universidade federal rural do semi-Árido prÓ … · fitz, p.r. geoprocessamento sem...

6
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME NATUREZA PMS0013 eEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MANEJO DE SOLO E ÁGUA [ ] Obrigatória [ X ] Optativa PROFESSOR(ES): Paulo Cesar Moura da Silva CARGA HORÁRIA SEMANAL N^DE CRÉDITOS CARGA HORÁRIA TOTAL TEÓRICA PRÁTICA TEÓRICA-PRÁTICA TOTAL N^DE CRÉDITOS CARGA HORÁRIA TOTAL 2 2 - 4 4 60 PRÉ-REQUISITO - OBJETIVOS Apresentar os conceitos de &eoprocessamento, e os aspectos práticos do uso das geotecnologias através de exemplos e-aplicações das principais ferramentas disponíveis para esta finalidade. Bem como a utilização das geotecnologias no estudo, caracterização e manejo adequado da água e do solo, além da utilização das ferramentas geotecno lógicas como apoio a estudos avançados que envolvam tais ! conceitos. EMENTA Conceitos e fundamentação sobre geotecnologias. Conceitos sobre Sistemas de Informação Geográficos (SIG). Cartografia aplicada ao Geoprocessamento. Formato de entrada de dados, integração de informações, manipulação e análise de dados espaciais. Operações de análise espacial. G^ação de dados temáticos (mapas e suas representações em ambiente computacional, mapas cadastrais; sistemas de redes imagens, modelos digitais do terreno). Mapeamento da aptidão das terras agrícolas baseada em cartas de solos. Mapeamento do potencial hídrico superficial para os cultivos agrícolas. Zoneamento agrícola aplicando álgebra de mapas.

Upload: trinhthuy

Post on 16-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L R U R A L DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA D E P E S Q U I S A E PÓS-GRADUAÇÃO

P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇAO EM MANEJO D E S O L O E ÁGUA

P R O G R A M A ANALÍTICO D E D I S C I P L I N A

IDENTIFICAÇÃO D A D I S C I P L I N A

CÓDIGO N O M E N A T U R E Z A

PMS0013 eEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MANEJO DE SOLO E ÁGUA

[ ] Obrigatória [ X ] Optat iva

P R O F E S S O R ( E S ) :

Paulo Cesar Moura da Silva

C A R G A HORÁRIA S E M A N A L N ^ D E CRÉDITOS C A R G A HORÁRIA T O T A L

TEÓRICA PRÁTICA TEÓRICA-PRÁTICA T O T A L

N ^ D E CRÉDITOS C A R G A HORÁRIA T O T A L

2 2 - 4 4 60

PRÉ-REQUISITO

-

O B J E T I V O S

Apresentar os conceitos de &eoprocessamento, e os aspectos práticos do uso das geotecnologias através de exemplos e-aplicações das principais ferramentas disponíveis para esta finalidade. Bem como a utilização das geotecnologias no estudo, caracterização e manejo adequado da água e do solo, além da utilização das ferramentas geotecno lógicas como apoio a estudos avançados que envolvam tais

! conceitos.

E M E N T A

Conceitos e fundamentação sobre geotecnologias. Conceitos sobre Sistemas de Informação Geográficos (SIG). Cartografia aplicada ao Geoprocessamento. Formato de entrada de dados, integração de informações, manipulação e análise de dados espaciais. Operações de análise espacial. G^ação de dados temáticos (mapas e suas representações em ambiente computacional, mapas cadastrais; sistemas de redes imagens, modelos digitais do terreno). Mapeamento da aptidão das terras agrícolas baseada em cartas de solos. Mapeamento do potencial hídrico superficial para os cultivos agrícolas. Zoneamento agrícola aplicando álgebra de mapas.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L R U R A L DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA D E P E S Q U I S A E PÓS-GRADUAÇÃO

P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO D E S O L O E ÁGUA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ns D A U N I D A D E

CONTEÚDO N« d e H O R A S Ns D A

U N I D A D E CONTEÚDO

T P T - P

I

Introdução ao Geoprocessamento - Definição. - Conceito de Geotecnologia. - Histórico e relações com outras ciências. - Introdução ao estudo de banco de dados. - Apresentação das Principais Ferramentas computacionais usadas em Geotecnologias.

