jornal do oeste sc ed. 16

32
Trânsito Xaxim poderá implantar Estaciona- mento Rotativo em outubro Página 18 FOTO: LUCAS SAPORITI Melchior Berte A D V O G A D O [email protected] Fone: 49 3353.5617 Cel: 8418.8444 Rua Rio Grande, 788 - Centro Cep: 89825-000 - Xaxim - SC OAB/SC 19.503 Xaxim - Sexta-feira - 24 de Maio de 2013 - Ano I - Edição 16 Polêmica Partido Social Cristão (PSC) recorreu ao Su- premo contra decisão do CNJ sobre casamento gay Página 08 Esportes Taça Guarany “59 anos” comemora aniversário da equipe em Xaxim Página 29 Saúde Quiropraxia para o idoso: envelheça com saúde Página 20 Coral Arautos do Grande Rei Ex-integrante, Márcio Buzatto, é hoje maestro do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS e regente do Coro da URI – Erechim O Maestro Márcio Buzatto (direita) teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei. Saiu de Xaxim para realizar seu sonho: estudar regência e com- posição musical. Hoje, Márcio é um músico consagrado e participa de dezenas de congressos e festivais musicais em todo o Brasil. Páginas 12 e 13 Nesta Edição

Upload: diario-data-x

Post on 11-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição 16 Jornal do Oeste SC

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 1 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

TrânsitoXaxim poderá

implantar Estaciona-mento Rotativo em

outubro

Página 18

FOTO: LUCAS SAPORITI

Melchior BerteADVOGADO

[email protected]: 49 3353.5617 Cel: 8418.8444Rua Rio Grande, 788 - Centro Cep: 89825-000 - Xaxim - SC

OAB/SC 19.503

Xaxim - Sexta-feira - 24 de Maio de 2013 - Ano I - Edição 16

Polêmica

Partido Social Cristão (PSC) recorreu ao Su-

premo contra decisão do CNJ sobre

casamento gay

Página 08

EsportesTaça Guarany “59 anos” comemora aniversário

da equipe em Xaxim

Página 29

SaúdeQuiropraxia para o

idoso: envelheça com saúde

Página 20

Coral Arautos do Grande Rei

Ex-integrante, Márcio Buzatto, é hoje maestro do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS e regente do Coro da URI – Erechim

O Maestro Márcio Buzatto (direita) teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei. Saiu de Xaxim para realizar seu sonho: estudar regência e com-posição musical. Hoje, Márcio é um músico consagrado e participa de dezenas de congressos e festivais musicais em todo o Brasil.

Páginas 12 e 13

Nesta Edição

Page 2: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 2 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Expediente

O Jornal do Oeste é distribuído todas as sextas-feiras.

Sede e redação: Rua Celso Tozzo – 292 – Centro – Cordi-lheira Alta – SC. CEP: 89819-000.

Telefone: (49) 3358 0392 – CNPJ: 15.294.056/0001-73 Diretores proprietários: Francismar Martins e Lisiane Zanotto

Jornalista: Iunes Ferraz (SC 01699 JP)

Repórteres: Ricardo Dalla Riva e Raphael Spiller

Diretor Financeiro: Francis-mar Martins ([email protected])

Diretora Comercial: Lisiane Zanotto ([email protected])

Vendas: Noedi de Vargas

Contatos: [email protected]

Na internet: www.jornaldoo-estesc.com.br e www.portalxaxim.com.br

Tiragem: 3.500 exemplares

Municípios de Abrangên-cia: AMAI (Bom Jesus, En-tre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão, Xanxerê e Xaxim). AMOSC (Águas Frias, Cha-pecó, Cordilheira Alta, Co-ronel Freitas, Modelo, Nova Erechim, Pinhalzinho, Sul Brasil). Outros municípios (Irani).

Os Artigos assinados são de responsabilidade de seus au-tores

Outros veículos do grupo:

Jornal Data X - jornal diário editado e distribuído em Xa-xim, Lajeado Grande, Mare-ma, Entre Rios e Cordilheira Alta.

Telefone de Contato: 49 3358 0392

www.portalxaxim.com.br

Bruno Antonio [email protected]

O VereadorEleito pelo povo, membro de uma Câ-mara, responsável para legislar (criar e votar Leis), fiscalizador do bem pú-blico especialmente do Executivo, re-presentante do povo e que atua na base da pirâmide da sociedade, portanto atri-buo muita importância a este exercício. Acredito ser o ato de fiscalizar a mais importante função do Vereador, para tanto tem que ser alguém que entenda, pelo menos, um pouco de economia, de negócios, de contabilidade, de Direito e de Administração, para que possa emi-tir opinião, parecer e julgar. Sim, existe momento em que o vereador tem que julgar, especialmente quanto investido de poder, como nas Comissões de In-quérito CPIS que ao final da investiga-ção poderá pedir a condenação do ente público que tenha praticado crime de responsabilidade. Outra atribuição, se

não a mais importante é uma das prin-cipais é a de criar leis. É prática comum nos parlamentos que o poder Executivo seja o maior criador de Leis e isto não é o correto, pois ao Executivo cabe o pa-pel de executar e não de Legislar, seja por projetos de leis, medidas provisó-rias e ou decretos, então cabe aos legis-ladores terem a iniciativa de criar leis e para tanto, tem estes representantes do povo que estarem muito bem capacita-dos, conhecedores das demandas e das necessidades de sua comunidade. A so-ciedade tem que saber das atribuições, elegerem pessoas capacitadas e com-prometidas, que investidas do poder, o exerça de forma correta, intensiva e voltada ao seu papel no momento em que estiver a frente do poder Legisla-tivo. Quanto à remuneração, não sou demagogo e dizer que deveria ser um

trabalho voluntário, mas condeno os grandes salários, assim como condeno os pagamentos mesmo quando ausentes e também condeno quando há baixa ou inexpressiva atuação, como condeno o uso de pagamento de diárias, quando em viagem de estudos e ou representando o seu município, porém concordo com ressarcimento das despesas, sugerindo então, que sejam pagos os salários dos vereadores desta forma: um fixo pelas presenças e parte por produtividade na apresentação de Projetos de Leis, horas de atuação nas comissões permanentes e nas de inquérito e outras petições, desde que aceitas, após estudo de via-bilidade, pelas comissões pertinentes e que tenha um teto máximo estabeleci-do, assim como é fixado o salário nos dias de hoje.

FestasFestas de Junho em Cordilheira

Alta

Festa Junina no Colégio Media-

ção – 08/06

Festa Junina Linha Bento

22/06

Festa Junina em Fernando Ma-chado – 29/06

Page 3: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 3 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Lisiane ZanottoDiretora Jornal do Oeste

Fiação subterrâneaNa semana passada o vereador Ide Sorgatto (PMDB) solicitou que a Iguaçu Ener-gia não efetue mais ligações de energia subterrâneas e sim que ocorram por sistema aéreo. A justificativa é devido aos transtornos caudados com a abertura de valas em vias públicas. Permita me discordar do vereador e daqueles que apro-varam o requerimento, mas cidades modernas estão eliminado a fiação aérea. O sistema subterrâneo é mais seguro e a cidade fica mais bonita. Transtorno sempre vai ter e sem ele não há progresso.

Silagens Vereador Darci Lopes (PP) quer acompanhar de perto as ações do Executivo. Ele solicitou relatórios completos dos trabalhos de silagens realizados nas proprieda-des rurais. O vereador quer saber quais foram os agricultores beneficiados, as horas prestadas, o valor pago e o nome do proprietário do trator que prestou os serviços.

Grupo de IdososO presidente da Câmara de Vereadores, Armando Roncaglio (PMDB) quer mais apoio da prefeitura aos grupos de idosos e clube de mães. Ele solicitou mais sub-venções aos grupos já que, na opinião do vereador, não é fácil manter um grupo ou clube em atividade.

Barrados na CâmaraTem vereador em Xaxim que afirmou que está sendo barrado dentro da própria Câmara de Vereadores. Segundo eles, o envio de seus requerimentos não está tendo a mesma celeridade que a dos demais vereadores. Outro problema seria a falta de divulgação de suas matérias pela Assessoria de Imprensa da casa.

Ri de tudoTem vereador que faz gracinha em tudo e vive dando meios sorrisos. Age com ironia o tempo inteiro e não respeita as diferenças e individualidades dos compa-nheiros da casa.

