unimeds do oeste - ed. 10

36
Chapecó Unimed Chapecó oferece três novas tecnologias para aumentar eficiência no atendimento INVESTIMENTO EM ALTA DOSE Revista Unimed traz guia completo de médicos cooperados, clínicas e hospitais credenciados na região - Chapecó e Xanxerê. Guia Médico Revista 10 Publicação bimestral Maio e Junho de 2013

Upload: mundi-editora

Post on 30-Mar-2016

304 views

Category:

Documents


51 download

DESCRIPTION

Revista da Unimed Chapecó traz reportagens com foco na prevenção de doenças, qualidade de vida, promoção da saúde e medicina. Produzida pela Mundi Editora, Blumenau / SC.

TRANSCRIPT

Page 1: Unimeds do Oeste - Ed. 10

Chapecó

Unimed Chapecó oferece três novas tecnologias para aumentar eficiência no atendimento

INVESTIMENTO EM ALTA DOSE

Revist

a Unim

ed tr

az gu

ia

com

pleto

de m

édico

s

coop

erad

os, cl

ínica

s

e hos

pitais

cred

encia

dos

na re

gião -

Cha

pecó

e Xan

xerê

.

Guia M

édico

Re

vis

ta

10

Publicação bimestralMaio e Junho de 2013

Page 2: Unimeds do Oeste - Ed. 10
Page 3: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 03

Os avanços da medicina surpreendem até mesmo profissionais da área, que se veem diante das mais fantásticas descobertas como o uso de nanopartículas para tratamento de câncer, terapia genética para restauração do sistema imunológico, criação de vacinas capazes de erradicar doenças fatais, entre outros.

A tecnologia tem papel fundamental neste processo, vindo como suporte a cientistas que se debruçam por anos em pesquisas que visam à manutenção da vida com qualidade. Sempre atenta ao que há de mais novo no mercado mundial, a Unimed Chapecó investiu em três modernos equipamentos que prometem aprimorar o atendimento e garantir ainda mais segurança em procedimentos médicos.

Um deles foi o OPMI VARIO 700, um microscópio da empresa alemã Zeiss usado em procedimentos neurocirúrgicos de aneurismas cerebrais, tumores cerebrais, malformações encefálicas e medulares, cistos, entre outros.

A cooperativa também adquiriu o visualizador

portátil de acesso venoso AccuVein AV300, um dispositivo para iluminação que permite localizar a veia abaixo da pele, aumentando a eficácia dos procedimentos e garantindo segurança e agilidade durante as coletas de sangue e infusões intravenosas de medicamentos.

Por fim, clientes da Unimed Chapecó terão à disposição o BD Phoenix™. Destinado à identificação rápida de bactérias e à realização de testes de sensibilidade a antimicrobianos (TSA), ele representa um suporte importante ao microbiologista e ao corpo clínico, contribuindo para o diagnóstico de doenças infecciosas bacterianas.

A edição 10 da Revista Unimed Chapecó traz detalhes deste investimento, além de reportagens sobre o uso das redes sociais no mundo corporativo, as aventuras sobre duas rodas do Dr. Luis Carlos Farret pela Cordilheira do Andes e os cuidados com a hanseníase. Confira também as atualizações do Guia Médico.

Boa leitura!

Conselho Editorial

editorial

De olho nonovo

Page 4: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia04

20 institucional Cooperativa em foco

24 guia médico Lista de cooperados

10 objetivos do milênio Na luta contra a mortalidade materna

12 qualidade de vida Os vários benefícios da bicicleta

14 prevenção Cuidados para evitar a hanseníase

16 mundo corporativo Redes sociais no trabalho

06 | Destaque de C

apa Investindo em

tecnologia

Cooperativas

• Unimed ChapecóAv. Porto Alegre, 132 D – Centro(49) 3361.1800 • Unimed XanxerêRua Cel. Passos Maia, 312 Sala térrea – Centro – (49) 3433.1788

/ Esta é uma publicação das Unimeds Chapecó e Xanxerê. As Cooperativas participantes são registradas na ANS /

Produção

Edição: Danielle FuchsTextos: MB Comunicação Foto de capa: Banco de ImagemFotos: Divulgação, Banco de Imagens e assessorias Diagramação: Adriana BaierProjeto gráfico: Fabiano LinaresRevisão: Francielle de OliveiraGráfica: Gráfica Serafiense

Gerente de Arte:Lucas GonçalvesEditora-chefe:Danielle Fuchs – Fuchs Editorial Ltda ME.Gerente Comercial:Cleomar DebarbaDiretor Executivo:Niclas Mund

Blumenau (SC) – (47) 3035.5500

sumário / expediente

Conselho EditorialDanielle Fuchs Eliandra Pereira SchneiderRicardo Augusto GobbiAdriano Reginatto KleinGeraldo Antunes CórdovaJosé Pegoraro ForestiRovani J. Rinaldi Camargo facebook.com/mundieditora

mundieditora.com.br

twitter.com/mundieditora

Page 5: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 05

interatividade

As Unimeds Chapecó e Xanxerê disponibilizam vários canais de comunicação aos clientes, como call center, mídias sociais, informativos internos e outros. A partir de agora, você pode interagir com a sua Cooperativa através da Revista

Unimed também, pelo email [email protected]. Escolha o canal mais adequado, mas não deixe de se comunicar com a Cooperativa. No sistema cooperativista, o sucesso está na união. Fale conosco!

#fale conosco!

Frase“Estatísticas apontam que a população mundial está dormindo cerca de 1h30min a menos do que há 30 anos. Esse fato está relacionado, especialmente, ao advento da internet e das redes sociais. O ‘Café da Manhã Sem Sono’, promovido pela Unimed Chapecó e ACIC, objetivou discutir a respeito das consequências deste fato, principalmente no que se refere aos acidentes de trânsito e às doenças desencadeadas pela má qualidade do sono. O debate assinalou ainda, a comemoração da Semana Nacional do Sono, celebrada no período de 17 a 24 de março”.

Dr. Auney de Oliveira CoutoMédico Neurologista e Coordenador do

Centro de Diagnóstico dos Distúrbios do Sono

“Gostaria de agradecer pelo excelente tratamento prestado a minha esposa Tamara Cristina Cola e família, pois no dia 23 de março, por volta das 6h, ela foi internada para o nascimento de nossa primeira filha,

Eduarda. Agradeço, em especial, à ginecologista e obstetra Dra. Taciana Alflen, à pediatra Dra. Maria de Fátima Pinetti e a cada pessoa que cuidou das duas. As enfermeiras, colaboradores do berçário, da limpeza, do restaurante, da recepção e aos médicos. Todas essas pessoas e, principalmente, aquelas que tiveram cuidado e contato direto com minha filha e esposa, demonstraram que fazem o que gostam e fazem com amor, são pessoas cuidando de pessoas, anjos cuidando de anjos. Parabéns para estes anjos, para estas pessoas maravilhosas e valorosas. Caso um dia, em minha velhice pode ser, queira Deus que pessoas maravilhosas como

estas pudessem cuidar de mim se precisar de atendimento neste hospital.”

Claudemir Antonio Moreira, Tâmara Cola e Eduarda Cola MoreiraClientes Unimed

Agradecimento

Espaço interativo

“Muito obrigada a todos os profissio-nais que atenderam minha mãe. Todos foram excelentes, nos diversos setores.

A atenção das enfermeiras, desde a recepção ao atendimento pelos técnicos foi essencial! O Hospital Unimed Chapecó está de parabéns! Obrigada!”.

Juliana Gallina BadalottiCliente Unimed

Excelência

“A colaboradora Rosangela Luiza Dresch, do Setor Comercial, conquistou dois impor-tantes prêmios: o primeiro na Campanha

de Vendas Pessoa Jurídica, que ocorreu do dia 19/08/2012 ao dia 19/11/2012, quando recebeu como prêmio um Ipad; a segunda conquista foi na Campanha de Vendas Pessoa Física, que ocorreu do dia 20/11/2012 ao dia 28/01/2013, quando recebeu como prêmio um Netbook. A colaboradora foi campeã nas categorias de Unimed Médio Porte, que se enquadra como as singulares que possuem entre 15.001 e 50.000 beneficiários.”

“Sou beneficiário da Unimed há mais de 12 anos e de 8 anos para cá, infeliz-mente, fui acometido por vários problemas

de saúde. Felizmente posso contar com a Unimed, que me dá oportunidade junto com os competentes profissionais em todos os setores, a melhorar minha qualidade de vida. Tenho que destacar o tratamen-to humanitário, rápido e atencioso, principalmente das atendentes, enfermeiras e médicos que, em todo e qualquer atendimento ou procedimento, são pessoas educadas e humanas. O corpo clínico e aparelhagem, a meu ver, são de melhor qualidade e não deixam nada a desejar aos grandes centros. Obrigado, Unimed!”.

Emerson José PilarskiCliente Unimed

Competência

Premiação

Page 6: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia06

destaque de capa

O microscópio oportuniza a realização dos procedimentos mais

complexos existentes na neurocirurgia, com precisão e segurança

Unimed Chapecó investe em três novos equipamentos para aprimorar ainda mais os procedimentos

Tecnologiaem nome da qualidade

Page 7: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 07

Baseado em princípios que visam oferecer técnicas avança-das para o tratamento das mais diversas enfermidades, aliado ao atendimento de excelência, o Complexo Unimed Chapecó investiu em mais um equipa-mento de alta complexidade. Trata-se do OPMI VARIO 700, um microscópio da empresa alemã Zeiss, com foco para procedimentos neurocirúrgi-cos de aneurismas cerebrais, tumores cerebrais, malforma-ções encefálicas e medulares, cistos, entre outros.

A aquisição deste novo mi-croscópio oportuniza a reali-zação dos procedimentos mais complexos existentes na neu-rocirurgia, com maior precisão e segurança tanto ao médico quanto ao paciente. O neuroci-rurgião José Francisco Aymone Neto destaca que o aparelho é móvel e proporciona um am-

biente ideal para operar, com clareza visual, agilidade e efici-ência, além de flexibilidade de posicionamento e de acesso ao paciente devido a um extenso alcance e espaço suspenso. “O sistema ergonômico superior e as funções automatizadas me-lhoram o conforto do cirurgião e agilizam o fluxo de trabalho cirúrgico do pré-operatório ao pós-operatório”.

O equipamento permite uma imagem mais nítida que aumenta a segurança e proporciona me-lhores resultados pós-operató-rios. “Com esta aquisição, haverá condições do tratamento neu-rocirúrgico de toda e qualquer lesão no cérebro e medula”, re-força o médico neurocirurgião Marcelo Vieira da Cunha.

O OPMI VARIO 700 foi o primeiro microscópio adqui-rido em Santa Catarina. “Isso demonstra o interesse tanto

dos neurocirurgiões coope-rados, quanto do complexo Unimed Chapecó em oferecer equipamentos e tratamento na área neurocirúrgica, compara-do aos grandes centros do país sem a necessidade de grandes deslocamentos”, ressalta Dr. Marcelo.

Com esta nova aquisição, o hospital Unimed Chapecó fará parte do seleto grupo de insti-tuições de saúde que apresen-tam estrutura e pessoal treina-do para desenvolver ações na área de cirurgias de alta com-plexidade, caso da neurocirur-gia. “Associado à qualidade na prestação de serviços presta-dos e à estrutura para o mane-jo de pacientes críticos (UTI), o beneficiário encontrará no complexo Unimed Chapecó um centro de excelência nas patologias neurocirúrgicas”, ressalta Dr. Marcelo.

+ Saúde no seu dia a dia 07

• O sistema automatizado melhora o conforto do cirurgião e agiliza o fluxo de trabalho cirúrgico

do pré-operatório ao pós-operatório do paciente;

• O Hospital Unimed Chapecó oferece um centro de excelência nas patologias neurocirúrgicas;

• O novo microscópio cirúrgico ZEISS honra a técnica cirúrgica do médico. Isso faz com o que re-

sultado para o paciente seja ainda melhor;

• O equipamento é utilizado, especialmente, para procedimentos neurocirúrgicos de aneurismas

cerebrais, tumores cerebrais entre outros;

• O microscópio oportuniza a realização dos procedimentos mais complexos existentes na neuro-

cirurgia, com precisão e segurança.

Saiba mais

Page 8: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia08

destaque de capa

O laboratório Unimed Chapecó investiu em uma tecnologia que pro-mete revolucionar os procedimentos que necessitam de punção venosa. Lançado recentemente no Brasil, o visualizador portátil de acesso veno-so AccuVein AV300 é um dispositivo para iluminação que permite loca-lizar a veia abaixo da pele, aumen-tando a eficácia dos procedimentos e garantindo segurança e agilidade durante as coletas de sangue e infu-sões intravenosas de medicamentos.

Criado pela Becton, Dickinson & Company (BD), o AccuVein AV300 é o primeiro iluminador de veias portátil que cabe na palma da mão. Trata-se de um equipamento inovador que não mantém contato com a pele do paciente, o que evi-ta a contaminação cruzada e elimi-na a necessidade de esterilização. Para utilizá-lo, é necessário apenas apontar para a área desejada da pele e pressionar o botão.

