vc conhece a fitoterapia? escola tem cultura · seropédica e vassouras. a previsão é que os...

8
vc conhece a fitoterapia? Você conhece a Fitoterapia? Ano I - Edição 7 30 de Junho - 2018 Jornal ‘‘Entre Aspas’’ - Um novo produto, para um novo público! Entre Aspas www.jornalentreaspas.com.br P rojeto Escola tem Cultura BM - Arraiá do Sangue Bom

Upload: lamanh

Post on 13-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

vc conhece a fitoterapia?

Você conhece a Fitoterapia?

Ano I - Edição 7

30 de Junho - 2018 Jornal ‘‘Entre Aspas’’ - Um novo produto, para um novo público!

Entre Aspaswww.jornalentreaspas.com.br

P rojeto

Escola tem CulturaBM - Arraiá do Sangue Bom

Page 2: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

Colunistas desta Edição!

CNPJ 26.143.945/0001-56

ALVES E MELLO COMUNICACAO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA 24 97403 8539

/jornalentreaspas

[email protected]

Manoel Alves - 16830 DTR - RJ

As publicações das colunas são de responsabilidade dos respectivos colunistas

Diretor Responsável /jornalentreaspas

‘‘ Auri Moraes Saúde&Nutrição

‘‘ Carol Campanharo

De Repente Mamãe‘‘ Gush Mello

Diagramação e artes‘‘Manoel Alves

Esporte e Lazer

Inimigos dos hemonúcleos, os meses de inverno representam uma menor taxa de doação de sangue. Buscando aumentar o volume deste período, o Hemonúcleo de Barra Mansa realiza desde o início de junho o “Arraiá do Sangue Bom”. Essa mobilização existe há pelo menos cinco anos e, em 2 0 1 8 , j á r e g i s t r o u n ú m e r o s expressivos, com 403 candidatos, sendo 315 aptos a doar. Esse resultado é 12% maior que aquele alcançado no mesmo período do ano passado, que contabilizou 281 doadores aptos.

Para marcar a ação, o Arraiá do Sangue Bom ofereceu aos voluntários um lanche com comidas típicas das festas juninas como: cachorro quente, broa de milho verde, canjica e chocolate quente. Além do município, o Hemonúcleo de Barra Mansa

também atende as cidades de Rio das Flores e Valença. O horário de atendimento é de 7 às 11 horas na unidade situada à Rua Pinto Ribeiro 205, Centro, anexo à Santa Casa.

Durante os períodos de baixas temperaturas, a proliferação de doenças infecciosas como a gripe dificulta a mobilização de doadores. Na edição de 2018, além do frio, o programa encontrou outro um obstáculo: a Copa do Mundo. O coordenador do Hemonúcleo de Barra M a n s a , S é rg i o M u r i l o C o n t i r e c o n h e c e a s f e s t i v i d a d e s relacionadas aos jogos como mais um motivo de afastamento da população. “Nós continuamos funcionando normalmente mesmo nos dias de jogos do Brasil, principalmente porque a demanda de sangue é sempre

alta”, explica ele.

Sérgio reforça a necessidade de desconstruir alguns mitos que envolvem a doação de sangue e consequentemente afas tam os doadores em potencial. “Muitas pessoas acham que doar emagrece e transmite doenças. Não é verdade. Precisamos sensibilizar a população nesse sentido. Doar sangue é um ato seguro e pode salvar muitas vidas”, completa.

Quem pode doar sangue - Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O doador precisa e s t a r bem a l imen tado , ev i t a r alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

“Arraiá do Sangue Bom” supera número de doadores no Hemonúcleo de Barra Mansa

Foram 315 voluntários aptos à doação durante o mês de junho, 12% a mais que no mesmo período do ano anterior, em 2017

Page 3: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

A abertura do projeto ‘Escola Tem Cultura’ do Colégio Delce Horta, no Aterrado, em Volta Redonda, teve a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, no dia 25 de junho. O programa é uma ação pedagógica interdisciplinar idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parce i ra com a Secre ta r ia Municipal de Educação e a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

Em cinco dias, de segunda a sexta-feira, os 800 estudantes da unidade tiveram acesso à cultura durante as aulas e recreios. Na estreia, foi o dia de cultura musical; terça, 26, foi a vez das artes visuais (grafite); na quinta, dia 28, da dança, e na sexta-feira, dia 29, da arte cênica (teatro).

