umrefugiosemigualjuniores

5
www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores. www.escoladominical.com.br - Pag. 1 Lição 5 – Juniores – CPAD Data da Lição: 30/10/05 LIÇÃO 5 – UM REFÚGIO SEM IGUAL Para memorizar: “Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua Palavra.” (Sl 119.114) Leia em sua Bíblia: Salmo 46.1-7,10 Objetivos Ministre sua aula de forma a: Ensinar que Deus tem zelo ou seja tem ciúme de nós, e que seu cuidar é constante em nossas vidas. Despertar o aluno de forma que o leve a confiar na bondade e fidelidade de Deus para conosco, e que Sua misericórdia é sempre presente em cada um de nossos passos. Conscientizar seus alunos que as promessas de Deus contidas na Bíblia são para eles também e isso pessoalmente, pois Deus conhece a vida de cada um de nós, e suas promessas são atuais aos nossos dias e a cada situação que vivemos. Introdução Prezado (a) professor (a), como de costume, gostaria de falar um pouco acerca da gloriosa missão a nos confiada – o Ensino – e a Didática nos quanto à metodologia necessária para se obter um ensino eficaz, e entre todas as regras que a Didática possui, está a Lei do professor, da qual destacarei somente dois itens: ü O professor precisa conhecer bem aquilo que vai ensinar (pois se não conhece como poderá ensinar com êxito), por isso amado (a), dedique-se ao estudo, precisamos gastar tempo na leitura e no preparo da lição, somente assim ensinaremos com segurança e de forma eficaz. ü O professor deve sempre preparar a lição com estudo renovado, isto é, por mais conhecido que possa nos ser o assunto – sempre devemos ler e reler com atenção – e encontraremos “coisas grandes e firmes que não sabemos” (Jr 33.3), tenha certeza que tiramos ensinos maravilhosos de versículos conhecidíssimos, a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável. Quando o Senhor Jesus escolheu seus discípulos – Ele não os separou pelo que eles faziam (seus ofícios), ou pelo que eles tinham (suas posses), mas

Upload: sandra-fuso

Post on 31-Jul-2015

313 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Umrefugiosemigualjuniores

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 1

Lição 5 – Juniores – CPAD Data da Lição: 30/10/05 LIÇÃO 5 – UM REFÚGIO SEM IGUAL Para memorizar: “Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua Palavra.” (Sl 119.114) Leia em sua Bíblia: Salmo 46.1-7,10 Objetivos Ministre sua aula de forma a: Ø Ensinar que Deus tem zelo ou seja tem ciúme de nós, e que seu cuidar

é constante em nossas vidas. Ø Despertar o aluno de forma que o leve a confiar na bondade e

fidelidade de Deus para conosco, e que Sua misericórdia é sempre presente em cada um de nossos passos.

Ø Conscientizar seus alunos que as promessas de Deus contidas na Bíblia são para eles também e isso pessoalmente, pois Deus conhece a vida de cada um de nós, e suas promessas são atuais aos nossos dias e a cada situação que vivemos.

Introdução Prezado (a) professor (a), como de costume, gostaria de falar um pouco acerca da gloriosa missão a nos confiada – o Ensino – e a Didática nos quanto à metodologia necessária para se obter um ensino eficaz, e entre todas as regras que a Didática possui, está a Lei do professor, da qual destacarei somente dois itens: ü O professor precisa conhecer bem aquilo que vai ensinar (pois se não

conhece como poderá ensinar com êxito), por isso amado (a), dedique-se ao estudo, precisamos gastar tempo na leitura e no preparo da lição, somente assim ensinaremos com segurança e de forma eficaz.

ü O professor deve sempre preparar a lição com estudo renovado, isto é, por mais conhecido que possa nos ser o assunto – sempre devemos ler e reler com atenção – e encontraremos “coisas grandes e firmes que não sabemos” (Jr 33.3), tenha certeza que tiramos ensinos maravilhosos de versículos conhecidíssimos, a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável.

Quando o Senhor Jesus escolheu seus discípulos – Ele não os separou pelo que eles faziam (seus ofícios), ou pelo que eles tinham (suas posses), mas

Page 2: Umrefugiosemigualjuniores

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 2

Ele os escolheu pelo que eles queriam, isto é, pelos seus objetivos.Os discípulos deveriam ter duas características marcantes:

1. Vontade de aprender; 2. Desejo de ensinar.

E essas mesmas características são exigidas dos professores de EBD, é imprescindível que o professor seja um eterno aprendiz e que ame ensinar.Devemos nos doar, darmos o máximo que pudermos para ensinar da melhor forma possível para conseguirmos alcançar o nosso objetivo – desenvolver o caráter cristão em nossos “pequenos” – formando neles os hábitos e os costumes da conduta cristã – o serviço a Deus. Se assim procedermos, amados (as), nossos alunos também serão “Ensinadores” – pois o bom mestre não somente passa conteúdos, antes busca formar no aluno o caráter cristão – capacitando-os para também ensinar a outros. Que glorioso e árduo trabalho! Realizemos pois com esmero! I. O verdadeiro Refugio Segundo o Dicionário Aurélio, refúgio é:

1. Local para onde alguém foge a fim de estar em segurança; abrigo.

2. Apoio, amparo, proteção , socorro. O salmista demonstrava uma fé inabalável em Deus como seu Refúgio nos períodos de tribulação – alguns estudiosos afirmam que esse Salmo foi escrito na época em que Deus milagrosamente libertou a cidade de Jerusalém do exército de Senaqueribe, rei da Assíria (2 Re caps. 18,19). “Socorro bem presente” – isso significa um socorro que se confirma confiável, ou melhor, que já provou ser uma fortaleza confiável no passado, de forma que nenhuma calamidade futura possa ser motivo de temor – aqui aprendemos que a verdadeira segurança pertence àqueles que põem sua fé no Senhor Deus. Amado (a), transmita aos seus alunos com entusiasmo, que se eles crerem, se colocarem em Deus a sua confiança, não precisarão ter medo de coisa alguma,estarão seguros, nenhum mal os alcançará (Sl 91.10). Somente Deus nos dá segurança e estabilidade, seja ela de ordem emocional, financeira, ou social. Ele é a nossa força. II. Homens que se refugiaram em Deus A Bíblia registra a vida de várias pessoas que experimentaram grandes vitórias porque confiaram em Deus:

v Josué e Débora derrubaram reinos;

Page 3: Umrefugiosemigualjuniores

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 3

v Neemias, teve coragem e governou com justiça, restaurando não somente a cidade mas também o seu povo.

v Daniel que foi salvo da Boca dos leões; v Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram guardados de sofrer danos

nas chamas de uma fornalha ardente. v Gideão foi vitorioso em uma batalha impossível, do ponto de vista

humano. Enfim, foram muitos os que confiaram no Senhor e encontraram refúgio em seus momentos de desespero e perigo. Nós também podemos obter grandes livramentos e vitórias, se confiarmos em Deus. Devemos crer que Ele é o nosso esconderijo e é uma ajuda sempre presente em nossa vida. Deus manterá todas as promessas de abençoar-nos e Ele é fiel. Você crê em sua fidelidade? Então descanse Nele, Ele cumprirá. III. Deus peleja por seus filhos Durante o reinado do rei Josafá, aproximadamente no ano de 872 a.C o povo de Israel deparou-se com um desastre iminente, ajuntaram-se os moabitas, os amonitas e outras tribos da Síria para destruir a nação israelita – que angustia, que medo teve ter sentido o povo de Deus! Mas em meio ao medo e ao desespero, aconteceu algo bom – o rei Josafá recorreu a Deus - e com ele toda nação reuni-se em oração e jejum perante o Senhor Deus. Prezado (a), enfatize aos “pequenos”, que mesmo em meio a uma grande crise ou problema, Josafá enfrentou de forma sábia – Buscou ao Senhor – e é assim que devemos fazer, o Senhor Deus é Todo-Poderoso, para Ele não existe impossível. Se confiarmos a Ele nossos problemas e dificuldades, Ele nos ajudará. A resposta de Deus para o rei Josafá foram ordens claras e especificas: “os cantores iriam à frente do exército louvando a Deus”. E Josafá fez exatamente como o Senhor ordenara.Esta atitude foi de reverencia perante Deus e confiança em seu poder, podemos até mesmo dizer, que os louvores eram de gratidão antecipada pela vitória prometida.

Page 4: Umrefugiosemigualjuniores

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 4

En-Gedi – Fonte: www.solo21.abac.com/frodsham/En-Gedi.htm

Israel caminhou ao encontro do inimigo louvando a Deus, o encontrou no Wadi Hadasa, um vale 12 km ao norte de En-Gedi, (considerado por muito como um oásis), que vai para o Oeste, até chegar perto de Tecoa, um distrito plano e espaçoso. Ali a resposta divina tornou-se uma viva realidade, os inimigos se mataram, sem que Israel movesse um pé do lugar. Que Deus maravilhoso! Amados (as), riquíssimas bençãos são concedidas aos que vivem pela fé em Deus, e em obediência à Sua soberana vontade.

IV. O salmista pede para se ter confiança. Como o salmista, nós também devemos pedir ao Senhor que acrescente-nos a fé, pois em meio a grandes lutas ou temores, devemos ficar calmos, pois o Senhor nos diz através de Sua Palavra, “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.” (Sl 46.10), devemos confiar que Ele é o Ser Supremo que dirige todo o Universo, e Ele está conosco e pode nos ajudar em todos os aspectos de nossa vida. Deus é o nosso refúgio no perigo. Força para que possamos viver com finalidades corretas e construtivas. Ele é o Nosso Socorro e Consolo nas preocupações e tribulações. A salvação operada por Deus em nossa vida, é prova de seu amor para conosco. Ele é o nosso Auxilio, e sempre está ao alcance de todos os que o buscam, é Deus presente em qualquer situação e em todos os momentos de nossa vida. Ele jamais nos deixa só – por isso não precisamos temer.

Aplicação da lição Professor (a), enfatize aos seus “pequenos”’ que não precisamos temer nenhum problema, e nem mesmo terremotos, ou furações ou qualquer outra catástrofe ou perigo – pois o salmista nos fala: “Deus está no meio dela (isto é, “Deus está conosco”), não será abalada”, fale aos seus alunos, que não precisamos temer, que devemos ter confiança na Fidelidade e na Misericórdia de Deus para conosco. A Palavra de Deus é clara - Deus é o nosso refúgio – mesmo em meio à destruição – Ele é o nosso Refúgio Eterno e pode nos ajudar em qualquer situação.

Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profa. Jaciara da Silva

Page 5: Umrefugiosemigualjuniores

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 5