O bioquímico e coordenador

do Laboratório Unimed Chapecó, Ridiger Gertz Clauss, ressalta que identificar a veia no momento da coleta, às vezes, é dificultoso em função da anatomia de cada clien-te (crianças, idosos). Isso aconte-ce porque a visualização varia de acordo com a situação clínica dos pacientes e também varia de pes-soa para pessoa. Sem esse aparelho, o coletador precisa pressionar a pele e fazer uma suposição baseada unicamente na sensibilidade tátil.

Tecnologia permite precisão na visualização de veias

O visualizador portátil de acesso venoso permite localizar a veia abaixo da pele, aumentando a eficácia dos procedimentos e garantindo segurança e agilidade durante as coletas de sangue e infusões intravenosas de medicamentos

Fundada em 1897 e sediada em New Jersey (EUA), a Becton Dickinson & Company (BD), é uma empresa global de tecno-logia médica, baseada em três segmentos (BD Medical, BD Diagnostics e BD Biosciences), que produz e comercializa su-primentos médicos, anticor-pos, reagentes, equipamentos e dispositivos para laboratórios, entre outros.

BD

Page 9: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 09

A Unimed Chapecó investiu em mais uma tecnologia para garantir o atendimento de excelência nos procedimentos realizados no la-boratório da cooperativa médica. O equipamento BD Phoenix™ é destinado à identificação rápida de bactérias e à realização de tes-tes de sensibilidade a antimicro-bianos (TSA).

A médica infectologista do Ser-viço de Controle de Infecções

Relacionadas à Assistência à Saú-de (SCIRAS) do Hospital Unimed Chapecó, Carolina C. Ponzi, explica que o equipamento representa um suporte importante ao microbiolo-gista e ao corpo clínico, contribuin-do para o diagnóstico de doenças infecciosas bacterianas. Também fornece resultados de forma ágil sobre a maioria das bactérias, de-tectando mecanismos de resistên-cia, além de ser eficiente na deter-

minação do crescimento bacteriano mediante a presença de diferentes concentrações de agentes. “Isso se traduz em rapidez no fornecimento dos resultados finais dos exames, possibilitando ao médico ajustar em tempo muito menor os antibióti-cos prescritos empiricamente. Essa tecnologia permite, ainda, aumentar a assertividade de identificação de bactérias, trazendo segurança e qua-lidade para todos”, conclui.

Microbiologia em tempo real

É como procurar uma veia de olhos vendados. No entanto, com o Accu-Vein AV300, é possível identificar e escolher a veia ideal para a punção venosa, garantindo que o procedi-mento seja feito corretamente logo na primeira tentativa.

O equipamento tem três níveis de luz e os raios infravermelhos possibilitam a iluminação das veias com até 7 mm de profundidade. A luz infravermelha é absorvida e entra em contato pela carbo-

xihemoglobina do sangue, de-monstrando com precisão todos os vasos sanguíneos possíveis pa-ra a punção venosa. Dessa forma, é possível reduzir o desconforto, obter mais segurança na coleta e agilizar o processo, principalmente em pacientes que apresentam veias menos visíveis como os recém--nascidos, pessoas obesas, idosos, entre outros.

O aparelho permite otimizar o atendimento na fase pré-analítica –

período que vai da solicitação do clínico até a realização do exame no laboratório. Outra vantagem da linha de produtos BD é o disposi-tivo de segurança que ajuda a pre-venir acidentes perfurocortantes causados por agulha.

Sucesso no mercado mundial, o aparelho é usado em mais de 500 hospitais nos EUA e representa uma ferramenta já validada para ajudar a localizar as veias nos pro-cedimentos médicos.

O equipamento BD Phoenix TM é destinado à

identificação rápida de bactérias e à realização de

testes de sensibilidade a antimicrobianos (TSA)

Page 10: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia10

objetivos do milênio

A morte por problemas ocorridos na gravidez, parto ou pós-parto vem preo-cupando especialistas no mundo todo. Afinal, o problema é mais frequente do que se imagina e, segundo estudos da área médica, o óbito pode ser evitado em 90% dos casos por meio de orientação e atendimento adequado.

Além da redução da morte materna representar a quinta meta dos Obje-tivos de Desenvolvimento do Milênio, listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 12 de junho, visa cha-mar a atenção para uma campanha que proporcione às mulheres saúde plena e conhecimento sobre os direitos rela-cionados à gravidez.

Segundo a OMS, morte materna é todo falecimento causado por pro-blemas relacionados à gravidez, parto

ou puerpério – quando ocorre até 42 dias depois do nascimento. As causas podem variar de acordo com a região. “No Brasil, as infecções ainda configu-ram grande parcela dos óbitos, porém no sul do país, a doença hipertensiva é uma das razões mais frequentes”, escla-rece a médica ginecologista e obstetra, cooperada da Unimed Chapecó, Patrícia Pereira de Oliveira.

As mortes maternas, segundo Patrícia, podem ser classificadas como produzidas por causas obstétricas diretas ou indi-retas. As diretas resultam de complica-ções surgidas durante a gravidez, parto ou até 42 dias após o nascimento, e são decorrentes de intervenções, omissões, tratamento incorreto ou de uma cadeia de eventos associados a qualquer um desses fatores. Entre os principais exem-plos, a médica aponta a doença hiper-tensiva específica da gravidez (DHEG),

hemorragias, aborto, infecção puerperal e anormalidades da contração uterina.

As causas indiretas decorrem de do-enças preexistentes ou que se desen-volvem durante a gestação e se agravam pelos efeitos fisiológicos do período. Entre os de maior importância epide-miológica, nesta categoria, está a doença do aparelho circulatório.

A Razão de Mortalidade Materna (RMM) estima que o risco de morte de mulheres nesse período está atribuído a causas relacionadas ou agravadas pela gravidez, pelo aborto, pelo parto ou pe-lo puerpério ou por medidas tomadas em relação a elas. “Entre as mulheres com maior probabilidade de ir a óbito estão as com gestação de alto risco, co-mo por exemplo, as que possuem algu-ma doença crônica, como hipertensão, ou algum agravo durante a gravidez”, explica a médica.

Informação e prevenção contra a mortalidade materna

Page 11: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 11

Visando orientar os futuros pais em relação aos cuidados durante a gravi-dez, parto e no pós-parto, a Unimed Chapecó promove desde agosto de 2000 o Curso para Gestantes. Até o momento, foram realizadas 46 edições, que contaram com a participação de aproximadamente 3.500 pessoas.

A enfermeira do Programa Univida, Maria da Glória Carpinski, explica que o curso apresenta informações que orientam e esclarecem dúvidas de ca-sais que se preparam para a chegada do bebê. “O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das gestantes e orien-tar sobre os aspectos que envolvem o período gestacional”.

Em 2005, o curso para gestantes passou a ser organizado pelo Pro-grama de Medicina Preventiva (Uni-vida) – iniciativa implantada em julho daquele ano e, que chega ao sétimo aniversário, comemorando resultados significativos no que se refere à pre-venção, qualidade de vida e bem-estar dos clientes. “O curso de gestantes, oferecido quatro vezes por ano, é uma das ações de destaque do Uni-vida. O feedback dos casais tem mos-trado que estamos no caminho certo. Hoje, antes mesmo de divulgarmos a data da edição seguinte, contamos com diversos nomes na fila de espera para participação”, destaca Glória.

O Univida também oferece os se-guintes serviços: avaliação médica anual (check up) gratuitamente aos clientes Unimed Chapecó; atendimento multi-profissional nas áreas de nutrição, fo-noaudiologia, psicologia e terapia ocu-pacional, mediante encaminhamento médico; cursos de gerenciamento de estresse e reeducação alimentar infan-til e adolescente; Grupo Unisaúde que visa promover qualidade de vida através do incentivo à prática de hábitos sau-dáveis; palestras, campanhas e eventos com foco contínuo na saúde preventiva, como por exemplo, as ações do Ou-tubro Rosa, Novembro Azul, Corrida Rústica e Dia do Cliente.

Atenção à saúde da gestante - Medicina Preventiva

Prevenção

Patrícia alerta que algumas orienta-ções são fundamentais antes mesmo da gestação. “Antes de engravidar, a mulher deve procurar seu médico pa-ra fazer a avaliação pré-concepcional, que inclui entrevista, exame físico e al-guns complementares. Neste momen-to, também é orientado o uso de áci-do fólico para prevenção de algumas malformações. O início precoce do pré-natal (nos primeiros três meses de gravidez), a atenção às orientações

e a realização periódica de exames são muito importantes”, salienta a médica.

Outro fator que deve ser levado em conta é que a realização de exercício físico durante a gestação auxilia no parto e na recuperação. Dieta equi-librada, hidratação com líquidos sau-dáveis, cuidados com as mamas para a prevenção de fissuras ao amamen-tar também fazem parte de um bom acompanhamento. “No pós-parto, hi-dratação e tranquilidade são essenciais

para uma amamentação com êxito, o hábito de andar auxilia na prevenção de trombose, e a higiene adequada ajuda na prevenção de infecções pós--parto”, salienta Patrícia.

Para as futuras mães hipertensas, o cuidado deve ser ainda maior, princi-palmente, no que se refere ao controle da hipertensão antes de iniciar as ten-tativas para engravidar e fazer controle rígido durante o pré-natal com medi-cações e dieta restrita sem sal.

A redução da morte materna representa a quinta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Page 12: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia12

Quem conversa com o médico Luis Carlos Farret Junior tem a impressão de que trata-se de um adepto do ci-clismo desde a infância. No entanto, o profundo conhecimento sobre esta modalidade, que adotou como espor-te, iniciou em 2006, quando precisou escolher uma atividade física regular para combater o excesso de peso e os problemas com o colesterol.

O médico, de 45 anos, lembra que ao ser questionado sobre a escolha de um esporte, levou em consideração o im-pacto físico, menor no ciclismo do que no futebol ou nas maratonas. “Somado a isso, a possibilidade de realizar o ciclo-turismo pelo mundo fez com que essa atividade física passasse a fazer parte da minha vida”. Para isso, o médico contra-tou um atleta profissional e professor de educação física. “Ter alguém expe-riente no esporte é fundamental para iniciar bem, principalmente quando se quer praticá-lo por um longo período”, relata Farret.

A paixão pela atividade reforçou quando, após dois anos, seu peso redu-ziu quase 15 kg e os exames de coleste-rol estavam normais. A superação em duas grandes aventuras na Argentina e Chile, a travessia da Cordilheira Del Viento e da Cordilheira dos Andes jus-

tificam ainda mais o gosto pelo esporte, principalmente mountain bike.

Atravessar, sobre duas rodas, a Cor-dilheira por dois caminhos diferentes, o primeiro em 2010 e o segundo em 2012, levaram o médico a percorrer 620 km na Cordilheira dos Andes, sain-do da Argentina e chegando no Chile. Na última travessia, feita em 2012, fo-ram percorridos 320 km com altitude final de quase 3 mil metros, durante sete dias. “Tudo isso, dormindo em bar-raca, tomando banho de rio e usando banheiro da natureza. Nada de hotel cinco estrelas”, brinca Farret.

Esse tipo de cicloturismo é chamado de pedal selvagem. A segunda viagem foi realizada juntamente com um grupo de 28 pessoas de várias nacionalidades e, dentre elas, haviam outros três chape-coenses, que viajavam pela primeira vez: o traumatologista Gustavo Guerreiro, o médico nuclear Rafael Portugal e o engenheiro Marcelo Teston. “Apesar das dificuldades, foi uma oportunidade ímpar, uma aventura inesquecível”.

O cicloturismo é uma modalidade que vem crescendo no mundo. Existem múltiplos trajetos, como por exemplo, na América do Sul e do Norte, Euro-pa e Ásia. “Observar de bicicleta o que geralmente se vê dentro de um ônibus,

pedalar ao redor da Torre Eiffel, na mar-gem do Tamisa ou na Cordilheira dos Andes, realmente é muito alternativo, é algo indescritível. As emoções são exacerbadas pelo contato maior com o meio ambiente. De bicicleta, conse-guimos conjugar o turismo tradicional com o ciclismo e todas as suas virtudes”.

Saúde sobre duas rodas

Atenção na horade pedalar

qualidade de vida

O ciclismo pode ser praticado por pessoas de todas as idades, mas para encarar uma aventura dessa natureza, não deve ser exercido de qualquer maneira: é preciso obedecer a vários aspectos físicos e técnicos. A recomen-dação para iniciantes é começar com percursos pequenos e conhecidos e optar por trajetos seguros.

O educador físico da Unimed Cha-pecó, Rafael Paz, explica que indepen-dente da modalidade, entre os benefí-cios da atividade física, o mais saliente é a queima calórica, que consiste em gas-tar as energias ingeridas na alimentação diária. No entanto, o bem-estar físico, mental e emocional também justificam uma vida longe do sedentarismo. “Por isso, as pessoas devem procurar algo que lhes proporcione prazer”, orienta.