Fones: (0xx49) 3347 0255 - 3347 1003Av. Santa Catarina, 816 - CEP: 89840-000 - Coronel Freitas - SC

LOJA VIVIAN – Coronel Freitas SCO grande desafio no momento para o comércio é gerar a sa�sfação aos clientes atuais e prospectar novos clientes, para tanto a Loja Vivian está muito bem preparada, a cada estação novas marcas e variedades surpreendentes. Venha ver e provar as melhores opções e calçar e ves�r.

Loja Vivian – 30 anos se reinventandoa cada dia para oferecer o melhor

A vida é feita de valores reais.

associados,38.000 23 milhões

de reais em resultado e

9 milhõesde reais distribuídos entre os associados

na conta corrente e cota capital. MaxiCrédito

Estacionamento RotativoFoi apresentado o projeto de implantação do Rotativo em Xaxim. Ótimo, estava na hora, mas a dúvida é sobre o sistema implantado. Parece que se você ficar 15 ou 30 minutos você paga pelos 30 minutos. Em Chapecó, com o sistema de bot-tom magnético, se usar 5 minutos você pagara somente pelo tempo usado.

Podas drásticasTodo ano acontece a mesma coisa. Com o período das podas, é comum ver particulares e até servidores públicos realizando podas drásticas nas árvores. A poda drástica é quando se retira 90% da copada sem qualquer critério técnico. O problema é que muitas vezes quem deveria fiscalizar é quem realiza este crime ambiental.

Xaxim é bicho feioMuitos acreditam que Xaxim é uma cidade tranquila quando se fala em seguran-ça. Enganam-se. Segundo uma autoridade policial, é um município com número significativo de ocorrências. Fiquei pasma quando ouvi que Xanxerê é uma cidade bem calma e tranquila se comparada com a vizinha Xaxim.

Dilma com tudoA presidente do Brasil Dilma Roussef é a segunda mulher mais poderosa do mun-do. Ela está atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel. O ranking é da re-vista Forbes. Dilma já havia ficado em terceiro lugar por dois anos consecutivos. Alguma dúvida se ela vai ser reeleita no Brasil.

Page 4: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 4 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Page 5: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 5 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Política

Cerca de 211 mil re-sidências, que repre-sentam uma população

de 650 mil habitantes, de 80 municípios de Santa Catarina, ainda não foram contempla-das com a redução da tarifa de energia elétrica, instituída pelo governo federal. São re-sidências não atendidas pela

Celesc, mas por cooperativas de eletrificação rural. O depu-tado estadual Dirceu Dresch (PT) discute uma solução para a questão com o Ministério de Minas e Energia. Na última se-mana, o parlamentar se reuniu com o secretário Nacional de Energia Elétrica, Ildo Grüdt-ner, em Brasília. Dresch explica que a medida

do governo federal de promo-ver o realinhamento tarifário do setor elétrico atingiu apenas usuários de concessionárias de energia elétrica e deixou de fora as empresas permissioná-rias, que são as cooperativas de eletrificação rural. Por isso, o desconto de 18,48% nas fa-turas da Celesc não chegou aos clientes das cooperativas.

“Aqui no estado temos 22 co-operativas que atendem 8% do total de consumidores catari-nenses. Essas famílias ainda não sentiram os efeitos da re-dução da tarifa de energia.”A solução para o impasse pode estar na Medida Provisória 605/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. A pro-posta garante o uso dos recur-

sos da Conta de Desenvolvi-mento Energético (CDE) para custear os descontos nas tarifas de energia elétrica, conforme a Lei 12.783, aprovada em ja-neiro de 2013. A MP precisa ser votada na Câmara e no Se-nado até 3 de junho.

Deputado quer desconto na conta de luz também para clientes de cooperativas de eletrificação rural

Deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores Pon-te Serrada um projeto de Lei complementar que visa criar no município a Lei da Ficha Limpa Municipal.

O projeto, de autoria do Vereador Abel Conrado (PT), proíbe a nomeação para cargos em comissão no Município de Ponte Serrada. Os agentes políticos que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Cons-tituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município no período remanescente, e nos oito anos subsequentes ao término do man-dato para o qual tenham sido eleitos, ou que forem condenados, em decisão transitada em julgado proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, ainda os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas re-jeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, quem for demitido do serviço público em decorrên-cia de processo administrativo ou judicial entre outras hipóteses.

A Câmara aprovou no dia 21 a Medida Provisória (MP) 597, que assegura a isenção do Imposto de Renda Pes-soa Física (IRPF) para quem receber participações nos

lucros de até R$ 6 mil. Nos demais casos, as alíquotas são: até R$ 9 mil, 7,5%; até R$ 12 mil, 15%; até R$ 15 mil, 22,5%; os que receberem mais de R$ 15 mil terão alíquota de 27,5%. A MP segue agora para análise do Senado.A MP, que disciplina a tributação exclusiva na fonte do IRPF para as parcelas de participação nos lucros recebidas pelos tra-balhadores, foi aprovada sem qualquer modificação em relação ao texto da comissão mista do Congresso que analisou a matéria. O texto original da MP editada pelo governo já previa a isenção para as participações nos lucros de até R$ 6 mil.Todos os destaques da oposição que visavam a alterar a tabela de isenção do IRPF sobre participação nos lucros foram rejeitados nas votações em plenário.(Fonte: Agencia Brasil)

Projeto de lei da Ficha Lim-pa Municipal entra na Câma-ra de Ponte Serrada

Câmara aprova MP que isenta do Imposto de Renda participação nos lucros até R$ 6 mil

BRASÍLIA PONTE SERRADA

FLORIANÓPOLIS

CHAPECÓ

O lanroj

euq avel o

Oeste até você!

ANUNCIE AQUI!!! (49) 3358.0392(49) 3358.0392

Maldaner propõe audiência pública sobre transporte do leite

Por sugestão do deputa-do federal Celso Mal-daner (PMDB-SC), a

Subcomissão Permanente do Leite (Subleite) aprovou nes-ta quarta-feira (22), em Bra-sília, requerimento pedindo a realização de uma audiência pública, no âmbito da Comis-são de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para tratar da confiabilidade do transporte do leite in natura do produtor até à indústria. Este mês, uma investigação do Ministério Pú-blico do Rio Grande do Sul fez com que lotes de leite UHT de sete marcas fossem retirados do mercado.

Page 6: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 6 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Geral

Tortura era praticada na ditadura militar antes da luta armada, diz Comissão da Verdade

A prática da tortura no Brasil como técnica de interrogatório nos quartéis é ante-rior ao período da luta armada, ela começa a ser praticada em 1964”.

HELoíSA STARLING, HIST´oRIADoRA“

Page 7: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 7 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Am-plo (IPCA-15) registrou variação de 0,46%, inferior à va-riação do índice de abril deste ano e de maio de 2012, am-bas de 0,51%. Divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IPCA-15 mediu a variação de preços de 13 de abril a 14 de maio, comparando-os com os 30 dias anteriores.Com a redução, caiu o índice acumulado nos últimos doze meses, que era 6,51% em abril e passou para 6,46% em maio. A variação acumulada no ano, no entanto, é 3,06%, superior aos 2,39% do mesmo período do ano passado.Foi registrada queda na variação dos alimentos, que havia subido 1% em abril e desacelerou para 0,47% em maio. Alguns componentes desse grupo tiveram reduções acentu-adas de preços, como o tomate (-12,42%) e o açúcar refi-nado (-6,46%). Já o feijão carioca subiu 10,13%, seguido pela cebola (5,63%) e a batata inglesa (5,45%).A variação do preço dos transportes também recuou de -0,01% para -0,03%. O maior impacto sobre o índice, no entanto, coube ao grupo saúde e cuidados pessoais, que havia variado 0,63% no IPCA-15 de abril e subiu para 1,30%, puxado pela alta dos remédios.A inflação nos medicamentos foi de 2,94% em maio, o tri-plo da registrada em abril, 0,93%. O motivo apontado pelo IBGE foi o reajuste vigente desde 4 de abril, que elevou em até 6,31% o preço dos remédios. No ano, o subgrupo acumula alta de 4,18%.A variação de preços também subiu nos grupos habita-ção, de 0,68% em abril para 0,72% em maio; vestuário, de 0,44% para 0,76%; e comunicação, de -0,09% para -0,06%. (Fonte: Agencia EBC)

Prévia da inflação sobe menos em maio, freada pelos alimentos

O lanroj

euq avel o

Oeste até você!