A ideia do projeto é que cada unidade escolar da Fevre receba durante uma semana apresentações culturais no

intervalo do recreio, enquanto em sala de aula uma equipe da Secretaria de Cultura, além do rapper e pedagogo Thiago Elniño.

A equipe promove oficinas que c o n t r i b u e m p a r a o c o n t e ú d o disciplinar a partir da aproximação do aluno com as programações culturais do município. Essas atividades acontecerão até outubro e no final do ano será realizado um Festival dos Estudantes.

“Sou oriundo da escola pública e, na minha época, queria que tivesse uma oportunidade de despertar a cultura dentro da escola, que vai além do ensino tradicional”, disse o prefeito Samuca Silva

Segundo Aline Ribeiro, secretária municipal de Cultura, o projeto também visa criar formadores de público da cultura em Volta Redonda: “Com este projeto, a Secretaria de Cultura irá trabalhar a formação de público para artistas locais e para os espaços culturais de Volta Redonda, ao mesmo tempo em que contribui com a Secretaria de Educação, enriquecendo a abordagem dos temas transversais nas escolas”

“Queremos ut i l i zar todas as linguagens artísticas para aprender as outras disciplinas como geografia, história, matemática, português. Assim, o aprendizado fica mais dinâmico e leve”, destacou Waldir Bedê, presidente da Fevre.

Projeto aconteceu no Colégio Delce Horta na última semana do mês de junho

‘Escola Tem Cultura’ conta com participação do prefeito Samuca Silva

Page 4: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

RedegásRedegásRedegás

Rua Ver. Francisco E. Delgado 1402, Conforto

Portaria

24h

3348 07073348 07073348 0707

Programa de Recuperação Fiscal do Município oferece desconto para quem pretende pagar à vista e parcelado e pretende ser a última oportunidade deste governo

A Prefeitura de Volta Redonda lançou através da Procuradoria Geral do Município (PGM-VR) o Programa de Recuperação Fiscal do Município, o Refis VR 2018. De acordo com o procurador geral de Volta Redonda, Augusto César Nogueira, o programa é destinado a promover a regularização de créditos do município, decorrentes de débitos de pessoas físicas ou jurídicas.

“É bom para o município, porque essa verba aumenta a arrecadação da administração municipal e é utilizada para investimentos na cidade. E os contribuintes ainda têm desconto para quitar suas dívidas”, explicou o procurador geral.

Os débitos poderão ser pagos à vista ou parcelados. Quem optar pelo pagamento à vista, poderá realizá-lo com redução de 90% nos juros e multa até o dia 31 de agosto. Para os contribuintes que forem pagar até o dia 28 de setembro, o desconto será de 80%.

O parcelamento poderá ser feito em até 12 meses (desconto de 60%), 24 meses (50%) e 36 meses (40%). É importante ressaltar que a parcela mínima para pessoa física é a partir de R$ 100, e para pessoa jurídica, a partir de R$ 200.

Os contribuintes que quiserem participar do Refis VR 2018 podem se dirigir à sede da prefeitura (Praça Sávio Gama, 53, Aterrado) ou ao Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda (anexo à sede da prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para pessoas físicas, é necessária a apresentação de identidade, CPF e comprovante de residência, com respectivas cópias. E para pessoas jurídicas, é preciso o Contrato Social.

Prefeitura reenviou mensagem para ser regulamentada; votação ainda não foi marcada

O vereador Jari Oliveira (PSB), em entrevista ao jornal Entre Aspas, comentou que a prefeitura de Volta Redonda reenviou essa semana a mensagem de regulamentação da Uber à Câmara Municipal. De acordo com o vereador, existe um anseio popular para a mensagem ser aprovada e caso necessário emendas serão feitas para atender aos interesses da população, além da fiscalização do serviço.

– Estou analisando a mensagem com muita atenção, há uma grande expectativa por parte da população em regulamentar essa matéria. Em enquete realizada pelo nosso mandato via Facebook e pelo governo municipal, a maioria dos moradores aprovou a regulamentação do serviço em Volta Redonda. Como nosso mandato é pautado no interesse popular irei votar de acordo com o que for melhor para os usuários – declarou, acrescentando que ainda não há previsão para a matéria ser votada no legislativo.