2

n

Cartografia Integrada ao Geoprocessamento - Definição. - Forma da terra . - Conceito de Geodésica. - "Datum" Planimétrico e Altimétrico. - Coordenadas Geográficas. - Principais projeções cartográficas. - Sistema "UTM". - Integração com os Sistemas de Informações Geográficas. - Precisão Cartográfica. - Ercos advindos do mau uso da cartografia. - Introdução a Cartografia Digital.

4

m

Sistemas de Informação Geográfica (SIG) - Definições. - Diferenças entre os sistemas CAD e SIG. - A estrutura de dados de um SIG. - Caracfírísficas de um SIG. - Integração de trabalhos e dados em SIG. - Escala de Medição. - Principais SIGs existentes no mercado. - Aula prática: Criação e manipulação de banco de dados espaciais. - Aula Prática: Análise Espacial, consultas e extração de informações em SIG's, operações de Geoprocessamento em feições (Pontos, Linhos e Polígonos). - Aula Prática: Manipulação de Tabelas e Imagens em Ambiente SIG.

4 6

IV

Aquisição de dados em Geoprocessamento - Definição da necessidade dos dados. - Fontes dos dados. - Digitalização. - Sensoriamento remoto. - Definições. - Componentes de um sistema SR. - Espectro eletromagnético.

6 6

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L R U R A L DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA D E P E S Q U I S A E PÓS-GRADUAÇÃO

P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇAO EM MANEJO D E S O L O E ÁGUA

- Características das Imagens orbitais. - Sistemas sznsores. - Demais tipos de sistemas existentes - Satélites de recursos naturais (LANDSAT, CBERS, SPOT, Sistemas de alta resolução). - Processamento Digital de Imagens. - Aplicações ambientais do SR. - Aula Prática: Seoreferenciamento de Imagens orbitais, aplicação de princípios de processamento digital de imagens orbitais. - Aula Prática: Extraçõo de dados a part ir de imagens órbitas por meio de Segmentação e Classificação. - Aula Prática: Mapeamento da cobertura do solo e corpos dagua com uso de imagens de satélite.

V

Processamento Digital de Imagens Orbitais (PDI) - Introdução ao Processamento de imagens orbitais. - Processamento de Imagens digitais. - Fundamentos de PDI. - Histograma de Imagens. - Realce de Imagens. - Contraste de Imagens. - Segmentação e Classificação de Imagens. - PDI Relacionado a produção de Mapas Temáticos. - Aula Prática: Uso de sistemas computacionais no processamento de imagens orbitas (pré-processamento de imagens)

4 6

-

V I

Sistema de Posicionamento ôlobal por Satélite - Introdução. - A estrutura dos Sistemas Global de posicionamento por Satélite. - 0 funcionamento do receptor. - Principais Erros no posicionamento. - Outros sistemas de Posiciorwmento. - Sistema Slonass. - Sistema Galileu. - Principais tipos de receptor e suas particularidades - Aula Prática: Obtenção de Coordenadas Geográficas e transferência de dados para uso em projetos Georeferenciados.

4 4

vn

Avaliação de dados ambientais com o uso de Geotecnologia - Uso de geotecnologias na avaliação da aptidão de terras agrícolas. - Uso do Sensoriamento remoto na avaliação de recursos hídricos superficiais. - Criação de bancos de dados sobre aquíferos.

