um sonho impossivel

3
Um sonho impossível A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais, a educação é uma das maiores causadoras da desigualdade social pois normalmente as famílias de classe média e alta dão apoio aos seus filhos pois são mais instruídos mas não acontece o mesmo com famílias mais pobres (salvos os casos em que a pessoa se esforça para sair de tal situação). Para as famílias mais pobres com um nível de escolaridade baixa não apoiam seus filhos pois muitas vezes não sabem como colaborar e frequentemente não conhecem o conteúdo da matéria, estranham os métodos de ensino e as atitudes da escola e é como ficarem inibidos, desarmados e as vezes até humilhados em seus contatos com a escola. Diante disso os pais ficam cabisbaixos ao ver nos seus filhos a insatisfação e o fracasso delas ao tentar se acostumar ao ambiente escolar. Com isso muitos pais acham mais proveitoso retirar seus filhos da escola e os preparar para a vida de acordo com o ver deles e isso não são o certo. Nisso se abre a discussão da evasão escolar.

Upload: paulo-barroso

Post on 08-Nov-2015

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

resumo para trabalho de introdução a docencia

TRANSCRIPT

Um sonho impossvel

A desigualdade social e a pobreza so problemas sociais que afetam a maioria dos pases na atualidade. A pobreza existe em todos os pases, pobres ou ricos, mas a desigualdade social um fenmeno que ocorre principalmente em pases no desenvolvidos.No Brasil, a desigualdade social tem sido um carto de visita para o mundo, pois um dos pases mais desiguais, a educao uma das maiores causadoras da desigualdade social pois normalmente as famlias de classe mdia e alta do apoio aos seus filhos pois so mais instrudos mas no acontece o mesmo com famlias mais pobres (salvos os casos em que a pessoa se esfora para sair de tal situao).Para as famlias mais pobres com um nvel de escolaridade baixa no apoiam seus filhos pois muitas vezes no sabem como colaborar e frequentemente no conhecem o contedo da matria, estranham os mtodos de ensino e as atitudes da escola e como ficarem inibidos, desarmados e as vezes at humilhados em seus contatos com a escola. Diante disso os pais ficam cabisbaixos ao ver nos seus filhos a insatisfao e o fracasso delas ao tentar se acostumar ao ambiente escolar.Com isso muitos pais acham mais proveitoso retirar seus filhos da escola e os preparar para a vida de acordo com o ver deles e isso no so o certo. Nisso se abre a discusso da evaso escolar.Responsabilizar o aluno pelo abandono a sada mais fcil. Na verdade, ele o menos culpado. Pesquisas indicam que existem dois conjuntos de fatores que interferem no abandono escolar. O primeiro deles o chamado risco social. Fatores como a condio socioeconmica e o lugar de residncia podem aumentar a presso para a desistncia: com a necessidade de complementar a renda familiar, muitos jovens so atrados pelo trabalho precoce e largam os livros.

Uma soluo para a evaso escolar uma reviso curricular, sobretudo nas sries em que a evaso maior (no fim do Ensino Fundamental e no Mdio), parece inevitvel. O projeto pedaggico precisa garantir que a escola no seja vista como uma obrigao, mas como um espao de formao para a vida. Isso inclui, de um lado, dilogo com o universo dos jovens (refletindo, por exemplo, sobre o papel das novas tecnologias). De outro, um esforo para mostrar como contedos importantes, mas sem tanta aplicao direta (como boa parte dos tpicos da Matemtica), so fundamentais para fazer avanar a capacidade intelectual. A mesma preocupao tem de estar presente em iniciativas de Educao em tempo integral ou no contra turno, que para serem efetivas devem estar articuladas com o projeto pedaggico da escola. necessrio tambm arrumar o "lado de fora" dos muros, atacando o risco social. Em termos de polticas pblicas, atrelar benefcios sociais como o Bolsa Famlia frequncia escolar funcionou, reduzindo na populao atendida de 4,4 para 2,8% o total de crianas e jovens entre 7 e 14 anos fora da escola. Ampliar a ao pode dar bons resultados. Mas preciso tambm garantir que esses alunos aprendam. Nesse sentido, uma boa sugesto adicionar critrios que possam indicar se o estudante de fato avanou, aproveitando o direito a uma Educao de qualidade e para todos.Com tais medidas acredito que pode-se mudar essa viso de desigualdade Brasileira, a educao a base para um boa sociedade e como os menos favorecidos podem chegar a algum lugar.