun-to é meio ambiente.Mas, o envolvimento dascrianças com o tema é oprincipal. Afinal, nós es-tamos plantando umasemente que lá na fren-

Pesquisadores da áreade Engenharia Mecânicada UFPR criaram um novosistema para ajudar pesso-as cegas ou com baixa vi-são a fazer escolhas queenvolvem cores. Diferentede outros códigos do gêne-ro - que trabalham com idi-omas locais ou com referên-cias externas aos códigos jáconhecidos desse público -o Sistema de Código de Lei-tura de Cores é inspirado noSistema Braille, o que o tor-na universal.

"A ideia é contribuirpara tornar a sociedademais inclusiva. Uma socie-dade na qual uma pessoacega não precise dependerde alguém para escolher acor da sua roupa, por exem-plo", afirma a doutorandaSandra Regina Marchi, cujotrabalho deu origem aonovo sistema. Ela foi orien-tada pelos professoresMaria Lúcia Leite RibeiroOkimoto e Ramón Sigifre-do Cortés Paredes - contouainda com participação do

Pesquisadores da UFPR criam código de cores universalpara pessoas cegas e com baixa visãoO diferencial do código é o fato de ser baseado no Sistema Braille.A ideia é que empresas incorporem a nova tecnologia, aumentando a acessibilidade de seus produtos

professor Milton José Cine-lli da Universidade Estadu-al de Santa Catarina(UDESC). O código de coresfoi desenvolvido para quepessoas com limitações vi-suais possam identificar ascores de uma forma simpli-ficada, com base num sis-tema já conhecido por eles- o Braille - e que é interna-cional. E essa é a inovaçãodo trabalho, uma vez quejá existem outros códigos decores no mundo, mas quetrabalham com idiomas lo-cais ou com referências ex-ternas aos códigos já conhe-cidos desse público.

O código pode ser im-presso diretamente sobreobjetos, obras de arte, eti-quetas, embalagens emgeral ou colados sobre osprodutos de diversos mate-riais, tais como plásticos,acrílicos, vidros, madeiras,metais, cerâmicas, pedras,papéis, couro, materiaisorgânicos e tecidos. Dessemodo o usuário do códigopoderá ter acesso às infor-

mações de cor sem neces-sitar de auxílio, explicaMarchi.

COMO FUNCIONAO CÓDIGO?

Marchi explica que ini-cialmente trabalhou comas cores primárias, o ama-relo, o azul e o vermelho.Para que o sistema tenhauma lógica de fácil assimi-lação ela criou, com essascores, um triangulo. Esseprimeiro polígono é sobre-posto por um segundo queleva as cores que são frutoda mistura das cores primá-rias: "do vermelho com oazul, temos o roxo, do azulcom o amarelo, o verde edo vermelho com o amare-lo, o laranja. Trabalhei coma ideia do triângulo cromá-tico". O preto e o brancoforam convencionados pelapesquisadora, que explicaainda que a ideia é ampliaras cores e aperfeiçoar ocódigo.

Para facilitar ensinar ocódigo, Marchi usou a lógi-

ca do ponteiro do relógio.A cor vermelha fica às 12horas e a verde às 6h."Cada identificação de umacor tem um traço na base,para indicar o sentido daleitura", similar ao traçoque usamos abaixo dos nú-meros 6 e 9. Todos os sím-bolos tem ainda um ponto(.) que posiciona-se como ocentro de um relógio e umtraço (-) que funciona comoo ponteiro. Então as coresestão situadas da seguintemaneira: 12h, o vermelho,2h, o laranja, 4h o amare-lo, 6h o verde, 8h, o azul e10h o roxo.

O ESTUDOO projeto que resultou

no Sistema de Código deLeituras de Cores teve iní-cio em 2015 com o objetivode desenvolver tecnologiaassistiva - que são tecnolo-gias desenvolvidas para darassistência a pessoas comdeficiência - para facilitar apercepção de cores porpessoas cegas ou com bai-

xa visão. Para tornar viávela iniciativa, fez-se um estu-do dos diversos tipos de co-res. Foi então que se per-cebeu a necessidade deunificação ou universaliza-ção de um código de lin-guagem que facilitasse aidentificação de cores.

Foram estudadas váriasalternativas, que foramaprimoradas por meio deinúmeros experimentos embenefício da legibilidade einterpretação do código decores pela percepção tátil.Protótipos do Sistema deCódigo de Cor foram con-feccionados por meio desoftware de modelagemsólida com o auxílio de alu-nos de iniciação científicado curso de EngenhariaMecânica. Também foramtestados diversos materiaiscomo o filamento PLA (Po-lylacticAcid) e a resina acrí-lica - e diferentes processospara poder apresentar umproduto adequado aos pro-cessos de manufatura.

