unioeste 2014 a 2011 - biologia – professor...

21
Unioeste – 2014 a 2011 A comissão organizadora do vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná tem um esqueleto bastante definido para as provas de biologia. Em geral esta é composta de uma ou duas questões de Ecologia, da mesma forma, uma ou duas, de Biologia Celular, mais uma de Genética, de Zoologia e de Botânica. Dos 7 testes deste concurso, ao menos um é, sempre, de nível difícil ou muito difícil. As demais questões, normalmente, tem nível médio de dificuldade. Ao que parece, a prova da UNIOESTE é feita de maneira menos criteriosa que os demais vestibulares paranaenses. São muito comuns questões anuladas e de gabarito duvidoso. Os enunciados das questões são objetivos e alguns temas específicos cobrados são repetidos das provas passadas. Nesse sentido, mais do que nos outros concursos, resolver provas anteriores é de grande valia ao candidato que deseja ingressar na UNIOESTE. 0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0% Biologia Molecular e biotecnologia Biologia Celular Genética Vírus, bactérias, protozoários Botânica Embriologia Zoologia Histologia humana Anatomia e fisiologia humana Origem da vida e Evolução Classificação biológica e cladística Ecologia UNIOESTE

Upload: trinhkhanh

Post on 04-Feb-2018

235 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

Unioeste – 2014 a 2011

A comissão organizadora do vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná tem um esqueleto bastante definido para as provas de biologia. Em geral esta é composta de uma ou duas questões de Ecologia, da mesma forma, uma ou duas, de Biologia Celular, mais uma de Genética, de Zoologia e de Botânica.

Dos 7 testes deste concurso, ao menos um é, sempre, de nível difícil ou muito difícil. As demais questões, normalmente, tem nível médio de dificuldade.

Ao que parece, a prova da UNIOESTE é feita de maneira menos criteriosa que os demais vestibulares paranaenses. São muito comuns questões anuladas e de gabarito duvidoso. Os enunciados das questões são objetivos e alguns temas específicos cobrados são repetidos das provas passadas. Nesse sentido, mais do que nos outros concursos, resolver provas anteriores é de grande valia ao candidato que deseja ingressar na UNIOESTE.

0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0%

Biologia Molecular e biotecnologia

Biologia Celular

Genética

Vírus, bactérias, protozoários

Botânica

Embriologia

Zoologia

Histologia humana

Anatomia e fisiologia humana

Origem da vida e Evolução

Classificação biológica e cladística

Ecologia

UNIOESTE

Page 2: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

Biologia Molecular

1. (2013) Proteínas são macromoléculas sintetizadas pelas células vivas e desempenham diversas funções estruturais e fisiológicas importantes. Sobre as proteínas, analise as afirmativas. I. São polímeros formados pela união de sequências de aminoácidos e monossacarídeos. II. São sintetizadas no núcleo e no citoplasma celular pelos ribossomos. III. O código para sua síntese está no DNA (ácido desoxirribonucleico), onde a sequência de dois nucleotídeos codifica um aminoácido na proteína. IV. Proteínas da membrana plasmática são sintetizadas por ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso. V. A desnaturação interfere na função proteica. VI. Além da função estrutural, estas macromoléculas podem atuar na reserva energética e defesa. Estão corretas as afirmativas a) I, II e IV. b) I, III e IV. c) IV, V e VI. d) III, IV e VI. e) II, IV e VI. 2. (2013) O corpo humano apresenta vários tipos celulares, como as células epiteliais e células nervosas. Estas células diferem na forma e função porque a) expressam genes diferentes. b) são geneticamente diferentes. c) seus núcleos são heterocromáticos. d) possuem códigos genéticos diferenciados. e) os cromossomos diferem em tamanho e posição. 3. (2013) Com relação à sequência de bases nitrogenadas abaixo, ........... ATT GCG CCA ATG CGA TCG CAT TAG GCA ...... NÃO é correto afirmar que a) a trinca ATT pode transcrever um códon TAA que é reconhecido pelo anticódon AUU. b) a tradução desta sequência de bases nitrogenadas ocorre no citoplasma celular. c) a sequência de bases apresentadas pertence a molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico). d) mutação na última base nitrogenada da sequência pode levar a tradução de um aminoácido diferente. e) a transcrição desta sequência de bases nitrogenadas pode formar uma molécula de RNA (ácido ribonucleico) mensageiro.

4. (2013) “A dengue infecta anualmente cerca de 100 milhões de pessoas no mundo, provocando diversos problemas: desde dores, semelhantes às da gripe, até hemorragia interna, choque e morte. Não existe vacina nem cura para a doença e a principal estratégia da saúde pública é impedir que as pessoas sejam picadas pelo mosquito Aedes aegypti seu transmissor. Entretanto, novas ideias de controle envolvendo a genética estão sendo desenvolvidas. Biólogos da Universidade da Califórnia adicionaram genes que bloqueiam o desenvolvimento dos músculos de voo em A. aegypti fêmeas, responsáveis por picar seres humanos e consequentemente transmitir o vírus da dengue. Assim, sem conseguirem voar, não são capazes de se alimentar do sangue humano, nem de transmitirem o vírus, e acabam morrendo de inanição. Os pesquisadores também adicionaram no DNA do inseto genes para proteínas fluorescentes, que fazem as larvas modificadas brilharem em vermelho e verde, permitindo o acompanhamento da propagação dos genes na população.” Texto adaptado da revista Scientific American Brasil, ano II, no 11, 2012.

Com base no texto é correto afirmar que a) mosquitos transgênicos, ao se reproduzirem, transmitem os genes inseridos aos seus descendentes. b) fragmentos do DNA exógeno são inseridos no genoma de células do A. aegypti fêmea por meio de plastídeos nucleares. c) os benefícios dos mosquitos geneticamente modificados justificam sua utilização no meio ambiente e, por isso, não necessitam ser testados. d) transgênicos são obtidos por seleção artificial, processo de cruzamentos seletivos conduzido pelo homem com o objetivo de selecionar características de interesse comercial. e) transgênicos são organismos que recebem genes da mesma espécie. 5. (2012) Um dos efeitos do terremoto e do tsunami ocorrido em 11 de março de 2011 foi a explosão ocorrida, no dia seguinte, na Central Nuclear de Fukushima com consequente vazamento de radiação. Entre os efeitos causados por radiações está a ocorrência de mutações no material genético. Sobre o processo de mutação, assinale a alternativa INCORRETA. a) Mutação é um processo irreversível. b) Mutação pode ser causada por agentes biológicos. c) Mutação pode ser causada por agentes químicos. d) Mutação pode ser causada por agentes físicos. e) Mutação pode ser espontânea, decorrente da tautomeria das bases nitrogenadas.

Page 3: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

6. (2012) Em uma das fitas de DNA de uma espécie de vírus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nesta fita ocorre um total de 200 bases púricas e 200 bases pirimídicas, assinale a alternativa correta. a) Na dupla fita de DNA ocorrem 180 Adeninas. b) Na dupla fita de DNA ocorrem 140 Guaninas. c) Na fita complementar ocorrem 300 bases púricas e 100 bases pirimídicas. d) Na fita complementar ocorrem 70 Adeninas e 110 Citosinas. e) Não é possível determinar a composição de bases nitrogenadas da fita complementar.

Biologia Celular

7. (2014) O tecido epitelial da traqueia apresenta um tipo celular que produz muco (glicoproteína), capaz de reter partículas em suspensão no ar inspirado. Com base na função dessas células, qual organela aparece bastante desenvolvida? a) Vacúolo. b) Lisossomo. c) Mitocôndria. d) Complexo de Golgi. e) Retículo endoplasmático liso. 8. (2014) Analise o gráfico abaixo, que representa a Meiose.

Com base no gráfico, pode-se afirmar que a) a meiose II se inicia no tempo 3. b) a replicação do DNA na fase S da intérfase tem início no tempo zero. c) entre os tempos 5 e 6, ocorre a separação dos cromossomos homólogos. d) no tempo 5, a célula apresenta uma quantidade duplicada de cromossomos. e) no tempo 2 e antes do tempo 3, ocorre permuta ou crossing-over entre os cromossomos homólogos.

9. (2013) O esquema abaixo representa as etapas do processo de gametogênese masculina.

Sobre este processo, assinale a alternativa correta. a) As células 2 são diploides. b) A célula 1 é a espermátide. c) A meiose ocorre na etapa C. d) As células 3 e 4 são haploides. e) As células 3 são espermatócitos. 10. (2013) A sobrevivência do corpo multicelular depende do trabalho metabólico de suas células constituintes. A imagem abaixo ilustra o modelo esquemático de uma célula eucariótica animal e alguns de seus constituintes. Analise as afirmativas:

Adapatado de: http://www.tattoodonkey.com/animal-cell-amp-labeled/biologycorner.com*resources*cell_animal_label2.jpg.

