upe intensifica processo de interiorização · upe fortalece projeto de interiorização garanhuns...

8
UPE comemora novo estatuto legitimado pelo Conselho Vestibular Seriado é realizado pela primeira vez no Estado Procape é reconhecido como instituição de ensino e pesquisa Julho/Dezembro - n. 01 - 2008 UPE intensifica processo de interiorização A emenda da bancada de Pernambuco que contemplou a UPE permitirá à instituição alçar vôos mais ousados. Presente em 118 municípios pernambucanos, o que corres- ponde a 66%, a meta é implantar unidades de ensino em todos os municípios pólos das regiões de desenvolvimento, mapeados pelo Governo do Estado, além de qualificar as já existentes. E o símbolo dessa interiorização da UPE é o campus de Petrolina, que se destacou neste ano devido ao aumento na procura pelos cursos oferecidos na região. Essas ações da UPE mostram a sintonia com o programa de interiorização do Governo do Estado, que acre- dita na democratização do acesso à educação e na interiorização da tecnologia como meios para que Pernambuco se desenvolva com qualidade e equilíbrio.

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

UPE comemora novo estatuto legitimado pelo Conselho

Vestibular Seriado é realizado pela primeira vez no Estado

Procape é reconhecido como instituição de ensino e pesquisa

Julho/Dezembro - n. 01 - 2008

UPE intensifica processo de interiorizaçãoA emenda da bancada de Pernambuco que contemplou a UPE permitirá à instituição alçar vôos mais ousados. Presente em 118 municípios pernambucanos, o que corres-ponde a 66%, a meta é implantar unidades de ensino em todos os municípios pólos das regiões de desenvolvimento, mapeados pelo Governo do Estado, além de qualificar as já existentes.

E o símbolo dessa interiorização da UPE é o campus de Petrolina, que se destacou neste ano devido ao aumento na procura pelos cursos oferecidos na região. Essas ações da UPE mostram a sintonia com o programa de interiorização do Governo do Estado, que acre-dita na democratização do acesso à educação e na interiorização da tecnologia como meios para que Pernambuco se desenvolva com qualidade e equilíbrio.

Page 2: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

UPE fortalece projeto de Interiorização

GARANHUNS

937.6

3793

7.413

942

3.143

R A

M P

AR

A M

P A

E S

T A

C I

O N

A M

E N

T O

M U

R O

D

E A

R R

I M

O

PS=

946.

745

PS=9

44.2

76

PS=

946.

745

E8 IN

T.

PS=9

39.8

14E8

INT.

M E

I O

F I

O

E S T A C I O

N A

M E N

T O

E S T A C I O N A M E N T O

E3=

943.

518

R U

A

C A

P I T

A O

P

E D

R O

R

O D

R I

G E

S

R U

A

H

E

N

R I

Q

U

E

D

O

S

S

A N

T

O

S

R U

A

C I C

E R

O

M O

T A

D

E

O L

I VE

I R

A

R U

A V

E R

E A

D O

R

F A

U S

T O

S

O U

T O

M

A I

O R

A V. A N T O N I O G U E I R O S

R U A B E R N A R D I N O G U I M A R Ã E S 945

E S T A C I O N A M E N T O

CALÇA

MEN

TO

CALÇAMENTO LEGENDA

BLOCO A SER CONSTRUÍDO

BLOCOS EXISTENTES

SISTEMA VIÁRIO/ESTACIONAMENTO

CALÇADAS/PASSEIOS

ÁREA VERDE

ARVORES EXISTENTES

943

94494

6

941

936

940

939

938

937

935

934

933

932

931

930

929

928

927

926

925

924

923

922

921

920

35.0

8

5.83

32.4

2

6.04

0.81

61.74

33.77

195.94

116.

46

48.67

6.236.04

20.81

18.90

30.43

6.19

78.80

18.96

52.82

MURO DE ARRIM

O

17.87

PASSARELA DE ACESSO

37.4

1

RESE

RV. S

UPER

IOR

calh

a

rufo

laje i

mpe

rm.

99°37'

71°30'

187°22'

185°42'

95°13'

188°

29'

78°30'

177°2'

183°43'

176°42'

LOCAL P/ SUBESTAÇÃO

3.30

28.6

513

.95

0.88

BLOCO DA EXPANSÃO FUTURA

29.60

11.60

P Á

T I

O E

X T

E R

N O

rufo

COBERTA DE TELHA CALHETA

ralo p/ escoamento de águasda laje do reserv. superior

escada de ferro �xada na parede

LOCAL DA FUTURA PRAÇA ESPORTIVA

A Universidade de Pernambuco (UPE) foi contemplada, em 2007, com uma Emenda Coletiva da Bancada de Pernam-

buco no Congresso Nacional, no valor de R$ 16,2 milhões, que será destinada ao projeto “Fortalecimento da Interiorização da UPE”. A emenda faz parte de um conjunto de outras iniciativas que permitiram a captação de recursos para a instituição.

Esse projeto tem como objetivo redimensionar a infraes-trutura física e tecnológica dos campi da UPE já existentes no interior do Estado (Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina), revitalizando o potencial pedagógico e científico de atuação de suas áreas de ensino, pesquisa e extensão, requalificando os contextos de ensino-aprendizagem e garantindo o acesso a um ensino superior público de qualidade a diversas regiões de Pernambuco.

A verba permitirá criar uma “nova” Universidade no interior e consolidar uma identidade inovadora aos novos campi de Caruaru e Salgueiro; e, logo, chegará a Arcoverde, com novo campus.

Para proporcionar melhor desempenho das atividades acadêmicas, as novas construções serão totalmente destinadas a salas de aula, com disponibilização de recursos tecnológicos. Já as áreas existentes serão replanejadas e requalificadas, com montagem de laboratórios, salas de professores, serviços uni-versitários de apoio acadêmico e biblioteca.

Aliás, a melhoria das bibliotecas merece destaque nesse projeto. Todas serão contempladas com a adequação da estrutura física, ampliação do acervo bibliográfico com exemplares técnicos (recomendados pelos professores) e clássicos mundiais, informatização e digitalização de documentos, além da biblioteca virtual. A reestruturação in-clui, também, a melhoria da estrutura física, como pintura e recuperação de telhados, sanitários e bancas, dentre outras reformas.

“É necessário que percebam que a principal construção nesse projeto é a criação de uma Universidade que contribua com o desenvolvimento sustentável das regiões mais carentes de Pernambuco, oferecendo um ensino público superior e de qualidade”, ressalta o Reitor da UPE, Prof. Carlos Calado.