Os pesquisadores ainda

fizeram testes de usabilida-de do Código de Cores comvoluntários cegos, que, se-gundo Marchi, ficaram en-tusiasmados com o sistemae sua usabilidade. Paralela-mente ao Código de Cores,desenvolveu-se um sistemadidático para o aprendiza-do da teoria das cores porpessoas cegas e para o re-conhecimento das coresatravés do Sistema de Có-digos. "Eu precisei ensinarpara eles. Mas como a baseé o Braille ficou mais fácil.E o mais importante: podeser usado em qualquerpaís, o código é universal,porque não exige a escritabaseada no nome da cor",conta Marchi.

"Como resultado daaplicação desta pesquisa,espera-se que as empresasagora possam usufruir des-te conhecimento, amplian-do a acessibilidade dos seusprodutos, por meio da in-corporação desta tecnolo-gia no dia a dia das pessoascom baixa visão e cegas."

FOTO

S: JU

LIANA

LEAN

DRO

te dará muitos frutos",disse. O vereador ThiagoKutz lembrou que pode-mos cuidar da naturezacom pequenos gestosdiariamente. "Recente-mente, lancei um proje-to chamado 'Adote umaÁrvore', onde buscamosa distribuição de plantasa comunidade. Nossa ci-dade merece mais árvo-res, por isto, vamos jun-tos neste desafio", ex-clamou.

De acordo com o se-

cretário municipal deMeio Ambiente, Rapha-el Rolim de Moura, o mu-nicípio apenas nesteano, plantou cerca de 800árvores, um verdadeiroexemplo para outras re-giões. "Nós promove-mos aulas de educaçãoambiental no dia dehoje. Com isto, elas irãodisseminar tudo o queaprenderam aqui emsuas realidades. Viva aárvore! Viva o Meio Am-biente! ", comemorou.

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18518 Tribuna do Litoral

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 19

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18520 Tribuna do Litoral

O Projeto HOLIPAR co-ordenado pelo ProfessorAdilson Anacleto da Univer-sidade Estadual do Paranáem parceria com o Progra-ma Patronato de Pontal doParaná, abre vagas para ocurso gratuito de Produçãode Alimentos e Flores Orgâ-nicas. As vagas serão limi-tadas e não haverá taxa decobrança para a realiza-ção. O curso ocorrerá no dia29 de Setembro, das 13H30

Projeto Holipar oferece curso gratuitode Produção de Alimentos e Flores

Sem Agrotóxico em Pontal do Paranáàs 17H30 na sede do Cen-tro de Atenção Psicossocial- CAPS em Pontal do Para-ná e será aberta a toda po-pulação.

A proposta do curso,que será ministrado pelasconsultoras Luciane Francoformada em Administraçãona Universidade Estadualdo Paraná (UNESPAR) eAna Cabral em Agronomiapela Universidade Federaldo Paraná (UFPR), é forne-

cer maior capacitação econhecimentos, além dasorientações básicas neces-sárias para que as pessoassaibam realizar o cultivo demaneira orgânica além deoportunizar o aumento dacomercialização destes ti-pos de alimentos e flores naregião. Os interessados po-dem efetuar a inscriçõespessoalmente na sede doPatronato de segunda asexta das 9 às 17 horas.

SERVIÇOCurso Produção de Ali-mentos e Flores Orgâni-casLOCAL DO CURSO: CAPSENDEREÇO: Tv. ParticularLorde Dorschiester (anti-go PETI) - Jd. CanadáPERÍODO: 29 de Setem-bro de 2017HORÁRIO: das 13h30 às17h30INFORMAÇÕES: 41-3423-3603.

O projeto "Nossa PraiaMais Limpa e Sustentável"da Universidade Estadualdo Paraná (Unespar),Câmpus de Paranaguá,gera fonte de renda alter-nativa para cerca de 400trabalhadores ambulantesem Pontal do Paraná. Ainiciativa, lançada no mêsde junho, conscientiza acomunidade sobre o rea-proveitamento da casca decoco e oferece capacitaçãoaos vendedores.

Durante o processo dereciclagem, a casca dococo verde é triturada ge-rando a fibra que, posteri-ormente, terá fins adequa-dos e sustentáveis. Essesresíduos são processadose o quilo da fibra pode servendido por R$ 30. O "Nos-sa Praia Mais Limpa e Sus-tentável" também estimu-la a fundação de uma coo-perativa do beneficiamen-to da casca do coco.

Segundo a Associaçãode Coleta Seletiva de Pon-tal do Paraná, na tempo-rada de 2016 e 2017 foramrecolhidos de 5 a 7 mil qui-los de casca de coco, emum período de 45 dias.Dados do Plano de GestãoIntegrada de Resíduos Só-lidos de Pontal do Paranáapontam que os resíduosgeram em torno de 100 to-neladas durante a tempo-rada.