Page 13: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 13

Os efeitos benéficos do ciclismo vão além do estímulo à saúde e dos momen-tos de lazer e aventura. A bicicleta, como meio de transporte, pode refletir dire-tamente na redução do caos no trânsi-to e minimizar os impactos ambientais causados pela eliminação do monóxido de carbono liberado pelos automóveis.

Chapecó, hoje, é um exemplo de ci-dade que sofre com a mobilidade em função do crescimento da população e consequente aumento da frota, que, em 2002, era formada por 42.000 veí-culos e, no ano passado, registrou cerca de 140.000, apontando 100.000 novos veículos em 10 anos, além dos motoris-tas de municípios vizinhos que circulam diariamente pela cidade polo do Oeste catarinense. “Na modernidade, a bici-cleta deve ser vista como esporte que melhora a saúde e qualidade de vida e também como meio de transporte”, complementa o médico.

Apesar de não existir uma ciclovia em Chapecó, a região é propícia para algu-mas modalidades do ciclismo, tais como mountain bike – destinada para pedalar em locais com obstáculos e estradas de chão. Quase todas as pessoas podem utilizar a bicicleta como transporte e esporte, desde que bem orientadas no início. “Existem vários grupos de bikers em Chapecó e, quem quiser iniciar nessa atividade, pode entrar em contato, terei prazer em transmitir dicas sobre uma iniciação segura”, diz Farret, que é fun-dador da hikebike.

Uma estratégia local importante para a cidade é repensar a mobilidade urbana e oferecer infraestrutura ade-quada, adotando vias exclusivas para ônibus, ciclistas e pedestres. “No Bra-sil, algumas cidades já evoluíram nesse sentido, mas ainda estamos distantes da realidade de países como Holan-da, Inglaterra e Alemanha porque falta conscientização dos órgãos governa-mentais. Em Chapecó, seria essencial a existência de uma ciclovia para que conseguíssemos pedalar com qualidade e segurança”, ressalta Farret.

O ciclismo é um veículo/esporte de risco e qualquer acidente pode ser grave. Há casos em que podem ser fatais, como é possível acompanhar, com frequência, nos noticiários. Além de um espaço seguro, é preciso estar

atento para outros aspectos, tais como o uso de roupas e calçados adequados, capacete, luvas, luzes de sinalização na bike, conhecimento das regras e a busca pelo preparo físico e técnico antes de iniciar o pedalar. A escolha da bicicleta também é um fator importante. Antes da aquisição, o ideal é visitar uma loja especializada e fazer um bike fit (avalia-ção do biotipo do ciclista para adequar as medidas da bike). Em Chapecó, as lojas especializadas neste segmento oferecem profissionais capacitados para orientar na melhor decisão.

Desde 2009, Farret vem fomentando o ciclismo no município através de eventos, campanhas, patrocínios e, no momento, está focado em um novo projeto na área de sportwear. “O hikebike é um sonho realizado”, descreve o médico.

Crescimento afeta mobilidade em Chapecó

Como Chapecó não dispõe de um espaço único para os ciclistas, o educador físico Rafael Paz recomenda alguns cuidados ao transitar pelas ruas movimentadas do município:

• Cruzamentos: a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas acontece nestes locais. Sempre que se aproximar de um, é importante diminuir a velocidade e efetuar contato visual com os condutores;

• Carros estacionados: não parece, mas eles oferecem grande risco, pois há condutores que têm o hábito de abrir a porta de seus veículos sem a certificação de que algum ciclista possa estar se aproximando;

• Pedestres: a preferência é sempre deles. Ao se aproximar de um, reduza a velocidade e procure manter distância segura;

• Irregularidades na pista: andar sempre atento e desviar de tampas de bueiros, buracos e detritos que representam grandes riscos, que podem ocasionar sérios acidentes.

Cuidados essenciais

“Foi uma oportunidade ímpar, uma aventura inesquecível”

Dr. Luis Carlos Farret Junior, em aventura pelos Andes

Page 14: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia14

prevenção

Diagnóstico precoce pode curar hanseníase

Um alerta importante para uma doença com alto índice no país, porém desconhecida por muitos: a hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é líder mundial em prevalência desta enfermidade, an-tes denominada lepra.

Em Chapecó e região, segundo a médica dermatologista, cooperada da Unimed Chapecó, Luciane Cela, o número ainda é baixo, princi-palmente pela falta de diagnóstico adequado. “Muitas vezes, pacientes são tratados para outras doenças como micoses e alergias, o que dificulta a erradicação da doença”.

Em 1991, o governo brasileiro assinou um termo de compromis-so mundial, comprometendo-se eliminar a doença até 2010. Entre-

tanto, a cada ano, há mais de 40 mil novos casos, vários em situação de deformidade irreversível. Em mar-ço deste ano, o Brasil deflagrou uma campanha de prevenção de hanseníase e verminoses, tendo como meta atender 9,2 milhões de estudantes da rede pública. Com o slogan “Hanseníase e Vermino-ses têm cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha tem como intenção aumentar o diagnóstico precoce, além de identificar comu-nidades em que as duas doenças persistem.

Luciane esclarece que a cam-panha tem como foco crianças e adolescentes com idade de 5 a 14 anos, justamente porque nesta faixa é possível detectar precoce-mente a hanseníase. “Esse dado é um indicador no monitoramento da endemia, pois o caso em me-

nores de 15 anos remete a diag-nósticos relativamente precoces e fonte de transmissão geralmente domiciliar”.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica trans-mitida de pessoa para pessoa, no convívio com doentes sem tra-tamento. As principais fontes do bacilo são as mucosas das vias aéreas superiores. Entretanto, a maioria das pessoas não adoece quando entra em contato com a bactéria porque existe uma re-sistência natural para combater a doença.

O tratamento, denominado Poliquimioterapia (composto por dois ou três medicamentos), é fornecido gratuitamente pelo go-verno a todos os doentes e pode durar de 6 a 24 meses, dependen-do de cada caso.

Page 15: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 15

A dermatologista destaca que os sinais estão relacionados à existência de uma variedade de lesões cutâneas, desde manchas, pápulas, placas e nó-dulos, até acometimento difuso, de-pendendo da resposta imunológica do indivíduo. Também pode ocorrer

alteração da sensibilidade cutânea tátil, térmica e dolorosa, bem como alterações da sudorese, e queda dos pêlos nos locais afetados. “Se uma área de pele apresentar queda de pe-los, mancha branca ou avermelhada, ressecamento ou sensação de for-

migamento e dormência, é preciso procurar um médico imediatamente, pois pode ser hanseníase. Em alguns casos há diminuição da força mus-cular. Os locais mais comuns são as extremidades (braços, coxas, mãos, pernas e pés)”, alerta.

Como a lesão aparece

Não se sabe exatamente a época do surgimento da do-ença, no entanto, há registros de casos descritos em aproxi-madamente 1350 a.C., sendo conhecida como “a doença mais antiga do mundo”. “Fa-tores climáticos, nutricionais, econômicos, movimentos mi-gratórios e principalmente, a terapia inadequada felicitaram a propagação dessa endemia”, afirma Luciane.O nome está relacionado ao descobridor do microrganismo causador da doença, Gerhard Hansen. A bactéria é chamada Mycobacterium leprae, mas em função do termo “lepra” ser estigmatizante, no Brasil, foi substituído por hanseníase.

História

A hanseníase pode alterar a sensibilidade cutânea tátil, térmica e dolorosa, bem como alterar a sudorese. Se uma área apresentar queda de pelos, ressecamento, manchas

ou sensação de formigamento, consulte um médico.

Page 16: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia16

mundo corporativo

Cada vez mais, as redes sociais vêm exercendo papel estratégico no meio empresarial. Elas facilitam o relacionamento entre a empresa e seu público-alvo, esclarecem dúvidas, auxiliam na divulgação de produtos e serviços de forma gratuita, entre outros. No entanto, especialistas alertam que o uso inadequado pode trazer sérios prejuízos corporativos, o que justifica a importância dos em-preendimentos terem em seu quadro funcional colaboradores que domi-nem as funções dessas ferramentas.

Segundo o administrador de em-presas, pesquisador nas áreas de mo-bile marketing e marketing digital e

responsável pela Qualytool Resear-ch Center, unidade de pesquisas do Qualytool Consulting Group, Mau-ricio Spiandorello, no mundo con-temporâneo, as pessoas investem mais tempo em internet do que em assistir televisão ou ler jornal. Por isso, as empresas que pretendem manter a liderança de seus mercados precisam dominar a utilização dessas novas tendências. “As redes sociais são ferramentas de relacionamento e devem ser usadas com o objetivo de estreitar vínculos e, a partir disso, gerar venda. Este contexto justifica a importância das empresas estarem presentes na internet. Além disso, o

brasileiro é muito propício a partici-par de mídias sociais, o que faz com que seu negócio seja mencionado, embora não tenha”, complementa.

Entre os benefícios das empresas estarem presentes nas redes sociais estão o de identificar opiniões sobre a marca, possibilitar saber quem fala e utilizar as sugestões para elaborar ideias para melhorar produtos, pro-cessos e serviços. “Outro ganho é de divulgar novos produtos, porque o esforço desse procedimento antes da internet era muito maior e com custos elevados. As redes sociais trouxeram ganho absolutamente fantástico”, ressalta Spiandorello.

As redes sociais no meio empresarial

Page 17: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 17

Estudos revelam que a construção de relacionamento entre a empresa e o consumidor gera aquisição dos produtos. Uma das pesquisas exem-plificadas por Spiandorello aponta que 67% das pessoas se sentem mais seguras comprando produtos de determinada marca que tem Twitter ou Facebook e 79% se sentem mais seguros para recomendar empresa que está nas redes sociais.

O diretor executivo da Qualytool Consulting Group e Consultor Senior da Qualytool Risk Management, espe-cializado em Sistemas de Segurança da Informação, Risco Operacional, Con-tinuidade de Negócios e Prevenção à lavagem de dinheiro, Cássio Henrique

F. Ramos, ressalta a importância do cuidado com a segurança das mídias sociais. “É necessário diferenciar o uso correto do seguro, pois a postura afe-tará a imagem da empresa. Por isso, o desafio é usar e garantir que as infor-mações fiquem seguras”, afirma.

Com 12 anos de experiência em Gestão de Riscos, Ramos já atuou em mais de 10 países com projetos de gerenciamento de riscos em algu-mas das maiores empresas do Bra-sil nos ramos de telecomunicação, financeiro, gás e óleo e metalurgia. Entre as medidas de segurança, ele aponta os seguintes cuidados: ler as regras de segurança das redes e ga-rantir que os posts não sejam vistos

por todos; evitar a disponibilização de rotina; não contar tudo; criar gru-pos para separar as informações que serão publicadas; observar que per-fil desconhecido pode ser falso com o objetivo de buscar dados; cuidar com perfil de empresas como amigo e não publicar informações pessoais.

Para os empresários, as orienta-ções são de monitorar o nome do empreendimento nas redes e verificar se não estão usando indevidamente; responder a fatos negativos; explicar aos colaboradores o que pode ou não ser divulgado; criar um canal oficial da empresa e não proibir o uso das mídias sociais, mas, sim, ensinar e in-centivar o uso adequado.

Relacionamento entre empresa e consumidor

“As redes sociais são ferramentas de relacionamento e devem ser usadas com o objetivo de estreitar vínculos e, a partir disso, gerar venda. Este contexto justifica a importância das empresas estarem presentes na internet”

Mauricio Spiandorello, administrador de empresas, pesquisador nas áreas de mobile marketing e marketing digital e responsável pela Qualytool Research Center, unidade de pesquisas do Qualytool Consulting Group

“É necessário diferenciar o uso correto do seguro, pois a postura afetará a imagem da empresa. Por isso, o desafio é usar e garantir que as informações fiquem seguras”

Cássio Henrique F. Ramos, diretor executivo da Qualytool Consulting Group e Consultor Senior da Qualytool Risk Management, especializado em Sistemas de Segurança da Informação, Risco Operacional, Continuidade de Negócios e Prevenção à lavagem de dinheiro

Na cooperativa médica, as redes sociais atuam como ferramenta de proximidade com o público, auxiliando ainda na divul-gação de inúmeros eventos, serviços, oportunidades de emprego entre outros. Além disso, a ferramenta funciona como um dos canais da Ouvidoria Unimed Chapecó, recebendo manifestações, como elogios, críticas e sugestões. “A rede social é um dos canais que nos auxilia a buscar o contínuo aperfeiçoamento dos processos operacionais e de atendimento ao cliente”, salienta a analista de Ouvidoria, Alessandra Andrade.

Para conhecer mais, acesse Facebook.com/unimedchapeco.

Unimed Chapecó

Page 18: Unimeds do Oeste - Ed. 10
Page 19: Unimeds do Oeste - Ed. 10
Page 20: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia20

institucional

Chapecó – A sonolência excessi-va durante o dia e suas consequên-cias, principalmente as relacionadas a ocorrências de acidentes, geraram ampla discussão durante o “Café da manhã sem sono”, promovido pela Unimed Chapecó, com apoio da As-sociação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), no mês de março, na Cantina do Cesec. Participaram do evento mais de 80 pessoas entre em-presários, médicos, representantes de entidades e profissionais da imprensa.

