unafiscoinformaunafisconacional.org.br/unafisco/imgconteudo/image... · 2017-09-14 ·...

12
Informativo da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, UNAFISCO Regional - n o 11 - Fevereiro de 2008 UNAFISCO INFORMA Unafisco Associação assina contrato com a Unimed Associados de todo o país vão poder contar com mais uma boa e econômica alternativa de assistência médica. A Unafisco Associação fechou contrato com a Unimed Vitória e já está preparando a campanha de adesões. Com 103 mil médicos cooperados e 3.500 hospitais espalhados pelo Brasil, o Unimed Unafisco vai contar com uma central exclusiva de atendimento e planos especiais para agregados. Pág. 12 Eliane Nunes O presidente Édison Staibano e o médico Luiz Carlos Paier, da Unimed Vitória, assinaram o contrato. Unafisco Informa desembarca em Goiás. Pág. 03 Porto Seco Centro-Oeste O Porto Seco Centro-Oeste, localizado no município de Anápolis é um dos recintos alfandegados do estado. Aposentado do Rio de Janeiro lança livro. Pág. 09 Eliane Nunes Democracia: entidade implanta voto virtual. Pág. 07 Abono de Permanência: Entidade consegue antecipação de tutela. Pág. 08 Encontro em Fortaleza fecha primeiro ciclo de reuniões pelo País. Pág. 10 Divulgação

Upload: others

Post on 10-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

Informativo da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, UNAFISCO Regional - no 11 - Fevereiro de 2008

UNAFISCOINFORMA

Unafisco Associação assina contrato com a UnimedAssociados de todo o país vão poder contar com mais uma boa e econômica

alternativa de assistência médica. A Unafisco Associação fechou contrato com a

Unimed Vitória e já está preparando a campanha de adesões. Com 103 mil médicos

cooperados e 3.500 hospitais espalhados pelo Brasil, o Unimed Unafisco vai contar

com uma central exclusiva de atendimento e planos especiais para agregados. Pág. 12

Elia

ne N

unes

O presidente Édison Staibano e o médico Luiz Carlos Paier, da Unimed Vitória, assinaram o contrato.

Unafisco Informa desembarca em Goiás. Pág. 03

Por

to S

eco

Cen

tro

-Oes

te

O Porto Seco Centro-Oeste, localizado no município de Anápolis é um dos recintos alfandegados do estado.

Aposentado do Rio de Janeiro lança livro. Pág. 09

Elia

ne N

unes

Democracia: entidade implanta voto virtual. Pág. 07

Abono de Permanência: Entidade consegue antecipação de tutela. Pág. 08Encontro em Fortaleza fecha

primeiro ciclo de reuniões pelo País. Pág. 10

Div

ulg

ação

Page 2: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

2 > UNAFISCOINFORMA

Diretoria

PresidenteÉdison Staibano Gonçalves Manso DEAIN/São Paulo

1o Vice-PresidenteLuiz Fernando Hornstein - Defis/São Paulo

2o Vice-PresidenteIldebrando Zoldan - Aposentado/Campinas

Secretário GeralJairo Luís Soares Tenório - Defis/São Paulo

1o SecretárioJosé Ricardo Alves Pinto - ALF/Cumbica

Diretor de AdministraçãoArmando Domingos B. Sampaio - DefisRio de Janeiro

Diretor de Finanças e ContabilidadeNarayan de Souza Duque - Defis/São Paulo

Diretor Adjunto de Finanças e ContabilidadeJorge do Carmo Sant’Anna - Defis/São Paulo

Diretor de Assuntos Jurídicos, Defesa Profissional e Estudos TécnicosKleber Cabral - DEAIN/São Paulo

Diretor de Comunicação SocialLuiz Antonio Fuchs da Silva - IRF/São Paulo

Diretora de Aposentados e PensionistasIcléa Camargo Lima - Aposentada/São Paulo

Diretor de Eventos AssociativosAmilton Paulo Lemos - Aposentado/Curitiba

Diretor de Coordenação das Representações SeccionaisCarlos Alberto R. G. Pacheco - IBH/CNFBelo Horizonte

Conselho Fiscal

Membros EfetivosMatilde Mary Temporini Costa - DEINF/São PauloOscar Stefano Fioravanti - DEINF/São PauloValmir da Cruz - DRF/São José do Rio Preto

Membros SuplentesClotilde Guimarães - Aposentada/Rio de JaneiroAntonino da Silva Resende - Aposentado/FortalezaWagner Teixeira Vaz - DRF/Itajaí

PALAVRA DO PRESIDENTE NESTA EDIÇÃO

Av. Ipiranga, 1.237 – 13o andarSão Paulo/SP - CEP 01039-907

[email protected]

Caros colegas

No ano de 2007 a Receita Federal do Brasil comemorou recordes de arrecadação e autuações.