O coordenador da As-sociação de VendedoresAmbulantes de Pontal do

Projeto gera empregospara vendedores

ambulantes no LitoralParaná (Avapar), MarceloJosé da Silva, diz que alémde ajudar na limpeza daspraias o projeto trouxeuma forma sustentável degerar renda para as pes-soas do litoral do Estado."Não é só para nós, ambu-lantes, que o projeto ébom, mas para o municí-pio também". A Avaparatualmente conta com 400associados.

O projeto faz parte das85 propostas financiadas,desde o começo do ano,por meio do programaUniversidade Sem Frontei-ras (USF). As iniciativassão operacionalizadas di-retamente pelas sete uni-versidades estaduais doParaná - UEL, UEM, UEPG,Unioeste, Unicentro, UENPe Unespar, com recursosda Secretaria da Ciência,Tecnologia e Ensino Supe-rior do Paraná. Os partici-pantes do projeto são estu-dantes bolsistas e recém-for-mados da Unespar. Segundoa bolsista e graduada emAdministração, Jéssica Vi-lella, a iniciativa atua deforma prática no combateas problemáticas sociais."Ao promovermos o proje-to, estamos compreenden-do os impactos ambientaisque a casca do coco causaao relevo da cidade. Alémde entender a situação vul-nerável dos habitantes. Auniversidade possui papeltransformador na socie-dade".

A Administração dosPortos de Paranaguá e An-tonina (Appa) lançou umnovo edital de concursopúblico. O objetivo é con-tratar 28 profissionais dosníveis médio e técnico paraatuar junto aos portos doParaná.

As vagas estão distribu-ídas em quatro funções e asremunerações variam deR$ 1.280,25 a R$ 2.193,13.Os aprovados e contrata-dos receberão tambémplano de assistência à saú-de e auxílio-alimentação,além de todos os benefíci-os da categoria.

De acordo com o dire-tor-presidente da Appa,

Portos abrem concurso paraagentes e técnicos portuários

Luiz Henrique Dividino, amedida faz parte do pro-cesso de modernização doórgão. "Desde 2014, a Ad-ministração dos Portos deParanaguá e Antonina foitransformada em empresapública e isso gerou novasnecessidades, como a rees-truturação do quadro fun-cional" explicou. Ele lem-

brou que no ano passado jáfoi realizado o concurso queadmitiu 28 profissionaispara cargos de nível supe-rior.

Os candidatos dedemter ensino médio completo.Estão previstas vagas paraas funções de assistente ad-ministrativo, agentes admi-nistrativos de segurança,

técnico portuário e técnicode segurança do trabalho.

INSCRIÇÕES - As inscri-ções podem ser feitas 15 desetembro e 15 de outu-bro, via internet, no en-dereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br/concurso, e a taxa de ins-crição é de R$ 50,00 paranível médio e R$ 70,00 paratécnico. No edital, há vagasreservadas a pessoas comdeficiência e também paraafrodescendentes. Nesteendereço eletrônico os in-teressados podem ser obti-das todas as informaçõesrelacionadas aos procedi-mentos do concurso e es-clarecer dúvidas.

A Administração Mu-nicipal de Pontal do Pa-raná realiza a partir desegunda-feira a Sema-na do Idoso 2017.

O evento é orga-nizado pela Secre-taria Municipal deAssistência Sociale tem amplo apoiodo prefeito munici-pal, Marcos Casqui-nha, com várias ativi-dades destinadas especifi-camente as pessoas idosasdo município litorâneo emespecial aos usuários do CCIe CRAS dos balneários deCanoas e Ipanema.

A programação começanesta segunda-feira (25),com a palestra de neurolin-guística com GuaraciAbreu, às 9h.

Na terça (26), às 9h, pa-lestra com o doutor Vanede Nogueira. A tarde a par-tir das 14h, início da ginca-na.

No dia 27, quarta-feira,o dia começa com a oficinade dança cigana com San-dra Choinski (ParanaguáDança e Movimento), às 9h

A Administração Municipalde Pontal do Paraná realiza

a partir de segunda-feiraa Semana do Idoso 2017

e a tarde está programadaa continuação da gincana,14h.

Para o dia 28, oficinasde mousepad, porta reca-do e poesia para a terceiraidade, todos os eventosprogramados para às 9h. Àtarde, continuação da gin-cana, 14h. Uma palestracom o tema: Sexualidadena Terceira Idade está pro-gramada para o dia, 29, às9h. No mesmo dia no perí-odo da tarde, gincana ecaça ao tesouro, 14h.

Para encerramento nodia primeiro de outubro, apartir das 8h, aula de zum-ba e na sequência, cami-nhada pela praia.