O debate, coordenado pelo médi-co neurologista e responsável pelo Centro de Diagnóstico dos Distúr-bios do Sono do Hospital Unimed Chapecó (CDDS), Auney Oliveira Couto, contou com a participação do inspetor da Polícia Rodoviária Fede-ral, Ivo Silveira, o tenente coronel da Polícia Militar, Osvaldir Kassburg, e o coordenador do Núcleo dos Cen-

tros de Formação de Condutores da ACIC, Valdir Paulo Parizotto. Além de apresentarem um panorama so-bre os acidentes causados por sono, os palestrantes esclareceram sobre os fatores que desencadeiam doen-ças desta natureza e alertaram para a importância dos hábitos adequa-dos para uma noite bem dormida, respondendo os questionamentos do público.

O evento também marcou a apre-sentação do Centro de Diagnóstico dos Distúrbios do Sono Unimed Cha-pecó (CDDS) que tem por objetivo identificar uma série de distúrbios que ocorrem quando a pessoa está dormindo e que podem interferir na qualidade de vida do paciente/cliente. São realizados diagnósticos e exames de polissonografia. Além de equipa-mentos modernos e acomodação com características não-hospitalares,

o CDDS conta com equipe altamen-te qualificada. O café assinalou a co-memoração da Semana Nacional do Sono, celebrada no período de 17 a 24 de março.

Tenente coronel da Polícia Militar, Osvaldir Kassburg, médico neurologista e responsável

pelo CDDS da Unimed Chapecó, Auney Oliveira Couto, coordenador do Núcleo dos

Centros de Formação

Noites mal dormidas: resultado vai além da sonolência

Diretoria Gestão 2013/2016

Presidente: Geraldo Antunes Córdova

Conselho de Administração:Adriano Reginatto KleinJosé Pegoraro ForestiRovani José Rinaldi CamargoHardy Franz GoldschmidtMaurício Mahalem BastosAlberto StoltEglas Emanuel RossiCarolina Cipriani PonziRafael AgnolinWaldir Savi Junior

Conselho Técnico e Ético:Leandro TrevizanCelso Marques MenezesGioconda Seabra E. MendesMargarida Alba WincklerRafael Queiroz dos SantosJunior Fermino KuczmainskiSara Magali BergerFabricio Batistella Zasso Conselho FiscalMateus RossatoIvan ZardoJuliano EsbissigoMakey Rodrigo ZorteaMarcos André SonagliRodrigo Armani Lino de Souza

Córdova é reeleito para a presidência da Unimed Chapecó

Chapecó - O presidente da Unimed Chapecó, Geraldo Antunes Córdova, foi reeleito para a gestão 2013/2016 duran-te recente Assembleia Geral Ordinária com os médicos cooperados, na Cantina do Cesec. O encontro também marcou a avaliação das principais conquistas no período de 2010/2012 e as metas para os próximos dois anos.

Page 21: Unimeds do Oeste - Ed. 10

21 + Saúde no seu dia a dia

Chapecó – Para valorizar um profissio-nal essencial à saúde, comemora-se, em âmbito global, o Dia do Enfermeiro, no dia 12 de maio, data do aniversário do nasci-mento de Florence Nightingale, em 1820. Florence foi uma personalidade marcante na história da profissão, nascida na Inglater-ra, em uma família importante; foi pioneira no cuidado com o ser humano e na manei-ra de ensiná-lo com fundamento técnico. Antes dela, o cuidado dos “doentes” era visto apenas como caridade, exercida por freiras, ou como uma função para as pesso-as excluídas da sociedade. Florence foi com suas alunas para a guerra da Crimeia, onde ajudou a salvar a vida de muitos soldados e retornou como heroína para a Inglaterra.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, pois em 20 de maio faleceu Ana Néri, uma importante mulher da história brasileira. Ana Néri casou e teve três filhos, que foram recrutados para lutar na Guerra do Paraguai. Com a autorização do governo, Ana foi ajudar no cuidado dos feridos de guerra em vários hospitais militares. O governo brasileiro reconheceu seu trabalho e ela entrou pa-ra o livro de “heróis da pátria”.

Uma equipe de 25 enfermeiros e 174

técnicos em enfermagem atua no comple-xo Unimed Chapecó. A coordenadora de Enfermagem Neiva Prestes enfatiza que a cooperativa médica prima pelo bem-estar e satisfação do colaborador garantindo a segurança das equipes e adota método, vi-sando a melhoria contínua dos processos, para garantir um trabalho humanizado de qualidade e segurança na assistência pres-tada ao cliente.

Atualmente, o profissional enfermeiro presta uma assistência de enfermagem se-gura baseada em evidência científica, com protocolos assistenciais e gerenciamento de risco zelando pela segurança do pa-ciente e da equipe.

“Atrair, capacitar e reter o capital hu-mano, zelando pela excelência na assistên-cia ao paciente, são metas da cooperativa de trabalho médico”, realça Neiva.

Semana da Enfermagem valoriza um profissional essencial

Excelência profissionalA enfermeira-gestora Telma Scarsi, 30

anos, formada pela Universidade Comuni-tária de Chapecó (Unochapecó), é paradig-ma de excelência profissional. Atua como enfermeira desde 2010, quando iniciou a carreira no Hospital Unimed Chapecó. Nesses sete anos trabalhou nos setores de internação, maternidade e UTI como técnica de enfermagem e, após concluir a graduação, exerceu o cargo de Enfer-meira assistencial na UTI, onde hoje é a enfermeira-gestora.

A história marcante que viveu em sua carreira foi a valorização profissional, o que possibilitou evoluir dentro da organização. A capacitação e aprimoramento dos pro-fissionais, qualidade de trabalho, melhorias técnicas e o reconhecimento profissional são, atualmente, os destaques da profissão, de acordo com Telma.

Ao iniciar o curso de técnico de Enfer-magem, não sabia o que exatamente era a profissão. Descobriu que trabalhar na área de enfermagem não é apenas realizar cui-

dados básicos como administrar uma medi-cação por que o cliente está com dor, mas estar a seu lado prestando uma assistência de qualidade, ajudá-lo em cuidados simples, mas também nos momentos críticos. Isso fez com que voltasse a estudar não apenas para ser enfermeira, mas, para poder contri-buir na melhoria no atendimento ao cliente.

Aos que estão iniciando a carreira pro-fissional, Telma Scarsi aconselha: “o profis-sional de enfermagem precisa entender o trabalho humanizado e a complexida-de que é trabalhar com vidas. O cliente confia inteiramente neste profissional. O enfermeiro precisa sempre se aprimorar, visando assim, a melhoria do seu trabalho junto ao cliente e à instituição, tendo como intuito prestar uma assistência segura e de qualidade. É preciso ver o cliente como uma pessoa e não apenas como um objeto de trabalho. A gratificação mais importan-te nesta profissão é observar o cliente ir para casa recuperado, com seus familiares, agradecendo pelo cuidado recebido”.

Enfermeira-gestora da Unimed Chapecó, Telma Scarsi

Page 22: Unimeds do Oeste - Ed. 10

22 + Saúde no seu dia a dia

institucional

Chapecó – Não é a toa que a segurança do paciente é uma questão amplamente discuti-da no mundo. Existem 13 mil doenças com providências diferenciadas para cada uma. São 6 mil medicamentos, 4 mil procedimen-tos clínicos e cirurgias com especificações, riscos e considerações distintas. Somente o paciente de UTI recebe 180 atendimentos diariamente. Este volume evidencia a neces-sidade de identificar precocemente os riscos e colocar em prática programas de controle de infecção hospitalar e gestão da qualidade nas instituições.

A coautora dos manuais brasileiros de Acreditação de Instituições de Saúde (ONA) e responsável técnica no Brasil pelo Progra-ma 5 milhões de vidas, Mara Márcia Macha-do, ressalta que a criação e transferência de conhecimentos são fundamentais para a segurança do paciente e devem ocorrer em cada organização de saúde. “Os hospitais devem dispor de estrutura apropriada, além de usar processos de cuidados que previnem ou reduzem danos ou riscos aos pacientes,

aos profissionais e ambientes”. A médica infectologista do Serviço de

Controle de Infecções Relacionadas à Assis-tência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Unimed Chapecó, Carolina Ponzi, ressalta que fazer o controle de infecção é uma responsabilidade de todas as instituições de saúde. “Se ocorrer um evento e a equipe provar que fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar é diferente de não ter nada protocolado. Is-so proporciona segurança para pacientes e colaboradores, além de gerar credibilidade para o hospital”.

Carolina realça que a interação entre os Centros de Controle de Infecção Hospitalar com os demais setores dos hospitais é es-sencial para que se obtenha resultados con-sistentes, como por exemplo, a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e eventos, redução de custos, me-lhora da qualidade e segurança, aumento da credibilidade da instituição e maior procura pelos clientes internos e externos, gerando satisfação do beneficiário, equipe e instituição.

Mara completa que é preciso identificar os perigos e os risco, analisá-los, elaborar res-postas, criar e manter um plano de gestão. “O que diferencia e valoriza uma instituição de saúde não é somente a certeza que os riscos são gerenciados, mas o nível de transparên-cia, padronização e formalização do processo através do qual isso é feito”.

Paciente em ambiente seguro

A segurança do paciente faz parte da política ins-titucional da Unimed Chapecó. O diretor hospitalar Rovani Rinaldi Camargo destaca que o hospital da cooperativa médica investe constantemente em ini-ciativas que visam oferecer serviços com qualidade e segurança, tanto que os índices de infecção são menores que a média nacional. “Ao longo dessa últi-ma década, adquirimos inúmeros equipamentos que hoje sustentam os serviços próprios e, aliado a isso, investimos em qualificação e atualização profissional”.

O Hospital Unimed Chapecó possui o certificado de Acreditação Hospitalar conferido pela Organi-zação Nacional de Acreditação (ONA), resultado de um procedimento de avaliação periódica dos recursos institucionais. “O mais importante, neste aspecto, não é o diploma, mas sim, a forma com que praticamos a gestão da qualidade no dia a dia. Neste momento, estamos capacitando todas as equi-pes e caminhamos rumo ao nível 2. Como gestor, acredito que o trabalho com controle de infecção hospitalar e as boas práticas na gestão da saúde são primordiais para uma administração com cre-dibilidade”, conclui. O próximo investimento é a ampliação e modernização do hospital, que inicia em junho deste ano.

Política institucionalMais de 200 profissionais de saúde participaram, no mês

de março, do 1º Simpósio de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente, promovido pelo Hospital Unimed Chapecó, no Mogano Business Hotel. A iniciativa trouxe pa-lestrantes renomados que abordaram diversos assuntos re-lacionados à gestão da qualidade e à prevenção de infecção em instituições de saúde.

O evento foi patrocinado pelo Serviço Nacional de Apren-dizagem do Cooperativismo (Sescoop), Instituto de Pós-Gra-duação em Saúde do Estado de SC, Centro de Hematologia e Oncologia (Cetrhon). Pfizer, Associação Médica Região Oeste (AMREO), BS Controle de Pragas Urbanas, Prevenção Vacinas – proteção na dose certa e Clínica de Suor e cirurgia torácica.

Simpósio de controle de infecção hospitalar

Diretor hospitalar da Unimed Chapecó, Rovani Rinaldi Camargo, com a enfermeira Charlene Pompermaier e a

médica infectologista Carolina Ponzi, do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) do

Hospital Unimed Chapecó

Page 23: Unimeds do Oeste - Ed. 10

23 + Saúde no seu dia a dia

Chapecó – Atualmente, 100 pacientes estão em fase de quimioterapia no Cen-tro de Oncologia Unimed Chapecó. Ao todo, são realizados cerca de 300 aten-dimentos mensais entre consultas e tra-tamento. Para atender essa demanda, as secretárias precisam de habilidades que vão além da agilidade e desenvoltura: é necessário sensibilidade, empatia e gos-tar do que faz.

“É fundamental saber se colocar no lugar do paciente porque ele vem debili-tado física e psicologicamente”, ressalta a assistente administrativa Vanessa S. Regas-son. “Representamos a porta de entrada do Centro de Oncologia e, com empatia,

conseguimos fazer a diferença no aten-dimento final”, completa.

Seja numa prestação de serviço única co-mo em uma consulta, ou sequencial quando exige quimioterapia, a qualidade e a humani-zação são essenciais. “Muitas vezes, somente no ato de ouvir, saber compreender, e falar algo que motive, já ameniza a ansiedade do paciente. Também é necessário ter preparo psicológico para lidar com as histórias e as perdas”, destaca Vanessa que atua há quatro anos no Centro de Oncologia Unimed e coordena as demais secretárias.