ANUNCIE AQUI!!! (49) 3358.0392(49) 3358.0392

Por Francismar Martins

A Comissão Nacional da Verdade infor-mou que a tortura

passou a ser prática sistemática da ditadura militar logo após o golpe, em 1964. Durante o balanço de um ano de ativida-des, os integrantes da comissão desmentiram a versão de que a prática tenha sido efetivada em resposta à luta armada contra a ditadura, iniciada em 1969.“A prática da tortura no Brasil como técnica de interrogatório nos quartéis é anterior ao perí-odo da luta armada, ela começa a ser praticada em 1964”, disse a historiadora Heloísa Starling, assessora da comissão. “O que é importante notar é que ao contrário do que supunha boa parte da nossa bibliografia, o que nós temos é a tortura sendo introduzida como padrão de in-terrogação nos quartéis em 64 e explodindo a partir de 69,” argumentou.O balanço divulgado pela co-missão considera que o uso da violência política permitiu ao regime construir um Estado sem limites repressivos. “Fez da tortura força motriz da re-pressão no Brasil. E levou a uma política sistemática de as-sassinatos, desaparecimentos e sequestros.”A comissão revelou ainda que a Marinha ocultou informa-ções sobre mortes na ditadu-ra, quando foi questionada em 1993 pelo governo Itamar Franco.De acordo com levantamen-tos da Comissão da Verdade, cerca de 50 mil pessoas foram presas só no ano de 1964, em operações nos estados da Gua-

nabara (atual Rio de Janeiro), de Minas Gerais, de Pernam-buco, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A comissão identificou prisões em massa em navios-presídios.A comissão também relatou ter identificado 36 centros de tor-tura em sete estados, inclusive em duas universidades - na Universidade Federal do Re-cife e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “Nós identificamos que as pessoas foram presas dentro dos cam-pus da universidade e as prá-ticas de violência ocorreram dentro do campus”, disse He-loísa Starling.A historiadora disse que a co-missão está no caminho de des-montar a tese de que a tortura foi praticada sem o consenti-mento do alto escalão militar. Ela apresentou um organogra-ma de 1970, ano de criação do Centro de Operações de Defe-sa Interna (Codi), que mostra que as informações sobre o que ocorria no órgão eram de conhecimento do alto escalão do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.Toda a bibliografia, segundo a assessora, mostra que a estru-tura de comando vai até o se-gundo nível, onde está o Centro de Informações da Aeronáutica (Cisa), Centro de Informações do Exército (CIE) e o Centro de Informações da Marinha. “É muito pouco provável que o general Médici [presidente Emílio Garrastazu Médici] não recebesse informações do seu ministro mais importante, que era o ministro do Exército, Or-lando Geisel”, disse. (Fonte: Agencia Brasil)

FOTO: EVANDRO TEIXEIRA/1964

Geral

Page 8: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 8 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Pelo País

O lanroj

euq avel o

Oeste até você!

ANUNCIE AQUI!!! (49) 3358.0392(49) 3358.0392

o Partido Social Cristão (PSC) acionou o Su-

premo Tribunal Federal (STF) no dia 21, pedin-do a suspensão de reso-lução do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ), que obriga cartórios de todo o Brasil a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e converter a união está-vel homoafetiva em casa-mento. O partido alega que o conselho cometeu

“abuso de poder” ao edi-tar a norma, ultrapassan-do a discussão política sobre o tema.De acordo com o PSC, a resolução não pode ter validade sem passar pelo processo legislativo, etapa em que a legen-da poderá “exercer em plenitude as suas prerro-gativas legais e constitu-cionais” e se manifestar “seguindo os princípios cristãos e estatutários que norteiam a vontade de seus filiados e de seus

congressistas”.“Nas atribuições do Conselho Nacional de Justiça, não constam as relativas ao processo le-gislativo, bem como o Conselho Nacional de Justiça não tem legitimi-dade para normatizar o tratamento legal das uni-ões estáveis constituídas por pessoas de mesmo sexo, sem a existência de legislação que defina tal situação, e assim agin-do, o CNJ usurpa atri-buições dos membros do

Congresso Nacional, e do Partido Social Cristão (PSC), ora impetrante”, diz trecho do mandado de segurança. Segundo o PSC, o con-selho não pode se valer da analogia entre a situ-ação de família prevista na Constituição e nas leis – que trata sobre homens e mulheres – para aplicar o mesmo em relação a pessoas do mesmo sexo. “A conclusão outra não poderá racionalmente chegar senão a de que no

universo das entidades familiares só tem cabi-mento a união entre ho-mem e mulher, ou seja, entre pessoas de dife-rentes sexos”, destaca o texto.O PSC informa ser “to-talmente contrário a união entre pessoas do mesmo sexo”, e diz que “sempre se posicionará neste sentido, no exercí-cio de suas prerrogativas legais, junto ao Congres-so Nacional” quando o assunto for discutido no

Legislativo. “Nosso entendimento é de que a decisão do CNJ foi desastrosa, inconve-niente e inconstitucio-nal. Gerou uma grande insatisfação não somente por parte de nossos fi-liados e parlamentares como também de parce-la majoritária da socie-dade brasileira”, disse o vice-presidente do PSC, Everaldo Pereira.(Fonte: agencia Brasil)

PSC recorre ao Supremo contra decisão do CNJ sobre casamento gay

FOTO: ILUSTRATIVA/DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 9 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Região

Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIAX promove Painel Inspiração

Aconteceu na noite do dia 25 de abril, no auditório da Celer Faculdades, a primeira edição do Painel Inspiração. O even-to organizado pelo Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIAX (Associação Comer-cial, Industrial e Agropecuá-ria de Xaxim), contou com a apresentação de dois cases de empresários do município.Participaram do evento, in-tegrantes do Núcleo e direto-ria da ACIAX, convidados, autoridades, acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Publicidade e Propaganda. Para exporem suas histórias de empreende-dorismo, os organizadores do

evento convidaram os empre-sários Orly Bernardes (49), diretor da empresa Plasmetal e o Odair Luiz Zavaski (50), diretor do Frigorífico O Colo-ninho.Conforme determinado pelo projeto do Painel Inspiração, o evento contou com três mo-mentos distintos. Todas as eta-pas foram dirigidas por uma mediadora. No primeiro mo-mento, cada empresário contou com 30 minutos para apresen-tação e uma explanação sobre as empresas. Na sequência, a mediadora do evento fez ques-tionamentos aos empresários. Todas as questões foram pré--elaboradas pelo Núcleo do Jo-

vem Empreendedor. O público também teve a oportunidade de realizar questionamentos. Ao final do evento, cada empre-sário fez suas considerações finais.O Painel Inspiração foi nor-teado por questões relaciona-das ao empreendedorismo e a administração das empresas. Dentre os pontos levantados pelos empresários participan-tes, está à coragem em inves-tir, a persistência e garra para trabalhar. Segundo eles, carac-terísticas essenciais para um empreendedor de sucesso.Odair Luiz Zavaski e Orly Bernardes também destacaram durante o evento algumas di-

ficuldades vivenciadas. Con-forme os empresários, atual-mente existe uma necessidade extrema por mão de obra qua-lificada. Ambos salientaram que para reter os talentos, é necessário investir em aperfei-çoamento e incentivar os cola-boradores com boas condições de trabalho. Outra dificuldade comum, destacada pelos em-presários, é a alta carga tribu-tária e a falta de incentivo dos governos.Para os organizadores do Pai-nel Inspiração, o evento foi muito proveitoso e atingiu todas as expectativas. “Con-seguimos repassar a vivência prática do empreendedorismo,

fomos pontuais em nossos ob-jetivos e o público foi bastante participativo,” avalia o presi-dente do Núcleo, Luiz Alberto Cordenonsi Filho.Marcos dos Santos, coordena-dor do evento Painel Inspira-ção também avaliou muito po-sitivamente a ação. “Superou nossas expectativas. Avalia-mos que conseguimos realizar um evento produtivo, onde as experiências foram realmente destacadas e o público saiu sa-tisfeito.”Novas edições do evento já es-tão sendo planejadas pelo Nú-cleo do Jovem Empreendedor da ACIAX.