Recentemente, em matérias publicadas na grande im-prensa, o próprio secretário da Receita Federal do Brasil (RFB), Jorge Rachid, disse que além do crescimento econô-mico, as medidas administrativas de combate à sonegação foram fatores fundamentais para garantir a arrecadação do governo. “Em ter-mos administrativos, tivemos maior presença da administração tributária que ensejou maior combate à sonegação e ao contrabando”, assinalou o secretário.

Não se pode pensar nesses números sem relacioná-los à eficiência do fisco como conseqüência do trabalho dos Auditores-Fiscais da RFB.

Agora, com o fim da CPMF, mais uma vez a “conta” nos será apresentada: a categoria será instada a produzir um pouco mais de maneira a atender as exi-gências orçamentárias.

Esperamos, entretanto, o reconhecimento de nosso trabalho por parte do governo e da administração. Desejamos ser remunerados num patamar condi-zente com nossa importância estratégica, sem sermos relegados a patamares inferiores a outras categorias também importantes no serviço público federal.

Ao completar os primeiros seis meses de gestão, a diretoria da Unafisco Associação segue consciente de que tem se empenhado ao máximo pela defesa da categoria, de seus direitos e prerrogativas.

É por esta razão que continuaremos, quer por meio de nossa força política, quer pela via de ações judiciais, nos esforçando para que nós AFRFB sejamos reconhecidos e valorizados.

Édison StaibanoPresidente

Pelo Brasil ..................................................3Universo Associativo ................................4Informe Jurídico .......................................5Entrevista ...................................................6Auditor em ação .......................................7Aposentados e Pensionistas ...................8Variedades .................................................9Aconteceu ...............................................10Convênios/Benefícios .............................12

UNAFISCOASSOCIAÇÃO

Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil

Page 3: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

UNAFISCOINFORMA > 3

Hev

erto

n C

osta

Per

eira

/ DR

F G

OI

A DRF de Goiânia tem cerca de 150 municípios goianos sob a sua jurisdição.

Dando seqüência à viagem iniciada na edição anterior, mostrando a carreira de audi-toria-fiscal no estado do Maranhão, desta vez o Unafisco Informa faz uma parada no estado de Goiás.

Com quase 6 milhões de habitantes e uma área de 340.086 km², Goiás, cuja capi-tal é Goiânia, é o estado mais populoso do Centro-Oeste, e é também o mais central do Brasil sendo considerado o “coração geográ-fico” do país.

A estrutura da Receita Federal do Brasil (RFB) no estado inclui duas delegacias (DRF),

uma em Goiânia e outra em Anápolis, além de 11 Agências (ARF). A RFB atua, ainda, no Porto Seco Centro-Oeste (foto), uma Estação Adua-neira Interior (EADI), que fica no município de Anápolis e na Base Aérea de Anápolis, cujo recinto alfandegado é de uso restrito da Força Aérea Brasileira.

Segundo a Coordenação-Geral de Pessoas da RFB, com sede em Brasília (DF), 190 AFRFB são lotados no estado de Goiás. Além dos ati-vos, o estado conta com 101 AFRFB aposenta-dos e 98 pensionistas. Desse total, cerca de 150 são filiados à Unafisco Associação.

PELO BRASIL

Fer

nand

o F

avor

etto

Unafisco Informa desembarca em Goiás

Personagem

Aposentada desde 1996, a AFRFB Nélia Cruvinel Resende é figura conhecida entre os colegas do estado de Goiás, inclu-sive os da ativa. Desde a sua entrada na Receita, em 1984, no então cargo de Fiscal de Tributos Federal, ela vem se mostrando incansável na defesa da categoria.

Liderança local da associação, Nélia é também diretora de Aposentados da Dele-gacia Sindical em Goiânia.

Para ela, a divisão entre a Unafisco Associação e o Unafisco Sindical foi posi-tiva porque deixou clara a área de atuação de cada uma das entidades, fortalecendo-as. “Isso está sendo importante para a efetiva consolidação da Associação como nacional”, destacou.

Segundo Nélia, os goianos estão sa-tisfeitos com os resultados e confiantes na competência do Departamento Jurídico da entidade.

Delegacias

Sob o comando do delegado Sérgio Luiz Mes-sias Limas, que é AFRFB, a DRF de Goiânia tem a maioria dos auditores atuando na área de fiscaliza-ção (Sefis). Além disso, os AFRFB também execu-tam atividades de planejamento, hoje vinculadas à Seção de Programação, Avaliação e Controle da Atividade fiscal (Sapac), Acompanhamento e Controle Tributário (Secat), e de Orientação e Análise Tributária (Seort). Lá, a RFB também está presente no Terminal de Cargas do Aero-porto de Goiânia.