A psicóloga organizacional da Unimed Chapecó, Mirna Oldenburg Lourenço, confirma que o equilíbrio emocional é um fator decisivo no perfil de quem atua na área de atendimento de consultórios, clínicas ou hospitais. “É preciso oferecer qualidade nos serviços e saber entender cada paciente. Existem aqueles que gos-tam de conversar, outros mais calados, al-guns sérios e outros brincalhões. Cada ser humano é único e a secretária precisa ter a sensibilidade necessária para direcionar seu atendimento. É importante, acima de tudo, gostar de trabalhar com pessoas e praticar a humanização”, resume.

Para selecionar uma secretária, é neces-sário estar atento ao perfil, afinal, ela repre-senta a interface entre médico e cliente. A formação técnica depende muito do grau de complexidade das atividades diárias. Vale ressaltar que o comportamento é muito importante no momento da seleção. “No

dia a dia, é mais fácil desenvolver questões técnicas do que posturas comportamen-tais. Mau humor e instabilidade emocio-nal não são comportamentos admissíveis. Postura, habilidade na comunicação, ética, empatia, agilidade, calma, controle e equilí-brio emocional são requisitos básicos para estas profissionais”, destaca Mirna.

Vanessa S. Regasson destaca que é funda-mental saber se colocar no lugar do paciente

Chapecó – As secretárias dos médicos cooperados da Unimed Chapecó comemo-raram o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com uma programação especial. A ação contou com duas palestras: uma sobre saúde da mulher, ministrada pela ginecolo-gista Elis Biazus, e a outra sobre o papel da mulher na sociedade, com a psicóloga Kelin Beatriz. Em seguida, as secretárias presenciaram demonstrações de maquia-gem e receberam da cooperativa um kit de beleza. “Como em outros encontros que a Unimed tem nos proporcionado, achei o Dia da Mulher muito positivo. As palestras foram ótimas e os temas perfeitos. A cada

palestra que participo, tento agregar na mi-nha vida particular como mais um item para viver melhor. No lado profissional, aplico o aprendizado, saber ouvir, saber compreen-der e acima de tudo saber que lidamos com seres humanos. Respeitar para ser respei-tado. E é isso que a Unimed vem fazendo a cada encontro”, ressalta Tatiana Siqueira, secretária do ginecologista Celso Menezes.

O evento foi realizado no auditório do antigo colégio Bom Pastor e pontuou no cartão fidelidade das secretárias, controle que visa motivar as profissionais a partici-parem do evento e receberem presentes surpresas ao preencher o demonstrativo.

Secretárias comemoram o Dia da Mulher

Muito além do atendimento

Secretárias de cooperados Unimed participaram de duas palestras

Demonstração de maquiagem fez parte da

programação

secretárias

23 + Saúde no seu dia a dia

Page 24: Unimeds do Oeste - Ed. 10

GUIA MÉDICO

+ Saúde no seu dia a dia24

• CHAPECÓ - GUIA MÉDICO

CRM ESPECIALIDADE/MÉDICO FONE ENDEREÇO

ACUPUNTURA 7642 Félix José Trentin Filho 3323-7347 Rua Barão do Rio Branco, 284 Sala 06

ALERGIA E IMUNOLOGIA 1627 Carlos Roberto Siqueira Reis 3322-0622 Rua Marechal Floriano Peixoto, 427 Sala 106039 Leda das Neves Almeida Sandrin 3323-9000 / 3323-1885 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 314 e 315

ANESTESIOLOGIA 6759 Adriano Dall Magro 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 311 15271 Aline Boff 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3111080 Arno Hepp 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3112300 Carlos Afonso Rossi Tirapelle 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3111037 Carlos Luiz Buchele 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 31114062 Fabrício Batistella Zasso 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3117923 Glauce Cristina de Assis Coelho 3323-8486 Rua Barão do Rio Branco, 380 D. Sala 212657 Humberto Hepp 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 31116202 Marcos Cardoso Costa 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3114667 Marcos Tadeu Cury 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 31110596 Maurício Mahalem Bastos 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 31118260 Raquel Schneider 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3115171 Raul Perizzolo 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 31114627 Rodnei Cabral Lima 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3116457 Rosemary Cury 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3117717 Vicente Antonio Alves Pons 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 3111912 Volmar José Zasso 3322-2526 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 310 e 311

CIRURGIA ONCOLÓGICA 11300 Benito Bodanese 3323-9836 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 400 Ed. Piemonte -Sala 6058882 Marco Antônio Scirea Tesseroli 3323-8839 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 400 Ed. Piemonte -Sala 504

ONCOLOGIA CLÍNICA 10347 Márcia Kotz 3322-2191 Rua Israel, 770 D. Bairro Santa Maria. Centro de Oncologia e Hematologia 7922 Rogério Martins de Aguiar 3322-2191 Rua Israel, 770 D. Bairro Santa Maria. Centro de Oncologia e Hematologia

CARDIOLOGIA 5409 Adalberto Glockner de Meira 3323-8906 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 1513143 Alexander Romeno Janner Dal Forno 3323-8188 Rua Barão do Rio Branco, 62111596 Alexandre Miguel Haisi Klita 3324-1684 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 E Edifício Mirador Sala 038731 Cláudio da Cruz Ferreira 3323-8188 Rua Barão do Rio Branco, 6217986 Ivan Zardo 3323-8188 Rua Barão do Rio Branco, 6212338 José Antonio Madalosso 3322-3624 Rua Barão do Rio Branco, 449 - Med Center - Sala 0714663 Mateus Rossato 3324-1684 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 E Edifício Mirador Sala 0312102 Michel Wentez Antunes 3328-4470 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 1113662 Renato Antonio Bohnert 3323-0687 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 1071139 Volnei Garcia Antunes 3322-0937 Rua Porto Alegre, 120 Sala 101

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA5409 Adalberto Glockner de Meira 3323-8906 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 15RS 8179 Norberto Toazza Duda 3323-8906 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 1514663 Mateus Rossato 3324-1684 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 E Edifício Mirador Sala 03

19922 Rogério Tadeu Tumelero 3323-8906 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 15

CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA14922 Rafael Queiroz dos Santos 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 - Clínica CIPED

CIRURGIA CARDIOVASCULAR16338 Daniel Rossano Correa 3324-7948 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 20313183 Leonardo Lacava Lopes 3324-7948 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 203

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO8882 Marco Antonio Tesseroli 3323-8839 Rua Marechal Deodoro da Fonseca 400.Ed. Piemonte - Sala 504

CIRURGIA GERAL

guia médico

Page 25: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 25

8590 Carlos Vinicius Novaes de Andrade 3316-1527 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 1118327 Elton Backes 3324-6677 / 3329-4639 Rua Marechal Deodoro 400 Sala 2066683 Ivania Rodegheri 3322-4845 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde - Sala 233883 Ivanor Alba 3322-0040 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde - Sala 255773 João Batista Baroncello 3322-0040 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde - Sala 253894 Mário Augusto Moura Flores 3323-6004 Rua Uruguai, 71. Sala 21114009 Mauricio Spagnol 3322-8183 / 3322-1089 Rua Marechal Bormann, 320 E. Ed. Chapecó Office Center. Sala 10

CIRURGIA PEDIÁTRICA5380 Alberto Stolt 3322-2235 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 1126586 Leandro Trevizan 3324-6040 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 E, Ed. Mirador, Sala 028148 Ricardo Marcelus Araújo Filipak 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 - Clínica CIPED

CIRURGIA PLÁSTICA5642 Cezar Antonio Santin 3323-7555 Rua Índio Condá 325. Sala 2 7659 Fábio Portanova Barros 3323-8486 Rua Barão do Rio Branco, 380 Sala 2

14596 Gustavo Ré Colonheze 3329-2221 Rua Marechal Bormann 320 E.Centro. Salas 8 e 9

15206 Rafael de Almeida Tirapelle 3322-5044 Rua Florianópolis, 130 E – Centro.10576 Renato Bacher 3322-4845 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 23

CIRURGIA TORÁCICA 15234 Rodrigo Sponchiado da Rocha 3329-2613 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio - Sala 20211336 Rovani José Rinaldi Camargo 3329-2613 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio - Sala 202

CIRURGIA VASCULAR / ANGIOLOGIA4920 Airton Kannemberg 3322-4254 Rua Barão do Rio Branco, 449 - Med Center - Sala 0514474 Alexandre Almeida de Medeiros 3328-9714 Rua Barão do Rio Branco, 534. EcoMed - Sala 057346 Claudiomar Zardo Oliveira 3328-2000 Rua Clevelândia, 557 D. Bairro Jardim Itália 6045 Hélio Augusto Santos Machado 3323-4605 Rua Fernando Machado, 615 Angioclínica13525 Mário Goto 3328-9714 Rua Barão do Rio Branco, 534. EcoMed - Sala 05

CLÍNICA GERAL16898 Gustavo Giacomazzi 3328-6299 Rua General Osório, 260 D3691 Ivete Gnoatto Spagnol 3322-2852 Rua Barão do Rio Branco, 406 Polic. Rio Branco. Sala 073597 José Pegoraro Foresti 3322-0155 / 3322-0579 Avenida Nereu Ramos, 1857 E. Centro. CliniPOM 3320 Leonides Angelo Baldissera 3323-7317 Rua General Osório, 154 D1603 Luiz Guilherme Teixeira Desessards 3328-3913 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio - Sala 208

15208 Marcelo Carlos Scopel 3322-3939 Rua Marechal Bormann 320 E. Centro. Sala 12

5937 Marcos Isaac da Silva Martins 3324-7131 Rua Uruguai, 333 E. Edifício Caroli. Sala 042473 Sérgio Tansini 3323-2299 Rua Coronel Licínio Córdova, 313 D. Pronto Socorro

CLÍNICA MÉDICA2854 Celso Teixeira de Freitas Lemos 3323-3932 / 3324-6419 Rua Barão do Rio Branco, 534. EcoMed - Sala 058731 Cláudio da Cruz Ferreira 3323-8188 Rua Barão do Rio Branco, 621

17529 José Inácio Ferreira Pires 9955-7310 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento – Unimed 11611 Mariane Pissatto 3324-1684 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 Sala 036461 Rogério Ortolan 3323-3932 Rua Barão do Rio Branco, 534. EcoMed - Sala 056080 Sara Magali Berger 3322-1191 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 125368 Sérgio Luiz Moura Casagrande 3322-0290 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 12

COLOPROCTOLOGIA8817 Luis Carlos Farret Júnior 3323-5802 Rua Marechal Floriano Peixoto, 427 O. Proctoclínica5980 Rodrigo Biazus 3323-5802 Rua Marechal Floriano Peixoto, 427 O. Proctoclínica

DERMATOLOGIA9030 Aniela Maria Romanini 3329-5711 Rua Barão do Rio Branco, 406 Polic. Rio Branco. Sala 2018029 Berenice Cristina Olímpio Werlang 3322-1402 Rua Marechal Borman, 320 E. Edifício Chapecó Office Center. Sala 0411168 Fernanda Lago Castro 3316-0209 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 20917249 Frederico Hassin Sanchez 3328-4242 Av. Getúlio Dornelles Vargas, 283 S. Salas 04 e 0510455 Karine Andrea Lorenz 3323-6060 Rua Marechal Deodoro, 400. Edifício Piemonte Executivo - Sala 30917085 Luciane Cela 3311-8099 Rua Barão do Rio Branco, 380 D. Sala 01, Clinica Dermavasc7329 Márcio Claro Baldissera 3323-1269 Avenida Getúlio Vargas, 531 S. Clínica Integrada10272 Paula Hund 3329-9087 Rua Barão do Rio Branco, 370. Sala 10213136 Tatiana Mara Costella 3323-1311 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 306

ENDOCRINOLOGIA17203 Izabella Mariana Costa Bana 3316-3940 Avenida Porto Alegre, 24 E. Centro12156 Kelly Suga Sakamoto Heinig 3312-1622 / 3312-1623 Rua Barão do Rio Branco, 380 D. Sala 03, Próx. Escola Adventista10759 Mari Cassol Ferreira 3329-3180 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 305

ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA12367 Christopher Gallotti Vieira 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 – Clínica CIPED

Page 26: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia26

guia médico

FISIATRIA12710 Paulo André Harzheim 3322-6570 Rua Lauro Muller, 281-D – Clínica Comunicação

GASTROENTEROLOGIA1360 Almiro José Braga de Miranda Ramos 3322-2762 Avenida Fernando Machado, 401 D4317 Jerzy Brzozowski 3322-5035 Rua Barão do Rio Branco, 406 Polic. Rio Branco. Sala 063154 Milton Ernesto Scopel 3322-1185 Rua Barão do Rio Branco, 449. Med Center - Salas 01 e 025695 Waldir Savi Júnior 3323-0730 Rua Barão do Rio Branco, 406 Polic. Rio Branco. Sala 12

GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA7809 Margarida Alba Winckler 3322-2235 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 112