Page 4: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

I. A estrutura numerada 8 é uma projeção da membrana plasmática e pode ser encontrada em células envolvidas na absorção de substâncias químicas, como as células do epitélio intestinal. II. A estrutura numerada 3 atua no metabolismo celular produzindo energia. III. A estrutura numerada 10 atua na modificação e na distribuição de produtos celulares, sendo mais desenvolvida em células secretoras. IV. A estrutura numerada 14 atua na detoxificação de drogas e na síntese de fosfolipídeos da membrana plasmática, e sua membrana é contínua à da estrutura numerada 9.

V. A estrutura numerada 5 apresenta um envoltório membranoso e atua na síntese do RNA (ácido ribonucleico) ribossômico. Pode-se afirmar que estão corretas as alternativas a) I, II, IV. b) I, III, IV. c) I, III, V. d) II, IV, V. e) III, IV, V.

11. (2012) Considerando as diversas estruturas celulares relacionadas no Quadro abaixo, escolha a alternativa cuja estrutura corresponde corretamente à função e à distribuição.

Estruturas Celulares Função Distribuição

Bactérias Animais Vegetais

a) Cromossomos Controle da estrutura e do funcionamento celular

Ausente Presente Presente

b) Nucléolos Participação na divisão celular Ausente Presente Presente

c) Centríolos Formação dos ribossomos Presente Presente Presente

d) Citoesqueleto Equilíbrio osmótico Ausente Presente Ausente

e) Complexo golgiense Secreção celular Ausente Presente Presente

12. (2012) Considerando que a existência e a integridade da membrana plasmática são fundamentais para a célula, é correto afirmar que esta estrutura a) contém moléculas de lipídios que são incapazes de se deslocarem, não permitindo a passagem de substâncias entre os meios extracelular e intracelular. b) permite, pelo processo de osmose, a passagem de solutos em direção a maior concentração de suas moléculas. c) possibilita à célula manter a composição intracelular igual a do meio extracelular, em relação à água, sais minerais e macromoléculas. d) para a realização do transporte ativo, proteínas de membrana atuam como bombas de íons, capturando ininterruptamente íons de sódio (Na+) e mantendo igual concentração entre os meios extracelular e intracelular. e) permite o movimento de fosfolipídios que lhes confere um grande dinamismo, pois deslocam-se continuamente sem perder o contato uns com os outros. 13. (2012) Relativo à produção e consumo de energia pela célula, é correto afirmar que a) o processo que permite às células utilizarem o CO2 como oxidante das moléculas orgânicas é a respiração celular. b) lipídios representam o combustível preferido das células, mas na falta deste composto as células utilizam glicose ou até mesmo proteínas como fonte de energia.

c) elétrons H+ são capturados durante a glicólise e o ciclo de Krebs para a produção do ácido cítrico, que representa a molécula inicial no processo de respiração. d) no organismo humano, a fibra muscular estriada pode realizar o processo de fermentação, que é um processo anaeróbio de produção de ATP. e) a fonte imediata que permite a síntese de ATP na fosforilação oxidativa é a transferência de fosfatos de alta energia provenientes do ciclo de Krebs. 14. (2012) Um estudante está realizando uma prática no laboratório relacionada à tonicidade das soluções. Ele acrescenta 10 mL da solução A em um tubo de ensaio e 10 mL da solução B em outro tubo. Após, acrescenta 100mL de sangue em cada tubo e homogeniza estas misturas vagarosamente. Em seguida, coloca uma gota da mistura A em uma lâmina e uma gota da mistura B em outra lâmina, e com auxílio de um microscópio visualiza a forma das hemáceas. O estudante observa que as hemáceas presentes na solução A estão murchas (crenadas) e as hemáceas que estavam na solução B estão inchadas (túrgidas). Com este experimento é correto afirmar que a) em relação às hemáceas, a solução A é isotônica e a solução B é hipotônica. b) em relação às hemáceas, a solução A é hipotônica e a solução B é isotônica. c) em relação às hemáceas, a solução A é hipotônica e a solução B é hipertônica.

Page 5: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

d) em relação às hemáceas, a solução A é hipertônica e a solução B é hipotônica. e) em relação às hemáceas, a solução A é isotônica e a solução B é hipertônica. 15. (2012) Sobre os mecanismos de transporte através da membrana celular, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A entrada de oxigênio (O2) em nossas células ocorre pelo processo de difusão simples. II. O transporte de substâncias realizado pelas proteínas da membrana celular, sem gastos de energia, é um tipo de transporte passivo. III. A manutenção das diferenças de concentração dos íons Na+ e K+ é realizada pelo processo de transporte ativo. IV. Durante a osmose, as moléculas (solutos) dissolvidas no citosol se difundem através da membrana celular. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas. 16. (2011) Relativo ao processo de produção de energia nas células é INCORRETO afirmar que a) a sequência das etapas da respiração celular é: glicólise no citosol, ciclo de Krebs na matriz mitocondrial e fosforilação oxidativa no citosol. b) a glicólise é uma etapa metabólica que ocorre tanto no processo de fermentação quanto no processo de respiração celular. c) a síntese da maior parte das moléculas de ATP está acoplada à reoxidação das moléculas de NAD+ e FAD. d) o ciclo de Krebs inicia-se com uma reação entre a molécula de coenzima A e uma molécula de ácido oxalacético. e) a reação que converte o ácido pirúvico em ácido láctico produz menos energia (ATP) que a fosforilação oxidativa. 17. (2011) O esquema abaixo representa a formação dos espermatozoides.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A célula número 1 é uma espermatogônia e a célula número 2 é um espermatócito primário. II. A célula número 3, resultante da primeira divisão meiótica, é haploide e denomina-se espermatócito secundário. III. A célula número 4 denomina-se espermátide e apresenta cromossomos com uma única cromátide. IV. O processo de formação da célula número 5 a partir da célula número 4 recebe o nome de espermiogênese. a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d) Apenas I as afirmativas I e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas. 18. (2011) Estudos microscópicos de um determinado tecido animal verificaram nas células abundantes Retículos Endoplasmáticos, Complexo Golgiense (Aparelhos de Golgi) bem desenvolvido e Mitocôndrias. Pode-se afirmar que as células observadas pertencem ao tecido a) ósseo. b) pancreático. c) sanguíneo. d) nervoso. e) cartilaginoso.

Genética

19. (2013) O padrão das plumagens em galinhas é determinado por dois pares de genes com segregação independente. O gene C determina plumagem colorida e o alelo recessivo c determina plumagem branca. No outro par de alelos, o gene dominante I impede a produção de pigmentos, determinando coloração branca para a plumagem enquanto que o seu alelo recessivo i não tem efeito. Cruzando indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes, obtêm-se a) 13 aves coloridas : 3 aves brancas. b) 13 aves brancas : 3 aves coloridas. c) 12 aves brancas : 4 aves coloridas. d) 14 aves brancas : 2 aves coloridas. e) 14 aves coloridas : 2 aves brancas.

Page 6: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

20. (2013) Quantos gametas diferentes podem ser produzidos por indivíduos com os genótipos AaBbCCDd, AABbCcDD, AaBbCcDd e AABbCCdd, respectivamente, considerando a segregação independente dos pares de alelos? a) 4-2-8-16. b) 8-4-16-2. c) 8-4-8-2. d) 8-4-16-4. e) 4-4-16-2. 21. (2013) Após sofrer um acidente de carro, Carlos necessitou de doações de sangue. Seus amigos foram ao hospital prontamente para realizar a doação. O resultado da tipagem sanguínea dos amigos de Carlos está resumido na tabela abaixo. Considerando que o tipo sanguíneo de Carlos é tipo A, Rh-, poderão doar sangue para o Carlos

Amigos de Carlos Tipo sanguíneo

Patrícia A, Rh+

Pedro O, Rh-

Luana A, Rh-

Caio O, Rh+

Everton AB, Rh+

a) Patrícia, Pedro, Luana e Caio. b) Patrícia, Pedro e Caio. c) Pedro e Caio. d) Pedro e Luana. e) Pedro, Luana e Caio. OBS: Questão anulada. 22. (2012) Crossing over ou permuta é um importante fenômeno que ocorre na prófase I meiótica, responsável pela recombinação entre os diferentes pares de genes de cromossomos homólogos. O desenho abaixo representa um par de cromossomos homólogos, com 3 genes: gene A, gene B e gene C, cada um destes possuindo dois alelos (alelo dominante e alelo recessivo). A partir deste desenho, assinale a alternativa correta.

a) Se houver crossing over apenas na região 1 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, ABc e abC. b) Se houver crossing over apenas na região 2 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, Abc e aBC. c) Se houver crossing over nas regiões 1 e 2 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, AbC e aBc. d) Se houver crossing over apenas na região 1 serão produzidos somente gametas com as combinações Abc e aBC. e) Se houver crossing over apenas na região 2 serão produzidos somente gametas com as combinações ABc e abC. 23. (2012) Em abóboras, a cor do fruto é determinada por dois genes de segregação independente: os genótipos CC e Cc produzem frutos brancos, enquanto cc é necessário para produção de fruto colorido, cuja cor é determinada pelo segundo gene: cor amarela (VV e Vv) ou verde (vv). Do cruzamento de duas plantas brancas, heterozigotas para os dois loci, CcVv, serão produzidas a) 12/16 de plantas com frutos coloridos. b) 1/16 de plantas com frutos amarelos. c) 3/4 de plantas com frutos brancos. d) 3/16 de plantas com frutos verdes. e) apenas plantas com frutos brancos.

