usos e costumes da ditadura militar

30
Moda dos anos 70

Upload: renata-cabral

Post on 05-Jun-2015

332 views

Category:

Art & Photos


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Usos e costumes da ditadura militar

Moda dos anos 70

Page 2: Usos e costumes da ditadura militar

A década de 70 foi uma das mais ricas na história da moda. Até hoje, a época serve como inspiração para os estilistas que acabam trazendo de volta algumas peças.

As coleções outono/ inverno 2002-03 da Missoni e Gucci são apenas alguns dos exemplos das marcas.

Page 3: Usos e costumes da ditadura militar

E Para as mulheres, passou a ser romântica e despojada: com cabelos desalinhados, saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas e estampas florais ou multicoloridas. Além disso, o unissex entra na moda com suas boca-de-sino e sapatos plataforma.

Page 4: Usos e costumes da ditadura militar

O período foi de revolução e marcou um salto no comportamento dos jovens, na música e na liberação sexual da mulher. Foi a época do Festival de Woodstock, do movimento hippie e etc. A moda também deu um salto. Para os homens, deixou de ser formal e ganhou um toque colorido.

Page 5: Usos e costumes da ditadura militar

A moda glitter também emplacou nos anos 70: futurista, metálica e andrógina, personificada na figura do camaleão David Bowie. O "paz e amor" foi cedendo

Page 6: Usos e costumes da ditadura militar

A Moda Que Identifica aos Anos 70

Estilo hippie,Jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e muitos brilhos,Camurças com franjas,Estilo apache,Estilo safári,Colares de contas miçangas, bijuterias étnicas,Saias e calças de cintura baixa com cintos largos ou de penduricalhos,

Page 7: Usos e costumes da ditadura militar

Estampas florais, Pucci e psicodélicos em quantidade,Roupas artesanais, materiais naturais e tinturas caseiras,Bolsas de crochê ou com franjas com alças a tiracolo,Botas de camurça e sandálias de plataforma,Saias longas, estampadas, estilo cigana.

Page 8: Usos e costumes da ditadura militar

Movimento Hippie nos Anos 70

Page 9: Usos e costumes da ditadura militar

Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 1960 tendo relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil,somente na década de 70. O movimento foi encerrado no Brasil entre os anos de 1982 e 1990.

Page 10: Usos e costumes da ditadura militar

Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" que precedeu á expressão "Ban the Bomb" , a qual criticava o uso de armas nucleares.

As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.

Page 11: Usos e costumes da ditadura militar

Símbolo Hippie

O símbolo da paz foi desenvolvido ☮

na Inglaterra como logo para uma campanha pelo desarmamento nuclear.

Page 12: Usos e costumes da ditadura militar

Eles usavams roupas velhas e naturalmente rasgadas, para ir em oposição ao consumismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia a psicodelia, além de diversos outros estilos incomuns

Page 13: Usos e costumes da ditadura militar

Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietname

Page 14: Usos e costumes da ditadura militar

Esporte na Década de 70

Page 15: Usos e costumes da ditadura militar

No período da Ditadura, a fim de desviar a atenção do povo e fomentar o sentimento de amar à pátria, passou-se a dar grande ênfase ao Futebol.

As vitórias do Brasil nas Copas do Mundo eram usadas para enaltecer a pátria

Page 16: Usos e costumes da ditadura militar

Ao vencer o tri-campeonato mundial de futebol na de junho 1970, no México, o Brasil assistiu a uma das maiores campanhas publicitárias de massa de sua história.

Page 17: Usos e costumes da ditadura militar

O presidente da ARENA mandou baixar uma determinação aos candidatos do partido para que utilizassem como base de campanha eleitoral o êxito do futebol brasileiro Copa do Mundo, além de outras vitórias em todas as demais áreas do esporte. Foi aconselhada a associação das grandes realizações de governos anteriores às esportivas.

