uma história de experiências na comunidade santo antônio do tará

2
Uma história de experiências na comunidade Santo Antônio do Tará Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 nº1931 Janeiro/2015 Pedra José Djenal, conhecido como Dje, de 53 anos, é agricultor familiar e liderança comunitária em Santo Antônio do Tará, no município de Pedra. É casado há 24 anos com Dona Ilma Freire de 47 anos, com quem tem três filhos: Francisco de Assis, 22 anos, Maria Eduarda, 20 anos e a caçula Maria Isabel de 9 anos. Destaca que seu filho Assis é seu grande parceiro na administração da propriedade e que sua filha “Bel'' já o ajuda nos afazeres da propriedade. “Maria Eduarda é a única que não trabalha aqui. Passou no vestibular e estuda fonoaudiologia em João Pessoa na Paraíba”, diz o pai orgulhoso. A propriedade de seu Dje tem 130 hectares e foi herdada de seu pai. “Meu pai já tem 86 anos, então eu e meus irmãos nos reunimos e decidimos fazer a divisão das terras. Dois dos meus cinco irmãos abriram mão da herança e então a propriedade foi dividida por três”, contou o agricultor. Atualmente ele se divide entre a agricultura familiar, sendo uma referência na comunidade pela criação de cabras e a liderança comunitária como presidente da Associação Comunitária do Povoado Santo Antônio do Tará. Tudo começou no ano de 1993. Incentivado por um programa do Governo do Estado, onde ele conseguiu 5 cabras e 1 reprodutor. Com o trabalho organizado, Djenal aumentou sua criação para mais de 20 cabras e hoje sua produção semanal de leite é em torno de 120 litros. Todo leite produzido é entregue em um ponto de coleta em Venturosa-PE e depois destinado ao município de Buíque onde é preparado para o consumo. A família de Djenal Criação de cabras Cabras no aprisco

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

José Djenal, conhecido como Dje, de 53 anos, é agricultor familiar e liderança comunitária em Santo Antônio do Tará, no município de Pedra. É casado há 24 aos com Dona Ilma Freire de 47 anos, com quem tem três filhos: Francisco de Assis, 22 anos, Maria Eduarda, 20 anos e a caçula Maria Isabel de 9 anos.

TRANSCRIPT

Page 1: Uma história de experiências na comunidade Santo Antônio do Tará

Uma história de experiências na comunidade Santo Antônio do Tará

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 nº1931

Janeiro/2015

Pedra

José Djenal, conhecido como Dje, de 53 anos, é agricultor familiar e liderança comunitária em Santo Antônio do Tará, no município de Pedra. É casado há 24 anos com Dona Ilma Freire de 47 anos, com quem tem três filhos: Francisco de Assis, 22 anos, Maria Eduarda, 20 anos e a caçula Maria Isabel de 9 anos. Destaca que seu filho Assis é seu grande parceiro na administração da propriedade e que sua filha “Bel'' já o ajuda nos afazeres da propriedade. “Maria Eduarda é a única que não trabalha aqui. Passou no vestibular e estuda fonoaudiologia em João Pessoa na Paraíba”, diz o pai orgulhoso. A propriedade de seu Dje tem 130 hectares e foi herdada de seu pai. “Meu pai já tem 86 anos, então eu e meus irmãos nos reunimos e decidimos fazer a divisão das terras. Dois dos meus cinco irmãos abriram mão da herança e então a propriedade foi

dividida por três”, contou o agricultor. Atualmente ele se divide entre a agricultura familiar, sendo uma referência na comunidade pela criação de cabras e a liderança comunitária como presidente da Associação Comunitária do Povoado Santo Antônio do Tará. Tudo começou no ano de 1993. Incentivado por um programa do Governo do Estado, onde ele conseguiu 5 cabras e 1 reprodutor. Com o trabalho organizado, Djenal aumentou sua criação para mais de 20 cabras e hoje sua produção semanal de leite é em torno de 120 litros. Todo leite produzido é entregue em um ponto de coleta em Venturosa-PE e depois destinado ao município de Buíque onde é preparado para o consumo.

A família de Djenal

Criação de cabrasCabras no aprisco

Page 2: Uma história de experiências na comunidade Santo Antônio do Tará

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Pernambuco

“Quando chove, a terra aqui é muito produtiva, plantamos: melancia, mandioca, milho, feijão, abóbora e palma”, falou Dje. Nos dias atuais, a caprinocultura é que sustenta propriedade. Na seca de 2012, Djenal e sua família teve que vender todo o gado por falta de água e ração, pois estava tudo seco. Além de cabra, Djenal ainda possui uma criação de 16 galinhas francesas para postura, 20 guiné e está começando a criação de codornas. Ele conta que alguns programas foram bastante importante para ele e Santo Antônio do Tará: O Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR, onde a associação conseguiu a liberação de construção de 50 casas tendo hoje já construídas 10 casas, o Programa Leite para Todos onde é fornecido para as famílias leite de cabra e vaca e também é o Programa Uma Terra e Duas Águas- P1+2 com a construção de 44 cisternas calçadão para produção de alimentos e da construção de um barreiro trincheira na sua propriedade. “A minha expectativa é que com as chuvas que estão chegando agora, encha o Barreiro Trincheira e daí poder construir uma horta e fazer um plantio de maracujá junto com o vizinho e construir outro aprisco para aumentar a criação de cabras”. Com a chegada do P1+2 no ano de 2013, Djenal teve a oportunidade de participar de dois intercâmbios: um no município do Crato-CE e o outro em Cumarú-PE. Nas visitas conheceu algumas experiências, entre elas a horta candeeiro. “Quando voltei do intercâmbio do Crato cuidei logo em fazer a horta e mudei de comportamento. Antes eu usava agrotóxico para produzir, depois das informações que eu recebi nos cursos e intercâmbios, aprendi a produzir de forma agroecológica, não uso mais produtos químicos”. Ilma, esposa do agricultor, é professora, cuida da casa e da filha caçula, e ainda encontra tempo para fortalecer a produção e a organização da comunidade. “Eu participo das reuniões comunitárias, organizando a sede e convidando e motivando a participação dos associados”, ela diz. Apoiado por essa companhia, Djenal diz que, para ele é muito tranquilo conciliar a atividade de agricultor familiar e de líder comunitário. Em 53 anos de vida seu Dje confessa que nunca pensou em viver em outro local que não fosse em Santo Antônio do Tará. “Nasci na casa dos seus pais, fui criado aqui, me casei, criei meus filhos e daqui não saio”, finalizou.

Realização Apoio

Barreiro de Trincheira da família Criação de galinha

Ilma, Isabel e Djenal