Em 2007, paralelamente às operações focadas em pessoas físicas, como a redução do estoque da malha, foram realizadas ope-rações de impacto em pessoas jurídicas com o objetivo de aumentar a presença fiscal no interior do Estado.

Já a DRF de Anápolis, cujo delegado é o

AFRFB Paulo Sérgio Peperário, com 95 municí-pios goianos sob sua jurisdição, atua com qua-tro diferentes seções: de Fiscalização (Safis), Arrecadação e Cobrança (Sarac), Tecnologia e Logística (Satel), além do Centro de Atendi-mento ao Contribuinte (CAC).

Essa DRF, baseada no crescimento eco-nômico do Estado e no esforço de seus servi-dores, vem obtendo bons resultados em sua arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela primeira vez em sua história, a marca de R$ 1bilhão.

Em um dos seus recintos alfandegados, o Porto Seco Centro-Oeste, foram movimenta-dos em exportações, mais de US$ 17 milhões em 2007, contra pouco mais de US$ 8 milhões no ano anterior.

Page 4: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

4 > UNAFISCOINFORMA

UNIVERSO ASSOCIATIVO

Unafisco Associação participa da oficialização do Fórum das Carreiras Típicas do Estado

Além de oportunidade de confraternização entre

os associados da Unafisco, a festa de final de ano

realizada pela associação no dia 13 de dezembro, foi

um ponto de encontro de representantes de várias

entidades. Uma delas, por exemplo, a Associação

Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal

do Brasil (APAFISP), foi representada por seu agora

presidente, Edgard dos Santos. Na foto, da esq. para

a dir., o presidente da DS-SP do Unafisco Sindical,

Luiz Antonio Fuchs da Silva; o presidente da Unafisco

Associação, Édison Staibano; e o presidente da APA-

FISP, Edgard dos Santos.

Festa de final de ano garantiu o encontro de entidades

Fer

nand

o F

avor

etto

A Unafisco Associação participou no dia 11 de dezembro, em Brasília, da apro-vação e assinatura do estatuto do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, o FNPCTE, que passou a ter personalidade jurídica e organicidade.

Na reunião, que aconteceu na sede da

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Unafisco foi representada pelo presidente, Édison Staibano; o 1º vice-pre-sidente, Luiz Fernando Hornstein; e também o 2º vice-presidente, Ildebrando Zoldan.

De acordo com Staibano, figurar entre as entidades fundadoras do Fó-

rum é um grande marco na história da Unafisco e sua proposta de lutar pelos direitos de seus associados. “O Fórum já tinha um importante papel político até pelas entidades que o integra, mas sem dúvida ganha muito mais força com o estabelecimento de uma personalidade jurídica”, acrescenta.

Essa opinião é compartilhada pelo presidente do Fórum, o desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello. “Com a personificação jurídica do Fórum, a cena brasileira se enriquece. Agora podemos, oficialmente, colaborar no debate das questões que afetem essas carreiras”, disse.

Composto por 25 entidades de abran-gência nacional, representativas de car-reiras típicas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no âmbito dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciá-rio), o Fórum tem como principal objetivo defender os regimes próprios de previ-dência social, integralmente públicos e estatais, nos moldes do art. 7º da Emenda Constitucional nº 41/2003.

FEB

RA

FIT

E

Da esq. para a dir. Roberto Kupski, da FEBRAFITE; o vice-presidente da Unafisco Associação, Luiz Fernando Hornstein; o presidente da entidade, Édison Staibano; o presidente do Fórum, desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello, da AMB; e o 2º vice-presidente da Unafisco, Ildebrando Zoldan.

Page 5: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

UNAFISCOINFORMA > 5

INFORME JURÍDICO

O Departamento Jurídico da Unafisco Associação teve uma importante vitória no que diz respeito à ação recentemente proposta pela entidade, que busca a não-incidência do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) so-bre o abono de permanência. No dia 13 de dezembro, a juíza federal Maria Cristina Barongeno Cukierkorn, da 23ª Vara Federal Cível de São Paulo, concedeu a antecipação de tutela para o pleito.

Criado pela Emenda Constitucional 41, de 19 de de-zembro de 2003, o abono de permanência é uma espé-cie de indenização paga ao servidor público que mesmo tendo completado as condições exigidas para a aposen-tadoria voluntária, opta por permanecer em atividade. Essa verba adicional é recebida até que o servidor se

decida pela aposentadoria ou que se realizem as condições para sua aposentadoria compulsória.

Na prática, ele funciona como uma isenção da contribuição pre-videnciária já que mensalmente, o valor correspondente à contribuição para o Plano de Seguridade Social (PSS) é creditado na folha do servidor na forma do abono de permanência.