Na foto, Orly Bernardes e Odair Luiz ZavaskiXAXIM

Page 10: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 10 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Região

Inaugurada Casa Lotérica em Cordilheira Alta

CORDILHEIRA ALTA

Na manhã do último dia 20, foi inaugura-

da em Cordilheira Alta a primeira casa lotéri-ca da cidade. O evento contou com a presença de secretários munici-pais, prefeito Alceu Ma-zzioni, gerente geral da Agência Caixa Condá, Vilmar Luiz Mattiello, gerente regional Caixa, Jandir Luis Hermes e do empresário e proprie-tário da lotérica Celito José Werlang. Segundo o empresário, a opção em instalar uma casa lotéri-ca em Cordilheira Alta foi devido ao potencial econômico do municí-pio. “Eu participei do processo de credencia-

mento e optei por Cor-dilheira pelo seu grande potencial, um município que está bem localizado geograficamente e que agora conta não só com uma casa lotérica, mas com uma agência da Cai-xa Econômica Federal”. Werlang lembrou ainda que além das apostas, o cidadão pode realizar to-das as operações que são realizadas em uma agên-cia Caixa, desde abertura de conta, contratação de empréstimos, pagamen-to, recebimento de salá-rios e benefícios.Para o gerente da Agên-cia Caixa Condá, Vilmar Mattiello, com a instala-ção deste ponto de aten-dimento, tanto comuni-dade como município

são beneficiados. “Com esta agencia, o município passa a arrecadar mais, oferece uma infinidade de serviços e proporcio-na maior comodidade ao cidadão já que não ele não precisa mais se des-locar em outro município para ser atendido, por-que a casa lotérica é um representante da Caixa Econômica Federal”.O gerente regional da Caixa, Jandir Hermes ressaltou a função so-cial das loterias Caixa. “As loterias nunca fo-ram jogos de azar, elas tem o seu papel social que é uma característica da Caixa. 48% da arre-cadação das loterias vão para projetos sociais, educacionais, esportivos

e culturais, então quan-do você aposta, você já ganhou porque alguém da sua comunidade será beneficiado com os re-cursos provenientes das loterias”. O prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni parabenizou ao empresário pelo inves-timento em Cordilheira e disse que os maiores beneficiados são os habi-tantes do município. “É uma opção a mais para o cidadão realizar seus serviços bancários até porque este ponto é uma agência Caixa. Aqui o cidadão poderá contratar financiamento, obter in-formações referentes aos programas do Governo Federal, como o ‘Minha Casa Minha Vida’, em-

préstimos, consignações e todos os demais servi-ços oferecidos pela Cai-xa. Então damos as boas vindas ao empresário Celito Werlang por este investimento em Cordi-lheira Alta”, finalizou.

Horário de atendimentoA Lotérica Cordilheira Alta está localizada na Rua Ângelo Gabriel, ao lado da Relojoaria Sma-niotto, no Centro. O ho-rário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Aos sábados das 8h30 às 12h.

ServiçosNas Casas Lotéricas os clientes da Caixa podem realizar saques e con-

sulta de saldo de contas correntes e poupanças. Além disso, é possível fazer o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por meio do cartão cidadão, recolher o FGTS, e re-alizar o pagamento de benefícios sociais como INSS, PIS/Abono Sala-rial, Seguro-Desempre-go, e Bolsa-Família. Os lotéricos também estão autorizados a receber contas de concessioná-rias de serviços públicos (água, luz, telefone e ou-tros), venda de créditos para telefones pré-pagos e recebimento de bloque-tos de cobrança da Caixa e de outros bancos.

Por Iunes Ferraz

FOTO: IUNES FERRAZ

Page 11: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 11 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

CORDILHEIRA ALTA: Rua Angelo Gabriel - 65 - Centro - (49) 3358 0427CORONEL FREITAS: Av. Santa Catarina - 687 - Centro - (49) 3347 0395

Projeto Família na Escola

É na família que a criança cons-trói valores

que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro pro-cesso de socialização que lhes permitirá traçar ca-minhos futuros. Trazer a família para a escola am-plia os conceitos formu-lados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que

a escola possa valorizá--la. Neste contexto, que a Secretaria Municipal da Educação, acredita que o sucesso escolar do aluno é notável quando a parce-ria entre família e escola funciona, pois se unem em prol de um objetivo importante e essencial, a aprendizagem e o cresci-mento do aluno.As famílias são convi-

dadas a participar de um dia de aula do seu filho, no ambiente da escola e ao final da aula, recebem uma muda de árvore frutífera pela relação de que uma criança deve ser bem cuidada como uma árvore para crescer e re-sultar em bons frutos.“ A vida escolar é uma fase muito importante na vida de uma criança, e o sucesso depende de uma

aprendizagem sólida que qualifica o aluno para ter autonomia e confiança, a função da escola é dispo-nibilizar das ferramentas de aprendizagem, e da família é acompanhar, estimular e orientar esse caminhar. O Projeto Fa-mília na Escola acontece nas três escolas da Rede Municipal.” ( Cleusa To-zzo – Secretária Munici-pal da Educação).

RegiãoCORDILHEIRA ALTA

Page 12: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 12 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Coral Arautos do Grande Rei

Ex-integrante é hoje maestro do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS e regente do Coro da URI – Erechim

Foi no Coral Arautos do Grande Rei de Xaxim que Márcio Buzatto teve sua iniciação musical. Ele saiu de Xaxim para realizar seu sonho, estudar regência e composição musical. Hoje, Márcio é um músico consagrado e participa de dezenas de congressos e festivais musicais em todo o Brasil.

Jornal do Oeste - Márcio, você praticamente viveu sua infância e adolescência em Xaxim e foi aqui que teve a iniciação musical. Como foi seu primeiro contato com a música?Márcio Buzatto - Aos seis anos, através do meu primo Kali Nardino e de meu tio Jandir Nardino comecei a frequentar os ensaios do Coral Arautos do Grande Rei. Ali tínhamos contato não somente com o canto coral, mas com flauta doce, piano e instrumentos de sopro, e também com os ensinamentos do Frei Afonso Vogel, o maestro. Com ensaios duas vezes por dia e sempre uma agenda cheia, incluindo domingos, rapidamente aquilo tomou um grande espaço na minha vida. Eu ia à aula de manhã (fiz todo o estudo fundamental e médio no Colégio Estadual Gomes Carneiro) e a tarde e noite me dedicava ao coral e aos esportes, diariamente. Foi uma infância culturalmente muito rica e que me fez desenvolver muito.

JDO - No seu caso, o trabalho do Coral foi fundamental na sua vocação?MB - Fundamental! Nunca tive dúvidas de que a carreira musical seria a minha escolha, desde pequeno. Foi no coral que tive contato com outros trabalhos, outros centros musicais, e que desenvolvi o gosto pela músi-ca. O único porém da história, seria onde estudar, porque na região não existe curso superior em música, e por isso ao completar o ensino médio tive que me transferir para o Rio Grande do Sul, visto que a UFRGS em Porto Alegre tem o curso. Foi o que fiz, realizando dois dos planos que eu tinha desde uns 10 anos de idade, fazer o bacharelado em Regência e o bacharelado em Composição Musical, exatamente nessa ordem.

Por Iunes Ferraz

FOTO MAURO SCHAEFER

P&R

Page 13: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 13 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

JDO - Como você vê o trabalho do Frei Afonso junto com o Coral?MB - Frei Afonso é um pioneiro na cidade, um desbravador e um realizador. Ele foi importante na formação cultural não só dos que participavam e participam do coral, mas na formação cultural da região toda. Levou o nome de Xaxim para o Brasil e colocou a cidade no mapa da cultura no país e exterior. Mesmo com as adversidades de recursos, resistências políticas e cultu-rais, desenvolveu um trabalho que realmente fez a diferença para a cidade, e que perdura há décadas. Quando estive regendo no Congresso Nacional de Meninos Cantores, em Xaxim no ano de 2010, pude ver quanto carinho a comunidade tem para com ele, pelos aplausos e reconhecimento, pela lotação dos eventos e pela mobilização em torno desta atividade. É o reconhecimento merecido pela pessoa que mais fez pela cultura em Xaxim, com seu próprio suor, com seus próprios punhos.

JDO - A partir de que momento você decidiu estudar música e escolheu a área como profissão?MB - A ideia de estudar em nível superior veio em torno dos 10 anos de idade, quando fui regente do Coral durante um ano intei-ro. Nessa época já tinha viajado bastante com o Coral e também já tinha feito cursos intensivos de música em Novo Hamburgo, onde tive contato com profissionais e alunos universitários. Na-quele ano, me dei conta de que para trabalhar como regente era necessário saber mais do que eu sabia até então, e que para isso era necessário procurar um estudo formal, uma universidade. Por conta disso deixei de reger, planejando reger de novo somen-te quando estivesse numa faculdade, quando tivesse embasamen-to sólido para isso. A decisão final foi quando acabei o ensino médio, e teria que mudar de cidade. Fui para os Canarinhos de Novo Hamburgo, realizei uma turnê pela Europa com eles e logo fiz o vestibular pra música na UFRGS, em Porto Alegre. Primei-ro fiz o curso de Regência, e depois pedi permanência para fazer o curso de Composição.