É importante destacar que, com essas ações, a UPE vai contri-buir para o pleno sucesso do seu programa de Interiorização, crian-do uma Universidade mais integrada, com fronteiras fluidas que permitam mobilidade e trocas entre as unidades e que estimule o intercâmbio com a participação da comunidade acadêmica.

“O fortalecimento dessa Interiorização irá assegurar uma equilibrada e mais justa distribuição das riquezas produzidas. Contribuirá, também, para que os jovens, cada vez com menor idade, não tenham que migrar para a capital em busca de ensino de melhor qualidade”, reitera Prof. Calado.

Além da bancada federal, deputados e senadores que propuseram a emenda, o governador Eduardo Campos e o presidente Lula foram fundamentais para a liberação dos referidos recursos. l

Novo Estatuto é legitimado pelo Consun

A Universidade de Pernambuco (UPE) enfrentou, no últi-mo ano, o desafio de implementar o novo Estatuto. O

documento normatizador do funcionamento da Universida-de foi legitimado pelo Conselho Universitário (Consun) em 29/12/2007.

A implantação do novo Estatuto da UPE se deu com base no estabelecimento de um novo modelo de gestão institucional e acadêmica, em cumprimento aos dispositivos da Lei de Diretri-zes e Bases da Educação (LDB).

Incentivada pela Reitoria Itinerante, a discussão foi retoma-da ao longo de seis meses, quando a comunidade acadêmica pôde fazer sugestões de alterações em alguns pontos principais visando a melhoria do documento já em vigor. O debate foi for-talecido com a participação das unidades de saúde e ensino e órgãos de classe da UPE (Adupe, Sindupe e DCE).

De acordo com Reitor da UPE, Prof. Carlos Calado, o público em geral, principalmente a comunidade acadêmica,

pôde contribuir com sugestões para a melhoria do novo Estatuto. “Depois das discussões ocorridas nas unidades de ensino e nos hospitais com a Reitoria Itinerante, esta foi mais uma forma de participação de todos nas ações da Universidade”, comemora.

Passado o prazo de envio das propostas de ajustes nos arti-gos do Estatuto, a instituição aprovou, novamente, a revisão deste no Consun, o que ocorreu no dia 29/07/2008.

Os destaques da reforma do documento ficam com a estru-turação do novo modelo de gestão acadêmica, mantendo-se o já existente, de uma Universidade descentralizada e multicampi, po-rém coordenada pela unidade central (Reitoria). O aprimoramento da democracia interna com o reforço das decisões colegiadas foi outro ponto bastante comemorado.

A novidade presente nessa alteração é a criação do Con-selho Social da UPE. O Colegiado Superior Consultivo, que tem como objetivo constituir um espaço de interlocução da sociedade nos assuntos relativos ao desenvolvimento institucional e às suas

Universidade de Pernambuco (UPE) – ReitoriaAv. Agamenon Magalhães, s/n ü Santo Amaro

Recife/PE ü CEP: 50100-010 ü Fone: (81) 3183-3700www.upe.br ü [email protected]

Reitor: Carlos CaladoVice-reitor: Reginaldo Inojosa

Reportagens: Adriana Ximenes e Natália FreireFotografia: Assessoria de Imprensa e Divulgação

Impressão: Nome da GráficaTiragem: 00 exemplares

EXPEDIENTE

atividades de ensino, pesquisa e extensão, é composto de 33 representantes de diversos setores relacionados à Universida-de e à sociedade em geral.

A próxima ação referente ao fortalecimento da atual ges-tão da Universidade é a discussão do novo Regimento Geral, que já está em andamento e será seguida da proposta do novo Manual de Serviços da UPE. l

Encontro prepara gestantes para o parto

Considerado a maior maternidade de Pernambuco em número de atendimentos, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medei-

ros (Cisam/UPE), que também é referência no Estado na assistência à gestante de alto risco, vem desenvolvendo, desde o último mês de outubro, o Encontro de Gestantes e Acompanhantes. Perguntas como:

Devo comer por dois?, Será que vou ter leite?, Como será o meu parto? são respondidas durante o curso, direcionado às gestantes.

Segundo a coordenadora, Alexsandra Xavier, trata-se de um curso oferecido às gestantes que realizam o pré-natal no Cisam/UPE e seu acompanhante, com a finalidade de promover a educação em saúde e resgatar a cidadania da mulher. Durante os encontros, que ocorrem semanalmente, os participantes con-tam com aulas expositivas, assistem a vídeos, realizam exercícios e massagens recomendados por profissionais especializados, passam por dinâmicas de grupo, dentre outras atividades.

Na programação ainda constam palestras sobre os aspectos emocionais e físicos ocorridos durante a gravidez, a necessidade de se alimentar adequadamente, a importância do aleitamento mater-no, os cuidados com a criança e a sexualidade. Para participar dos encontros, os interessados devem se inscrever no Ambulatório da Mulher, no próprio Cisam. Outras informações: (81) 3182-7717. l

�www.upe.br

Page 3: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

UPE conta com órgãos de apoio

Nos quase dois anos da atual gestão, a Procuradoria Jurídi-ca da UPE passou por uma verdadeira estruturação. Hoje,

o setor está inserido oficialmente no novo estatuto como ór-gão de apoio, assim como o Núcleo de Comunicação e Tecno-logia da Informação (NCTI), que foi criado há 2 anos.

Segundo o chefe da Procuradoria Jurídica da Universida-de, Bruno de Albuquerque Baptista, “Não é possível se referir a reestruturação porque a estrutura nem sequer existia. A Projur não existia como órgão (não constava no Regimento Interno e Estatuto), não possuía estrutura, livros, nem arquivo”. Ainda de acordo com Baptista, o desafio proposto pelo Reitor e acei-to pelos jovens advogados que compõem o seu quadro foi transformar a Projur em um órgão efetivo dentro do âmbito da Universidade, sendo o único responsável pelo assessora-mento jurídico e pela representação da UPE em juízo.

Nesses dois anos, algumas medidas contribuíram significativamente para se alcançar uma melhor prestação do serviço jurídico, como: participação efetiva em todos os projetos da Universidade, reforma física, qualificação dos advogados através de cursos, dentre outras. “Além de con-tinuar o trabalho iniciado, ainda há muito para ser feito. O caminho, porém, está apontado”, conclui.

O outro órgão de apoio da UPE oficializado no novo estatuto é o Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Infor-mação (NCTI). O setor é responsável pela reestruturação da base tecnológica da Universidade e pela implementação do controle das informações gerenciais e acadêmicas, além de promover a intercomunicação das unidades da UPE e do Núcleo de Educação a Distância.