Ao conceder a tutela antecipa-da, a magistrada acatou a tese sus-tentada pela Associação, de que o abono de permanência não possui

natureza salarial, mas, sim, indenizatória.

“A jurisprudência dos Tribunais Superio-res é unívoca no sen-tido de que não deve incidir IRRF sobre ver-bas de natureza inde-nizatória e compensa-tória”, destacou a juíza em sua decisão.

Além de evitar a continuação da incidência do Impos-to de Renda sobre o abono – o que se realiza com a an-tecipação de tutela -, a ação visa a garantir a restituição (com as devidas atualizações) do IR recolhido injustamen-te desde o início do recebimento do abono permanência.

“Entramos com um Embargo de Declaração, pergun-tando ao juiz se a tutela alcança a Declaração de Ajuste (DIRPF) a ser apresentada em 2008, relativa ao ano de 2007”, informou, ainda, o diretor de Assuntos Jurídicos da Unafisco Associação, Kleber Cabral.

Entidade conquista tutela antecipada na ação do abono de permanência

Rep

rodu

ção

Page 6: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

6 > UNAFISCOINFORMA

ENTREVISTA

Não há quem não reconheça em Ildebrando Zoldan um ícone na categoria dos AFRFB. Desde a sua nomeação em 1966, à épo-ca como Exator Federal, até os dias de hoje, quando exerce tanto a 2ª vice-presidência da Unafisco Associação quanto da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unafisco Sindical, Zoldan, que se aposentou em 1991, vem desempenhando um papel fundamental na defesa da classe.

Antes de iniciar sua carreira fiscal, Zoldan, que é formado em Administração, Economia e Direito, foi professor e diretor de instituição de ensino, funções alcançadas sempre por meio de concurso público.

O que o senhor gostaria de destacar nessa sua longa militância em favor da categoria?

Desde o meu ingresso no Serviço Público Federal, participei da Associação da Categoria dos Auditores Fiscais (ACAF-SP), inclusive exercendo a presidência da entidade por quatro ges-tões (não consecutivas), que somaram 10 anos. Eu era o presi-dente quando optamos pela fusão com a Unafisco Associação, o

que significou uma aliança estratégica. Sempre militei também junto ao Congresso Nacional. Depois da Constituinte de 1988, passei a atuar diretamente pela causa dos aposentados e pen-sionistas. Tanto é verdade que, ao lado do colega Domingos Travesso, sou um dos fundadores do Movimento dos Servido-res Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP). Inclusive, fomos homenageados com o título de conselheiros vitalícios do Instituto. Além disso, atuo tanto na Unafisco Associação quanto no Unafisco Sindical, entidades das quais sou o atual 2º vice-presidente.

Como o senhor vê o crescimento que a Unafisco Asso-ciação vem tendo nos últimos anos?

Com grande alegria e não se pode falar disso sem lembrar-mos um pouco da história. Era a Unafisco Associação a entidade que sempre representou a categoria. A partir da promulgação, em 1988, da Constituição Federal, que permitiu aos servidores públicos se organizar em sindicatos, deu-se início a um movi-mento para a criação do Sindifisco, o que aconteceu no início de 1989. Unafisco e Sindifisco atuaram paralelamente até o início de 1995, quando houve a fusão. Eu fui contra, pois entendia que as entidades tinham papéis distintos, mas mesmo assim, fui voto vencido. Essa “derrota” foi compensada pela nova separação, ocorrida em 2005. Com isso a Associação voltou a exercer as

suas prerrogativas e com atuação nacional.

Em seu entendimento, então, há espaço para as duas entidades?

Sem a menor sombra de dúvida! É claro que hoje o Unafisco Sindical não pode simplesmente deixar de lado, por exemplo, al-gumas ações judiciais que estão em andamento, mas acho que isso é muito mais atribuição da associação que do sindicato. À entidade sindical cabe lutar pela valorização da categoria, sobre-tudo no que diz respeito às campanhas salariais e outros fatores que interfiram nas condições de trabalho.

O senhor tem mais alguma consideração a fazer?Quero destacar que continuo tendo como bandeira a de-

fesa do interesses dos aposentados e pensionistas. No mais, é importante que a categoria esteja certa de que nós, tanto da diretoria da Unafisco Associação quanto do Unafisco Sin-dical, continuaremos tendo uma atuação intensa e, acima de tudo, transparente.