Entenda o caso

Desde março do ano passado a Uber atua em Volta Redonda, porém havia uma lei municipal que proibia a utilização de transporte por meio de aplicativo. A prefeitura enviou à Câmara Municipal uma consulta visando regulamentar a lei para que órgãos municipais pudessem fiscalizar o cumprimento da legislação municipal. Após polêmicas e queixas por parte da Uber devido ao valor que seria recolhido pela prefeitura para regulamentar o serviço, o governo retirou a mensagem e nesta semana reenviou com alterações à Câmara para votação.

REFIS-VRREFIS-VRREFIS-VR

Refis VR 2018: população já pode renegociar dívidas com a prefeitura

Page 5: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

Projeto em fase de implantação atenderá as cidades de Barra do Piraí, Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Piraí, Rio Claro e Vassouras.

De acordo com o relatório divulgado no ano passado pelo Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 49,8% da população do país não tem coleta de esgoto. Na maioria dos casos, a precariedade do saneamento rural e urbano é agravado pela falta de atendimento e conhecimentos básicos para o tratamento de água e destinação de resíduos. As consequências são a exposição da população tanto a doenças gastrointestinais, como diarreia, quanto a doenças diversas como dengue, zika, cólera e hepatite, além dos danos socioambientais, como a poluição de recursos hídricos e a contaminação de alimentos. Nas áreas rurais o número de domicílios dispersos é maior, o que contribui para a não existência de rede coletora de esgotos . Isso leva as famíl ias a recorrerem a alternativas de esgotamento

sanitário, como fossas rudimentares, valas e disposição direta no solo. Esse cenário sobre o esgotamento sanitário, coloca em risco a saúde da população, em especial as crianças.

Atento ao problema, o Comitê Guandu-RJ fará a contratação de uma empresa que f a ç a o l e v a n t a m e n t o d e d a d o s g e o e s p a c i a i s , o d i a g n ó s t i c o , a hierarquização e os Projetos Básico e Executivo do Plano de Saneamento Rural, que busque soluções de execução da obra e operação do sistema com a utilização de tecnologias de esgotamento sanitário adequadas às peculiaridades e realidades locais. O projeto, baseado no Programa de Investimentos do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, pretende recuperar e promover a qualidade ambiental, levando saneamento às zonas rurais e periurbanas – de transição ou que mesclam áreas

rurais e urbanas – de Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Rio de Janeiro, Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo de seleção e contratação qualquer pessoa jurídica interessada, ou consórcios, que atendam às exigências do Ato Convocatório disponível no site da secretaria executiva do Comitê, a ASSOCIAÇÃO PRÓ-GESTÃO DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL – AGEVAPhttps://bit.ly/2tg6Lm7www.agevap.org.brMaiores informações pelo telefone (24) 3355-8389.

Comitê Guandu-RJ Levará Saneamento Rural A Cidades Do Sul Fluminense.

Page 6: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

Fitoterapia é o tratamento de doenças mediante o uso de plantas. Phyton, em grego, quer dizer “planta” e therapeía, “tratamento”, uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas d i f e r e n t e s f o r m a s farmacêuticas, tais como extrato seco, rasurado, em pó (forma de cápsulas), tintura e chás. A fitoterapia constitui u m a f o r m a d e t e r a p i a medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.Nos últimos anos, as pessoas estão se preocupando mais com hábitos saudáveis e os p r o d u t o s n a t u r a i s v ê m despertando a atenção desta parcela da população que b u s c a a l t e r n a t i v a s d e tratamento com o mínimo possível de efeitos colaterais. C o n s i d e r a n d o q u e o s c o m p o s t o s a t i v o s s e apresentam em concentrações reduzidas nas plantas, são muito menores os riscos de e fe i tos secundár ios não desejáveis, dependendo da planta que seja utilizada.A utilização da fitoterapia cons t i tu i uma exce len te terapêutica, se administrada por profissional capacitado, para o tratamento de diversas p a t o l o g i a s , i n c l u s i v e a obesidade.Na obesidade, a fitoterapia e x e r c e p a p e l n a desintoxicação, aumento do gasto energético, diurese, na disbiose, na saciedade... Esses efeitos podem ser percebidos bem precoce ao início do tratamento.Vale ressaltar, que o uso da fitoterapia, não dispensa o cuidado com a alimentação. Pelo contrário, a alimentação saudável maximiza os efeitos dos fitoterápicos, obtendo a s s i m , u m e q u i l í b r i o metabólico e consequente uma melhor qualidade de vida e saúde.É c o m u m v e r m o s u m a infinidade de produtos que prometem emagrecimento milagroso, sem muito esforço por parte de quem os consome.