GINECOLOGIA / OBSTETRÍCIA5410 Adriana Cavalheiro Fontana 3323-8906 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 151265 Aliceu Kannenberg 3322-2741 Rua Barão do Rio Branco, 449 - Med Center - Sala 037674 Carlos A. Patzlaff 3322-0655 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 510130 Carlos Jeovani Yora 3322-8724 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 3094166 Celso Marques Menezes 3322-0231 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 11010675 Daniela Fenker 3322-4222 Avenida Fernando Machado, 298 E15372 Elis Margot Biasuz 3323-8839 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 400. Edifício Piemonte -Sala 5042480 Evanildes M. Camargo Guerreiro 3322-1914 Rua Barão do Rio Branco, 449. Med Center - Sala 136695 Fernanda de Azevedo Schenk 3323-9362 Rua Nereu Ramos 75. Edifício CPC. Sala 304 A11925 Juliano Esbissigo 3331-4115 Rua Barão do Rio Branco, 449 E. Med Center Sala 165177 Leonor Antonio Seben 3323-1415 Rua Uruguai, 437 D8700 Makey Rodrigo Zortéa 3323-9836 Rua Marechal Deodoro 400. Edifício Piemonte Executivo - Sala 605 4406 Mônica B. de Miranda Ramos Vieira 3323-1491 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 21212603 Patrícia Oliveira 3328-6749 / 3329-1164 Rua Uruguai, 71 E. Sala 1073869 Paulo Henrique Scottini 3322-2276 Rua Barão do Rio Branco, 406 Polic. Rio Branco. Sala 158037 Sandro Montemezzo 3323-4379 Rua Barão do Rio Branco esq. Rui Barbosa, 380-D10016 Taciana Lidineia Alflen 3328-9146 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 2104603 Venilton César Vieira 3323-1491 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico -. Sala 212

HEMATOLOGIA / HEMOTERAPIA13661 Juliana Faggion 3322-2191 Rua Israel, 770 D. Bairro Santa Maria - Centro de Oncologia e Hematologia 4728 Luiz Roberto Chiaradia Dalla Costa 3322-2191 Rua Israel, 770 D. Bairro Santa Maria - Centro de Oncologia e Hematologia3801 Minoro Otak 3329-6245 Rua Uruguai, 71 E. Centro Clínico Chapecó. Sala 108

HOMEOPATIA9327 Josema R. Ghisleni Raiman 3323-2479 Rua Nereu Ramos 75. Edifício CPC. Sala 1201-B

INFECTOLOGIA15196 Carolina Cipriani Ponzi 3322-4307 Av General Osório 465 Clínica Prevenção Vacinas. Sala 2

MASTOLOGIA 19042 Luiz Alberto Barcellos Marinho 3323-4618 R Borges de Medeiros 50 E, sl 05,Maria Goretti. Enfrente ao CAPS II8700 Makey Rodrigo Zortéa 3323-9836 Rua Marechal Deodoro, 400. Edifício Piemonte Executivo Sala 605

MEDICINA NUCLEAR11014 Rafael Saretta Portugal 3329-5861 Rua Barão do Rio Branco, 370 E

MEDICINA DO TRABALHO6919 Agnaldo dos Santos 3361-1840 Porto Alegre, 132 D. Saúde Ocupacional Unimed Chapecó3597 José Pegoraro Foresti 3361-1840 Porto Alegre, 132 D. Saúde Ocupacional Unimed Chapecó

NEFROLOGIA4296 Antônio César Moschetta 3323-0322 Rua Montevidéu, 869 D. Clínica Renal3814 Geraldo Antunes Cordova 3323-0322 Rua Montevidéu, 869 D. Clínica Renal

NEUROLOGIA8736 Auney de Oliveira Couto 3323-5708 Rua Floriano Peixoto, 180 O. Clínica INEUROS10177 Gioconda Seabra E. Mendes 3328-3843 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 2075955 Karin Adele Schimidt 3323-8709 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 26

NEUROCIRURGIA14105 Cleiton Piekala 3316-0267 / 3328-9813 Rua Achiles Tomazelli, 415 D. Centro. Próx. Vinhos Veritá 16994 Clézio Alex Onuki Castro 3316-0267 / 3328-9813 Rua Achiles Tomazelli, 415 D. Centro. Próx. Vinhos Veritá 9500 Francisco de Jesus da Silva Vernetti 3328-3693 Rua Marechal Deodoro, 400 E. Edifício Piemonte Executivo - Sala 5062494 José Francisco De A. Aymone Neto 3322-2847 Rua Barão do Rio Branco, 449 E. Med Center - Sala 2312621 Marcelo Lemos Vieira da Cunha 3316-1527 Rua Barão do Rio Branco, 302 E. Sala 111

OFTALMOLOGIA5123 Alberi Baú Meller 3323-3003 Rua Porto Alegre, 71 D15699 Alexandre Takahashi 3323-0910 Avenida Getúlio Dornelles Vargas, 681Clínica Bonfante14560 Cassiana Kannenberg 3312-2040 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 812193 Cristiano Lago 3316-0617 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 104

Page 27: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 27

6924 Delso Antônio Bonfante 3323-0910 Avenida Getúlio Vargas, 681 S7579 Eglas Emanuel Rossi 3329-7350 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 105 e 10415736 Fernando Bonfante 3323-0910 Avenida Getúlio Vargas, 681 S, Centro18030 Fernando Morandini Pradella 3322-6205 Rua Marechal Bormann, 243 E. Centro 3315 Jeova José Dias 3322-3444 Rua Marechal Bormann, 243 E. Centro12099 Junior Fermino Kuczmainski 3322-6205 Rua Marechal Bormann, 243 E. Centro6310 João Artur Etz Júnior 3323-6707 Avenida Getúlio Vargas, 681 S. Clínica Bonfante6040 Luciano Sandrin 3323-9000 / 3323-1885 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 314 e 31512398 Luiggi Ferronato Giordani 3322-3070 Rua Marechal Floriano Peixoto, 266 O, Clínica de Olhos Tomazelli8243 Roney Carlos Lora 3329-7350 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 105 e 104

ORTOPEDIA / TRAUMATOLOGIA7663 Adriano Reginatto Klein 2049-3800 Avenida Fernando Machado, 510 E, Clínica COT4851 Airton Luiz Pagani 2049-3800 Avenida Fernando Machado, 510 E, Clínica COT15451 Amauri Antônio Biazi 3330-6400 Rua Israel, 672 – Esquina Rua Florianópolis. Próx. Hosp. Regional4949 Antonio José de Marco 3323-2323 Rua Marechal Floriano Peixoto, 430. Centro11994 Carlos A. Machado Santos 3328-9691 Avenida Fernando Machado, 6158487 Carlos Henrique Mendonça Silva 3324-4002 Avenida General Osório, 42 E11648 Edson André Stakonski 3330-6400 Rua Israel, 672 – Esquina Rua Florianópolis. Próx. Hosp. Regional3533 Eduardo José Prochazka Frigeri 2049-3800 Avenida Fernando Machado, 510 E, Clínica COT11453 Gustavo A. de Camargo Guerreiro 3330-6400 Rua Israel, 672 – Esquina Rua Florianópolis. Próx. Hosp. Regional4312 Joaquim Reichmann Neto 3322-5056 Rua Uruguai, 226 E17173 Leandro de Albuquerque Shulhan 3330-6400 Rua Israel, 672 – Esquina Rua Florianópolis. Próx. Hosp. Regional2539 Luiz Alberto Alécio 2049-3800 Avenida Fernando Machado, 510 Clínica COT15399 Luiz Eduardo Cezar da Silva 2049-3800 Avenida Fernando Machado, 510 Clínica COT9304 Márcio Paz Telesca 3324-7948 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 20312339 Marco André Machado Alécio 2049-3800 Avenida Fernando Machado, 510 Clínica COT16188 Marcos André Sonagli 3330-6400 Rua Israel, 672 – Esquina Rua Florianópolis. Próx. Hosp. Regional

OTORRINOLARINGOLOGIA7342 Jones Ernani Schuster 3323-6082 Rua Barão do Rio Branco. Sala 021528 Luiz Fernando Granzotto 3322-0870 Rua Aquiles Tomazelli, 415 D. Centro. Próx. Vinhos Veritá 3898 Marcos José Karpinski 3322-0002 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 2119426 Matheus Moschetta 3312-2712 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 20714509 Rodrigo Armani Lino de Souza 3329-2221 / 3324-5496 Rua Marechal Bormann 320 E.Centro. Salas 8 e 9

PATOLOGIA3415 Cintia Lopes Dias 3322-0806 Rua Porto Alegre, 173 D. Instituto de Patologia. Sala 910760 Rosane Martins de Aguiar 3322-9174 Rua Porto Alegre, 109 D. Pathodiagnose8082 Jerso Menegassi 3322-0806 Rua Porto Alegre, 173 D. Instituto de Patologia. Sala 09

PEDIATRIA 12397 Aline A. S. Giordani (Dermatologia) 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 E. Centro. Clínica CIPED1250 Ani Rui Werlang 3322-1402 Rua Marechal Borman, 320 E. Sala 041626 Carlos Roberto Siqueira Reis 3322-0622 Rua Marechal Floriano Peixoto, 427 Sala 101

15267 Cristiane Franco de Oliveira (Nutrologia) 3328-0727 Rua Rui Barbosa, 78 E. Centro

9254 Christiane Gruber 3331-4115 Rua Barão do Rio Branco, 449. Med Center - Sala 1612367 Christopher Gallotti Vieira 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 E. Centro. Clínica CIPED4640 Demerval Florêncio da Rocha 3323-2479 Rua Nereu Ramos 75. Edifício CPC. Sala 1201-B12995 Greice Lucia de Bona 3331-3909 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 E, Ed. Mirador, Sala 023701 Jeanne Marie Novello Batzner 3322-1962 Rua Uruguai, 71. Sala 1094215 Luiz Tsuyosmi Inoue 3323-8980 Rua Uruguai, 71 Salas 201 e 2027809 Margarida Alba Winckler 3322-2235 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 1127220 Maria de Fátima G. Pinetti 3322-4322 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 3124067 Marta Formoso Goldschmidt 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 E. Centro. Clínica CIPED3868 Osmar Tadeu do Nascimento 3322-1196 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Sala 1081922 Raja Elias 3322-1623 Rua Barão do Rio Branco, 449 - Med Center - Sala 224925 Rozane Maria Golin G. Barbiero 3322-4890 / 3322-1341 Rua Aquiles Tomazelli, 102 E. Centro. Clínica CIPED5705 Vera Lúcia Mainardi 3322-5546 Rua Marechal Deodoro 400 E. Edifício Piemonte Executivo -Sala 1005

PNEUMOLOGIA10614 Aland Waldow 3324-6677 / 3329-4639 Rua Marechal Deodoro 400 E. Ed. Piemonte - Clínica Ames. Sala 2063449 Oreste Pedro Maia Andrade 3322-0297 / 9952-8795 Rua Barão do Rio Branco, 406 Polic. Rio Branco. Sala 9

PSIQUIATRIA7542 Daniel Ayres D´Avila 3361-1812 Rua Barão do Rio Branco. 243E. Univida/Med. Preventiva7920 Jacques Zorzetto 3323-8228 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 21015564 Juliana Perizzolo 3322-6570 Rua Lauro Muller, 281 D. Centro. Sala 6

Page 28: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia28

CLÍNICAS ESPECIALIzADAS Audioclínica 3316-1009 Rua Porto Alegre 390 D. Centro

Centro Cardioneurovascular

3361-1844 Rua Porto Alegre 132 D. Hospital Unimed Chapecó- Cateterismos (cardíaco, cerebral e vascular)- Implantes de stents e Próteses Vasculares- Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio- Tratamento de Arritmias Cardíacas- Tratamento do AVC Agudo (derrame cerebral)

3361-1844 Rua Porto Alegre 132 D. Hospital Unimed Chapecó - Cirurgia CardíacaCentro de Oncologia e Hematologia Unimed Chapecó 3322-2191 Rua Israel, 770 D. Santa MariaClínica Kozma – Medicina Nuclear 3329-5861 Rua Barão do Rio Branco, 370 E

guia médico

TELEFONE LOCAL DE ATENDIMENTO

5052 Amilcar Sottili Langoski 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Complexo Unimed Chapecó

4084 Carlos Alberto Luzzi 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Complexo Unimed Chapecó

14829 Franco Bayer Foresti (Em Licença) 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Complexo Unimed Chapecó

15091 Gabriel Nagel 3361-1812 Rua Barão Do Rio Branco, 243 E. Univida - Medicina Preventiva

11726 Guilherme Wentz Biazus 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Complexo Unimed Chapecó

12710 Paulo André Harzheim 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Complexo Unimed Chapecó

4475 Tabajara Cordeiro Vidal 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Complexo Unimed Chapecó

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM10598 André Herique Montemezzo 3329-4317 Rua Porto Alegre. Bio Imagem7351 Asterio Jerônimo D. Dorneles Filho 3329-4317 Rua Porto Alegre. Esquina com Uruguai. Bio Imagem4054 Cirene Maria de Moraes 3323-1148 Rua Uruguai, 71 E. . Sala 1041201 Clóvis Hercílio Isolani 3322-2753 Rua Porto Alegre,120 E. Sala 10518261 Fabio Miranda Bordin 3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D. Centro. Unimagem – Hospital Unimed16649 Isabela Garcia Vieira 3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D. Centro. Unimagem – Hospital Unimed18206 Jonas de Souza Dalabona 3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D. Centro. Unimagem – Hospital Unimed12754 Mateus Broetto 3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D. Centro. Unimagem - Hospital Unimed29922 Rafael Agnolin 3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D. Centro. Unimagem – Hospital Unimed12787 Taís Camila Zortéa 3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D. Centro. Unimagem – Hospital Unimed

