uma multidÃo diante de deusnsrainha.com.br/content/uploads/informativo 646_site.pdf · todos os...

4
Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 646 | 03 a 09 de novembro de 2013 A vida com Deus é igual ao tempo, isto é, repleta de variações entre nevoeiros, ventos, tempestades, catástrofes naturais e dias bonitos, ou seja, há momentos de dúvidas, de incertezas ou desânimo, mas também de entusiasmo e alegria. Talvez seja por isto que São Bernardo afirmava que a festa de Todos os Santos serve mais para nós do que para os santos, que estamos venerando. As leituras de hoje falam de choro, perseguições e devastações, mas, é para que vejamos, sobretudo, a multidão inumerável que emerge desta grande provação: ela é transportada na alegria indescritível do céu, “diante do Trono e diante do Cordeiro”. A Festa de Todos os Santos reaviva, assim, a nossa memória. Ela nos lembra que não estamos sozinhos; que ser cristão, mesmo nos piores momentos de solidão, é viver numa família espiritual, em uma imensa corrente de fraternidade “desde o alvorecer dos tempos, caminhando para ser a multidão final iluminada por Deus” (Pe. Gérard Bessière). A festa de Todos os Santos nos envia, portanto, já agora “uma rajada de Céu”. Mas, nos deixa na terra, aqui, “onde o que seremos não aparece em nossas sociedades eivadas de degradação e de escravidão”. Longe de ser um refúgio ou uma escapatória, a vida com Deus na Igreja é uma comunhão que nos engaja aqui e agora em rir e em chorar com os santos, em ter fome e sede de justiça, nos exorta a praticar misericórdia, a dar ao mundo a paz e a esperança do Reino dos Céus, a deixar Deus tornar-se aquilo que ele é, “tudo em todos”. UMA MULTIDÃO DIANTE DE DEUS

Upload: others

Post on 19-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UMA MULTIDÃO DIANTE DE DEUSnsrainha.com.br/content/uploads/informativo 646_site.pdf · Todos os Santos serve mais para nós do que para os santos, que estamos venerando. As leituras

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 646 | 03 a 09 de novembro de 2013

A vida com Deus é igual ao tempo, isto é, repleta de variações entre nevoeiros, ventos, tempestades, catástrofes naturais e dias bonitos, ou seja, há momentos de dúvidas, de incertezas ou desânimo, mas também de entusiasmo e alegria. Talvez seja por isto que São Bernardo afirmava que a festa de Todos os Santos serve mais para nós do que para os santos, que estamos venerando.

As leituras de hoje falam de choro, perseguições e devastações, mas, é para que vejamos, sobretudo, a multidão inumerável que emerge desta grande provação: ela é transportada na alegria indescritível do céu, “diante do Trono e diante do Cordeiro”.

A Festa de Todos os Santos reaviva, assim, a nossa memória. Ela nos lembra que não estamos sozinhos; que ser cristão, mesmo nos piores

momentos de solidão, é viver numa família espiritual, em uma imensa corrente de fraternidade “desde o alvorecer dos tempos, caminhando para ser a multidão final iluminada por Deus” (Pe. Gérard Bessière).

A festa de Todos os Santos nos envia, portanto, já agora “uma rajada de Céu”. Mas, nos deixa na terra, aqui, “onde o que seremos não aparece em nossas sociedades eivadas de degradação e de escravidão”.

Longe de ser um refúgio ou uma escapatória, a vida com Deus na Igreja é uma comunhão que nos engaja aqui e agora em rir e em chorar com os santos, em ter fome e sede de justiça, nos exorta a praticar misericórdia, a dar ao mundo a paz e a esperança do Reino dos Céus, a deixar Deus tornar-se aquilo que ele é, “tudo em todos”.

UMA MULTIDÃO DIANTE DE DEUS

Page 2: UMA MULTIDÃO DIANTE DE DEUSnsrainha.com.br/content/uploads/informativo 646_site.pdf · Todos os Santos serve mais para nós do que para os santos, que estamos venerando. As leituras

EXPEDIENTEPároco: Padre Alexandre Fernandes de OliveiraVigário: Padre Dalmo RiggioElaborado pela equipe de comunicação e secretaria paroquial Coordenação: Rita de Cássia PereiraJornalistas responsáveis: Flavio Pereira e Matheus PompeuProjeto Gráfico: Renata Fariawww.nsrainha.comwww.twitter.com/NS_Rainha [email protected]ão: Gráfica Editora Cedáblio LTDATiragem: 2.500

2

Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os santos, concedei-nos, por intercessores tão numerosos, a plenitude da vossa misericórdia.