Page 18: Usos e costumes da ditadura militar

Em função da publicidade institucional do Regime Militar, surgiu então o hino "Pra Frente Brasil”

"Noventa Milhões em AçãoPra Frente BrasilDo Meu CoraçãoTodos juntos vamosPra Frente BrasilSalve a Seleção!De repente é aquela corrente pra frenteParece que todo Brasil deu a mãoTodos ligados na mesma emoçãoTudo é um só coraçãoTodos juntos vamosPra frente Brasil! Brasil!Salve a seleção!"

Page 19: Usos e costumes da ditadura militar

Curiosidades da Década de 60 e 70

Page 20: Usos e costumes da ditadura militar

*Década de 60

Foi a época da Jovem Guarda com grandes nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wandérlea entre outros. Nessa época surgiu também a Tropicália, movimento do qual fez parte Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e outros.

Page 21: Usos e costumes da ditadura militar

No Brasil houve o golpe militar que implantou a ditadura em nosso país, que seguiu até o ano de 1985. Também nessa época o primeiro homem pisou na lua, seu nome Neil Armstrong.

A década de 60 marcou o início das transmissões em cores na TV mundial.

Page 22: Usos e costumes da ditadura militar

*Década de 70

Foi a década da discoteca, a época em que surgiu a dance music e o movimento punk.

Na televisão surgiram seriados inesquecíveis e lembrados até hoje, como As Panteras, Mulher Maravilha, Chaves e Chapolin no ar até hoje.

Page 23: Usos e costumes da ditadura militar

Gírias na Década de 60 e 70

Ficar Louco <!> • Aldeia global (nosso mundo);

• Boa pinta (de boa aparência);

• Gamar (namorar)• Calhambeque

(carro velho);

Page 24: Usos e costumes da ditadura militar

Apontar (criar uma situação); Tutu (dinheiro); Tô ki tô (estou bem); Bicho grilo (pessoa mal vestida); Já era (acabou); Repeteco (repetição); Bode (confusão); Numa boa (em ótima situação);

Page 25: Usos e costumes da ditadura militar

Careta (pessoa conservadora); É fogo (é difícil); É uma brasa, mora (é espevitada,

danada); Carango (carro); Dar tábua (recusar-se a dançar); Quadrado (conservador); Pode vir quente que estou fervendo

(excitada).

Page 26: Usos e costumes da ditadura militar

Propagandas dos Anos 70

Page 27: Usos e costumes da ditadura militar

Nos anos 60, veiculava-se muita coisa politicamente incorreta, como anúncios de sopas Knorr e maionese Hellmann’s sugerindo às “donas de casa” que mentissem que elas é que tinham feito a comida... A gelatina Royal insistia em mostrar pratos de festa, enquanto os consumidores a preparavam, mesmo, nos potinhos de Pyrex.

Page 28: Usos e costumes da ditadura militar

• Nos anos 70 destacou-se o fato de surgirem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas. Não se tratava mais de uma boa ideia, mas de uma necessidade de sobrevivência. É nesta época que se multiplicam os supermercados, shoppings centers e franchises.

Page 29: Usos e costumes da ditadura militar

• De fato, a contribuição do marketing é tão notória no meio empresarial, que passa rapidamente a ser adotada em outros setores da atividade humana. O governo, organizações civis, entidades religiosas e partidos políticos passaram a valer-se das estratégias de marketing adaptando-as às suas realidades e necessidades.

Page 30: Usos e costumes da ditadura militar

O marketing envolve questões financeiras , voltadas á sua teoría de " Vender a qualquer custo " passou a ser vista de outra forma:" Satisfação em primeiro lugar ". Hoje em dia o MARKE.

A mídia de massa passa a ser uma necessidade e, nessa busca por uma maior cobertura, surgem os anúncios em bondes e nos cartões-postais, milhões deles circulando no Brasil, paralelo a ações promocionais de rua.