Uma das ações mais significativas do NCTI foi a im-plantação do Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Siga), que provocou uma grande mudança, principal-mente no que se refere às informações estratégicas da Universidade. O novo sistema possibilitou esclarecer, por exemplo, que um aluno não poderia estar matriculado em dois cursos ao mesmo tempo. Conseguimos detectar esse problema com o novo modelo de matrícula, via online, exemplifica o coordenador do NCTI, Carlos Magno.

Ainda segundo Magno, a matrícula pela internet pos-sibilita uma total integração das informações, através de um banco de dados único e centralizado e uma maior segurança das informações. “Neste ano de 2008, as matrículas foram fei-tas apenas pela internet. Para se ter uma idéia do sucesso, na primeira fase A FCM se destacou com 100% de estudantes matriculados através desse serviço. E tem mais: 37 acessos foram feitos de outros países, como Índia, Alemanha, Suíça e Nova Zelândia. Com o Siga, alunos, professores e servidores passaram a ter um e-mail institucional. Além disso, os alunos podem solicitar documentos como declarações e certifica-dos e ter acesso ao histórico escolar. Já os professores podem lançar notas, faltas, carga horária, dentre outros serviços. l

Estatuto estabelece órgãos suplementares

O novo Estatuto da UPE, aprovado pelo Conselho Universitá-rio, em julho deste ano, estabelece no capítulo II, Art. 24,

inciso VI, os sete órgãos suplementares da instituição. Segundo o documento, os órgãos suplementares, direta-

mente vinculados à Reitoria, às Unidades de Educação ou às Uni-dades de Educação e Saúde, são aqueles necessários à comple-mentação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Confira abaixo o significado e a função de cada um.

˝Núcleo de Educação a Distância (Nead): Foi criado em 2004 e homologado em 2007. Sua missão é fomentar, desenvolver e promover a inclusão social através de atividades em nível de graduação, pós-graduação, educação continuada e pes-quisa na modalidade a distância. Estimula ainda o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem.

˝Comitê de Ética na Pesquisa (Cep): Institucionalizado em 1998, é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres hu-manos. Contribui ainda para a qualidade e a discussão do papel das pesquisas no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.

˝Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe): Desde 1999, é responsável pela editoração de livros, artigos, tradu-ções, normatização de documentos de produção universi-tária e questões do vestibular. As publicações abrangem as

áreas de Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, Serviços e Negócios, Comunicação e Informática, Estudos Políticos, Opinião e Infanto-Juvenil.

˝Comissão Própria de Avaliação (CPA): Insere-se historica-mente na construção democrática da Universidade, com o propósito de oferecer subsídios às decisões acadêmicas e administrativas da UPE e de assegurar qualidade, eficiência, equidade e produtividade à educação superior.

˝Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit): Tem por finalidade promover a adequada proteção das invenções geradas no âmbito da UPE e a sua transferência ao setor produtivo. Visa contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e so-cial do Estado de Pernambuco.

˝Núcleo de Gestão de Bibliotecas e Documentação (NBid): Ainda em fase de implantação, o órgão destina-se a propor e implementar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento das atividades das Bibliotecas, Centros de Documentação e Arquivos da UPE. Visa ainda estabelecer condições adequa-das de estudo e pesquisa dos docentes, discentes e funcio-nários, além de projetos que atenderão a comunidade em geral.

˝Núcleo de Apoio ao Estudante (Nae): Sua finalidade é de-senvolver políticas estudantis visando à interação do estu-dante no meio acadêmico, e ainda fomentar ações de acesso e permanência, abrangendo as dimensões social, cultural e assistencial. l

Procape é credenciado como instituição de ensino e pesquisa

O Pronto-Socorro Cardiológico Univer-sitário de Pernambuco Professor Luiz

Tavares (Procape/UPE), exclusivo no atendi-mento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi credenciado recentemente como instituição de ensino e pesquisa, a exemplo do Huoc e do Cisam, também da UPE. A medida demonstra o reconhecimen-to, por parte dos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC), da unidade como hospital de ensino, que desenvolve pesquisa científica e contribui para formação dos profissionais de saúde.

A formalidade exigirá do maior pronto-socorro cardio-lógico do Norte/Nordeste atividades de estágio curricular nos cursos de saúde e possibilitará a oferta de pós-graduações. “Por ano, três mil alunos já circulam pelo Procape. Agora, isso é reco-nhecido oficialmente. O credenciamento permitirá um melhor atendimento e uma melhor formação”, comemorou o professor e diretor do hospital, Ênio Cantarelli.

O credenciamento resultará num incremento nos recur-sos destinados ao hospital e aumentará os atendimentos à população em 20%. Antes do título de hospital de ensino a uni-dade recebia R$ 2,9 milhões por mês do SUS. Com a mudança, passará a receber até R$ 5,3 milhões, o que corresponde a um reajuste de 83%.

Com a ampliação, o número de consultas mensais cresce-rá de cinco mil para oito mil, e ainda haverá condições de serem

realizadas 108 cirurgias cardíacas, 440 cateterismos e 66 implantes de marcapasso.

As metas de ampliação, determinadas pelos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC), deverão ser cumpridas até agosto do próximo ano. Relatórios deverão ser enviados mensalmente para esses dois ministérios. Em um ano, o governo federal fará um balanço do que foi feito e a renovação do credenciamento depen-derá dos resultados alcançados.

Referência em cardiologia, o hospital oferece, dentre outros serviços, emergência cardiológica e procedimentos cirúrgicos e experimentais, como os implantes com células-tronco em pa-cientes portadores de doença de Chagas. Também referência no Norte/Nordeste no atendimento aos portadores do mal, a equipe multidisciplinar propicia atenção integral ao paciente durante o tratamento, com enfoque biopsicossocial, buscando melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Inaugurado oficialmente em 2006, sem plenas condições de atendimento, o Procape realizou, só no primeiro ano de atividades, mais de 86 mil procedimentos. Atualmente, o hospital atende mil pacientes por dia, 200 deles na emergência. l

� www.upe.br

Page 4: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

Huoc será referência no tratamento de câncer

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc) fecha o ano

com uma boa notícia: em convênio com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), receberá R$ 6,7 milhões para desenvolver atividades de radiote-rapia e se transformar na maior refe-rência para tratamento de câncer de Pernambuco. Isso irá redimensionar, requalificar e dar outro perfil à unidade.