Page 7: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

24. (2012) Uma espécie A possui 2n=10 cromossomos; uma espécie B possui 2n=14 cromossomos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Um indivíduo híbrido originado do cruzamento entre as duas espécies possui 24 cromossomos. II. Um indivíduo triplóide originado a partir da espécie A possui 30 cromossomos. III. Um indivíduo tetraplóide originado a partir da espécie B possui 64 cromossomos. a) Todas as afirmativas estão corretas. b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. e) Todas as afirmativas estão erradas. 25. (2011) O desenvolvimento do milho híbrido na agricultura contribuiu para um grande aumento de produtividade. Apesar do nome híbrido, corresponde à primeira geração do cruzamento entre diferentes linhagens puras da mesma espécie, Zea mays. Possui alto vigor e produtividade apenas na primeira geração devido à perda de heterose, sendo necessária a compra da semente híbrida novamente todos os anos. Caso um agricultor queira selecionar durante a colheita uma semente com a mesma qualidade (genótipo) da plantada, a chance na escolha ao acaso é a) 12,5%. b) 25%. c) 50%. d) 75%. e) 100%. 26. (2011) O material genético deve desempenhar as funções genotípica, fenotípica e evolutiva. Sobre o material genético e as funções desempenhadas, é incorreto afirmar que a) armazenar a informação genética e transmiti-la para a prole é a função genotípica. b) expressar a informação genética é a função fenotípica. c) a composição molecular do DNA é a mesma (com raras exceções) em todas as células do organismo. d) o material genético não deve sofrer mutações a fim de desempenhar sua função evolutiva. e) a função fenotípica é expressa na forma de RNA e/ou proteínas.

Vírus, Bactérias e Protozoários

27. (2013) Observe a charge abaixo.

(http://naoestaavenda.blogspot.com)

Sobre febre amarela, dengue e leishmaniose são feitas as seguintes afirmações: I. São transmitidas ao homem pela picada de mosquitos hematófagos. II. O agente etiológico de todas as doenças é um vírus. III. Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela urbana e da dengue. IV. Leishmaniose é a única virose das doenças listadas acima. Estão corretas as afirmativas a) I e III apenas. b) I, II, III e IV. c) II e III apenas. d) III e IV apenas. e) I, II e III apenas. 28. (2013) No tratamento da Gripe A (sinônimos: Influenza H1N1 ou Gripe suína) é utilizado o medicamento antiviral conhecido como Tamiflu (Roche®). O princípio ativo do medicamento é o fosfato de oseltamivir. Abaixo transcrevemos o mecanismo de ação deste medicamento: “O fosfato de oseltamivir é uma pró-droga do carboxilato de oseltamivir, um inibidor potente e seletivo das enzimas neuraminidases do vírus da gripe, que são glicoproteínas encontradas na superfície do vírus. A atividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais formadas recentemente de células infectadas e a expansão posterior do vírus infeccioso no organismo. O carboxilato de oseltamivir reduz a proliferação de ambos os vírus das gripes A e B pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas.” http://www.medicinanet.com.br/bula/4898/tamiflu.htm.

Page 8: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

Na aula de Biologia, a professora pediu para os alunos relacionarem as informações da bula com os conhecimentos que os alunos tinham sobre os vírus. O seguinte diálogo aconteceu na sala de aula: Aninha: - Os vírus são organismos celulares que causam várias doenças nos animais e também nas plantas. Paulo: - A infecção viral tem início quando proteínas presentes na superfície do vírus ligam-se, de maneira específica, em receptores na membrana plasmática da célula hospedeira. Aninha: - E, dentro do nosso organismo, os vírus iniciam a produção de novos vírus diretamente a partir do RNA da célula hospedeira. Clara: - A bula diz que a neuraminidase é uma glicoproteína encontrada na superfície do vírus. Logo, o vírus da gripe é envelopado ou encapsulado, isto é, apresenta um envoltório proteico externo ao nucleocapsídeo. João: - Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Assim ao impedir que novas células sejam infectadas impede-se que novos vírus sejam produzidos. Pedro: - Aninha só errou ao dizer que vírus são células. Eles são acelulares. Estão corretos a) Clara e João. b) Aninha e Paulo. c) Aninha e Paulo. d) Paulo, Clara e João. e) Paulo, Clara e Pedro. OBS: Questão anulada. 29. (2013) “Existem milhares de vírus até agora desconhecidos para a ciência nas águas residuais da América do Norte, Europa e África. Num estudo publicado na revista «mBio» da Sociedade Americana de Microbiologia, a equipe de investigadores que fez a descoberta, liderada por Michael J. Imperiale, biólogo da Universidade de Michingan, admite muitos que deles podem desempenhar algum papel para a saúde humana, não necessariamente nefasto. Sabe-se que existem na Terra 1,8 milhões de espécies e todas elas albergam um número indeterminado de vírus. Mesmo assim, apenas 3 mil vírus estão identificados e classificados.” Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51251&op=all.

Considerando os conhecimentos atuais sobre estes organismos, pode-se afirmar que os vírus a) são unicelulares. b) retrovírus infectam somente células vegetais. c) não apresentam material genético próprio. d) pertencem ao reino Monera. e) podem infectar células procarióticas e eucarióticas.

30. (2013) Mais de 100 anos após a descoberta da Doença de Chagas, pelo pesquisador Carlos Chagas, esta doença ainda é considerada um sério problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas na América Latina. No Brasil, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, esta doença é a quarta causa de morte entre as doenças infecto-parasitárias. Com relação à Doença de Chagas é INCORRETO afirmar que a) a Doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, um protozoário flagelado. b) a forma infectante do T. cruzi está presente nas fezes do barbeiro. c) o barbeiro é o vetor da Doença de Chagas. d) o barbeiro se contamina com o parasita ao picar animais silvestres, considerados reservatórios naturais do protozoário. e) a doença não é transmitida através de transfusões de sangue ou ingestão de alimentos contaminados com o T. cruzi.

Botânica

31. (2014) Os hormônios vegetais, ou fitormônios, regulam o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo vegetal. Relacione os hormônios com as respectivas funções: A - Auxina B - Etileno C - Giberilina D - Ácido abscísico I - Induz o fechamento dos estômatos em resposta à diminuição de água e inibe o crescimento das plantas induzindo também à dormência de gemas e sementes; II - Atua no crescimento de caules e folhas; estimula as divisões celulares e o alongamento celular. Induz à quebra da dormência e germinação das sementes bem como estimula a produção de flores e frutos; III - Promove o amadurecimento dos frutos e atua na queda das folhas e flores velhas. IV - Controla os tropismos. Estimula o desenvolvimento de raízes adventícias em caules. Permite, em algumas espécies, a formação de frutos partenocárpicos e inibe a atividade das gemas laterais. Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE os hormônios e as respectivas funções. a) A-IV; B-III; C-II; D-I. b) A-II; B-I; C-IV, D-III. c) A-III; B-II; C-I, D-IV. d) A-II; B-I; C-III; D-IV. e) A-IV; B-III; C-I; D-II.

Page 9: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

32. (2013) “O açaí, fruto da palmeira Euterpe oleracea, poderá ser usado na produção de um plástico natural e renovável para compor próteses ósseas, principalmente na região da cabeça. Para isso, serão utilizadas apenas as sementes do fruto. Os testes in vitro indicam que o material é biocompatível e apresenta excelentes propriedades mecânicas e biológicas.” (http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/06/14/plastico-de-acai/)

Com relação à palmeira, é correto afirmar que a) é uma gimnosperma. b) possui dupla fecundação. c) são plantas que não têm flores. d) não apresenta vasos condutores. e) sua semente desenvolve-se a partir do ovário. 33. (2013) “A polinose é uma doença alérgica estacional devido à sensibilização por grãos de polens alergizantes. Estes encontram-se no ar, durante a época de polinização de determinadas plantas, produzindo rino-conjuntivite e/ou asma brônquica. Em geral, estes polens incitam a doença nos indivíduos sensibilizados em uma concentração aproximada de 50 grãos por m3 de ar. O pólen de gramíneas é, basicamente, a principal causa de rinite estacional na Europa e, também, no sul do Brasil durante os meses da primavera. A introdução de gramíneas com potencial alergizante, que crescem desordenadamente em terrenos abandonados dentro e na periferia das cidades, contribui para o agravamento da doença.” Adaptado. http://www.asbai.org.br/impressao.asp?s=81&id=300.