Certame envolventee que está levando umnúmero considerável detorcedores ao estádioEdnal Tavares. Você nãopode perder mais umasuper rodada do Campe-onato Municipal, próxi-

Neste domingo tem rodada doCampeonato Municipal em Pontal do Paraná

mo domingo as 13h, pe-las quartas de final, en-tram em campo Lava Jatoe União, na sequência às15h enfrentam-se, Ipa-nema e Barrancos.

Compareça e torçapelo seu time!

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 21

www.tribunadolitoral.com - A Verdadeira Verdade

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18522 Tribuna do Litoral

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 185 Tribuna do Litoral 23

Edital de Prestação deContas da APAE de Morretes

A seleção de futebol decampo de Pontal do Paranáidealizada pelo secretário deEsportes, Fábio Ribas, combase nas categorias sub 17 esub 20 e também amadoraidade livre. Surgiu das escoli-nhas. Hoje o escrete pontalen-se disputa a primeira Taça Li-toral 2017, campeonato orga-nizado pela Liga Litoral de Pa-ranaguá com aval da Federa-ção Paranaense de Futebol.

Integração entre prefeitura eesporte desponta para novos talentos

É bom lembrar que os atle-tas que perfazem a seleção dePontal do Paraná foram esco-lhidos a partir do Campeona-to Municipal de Futebol, comidade média entre 21 anos.

A cada final semana a po-pulação pode conferir os jogose torcer por nossa seleção quedisputa partidas entre as cida-des que compõem a região li-torânea.

Nas partidas disputadas

pelo campeonato municipal,os jogos são realizados aosdomingos à tarde. Com boamédia de público o campeo-nato municipal é resultado dededicação e sucesso.

Por orientação do prefeitoMarcos Casquinha, mais even-tos serão realizados na áreaesportiva no sentido de des-pertar e despontar novos ta-lentos.

Jornalista: Sandro Martins

Prefeitura de Pontal doParaná, por meio da secre-taria da Justiça e Cidadaniae empresa Techint, em par-ceria com a Agência do Tra-balhador promovem o Dia daInclusão Social e Profissionaldas Pessoas com Deficiênciae dos beneficiários reabili-tados do INSS, 29 de setem-bro.

Na data, serão realiza-das, palestras, entrevistasde emprego exclusivaspara trabalhadores comdeficiência e reabilitados

Prefeitura promove "Dia D" da inclusão socialdo INSS, além de atividadesde orientação profissional eprevidenciária.

As ações serão realizadasna Agência do Trabalhador domunicípio litorâneo, e se es-tenderá a todos os trabalhado-res que necessitarem dos ser-viços de intermediação demão de obra e de encaminha-mento de seguro-desempre-go e de Carteira de Trabalho ePrevidência Social (CTPS).

Para se candidatar às opor-tunidades de emprego do DiaD, os trabalhadores devem

comparecer ao evento comCarteira de Trabalho e Previ-dência Social (CTPS). Já osempregadores interessadosem contratar trabalhadorescom deficiência ou reabilita-dos do INSS

Os interessados devemcomparecer ao seguinte en-dereço: Rua Baronesa do Cer-ro Azul, 387 - Praia de Leste.

Telefone: (41) 3458-3372Horário de atendimento

"Dia D": 8h às 12h das 13h35às 17h.

Jornalista: Sandro Martins

CORPO DE BOMBEIROS(0XX41) 3458-1505 ou 193CORREIOS PRAIA DE LESTE

(0XX41) 3458-2149RODOVIÁRIA VIAÇÃO GRACIOSA

(0XX41) 3458-1277 / 3458-2773FÓRUM - (0XX41) 3453-8170 / 3457-9763

IBAMA - (0XX41) 3423-1818

TELEFONES ÚTEIS DE PONTAL DO PARANÁPOLÍCIA ROD. ESTADUAL - (0XX41) 3458-2377PREFEITURA MUNICIPAL - (0XX41) 3972-7000

PRONTO SOCORRO - (0XX41) 3972-7078SANEPAR - 0800 200 0115

CONSELHO TUTELAR - (0xx41) 3972-7066POLICIA CIVIL DELEGACIA IPANEMA

(0XX41) 3457-1546POLÍCIA MILITAR - (0XX41) 3458-1055 ou 190

PROVOPAR

No dia 19 de setembro iniciouo Curso de Auxiliar Administrati-vo. Nas fotos, a turma com o prof.Edmilton Farias e a presidente doProvopar, Rosa Fioravante; de-pois, Luiz Claudio Lovato, consul-tor do Senai, dá algumas instru-ções para o começo das aulas.

No dia 25 de setembro iniciao Curso de Crochê e Bordado emPonto Russo, com aulas todas assegundas. Ainda há vagas. Parase inscrever, compareça à sededo Provopar. Mais informações:3455-9636.

Litoral do Paraná2a quinzena de setembro.2017 - Ano 25 - nº 18524 Tribuna do Litoral

www.tribunadolitoral.comA Verdadeira Verdade