Dessa forma, o centro de assistência de alta comple-xidade será o único do Estado com esse grau de espe-cialização. Segundo o diretor, Ricardo Coutinho, “Será o primeiro hospital público estadual com radioterapia pró-pria. Os recursos serão investidos em obras e na aquisição de equipamentos, como o acelerador linear, já adquirido”. A previsão é de que o serviço comece a funcionar no segundo semestre do próximo ano, e que o número de leitos aumente de 384 para 508.

Coutinho esclarece que, embora o hospital seja uni-versitário e já faça um trabalho importante de assistência, para se tornar referência deve ter um serviço próprio de radioterapia (o que foi possível com os equipamentos) e ser uma unidade formadora, repassando os conhecimen-

tos para outros hospitais públicos. Temos ainda a res-ponsabilidade de ensinar para formar, dando suporte ao ensino e pesquisa e integrando a comunidade acadêmica e científica com a sociedade.

Recentemente, a equipe multidisciplinar do serviço de doenças infectoparasitárias do Huoc/UPE, referência também no tratamento de epidemias graves no Estado, destacou-se na aplicação de um novo tratamento anti-viral para a cura da raiva humana num paciente infecta-do com o vírus, através da mordida de um morcego. O Huoc/UPE é ainda referência no serviço de transplante de fígado e cirurgia de obesidade, além de desenvolver um importante trabalho de assistência integral ao idoso. Sua atuação vai além, com a humanização da medicina atra-vés do Programa “A arte na Medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”. l

A partir do próximo ano, a Universidade de Pernambuco (UPE) passa a oferecer o primeiro pós-doutorado em

Odontologia do Estado de Pernambuco. O programa já tem a autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pes-soal de Nível Superior (Capes) para ser implantado.

O pós-doutorado é um estágio de aperfeiçoamento, desenvolvido através de projeto de atividades de pesquisa, apresentado pelo candidato e realizado com o acompanha-mento, em comum acordo, com o orientador. “O objetivo é favorecer o desenvolvimento de pesquisas na UPE e multicêntri-cas de alta relevância”, informa o diretor da Faculdade de Odon-tologia da UPE (Fop), Belmiro Vasconcelos.

A duração do pós-douto-rado pode ser de 8 a 18 meses. Os candidatos serão orientados por professores credenciados no Programa de Pós-graduação em Odontologia (doutorado), que podem ser pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou de nível equivalente.

Para participar, os candidatos devem ser pro-fessores ou pesquisadores que realizaram doutorado em outra instituição de ensino superior e apresentar produção científica de alta relevância no currículo. No final, todos receberão certificado.

O edital, contendo todas as informações sobre o programa, será publicado em abril do próximo ano. A previsão é de que as atividades comecem no mês de maio. l

Mestrado em Educação Física é o primeiro do Norte/Nordeste

Primeira faculdade direcionada à Educação Física no Nordeste e a segunda do País, a Escola Superior de

Educação Física da UPE (Esef ) é reconhecida, nacional-mente, como Centro de Excelência.

Como parte dessa história de apoio e incentivo à produção e difusão do conhecimento da área, a unida-de assumiu a responsabilidade de ministrar o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu no Norte/Nordes-te do País.

O mestrado em Educação Física, oferecido pela Esef/UPE em parceria com o Departamento de Edu-cação Física da Universidade Federal da Paraíba (DEF/UFPB), teve início em março deste ano e já está fazendo a seleção de candidatos para sua segunda turma.

Com o objetivo de atuar na formação de pesqui-sadores e na qualificação de recursos humanos espe-cializados na área, o mestrado favorece, na sua implan-tação, o desenvolvimento da Educação Física na região Nordeste, e contribui para o aperfeiçoamento e a qua-lificação de profissionais para atuação em instituições de ensino superior.

“A intenção da instituição é consolidar, nos pró-ximos três anos, os programas de pós-graduação, lato e stricto sensu, e partir para a implantação de um pro-grama de Doutorado em Educação Física, que será o segundo fora do eixo Sul/Sudeste”, enfatiza o coorde-nador de pós-graduação e do programa, Prof. Dr. Mauro Barros.

Outra característica marcante da Esef/UPE é o reconhecimento nacional dos seus programas de ex-tensão, através dos projetos de relevância social e de natureza interdisciplinar.

O que mais se destaca dentre eles é o Projeto San-to Amaro, que oferece, gratuitamente, há 21 anos, aten-dimento educacional, médico e odontológico, além de atividades esportivas e artísticas a 1.117 crianças e jo-vens das comunidades de Santo Amaro. O projeto con-ta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (Fop), da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg) e da Fa-culdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM), todas da UPE. l

UPE oferecerá pós-doutorado inédito no Estado

�www.upe.br

Page 5: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

Pernambuco ganha primeiro mestrado acadêmico em enfermagem

Reconhecida por oferecer um dos melhores cursos da re-gião, a Universidade de Pernambuco (UPE) passa a ofere-

cer, a partir do próximo ano, o primeiro mestrado acadêmico em Enfermagem no Estado.

O mestrado será ainda o primeiro do Brasil na modali-dade associação ampla, oferecido numa parceria entre a UPE e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O objetivo do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos especializados em Enfermagem com autonomia em sua área de concentração.

Com três linhas de pesquisa, o curso terá a duração de dois anos. As aulas serão ministradas na Faculdade de Enfer-magem Nossa Senhora das Graças da UPE (Fensg) e na UEPB. Segundo a coordenadora, professora Fátima Abrão, a previsão é de que as aulas tenham início em fevereiro de 2009.

EMERGÊNCIA – Nos últimos anos, a Fensg/UPE vem se desta-cando pelo bom desempenho dos programas de emergência e de violência. Para melhorar a qualidade de vida das comu-nidades carentes, desenvolve programas com atuação nas áreas de extensão, graduação e pós-graduação. Um deles é o Programa de Ensino e Pesquisa em Emergências, Acidentes e Violências (Pepeav), reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência.

O programa capacita enfermeiros e auxiliares de enfer-magem na área hospitalar e pré-hospitalar e tem caráter mul-tiprofissional e multidisciplinar. De acordo com informações da coordenadora, Elizabete Amorim, dentre as atividades para os próximos meses estão as de atualização no atendimento pré-hospitalar e resgate de vítimas, do efetivo do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

Com as crianças, a Fensg/UPE desenvolve, desde 1998, atividades do Núcleo de Estudos sobre Violência e Promoção da Saúde da UPE (Nevupe), que também presta assessoria em estudos, planos, projetos e ações tanto na Universidade quan-to em outras instituições. l

Agreste de Pernambuco será foco de pesquisa

O Sítio do Manduri, no município de Santa Maria do Cambucá, no

Agreste do Estado, será alvo de uma pesquisa desenvolvida pela UPE, através de seu campus em Nazaré da Mata. O es-tudo é um dos oito projetos de combate à desertificação, financiados pelo Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).