Com relação aos grãos de pólen, é INCORRETO afirmar que a) nas angiospermas são produzidos nos estames da flor. b) possibilitaram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas. c) são células que possuem núcleos diploides, resultantes do processo de fecundação. d) o pistilo é o local da flor onde os grãos de pólen são depositados no processo de polinização. e) são liberados no meio e podem ser transportados pelo vento ou por animais, processo conhecido como polinização. 34. (2013) Quais das seguintes refeições apresentam, respectivamente, alimentos constituídos por sementes, raízes, frutos e pseudofrutos? a) Arroz, mandioca frita, torta de maçã e suco de morango. b) Batata frita, salada de cenoura, suco de morango e torta de maçã. c) Creme de milho, purê de cenoura, suco de laranja e torta de morango. d) Mandioca frita, creme de milho, torta de limão e suco de caju.

e) Creme de milho, cebola frita, suco de maçã e sorvete de morango. 35. (2013) O reino Plantae é composto por organismos cuja história evolutiva foi marcada pela progressiva adaptação ao ambiente terrestre. Pode-se afirmar que a) as briófitas possuem vasos condutores, mas dependem da água para a reprodução. b) a aquisição evolutiva mais importante das pteridófitas foi o surgimento das sementes. c) a independência da água para a reprodução surgiu nas gimnospermas, devido à presença de elementos que permitiram a fecundação sem a necessidade de água. d) as angiospermas são plantas que não possuem sementes no interior dos frutos. e) as gimnospermas foram as primeiras plantas vasculares. 36. (2012) Quanto à caracterização de grupos vegetais e suas interações, é correto afirmar que a) musgos são vegetais vasculares, clorofilados e são considerados hemiparasitas. b) certos fungos, através de hifas, podem envolver raízes de plantas ou até mesmo penetrar em suas células para absorção de água e sais minerais. c) orquídeas são gimnospermas clorofiladas, saprófitas e hemiparasitas. d) líquens são um exemplo de mutualismo entre algas e fungos. e) epífitas são plantas parasitas que retiram nutrientes da planta hospedeira. 37. (2012) As gramíneas e leguminosas representam fontes de carboidratos e de proteínas. Estas culturas são produzidas em várias regiões do Brasil e são base da alimentação humana. Assinale a alternativa que representa somente espécies alimentícias leguminosas na Coluna I e gramíneas na Coluna II. Coluna I Coluna II a) feijão, soja, amendoim arroz, milho, trigo b) trigo, cevada, aveia soja, lentilha, amendoim c) soja, arroz, aveia lentilha, trigo, ervilha d) lentilha, ervilha, amendoim arroz, feijão, milho e) lentilha, ervilha, milho aveia, cevada, centeio 38. (2012) Identifique a alternativa que evidencia adaptações que permitem ao vegetal desempenhar funções importantes. a) Folhas com parênquima aerífero são próprias de vegetais terrestres que vivem em ambientes secos e/ou salinos. b) Folhas com parênquima aquífero são próprias de vegetais aquáticos e auxiliam na flutuação. c) Pneumatódios são adaptações especiais características dos cactos e auxiliam na sua sobrevivência em regiões áridas.

Page 10: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

d) Em busca de luz, as orquídeas e bromélias parasitam a copa das árvores, utilizando os hidatódios para sugar a seiva de seus galhos. e) Brácteas são adaptações presentes nas bases das flores, que podem ser coloridas, atuando como atração de insetos e pássaros. 39. (2012) Relativo aos diferentes grupos vegetais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. a) As samambaias e avencas são classificadas como Pteridófitas e apresentam como características presença de vasos condutores e ausência de sementes. b) As coníferas são plantas denominadas Gimnospermas e apresentam como características presença de frutos e ausência de vasos condutores. c) Os ciclos de vida das Angiospermas e Gimnospermas se assemelham, pois em ambos os grupos há produção de estróbilos para garantir a reprodução. d) Os musgos do gênero Sphagnum formam as turfeiras e pertencem às Briófitas, sendo caracterizados pela presença de vasos condutores e se desenvolverem em locais secos. e) Os estames e os carpelos são os elementos férteis das flores nas Gimnospermas, e podem variar em número, tamanho e posição. 40. (2011) Pode-se definir fruto como sendo "o ovário fecundado e desenvolvido, podendo ou não conter sementes". Considerando esta definição, e que outras partes da flor em alguns casos crescem depois da fecundação e tornam-se comestíveis, assinale a alternativa correta. a) O abacaxi é um fruto originado de uma única flor que apresentam numerosos ovários. b) O morango é um pseudofruto originado do pedicelo de uma única flor. c) No caju, a parte dura em forma de feijão onde se encontra a semente é um pseudofruto originado do receptáculo floral. d) As partes comestíveis e suculentas da maçã e da pêra originam-se do receptáculo floral e não do ovário. e) Os frutos secos apresentam pericarpo não-suculento e podem ser do tipo baga ou drupa. 41. (2011) Sobre as formas de reprodução presentes nos diferentes organismos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. As bactérias e a maioria dos protozoários de vida livre apresentam reprodução assexuada por divisão binária. II. Nos “fungos verdadeiros” (Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos), durante o processo de reprodução sexuada ocorre fusão de núcleos celulares haplóides com formação de zigotos diplóides.

III. Algumas Angiospermas são capazes de reproduzir-se assexuadamente, em um processo denominado de propagação vegetativa. IV. As planárias reproduzem-se exclusivamente assexuadamente por fragmentação do corpo. V. Os Moluscos possuem reprodução sexuada com desenvolvimento direto ou indireto, dependendo da espécie. a) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas. b) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. d) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Embriologia

42. (2013) O esquema abaixo representa um corte transversal de um embrião de cordado num estágio específico do seu desenvolvimento embrionário. A partir da análise da figura, não se pode afirmar que

a) o tubo neural (I) origina-se da ectoderme (III). b) o arquêntero (IV) comunica-se com o meio externo através do blastóporo. c) o celoma (V) é revestido pela mesoderme e também ocorre nos anelídeos. d) a notocorda (II), estrutura característica dos cordados, tem origem mesodérmica. e) o arquêntero (IV) é revestido pela endoderme. A endoderme é exclusiva dos animais triblástico. 43. (2013) O esquema abaixo representa as fases iniciais no desenvolvimento embrionário que ocorre no sistema reprodutor feminino humano.

Page 11: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

Disponível: http://en.w ikibooks.org/w iki/Anatomy_and_Physiology_of_Animals/Reproductive_System

Com relação às estruturas indicadas por numeral romano, é correto afirmar que a) I é uma célula diploide. b) II deriva de clivagens no embrião. c) IV resulta de segmentação meroblástica. d) V é conhecida como mórula. e) VI é o embrião.

44. (2012) Gastrulação é um processo em que as células embrionárias sofrem um rearranjo originando uma estrutura denominada de gástrula, onde o plano corporal do futuro animal é definido. Sobre a migração de células no processo de gastrulação (figura abaixo), é correto afirmar que

a) 1 representa o processo de embolia. b) 2 representa o processo de epibolia. c) 3 representa o processo de delaminação. d) 4 representa o processo de ingressão. e) 5 representa o processo de involução. 45. (2012) O desenvolvimento embrionário dos cordados é caracterizado por estágios semelhantes nos diversos grupos. Sobre estas etapas, assinale a alternativa em que as todas as correlações estão corretas. I. Blastômeros II. Mórula III. Gástrula IV. Blastocisto V. Segmentação VI. Neurulação A. Estágio caraterizado por mitoses sucessivas que, a partir do zigoto, originam células idênticas. B. Estágio embrionário em que se diferenciam endoderma, ectoderma e mesoderma. C. Estágio embrionário pluricelular, compacto e de forma aproximadamente esférica. D. Células resultantes das primeiras divisões mitóticas do zigoto.

E. Estágio da organogênese embrionária que tem como resultado principal o início da formação do sistema nervoso. F. Estágio embrionário em que uma fina camada de blastômeros envolve uma pequena cavidade central, a blastocele. a) I-A, II-D, III-B, IV-C, V-F, VI-E. b) I-D, II-A, III-E, IV-F, V-C, VI-B. c) I-C, II-A, III-F, IV-E, V-D, VI-B. d) I-D, II-C, III-B, IV-F, V-A, VI-E. e) I-D, II-C, III-B, IV-A, V-F, VI-E.