JDO - Conte-nos sobre a sua formação, você optou por uma habilitação em regência e com-posição musical?MM - A regência foi pelo trabalho com coral, pela experiência que eu havia adquirido em Xaxim e que desenvolveu meu gosto pelo repertório, pela sonoridade, por concertos e pela parte social da atividade. É uma área em que há postos a serem ocupados, em que há uma boa possibilidade de trabalho. Os cursos intensivos, ou cursos de verão que eu fazia já eram na área de regência, o que me envolveu mais com esta atividade. Eu compunha algumas coisas quando pequeno, e desenvolvi também um gosto por escrever música, por anotar e depois ver soar aquilo que antes era só um rabisco no papel. Complementando o estudo de regência, veio o estudo de Composição Musical, pois ajuda na compreensão das partituras. Embora eu tenha feito o bacharelado em Composição, ainda não consegui me dedicar como quero a esta atividade, ainda pretendo desenvolver mais e me colocar na ativa como compositor.

JDO - Como é seu trabalho junto ao Coro da URI – Erechim e no Coral e Orquestra Filar-mônica da PUCRS?MB - Estou na URI desde 2005. O Coro hoje é composto somente por vozes femininas e ganhou uma boa projeção dentro do movimento coral. Seguidamente somos solicitados não só em Ere-chim, mas nos festivais dentro e fora do país. Na PUCRS estou desde 2010, lá temos uma or-questra sinfônica profissional e um coral. A programação é intensa com concertos em importantes teatros, com solistas renomados, produção de óperas e grandes shows.

JDO - Que outros trabalhos você desenvolve?MB - Em paralelo à minha atividade como regente, já fui professor substituto de regência e canto coral na UFRGS e na UFSM. Já realizei arranjos musicais sob encomenda e atuei como maestro convidado, também. De tempos em tempos faço trilhas sonoras para documentários ou curta me-tragens e ministro cursos intensivos de regência para iniciantes. Atividades dentro do meu âmbito de atuação.

JDO - Depois de tanto tempo fora de Xaxim, você ainda visita a cidade, tem familiares por aqui?MB - Tenho familiares por parte da minha mãe em Xaxim, mas tenho ido pouco à cidade. Desde que minha mãe veio morar comigo aqui no Rio Grande do Sul em 2011, tenho ido pouco. Frequen-temente me fazem convites, e fico com vontade de rever os amigos e familiares. Tenho saudades das pessoas, da cidade, do Coral e do ambiente em que cresci.

JDO - Qual é um sonho profissional que você ainda não realizou, mas está decidido a buscar?MB - Tenho realizado muitos sonhos, mas um que ainda está como meta é o estudo em nível de mestrado e doutorado, na minha área. Claro que tenho muitos outros sonhos ainda...Algo que eu desejo, é contribuir de alguma forma para que a música ganhe mais importância na educação e na vida das pessoas que temos contato, através de mais concertos, políticas culturais e envolvimento com o estudo musical.

JDO - O que Xaxim representa para você?MB - Tenho a convicção de que Xaxim foi a base para tudo na minha vida, foi aí que fiz toda a escola, que tive minha formação inicial na música, que fiz muito esporte, que realizei muitas via-gens, que fiz muitos amigos, que formei minha personalidade e que construí os pilares da minha carreira. Vou guardar sempre com carinho esse período, e sempre que eu puder, voltarei para rever os amigos, para trabalhar, para visitar os familiares e quem sabe para fazer um concerto com um de meus grupos algum dia. Quem quiser acompanhar um pouco do meu trabalho é só acessar meu blog http://marciobuzatto.blogspot.com.br/ ou então o meu perfil no Facebook “Marcio Bu-zatto” http://www.facebook.com/marcio.buzatto.9

Márcio reside atualmente em Ivoti – RS

FOTO: LUCAS SAPORITI

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Início da carreira em Xaxim

Page 14: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 14 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

o avançado sistema de rastreabilidade ativa que permite controlar

o leite longa vida, caixinha a caixinha, até chegar às mãos do consumidor final, adota-do pela Coopercentral Aurora Alimentos, foi apresentado na última semana ao presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lo-pes de Freitas, na indústria de lácteos de Pinhalzinho.Considerada paradigma para o cooperativismo mundial, a Aurora, um dos maiores gru-

pos agroindustriais brasileiros, com sede em Chapecó, opera desde 2010 o sistema ativo de rastreabilidade, totalmente automatizada e transparente, que permite aos consumido-res ter acesso aos dados so-bre o processamento, envase e qualidade dos leites Aurora produzidos na indústria de Pi-nhalzinho.O sistema que a Aurora adotou foi encomendado à Tetra Pak em 2009 e está em uso desde 2010. Atualmente seu empre-go foi ampliado para toda a li-nha de lácteos, incluindo leite

em pó, soro em pó, queijos, requeijão, nata e bebidas lác-teas.Por meio do código P.A.R. (Programa Aurora de Rastre-abilidade), impresso em cada embalagem, as informações dos produtos podem ser con-sultadas no site http://www.auroraalimentos.com.br/par Esse código identifica um úni-co produto com todo o seu histórico, como um RG e, ao digitá-lo, o consumidor pode obter as informações deseja-das. O presidente da Cooper-central Aurora, Mário Lanz-

naster, destacou que a criação do código P.A.R. no leite – o “RG do leite” – garante o mo-nitoramento do processo pro-dutivo, além do controle dos parâmetros de qualidade em tempo real. Com a rastreabi-lidade, as informações são re-lacionadas a cada caixinha de leite, e não a um lote. Assim, o sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir eventuais problemas com a utilização de uma ferramenta online que ex-põe minuciosamente as infor-mações e cruza dados ao longo de todos os processos.

RIGOR

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras e os diretores da Aurora declara-ram que, como cidadãos e coo-perativistas, apoiam o máximo rigor das autoridades na fisca-lização do processo produtivo de lácteos e na punição das fraudes, pois são crimes con-tra a saúde de crianças, idosos, doentes e adultos, referindo-se aos delitos de adulteração e corrupção de produtos alimen-tícios ocorridos em território gaúcho.

Presidente da OCB recomenda sistema de rastreabilidade do leite

Page 15: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 15 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Page 16: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 16 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Page 17: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 17 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Page 18: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 18 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

FOTO DIVULGAÇÃO

Região

Há muito os proble-mas relacionados ao trânsito de Xaxim

atormentam comerciantes e motoristas que necessitam usar as vias principais da cidade nos horários próximo ao meio dia, assim como os horários da primeira hora da tarde. Muito já foi discutido sobre a possí-vel instalação de um sistema rotativo de trânsito, o que tra-ria benefícios a administração

através da arrecadação, para os motoristas, os principais be-nefícios seriam a acessibilida-de maior em relação as vagas, e aos comerciantes através de uma rotação maior em frente as suas salas.As principais reclamações se-riam em função de pessoas deixarem seus veículos em frente a lojas o dia todo, im-possibilitado muitas vezes os clientes efetivos de estaciona-rem em frente as lojas. Segun-

do o Diretor de Trânsito de Xaxim Daniel Toniazzo, o sis-tema pode sofrer alterações no inicio das atividades, e explica como será a implantação do mesmo. “Será operado em sis-tema de bilhetagem eletrônica, e após a regulamentação junto a Câmara de Vereadores será implantado em caráter experi-mental. Toda a mudança traz algum desconforto, e quanto ao sistema também não será diferente, mas as pessoas terão

um tempo de adaptação, onde não será notificado em caso de algum atraso ou coisas do gê-nero. Os créditos poderão ser efetuados através de pessoa física (CPF) e pessoa jurídi-ca (CNPJ) com valores entre que variam entre R$ 10,00 e 1.000,00 (cada hora corres-ponde a R$ 1,00) e os veículos poderão ficar na mesma vaga por até duas horas”, comenta ele A previsão de implantação é

para o mês de outubro, e tam-bém foram apresentadas infor-mações sobre as alterações que já estão sendo implantadas em algumas ruas do município. As mudanças incluem implantação de mão única, abertura de can-teiros para criação de vagas de estacionamento, construção de terminal urbano de passageiros e recuo das faixas de pedestres em quatro metros.

Rotativo:Xaxim receberá novo sistema de trânsito

Por Ricardo Dalla Riva

XAXIM

Page 19: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 19 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Caderno de SaudeAdolescência

o que é puberdade precoce?

Pág. 22

TranstornoDupla personalidade, um preconceito a ser

vencido pela sociedade moderna

Pág. 23

QuiropraxiaQuiropraxia para o

idoso: envelheça com saúde!.