O trabalho, já aprovado pela Se-cretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), visa analisar os meios físicos, biológicos e socioeconômicos, priorizando o processo de desertifica-ção emergente na área e suas principais consequências no ambiente, associando processos geradores desse fenômeno com a devastação, que vem ocorrendo naquela região.

A pesquisa propõe a conservação e a reabilitação dos re-cursos da natureza em processo de degradação materializado por uma educação ambiental com a participação efetiva da co-munidade, na tentativa de fazer com que a população consiga

Projeto em Literatura e Direitos Humanos é desenvolvido pelo campus de Garanhuns

A UPE no campus Garanhuns, também responsável pelos campi de Caruaru e Salgueiro, tem passado por grandes

transformações nos últimos anos.Uma delas foi a criação de dois novos cursos: Psicolo-

gia e Licenciatura em Informática. Paralelamente, o investi-mento no quantitativo e na qualificação do corpo docente também foi alterado, ao passar de 30 para 63 professores, dos quais 58.73% têm título de Mestre; 40.5% fazem Dou-torado; 20.61% são Doutores, e 7.9% são especialistas cur-sando mestrado.

Através do Núcleo de Estudos Comparados em Lite-raturas de Língua Portuguesa e, com o apoio do Ministério da Educação (Mec) junto à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), a unidade está desenvolvendo o Projeto de Formação em Literatura e Direitos Humanos pelo segundo ano consecutivo.

se manter no espaço de origem, evitando-se o êxodo rural e, consequentemente, o “inchaço” dos municípios vizinhos.

De acordo com a coordenadora, professora Niedja Oli-veira, os impactos da desertificação são imensos e afetam o quadro ambiental, gerando problemas de âmbito social e econômico. Embora o estudo já tenha começado, oficialmen-te, no Agreste, a previsão é de que a pesquisa se intensifique a partir de fevereiro de 2009, num período de 12 meses, por uma equipe composta por 10 integrantes, incluindo alunos de graduação e mestrado e professores da Universidade. l

Proplan estrutura orçamento da Universidade

A Pró-Reitoria de Planejamento da UPE (Proplan) desenvol-veu diversas atividades durante o ano de 2008. As ações

contemplaram suas áreas de atuação: planejamento, captação de recursos financeiros, planejamento físico, orçamento, acom-panhamento de convênios e articulação interinstitucional.

O grande destaque foi a elaboração do projeto defini-tivo de captação de R$ 16,2 milhões para a interiorização da UPE, beneficiando as unidades de Nazaré da Mata, Gara-nhuns, Petrolina, Caruaru e Salgueiro. O projeto inclui cons-trução e requalificação das estruturas físicas, além de aquisi-ção de livros, equipamentos e materiais permanentes.

Em cada ano, na aplicação do projeto, seus docentes ca-pacitaram professores especialistas de municípios da Região Agreste Meridional, indicados pela Gerência de Educação (Gere-AM). As idéias foram multiplicadas por mil professores da rede pública estadual, que repassaram seus conhecimentos para mais de 20 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública.

A capacitação permitiu que a UPE fosse incluída entre as 14 universidades brasileiras habilitadas, conforme o Termo de Re-ferência Educação e Direitos Humanos, a desenvolver em 2008 ações na área, de acordo com os princípios do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

A meta é criar o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH/PE), ainda este ano, quando são comemora-dos, em 10 de dezembro, os 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

O tema é, também, uma disciplina e uma das linhas de pesquisa do projeto de formação do programa de Mestrado em Interdisciplinaridade e Educação Multidisciplinar que será oferecido pela unidade. l

Dentre as outras atividades desenvolvidas pela Proplan estão: produção do relatório de atividades, elaboração de es-tudo para atualização e unificação das taxas cobradas pelas unidades de ensino da UPE, planejamento de obras de enge-nharia e arquitetura.

Com relação ao orçamento, a Proplan realizou um im-portante trabalho de apoio às unidades para revisão anual do Plano Plurianual (PPA), de acordo com as diretrizes do Gover-no do Estado, e acompanhamento e controle das receitas e despesas da Universidade. l

� www.upe.br

Page 6: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

Tutoria online é implantada no curso de Medicina

Os alunos do curso de Medicina da UPE estão participando de um

novo modelo de internato – estágio obrigatório que inicia a última etapa da formação do profissional médico. Trata-se da tutoria online, uma atividade incluída no currículo da graduação e aprovada no Pró-saúde e projeto peda-gógico do curso. Centrada no estudante, a metodologia utiliza como ferramenta a tecnologia de informação e comunica-ção, em uma sala de aula virtual.

A tutoria online permite, por exemplo, que o estudante mantenha contato com os professores – já que essa prática em serviço acaba distanciando o aluno da escola médica, fa-zendo-o ter a sensação de que o período da escola terminaria com o 8o período. Além disso, nesse ambiente de ensino a dis-tância é possível que eles tirem dúvidas sobre determinados casos, através de grupos de discussões entre os próprios es-tudantes e o professor, que entra no caso quando necessário. Durante a atividade, os internos têm a obrigação de preen-cher um diário de campo, cujo objetivo é saber o que eles es-tão fazendo. No final de cada rodízio eles se encontram com seus respectivos tutores e são avaliados cognitivamente.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina e da tutoria online, Dione Maciel, esta é uma forma de manter a

escola junto do aluno e, para os coordena-dores, de acompanhar o nível de aprendizado de cada um, além de conhecer quais são as áreas mais bem estrutura-das para os estágios. “Estamos tendo a oportunidade de saber como se encontra cada aluno, sem impedir a autono-mia deles no estágio”, ressalta a coordenadora.

Esse novo modelo de internato está sendo utilizado desde o mês de agosto pela primeira turma, composta por 75 estudantes do 9o período, que já está no 2o rodízio (área de treinamento). A duração é de dois anos para cada tur-ma. A segunda, com mais 68 internos, inicia o estágio em fevereiro do próximo ano e, em agosto, mais outra turma. Até 2010, todo o internato estará com essa metodologia implantada, totalizando 300 estudantes em estágio super-visionado em tutoria online. l

ICB atua em defesa do meio ambiente

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância

de preservar o meio ambiente, o Ins-tituto de Ciências Biológicas da UPE (ICB) está desenvolvendo o Projeto de Sensibilização Ambiental (Prosa) desde 2007.