I Leitura (Ap 7,2-4.9-14)Salmo Responsorial 23(24)II Leitura (1 João 3,1-3)Evangelho (Mt 5,1-12)

2ª f.: Rm 11,29-36; Sl 68(69); Lc 14,12-143ª f.: Rm 12,5-16; Sl 130(131); Lc 14,15-244ª f.: Rm 13,8-10; Sl 111(112); Lc 14,25-335ª f.: Rm 14,7-12; Sl 26(27); Lc 15,1-106ª f.: Rm 15,14-21; Sl 97(98); Lc 16,1-8Sábado: Ez 47,1-2.8-9.12; Sl 45(46); Jo 2,13-22Domingo: 2Mc 7,1-2.9-14; Sl 16(17); 2Ts 2,16-3,5; Lc 20,27-38 ou 27.34-38

Acompanhe as notícias da paróquia no www.nsrainha.com e na rádio Belvedere FM 87,9.

3

Diversos voluntários, dentre esses, profissionais com vasta experiência na área de saúde, inclusive atuantes em hospitais, empresas, no próprio Samu - Serviço Médico de Urgência (192), e também estudantes de medicina se reuniram, no dia 28 de outubro, para o novo chamado da Paróquia: Pastoral Anjos NSRainha.

Essa Pastoral nasce com uma missão muito especial: cuidar de vidas a partir de um novo olhar missionário.

A Paróquia, visando atender uma normalização estadual para locais que reúnem mais de mil pessoas, adquiriu um aparelho eletrônico e portátil de Desfibrilação, que é capaz de mostrar automaticamente arritmias cardíacas de um paciente.

A nova Pastoral se reuniu para formar equipes que estarão presentes em todas as missas e em outros eventos da igreja. No entanto, essa Pastoral vai além, ultrapassa as portas da igreja; ela vai capacitar pessoas como anjos para diversos ambientes: no trabalho, nas ruas e em suas próprias casas diante do seu maior tesouro que é a própria família.

A reunião do dia 28 contou com a presença especial de padre Alexandre que agradeceu a presença e disponibilidade dos voluntários diante dessa nova missão da Paróquia.

A Pastoral Anjos NSRainha precisa de mais voluntários, mais anjos como você! Seja um integrante desta pastoral!

Durante as próximas missas e eventos, alguns Anjos receberão novas inscrições para esta pastoral

e o novo encontro geral, com os novos voluntários, será no dia 11 de novembro, (segunda-feira) às 19h30 (impreterivelmente), na sala João.

Para os Anjos acompanharem a agenda de eventos: www.facebook.com/events/195369137312868/

Saiba que agora um anjo estará perto de você! Reze por ele, pois ele estará rezando para cuidar de você também.

Mais informações: [email protected] ou (31) 3286-3034

Solidariedade, acolhida amorosa, partilha, testemunhos emocionantes, compreensão e aprofundamento da fé no encontro do Grupo API – Apoio à Perdas Irreparáveis, que acontecerá nesta terça-feira (05), na Paróquia Nossa Senhora Rainha. O Grupo é coordenado pela psicóloga dra Gláucia Tavares, autora do livro “Do Luto à Luta” que, carinhosamente, compartilha suas histórias de dor, as saudades, e a busca constante da valorização da vida e da felicidade. Dra. Gláucia Tavares ressalta a importância dos grupos de apoio, das reuniões, da coragem de partilhar e testemunhar. “O objetivo do encontro é buscar viver melhor, reconhecer o que é essencial na vida, transformando a dor em algo positivo. As partilhas de experiências comuns podem oferecer benefícios como: sentido de pertencer a um grupo mais amplo, sensação de ajudar a si mesmo ao ajudar os outros, esperança promovida pela percepção de como outros enfrentaram a situação, reconhecimento que a espiritualidade

é uma base de sustentação efetiva. Solidariedade, compreensão e fé se fazem presentes em cada reunião. A expressão dos sentimentos ajuda a superar as transformações que a vida traz, diante da perda. Para muitos,

participar das reuniões é um desafio, e é preciso coragem para receber ajuda e poder ajudar o próximo. O compartilhamento das experiências pessoais inspira e fortalece, mostra que o luto é algo que pode e deve ser socializado, funcionando quase que como um antídoto à dor.” As reuniões acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, às 20h, e está aberto para todas as pessoas que queiram abrir seus corações diante de vivências comuns, nunca iguais, respeitando o direito e o sofrimento de todos. *“Este caminho começou com a morte de minha filha Camile. Muitos parariam neste ponto. Se entregariam ao desespero e à dor. Fariam da vida uma eterna lamúria”, completou a mãe Gláucia Rezende Tavares. Gláucia escolheu lutar.

