união europeia (cdeuc) - cef-módulo b6

24
União Europeia CDEUC - 2008

Upload: jorge-almeida

Post on 17-Jun-2015

8.562 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

União Europeia, CEF, Cidadania e Mundo Actual, Módulo B6

TRANSCRIPT

Page 1: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

União Europeia

CDEUC - 2008

Page 2: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Construção Europeia – Síntese histórica

Tratados1950 – Declaração Robert Schuman

1951 – Tratado CECA (Tratado de Paris)

1957 – Tratado da Comunidade Económica Europeia (Tratado CEE – Tratado de Roma) e Tratado EURATOM

1986 – Acto Único Europeu

1992 –Tratado da União Europeia (Tratado EU - Tratado de Maastricht)

1997 – Tratado de Amesterdão

2001 – Tratado de Nice

2007 – Tratado de Lisboa - assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-Membros, em 13 de Dezembro, e a sua entrada em vigor fica dependente da ratificação por todos os Estados-Membros.

Alargamento1951 – 6 Estados-Membros – Bélgica, República

Federal da Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos

1973 – 9 Estados-Membros – Adesão de: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido

1981 – 10 Estados-Membros – Adesão da Grécia

1986 – 12 Estados-Membros – Adesão de Portugal e Espanha

1995 – 15 Estados-Membros – Adesão de: Finlândia, Áustria e Suécia

2004 – 25 Estados-Membros – Adesão de: República Checa, Estónia, Chipre, Letónia, Lituânia, Hungria, Malta, Polónia, Eslovénia e Eslováquia

2007 – 27 Estados-Membros – Adesão de: Bulgária e Roménia

CDEUC - 2008

Page 3: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

CDEUC - 2008

Page 4: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Construção Europeia – Alargamento

1951Criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com a assinatura do Tratado de Paris, por seis países: República Federal da Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

1957Nasceu a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM) com a assinatura dos Tratados de Roma, pelos seis países fundadores da CECA – a CEE dos 6

1973 Primeiro alargamento: de seis a nove países – a CEE dos 9

1981 Segundo alargamento: de nove a dez países – a CEE dos 10

1986 Terceiro alargamento: de dez a doze países – a CEE dos 12

1995 Quarto alargamento: de doze a quinze países – a UE dos 15

2004 Quinto alargamento: de quinze a vinte cinco países – a UE dos 25

2007 Sexto alargamento: de vinte cinco a vinte sete países – a UE dos 27

CDEUC - 2008

Page 5: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

CDEUC - 2008

Page 6: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

1957 Tratado de Roma

1986 ActoÚnico Europeu

1992 Tratado de Maastricht

1997 Tratado de Amesterdão

2001 Tratado de Nice

2007 Tratado de Lisboa

Altera, sem os substituir, o Tratado da União Europeia (TUE) e o Tratado que Institui a Comunidade Europeia (TCE), passando este a designar-se Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. A entrada em vigor deste Tratado, que fica dependente da sua ratificação por todos os Estados-Membros, está prevista para 1 de Janeiro de 2009. Se até esta data isso não acontecer, entrará em vigor no primeiro dia do mês seguinte à última ratificação.

CDEUC - 2008

Page 7: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

CDEUC - 2008

Principais Objectivos do Tratado de Lisboa1. Uma Europa mais democrática e transparente: papel reforçado para o Parlamento Europeu e os

parlamentos nacionais, mais oportunidades para que os cidadãos façam ouvir a sua voz.

2. Uma Europa mais eficiente: regras de votação e métodos de trabalho simplificados, instituições modernas e um funcionamento mais racional adaptados a uma União Europeia com 27 Estados-Membros. A votação por maioria qualificada no Conselho será alargada a novas áreas políticas para acelerar o processo de tomada de decisão e reforçar a sua eficiência.

3. Uma Europa de direitos e valores, liberdade, solidariedade e segurança: defesa dos valores da União, a introdução da “Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia” no direito primário europeu conferindo um carácter juridicamente vinculativo às suas disposições, criação de novos mecanismos de solidariedade e a garantia de uma melhor protecção para os cidadãos europeus.

4. A Europa enquanto actor na cena mundial: conjugação dos instrumentos de política externa da União, tanto na elaboração como na adopção de novas políticas. O Tratado de Lisboa permitirá à Europa assumir uma posição clara nas relações com os seus parceiros e aproveitar as suas vantagens económicas, humanitárias, políticas e diplomáticas para promover os interesses e valores europeus em todo o mundo, no respeito dos interesses individuais dos Estados-Membros em matéria de política externa.

• A criação do novo cargo de Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, que acumulará com o de Vice - Presidente da Comissão, reforçará o impacto, a coerência e a visibilidade da acção externa da União Europeia.

