vale a pena? - lilian speziali nutricionista belo horizonte mg · vale a pena? texto: iza...

2
6 Saúde Todo Dia Extra Alguns prós e contras da mistura de cereais que tem feito tanto sucesso Vale a pena? Foto: Thinkstock/Getty Images

Upload: vucong

Post on 02-Dec-2018

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vale a pena? - Lilian Speziali Nutricionista Belo Horizonte MG · Vale a pena? Texto: Iza Castellani / Consultoria: Elaine Pádua, Isabel Jereissati e Lilian Speziali, nutricionistas

6 Saúde Todo Dia Extra

Alguns prós e contras

da mistura de cereais

que tem feito tanto

sucesso

Vale a pena?

Foto

: Thi

nkst

ock/

Get

ty Im

ages

Page 2: Vale a pena? - Lilian Speziali Nutricionista Belo Horizonte MG · Vale a pena? Texto: Iza Castellani / Consultoria: Elaine Pádua, Isabel Jereissati e Lilian Speziali, nutricionistas

Saúde Todo Dia Extra 7

Vale a pena?

Texto: Iza Castellani / Consultoria: Elaine Pádua, Isabel Jereissati e Lilian Speziali, nutricionistas

A ração humana não deve ser consumida sem que um médico ou nutricionista seja consultadoAs polêmicas acerca da ração

humana não ficam restritas apenas ao nome. Afinal, o mix de cereais que promete

milhares de benefícios desperta opiniões diversas de especialistas. As hipóteses são bastante variadas, mas algumas vantagens e desvantagens são mais fre-quentes. Entenda de quais maneiras o produto pode ajudar e em que ponto pode ser prejudicial à saúde.

Pode aproveitar!✔ Intestino bem regulado

O uso contínuo e correto da ração humana pode proporcionar melhora no funcionamento do intestino. “Isso acon-tece devido à boa quantidade de fibras presente no farelo de trigo, na semente de linhaça, na aveia e no gérmen de trigo, que contribui para os movimentos intestinais, além de proporcionar uma flora microbiana mais saudável”, explica a nutricionista Elaine Pádua.

Como necessitamos de cerca de 30g diários de fibras, o mix de cereais pode contribuir para atingir essa quantidade ideal. De qualquer maneira, para obter esses benefícios, você deve manter hábi-tos de vida saudáveis e ingerir bastante líquido durante o dia.

✔ Uma forcinha para emagrecerA ração humana não faz milagres,

mas pode sim contribuir para o ema-grecimento. Por conta da significativa quantidade de fibras solúveis, propor-ciona atraso no esvaziamento gástrico, ou seja, promove sensação prolongada de saciedade. Isso quer dizer que pode ser uma aliada na dieta, fazendo com que a fome diminua e tornando mais fácil comer menos coisas gordurosas.

Nesse sentido, alguns ingredientes se destacam. É o caso da aveia, que contém betaglucana, fibra solúvel capaz de impedir ou influenciar na absorção de gorduras da dieta, controlando, in-clusive, o colesterol.

✔ Controle da menopausaUm dos ingredientes da ração é o

extrato de soja, que possui isoflavona, composto com estrutura semelhante à do hormônio estrógeno, que ajuda a diminuir sintomas da menopausa, como calores repentinos e irritabilidade. Além disso, outros ingredientes, como a linhaça, também atuam positivamente no controle hormonal das mulheres.

Melhor ficar atento!✘ Ração não substitui refeição

Na tentativa de emagrecer, muitas pessoas têm trocado refeições inteiras pela ração humana. Esse tipo de hábito é extremamente prejudicial à saúde.

“Quando consumida dessa maneira, pode comprometer a obtenção de nutrien-tes normalmente ingeridos nas principais refeições e de suma importância para o organismo. Um único tipo de alimento não pode assegurar todas as necessidades nutricionais”, destaca Elaine.

A ração deve ser usada nos lanches ou no café da manhã. Além disso, o ideal é manter sempre um cardápio variado para obter uma boa gama de nutrientes e investir em frutas, legumes e verduras.

ContraindiCaçõesA receita tradicional de ração humana pode ser contraindicada em alguns ca-

sos, já que seus ingredientes podem ser impróprios para certas pessoas.“O guaraná em pó, por exemplo, pode não ser indicado por causar irritabilidade,

insônia ou taquicardia e deve ser retirado da composição se for usada por gestantes ou pessoas com gastrite e úlcera estomacal”, destaca a nutricionista Lilian Speziali.

Já a aveia, que contém glúten, é imprópria para celíacos e o açúcar mascavo não deve ser consumido por diabéticos.

Algumas pessoas podem apresentar também alergia à linhaça ou, se sofrerem de síndrome do intestino irritável, podem sentir dores de cabeça e aumento na frequência das evacuações.

✘ Efeito contrárioO consumo de fibras é essencial

para manter o bom funcionamento do intestino. Porém, se não for aliado à ingestão regular de água (no mínimo 2 litros por dia), pode desencadear o efeito inverso.

“Na verdade, todas as pessoas que consomem a ração humana devem au-mentar o consumo de água, para evitar que o intestino fique preso”, ressalta a nutricionista Isabel Jereissati.

O consumo de fibras também deve ser adicionado aos poucos na dieta ali-mentar. “Quem não está acostumado a consumir muita fibra pode ter o efeito oposto ao desejado”, alerta Isabel.

✘ Pequenas quantidadesA crítica de muitos especialistas diz

respeito à quantidade de cada ingredien-te da ração. Isso quer dizer que, a cada porção do alimento, você consome uma quantidade muito pequena dos grãos e cereais que o constituem. Assim, pode deixar de aproveitar integralmente suas propriedades. Por isso, muitos nutricio-nistas indicam o consumo separado e alternado de cada um dos ingredientes ao longo da semana.

Foto

: Thi

nkst

ock/

Get

ty Im

ages