Ildebrando Zoldan: ativismo nacional pela categoria

Page 7: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

UNAFISCOINFORMA > 7

AUDITOR EM AçãO

Voto virtual já é realidade

Entidade busca ampliar leque de benefícios

Viabilizar a participação efetiva dos associados de todo o Brasil nas deliberações da entidade. Este foi o objetivo perseguido pela atual diretoria da Unafisco As-sociação desde o início de sua gestão, em agosto do ano passado. Compromisso assumido durante a campanha eleitoral, a ferramenta torna-se uma realidade e está prestes a ser inaugurada.

Desenvolvido por uma empresa especializada de infor-mática, o mecanismo proporciona que os associados, em um ambiente seguro, mesmo à distância, participem das assembléias exercendo seu direito de voto.

Quando da realização da próxima assembléia, no início

do mês de março, os associados já terão recebido uma cor-respondência contendo uma senha individual e um manual com explicações “passo a passo” para cadastro no sistema e votação dos indicativos.

Segundo o presidente da Unafisco Associação, Édison Staibano, o sistema é um aperfeiçoamento necessário das instâncias deliberativas da Associação, uma maneira de fortalecer a democracia interna na entidade. “A As-sembléia virtual viabiliza a participação de uma grande quantidade de associados, principalmente aqueles que, por residirem fora de São Paulo, tinham dificuldade de participar”, concluiu.

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, destacou a eficiência do Fisco.

Fisco bate recorde de arrecadação em 2007

O governo federal atingiu uma cifra inédita na arrecadação de tri-butos no ano passado. O montante atingiu R$ 615 bilhões, superando em 11,09% até então o recorde de R$ 553,668 bilhões obtido em 2006, segundo os dados divulgados pela Receita Federal.

Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, além do cres-cimento econômico, o que motivou o aumento da arrecadação tributária no ano passado, foi a eficiência do Fisco no âmbito da arrecadação. “Tivemos maior presença da administração tributária, que ensejou maior combate à sonegação e ao contrabando”, assinalou o secretário.

As autuações feitas pela Receita Federal em pessoas físicas e ju-rídicas somaram mais de R$ 80 bilhões em 2007. Esse montante repre-senta o melhor resultado já registrado na história para um único ano e um crescimento de 45,4% em relação a 2006, quando os sonegadores foram autuados em R$ 55 bilhões.

A diretoria de Eventos Associativos, que está sob a ba-tuta do AFRFB aposentado de Curitiba (PR), Amilton Paulo Lemos, vai muito além da organização de eventos propria-mente ditos. É também responsabilidade desta pasta a ce-lebração de convênios e a ampliação da gama de benefícios que a associação oferece aos seus filiados.

De acordo com o Amilton Lemos, nessa área a direto-ria vem priorizando o fechamento de parcerias que tenham abrangência nacional e, desta forma, possam beneficiar um maior número de associados. “Além de renovar os con-vênios que já eram vigentes e tinham grande aceitação

entre os filiados, estamos fechando novos contra-tos”, destaca.

As novidades podem ser acompanhadas nos itens “Convênios” e “Be-nefícios” do site http://www.unafiscoregional.org.br. O associado que quiser sugerir empresas ou servi-ços aos quais a associação possa se conveniar, pode se comunicar com o dire-tor por meio do endereço [email protected]

Amilton Lemos: “Estamos fechando novos contratos”.

Mar

cello

Cas

al J

r./A

Br

Fer

nand

o F

avor

etto

Page 8: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

8 > UNAFISCOINFORMA

APOSENTADOS E PENSIONISTAS

No dia 05 de dezembro, aposentados e pensionistas reuniram-se na sede social da Unafisco Associação a fim de discutir estratégias para o acompanhamento da tramitação da PEC 555/06, que tem por objetivo sustar a contribuição dos inativos à Previdência.

Na oportunidade, os associados foram informados que várias enti-dades sindicais fizeram uma denúncia à Organização dos Estados Ameri-canos (OEA), contra o Estado Brasileiro, para suspender a contribuição.

O encontro foi coordenado pela diretora de Aposentados e Pensio-nistas, Icléa Camargo Lima. Na ocasião, a advogada da associação, Ana Paula Silva, colocou-se à disposição dos presentes para tirar dúvidas sobre as ações judiciais em andamento.

Um dos assuntos tratados foram as execuções relativas à Gratifi-cação de Desempenho de Atividade Tributária (GDAT) dos aposentados e pensionistas, que foram ajuizadas pelo escritório Silveira & Hübner. “Algumas delas já estão aguardando a expedição de precatório”, infor-mou a advogada.

Reunião discute PEC 555/2006 e ações judiciais

Muito requinte e alegria. Assim foi o almoço de final de ano dos aposentados da Receita Federal, que aconteceu no dia 06 de dezem-bro, no Nacional Club, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Cerca de 150 pessoas, entre aposentados e pensionistas marcaram presença no evento.