Zoologia

46. (2014) Rãs são animais anfíbios. Sobre os anfíbios, pode-se afirmar que a) a respiração é exclusivamente pulmonar. b) girinos possuem cauda e realizam respiração cutânea. c) as larvas dos anfíbios desenvolvem-se em ambiente terrestre.

Page 12: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

d) o coração tem dois átrios e dois ventrículos e a circulação é completa. e) membros anteriores e posteriores, além de pulmões desenvolvidos, possibilitam aos anfíbios viverem em ambiente terrestre. OBS: Questão anulada. 47. (2013) “Bob Marley está vivo nos corais de recifes do mar do Caribe. O ícone do reggae serviu de inspiração ao biólogo Paul Sikkel para batizar minúsculos crustáceos descobertos na costa leste das ilhas caribenhas. Em homenagem ao cantor, a nova espécie foi chamada Gnathia marleyi. G. marleyi vive escondido em cascalhos de corais, esponjas do mar e algas. Os jovens são parasitas e infestam os peixes que passam pelos locais onde estão.” http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/novo-crustaceo-de-recife-no-caribe-recebe-nome-em-homenagem-a-bob-marley

De acordo com o texto G. marleyi é uma espécie de crustáceo. Sobre os crustáceos é correto afirmar que a) não possuem antenas. b) pertencem ao filo Mollusca. c) exoesqueleto não os caracteriza. d) os crustáceos são exclusivamente aquáticos. e) pertencem ao mesmo filo que os aracnídeos. 48. (2013) Ainda em relação ao texto acima, sobre corais, esponjas e algas é INCORRETO afirmar que a) corais são antozoários com indivíduos apenas na forma polipoide. b) nas algas a reprodução é exclusivamente assexuada por fragmentação. c) os pinacócitos são células que revestem externamente o corpo das esponjas. d) algas verdes são também denominadas de clorofíceas e classificadas como protistas. e) a circulação de água no corpo das esponjas resulta do batimento dos flagelos dos coanócitos. OBS: Esta questão exige conhecimento sobre algas (botânica). 49. (2013) A tirinha abaixo apresenta o ciclo de vida de um organismo.

Assinale o correto. a) Apresenta sexo separado, fecundação interna e possui desenvolvimento direto.

b) Apresenta fecundação interna, é ovíparo e possui desenvolvimento indireto. c) Apresenta sexo separado, fecundação externa e desenvolvimento indireto. d) Apresenta fecundação interna, é ovovivíparo e possui desenvolvimento indireto. e) Apresenta sexo separado, é ovovivíparo e possui desenvolvimento direto. 50. (2013) “A comida dos camponeses do século 12, quem diria, era nutritiva. Os pobres, que formavam 90% da população da Europa, tinham uma dieta muito mais balanceada que a dos nobres e religiosos. Ela incluía iguarias como carne de castor, mingau de trigo e água com vinagre. Peixes eram as proteínas mais comuns, principalmente no litoral. Ninguém comia vacas porque gado servia como força de trabalho... “Peixe” era todo animal que vivia na água. Como a Igreja incentivava o consumo desse alimento, valia tudo: de camarão a baleia”. Texto adaptado da revista Superinteressante, nº 294, 2011.

Ao analisar o texto um estudante de Biologia fez os seguintes comentários: I. Peixes e baleias são cordados e compartilham durante o desenvolvimento embrionário características comuns, tais como, fendas brânquias e notocorda. II. Peixes, Baleias e Camarões são animais triblásticos, celomados e deuterostômios. III. Os camarões são animais com metameria, enquanto as baleias e peixes não possuem esta característica. IV. Baleias e peixes desenvolvem um sistema nervoso dorsal e o camarão apresenta sistema nervoso constituído por gânglios ventrais. Pode-se afirmar que a) todos os comentários estão corretos. b) somente os comentários I, II e IV estão corretos. c) somente os comentários II e III estão corretos. d) somente os comentários I e IV estão corretos. e) somente os comentários II, III e IV estão corretos. 51. (2013) A tabela abaixo indica o principal produto de excreção, derivado do metabolismo de proteínas, de três vertebrados:

Principal produto de excreção Vertebrado

Amônia X

Ureia Y

Ácido úrico Z

X, Y e Z podem ser, respectivamente,

Page 13: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

a) peixe ósseo, mamífero e ave. b) mamífero, ave e peixe ósseo. c) ave, anfíbio e peixe ósseo. d) peixe ósseo, ave e réptil. e) peixe cartilaginoso, ave, anfíbio. 52. (2013) “Por centenas de anos as sanguessugas foram usadas no tratamento para qualquer mal - até que sumiram de cena. Agora elas estão colocando as ventosas de fora novamente. No fim do século XIX, haviam sido banidas como símbolo de uma medicina que não conhecia os riscos da contaminação por micro-organismos. Mas uma substância anticoagulante presente na saliva das sanguessugas tem se mostrado uma solução eficaz para tratar hematomas decorrentes de cirurgias plásticas e até para salvar reimplantes de dedo e orelha. Ela permite que o sangue circule enquanto os microvasos sanguíneos que não puderam ser religados durante a operação não se refazem. Assim, a parte reimplantada é mantida viva até o restabelecimento da circulação.” Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT1052804-1664,00.html.

Com relação a estes organismos, é INCORRETO afirmar que a) os hirudíneos podem ser ectoparasitas. b) a saliva da sanguessuga apresenta substâncias anestésicas que reduzem a dor, quando insere a ventosa oral e corta a pele com os dentículos. c) a faringe destes Polychaetas atua como uma bomba sugadora de sangue. d) os anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado e os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas. e) o sangue ingerido por este invertebrado hermafrodita é digerido lentamente no sistema digestório, que possui boca e ânus.

53. (2012) Sobre o ciclo de vida da Taenia solium, é correto afirmar que a) a oncosfera (larva) é encontrada na musculatura do hospedeiro definitivo. b) o hospedeiro definitivo é infectado pela ingestão de carne mal cozida contendo os ovos da tênia. c) a proglótide grávida é liberada nas fezes do hospedeiro intermediário. d) o cisticerco aloja-se no intestino do hospedeiro definitivo e forma a tênia. e) o homem e o porco são os hospedeiros intermediários e definitivos, respectivamente. 54. (2012) Um animal apresenta um sistema excretor formado por um saco alongado e tubular, com uma das extremidades ligada ao intestino e outra que termina em fundo cego. O sistema excretor descrito acima se refere a) aos néfrons, encontrados em vertebrados. b) às glândulas antenais, encontradas em crustáceos. c) aos metanefrídios, encontrados em moluscos. d) aos túbulos de Malpighi, encontrados em insetos. e) às glândulas coxais, encontradas na maioria das espécies de aranhas.

55. (2012) A tabela abaixo faz uma correlação entre grupo animal, tipo de excreta principal, sistema circulatório, sistema digestório e tipo de respiração. Assinale a alternativa que representa as características 1, 2, 3 e 4, respectivamente.

Grupo animal Tipo de excreta

principal Sistema circulatório Sistema digestório Tipo de respiração

Peixes cartilaginosos 1 Fechado Completo Branquial

Insetos Ácido úrico 2 Completo Traqueal

Mamíferos Ureia Fechado 3 Pulmonar

Anelídeos Amônia Fechado Completo 4

a) Amônia, fechado, completo, traqueal. b) Ureia, aberto, completo, cutânea. c) Ureia, fechado, incompleto, pulmonar. d) Amônia, aberto, incompleto, branquial. e) Ácido úrico, aberto, completo, cutânea.