RADIOTERAPIA3659 Ricardo Polli 3321-6766 Rua Florianópolis, 1448 E. Bairro Santa Maria. Hospital Regional

REUMATOLOGIA7642 Félix José Trentin Filho 3323-7347 Rua Barão do Rio Branco, 284 E. Sala 612662 Rafael Barbieri 3361-1812 Rua Barão do Rio Branco. 243E. Univida/Med. Preventiva

UROLOGIA6293 César Augusto Bombardelli 3323-3569 Rua Barão do Rio Branco, 430. Centro Integrado de Saúde. Sala 54897 Enio Roberto Brambatti 3323-8980 Rua Uruguai, 71 E.. Salas 201 e 2024068 Hardy Franz Goldschimidt 3323-2237 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 2083226 Júlio Antonio Zawadzki 3322-2952 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio-. Sala 2158301 Leandro Valdir Viecili 3322-9493 Rua Barão do Rio Branco, 449 E. Med Center - Sala 91341 Wilmar José Nogara 3322-1777 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 113

• MÉDICOs AtUAntEs nO COMPlExO UnIMED CHAPECÓTELEFONE LOCAL DE ATENDIMENTO

3950 André Labres 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

11648 Edson André Stakonski 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

17529 José Inácio Ferreira Pires 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

2882 Lauro Beirith 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

6013 Ricardo Andreski Moita 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

12726 Rodrigo Aguiar da Silva 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

6592 Telmo Renato Bacher 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. Pronto Atendimento - Unimed

• DEMAIs MÉDICOs – UnIMED CHAPECÓ

• CHAPECÓ - sERVIÇOs DE sAÚDE

Page 29: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 29

Centro de Litotripsia Chapecó 3323-8165 Rua Barão do Rio Branco 370-E esq. c/ Porto Alegre, Sala l10Cerv - Centro Especializado de Retina e Vítreo 3329-7350 Rua Barão do Rio Branco 302. Policlínica Sto Antônio. Salas 104 e 105Clínica de Ortopedia e Traumatologia - COT 2049-3800 Av. Fernando Machado, 510 Clínica COTClínica Médica Sandrin 3323-9000 Rua Barão do Rio Branco300. Policlínica Sto Antônio- Salas 314 e 315Clínica Renal Oeste 3323-0322 Rua Montevidéu, 869 DClínica Oftalmológica de Cirurgia Refrativa 3323-0910 Rua Florianópolis, 1411 E. Bairro Santa MariaFahece - Fundação de Apoio Hemosc Cepon 3329-0550 / 3329-2228 Rua São Leopoldo, 391 D. Bairro EsplanadaGastroclínica - Med Center 3322-1185 Rua Barão do Rio Branco, 449-E - Med Center - Salas. 1 e 2Otoclin - Clínica Audiológica 3322-2244 Avenida Porto Alegre, 287 D. Centro

DIAGNÓSTICOS POR IMAGEMCentro de Diagnóstico por Imagem - Unimed Chapecó

3361-1880 Rua Porto Alegre, 132 D – Hospital Unimed

- Artro-ressonância Magnética- Biópsia guiadas por Ultrassonografia- Densitometria Óssea- Ecodopplercardiograma fetal, infantil e adulto- Mamografia Digital- Polissonografia- Raios-x Digital Convencional e Contrastado- Ressonância Magnética - Tomografia Computadorizada- Ultra-sonografia- Ultrassonografia com Doppler- Vídeoendoscopia - Vídeocolonoscopia - VídeobroncoscopiaCentro de Diagnóstico Radimagem 3323-1148 Rua Uruguai, 71 E. Edifício Centro Clínico ChapecóBio Imagem - Clínica de Imagem Dorneles 3329-4317 Rua Porto Alegre. Esquina com Uruguai - Bio ImagemClínica Radiológica Chapecoense 3322-2753 Rua Porto Alegre,120. Centro Médico - Sala 105

CLÍNICAS DE FISIOTERAPIAFisioterapia Unimed Chapecó 3323-1307 Avenida Fernando Machado, 530 EFisioterapia Hospital Regional 3323-3002 Rua Montevidéu, 400 D. Anexo Hospital Regional

HOSPITAISHospital Unimed Chapecó 3361-1800 Rua Porto Alegre, 132 D. CentroHospital Dia de Oftalmologia 3323-0910 Rua Florianópolis, 1411 E. Bairro Santa MariaHospital Regional do Oeste 3321-6500 Rua Florianópolis, 1448 E. Bairro Santa Maria

LABORATÓRIOS DE ANÁLISES LÍNICAS Laboratório Unimed Chapecó 3361-1850 Rua Porto Alegre, 132 DLaboratório Unimed Chapecó 3329-3596 Anexo à UnochapecóLaboratório Brasil 3322-3986 Rua Barão do Rio Branco, 302 E. Policlínica Santo Antônio

LABORATÓRIOS DE ANÁLISES PATOLÓGICAS Instituto de Patologia Oeste 3322-0806 Rua Porto Alegre, 173 D. Sala 09Patho Diagnose 3322-9174 Rua Porto Alegre, 115 D. Centro

MEDICINA PREVENTIVAClínica Geral e Clínica Médica15091 Gabriel Nagel 3361-1812 Rua Barão do Rio Branco, 243, E. Univida / Med. Preventiva17529 José Inácio Ferreira Pires 3361-1812 Rua Barão do Rio Branco, 243, E. Univida / Med. PreventivaFonoaudiologiaNutriçãoPsicologiaPsiquiatria7542 Daniel Ayres D´Avila 3361-1813 Rua Barão do Rio Branco, 243, E. Univida / Med. PreventivaReumatologia12662 Rafael BarbieriTerapeuta Ocupacional

CAXAMBU DO SUL CLÍNICA GERAL

5720 Angelo Nicolini 9923-9230 Rua Selvino Burtet, 62. Centro. Anexo ao Hospital

HOSPITAL Hospital do Trabalhador Rural 3326-0120 Rua Selvino Burtet, 62. Centro

LABORATÓRIO

• CHAPECÓ - GUIA REGIOnAl

Page 30: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia30

guia médico

Laboratório Rudiger 3326-0126 Rua Selvino Burtet, 62. Centro. Anexo ao HospitalCORONEL FREITAS

CLÍNICA GERAL 1294 Carlos Eduardo A. Rauen 3347-0161 Rua Santa Catarina, 329. Centro

HOSPITAL Hospital Nossa Senhora da Saúde 3347-0368 Rua Ceará, 434. Centro

LABORATÓRIO Biocenter - Adalberto Ciarini 3347-0119 Rua Amazonas, 475GALVÃO

HOSPITAL Os atendimentos prestados foram redirecionados para o Hospital Beneficência Camiliana do Sul, no município de Quilombo.MODELO

HOSPITAL Hospital de Modelo 3365-3138 Rua XV de novembro, 4000. CentroNOVA ERECHIM

CLÍNICA GERAL 5304 Bernardo André Barbieri 3333-0391 Rua Francisco Ferdinando Losina, 140. Centro

HOSPITAL Hospital do Trabalhador Rural 3333-0142 Rua Francisco Ferdinando Losina, 132. CentroNOVA ITABERABA

LABORATÓRIO Laborliz 3327-0294 Rua Frei Liberato, 212. Centro. Sala 2PINHALzINHO

CLÍNICA GERAL 1256 Nelso Dalcin Lago 3366-1156 Av. Recife, 1881. Sto Antônio.Centro Médico.Sala 20213476 Paulo Fernando Crespo Carvalho 3366-3914 Av. São Paulo, 558. Centro. Edifício Isabela. Sala 01

CARDIOLOGIA 9596 Ronaldo José Guerra 3366-3071 Av. Recife, 1881. Sto Antônio. Centro Médico.Sala 310

GINECOLOGIA / OBSTETRÍCIA 6946 Elton Antônio Schuh 3366-2706 Av. Recife, 1881. Sto Antônio.Centro Médico. Sala 309

OFTALMOLOGIA 12193 Cristiano Lago 3366-3413 Av. Recife, 1881. Sto Antônio. Centro Médico.Sala 202

ORTOPEDIA / TRAUMATOLOGIA 9663 Cristhian Fiorini 3366-1124 Av. Recife, 1881. Sto Antônio.Centro Médico.Sala 305

FISIOTERAPIA Fisiolife 3366-3113 Rua Belo Horizonte, 2088. Sto Antônio. Anexo ao Hospital

HOSPITAL Associação Hospitalar Beneficente Pinhalzinho 3366-1711 Rua Belo Horizonte, 2088. Bairro Santo Antônio

LABORATÓRIO Laboratório Brasília 3366-1560 Avenida São Paulo, 1319 Laboratório Santo Antônio 3366-3073 Av. Recife, 1881. Sto Antônio. Centro Médico. Sala 104QUILOMBO

CLÍNICA GERAL 4261 Cláudio Francisco Favaretto 3346-3069 Rua Duque de Caxias, 334. Centro. Anexo ao Hospital5342 Deomir Luiz Daneluz 3346-3069 Rua Duque de Caxias, 334. Centro. Anexo ao Hospital1206 Renato Pimentel Poli 3346-3069 Rua Duque de Caxias, 334. Centro. Anexo ao Hospital

FISIOTERAPIA Medclin 3346-3521 Rua Paulo Pasquali, 90. Centro

HOSPITAL Hospital Beneficência Camiliana do Sul 3346-3197 Rua Duque de Caxias, 329. Centro

LABORATÓRIO Bioclínico 3346-3766 Avenida Coronel Ernesto Bertaso, 606. Sala 03 Laboratório Pedro Huss 3346-3336 Rua Presidente Juscelino, 451SÃO CARLOS

CLÍNICA GERAL 1702 Sizenando Souza Filho 3325-4389 Rua Santa Catarina, 954. Centro

CLÍNICA MÉDICA5708 Gilmar Luiz Brustolin 3325-4462 Travessa Osvaldo Cruz, 89

GINECOLOGIA / OBSTETRÍCIA 14475 Milena San Martins Mendonça 3325-4999 Rua Santa Catarina, 954. Centro. Sala 035707 Wilma Ribas Brustolin 3325-4462 Travessa Osvaldo Cruz, 89

OFTALMOLOGIA

Page 31: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 31

CRM ESPECIALIDADE/MÉDICO FONE ENDEREÇO

ANESTESIOLOGIA3874 Jorge Chagas Doering 3433-4399 Av. Brasil, 79 - sala 2014236 Thomas Alexandre Voos 3433-2280 Av. Brasil, 884

ANGIOLOGIA8459 Eduardo Simões da Matta 3433-9627 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 101

CIRURGIA ONCOLÓGICA14097 Gean Cleiton Listoni 3433-0041 R.Cel. Passos Maia, 360 - Sala 104

CARDIOLOGIA14732 André Augusto Martins 3433-5330 R. 7 de setembro, 290 - sala 2614845 Leonardo Fabio Carelli 3433-5330 R. 7 de setembro, 290 - sala 268264 Marcos Brandelero 3433-4879 R. Marechal Bormann, 175241 Marines Bertolo Peres 3433-5060 R. Coronel Santos Marinho, 25510529 Rafael Augusto Favero 3433-5330 R. 7 de setembro, 290 - sala 26

CIRURGIA GERAL14097 Gean Cleiton Listoni 3433-0041 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 1048761 Leonardo Gauer 3433-7725 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 10413183 Leonardo Lacava Lopes 3433-5915 R. 7 de setembro, 290 - sala 14 1396 Milton Neumann 3433-0683 R. Celestino do Nascimento, 3889610 Moacir R. Carvalho Filho 3433-7121 R. Coronel Passos Maia, 360 - sala 308

CIRURGIA DE MÃO15006 Jhon Fischer C. Bermudez 3433-1025 R. 7 de setembro, 290 - Sala 19

CIRURGIA TORÁCICA8761 Leonardo Gauer 3433-7725 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 207

CIRURGIA VASCULAR8459 Eduardo Simões da Matta 3433-9627 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 101

CIRURGIA CARDIOVASCULAR13183 Leonardo Lacava Lopes 3433-5915 R. 7 de setembro, 290 sala 14

CLÍNICA MÉDICA3896 Luiz Afonso dos Santos 3433-1215 Av. Brasil, 79 - sala 1027544 Mário Augusto Marques 3433-2427 R. Victor Konder, 452

ENDOCRINOLOGIA14513 Melissa Derossi 3433-0041 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 10418137 Débora Rodrigues Siqueira 3433-5330 R. 7 de Setembro, 290 - sala 26

GASTROENTEROLOGIA1396 Milton Neumann 3433-0683 R. Celestino do Nascimento, 388

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA4792 Edenilson Zorzo 3433-0667 R. General Osório, 155 - sala 01