Isso não existe! Existem sim certos alimentos e plantas que auxiliam na perda de peso tornando-a mais eficaz.Nos países de primeiro mundo, os medicamentos derivados de plantas vêm desempenhando papel crescente e relevante. Já no Brasil, esse crescimento é l en to e a p r e sc r i ção de fitoterápicos é feita apenas por médicos ou profissionais da saúde especialistas na área, que são a favor de tratamentos naturais e , ou quando o paciente tem alguma restrição ao tratamento alopático.É e n g a n o a c h a r q u e a fitoterapia não há contra indicações, bem como efeitos c o l a t e r a i s , n o u s o i n d i s c r i m i n a d o o u s e m orientação... Pelo simples fato de achar que é planta, é natural, é chá.Por outro lado, se usarmos as plantas de forma correta, ganhamos saúde, qualidade de vida e bem-estar. Vale lembrar que o uso de fitoterápicos não imp l i ca na anu l ação de qualquer outro tratamento que se faça necessário.E de modo rotineiro, usamos as plantas e nem nos atentamos q u e j á f a z e m o s u m a manutenção de saúde com essas plantas medicinais: cebola, alho, salsa, tomate, cenoura, berinjela, etc. E sabemos que cada uma delas pode ser usada no tratamento ou prevenção de alguns males e s p e c í fi c o s , c o m o : a h i p e r t e n s ã o , r e s f r i a d o , a u m e n t o d o c o l e s t e r o l , inchaços, câncer... dependendo apenas da dosagem e forma de uso.Portanto, para que tenhamos bons resultados em qualquer tratamento, é importante sabermos a dosagem, o tempo de tratamento, a forma de uso e principalmente ter a segurança da origem das plantas, tanto na identificação correta da espécie como na forma de preparo do medicamento.Quer conhecê-los? Procure um profissional habilitado para te apresentar esse mundo de novidades!

Você conhece a Fitoterapia?

Sabe como ela pode te ajudar?

Page 7: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

Minha sogra sempre fala orgulhosa dos QUATRO filhos que teve, todos seguidinhos - aquela famosa escadinha –; das horas e horas ajudando no dever de casa, das mil roupas daquelas crianças todas para lavar, passar, dobrar e guardar; das brincadeiras sem fim até ficarem esgotados, tarde da noite, e dormirem... E eu completo, dizendo: “Mas você tinha um monte de gente para te ajudar no dia a dia: mãe, tia, etc”. Mas agora me pego pensando: quem garante que lá atrás foi mais fácil? O.K., eu não tenho ninguém ali do meu lado preparando o banho, o jantar, lavando as roupas, planejando o mercado ou olhando minha filha para eu tomar meu banho, jantar e fazer todo o resto, não. Mas se pensarmos bem, conto com uma facilidade e tanto na rotina que é a internet. E não estou falando só da utilidade pública que é correr para o Google buscando imagens dos cocôs dos outros bebês (rsrsrs...) para saber se o da minha está normal. Falo da quantidade de informação que hoje está ao nosso alcance e de toda a bagagem que a gente adquire com isso. A mãe e a tia da minha sogra tinham com elas aquilo o que viram da vida, as experiências delas. E nós, dessa geração tão global izada e conectada? Temos as nossas experiências e as dos outros, todo um mundo na palma

das mãos em telas de celular e a oportunidade de esclarecer qualquer dúvida em segundos, seja ela qual for (e por mais esquisita que a questão pareça, ainda sim, alguém já pensou nela antes e você vai achar um relato). Que vantagem! Afinal, não é só o cansaço físico que pega, não é verdade? O estado psicológico e o stress são determinantes.