Page 14: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

Histologia Humana

56. (2013) Sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que a) o tecido ósseo não apresenta vasos sanguíneos. b) osteoclastos são células que sintetizam a matriz óssea. c) a medula óssea amarela é formadora de células do sangue. d) sais de cálcio e fósforo, presentes na matriz óssea, fornecem flexibilidade ao osso. e) macroscopicamente, o osso apresenta duas partes “a compacta”, sem cavidades, e “a esponjosa”, com muitas cavidades. 57. (2013) O tecido muscular é responsável pela locomoção do corpo e pelo movimento de vísceras. Suas células alongadas apresentam um citoesqueleto altamente organizado, rico em proteínas filamentosas. Com base na afirmativa acima, NÃO é correto afirmar que a) o músculo liso apresenta capacidade de regeneração, uma vez que as células musculares lisas se dividem por mitose. b) as miofibrilas nas células do músculo estriado esquelético e cardíaco se organizam nas chamadas unidades de contração ou sarcômero. c) a liberação de íons cálcio, armazenados na luz do retículo sarcoplasmático, ocorre graças a um estímulo nervoso; sendo fundamental para que a contração ocorra. d) o músculo estriado esquelético é responsável pela peristalse no trato digestório. e) a atividade física pode proporcionar um aumento na musculatura, pois estimula a síntese de novas miofibrilas no citoplasma das células musculares esqueléticas, aumentando seu volume. 58. (2012) Um estudante visualizando uma lâmina ao microscópio óptico observa um tecido que contém feixes espessos e ondulados de fibras colágenas dispostos irregularmente. Observa também o núcleo oval de fibroblastos separados por feixes de colágeno. O material observado pelo aluno é o tecido: a) Conjuntivo mucoso. b) Conjuntivo frouxo. c) Conjuntivo elástico. d) Conjuntivo reticular. e) Conjuntivo denso não-modelado. 59. (2011) Relativo à Histologia Animal e as características de suas células é incorreto afirmar que a) as glândulas exócrinas liberam suas secreções nos capilares sanguíneos. b) os túbulos T (transversos) são invaginações da membrana plasmática presentes no tecido estriado esquelético, dispostos perpendicularmente às miofibrilas.

c) na ossificação intramembranosa ocorre substituição gradativa do tecido cartilaginoso pelo tecido ósseo. d) a cartilagem fibrosa apresenta grande quantidade de fibras colágenas e é mais resistente que a cartilagem hialina e elástica. e) o tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo onde há células especializadas no armazenamento de gordura. OBS: Questão anulada.

Anatomia e Fisiologia Humana

TEXTO PARA A QUESTÃO SEGUINTE “Pesquisadores de Cingapura produziram um detector de luz ultrassensível usando uma célula extraída do olho da rã Xenopus laevis. Com uma micropipeta, a equipe de Leonid Krivitsky coletou um bastonete e o submeteu a experimentos com laser. Os bastonetes contêm uma proteína que sofre alterações químicas quando exposta à luz e gera uma corrente elétrica. Em um dos testes, os pesquisadores usaram um feixe de laser para estimular o bastonete e mediram a intensidade da corrente à medida que alteravam o número de partículas de luz (fótons). Como esperado, quanto mais fótons, maior a intensidade da corrente. O grupo viu ainda que, com os bastonetes, foi possível diferenciar outras propriedades do laser. Segundo os pesquisadores, cada fóton interage com uma única molécula do bastonete (Physical Review Letters, setembro de 2012). Isso significa que os bastonetes são sensíveis a ponto de detectar uma única partícula de luz. Esse trabalho pode levar à criação de sensores híbridos.” (Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/10/11/um-

detector-de-fotons-ultrassensivel/ adaptado). 60. (2014) Sobre a estrutura do olho pode-se afirmar que a) há maior quantidade de bastonetes na fóvea. b) além dos bastonetes, a retina possui os cones que são as células mais numerosas da retina. c) os bastonetes são as células responsáveis pela visão em cores e são menos numerosos que os cones. d) os cones são responsáveis, principalmente, pela visão no escuro e são mais numerosos que os bastonetes. e) rodopsina é a substância química que se decompõe ao ser exposta à luz; neste processo, as fibras nervosas, que deixam o olho, são excitadas. 61. (2013) Desde o início do ano de 2012, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está proibido no Brasil a venda de mamadeiras contendo bisfenol A (BPA), matéria-prima do plástico utilizado na fabricação de mamadeiras, sacolas plásticas, copos descartáveis, etc. Esses materiais, ao sofrerem a ação de processos físicos ou químicos, liberam BPA em alimentos, bebidas e no meio ambiente. O principal perigo da exposição ao BPA está no fato dele ser um desregulador

Page 15: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

endócrino; sua estrutura química é semelhante à do hormônio estrógeno, por isso a exposição ao BPA está associada a alterações no desenvolvimento e maturação sexual, diminuição da fertilidade, disfunções sexuais e reprodutivas, alterações hormonais, doenças cardíacas e câncer. Considerando as informações acima, é correto afirmar que a) os desreguladores endócrinos são moléculas endógenas . b) os hormônios exercem suas funções sobre os chamados órgãos-alvo, cujas células podem possuir receptores específicos. c) qualquer substância química pode mimetizar a ação de algum hormônio endógeno e atuar como um desregulador endócrino. d) devido ao fato da estrutura molecular do BPA ser semelhante à do hormônio estrógeno, ele não interfere nas funções hormonais masculina.

e) mesmo presente no meio ambiente, os desreguladores endócrinos não interferem com o desenvolvimento dos invertebrados pois estes animais não produzem hormônios. 62. (2013) Sobre os mecanismos de defesa do corpo, no combate às doenças alérgicas, pode-se afirmar que a) linfócitos estão relacionados aos mecanismos de defesa inespecíficos. b) órgãos linfoides, como os linfonodos, fazem parte do sistema imunitário. c) especificidade e memória caracterizam o mecanismo de defesa inespecífico. d) a histamina, secretada pelos macrófagos, provoca vasodilatação, vermelhidão e edema nos processos inflamatórios. e) o sistema imunitário responde ao anticorpo produzindo uma proteína chamada antígeno, responsável pela defesa do organismo.

63. (2013) O esquema abaixo representa as unidades estruturais e funcionais do sistema nervoso, os neurônios, responsáveis pela captação e transmissão de sinais, os impulsos nervosos, essenciais à sobrevivência do organismo.

Disponível: http://setorasandrinha.do.sapo.pt/sistema%20nervoso.htm.

Considere as afirmativas: I. As regiões 4 e 5 são possíveis locais da sinapse. II. A região 3 é o axônio e se encontra envolto pela bainha de mielina, formada por outros neurônios. III. A propagação do impulso nervoso ocorre de B para A. IV. A região 5 está presente no sistema nervoso central e nos nervos do sistema nervoso periférico. V. A bainha de mielina, na estrutura 3, isola eletricamente o axônio, diminuindo a velocidade do impulso nervoso. Estão corretas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) IV e V. e) III e IV.

Page 16: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

64. (2012) O sistema digestório é anatomicamente formado por um longo tubo, com cerca de 9 metros de comprimento, e por glândulas associadas. Este sistema tem como função promover a digestão dos alimentos ingeridos e a absorção dos nutrientes. Sobre o sistema digestório é INCORRETO afirmar que a) o esôfago é um tubo fino que tem como função levar o alimento da cavidade oral (boca) até o estômago, através de ondas peristálticas. b) as glândulas secretoras do estômago são responsáveis pela formação do suco gástrico, composto pelo ácido clorídrico e enzimas digestivas. c) o fígado é a maior glândula do nosso corpo e participa do processo de digestão produzindo a bile, responsável pela emulsificação das gorduras. d) o processo de digestão é controlado pelo sistema nervoso autônomo e pela secreção de hormônios intestinais, tais como, secretina e colecistocinina. e) o glicerol e os ácidos graxos resultantes da digestão dos lipídios atravessam as células de revestimento intestinal e passam diretamente para o sangue que circula nos capilares intestinais. OBS: Esta questão foi anulada. 65. (2012) O relacionamento físico entre a pressão de oxigênio (PO2) e a ligação do oxigênio com a hemoglobina podem ser estudados por pesquisadores in vitro nos laboratórios. O resultado deste estudo é a curva de dissociação do oxigênio da hemoglobina, representada no gráfico abaixo.

Sobre esta curva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponda somente a afirmativas INCORRETAS. I. Na PO2 alveolar e arterial normal, cerca de 98% das hemoglobinas estão ligadas ao O2.

II. Com a elevação da PO2 (mmHg) ocorre uma diminuição na saturação da hemoglobina . III. Na PO2 da célula em repouso, cerca de 72% do oxigênio ligado às hemoglobinas servem como reservatório para as células, caso seu metabolismo aumente. IV. Redução na PO2 de 60 para 40 mmHg produz menor dissociação do oxigênio da hemoglobina do que a redução da PO2 de 80 para 60 mmHg. a) II e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) I e IV. 66. (2011) O gráfico abaixo mostra as variações dos hormônios FSH (Hormônio Folículo Estimulante), LH (Hormônio Luteinizante), Progesterona e Estrógeno ao longo de ciclo ovariano de 28 dias de uma mulher sadia e que não faz uso de nenhuma medicação. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. No dia 14, por influência do pico de LH, ocorre a menstruação. II. O aumento de Estrógeno induz o pico de LH que estimula a ocorrência da ovulação aproximadamente dois dias após este pico. III. A Fase 1 ou proliferativa, caracteriza-se pela multiplicação das células do endométrio, influenciada pelo Estrógeno, promovendo a regeneração desta camada do útero após a menstruação anterior; nesta fase ocorre também o desenvolvimento folicular, influenciado pelo FSH. IV. Se ocorresse uma gravidez, em situação normal, observaríamos um aumento nos hormônios Estrógeno e Progesterona na metade da Fase 2 ou secretora. V. O início da Fase 2 ou secretora, caracteriza-se pela diminuição do suprimento sanguíneo no endométrio causando isquemia e consequente escamação desta camada, resultando na liberação de fragmentos deste tecido com sangue, através do fluxo menstrual que ocorre na metade da Fase 2.