Coordenado pela professora Si-mone Teixeira, o projeto pretende, também, propiciar a construção de uma sociedade em que existam, cada vez mais, agentes multiplicadores de conhecimento e atuan-tes na defesa da vida do planeta.

Uma das ações do Prosa é o “Manifesto em prol do Rio Capibaribe”, no qual um grupo de dez estudantes de Biologia do Instituto – dos aproximadamente 100 que participaram do movimento – deu uma pausa na sala de aula para militar ecologicamente em defesa do rio. O ato, promovido pela segunda vez, aconteceu em comemora-ção ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias.

Enquanto um grupo empunhava cartazes, outro coletava lixo do rio entre as pontes Duarte Coelho e Boa Vista, no Centro. Após uma hora e meia de coleta, foram recolhidos 713 quilos de dejetos, incluindo sacos, sacolas, garrafas pet, DVD’s, vestuário completo, tapete, sombri-nhas, colchão e até pneus. Em 2007, foram coletados 475

quilos de lixo por uma equipe de oito alunos. “Nossa idéia é contribuir para o aumento da consci-

ência ecológica, estimulando uma relação saudável com o meio ambiente. Isso se constitui como estratégia para a conservação dos recursos e para que os indivíduos sejam agentes transformadores de suas realidades”, exalta Profa. Simone.

Na manifestação, houve, também, coleta de assina-turas para o manifesto em prol do rio, pedindo revitali-zação, plantio de mangue e saneamento. O documento, com 3.150 nomes, foi entregue à Comissão de Meio Am-biente da Assembléia Legislativa.

Além do Prosa, o ICB/UPE também desenvolve, na extensão, os seguintes projetos: “Programa de Combate ao Câncer de Boca”, “Na pressão conte comigo”, “Movi-mento Integrado pelo Resgate da Consciência Ambiental (Mirca)”, “UPE na estrada” e “Rugas da Feliz Idade”. l

Caruaru encerra o ano com saldo positivo

Através da presença marcante da Reitoria Itinerante, (projeto que leva a Reitoria da UPE a realizar visitas

nas unidades para apresentar e discutir suas grandes ações), e da equipe da unidade de Garanhuns, que assumiu a gestão de Caruaru, o ano de 2008 da UPE no campus Caruaru pode ser resumido em uma única palavra: AVANÇO.

Apresentando um cenário de descontentamento, professores, funcionários e alunos conclamavam aos gestores a darem maior atenção às demandas estrutu-rais e pedagógicas de que a unidade necessitava.

O apelo teve algumas respostas imediatas e outras de médio prazo. Em relação à infraestrutura, a solução imediata foi a adoção de uma rede de telefonia e de internet com alta velocidade. Quanto às questões ad-ministrativo-pedagógicas, a faculdade passou a contar com a presença sistemática da direção, coordenadorias e técnicos de sua unidade gestora para orientação e encaminhamento de questões acadêmicas.

No tocante às necessidades de criação de ativida-des de pesquisa e extensão, a direção da unidade e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proec) convi-daram algumas entidades locais para dialogar e assinar convênios e parcerias, fazendo emergir, dessa forma, um novo mundo de oportunidades.

A maior ação que representa essas parcerias foi a realização da SUPER (Semana Universitária da UPE), que contou com a participação de 1.400 pessoas e foi resul-tado de uma construção coletiva de todos os que com-põem a faculdade. Foram 48 eventos, dentre eles, mesas-redondas, palestras, minicursos, cine-debates, desfiles e uma dinâmica programação artístico-cultural.

Dentre os projetos de extensão que estão sendo desenvolvidos, destacamos a Modateca, um empreen-dimento inovador que dotará a unidade de um equi-pamento pioneiro no cenário nacional. Trata-se de um espaço destinado a atividades de pesquisa, ensino e extensão para acadêmicos das diversas instituições de ensino superior da região, empresários e profissionais da moda, que poderão desenvolver suas pesquisas sem o necessário deslocamento para outras regiões do Bra-sil ou para o exterior.

Assim, a UPE materializa seu projeto de contribuir efetivamente para o desenvolvimento da interiorização do ensino superior público e de qualidade. l

�www.upe.br

Page 7: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

Proec realiza trabalho de inclusão social Reestruturação é prioridade na Pró-Reitoria Administrativa

Responsável pela gestão, coordenação e supervisão das atividades de apoio administrativo, logístico e

operacional das unidades que integram a UPE, a Pró-Reitoria Administrativa (Proadmi) vem desenvolvendo múltiplas ações nos últimos dois anos.

Os esforços da Pró-Reitoria foram direcionados para a melhoria de sua infraestrutura tecnológica e de logística, para a recuperação de seus espaços físicos e para a capacitação de servidores. Na área financeira, a implementação do Sistema E-fisco facilitou a atualiza-ção contábil e financeira, como pede a Lei de Respon-sabilidade Fiscal.

No setor de Recursos Humanos, o destaque fica a cargo da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), discutido em parceria com a As-sociação dos Docentes (Adupe) e o Sindicato dos Pro-fessores (Sindupe) e dividido em três etapas, das quais duas já estão concluídas: enquadramento de servidores por tempo de serviço e enquadramento de servidores por qualificação profissional. A terceira e última, que é a avaliação de desempenho, está em andamento.

Com o objetivo de resgatar a autoestima dos ser-vidores do setor, melhorar o ambiente e as condições gerais de trabalho, a Proadmi implantou, este ano, o programa ”5S”, que servirá de piloto para um programa de melhoria da gestão da UPE.

Outra ação que já está sendo desenvolvida é a requalificação das instalações elétricas dos prédios da Reitoria e Pró-Reitorias. Tal medida foi adotada para evitar os efeitos da variação de tensão e permitir uma adequada oferta de energia elétrica.

Para 2009, está prevista a construção de uma subestação elétrica abrigada de 500 KVA, para suprir a deficiência dos prédios citados, inclusive o que será erguido com recursos oriundos do Projeto de Interiori-zação da UPE. O investimento total na subestação está estimado em cerca de R$ 200 mil.

A mudança permitirá à UPE usufruir de tarifa bem mais econômica do que a atualmente praticada pela concessionária estadual dos serviços de energia elétri-ca. É oportuno destacar que a construção da subestação está em plena sintonia com o programa de redução de gastos do Governo do Estado. l

Terreno é doado ao campus de Salgueiro

O campus da UPE em Salgueiro, Sertão Central de Per-nambuco, recebeu, este ano, a doação de um terreno

para a construção do prédio que vai abrigar o curso de Ad-ministração da unidade.