Durante a festa, que acontece há 20 anos, foram sorteadas algu-mas lembranças doadas pela Unafisco Associação e outras entidades.

Almoço mensalDias depois, 13 de dezembro, aconteceu no Hotel São Paulo Inn o úl-

timo almoço do ano dos que são realizados mensalmente pela Sala dos Aposentados do Ministério da Fazenda. O encontro foi prestigiado pelo presidente da Unafisco Associação, Édison Staibano, além de outros membros da diretoria, que sortearam brindes para os presentes.

Almoço anual reúne aposentados da Receita

Dando seqüência aos lembretes publicados na última edição, o Unafisco Informa traz mais dicas para um estilo saudável de vida que, como já foi apontado por diversos estudos científicos, é um dos se-gredos da longevidade. Confira:

LARGUE O CIGARRO. Fumantes regulares vivem, em média, dez anos menos do que um não-fumante. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil, estão relacionados ao tabagismo.

TENHA FÉ. Segundo o International Journal of Psychiatry and Medicine, ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais.

BEBA COM MODERAÇÃO. Estudos mostram que o consumo

diário de até duas taças de vinho deve fazer parte da receita para uma vida longa. Até a cerveja, quando consumida moderadamente, pode trazer benefícios à saúde, apontam pesquisas recentes.

COMA MENOS. Nos Estados Unidos, um estudo comparou cin-qüentões que viviam de dieta com outros que consumiam, em média, 2 000 calorias por dia. A conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30% maior, além de aparentar ser mais jovem do que os congêneres da mesma idade.

VÁ DE VERDES. Vegetais verde-escuros, como espinafre, rúcula e brócolis, são ricos em ácido fólico, uma substância que ajuda a man-ter a integridade do DNA.

Fonte: Veja Especial – A Melhor Idade

Dicas para viver melhor

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Da esq. para a dir., Nalda Xavier, da DS/SP; Icléa Camargo Lima, da Unafisco Associação; e a advogada Ana Paula Silva.

Cerca de 150 pessoas se confraternizaram no almoço de final de ano.

O almoço foi prestigiado por membros da diretoria.

Page 9: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

UNAFISCOINFORMA > 9

VARIEDADES

Economista, contabilista e advo-gado, o AFRFB aposentado carioca, Jorge Dias Teixeira, é também escri-tor e compositor. Além de vários livros sobre Con-tabilidade e área afins, ele escreve e canta uma de suas maiores paixões: a sinuca. Jorge Dias é o autor do livro “Segredos da Sinuca”, que con-tém fundamentos e dicas preciosas sobre a modalidade, com textos es-clarecedores e imagens ilustrativas.

É dele também o CD “A vida é uma sinuca”, no qual canta 15 sam-bas de sua autoria, que têm o espor-te como tema.

E know how não falta ao colega. Ele integrou a equipe pioneira que fundou a Federação de Sinuca e Bi-

lhar do Estado do Rio de Janeiro (FSBERJ) e participou da funda-ção da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca - CBBS.

Além disso, seu currículo inclui o an-tológico II Campeo-nato Interestadual de Sinuca, realizado no ano de 1984, em Vol-ta Redonda (RJ). Na

ocasião, Jorge Dias levou a melhor de três partidas, vencendo ninguém mais, ninguém menos que Rui Chapéu.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.jorge.dias.com.br.

O Brasil melhorou 27 posições no ranking da taxa de mortalidade na infância (menores de 5 anos), se-gundo o relatório Situação Mundial da Infância 2008 – Sobrevivência Infantil, divulgado no último dia 22 de janeiro, pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O relatório avalia a situação geral da primeira infância (crianças de até 6 anos de idade) em 194 países.

O Brasil é um dos 60 países selecionados para a contagem regressiva para 2015 – quando se pretende atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio –, como prioritários no combate à mortalidade na infância.

Paralelamente à divulgação do relatório Situação Mundial da Infância, o UNICEF lançou o Caderno Brasil, que mostra a situação das crianças brasileiras de até 6 anos de idade e os avanços e desafios em relação à primeira infância no País.

Mais in formações sobre o rela tór io podem ser ob t idas no si te h t tp://w w w.unicef.org / braz il .

Brasil sobe 27 posições no ranking de mortalidade na infância

Artes plásticas, teatro, músi-

ca, poesia. Não importa a área!

Se você, seu cônjuge, filhos ou

netos têm um talento artístico,

divida essa informação com os

colegas de todo o Brasil.

As crianças com até 10 anos

podem fazer desenhos sobre te-

mas variados, a fim de ilustrar

uma nota sobre o assunto. Para

crianças a partir de 11 anos e

adultos, o espaço é para poesias.