Page 17: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

a) Apenas as afirmativas I e VI estão corretas. b) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas II e V estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas. 67. (2011) A figura abaixo representa a vista anterior do coração de um mamífero. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O circuito que passa pela sequência H→B→D→F contém sangue rico em O2, uma vez que acabou de chegar dos pulmões e será encaminhado ao corpo. II. O sangue rico em CO2 será oxigenado nos pulmões através do circuito na seguinte sequência: E→C→A→G. III. Em C encontra-se sangue rico em O2 que será distribuído pelo corpo através de E. IV. O sangue rico em CO2 chega dos tecidos corporais ao coração através de G, passando por A e C onde é encaminhado aos pulmões através de E. a) Apenas as alternativas I e II estão corretas. b) Apenas as alternativas I e III estão corretas c) Apenas a alternativa III está correta. d) Apenas as alternativas I e IV estão corretas. e) Todas as alternativas estão incorretas.

Origem da Vida, Evolução e Especiação

68. (2014) Um grupo de pesquisadores da Austrália e dos Estados Unidos deu um passo importante quanto à compreensão do comportamento de caça de Thylacosmilus atrox, espécie pré-histórica de marsupial carnívoro com dente-de-sabre, que habitou a América Latina há 3,5 milhões de anos. Eles examinaram, por simulação, o desempenho biomecânico do animal ao atacar suas presas e compararam os resultados com os de Smilidon fatalis, o famoso e emblemático tigre-dente-de-sabre, extinto há 10 mil anos, e do leopardo, conhecido atualmente. Concluíram que a musculatura da mandíbula

das duas espécies com dentes-de-sabre era fraca quando comparada à do leopardo, mas a musculatura de T. atrox surpreendeu. Apesar do tamanho, cerca de 1,5 m e 100 kg – e dos enormes dentes caninos superiores, cujas raízes poderiam se estender até a caixa craniana, sua mordida era tão ou mais fraca que a de um gato doméstico. De acordo com o artigo, publicado na revista PLoS One, isso era compensado pelos músculos do pescoço, responsáveis pela movimentação dos dentes gigantescos de T. atrox. Por isso, o animal abatia, rapidamente, suas presas; para imobilizá-las, utilizava os antebraços e, em seguida, numa mistura de força e precisão, valia-se de sua poderosa musculatura e inseria os dentes na traqueia da presa e atingia as artérias. Apesar da semelhança, o T. atrox não tem parentesco evolutivo com S. fatalis, o representante máximo dos mamíferos superpredadores. As duas espécies estão separadas por pelo menos 125 milhões de anos de evolução. (Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/12/tamanho-nao-e-documento/adaptado) A partir do texto acima, pode-se afirmar que a) homologia e analogia são as únicas evidências de evolução biológica. b) os dentes-de-sabre, presentes nas duas espécies, também estavam presentes em um ancestral exclusivo comum. c) é um caso clássico de convergência evolutiva porque são duas espécies pouco aparentadas que desenvolveram estruturas análogas. d) a comparação entre T. atrox e S. fatalis é um exemplo de divergência evolutiva, pois são espécies distantes e que apresentam estruturas homólogas. e) a comparação entre T. atrox e S. fatalis é um exemplo de convergência evolutiva, pois os dentes-de-sabre das duas espécies são estruturas homólogas. 69. (2013) Relacione as afirmativas, indicadas com números romanos, com os processos e evidências evolutivas numerados de 1 a 4. I. Comparando-se a nadadeira da baleia com a nadadeira do peixe verifica-se que estas estruturas possuem semelhança na forma e função mas origem embriológica distinta. II. Comparando-se a nadadeira da baleia com o membro superior humano verifica-se que estas estruturas possuem a mesma origem embriológica. III. Baleias e peixes vivem em um mesmo ambiente. IV. Baleias e humanos são mamíferos que ocupam habitats diferentes.

Page 18: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

1. Convergência evolutiva. 2. Analogia. 3. Irradiação adaptativa. 4. Homologia. A sequência correta é a) I-2; II-4; III-1; IV-3. b) I-2; II-4; III-3; IV-1. c) I-2; II-4; III-2; IV-3. d) I-4; II-2; III-3; IV-1. e) I-4; II-2; III-1; IV-3. 70. (2013) Três populações de anfíbios, A, B e C, pertencentes a uma mesma espécie, habitavam uma mesma região. Com o tempo, modificações no ambiente acarretaram no isolamento geográfico destas populações. Após muitos anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população A com os da população B produzia descendentes férteis. O cruzamento dos indivíduos da população A com os da população C produzia híbridos inférteis, e o dos indivíduos da população B com os da população C, não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que a) A, B e C formaram três espécies diferentes. b) A, B e C continuaram a pertencer à mesma espécie. c) A e B tornaram-se espécies diferentes, enquanto C continuou a pertencer a mesma espécie. d) A e B continuaram a pertencer à mesma espécie enquanto C tornou-se uma espécie diferente. e) A e C continuaram a pertencer à mesma espécie, enquanto B tornou-se uma espécie diferente.

Classificação Biológica e Cladística

71. (2011) Sistemática é o estudo das relações históricas evolutivas entre os organismos, e engloba a taxonomia e a filogenia. Os Reinos são divididos em um sistema hierárquico de categorias taxonômicas, que abrangem desde Filo até Espécie. Abaixo se pode observar a classificação do homem e um cladograma das relações da Superfamília Hominoidea. Filo Chordata

Classe Mammalia Ordem Primatas

Superfamília Hominidea (1) Hylobatidae

Hylobates H. moloch (gibão)

(1) Hominidae (2) Ponginae

(3) Pongo

(4) P. pygmaeus (orangotango) (2) Homininae

(3) Gorilla (4) G. gorilla (gorila)

(3) Pan (4) P. troglodytes (chimpanzé)

(3) Homo (4) H. sapiens (homem)

Seguindo-se a hierarquia das categorias taxonômicas e o cladograma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Hylobatidae e Hominidae pertencem ao mesmo nível taxonômico denominado Família. II. Ponginae e Homininae pertencem ao mesmo nível taxonômico denominado Subordem. III. Pongo, Gorilla, Pan e Homo pertencem ao mesmo nível taxonômico denominado espécie. IV. O homem e o chimpanzé são filogeneticamente mais próximos entre si do que o chimpanzé com o gorila. a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. e) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Ecologia

72. (2014) Leia a seguinte notícia: “Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, pode ajudar a solucionar o problema dos fertilizantes sintéticos de nitrogênio. Esses fertilizantes são produzidos a partir de combustíveis fósseis, com alto custo econômico e geram poluição para o meio ambiente e grande gasto de energia. Edward Cocking, diretor do Centro de Fixação de Nitrogênio em Plantações, desenvolveu um método que permite às plantas retirarem o nitrogênio que precisam diretamente do ar,

Page 19: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

utilizando bactérias fixadoras de nitrogênio. A bactéria denominada Gluconacetobacter diazotrophicus, encontrada na cana-de-açúcar, é capaz de colonizar, de forma intracelular, os principais tipos de plantações, dando a todas as células da planta o potencial para retirar o nitrogênio diretamente do ar”. (Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientista-descobre-bacteria-que-pode-substituir-fertilizantes/adaptado).

Sobre o ciclo do nitrogênio e a sua importância para os seres vivos, NÃO se pode dizer que a) as leguminosas apresentam em suas raízes bactérias fixadoras que transformam N2 atmosférico em íons amônio. b) o nitrogênio incorporado às proteínas das plantas pode ser transferido para os animais ao longo da cadeia alimentar. c) o N2 retorna ao meio ambiente pela excreção, decomposição de organismos mortos e pela ação de bactérias desnitrificantes. d) as bactérias do gênero Nitrosomonas são organismos quimiossintetizantes encontrados no solo, as quais transformam os íons nitrito em nitrato. e) os íons amônio e nitrato, produzidos por bactérias biofixadoras livres no solo, podem ser absorvidos diretamente pelas plantas e são utilizados para a síntese de aminoácidos e nucleotídeos. 73. (2013) Um grupo internacional de pesquisadores realizou um estudo sobre as colônias de formigas em uma região de Mata Atlântica do Estado de Minas Gerais e observou que fungos Ophiocordyceps camponoti-rufipedis atacam o sistema nervoso de formigas Camponotus rufipes causando paralisias em seu corpo levando-as à morte. Os insetos infectados são chamados de formigas-zumbis por ficarem vagando pela colônia sem conseguirem realizar suas tarefas. (Andersen, S.b), Ferrari, M., Evans, H.c), Elliot, S,L., Boomsma, J.J. et al. (2012). Disease Dynamics in a Specialized Parasite of Ant Societies. PLoS ONE 7(5): e36352.doi:10.1371/journal.pone.0036352.)