10324 Giselle Caon de Souza 3325-5739 Rua Santa Catarina, 954. Centro. Sala 204

PEDIATRIA 5415 Tanara Barroca Maurer 3325-4408 Rua Santa Catarina, 954. Centro

FISIOTERAPIA Bem Starfisio 3325-4255 Travessa Osvaldo Cruz. Anexo ao Hospital Fisioativa 3325-4715 Rua Monteiro Lobato, 174. Centro

HOSPITAL Hospital Padre João Berthier 3325-4255 Travessa Osvaldo Cruz, 56

LABORATÓRIO Laboratório Elisete Bedin 3325-4762 Travessa Osvaldo Cruz, 65. Laboratório Marcos Fedrigo 3325-4232 Rua Santa Catarina, 954. Centro.SAUDADES

CLÍNICA GERAL 842 Juan Garcia Reyes 3334-0119 Rua Brasil, 736. Centro3222 Luiz Vitório Cichoski 3334-0818 Rua Brasil, 736. Centro

HOSPITAL Hospital de Saudades 3334-0146 Rua Princesa Isabel, 357

• xAnxERÊ - GUIA MÉDICO

Page 32: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia32

guia médico

9947 Eduardo Guerra 3433-9936 R. General Osório, 372 6804 Flávio Filappi 3433-2969 R. Cel. Santos Marinho, 2856496 Iara de Bortoli 3433-3278 R. Cel Passos Maia, 360 - sala 2053260 Luiz Carlos Pezzali 3433-0656 R. Cel Passos Maia, 360 - sala 2047680 Mara T. Kurtz Gritti 3433-8698 R. Victor Konder, 1005 - sala 1035436 Maria de Lourdes da Fonseca 3433-2951 R. Olavo Bilac, 60 - Caixa Postal 331397 Regina Neumann 3433-0683 R. Celestino do Nascimento, 3884731 Rita M. G. Pezzali 3433-0789 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 204

GERIATRIA1555 Bernardete M. Machado 3433-0260 R. Olavo Bilac, 16 - sala 03

HEMODINÂMICA9892 Luiz Fernando R. Morrone 3433-0813 R. Celestino do Nascimento, 373

MEDICINA DO TRABALHO1555 Bernardete M. Machado 3433-0260 R. Olavo Bilac, 16 - sala 033080 Edo Queiroga 3433-3030 R. Celestino do Nascimento, 460 - sala 033890 Jorge Streciwik 3433-0795 R. Irineu Bonhausen, 310 3896 Luiz Afonso dos Santos 3433-1215 Av. Brasil, 4705 Claudio Briese 3433-2280 Av. Brasil, 884

NEFROLOGIA9043 Mauricio Rezende Gomes 3433-5494 R. Marechal Bormann, 401

NEUROLOGIA14840 Mauro Tibolla 3433-3444 R. Anita Garibaldi, 352

NEUROCIRURGIA14840 Mauro Tibolla 3433-5050 R. Anita Garibaldi, 352

OFTALMOLOGIA12099 Júnior Fermino Kuczmainski 3433-2759 R. Papa João XXIII, 2027272 Mário Alberto Corso 3433-2759 R. Papa João XXIII, 20212398 Luiggi Ferronato Giordani 3433-6424 R. Padre Anchieta, 37 - sala 01

ORTOPEDIA8295 Aira Vieira dos Santos 3433-4879 R. Marechal Bormann, 174705 Claudio Briese 3433-2280 Av. Brasil, 88415006 Jhon Fischer C. Bermudez 3433-1025 R: 7 de setembro, 290 - sala 19

OTORRINOLARINGOLOGIA10225 Alessandro Zaffari 3433-9125 R. General Osório, 155 - sala 02

PEDIATRIA3080 Edo Queiroga 3433-3030 R. Celestino do Nascimento, 460 - sala 037687 Flávia Ribeiro Sedrez 3433-2427 R. Victor Konder, 4526497 Luciano de Bortoli 3433-3278 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 2035729 Mariluci Zaffari 3433-1739 R. Marechal Bormann, 415227 Paulo Sergio Peres 3433-2092 R. Coronel Santos Marinho, 2552907 Wilson Michelin 3433-0473 R. General Osório, 510

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM6311 Edson E. Tansini da Silva 3433-6117 R. Independência, 12724178 Hernán Heredia Farrel 3433-2174 R. Celestino do Nascimento, 390

UROLOGIA4099 Valdemar Benin Jr. 3433-1502 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 309

LOCAL DE ATENDIMENTOFONE ENDEREÇO

CENTRO DE CARDIOLOGIA 50826-8 CEAC 3433-0813 R. Celestino do Nascimento, 373

CLÍNICA DE GINECOLOGIA50930 Clínica Pezzali 3433-0789 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 204

CLÍNICA DE HEMODIÁLISE50133-6 Unidade de Terapia Renal 3433-5494 R. Marechal Bormann, 401

CLÍNICA DE IMAGEM 50654-1 Clínica de Diagnósticos Via Imagem 3433-6666 R. Celestino do Nascimento, 57330656-8 Clínica de Diagnósticos Silvana 3433-2174 R. Celestino do Nascimento, 38830663 Clínica Interação Diagnostica 3433-6117 R. Independência, 1272

• xAnxERÊ - GUIA DE PREstADOREs

Page 33: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia 33

ABELARDO LUz

CLINICO GERAL2081 José Carlos Momesso 3445-4147 R. Levi Linhares da Silva, 584

GINECOLOGISTA9947 Eduardo Guerra 3445-5506 R. Adelar Begnini, 401

LABORATÓRIO20190-1 Laboratório Tecnolab 3445-4282 Av. Getúlio Vargas, 57620222-3 Laboratório Santo Antonio 3445-4311 Av. Getúlio Vargas, 69720974 Laboratório Santa Cruz 3445-5600 R. Nossa Senhora das Graças, 1321

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA50070-4 Clínica Fisioclin 3445-4455 R. Ageniple Silva, 700

HOSPITAL40110-2 Hospital Nossa Senhora Aparecida 3445-4147 R. Levi Linhares da Silva, 584FAXINAL DOS GUEDES

CARDIOLOGISTA14732 André Augusto Martins 3436-0747 Av. Rio Grande do Sul, 394

PEDIATRIA8434 Clarethe G. da Silveira 3436-0747 Av. Rio Grande do Sul, 394

GINECOLOGISTA4365 Luiz Carlos Schaedler 3436-0034 R. 7 de setembro, 273

CLÍNICA FISIOTERAPIA50058-2 Cínica Sol da Terra 3436-0747 Av. Rio Grande do Sul, 394

HOSPITAL40111-0 Hospital São Cristóvão 3436-0120 R. 03 de maio, 415

LABORATÓRIO20191-0 Laboratório Flavio Bruno Boff 3436-0054 R. 7 de setembro, 348PONTE SERRADA

CARDIOLOGIA14732 André Augusto Martins 3435-1001 Rua Frei Caetano, 11714845 Leonardo Fabio Carelli 3435-1001 Rua Frei Caetano, 117

CLÍNICA DE ORTOPEDIA50069-0 Clínica Brandelero 3433-4879 R. Marechal Bormann, 1750152-2 Clínica Ortoclin 3433-2280 Av. Brasil, 884

CLÍNICA DE OFTALMOLOGIA50815-2 Santa Maria Instituto de Oftalmologia 3433-2759 R. Papa João XXIII, 202

CLÍNICA DE ULTRASSONOGRAFIA30656-8 Clínica de Diagnóstico Silvana 3433-2174 R. Celestino do Nascimento, 36650020-8 Clínica MedClin 3433-0683 R. Celestino do Nascimento, 38850654-1 Clínica de Diagnósticos Via Imagem 3433-6666 R. Celestino do Nascimento, 57330663 Clínica Interação Diagnostica 3433-6117 R. Independência, 1272

FISIOTERAPIA51050 Alegra Fisioterapia e Pilates 3433-0201 Avenida La Salle, 36651003 Cardiolife 3433-6263 R. Papa João XXIII, 590 - sala 0250103-4 Clínica de Fisioterapia Acadrolli 3433-1943 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 21051002 Clínica de Fisioterapia Reabilitar 3433-7511 R. Barão do Rio Branco, 6850152-2 Clínica Ortoclin 3433-2280 Av. Brasil, 88450851-9 Clínica Vida 3431-0317 R. Olavo Bilac, 36550919-1 Clorivan José Zolet 3433-2855 R. General Osório, 231

HOSPITAL40109-0 Hospital Regional São Paulo 3441-7777 R. Celestino do Nascimento, 373

LABORATÓRIOS 20966 Laboratório Analic 3433-0779 R. Rui Barbosa, 23820969 Laboratório Cristal 3433-8712 R. Papa João XXIII, 487 sala 0220197-9 Laboratório Policenter 3433-1700 R. Cel. Passos Maia, 360 - sala 10720193-6 Laboratório Silvana A. F. Heredia 3433-0679 R. Victor Konder, 70720967 Laboratório Vida & Saúde 3433-7267 R. Victor Konder, 1005 - sala 10220968 Laboratório Vidas 3433-0869 R. Celestino do Nascimento, 36820228-2 Laboratório Xanxerê 3433-2900 R. Celestino do Nascimento, 436

• xAnxERÊ - ÁREA DE AtUAÇÃO

Page 34: Unimeds do Oeste - Ed. 10

+ Saúde no seu dia a dia34

GUIA MÉDICO

guia médico

O guia médico impresso é atualizado de acordo com a periodicidade desta revista (02 meses) e, por este motivo, pode ter sofrido alterações. Para consultar o guia

médico atualizado acesse: www.unimedchapeco.com.br

SAC 0800 644 1800

CLÍNICO GERAL5424 Pedro Espinosa 3435-0359 Av. XV de Novembro, 6867428 Lirio Barreto 3435-0800 Av. XV de Novembro, 659

PEDIATRIA6684 Margarete Saraiva Peres 3435-0220 Av. XV de Novembro, 860

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA50067-4 Clínica de Fisioterapia Kalu 3435-0220 Av. XV de Novembro, 860

CLÍNICA DE IMAGEM30662 Clínica JS Imagem 3435-0709 Av. XV de Novembro, 850

CLÍNICA MÉDICA50729 Clínica Médica Espinosa 3435-0359 Av. XV de Novembro, 686

LABORATÓRIO20945-7 Laboratório Lais 3435-0388 Av. XV de Novembro, 24220971 Laboratório Fernanda Trindade 3435-0696 R. Frei Caetano, 283 - sala 0120972 Laboratório Vida e Saúde 3435-0753 R. Madre Maria Theodora , 54 sala A

HOSPITAL40819-3 Hospital Santa Luzia 3435-0220 Av. XV de Novembro, 860SÃO DOMINGOS

CLÍNICA MÉDICA2992 Luiz Carlos Pereira 3443-0362 R. Beijamin Constant

LABORATÓRIO20275-4 Bio Vida Laboratório de Análises Clínicas 3443-0365 R. Beijamin Constant, 630 - sala 01

HOSPITAL40113-7 Hospital São Pedro 3443-0066 R. Osvaldo Aranha, 495

VARGEÃOCLÍNICA GERAL

7428 Lírio Barreto 3434-0256 R. 7 de setembro, s/nº

HOSPITAL40023-8 Associação Hospitalar de Vargeão 3434-0177 R. 7 de setembro, s/nºXAXIM

ANESTESIA7753 Edimar Romano 3353-2212 R. Nereu Ramos, 438

CARDIOLOGISTA14732 André Augusto Martins 3353-1617 R. André Lunardi, 1283 - sala 110

CLÍNICA MÉDICA3461 César Gastão Fonini 3353-1182 R. Rui Barbosa, 5558068 Luiz F. Diniz Fagundes 3353-6298 R. André Lunardi, 1283 - sala 1092915 Tales José Lunardi 3353-1295 R. André Lunardi, 1283 - sala 205

CIRURGIA GERAL7754 Cleverson Lara Martins 3353-6298 R. André Lunardi, 1283 - sala 10912656 Cícero Lopes da Silva 3353-4831 Travessa Independência, 154

FISIOTERAPIA50772-5 Centro de Reabilitação Frei Bruno 3353-4747 R. André Lunardi, 1283 - sala 105

GINECOLOGIA4145 Ari Celso Fransozi 3353-2228 R. André Lunardi, 1283 - sala 1081753 Duvar Lopes da Silva 3353-4033 Av. Luiz Lunardi, 522

HOSPITALHospital Frei Bruno 3353-2212 R. Nereu Ramos, 438

LABORATÓRIOLaboratório de Análises Clínicas Padrão 3353-2329 R. André Lunardi, 1283Laboratório Laborax 3353-1222 Av. Luiz Lunardi, 731 Caixa Postal 104Vital - Labor Laboratório 3353-6110 R. André Lunardi, 891

Page 35: Unimeds do Oeste - Ed. 10
Page 36: Unimeds do Oeste - Ed. 10

3037_V_AF_Anuncio Jogadores_21x27,5cm_preco.pdf 1 10/04/13 17:53