Page 3: UMA MULTIDÃO DIANTE DE DEUSnsrainha.com.br/content/uploads/informativo 646_site.pdf · Todos os Santos serve mais para nós do que para os santos, que estamos venerando. As leituras

Na terça-feira (29), padre Alexandre se reuniu com os pais dos adolescentes do Grupo Perseverança Fanuel NSRainha para apresentar o papel da Perseverança na formação da vida e discutir , principalmente, a responsabilidade dos pais e/ou responsáveis na caminhada desses jovens.

“Nós não realizamos/organizamos nenhum tipo de festa, principalmente, externas. O que acontece são retiros programados como a devida autorização. Os encontros são realizados aqui, dentro da igreja, no Salão Pedro, toda terça-feira, no horário de 19 às 21h. A responsabilidade de acompanhar, criar, educar, trazer e buscar é dos pais/responsáveis. Aqui, nós passamos valores, cuidamos também, mas o fundamental é o bom diálogo também nas famílias.” Disse Padre Alexandre.

A psicóloga dra. Patrícia Quaresma Ragone também reforçou o compromisso da família na formação dos jovens. “Às vezes, cobramos da Igreja a responsabilidade que é dos pais. Também sou mãe e também convivo, no meu ambiente de trabalho, com diversas experiências de comportamentos entre pais e filhos que precisam ser construídas ou resgatadas. A ciência não consegue resolver as diversas demandas/conflitos que surgem. A ciência reconhece o poder da fé na educação.

Precisamos desenvolver juntos, em família, em grupo, o poder da fé. E nada substitui um pai ou uma mãe. Se não temos pais, devemos procurar. E a melhor forma de interação, intervenção é o diálogo. O segredo é dialogar. Que sejamos pais bons, não bacanas. Que tipo de gente estamos formando? Precisamos ter postura firme com os nossos filhos. Comecemos em casa com a educação. Gastemos tempo com isso. Que cuidemos de nossas palavras diante deles. Estamos deixando passar/acontecer muita coisa dentro de casa. Que não peçamos licença para aquilo que convém dizer. O que é regra não é questionado. Mas todo mundo faz; você não é todo mundo. Esta conexão tem que pegar em todos os lugares. Não tem nada mais consistente do que olho no olho, estar perto, próximo; perguntar, mas como perguntar. Quando parecer difícil, escuro, sem palavras, determine um lugar, um espaço onde tenha uma cruz, uma imagem de Nossa Senhora, uma Bíblia e reúna sua família.”

O coordenador da Perseverança Thácio Leite apresentou toda a programação do ano, enfatizando os temas abordados e fundamentados na caminhada cristã. Thácio também falou do próximo evento que será o primeiro Acampamento Virtudes, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2013. “Vamos refletir nestes dias com os jovens as Sete

Virtudes Capitais: diligência, temperança, humildade, castidade, generosidade, caridade e paciência. A humildade é uma das virtudes mais importantes, por isso entendemos a necessidade de realizarmos um acampamento, onde os jovens pudessem se despojar dos luxos e da correria da vida moderna, abrindo os olhos para enxergar Deus nas coisas pequenas, na simplicidade e na obra da criação.”

O Acampamento contará com mais de cem servos, além de uma equipe de diversos casais, totalmente dedicados para proporcionar uma experiência segura e inesquecível com Deus. O local é próximo à região da Paróquia, é seguro e tranquilo, totalmente fechado e com segurança 24h. Os adolescentes serão proibidos de levarem aparelhos celulares, mas as famílias poderão contactar diretamente com os coordenadores.