2 4

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L R U R A L DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA D E P E S Q U I S A E PÓS-GRADUAÇÃO

P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇAO EM MANEJO D E S O L O E ÁGUA

- Aula Prática: Mapeamento da aptidão de berras agrícolas e corpos dagua com uso de imagens de satélite e elaboração de banco de dados espacial.

vni

Modelo Digital do Terreno - Definições. - Aquisição de dados. - Edição de dados. - Geração do M.D.T. - Programas de M.D.T. - Aplicações do M.D.T ao Geoprocessamento. - Aula Prática: Modelagem digital de características do solo e recursos hídricos em duas e três dimensões.

4 4

T O T A L 3 0 3 0 6 0

MÉTODOS

TÉCNICAS R E C U R S O S D I D A T I C O S I N S T R U M E N T O S D E

AVALIAÇÃO

Aulas expositivas com recursos audiovisuais e quadro branco;

Aulas práticas em campo e laboratório;

Resolução de exercícios aplicados ao conteúdo

programático;

Discussão de artigos científicos em seminários.

Quadro branco

Retroprojetor

Datashow

Internet

A avaliação deve ser constituída

de várias verificações como:

Provas;

Trabalhos sobre resultantes de dados obtidos em aulas práticas ou

de trabalho aplicado;

Apresentação de seminários.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L R U R A L DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA D E P E S Q U I S A E PÓS-GRADUAÇÃO

P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO D E S O L O E ÁGUA

R E F E R E N C I A S BIBLIOGRÁFICAS

Livros:

SCHOWENGERDT, R. A; Remote Sensing: Models and Methods For Image Processing, Elsevier, 3" Ed, 2007. 514 p.

JEFFREY, L.S; ESTES J.E. Seographic Information System: An Introduction, Prentice Hall, 1990, 303

P-LONGLEY, P.A; GOODCHILD, M.F.; MAGUIRE D.J; DAVID W.R. Geographic Information Systems and

Science. John Wiley and Sons, 2010. 560 p.

JEFFREY, L.S; ESTES J.E; McGUIRE D.J. Integrat ion of Geographic Information Systems and Remote Sensing. Cambridge University Press. 2010. 248 p.

SSAD, E.D.; SANO, E.E. Sistemas de informações geográficas: aplicações na agricultura. Brasília: EMBRAPA-CPAC, 1993. 274p.

FITZ, P.R. Geoprocessamento Sem Complicação, led. São Paulo, Oficina de Textos, 2008. 160p

MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. Editora da Universidade Federal de Viçosa. 2003. 307p.

PONZONI, F.J; SHIMABUCURO, Y.E. Sensoriamento Remoto no Estudo da Vegetação. São José dos

Campos, São Paulo, Ed. Silva Vieira, 2007,127p.

ROCHA, C.H.B. Geoprocessamento Tecnologia Transdisciplinar: Equipamentos, Processos, Entidades e

Metodologias. Ed. Do Autor, 2002. 220p.

STRAUCH, J . L. M; SOUZA, J . M ; MATTOSO, M. L. Q. Estudo dos modelos de dados dos Sistemas de Informação Geográfica ARC/INFO e SPRING. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, 1998.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L R U R A L DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA D E P E S Q U I S A E PÓS-GRADUAÇÃO

P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇÃO EM M A N E I O D E S O L O E ÁGUA

APROVAÇÃO

C O L E G I A D O D O P R O G R A M A D E PÓS-GRADUAÇÃO E M M A N E J O D E S O L O E ÁGUA ( P P G M S A ) :

D A T A Coordenador do P P G M S A

C O N S E L H O S U P E R I O R D E E N S I N O , P E S Q U I S A E EXTENSÃO D A U F E R S A ( C O N S E P E )

Anafa Lualfa.mjnes Gomes ^ _ ^ ^ Secretária dos Órgãos Colegiados

^ QÇ I :Jf)l ^° 0432/200»

D A Y A '_ Presidente do CONSEPE "

MOSSORÓ-RN, d e \l k>j)^ d e 2 0 1 2 .