Pág. 20

Influenza é tema de capacitação para colaboradores do HRSP

Colaboradores do Hos-pital Regional São Paulo – ASSEC de

Xanxerê, participaram nesta semana de um treinamento so-bre Influenza, que foi minis-trado pela Enfermeira Respon-sável pelo CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hos-pitalar, Lisete Breier. Durante o treinamento, os colabora-

dores receberam orientações sobre a influenza – qualquer tipo de gripe, síndrome gripal e ainda sobre síndrome respi-ratória aguda grave. A enfermeira observou que casos de influenza são mais comuns na nossa região nos meses do outono e do inver-no, quando as temperaturas declinam. Ela orientou ainda, sobre como funciona o perío-

do de incubação e transmissão da influenza, sinais e sintomas da doença e ainda orientações de medicação, atendimento ao paciente que chega até o hos-pital com a suspeita da doença e ainda medidas que evitam a transmissão da influenza e de outras doenças respiratórias “Repassar estas orientações sobre influenza e os cuidados para evitar a transmissão é

muito importante, ainda mais para pessoas que convivem no ambiente hospitalar. Es-tas ações de esclarecimentos servem como medidas pre-ventivas, que ajudam a evitar novos casos destas doenças respiratórias e garantem um atendimento com mais quali-dade aos nossos pacientes”, enfatiza. Lisete também des-tacou os principais cuidados

que devem ser tomados com o paciente que apresenta sus-peita de influenza e também as medidas preventivas para os colaboradores do hospital estar se protegendo da doen-ça. O treinamento foi realiza-do em dois turnos no auditório do HRSP.

Page 20: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 20 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Saúde

Marque uma consulta, tire suas dúvidas e venha co-nhecer os benefícios da Quiropraxia na Saúde da Co-luna – Quiropraxia (Rua Barão do Rio Branco, 300E, sala 213, Chapecó – SC. Fone: 49 3316 2343).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica cro-nologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvol-vidos e com mais de 60 anos de idade em países em desen-volvimento, que é o caso do Brasil.O envelhecimento é um pro-cesso natural e progressivo no qual nosso organismo passa por uma série de alterações biomecânicas, passamos por perda da massa muscular, au-mento de gordura, diminui-ção da densidade dos ossos, desidratação e desgaste das cartilagens articulares. Assim a capacidade de locomoção e flexibilidade diminui, aumen-tando a incidência de proces-sos degenerativos, quedas e lesões.Problemas como osteoporo-se, osteoartrose e diminuição na altura dos discos inter-vertebrais estão intimamente relacionados com a falta de movimentos. Essas patologias acabam por tirar do indivíduo sua autonomia para a realiza-ção de atividades simples, ge-

rando uma série de problemas para si e seus familiares.É indispensável garantir que, além de longevidade, possa-mos ter uma boa qualidade de vida. Embora o processo de envelhecimento seja inevitá-vel, podemos fazer muita coi-sa para ajudar nesse processo.A Quiropraxia é capaz de for-necer uma melhor qualidade de vida para o idoso, além de melhorar a mobilidade das articulações da coluna verte-bral, remove as interferências nervosas; reduz a dor e de-pendência por fármacos; di-minui a morbidez; aumenta a qualidade de vida do paciente e quando possível evita cirur-gias. O tratamento quiropráti-co para o idoso é mais suave e de acordo com a condição e tolerância do paciente.Ajustes específicos nas áre-as com subluxação vertebral (desalinhamentos) garantem a coluna vertebral uma melhor mobilidade e tonicidade ao longo de toda a vida prevenin-do o aparecimento e/ou agra-vamento de processos dege-nerativos, dando assim maior

disposição e confiança para viver com qualidade e auto-nomia, deixando-o apto para a prática das atividades cotidia-nas com energia e saúde.As condições que seu corpo apresenta no futuro são o re-sultado da forma como você o trata hoje. A melhor hora para prevenir é agora. Então proteja bem o seu maior pa-trimônio. Faça quiropraxia regularmente.Nos EUA a Quiropraxia é a terceira maior profissão na área da saúde, juntamente com a medicina e a odontolo-gia. No Brasil a procura está crescendo a cada dia pela efi-cácia da profissão. O impor-tante é consultar profissionais qualificados que saberão uti-lizar as técnicas certas para cada caso.Quando procurar um profis-sional de quiropraxia sempre é bom assegurar-se de que o profissional tenha curso su-perior em Quiropraxia e re-gistrado na ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) através do site da associação www.quiropraxia.org.br.

Quiropraxia para o idoso: envelheça com saúde!Letícia Biesek

Page 21: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 21 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Saúde

Venha conhecer o estudio, fazer uma ava-liação postural e uma aula experimental e ver o grande potencial que a pratica de PILATES pode oferecer à sua vida!

Proprietária Dra. Cinira Martelli Fisioterapeuta CREFITO 147322-F

Page 22: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 22 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Saúde

(49) 3353-5445 - 9987-4098Rua Silvio Lunardi, 505, Xaxim - SC

Cuidando da saúde de seus pés

Define-se puberdade precoce como início do broto mamário

antes dos 8 anos de idade, nas meninas, e do aumento do vo-lume testicular maior que 3,5 ml em meninos. Estas defini-ções podem parecer um pouco vagas para os pais, especial-mente no caso dos meninos, nos quais o início da puberda-de pode passar despercebido. Normalmente, o que leva os pais aos consultórios com este tipo de preocupação é o surgi-mento de pelos pubianos, e às vezes mamas em meninas. O fenômeno da puberdade preco-ce é mais comum em meninas, e há o receio dos pais de que haja menstruação na infância.Neste aspecto, algumas ques-tões devem ser desmistifi-

cadas: a puberdade precoce normalmente não traz libido, a criança continua com com-portamento infantil na maioria dos casos. Estímulos precoces, como filmes, novelas, etc, não causam puberdade precoce. E a menina não necessariamente para de crescer quando mens-trua, esta é uma questão vari-ável. Mas é verdade sim que a puberdade vem se antecipando nas últimas gerações.Então, o que está acontecen-do? Não se conhece bem todas as causas, mas a questão nutri-cional está bem estabelecida. Com o passar dos séculos, o padrão das famílias e o aces-so aos alimentos melhorou, e a desnutrição do século XIX fazia as meninas menstruarem com 16, 17 anos. Por outro

lado, a epidemia de obesidade vem antecipando marcadamen-te o início do desenvolvimento mamário, e em menor razão, a idade da menarca (primeira menstruação). O fator nutri-cional parece estar associado com puberdade precoce em meninas, mas não em meni-nos. Acredita-se que outros fatores estejam envolvidos, como cer-tos tipos de substancias exis-tentes em plásticos, alimentos, cosméticos, ou seja, em pro-dutos de uso cotidiano. Essas substâncias, que podem causar outras alterações além de an-tecipação da puberdade, vem sendo exaustivamente estuda-das.Nas meninas, o fenômeno de antecipação da puberdade ge-

ralmente não apresenta cau-sa definida, ou identificável. Já em meninos, embora bem menos comum, pode mais fre-quentemente estar associado a tumores cerebrais. Após ter sua causa investigada e excluído o risco de tumor, o médico deve avaliar se é ne-cessário ou não tratamento. A puberdade precoce de franca evolução pode causar transtor-nos psicológicos na criança, pela não aceitação de sua nova imagem corporal; e nos pais, pelo sentimento de “perda brusca da infância” do filho/a, e pelo medo de uma gravidez na adolescência. Quando não tratada, a puber-dade precoce pode levar à bai-xa estatura, pela aceleração da maturação esquelética. É

neste âmbito que ocorre uma “armadilha”: a criança cresce rápido e se torna a mais alta da turma na escola, e os pais erroneamente concluem que ela será um adulto alto. Mas o que ocorre, na verdade, é um estirão de crescimento anteci-pado, curto, e a criança para de crescer muito antes de seus colegas. E se torna um adulto com baixa estatura.A avaliação feita por espe-cialista é fundamental para a opção de tratar ou só manter acompanhamento. E esta ques-tão não pode ser negligencia-da. Ter um filho de 6 anos com pelos genitais ou uma filha de 9 anos com ciclos menstruais não é normal e, se não trata-do, pode causar transtorno por toda a vida da criança.

