vai construir ou reformar? saiba as regras da construção civil. · 2015-05-29 · o “check...

4
oioioioioioio Ao construir ou reformar é preciso ter alguns cuidados importantes. Verifique as condições do terreno ou do imóvel já existente. Todo aterro, desaterro, supressão de árvores, demolição, constru- ção, acréscimo e reconstrução de edificação em Brumadinho, somente podem ocorrer após o devido licenciamento da Prefeitura. Para uma edificação, a licença é o Alvará de Construção. O proprietário, engenheiro ou arquiteto será penalizado se for responsável pela obra executada sem o devido licen- ciamento ou em desacordo com a legislação. Informativo da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Planejar 2015 - ANO II - NºII Vai construir ou reformar? Saiba as regras da construção civil.

Upload: lamnguyet

Post on 15-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vai construir ou reformar? Saiba as regras da construção civil. · 2015-05-29 · O “Check List” para a regulari- ... a circulação de transporte coletivo e áreas específi

oioioioioioio

Ao construir ou reformar é preciso ter alguns cuidados importantes. Verifique as condições do terreno ou do imóvel já existente. Todo aterro, desaterro, supressão de árvores, demolição, constru-

ção, acréscimo e reconstrução de edificação em Brumadinho, somente podem ocorrer após o devido licenciamento da Prefeitura. Para uma edificação, a licença é o Alvará de Construção. O proprietário, engenheiro ou arquiteto será penalizado se for responsável pela obra executada sem o devido licen-

ciamento ou em desacordo com a legislação.

Informativo da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação

Planejar2015 - ANO II - NºII

Vai construir ou reformar? Saiba as regras da construção civil.

Page 2: Vai construir ou reformar? Saiba as regras da construção civil. · 2015-05-29 · O “Check List” para a regulari- ... a circulação de transporte coletivo e áreas específi

DEPARTAMENTO DE OBRAS

Passo a passo da construção legal

Antes de adquiri-lo certifi que-se disto: se o lote é aprovado pela Prefeitura e se o mesmo é re-gistrado no Cartório de Imóveis.

Observe se o terreno não está inserido em áreas com obstáculos que impeçam ou difi cultem a implantação de uma edifi cação. Ex.: vegetação expressiva, proximidade de cursos d´água, nas-centes, linhas de transmissão, tombamento cultu-ral, decreto de desapropriação, vias com previsão de alargamento, etc.

Com o terreno adquirido e registrado em seu nome no Cartório de Registro de Imóveis é hora de começar a planejar a construção. Não se es-queça: só é dono quem registra! Inicialmente, deve-se contratar um arquiteto. Este profi ssional deverá elaborar o projeto arquitetônico, respei-tando, além das necessidades do proprietário, toda a legislação pertinente. Para a elaboração do projeto, é necessário que o profi ssional tenha em mãos “Informações Básicas para Edifi cações”, expedidas previamente pela Prefeitura. Nelas es-tarão descritos alguns parâmetros urbanísticos a serem seguidos.

O que não precisa de licenciamento da Prefeitura

1 - Escolha o terreno:

2 - Zoneamento:

3 - Elaboração de projeto:

4 - Aprovação do Projeto, emissão de Alvará de Construção: 5 - Habite-se e registro em Cartório:

6 - Já construí, mas quero legalizar a obra:

Com o projeto em mãos é necessário dar a entrada junto à SEPLAC, pedindo aprova-ção e/ou Alvará de Construção. Para isto, o requerente deverá apresentar documentos especifi cados em um “Check List” disponível na SEPLAC ou online. A aprovação do projeto pode ou não estar vinculada à liberação do Al-vará de Construção. A opção depende da ne-cessidade do requerente em dar início à obra. Agora basta aguardar a liberação do pedido.