Escuto com frequência novas mamães ou tentantes falando sobre não terem ninguém para lhes ajudar com seus filhos e o quanto isso é difícil e pesa na rotina. No caso, elas se referem a ninguém da família, pois seus pais e parentes moram longe, por exemplo. Aí acho que entra em cena algo espetacular dessa era digital: a rede de apoio. Rede de apoio é aquele grupo com o qual você encontra abertura para conversar, desabafar, contar os problemas e/ou as vitórias, rir, chorar, dar e receber apoio e carinho, unido por um interesse comum (a maternidade, no caso) e com o propósito de tornar as coisas mais fáceis. Cada vez mais, acompanhamos redes de apoio sendo criadas na internet e depois ultrapassando os limites do virtual, ganhando espaço na vida fora da tela. Aconteceu comigo. Já contei aqui. Essa coluna surgiu após a criação de um grupo de WhatsApp só de

novas mamães, cheias de dúvidas e sugestões e, com ele, veio o desejo e a necessidade de nos encontrarmos, de estamos juntas, cara a cara. Daí nasceu o Encontro dos Fraldinhas Molhadas, para a gente se ver, se conhecer, se abraçar e compartilhar calor humano e bons momentos. Tá, mas o que isso tem a ver com a história?

Tudo. Maternar não é fácil, mas vamos combinar que temos um suporte e tanto hoje em dia, né? Resolveram que esse tema é importante e a quantidade de casas de mães, blogs de mães, atividades para mães, ajudantes de parto, pós-parto e tudo o mais que pintou por aí e está a nossa disposição de repente, não é para ser desprezada. Fora os grupos que você mesmo pode criar com a vizinha, a amiga da vizinha, etc, etc. A troca de vivências é supervaliosa, ainda mais para nós, mamães de primeira viagem. E pela diversidade de pessoas com as quais temos contato, as histórias ficam ainda mais ricas. A informação e a oportunidade de se aproximar de novas pessoas está aí, é só a gente fazer alguma coisa positiva com isso e deixar de falar um pouco que “lá no tempo da minha vó, ser mãe era mais fácil”. Sabe, não que essa galera vá ajudar você a cuidar dos seus filhos na prática, dando banho, esquentando a comida e cantando musiquinha na hora de dormir. Não é isso. Mas vai te dar atenção, vai ouvir suas queixas e vibrar com suas conquistas, vai te aconselhar e lembrar diariamente que você é foda! (Desculpe o palavrão, mas tem hora que só ele define) O que vai fazer todas essas atividades d iá r ias se rem mais t ranqui las e prazerosas. Quando se tem uma rede de apoio, a vida fica mais leve.

Cada uma no seu tempo, com suas dificuldades e facilidades, toda época tem seus prós e seus contras... Mas a nossa tem muitos prós. Bora buscar na internet essa gente maneira que está passando pelo mesmo momento que você e trazê-las para o seu convívio!? “Porque às vezes tudo o que a gente precisa ouvir é um ‘vai ficar tudo bem’ em vez de um ‘eu te avisei’” (frase de Camila Frutuoso, do Instagram).

De repente, De repente, mamãe!mamãe!

De repente, mamãe!

Carol Campanharo

@derepentemamaes

Rede de quê?Redes de apoio nascem na na internet e ganham espaço entre novas

mamães, facilitando o difícil 'maternar' de todo dia

closetmegaimportsCloset Mega Imports

venda de produtos a pronta entrega e encomendas

closetdodanieleluizaGabi Closet Dan

24 99279 5885Bruna

24 99206 0000Gabi

MEGACloset

importsCloset

Daniel& Luiza

Page 8: vc conhece a fitoterapia? Escola tem Cultura · Seropédica e Vassouras. A previsão é que os estudos para a implementação iniciem neste ano. Podem participar do processo

COLETIVO DE MARCAS COM BRECHÓ, MODA INFANTIL,

ACESSÓRIOS E CERVEJARIA ARTESANAL

FUNCIONA DE SEGUNDA A SÁBADO, DE 10H AS 19H

RUA 26, 41 - VILA STA CECÍLIA - VOLTA REDONDA

COLETIVO HIPSTER

Marcas

CONHEÇA O