Os trabalhos devem ser envia-

dos para a redação, por e-mail ou

pelos correios, nos endereços que

constam no Expediente, na pági-

na 12. Participe!

Revele seu talento!

AFRFB aposentado assina livro e CD sobre sinuca

O AFRFB aposentado escreve e canta uma de suas paixões: a sinuca.

Rep

rodu

ção

No livro, Jorge Dias dá dicas sobre a modalidade.

Fláv

io P

erei

ra d

o L

ago

“Infância Brasileira”. Essa pintura abstrata, que privilegiou o uso das cores da Bandeira Nacional, é de autoria da pequena Kadije Hania Zeitoun, de 4 anos, filha do AFRFB Roberto Zeitoun (SRRF)

Rep

rodu

ção

Page 10: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

10 > UNAFISCOINFORMA

ACONTECEU

No dia 04 de dezembro, a diretoria e corpo jurídico da Una-

fisco marcaram presença em Belo Horizonte, no Auditório do

Ministério da Fazenda, em mais um encontro de uma série re-

alizada pelo Brasil. Cerca de 60 associados compareceram ao

local, para inteirar-se dos diversos assuntos em pauta, como as

ações judiciais em andamento, as perspectivas em face da re-

muneração por subsídio e as novas atividades da associação.

Além de aposentados, pensionistas e ativos, marcou pre-

sença a aposentada e importante liderança da categoria na

capital mineira Rosa Maria Bicalho. “O encontro é bom, pois

congrega o pessoal. São Paulo está distante de Minas e neste

momento ficou bem perto. Já que estamos num mundo globa-

lizado, a entidade também tem que estar globalizada, estar em

todos os locais, visitando outras cidades. Isso que é o mais im-

portante, fazer-se presente”, afirma Rosa.

O Delegado Adjunto da Receita de Belo Horizonte, Fernando

Otávio Baracho também esteve no evento e não poupou elogios

à visita da Unafisco. “A Associação sempre foi uma entidade

muito séria e comprometida. Admiro essa iniciativa e parabeni-

zo a diretoria pelo brilhante evento”, conclui Baracho.

Belo Horizonte recebe a Unafisco Associação

No dia 06 de dezembro, a diretoria da Unafisco Associa-ção completou, na cidade de Fortaleza (CE), a primeira etapa de uma maratona de reuniões com associados de todo o país. Na

ocasião, 70 filiados, entre AFRFB da ativa, aposentados (as) e pensionistas compareceram ao encontro realizado no auditório da Escola de Administração Fazendária (ESAF), na sede da Re-ceita Federal na capital cearense.

Além do presidente da Associação, Édison Staibano, e do vice, Luiz Fernando Hornstein, compareceu ao encontro o di-retor de Coordenação das Representações Seccionais, Carlos Alberto Pacheco.

O representante do corpo jurídico da entidade falou sobre o status das ações judiciais propostas pela Unafisco e esclareceu dúvidas de associados que foram à reunião.

“Esse encontro foi muito interessante e necessário, já que evidenciou a disposição da entidade de estar cada vez mais próxima de seus associados”, destacou o AFRFB aposentado, José Aloísio Barroso Nunes. “Nós aqui em Fortaleza acredi-tamos muito na associação, sobretudo na competência de seu Departamento Jurídico”, acrescentou.

A diretoria está trabalhando na definição da agenda das próximas reuniões pelo Brasil.

O presidente da entidade, Édison Staibano (esq.), coordenou a reunião, que teve a participação do diretor de Eventos Associativos, Amilton Lemos; do advogado Alan Apolidorio; e do diretor de Coordenação das Representações Seccionais, Carlos Alberto Pacheco.

Encontro em Fortaleza fecha primeiro ciclo de reuniões pelo Brasil

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Cerca de 70 associados participaram da reunião que aconteceu no auditório da ESAF na capital cearense.

Page 11: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

UNAFISCOINFORMA > 11

ACONTECEU

Mais de 350 pessoas entre AFRFB da ativa, aposentados, pensionistas, acompa-nhantes e convidados, divertiram-se a valer na festa oferecida, no dia 13 de dezembro, pela Unafisco Associação. Realizada no Bu-ffet Mediterrâneo, em São Paulo, a festa foi animada pelo Quarteto Domus, que embalou a alegria dos presentes.

Além da diretoria da associação, repre-sentantes de outras entidades, prestigiaram a confraternização. Uma dessas pessoas foi o vice-presidente da Associação Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (APAFISP) Edgard dos Santos. “A festa

foi calorosa e grandiosa como é a Unafisco. A associação teve seus méritos para ter al-cançado a projeção nacional que alcançou”, disse. “Se a entidade está forte, a categoria está forte”, acrescentou Edgard.