4

03/11 Carolina de Pereira Vaz Daniele Nunes Fonseca Rocha Gisela Wittmann Lopes Judith Elaine Pereira Peixoto Lasmar Letícia Maria M. Vasconcelos Parreira Maria Fernanda Passos Ferreira Maria Luiza Quintão Torres Mariza Meira Silva Lima Rita de Cássia Pereira04/11 Angelina Bernardi Campos Anna Laura Velloso Ferreira Carla Cristina Almeida de Carvalho Lucas Mesquita Delmaschio Maria Heloisa Gontijo de Faria Paula Andrade Ferreira de Carvalho Rita Gonçalves de Souza05/11 Denize Silva Gomes Vieira Lucas Mirianda Filho Luciana Gleice S. Vaz de Oliveira Norton de Faria Mello Sandra Maria A. Jacques Dolabella06/11 Bruno de Paula Rodrigues Glênio Leonardo de Oliveira Marcus Signorini Costa Maria Letícia Tinoco Campolina07/11 Alessandra Maria Vieira Couto Ana Cristina de Castro Felipe Bartolomeo Moreira Izabel Gomes de Carvalho João Bosco Rabelo Rodrigues Júnior Lawrence Amarante Neves Marianna Adelaide S. Pinto Coelho Mateus Rhick Marques Castilho Olga Fumiê Nishimoto Araki Otaviano Bello de Araújo Júnior Paulo César Eulálio de Souza Virgínia Medeiros Amaral08/11 Erik Luis Sardinha Cecconello Ildeu Baptista de Oliveira09/11 Heloisa Helena da S. B. N. Fernandes Maria das Graças Diório Mayrink Maria Isabela Santiago Gontijo Otávio de Oliveira dos Santos Rafael Barata Porto Lima

Os cumprimentos e orações de toda Paróquia aos nossos irmãos dizimistas

Reunião de Pais do Grupo Perseverança Fanuel

Naim Kassisse, tem um casal de filhos “Excelente oportunidade esta reunião. Precisamos ficar mais atentos. Entendermos que não é exclusividade de ninguém e que vivemos e sentimos a mesma realidade. Já me ajudou muito essa reflexão. A gente sabe, sem querer, deixamos passar muita coisa que não poderia.”

Sérgio Araújo Picorelli Massa e Isabela Behrens Picorelli, pais da jovem Laura, 13 anos.

“Importante saber, entender a programação e a linguagem que estão sendo aplicadas. Sou profissional de tecnologia e acho fundamental essa proposta de não permitir o uso de celulares nos encontros. Uma maneira de deixá-los mais concentrados, mais livres. Muita tecnologia afasta, pode prejudicar. Isso vem acontecendo em diversos ambientes profissionais, sociais e familiares. Ficamos sem conexão com a vida. Estou tranquilo e agradecido com este trabalho da Perseverança.”

Assembleia Paroquial – dia 23 de novembro – sábado Padre Alexandre convida todos os coordenadores de pastorais e demais voluntários da NSRainha para este grande momento de apresentação e balanço dos trabalhos realizados durante este ano e também a partilha dos novos projetos da Paróquia para 2014.

Cada pastoral deverá apresentar seus objetivos, metas, missão e valores para 2014.

Agendas Bíblicas 2014Além das Agendas Bíblicas 2014, na loja NSRainha você encontra diversos produtos natalinos, presépios encantadores, cds, dvds, livros e muitos outros produtos evangelizadores.

Doação de presépios e artigos natalinosNesta época do ano, muitas pessoas costumam renovar seus presépios. Pensando nisso, o Bazar NSRainha está recebendo doações e fará uma grande exposição e venda desses presépios. Aproveite esta oportunidade para renovar a sua casa e também alegrar outros lares.

Page 4: UMA MULTIDÃO DIANTE DE DEUSnsrainha.com.br/content/uploads/informativo 646_site.pdf · Todos os Santos serve mais para nós do que para os santos, que estamos venerando. As leituras

Apoio:

SECRETARIA PAROQUIAL Telefone: (31) 3286-3034Rua Modesto Carvalho Araújo, 227 – Belvedere – 30320-410 Belo Horizonte – MG | [email protected]: Segunda à quinta-feira: 9h às 19h | Sexta-feira: de 9h às 18h Sábado: de 9h às 12hTER e QUA: 07h

QUI: 19hSEX: 15hSAB: 17hDOM: 8h45, 10h30, 12h, 17h45, 19h30HOSPITAL BIOCORQUA: 16hSÁB: 10h

6

NOVEMBRO9 – sábado – 10h às 12h - Academia de Liderança 28, 29, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013 19ª FEIRA DA AMIZADE 28, 29, 30 de novembro e 1‘ de dezembro

DEZEMBRO7 - SáBADO - 10H ÀS 12H - ACADEMIA DE LIDERANçA - FORMATURA

Acompanhe as notícias da paróquia no www.nsrainha.com e na rádio Belvedere FM 87,9.