• Um novo serviço europeu para a acção externa apoiará o Alto Representante.• A União passa a ter uma personalidade jurídica, o que irá reforçar o seu poder de negociação,

contribuindo para um aumento da sua influência e visibilidade na cena mundial.• A PESD – doravante designada “Política Comum de Segurança e Defesa” (PCSD) – continua a

fazer parte integrante da PESC da UE: o Tratado prevê disposições especiais para a tomada de decisão e prepara o caminho para uma cooperação reforçada no âmbito de um pequeno grupo de Estados-Membros.

Page 8: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Os Símbolos da União Europeia

CDEUC - 2008

Page 9: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Os Símbolos da União Europeia

O Euro

Moeda Única Europeia

No dia 1 de Janeiro de 2002, as notas e moedas de

euros entraram em circulação.

Vários países optaram por substituir as suas moedas

nacionais pela moeda única europeia. Actualmente,

estes países são: Alemanha, Áustria, Bélgica,

Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Irlanda,

Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Eslovénia,

Chipre, Malta e Eslováquia.

CDEUC - 2009

Page 10: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

As Instituições da União Europeia

Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia

Adoptam conjuntamente as políticas e a legislação (Directivas, Regulamentos e Decisões) que se aplicam em toda a União Europeia.

Tribunal de Justiça Tribunal de Contas

Defende os interesses de toda a União Europeia. Elabora as propostas de nova legislação europeia, que apresenta ao Parlamento e ao Conselho.

Representa os Estados membros. Partilha com o Parlamento a responsabilidade de aprovar a legislação e tomar decisões políticas.

É eleito de cinco em cinco anos pelos cidadãos europeus para representar os seus interesses. O principal trabalho do Parlamento consiste em aprovar legislação europeia. Partilha esta responsabilidade com o Conselho da União Europeia.

Assegura o cumprimento do direito comunitário. Desde 1989, foi associado ao Tribunal de Justiça um Tribunal de Primeira Instância.

Fiscaliza o financiamento das actividades da União Europeia e assegura a boa gestão financeira do orçamento comunitário. CDEUC - 2008

Page 11: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

As Instituições da União EuropeiaÓrgãos

Órgãos Consultivos

Comité Económico e Social Europeu

Comité das Regiões

Representa a sociedade civil e os parceiros sociais da vida empresarial (trabalhadores e empregadores).

Representa as autoridades regionais e locais.

Outros Órgãos

Banco Central EuropeuBanco Europeu de

InvestimentoProvedor de

Justiça Europeu

Autoridade Europeia para a

Protecção de Dados

Responsável pela política monetária europeia.

Financia os projectos de investimento da União europeia.

Protege os cidadãos e as empresas da UE contra a má administração

Garante que o tratamento de dados pessoais por parte das Instituições e Órgãos da UE respeita o direito das pessoas à vida privada.

CDEUC - 2008

Page 12: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Cronologia da União Europeia

9 de MaioRobert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet. Pro-põe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta aos outros países da Eu-ropa. Porque esta data pode ser considerada como a do nascimento da União Europeia, o dia 9 de Maio é hoje comemorado anualmente como o Dia da Europa.

18 de AbrilSeis países (Bélgica, República Federal da Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos) assinam em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que entra em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos.

25 de MarçoAssinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), que entram em vigor em 1 de Janeiro de 1958.

1 e 2 de DezembroNa cimeira de Haia, os dirigentes políticos da CEE decidem dar novo impulso ao processo de integração europeia, abrindo caminho para o primeiro alargamento.

22 de JaneiroSão assinados em Bruxelas os tratados de adesão da Dinamarca, da Irlanda, da Noruega e do Reino Unido às Comunidades Europeias.

1 de JaneiroA Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Europeias, que passam a ter nove Estados-Membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que o voto maioritário foi desfavorável à adesão.

28 de FevereiroÉ assinada em Lomé uma convenção (Lomé I) entre a CEE e 46 Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP). 22 de JulhoÉ assinado um tratado que reforça os poderes orça-mentais do Parlamento Europeu e cria o Tribunal de Contas Europeu. Este tratado entra em vigor em 1 de Junho de 1977.

7 a 10 de JunhoPrimeiras eleições directas dos 410 deputados do Parlamento Europeu.

1 de JaneiroEntrada da Grécia nas Comunidades Europeias, que passam a contar 10 Estados-Membros.

CDEUC - 2008

Page 13: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Cronologia da União Europeia

7 de FevereiroÉ assinado em Maastricht o Tratado da União Europeia, que entra em vigor em 1/11 de 1993.

1 de JaneiroÉ criado o mercado interno.

1 de JaneiroA Áustria, a Finlândia e a Suécia juntam-se à UE, que passa a ter 15 Estados-Membros. A Noruega fica novamente de fora, na sequência de um referendo em que o voto maioritário foi desfavorável à adesão.23 de JaneiroEntra em funções uma nova Comissão Europeia (1995-1999), presidida por Jacques Santer.