Puberdade PrecoceDr. Christopher Gallotti Vieira (Endocrinologia pediátrica)

Page 23: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 23 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Page 24: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 24 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Page 25: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 25 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Região

o Serviço Social do Co-mércio (Sesc) abriu as inscrições para o pro-

cesso seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio – ESEM, que fica no Rio de Janeiro. São oito vagas para Santa Ca-tarina e os alunos que ingres-

sarem vão iniciar os estudos a partir do ano que vem, com bolsa integral para os três anos do Ensino Médio. Os interes-sados deverão preencher ficha de pré-inscrição pelo site que-roestudarnaescolasesc.com.br/ até dia 14 de junho. O processo admissional inclui

prova objetiva, prova de re-dação e entrevista, conforme o edital disponível em escola-sesc.com.br. Podem concorrer às vagas estudantes que con-cluam o ensino fundamental neste ano, nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezem-bro de 2000. A ESEM é uma

escola residência destinada a jovens de ambos os sexos, que residem em uma comunidade escolar voltada para o desen-volvimento do conhecimento de excelência. A bolsa integral cobre as despesas com instru-ção, material didático-pedagó-gico e hospedagem com ali-

mentação. No total, serão 159 vagas distribuídas para todo o território nacional.SERVIÇO:O quê: Seleção para Ensino Médio Sesc no Rio de JaneiroQuando: até 14 de junho (18h)Onde: http://www.queroestu-darnaescolasesc.com.br/

Sesc seleciona estudantes de todo o Brasil para Ensino Médio no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na terça-feira, 21,

uma capacitação para os Agen-tes Comunitários de Saúde. O evento, realizado no auditó-rio da Secretaria, serviu para marcar o Dia Mundial sem Ta-baco, comemorado em 31 de maio. Outro objetivo foi orien-tar a equipe sobre o Programa

de Combate ao Tabagismo.O programa, que atende pesso-as que fumam e tem interesse em deixar o vício, terá três no-vos grupos (nos Bairros Prima-vera, Diadema e Frei Bruno). Os agentes de Saúde poderão apoiar os fumantes que dese-jam aderir.A capacitação contou com palestras do médico Eduardo Militz da Costa, da psicóloga Geovana Sorgatto Michelon e da enfermeira Elizete Venitz

de Souza Felisbino. A agente Cleonice Andolfatto aprovou a iniciativa. “Cada capacitação é importante e traz mais conhe-cimento e vem melhorar nosso trabalho. Sobre o tabagismo, tem muitos questionamentos que as pessoas fazem pra en-trar no grupo”, opinou.O ex-fumante Orlando Zanella (70 anos), que participou do Programa de Combate ao Ta-bagismo, deu depoimento so-bre como foi deixar o vício.

“Experimentem deixar de fu-mar. Não é tão fácil. Tem que ter boa vontade, mas é das me-lhores coisas que tem no mun-do,” declarou.Pesquisas feitas pela Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS) estimam que, no mundo, um bilhão de pessoas seja fuman-te e que 4,9 milhões de mortes causadas pelo cigarro ocorrem por ano (uma a cada oito se-gundos).Segundo o Instituto Nacional

de Câncer (INCA), no Brasil, as mortes decorrentes de pro-blemas associados ao hábito de fumar chegam a 200 mil/ano, sendo vinculados a câncer de pulmão, doenças coronarianas, pulmonar obstrutiva crônica e cérebro vascular. Nas ges-tantes, os riscos são abortos espontâneos, morte perinatal, prematuridade e nascimento de baixo peso.

Secretaria de Saúde capacita agentes

comunitários

XANXERÊ

XAXIM

Em cada ano 4,9 milhões de pesso-as morrem vítima do cigarro (uma a

cada oito segundos).

Page 26: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 26 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

MoDA - CINEMA - CULTURA - ENTRETENIMENTo

Aconteceu

Encontro de Carros Antigos na Praça Frei Bruno

ÁRIES ToURo CÂNCER LEÃo VIRGEMGÊMEoS

Busque mais auto-nomia nas questões profissionais e seu

trabalho vai render mais. Só tenha cuidado com as questões financei-ras ou poderá sofrer com perdas. Passe mais tempo com o pessoal de casa e aprenda a valorizar esses momentos. Bons ventos sopram em sua vida afetiva e a intimidade es-quenta.

Fique de olho nas oportunidades de crescimento profis-

sional ao seu redor e não desanime caso os resultados de seus esforços não sejam imediatos: lute por suas ambições. Curta ao máximo o tempo passado em família. Na paixão, sua disposição estará invejável: cultive um clima de romance na relação.

Neste período, é melhor manter-se na rotina profissional.

Seja persistente e realizará suas es-peranças. O clima é dos melhores no universo familiar e sua felicidade vai contagiar os demais. Bons ventos so-pram em sua vida amorosa. Então, se está só, aproxime-se do seu alvo. Traga mais ânimo ao romance.

É melhor ficar na sua e agir discretamente para não atrair olha-

res pesados para suas tarefas pro-fissionais. Em família, não permita interferências em suas amizades e seja mais racional do que emotivo(a). Caso esteja de olho em alguém, apro-veite para se aproximar. Clima de sensualidade em alta: curta!

Trabalho em equi-pe deve render bons resultados nesta se-

mana. Aproveite o momento para investir em seu aperfeiçoamento, seja em cursos ou observando colegas experientes. Reserve um tempo para se dedicar às suas responsabilidades familiares. Na paixão, aposte no di-álogo e melhore o entendimento com o par.

Demonstre sua ca-pacidade aos seus superiores e man-

tenha a qualidade do seu serviço e poderá assumir novas responsabi-lidades. Em casa, seus familiares podem se aproximar mais de você: aproveite os momentos com eles. A sensualidade vai invadir o romance e esquentar a relação. Está só? Bus-que uma paixão.

Horóscopo Semanal

Page 27: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 27 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

West in Rock Festival na Quartz

Jantar a base de peixe da Aspix

LIBRA ESCoRPIÃo SAGITÁRIo CAPRICÓRNIo AQUÁRIo PEIXES

Os astros garantem que este é um bom momento para você

investir em cursos de aperfeiçoa-mento profissional. No trabalho, aprenda a dividir tarefas. Passe mais tempo com seus familiares e entre em contato com aqueles que estão distantes. Amor em ótima fase: vai querer ficar juntinho do seu companheiro(a).

Mantenha a calma e não tente apressar o rumo dos aconteci-

mentos, cada coisa acontece em seu momento. Exercite sua paciência em casa e tente cultivar a confiança e a fé nas pessoas, evitando conflitos. Na paixão, coloque as vontades do par em primeiro lugar neste período. Zele pela privacidade a dois.

Comece a semana traçando prioridades ou poderá se sobre-

carregar e ainda corre risco de não atingir seus objetivos. Cultive o diá-logo em família e aprenda com opini-ões diferentes das suas. A dois, traga um espírito mais aventureiro aos mo-mentos com quem ama. Seu poder de sedução está em alta: use-o!

Batalhe pelos seus objetivos e mostre sua capacidade aos

superiores, pois assim conquistará seu espaço. Conflitos não estão des-cartados entre pessoas de sua estima, então, aja com cuidado. A atração física será intensa a dois. Caso esteja só, alguém que conheceu no trabalho pode atrair seu interesse.

Aproveite ao máxi-mo sua criatividade para aumentar sua

produtividade e atrair olhares dos superiores para sua capacidade de realização. O momento é ideal para conversar com seus amigos e com o pessoal de casa, mas não se esque-ça dos outros setores. Ótima fase no campo afetivo: a intimidade esquen-ta!

É tempo de refletir sobre os rumos da sua vida profissio-nal e tomar deci-

sões. Se quer ganhar mais, reavalie seus planos neste momento. As re-lações familiares contam com boas energias: curta os parentes. Não desanime diante de dificuldades no amor e conquistará bons resulta-dos. Apimente seu romance.

Page 28: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 28 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

coquetel mobile

baixe agora!bomba e Pirâmide

Agora com os novos jogos

www.samsungapps.com

BANCO 69

LACAFOZDOIGUAÇU

MINUTOSLDOSACTGARI

IREPELENTECRIASMINUNBASIC

ALCATRAMOIATORETTONA

UMTAPIRPRANGARIOUIMATUROSBSSATSUL

UMARETEIROTERIDETC

PINACOTECA

Aborrecer(alguém)com insig-nificâncias

Atraves-sam ile-gais paraos EUA

Ingredientede doces portugue-

ses

RobertoThomé,

jornalistaesportivo

Exemplocitado em

livrosmédicos

RenatoSorriso,por sua

profissão

OlegárioMariano, oPoeta dasCigarras

Utilidadeda vela decitronela

Os bezer-ros, em

relação àvaca

Estado daCosta doDendê(sigla)

Átomo queganhou ou

perdeuelétrons

Corte decarne

utilizadoem bifes

Domíniode sites

comerciais

Tecido deporta-CDs

(sigla)

Únicoelementoessencialao Teatro

Símbolode peso,em Física

Conseguiu(fundos)mediante

solicitação

O planoalter-nativo

Total deorações

do períodosimples

Elabora oranking do tênis(sigla)

AudreyTautou,

atrizfrancesa

Antis-séptico de

cheiroforte

A maisalta auto-

ridadeescolar

Ctrl+(?),atalho pa-ra copiar(Inform.)