A relação estabelecida entre as formigas e os fungos, no texto, acima é um exemplo de a) relação intraespecífica harmônica denominada sociedade. b) relação interespecífica harmônica denominada mutualismo. c) relação interespecífica harmônica denominada inquilinismo. d) relação interespecífica desarmônica denominada parasitismo. e) relação intraespecífica desarmônica denominada canibalismo.

74. (2013) Ainda em relação ao texto acima, sobre a Mata Atlântica, é correto afirmar que a) é uma floresta tropical. b) é o maior bioma brasileiro. c) sua vegetação característica é composta por guaraná, açaí, cupuaçu. d) sua extensão ocupa apenas uma faixa que abrange o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. e) sua flora é composta por espécies que têm mecanismos de proteção contra a perda de água, tais como redução no tamanho das folhas e ausência de estômatos na epiderme superior. 75. (2013) Assinale a opção que indica corretamente o tipo de relação ecológica apresentada nas afirmativas. I. A Pulga do cachorro, Ctenocephalides canis, se alimenta do sangue do animal. II. O vírus da gripe humana usa células do epitélio das vias respiratórias para se reproduzir. III. O pulgão-do-milho, Rhopalosiphum maidis, é um inseto que suga a seiva dos tecidos mais tenros da planta. a) Comensalismo. b) Predatismo. c) Mutualismo. d) Parasitismo. e) Competição. 76. (2013) Atualmente, um conceito-chave para se estudar a relação entre a água, a biodiversidade e as atividades humanas é o da bacia hidrográfica: I. O conceito de Bacia Hidrográfica significa o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. II. Na Mata Atlântica estão localizadas sete das nove grandes bacias hidrográficas do Brasil, alimentadas pelos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Doce, Ribeira de Iguapé e Paraná. III. A quantidade e a qualidade da água potável que abastece municípios inseridos no bioma Mata Atlântica, é inversamente proporcional à presença das florestas. IV. Grande parte da população brasileira está concentrada em regiões de domínio da Mata Atlântica, resultando em grande pressão sobre a biodiversidade e os recursos hídricos do bioma. V. A eutrofização não apresenta impacto na qualidade da água da bacia hidrográfica. VI. Diversas regiões já enfrentam problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição. Em relação às afirmativas, pode-se afirmar que estão corretas as alternativas a) I, II, III. b) II, III, IV. c) II, IV, V. d) II, IV, VI. e) IV, V, VI.

Page 20: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

77. (2013) O meio ambiente é constituído de muitos fatores e forças que se inter-relacionam, influenciando toda a comunidade ecológica. Identifique a alternativa INCORRETA. a) A corrente de um rio pode influir na forma das rochas que jazem no leito do rio. b) A temperatura, limpidez da água e sua composição química podem influenciar plantas e animais e sua maneira de viver. c) Os fatores bióticos são influenciados pela chuva, geada, neve, temperatura, evaporação, umidade, vento e muitas outras condições do tempo. Já não se pode afirmar o mesmo dos fatores abióticos. d) A radiação solar influencia na produção primária dos seres clorofilados. e) As atividades antrópicas colaboram com o aumento do efeito estufa. 78. (2013) Na Floresta Amazônica existem registros de cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 320 de mamíferos, 2.500 espécies de peixes, dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos. De acordo com alguns estudos esse bioma abriga cerca de 30 milhões de espécies vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA. a) A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, isso significa que nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos. b) Todos os elementos do ecossistema estão estreitamente relacionados e contribuem igualmente para a manutenção do equilíbrio. c) A extração de madeiras tem reduzido drasticamente sua área de cobertura florestal, contribuindo para o aumento da lixiviação do solo. d) A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e tem sua maior porção em território brasileiro. e) Dentre os exemplares nativos característicos da flora, os de maior destaque são a seringueira, a castanheira, a araucária, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia, a vitória-régia. 79. (2012) “Variação de combinações de todas as variáveis ambientais (bióticas e abióticas) sob as quais uma espécie ou população pode persistir” é a definição de: a) Biocenose. b) Biosfera. c) Ecossistema. d) Habitat. e) Nicho ecológico. 80. (2012) Os ciclos biogeoquímicos referem-se à movimentação dos elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos e o meio ambiente. Analise as afirmativas abaixo sobre os diversos ciclos e assinale a alternativa correta.

a) Toda água absorvida por plantas e animais é utilizada na síntese de outras substâncias, retornando ao meio ambiente exclusivamente através dos decompositores. b) O carbono da atmosfera é incorporado aos seres vivos através da respiração. c) O fósforo é incorporado aos seres vivos através dos vegetais pela absorção de fosfatos dissolvidos na água e solo. d) As bactérias fixam o nitrato atmosférico e o transfere para as plantas através de N2. e) A utilização do etanol em substituição aos combustíveis fósseis acarretou um aumento na concentração de óxidos de enxofre na atmosfera. 81. (2012) Segundo Ernst Mayr (1963), “espécies são agrupamento de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isolados de outros grupos com as mesmas características”. De acordo com este conceito, é INCORRETO afirmar que a) os membros de uma espécie constituem uma unidade ecológica. b) os membros de uma espécie constituem uma unidade evolutiva. c) os membros de uma espécie constituem uma unidade genética. d) os membros de uma espécie constituem uma unidade geográfica. e) os membros de uma espécie constituem uma unidade reprodutiva. 82. (2012) Sobre as relações ecológicas, é correto afirmar que a) na relação interespecífica de predação, o predador sempre é maior que a presa. b) a relação entre os protozoários que vivem no intestino dos cupins para digerir a celulose, utilizando parte do alimento em seu benefício, é uma relação de parasitismo. c) o canibalismo observado em algumas espécies de escorpiões, aranhas, peixes, planárias e roedores pode ser uma relação de competição intraespecífica. d) a relação entre hienas e leões, onde as hienas acompanham à distância bandos de leões, servindo-se dos restos da caça abandonados por eles, é um exemplo de proto-cooperação. e) o inquilinismo é uma relação interespecífica desarmônica, na qual a espécie “inquilina” vive sobre ou no interior de uma espécie hospedeira, trazendo prejuízo para esta. 83. (2011) Nos estudos de duas espécies hipotéticas (A e B), com reprodução sexuada, foram observados os seguintes resultados:

Page 21: Unioeste 2014 a 2011 - Biologia – Professor Guilhermebiologiagui.com.br/wp-content/uploads/2017/06/UNIOESTE-Pronto.pdf · Sobre as proteínas, ... ano II, no 11, a) I, II e IV

Período Espécie A Espécie B

Inicial 1000 indivíduos 20000 indivíduos

Após 2 dias 4000 indivíduos 50000 indivíduos

Levando-se em consideração um índice de mortalidade igual a zero, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A taxa de crescimento absoluto da espécie B é igual a 15.000 indivíduos/dias. II. O potencial biótico da espécie B é maior que o da espécie A. III. A taxa de crescimento relativo da espécie A é igual a 1,5 indivíduos/dia enquanto que na espécie B é igual a 0,75 indivíduos/dia.

IV. As taxas de crescimento absoluto nos mostram que, no período considerado, o aumento da população da espécie B foi 10 vezes maior que o da população da espécie A; entretanto, a espécie B cresce em ritmo menos acelerado que a espécie A. V. A taxa de crescimento absoluto da espécie A é igual a 2.500 indivíduos/dia. a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. e) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.

GABARITO

1 c 31 a 61 b

2 a 32 b 62 b

3 a 33 c 63 b

4 a 34 c 64 -

5 a 35 c 65 a

6 d 36 d 66 c

7 d 37 a 67 d

8 e 38 e 68 c

9 d 39 a 69 a

10 b 40 d 70 d

11 e 41 a 71 b

12 e 42 e 72 d

13 d 43 e 73 d

14 d 44 c 74 a

15 d 45 d 75 d

16 a 46 - 76 d

17 e 47 e 77 c

18 b 48 b 78 e

19 b 49 b 79 e

20 b 50 d 80 c

21 - 51 a 81 d

22 c 52 c 82 c

23 c 53 d 83 c

24 e 54 d

25 c 55 b

26 d 56 e

27 a 57 d

28 - 58 e

29 e 59 -

30 e 60 e