A área – doada pela Prefeitura Municipal do Salgueiro – foi registrada em cartório em junho deste ano e mede 64.585,49 m2. A construção será possível graças aos recur-sos do emendão, que contemplou a UPE, com uma verba no valor de R$ 16,2 milhões. l

O campus da UPE em Petrolina, situado no Sertão do Vale do São Francisco, é um dos contemplados com os recur-

sos do emendão, no valor de R$ 16,2 milhões. A verba permi-tirá a requalificação e a ampliação da unidade, com a constru-ção de um prédio que abrigará 48 salas de aula climatizadas.

No vestibular 2009, teve destaque com um incremen-to de 36% pela escolha dos cursos de lá, sendo os mais procurados, em relação ao concurso passado. Segundo o Reitor da UPE, Prof. Carlos Calado, a perspectiva é de que, no próximo ano, sejam abertas mais 40 vagas, com a possi-bilidade da implantação do curso de Nutrição.

A unidade vem ainda desenvolvendo projetos de pes-quisa em extensão, focados nas áreas de saúde e meio am-biente. Um dos destaques é o projeto que avalia o descarte do lixo nas ilhas do Rio São Francisco. O estudo visa imple-mentar educação ambiental junto à população insular, além de propor estratégias para a coleta dos resíduos sólidos. l

Campus de Petrolina será ampliado

Vestibular Seriado é pioneiro no Estado

A UPE sabe da importância do Vestibular nas experiên-cias de vida dos jovens, principalmente no que se refe-

re à tomada de decisão quanto à profissão que abraçará ao longo de sua história.

Um grande exemplo desse propósito foi a aprovação, no Conselho Universitário (Consun) da instituição, do Siste-ma Seriado de Avaliação (SSA), implantado pela Comissão de Vestibular (Conupe).

Realizado pela primeira vez no Estado, o Vestibular SSA/2011 permite que os alunos do ensino médio sejam avaliados ao final de cada um dos três anos letivos. Só na ter-ceira fase da seleção é que os candidatos irão escolher o cur-so, turno e entrada para o qual desejam ingressar na UPE.

A primeira etapa da avaliação, que aconteceu em novembro último com 17.824 inscritos, corresponde ao tri-ênio 2008/2010. O resultado da primeira fase do SSA deve ser divulgado até o dia 31 de janeiro de 2009. l

A garantia da qualidade do ensino e, principalmente, a reafirmação do papel da formação superior no desen-

volvimento social do Estado, a partir de políticas acadêmi-cas, é o compromisso primordial assumido pela Pró-Reito-ria de Graduação da UPE (Prograd).

Foram criados sete novos cursos, ampliando a presen-ça de cursos de saúde em campi históricos na atuação na área de educação. Diante desses desafios, a Prograd vem buscando, permanentemente, discutir com os Coordenado-res Setoriais de Graduação as questões político-pedagógi-cas para a condução dos cursos das diferentes unidades de educação, através do Fórum de Coordenadores Setoriais.

O Fórum permitiu não só uma requalificação dos proce-dimentos acadêmicos, como também o surgimento de novas propostas, a exemplo da elaboração do Plano Docente de Atividades (PDA), que será implantado em janeiro de 2009.

Dessa forma, em parceria com o NCTI/UPE (Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação), a Prograd e as

coordenações de graduação trabalharam na perspectiva de unificar os procedimentos de controle e análise das informa-ções acadêmicas. A partir do Siga (Sistema de Informação e Gestão Acadêmica), as informações gerenciais relacionadas à vida acadêmica do aluno possuem qualidade e possibili-tam um melhor planejamento das atividades da graduação.

O olhar institucional voltou-se, também, para a capa-citação permanente dos docentes, na perspectiva de possi-bilitar reflexões sobre as diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem.

Constituído um grupo de trabalho denominado Pró-Docência, está sendo elaborado um Programa de De-senvolvimento da Docência, que busca socializar idéias pedagógicas e levantar sugestões para a organização de oficinas pedagógicas. O grupo já realizou dois seminários, que discutiram os seguintes temas: “Universidade, Ciência e Prática Docente”, e “Ensino-Aprendizagem na Educação Superior”. l

Prograd requalifica graduação com políticas acadêmicas

Buscando promover a cidadania e manter um diálogo constante com a comunidade, a Pró-Reitoria de Exten-

são e Cultura (Proec) está desenvolvendo o Programa João de Barros.

Para conhecer as demandas da comunidade, que tem cerca de 600 famílias e concentra um alto índice de violên-cia, e discutir as possibilidades de intervenção comparti-lhada entre a UPE e os órgãos públicos, visando manter um trabalho de integração, a pró-reitoria solicitou ã Secretaria de Defesa Social (SDS) a mudança de localização do posto policial da área.

A transferência do posto para a entrada da comuni-dade, que ocorreu em maio deste ano, trouxe paz ao local. Desde então, a população voltou a frequentar a praça e não se registra nenhum homicídio nas imediações. Um exemplo da parceria com órgãos públicos será a oferta do Curso de Formação de Mediadores de Conflitos, que vai ser oferecido juntamente com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Outra ação de interação entre a UPE e a comunidade João de Barros foi a inclusão de um representante do bairro no Conselho Social da Universidade. Implantado recen-temente na instituição, o Conselho Superior Consultivo tem por objetivo constituir um espaço de interlocução da sociedade nos assuntos relativos ao desenvolvimento ins-titucional.

O Univiver – outro projeto que está sendo implantado – irá oferecer cursos de inclusão digital para idosos a partir de fevereiro do próximo ano. Os cursos de Pré-Vestibular (Prevupe) e de Línguas e Informática (Prolinfo) continuam sendo oferecidos através da Pró-Reitoria.

A Proec também reestruturou as bolsas de extensão: os 50 alunos contemplados passaram a receber uma bolsa no valor de R$ 300,00. Já o número de bolsas de integração acadêmica (Bia) foi ampliado. Agora são oferecidas 20 bolsas próprias da Universidade e mais 36 oferecidas em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Per-nambuco (Facepe), totalizando uma oferta de 106 bolsas. l

� www.upe.br

Page 8: UPE intensifica processo de interiorização · UPE fortalece projeto de Interiorização GARANHUNS 937.637 937.413 942 3.143 R A M P A R A M P A T A C I O N T O M U R O DE A R R

Pós-Graduação e Pesquisa da UPE em crescimento

Firmando novos convênios e acordos com institui-ções de ensino e de pesquisa na Europa, na África

e nas Américas, restabelecendo acordos anteriores vencidos por decurso de prazo, a UPE desenvolve, atu-almente, uma política de ampliação de suas relações internacionais, através da Assessoria de Relações Inter-nacionais.