Tecido de toldosEsporte praticado pelopartícipe do concurso

de Mister UniversoCidade do

Paraná60 (?):

uma hora

Rua(abrev.)

Condiçãodos bebêsque nasce-ram antesdo temponormal

(?) do Estado, museu de arte mais

antigo da cidade de São Paulo

Macaco,em inglês

Básico,em inglês

A parte posteriorde qualquer lugar

TrituraEstampido

ouvido na salva

Vir à (?):emergir

Porção deum todo

Anta(Zool.)

Ácido daaspirina

O polo antártico"Deus", em"teocracia"

Consulta à sociedade, como a dareforma do Código Penal (2012)A última

vogalCantora canadense

de "Ironic" e "Perfect"

"Em terra de cegoquem temum olho é(?)" (dito)

Dentro, em inglês

S U L

2/in. 3/ape — tnt. 5/basic. 7/coiotes. 10/pinacoteca.

Page 29: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 29 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Por Raphael Spiller

Esportes

Taça Guarany 59 anos comemora o aniversário da equipe em Xaxim

A Escolinha de futebol da Sociedade Es-portiva Recreativa

Cultural Guarany junto com a Secretaria Municipal de Es-porte e Lazer realiza neste sá-

bado dia 25 de maio de 2013, a 1ª etapa do Circuito oeste de futebol de base, que leva o nome TAÇA GUARANY 59 ANOS, em comemoração ao aniversário do clube, pois participam da competição as

equipes das Escolinhas, SERC Guarany, Chapecoense, Taba-jara e Abelardo Luz, com as categorias sub-10 e sub-12, os jogos iniciam as 08h30min da manhã tendo como local o campo Estádio da Montanha.

O Circuito Oeste de Futebol de Base acontece pela primeira vez neste ano de 2013. Cada equipe participante ira realizar duas etapas da competição em sua cidade, sendo um quadran-gular com as categorias sub-

10, sub-12, e outro com a sub-14 e sub-16, competição esta criada pelos coordenadores e professores das escolinhas que participam da competição.

Page 30: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 30 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Esportes

UNOPAR COM PÓS-GRADUAÇÕES EM 12 MESES

Unopar Chapecó - 3323-4559Unopar Xaxim - 3353-6097Unopar Quilombo - 3346-3773Unopar Xanxerê - 3433-7561

Especialização em Consultoria EmpresariaEspecialização em Contabilidade, Perícia e AuditoriaEspecialização em Direito do TrabalhoEspecialização em Docência do Ensino SuperiorEspecialização em Educação a DistânciaEspecialização em Educação Especial inclusivaEspecialização em Gestão, Licenciamento e AuditoriaEspecialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos

Especialização Em Psicopedagogia InstitucionalEspecialização Em Saúde PúblicaEspecialização em Tecnologias para Aplicações WebMBA Executivo em NegóciosMBA em Gestão AmbientalMBA Em Gestão De PessoasMBA Em Gestão FinanceiraMBA Em Gestão PúblicaMBA Em Logística e Cadeia de SuprimentosMBA Em Marketing

A equipe de Xaxim foi a campeã da Taça Fit Total de Basquete Adulto, vencendo Chapecó com o placar 86 a 72. A competição foi realizada no sábado, 18, e do-

mingo, 19, no Ginásio Municipal Pedro Ivo Campos, em Xaxim. Participaram equipes de Xanxerê, Chapecó, Abelardo Luz e Xa-xim. A 3º colocação ficou com Xanxerê e a 4ª com a equipe de Abelardo Luz. O evento foi realizado em parceria entre a Administração Muni-cipal de Xaxim, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e a Liga Oeste de Basquete. Segundo o técnico da equipe xaxinense, professor Ivan Atolini, o objetivo foi fomentar a categoria adulta de basquete, visando preparar as equipes da região para os Jogos Abertos de Santa Catarina.

Xaxim é campeã da Taça Fit Total de Basquete Adulto

Avenida Nereu Ramos, 75 D - Cobertura CPC Centro - Chapecó - Fone: (49) 3329-1008

A Xaxiense estreou no último sábado no campeonato da Primeira divisão 2013, e o time Verde e Branco de Xaxim fez bonito jogando em casa, vencendo a forte

equipe de Canoinhas pelo placar de 4 x 1.Mesmo com desfalques devido a lesões, a Xaxiense impôs o seu ritmo e fez o dever de casa. Em noite inspirada do goleiro Cézare Zin e do pivô Cris, a Xa-xiense fez por merecer a vitória que foi muito valorizada pelo grupo do Professor Rodrigo Ferreti.O próximo compromisso da Xaxiense será sábado (25) fora de casa diante da equipe Araquari Futsal/Assessoritec em Araquari.

Xaxiense estreia com vitória na Primeira Divisão

Assinaturas

49 3358 0392

JORNAL

Page 31: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 31 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013Esportes

Curtas do Esporte

�n�d�de��en�ro�����e�����v���ener����s�r�o������������������������n�d�de����rro���o��r�s�ov�o���v����o��edro������E������������������n�d�de��ord���e�r��������������r�����n��n����������os����nd�����������������

Endereços

1515AN S

Xaxim - Cordilheira Alta e MaremaTelefone: 3353-5105

Equipe Academia Fit Total

o que era previsto acontece, o craque Neymar no fim da partida, de JEC (Joinville e Santos) desabafa depois do pedido do goleiro do JEC sobre sua saída do time.

As especulações sobre essa possível saída e de que o Comitê de Gestão do Santos recusou 20 milhões de euros(R$ 52,5 milhões) do Barcelona.Após um jogo da Copa do Brasil na Vila Belmiro, quarta-feira, partida esta que terminou em empate e que classificou a equipe paulista, o jogador rumo ao vestiário e abordado por Ivan, golei-ro do time catarinense, na qual os jogadores em conversa falam sobre a possível saída e trocam as camisas. “Pedi para ele ficar, mas disse que não vai”. Lembra.Fonte: Globo Esporte

Jogador do JEC pede para Neymar ficar no país

o time do São Paulo vence o Londrina-PR com placar de 2 a 1. A equipe de Ney Franco deixa o time do Paraná com um golaço de Roni, es-

treante do Londrina, além do desabafo de Luis Fabiano, insatisfeito por ser colocado a venda por Juvenal Juvên-cio. E mesmo com a situação não deixará de cumprir seu contrato. O camisa 9 abriu o placar, já o Londrina explorou as fa-lhas aéreas dos são-paulinos, levando perigo na grande área por três vezes. O time do São Paulo fica com folga nesta quinta-feira tendo dois treinos para sua prepara-ção contra o Ponte Preta pelo Nacional, no domingo, ás 16h, em Campinas. Com um primeiro tempo com acon-tecimentos polêmicos levaram ao empate o jogo. Já no segundo tempo mostraram trabalho e aos 11 minutos, Roni acertou um belo gol na entrada da área no ângulo de Danilo, e fez jus a fama de “craque do interior” que conquistou no Paulista de 2013. A pressão fez os donos da casa jogarem mais a frente deixando espaço para o contra-ataque, mas as boas defesas do goleiro Leo que entrou no segundo tempo garantiram o resultado positi-vo. Fonte: Do UOL, em São Paulo

São Paulo supera Lon-drina com desabafo de

Luis Fabiano

Fluminense e Olímpia duelaram na quarta-feira, dia 22, em jogo válido pelas quartas de final da taça Libertado-res da América. Apesar de dominar boa parte do jogo, o

time carioca não conseguiu furar a retranca paraguaia. O panorama “ataque contra defesa” pode ser percebido pelos números do jogo. O Flu teve 72% de posse de bola, contra 28% dos paraguaios. O Flu insistiu muito nas bolas altas na área (fo-ram 22 ao longo da partida) e não foi feliz com o expediente, e o atacante Fred chegou a reclamar disso no intervalo. Com o empate em 0x0 o Fluminense joga por qualquer empate com gols no Paraguai para ficar com a vaga.

Fluminense pressiona, mas fica no empate

Page 32: Jornal do Oeste SC ed. 16

( 32 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Financiamos seu projeto em

Rua Papa João XXIII, 297Centro | Xanxerê | SC

aim

irim

.ag

A Progettare Ambientes Personalizadostrabalha com um conceito em móveis

planejados aliando comodidade, requinte e sofisticação com móveis de qualidade.

Venha conhecer nossa loja.