Se uma edifi cação foi construída sem o devi-do licenciamento, deve ser providenciada a sua regularização na Prefeitura. Para isso, contrate um

O término da edifi cação deve ser comunicado à Prefeitura, logo após a constatação de que a edi-fi cação existente confere com o projeto de edifi -cação aprovado. Com isso será liberada a Certidão de Baixa de Construção, Certidão de Averbação e o Habite-se. Uma edifi cação aprovada, mas sem Baixa de Construção concedida pela Prefeitura ou uma edifi cação sem aprovação, mesmo que antiga, não existe legalmente. O recolhimento de IPTU pela Prefeitura, não signifi ca legalidade da edifi cação.

engenheiro ou arquiteto para elaborar o projeto da edifi cação existente. O “Check List” para a regulari-zação encontra-se disponível na SEPLAC ou online .

•Modifi cações internas que alterem o layout e não gerem acréscimos de área.

•Construção de muros, exceto de arrimo.•Instalação de grades de proteção, janelas ou portas.

•Serviços de manutenção e construção de passeios.

Page 3: Vai construir ou reformar? Saiba as regras da construção civil. · 2015-05-29 · O “Check List” para a regulari- ... a circulação de transporte coletivo e áreas específi

DEPARTAMENTO FUNDIÁRIO

Morar em loteamento irregular: não é legal!

Não entendi: vou ter a posse, mas não serei dono?

Loteamento é a divisão de uma grande área de terra em lotes menores destinados à edifi cação, ampliando a cidade. O responsável é o loteador que pode tanto ser uma pessoa física como pessoa jurídica, cooperati-va, entre outros, que lucram com a venda dos lotes. In-dependentemente de quem seja o loteador, só poderá vender os terrenos depois da aprovação de um projeto na Prefeitura e do correspondente registro deste pro-jeto no Cartório de Registro de Imóveis. Loteamento sem licença da Prefeitura e sem registro de imóveis são ilegais.

Cabe ao loteador aprovar o projeto do loteamento na Prefeitura e levar ao Cartório de Registro de Imóveis antes de comercializar os lotes. O projeto de lotea-mento deve prever ruas com largura adequada para a circulação de transporte coletivo e áreas específi cas para instalação de praças, escolas e postos de saúde. Também é responsabilidade do loteador fornecer a infraestrutura básica para o acesso a serviços como água potável, energia elétrica e rede de esgoto.

Descobri que o loteamento não está regularizado na Prefeitura. O que fazer?

Antes de comprar um lote ou construir, você deve consultar a Prefeitura para verifi car se o loteamento tem licença municipal. Pode também con-sultar o Cartório de Registro de Imóveis.

Vender lote em loteamento não registrado no Cartório de Registro de Imóveis confi gura o crime previsto no artigo 50, parágrafo único, I, da Lei 6.766/79. Entre em contato com o Ministério Público Estadual ou com a Delegacia de Polícia Civil para fazer a denúncia.

Existem algumas maneiras de regularizar sua situação, quando possível. Entre em contato com a Prefeitura e informe-se. Não construa em área de proteção ambiental (topo de encosta de morros, margens de arroios e áreas próximas a nascentes, por exemplo).

Quais são as responsabilidades do loteador?O que é um loteamento ilegal?

Mas o contrato de compra e venda não signifi ca que sou dono do imóvel?

Não. Na maioria das vezes, esse contrato, mesmo quando conta com assinatura reconhecida do Tabelionato, não tem valor legal para fi ns de transmissão de propriedade. Para ser dono é preciso que uma escritura pública de compra e venda realizada no Tabelionato seja registrada no Cartório de Registro de Imóveis, para que todos saibam que você é dono do imóvel. E para a realização do registro, o loteamento deve estar re-gularizado na Prefeitura. Após o registro, você receberá uma certidão da matrícula do imóvel, que é um documento que tem a descrição exata do lote, o tamanho da área e o nome do proprietário. Ela permite o registro de todas as transações e mudanças feitas no imóvel.

Posse é diferente de propriedade. Se você faz uso de uma área para mo-radia ou moradia com pequenos comércios de subsistência, mesmo que não seja o dono, tem a posse do imóvel. Mas a posse não dá garantia de que você poderá usar este imóvel pelo tempo que desejar. Somente com o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis em seu nome você terá a propriedade. Sendo dono, terá a certeza de que poderá per-manecer morando no imóvel e vendê-lo quando desejar.