2 de OutubroÉ assinado o Tratado de Amesterdão, que entra em vigor em 1 de Maio de 1999.

30 de MarçoTem início o processo de adesão dos novos países candidatos, que vai abranger Chipre, Malta e 10 países da Europa Central e Oriental.

1 de JaneiroInício da terceira fase da UEM: as moedas de 11 Estados-Membros são substituídas pelo euro que é introduzido nos mercados financeiros para transacções não efectuadas em numerário. O Banco Central Europeu passa a ser responsável pela política monetária. A Grécia junta-se a esses Estados em 2001.

CDEUC - 2008

7 de JaneiroJacques Delors assume a presidência da Comissão (1985-1995).14 de JunhoÉ assinado o Acordo de Schengen, cuja finalidade é suprimir os controlos nas fronteiras entre os Estados-Membros das Comunidades Europeias.

1 de JaneiroA Espanha e Portugal aderem às Comunidades Eu- ropeias que passam a contar 12 Estados-Membros.17 e 28 de FevereiroÉ assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu, que entra em vigor em 1 de Julho de1987.

9 de NovembroQueda do muro de Berlim.

3 de OutubroUnificação da Alemanha.

9 e 10 de DezembroO Conselho Europeu de Maastricht adopta o Tratado da União Europeia, que estabelece as bases para uma política externa e de segurança comum, uma coope-ração mais estreita nos domínios da justiça e dos assuntos internos e a criação de uma união económica e monetária, incluindo uma moeda única.

Page 14: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Cronologia da União Europeia

CDEUC - 2008

15 de SetembroEntra em funções uma nova Comissão Europeia (1999-2004), presidida por Romano Prodi.

23 e 24 de MarçoO Conselho Europeu de Lisboa define uma nova estratégia para fomentar o emprego na UE, modernizar a economia e reforçar a coesão social numa Europa baseada no conhecimento.7 e 8 de DezembroEm Nice, o Conselho Europeu chega a acordo sobre o texto de um novo tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

26 de FevereiroAssinatura do Tratado de Nice, que entra em vigor em 1 de Fevereiro de 2003.14 e 15 de DezembroO Conselho Europeu de Laeken adopta uma declaração sobre o futuro da União, que abre caminho para a próxima grande reforma da UE e convoca uma convenção para preparar uma Constituição Europeia.

1 de JaneiroEntrada em circulação das notas e moedas de euros nos 12 países da área do euro.

10 de JulhoA Convenção sobre o Futuro da Europa adopta um projecto de Constituição Europeia e conclui os seus trabalhos.4 de OutubroAbertura da conferência intergovernamental encarregada de redigir o Tratado Constitucional.

1 de MaioChipre, a Eslováquia, a Eslovénia, Malta, a Estónia, a Hungria, a Letónia, a Lituânia, a Polónia e a República Checa aderem à União Europeia.22 de NovembroEntra em funções uma nova Comissão Europeia presidida por José Manuel Barroso.

29 de Maio e 1 de JunhoRejeição da Constituição por referendo em França e, três dias depois, nos Países Baixos.3 de OutubroAbertura das negociações de adesão com a Turquia e a Croácia.

1 de JaneiroA Bulgária e a Roménia aderem à União Europeia. A Eslovénia passa a integrar a área do euro.12 de DezembroProclamação solene do novo texto da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.13 de DezembroAssinatura do Tratado de Lisboa no Mosteiro dos Jerónimos.

In “A Europa em 12 lições / por Pascal Fontaine

Page 15: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

1996 1997

Cartazes 1996-2008

CDEUC - 2008

Page 16: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

1998 1998CDEUC - 2008

Page 17: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

2000 2001CDEUC - 2008

Page 18: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

2002 2003CDEUC - 2008

Page 19: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

2004 2005CDEUC - 2008

Page 20: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

2006 2007CDEUC - 2008

Page 21: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

2008CDEUC - 2008

Page 22: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Adesão de Portugal à CEE

O Primeiro-Ministro Soares, Jacques Delors e Lorenzo Natali junto à Torre de Belém, pouco antes da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE. 12 JUN. 1985

CDEUC - 2008

Page 23: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Adesão de Portugal à CEE

Assinatura de Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Ecnómica Europeia (CEE); cerimónia que teve lugar no Mosteiro dos Jerónimos. 12 JUN. 1985

CDEUC - 2008

Page 24: União Europeia (CDEUC) - CEF-Módulo B6

Adesão de Portugal à CEE

Discurso do Primeiro-Ministro Mário Soares, após a assinatura do tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE), em cerimónia realizada no Mosteiro dos Jerónimos. 12 JUN.1985

CDEUC - 2008