uso de madeira nas instalações elétricas

1

Click here to load reader

Upload: marcopiracicaba

Post on 14-Jun-2015

693 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Uso de madeira nas instalações elétricas

NBR 5410:2004 - Proteção contra incêndio e uso de madeira nasinstalações elétricas

25 de Maio de 2009

No dia-a-dia, é comum a seguinte frase: "Que absurdo! Aquele quadro tem fundode madeira? Faz tempo que a NBR 5410 proíbe o uso de quadros com fundo demadeira!" Será que esta afirmação está correta? Para discutir a questão, vamosrecorrer a dois conceitos fundamentais: condutividade térmica e ponto decombustão.

Em 5.2.2.1.2, a NBR 5410:2004 prescreve: "Os componentes fixos cujassuperfícies externas possam atingir temperaturas suscetíveis de provocarincêndio nos materiais adjacentes, devem ser: a) montados sobre ou envolvidospor materiais que suportem tais temperaturas e sejam de baixa condutividade

térmica;".

A condutividade térmica é uma propriedade física dos materiais, medida em W/m.K, que descreve a habilidadedos materiais de conduzir calor. Enquanto, por exemplo, a condutividade térmica do alumínio é 237 W/m.K e ado ferro é 80,3 W/m.K, a da madeira (pinho) é de apenas 0,11 a 0,14 W/m.K. Assim, devido à organizaçãoestrutural do tecido, que retém pequenos volumes de ar em seu interior, a madeira impede a transmissão deondas de calor ou frio, tornando-se um mau condutor térmico (baixa condutividade térmica), isolando calor oufrio. Como visto no parágrafo anterior, isso qualifica a madeira em um ótimo material sobre o qual oscomponentes elétricos fixos podem ser montados.

O ponto de combustão (fire point) é a temperatura mínima em que um combustível sólido, sendo aquecido,desprende gases que, em contato com fonte externa de calor, se incendeiam, mantendo-se as chamas. Noponto de combustão, portanto, as chamas continuam. É importante frisar que uma substância só queimaquando atinge, pelo menos, o ponto de combustão. E convém lembrar que, mesmo que o combustível estejano ponto de combustão, se não houver chama ou outra fonte de calor, não se verificará o fogo. O ponto decombustão da madeira é da ordem de 300ºC. Desta forma, para provocar incêndio em madeira, é necessárioque a superfície externa do componente elétrico seja constante e igual ao ponto de combustão da madeira(300ºC). Tal condição não é nada usual na prática, mesmo porque os circuitos são interrompidos pelosdispositivos de proteção contra sobrecorrentes em frações de segundos em temperaturas menores do que esta,anulando assim a fonte de calor para a combustão da madeira.

Em síntese, analisando-se o texto da NBR 5410:2004 e os conceitos de condutividade térmica e ponto decombustão, nota-se que não existem proibições ao uso deste material nas instalações elétricas. Respondendo àquestão que abriu este post, não foram encontradas referências na NBR 5410:2004 (bem como nas suasedições anteriores) que proíbem o uso de quadros com fundo de madeira tal qual reza a lenda no setor.

Abraços, Hilton MorenoCrise? Tire o "s".

Blog do Hilton Moreno

Por Hilton Moreno

Comentários

jose starosta - 31/05/2009

Caro Hilton As polêmicas por voce apresentadas sempre sãodesafiantes. O texto nos leva ao raciocinio e fatos históricos. Naépoca em que os fusiveis rolha e cartucho de papelão, (além dopiche que se utilizava) habitavam os antigos QD´s de madeira,entendia-se que estes conjuntos apresentavam riscos a segurançadas instalações. A prefeitura de SP exigia a troca destes conjuntos,inclusive o fundo de madeira. Me parece que esta razão históricadeve ser considerada. Abraço

Mônica Souza - 04/06/2009

Nossa! Justamente o que conversamos naquele dia do check-up... Euainda não havia visto este post... Caiu um mito errado, bom saberprá não falar mais besteira... E parabéns pelo blog, adorei o texto davírgula, hehehe...

Estellito - 17/08/2009

Mais uma lenda desmascarada! É curioso como há várias lendas naeletricidade, como por exemplo, a famosa "bota para eletricista combiqueira de aço", que serve para "proteger o pé contra queda deobjetos pesados". Tais crendices apenas revelam ser necessária umamelhor preparação de nossos profissionais, no que este Blog já estáajudando. Parabéns ao Hilton pela clara explanação.

Hilton Moreno

Engenheiro eletricista,consultor, professor,escritor e palestrante -escreve sobre tecnologia,educação e negócios...

« Dezembro 2009 »S T Q Q S S D

1 2 3 4 5 67 8 9 10 11 12 1314 15 16 17 18 19 2021 22 23 24 25 26 2728 29 30 31

Para ver posts anteriores clique na

data em vermelho no calendário.

BLOGS

Blog do Hilton Moreno

Hilton Moreno

NBR 5410:2004 - Proteçãocontra incêndio e uso de madeiranas instalações elétricas

Blog do Jobson Modena

Jobson Modena

NORMAS DE ATERRAMENTOSELÉTRICOS FORAM PUBLICADAS

Blog Energia com Qualidade

José Starosta

A vez da TI verde

Blog Mercado e Tarifa

José Wanderley MarangonLima

"Reestruturação: Valeu a pena?"

Blog do Prof. Cardoso

Prof. Cardoso

O primeiro livro

Blog do Sergio

Sérgio Bogomoltz

As vantagens da manutençãopreventiva

HOME A REVISTA EDIÇÃO DO MÊS ESPAÇO DO LEITOR ASSINATURA EVENTOS BLOGS

FALE CONOSCO

Buscar

Revista O Setor Elétrico http://www.osetoreletrico.com.br/ose/index.php?page=site.Blogs&idb...

1 de 2 23/12/2009 17:12