A ampliação visa a estabelecer cooperação acadê-mica, científica e cultural entre as instituições, além de incentivar a mobilidade acadêmica em nível de gradu-ação e pós-graduação.

Nos acordos, estão previstos o intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes; o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjun-to; a organização e realização de seminários, encontros, painéis, conferências, cursos e troca de material didáti-co, dentre outros. Todas essas ações têm como princi-pal objetivo a cooperação universitária.

Entre os convênios estabelecidos mais recente-mente destaca-se o assinado com a Universidade de Witwatersrand, na África do Sul. Através dele, a UPE in-sere-se, pelo lado brasileiro, no Projeto de Cooperação Sul-Sul Índia-Brasil-África do Sul (IBSA), com vistas ao desenvolvimento mais célere dos países do hemisfério ao sul do Equador.

Firmou, também, parcerias com instituições na Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Chile, México e Es-tados Unidos, a partir de entendimentos diretos, atra-vés de visitas realizadas pelo Reitor da UPE, Prof. Carlos Calado a alguns desses países.

A instituição recebeu, recentemente, a visita do embaixador-chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Nordeste (Erene), Isnar Penha Brasil Júnior, que se dispôs a co-laborar na ampliação dos intercâmbios internacionais da UPE.

Coordenada pelo professor José Guido Corrêa de Araújo, a Assessoria participa, também, do Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai), sendo o professor Guido um dos representantes do segmento das universidades es-taduais no Conselho Deliberativo do Faubai. Contato: [email protected]. l

2006

2007

2008

0

20

40

60

80

100

120

140

160

Bolsas de Iniciação Científica

2006

2007

2008

0

2

4

6

8

10

12

14

Pós-graduação stricto sensu

Através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Pro-pege), a UPE apresentou, nos últimos anos, expressiva ex-

pansão da pós-graduação stricto sensu e, consequentemente, um aumento da produção do conhecimento, fruto de disser-tações e teses.

Até 2006, havia oito programas de pós-graduação sendo desenvolvidos. Em 2007, foram criados os mestrados em Edu-cação Física e Biologia Celular e Molecular Aplicada, e, este ano, foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) três novos mestrados: Enfer-magem, Tecnologia da Energia e Perícia Forense, este último o primeiro no Brasil.

A participação do aluno de graduação em projetos de pesquisa também tem sido muito importante. A inserção do aluno em grupos de pesquisa possibilita um aprendizado dife-renciado através da Iniciação Científica.

O estudante envolvido no processo de produção do co-nhecimento enriquece sua formação, tanto pela prática da ati-vidade de investigação, quanto pelo conhecimento adquirido.

Este ano, 34 estudantes de graduação da instituição fo-ram contemplados com bolsas de Iniciação Científica (IC) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Considerando as 90 bolsas da cota da Universidade

Terceiro setor é tema de curso na Fcap

O Núcleo do Terceiro Setor (NTS) é um órgão vinculado à Coor-denadoria de Extensão da Faculdade de Ciências da Adminis-

tração (Fcap), unidade da UPE que faz parte do campus Benfica.Destaque nacional entre os cursos de Administração de Em-

presas, a faculdade, através do NTS, está oferecendo o curso de férias de “Planejamento Estratégico com Enfoque Social”, voltado para quem trabalha ou deseja ingressar no mercado de Organiza-ções Não Governamentais (ONGs).

Com a missão de incentivar, orientar e desenvolver proces-sos e ações, por meio da profissionalização da gestão de institui-ções sem fins lucrativos, o curso visa contribuir para a melhoria dos profissionais desse segmento e o reconhecimento do seu trabalho pela sociedade em geral.

“A procura por esse tipo de capacitação é grande, já que cada vez mais pessoas necessitam de conhecimentos específicos

nessa área”, ressalta o coordenador do núcleo, Prof. Adeilson Silva.O NTS também promove cursos e seminários no progra-

ma de extensão voltados para a gestão de instituições sem fins lucrativos, além de realizar projetos de consultorias para orga-nizações do terceiro setor e disponibilizar para as organizações consultorias nas áreas administrativa, financeira, organizacio-nal, recursos humanos, comunicação e marketing, contribuin-do assim para o fortalecimento institucional e continuidade dessas organizações.

TERCEIRO SETOR – O primeiro setor é o governo, que é respon-sável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, res-ponsável pelas questões individuais. O terceiro é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que têm como objetivo gerar serviços de caráter público. l

UPE amplia as Relações Internacionais

no programa Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais as 35 do Programa de Bolsas de IC da UPE, encerramos 2008 com 159 bolsistas de graduação. l

Pós-graduação é destaque na Escola Politécnica

A outra unidade que compõe o campus

Benfica é a Escola Politéc-nica da UPE (Poli), uma das primeiras escolas de Engenharia do Nordeste e a mais antiga das uni-dades de ensino que integram a UPE.

Firmada como centro de excelência, a escola é referência

em pesquisa através da pós-graduação stricto e lato sensu, que objetiva atender à demanda da sociedade e formar recursos humanos capazes de alavancar o desenvolvimento do Estado, do Nordeste e do Brasil.

Visando esse desenvolvimento, a unidade enxergou mais uma oportunidade para os engenheiros, de todas as especialidades, que

desejam ingressar no mercado de trabalho em expansão no Estado, oferecendo o curso de Especialização em Engenharia Naval.

O curso, inédito e único em Pernambuco, é resultado de um convênio firmado entre a UPE e a Universidade de São Paulo (USP). A especialização concluiu a sua primeira turma com 30 alunos formados, e a segunda está em andamento.

Ainda em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo depar-tamento de pós-graduação, pesquisa e extensão, a Poli/UPE foi desta-que na revista nacional Téchne, a maior publicação do país voltada para os engenheiros civis, e com classificação no indicador Qualis da Coor-denação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A matéria de capa do periódico foi sobre o mercado de enge-nharia civil, que está aquecido e que busca especialistas nas áreas de planejamento, sustentabilidade e logística. Dentro desse enfoque, os cursos de especialização e MBA’s da escola são citados e dados como a escolha certa e como os que são futuro na construção civil, além de serem considerados os únicos no Estado e os melhores do Nordeste. l

�www.upe.br