Juarez Rosa dos Santos, AFRFB apo-sentado do Rio Grande do Sul, destacou a oportunidade de encontrar pessoas de vários lugares. “A função de confraternização entre os colegas foi plenamente cumprida”, disse.

O AFRFB José Carlos Nunes de Souza, que está lotado na Inspetoria de Florianópo-lis (SC), aproveitou que estava em São Paulo a trabalho e decidiu curtir a festa. “Valeu a pena”, garantiu ele.

Também presente à festa, o presiden-te da DS/São Paulo, Luiz Antonio Fuchs da Silva – também diretor de Comunicação da associação -, ressaltou que o evento foi uma oportunidade ímpar de encontrar gente ami-ga. “Esse é o tipo de encontro importante para fortalecer laços entre os auditores e criar um pensamento comum de realizações conjuntas”, destacou.

Para o presidente da Unafisco Associa-ção, Édison Staibano, o balanço da festa foi mais que positivo. “Reunimos colegas de São Paulo e de outros locais do país em um clima de muita descontração. Essa festa já está na história”, concluiu.

Mais de 350 pessoas participam da festa de final de ano

O aposentado Juarez dos Santos, do RS, destacou a oportunidade de encontrar colegas de vários lugares.

Confraternização: abraços e sorrisos marcaram o clima da festa

Lotado em Florianópolis, o AFRFB paulista, José Carlos Souza disse ter curtido a festa.

Os convidados dançaram ao som do Quarteto Domus.

Fot

os: F

erna

ndo

Fav

oret

to

Page 12: UNAFISCOINFORMAunafisconacional.org.br/unafisco/imgConteudo/Image... · 2017-09-14 · arrecadação. Ela terminou o ano de 2007 com 65% acima de 2006, ultrapassando, em 2007, pela

12 > UNAFISCOINFORMA

Unafisco Informa é uma publicação da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Unafisco Regional • Edição e Redação: Eliane Nunes (MTb 25.814) • Projeto Gráfico e diagramação: Conceito Comunicação • Impressão: Gráfica Copypress • Tiragem: 8,5 mil exemplares • Correspondência: Av. Ipiranga, 1267 - 13o andar – Centro – São Paulo/SP – CEP 01039-907 • E-mail: [email protected] Telefone: (11) 3228-4766 • Site: http://www.unafiscoregional.org.br

UNAFISCOINFORMA

CONVÊNIOS & BENEFÍCIOS

A Unafisco Associação já está preparando a campanha de adesões para o plano de assistência médica que será oferecido para filiados de todo o País. O contrato foi assinado no último dia 23 de janeiro pelo presidente da entidade, Édison Staibano, e pelo diretor de Mercado da Unimed Vitória, o médico Luiz Carlos Paier. Com 103 mil médicos cooperados e 3,5 mil hospitais credencia-dos, a Unimed é a maior rede de assistência médica do Brasil.

De acordo com o presidente Édison Staibano, a idéia é garan-tir aos associados uma opção econômica de assistência médica que além de qualidade, tenha grande cobertura. “Estamos acer-tando os últimos detalhes para então lançarmos a campanha de adesão, o que deverá ocorrer nos próximos dias”, explicou.

Os planos Unimed/Unafisco são exclusivos para os associa-dos à entidade e seus dependentes legais, e contam com um plano especial para a inclusão de agregados familiares.

Com três opções de acomodação (enfermaria, quarto privati-vo e rede diferenciada), o serviço oferece, ainda, uma central de atendimento exclusiva (24 horas) e seguro de vida em grupo.

UnimedA primeira e maior cooperativa médica do mundo, Unimed,

foi fundada na cidade de Santos (SP) em 1967. Uma união de

Fechado contrato entre a Unafisco Associação e a Unimed

O diretor de Mercado da Unimed Vitória, Luiz Carlos Paier (esq.) e o presidente da Unafisco Associação, Édison Staiba-no: selada parceria em prol dos associados.

Elia

ne N

unes médicos formada nos moldes de uma empresa, que oferece

assistência médica de altíssima qualidade. Hoje a Unimed co-bre 80% do território nacional, atendendo cerca de 11,7 mi-lhões de clientes. O reflexo disso é que ela é a empresa de planos de saúde Top of Mind, com 66% de lembrança dentre os brasileiros.

Fundada em 27 de agosto de 1979, a Unimed Vitória, hoje, é referencia dentre as Unimed do país, sendo a maior operadora de saúde do Espírito Santo, a 6ª maior operadora do Sistema Nacio-nal Unimed e a 19ª operadora de planos de saúde do Brasil.

A administração ficará a cargo da Sestini Benefícios, que é uma empresa de gestão de sistemas de saúde, voltada para o atendimento de clientes corporativos com usuários distribuídos em diferentes localidades.