Antes de comprar um lote ou construir, você deve consultar a Prefeitura

Meu loteamento não está regularizado na Prefeitura, mas já comprei o terreno. O que posso fazer?

Como posso verifi car se um loteamento está regularizado na Prefeitura?

E quais os riscos de quem compra um terreno em loteamento ilegal?

• Você não poderá registrá-lo, logo não será o dono daquilo que pagou.• Você terá apenas a posse, fi can-do sempre na incerteza se pode-rá permanecer morando no local.• Você fi cará dependendo da “boa vontade” do mau loteador.• Muitas vezes tendo que morar num local sem infraestrutura bá-sica, como água potável, energia elétrica, iluminação pública e re-des de esgoto.• Você poderá ter difi culdade de acesso, pois, na maioria das ve-zes, as ruas são abertas com lar-gura incorreta, impedindo a cir-culação do transporte coletivo.• Você não terá infraestrutura pública como praças, escolas ou postos de saúde próximos à sua casa, pois o mau loteador não destina uma parte da área, como prevê a legislação, para a implan-tação desses equipamentos.• Você não conseguirá fi nancia-mento junto aos bancos ou ou-tras instituições fi nanceiras para construir ou reformar sua casa, porque não terá como apresentar a documentação necessária.

Page 4: Vai construir ou reformar? Saiba as regras da construção civil. · 2015-05-29 · O “Check List” para a regulari- ... a circulação de transporte coletivo e áreas específi

Secretaria Municipal de Planejamento e CoordenaçãoRuaPresidente Kennedy, n° 20, 3°Andar Bairro São Sebastião - Telefone: 3571-1385 E-mail: [email protected] www.brumadinho.mg.gov.brwww.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeBrumadinho

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA SEPLAC

•Processo de Aprovação de Projeto: Concessão de Alvará de Construção.

•Processo de Aprovação de Projeto: Levantamento de dados técnicos.

•Lista de documentos necessários para des-membramento ou re-membramento.

•Anuência de divisas, confrontações.

•Solicitações diversas de serviços.

Formulários disponíveis no site da Prefeitura

A Secretaria de Planejamento e Coor-denação cuja missão institucional preconiza a execução de políticas e programas públicos de integração territo-rial e desenvolvimento regional e urbano vem

Revisão do Plano Diretor

Veja outros projetos em desenvolvimento•Projeto de Lei do Perímetro Urbano•Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo•Código de Obras•Código de Posturas•Plano Municipal de Mobilidade, Transporte e Trânsito•Projeto de Requalifi cação do Centro de Brumadinho•Projeto de Restauração da Igreja de Nossa Senhora

desenvolvendo vários projetos em parceria com a Fundação de De-senvolvimento da Pes-quisa/FUNDEP empresa vinculada à Universida-de Federal de Minas Ge-rais. Dentre eles, destaca-se

a Revisão do Plano Dire-tor que resultará em um conjunto de leis e atos normativos disciplina-dores da organização territorial municipal que impactarão dire-tamente em questões relacionadas à gestão

municipal e a qualida-de de vida das pessoas, tais como a proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, o acesso à moradia, a modernização da admi-nistração da Prefeitura e da finança municipal.

Revisão do Plano DiretorRevisão do Plano Diretor

PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHORUA DR. VICTOR DE FREITAS, 28, CENTRO | CEP: 35460-000 | BRUMADINHO-MGTELEFONE: (31) 3571-3001PROJETO EDITORIAL: SECRETARIA DE GOVERNO | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIALEDITOR E JORNALISTA RESPONSÁVEL: MARCOS AMORIM (RJPMG 14972) JORNALISTA: HENRIQUE PAIVA (SJPMG 3975)REVISÃO: A. SÉRGIO SOUZA ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO: TALLES COSTA PRODUÇÃO EDITORIAL: THIAGO FRANÇAFOTÓGRAFOS: LUIZ CARLOS IMPRESSÃO: 5000 EXEMPLARES

da Piedade