um novo passo para o incaper do futuro: fórum de ... · o fluxo do fórum de integra-fluxo do...

6
Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014 O Incaper dará mais um pas- so rumo à integração da área finalística da instituição. Será realizado o primeiro Fórum de Integração Pesquisa e Ater (IP&A), que será realizado em dois momentos. O primeiro, será nos dias 15 e 16 de maio, na Fazenda Experimental de Marilândia, onde participarão servidores do Centro Norte e Extremo Norte; e o segundo, nos dias 20 e 21 de maio, no Ifes de Venda Nova do Imigrante, onde se reunirão servidores do Sul Ca- paraó e Centro Serrano. Objetivo do Fórum IP&A. O evento representa o momento em que as demandas, iden- tificadas juntamente com os agricultores, serão apresenta- das e tipificadas para que pos - sam ser trabalhadas no ano de 2015 pelo Incaper. Esses problemas e/ou poten- cialidades, provenientes dos diagnósticos realizados pelo Programa de Assistência Téc- nica e Extensão Rural (Proater), serão somados aos levanta- mentos feitos pela Programa- ção de Demandas da Pesquisa (Prodep) e serão levados ao co- nhecimento dos participantes do Fórum para que possam proceder à tipificação, ou seja, separá-los por soluções. Conforme explica o chefe do Departamento de Operações Técnicas, José Carlos Grobé- rio, no Fórum haverá o debate dessas demandas, as quais re- ceberão 3 tipificações: 1) Solução técnica já dispo- nível – podendo já ser aplicada pela Ater. 2) Necessidade de validação – quando as soluções preci - sam ser verificadas em cam- po, conforme condições eda- foclimáticas. 3) Necessidade de pesquisa – quando será preciso realizar uma pesquisa para solucionar o problema. Grobério explica, ainda, que o relatório final do Fórum IP&A servirá como orientação ao planejamento para toda a área finalística em 2015. Organização do Fórum. Os preparativos estão sendo realizados por um Grupo de Trabalho (GT), composto pe- los chefes do DOT, de Ater, de pesquisa e dos regionais, pelos responsáveis da pesquisa no Centro Serrano e na Sede e por um servidor da área de suporte e também com o apoio do Es- critório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP). A dinâmica do evento. Durante o Fórum serão apre- sentadas aos participantes as demandas provenientes do Proater e da Prodep, separa- das por eixos e temas. Logo após, haverá a separação de grupos para discussão e tipifi- cação dessas demandas. Em seguida, um representante de cada grupo relatará as respos- tas definidas por eles na ple- nária do Fórum, para que haja, assim, um novo debate com todos os participantes. Ao final desse processo, será gerado um documento único que subsidiará a finalização do Proater e norteará as ações da Pesquisa. Critérios de participação. Cinquenta servidores partici- parão do Fórum em cada lo- calidade, sendo 20 pesquisa- dores, 20 extensionistas e 10 pessoas do Grupo de Trabalho. Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de Integração Pesquisa e Ater

Upload: duongdieu

Post on 18-Aug-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de ... · O fluxo do Fórum de Integra-Fluxo do Fórum de Integração ... caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores. De

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014

O Incaper dará mais um pas-so rumo à integração da área finalística da instituição. Será realizado o primeiro Fórum de Integração Pesquisa e Ater (IP&A), que será realizado em dois momentos.

O primeiro, será nos dias 15 e 16 de maio, na Fazenda Experimental de Marilândia, onde participarão servidores do Centro Norte e Extremo Norte; e o segundo, nos dias 20 e 21 de maio, no Ifes de Venda Nova do Imigrante, onde se reunirão servidores do Sul Ca-paraó e Centro Serrano.

Objetivo do Fórum IP&A. O evento representa o momento em que as demandas, iden-tificadas juntamente com os agricultores, serão apresenta-das e tipificadas para que pos-sam ser trabalhadas no ano de 2015 pelo Incaper.

Esses problemas e/ou poten-cialidades, provenientes dos diagnósticos realizados pelo Programa de Assistência Téc-nica e Extensão Rural (Proater),

serão somados aos levanta-mentos feitos pela Programa-ção de Demandas da Pesquisa (Prodep) e serão levados ao co-nhecimento dos participantes do Fórum para que possam proceder à tipificação, ou seja, separá-los por soluções.

Conforme explica o chefe do Departamento de Operações Técnicas, José Carlos Grobé-rio, no Fórum haverá o debate dessas demandas, as quais re-ceberão 3 tipificações:

1) Solução técnica já dispo-nível – podendo já ser aplicada pela Ater.

2) Necessidade de validação – quando as soluções preci-sam ser verificadas em cam-po, conforme condições eda-foclimáticas.

3) Necessidade de pesquisa – quando será preciso realizar uma pesquisa para solucionar o problema.

Grobério explica, ainda, que o relatório final do Fórum IP&A servirá como orientação ao planejamento para toda a área

finalística em 2015.Organização do Fórum.

Os preparativos estão sendo realizados por um Grupo de Trabalho (GT), composto pe-los chefes do DOT, de Ater, de pesquisa e dos regionais, pelos responsáveis da pesquisa no Centro Serrano e na Sede e por um servidor da área de suporte e também com o apoio do Es-critório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP).

A dinâmica do evento. Durante o Fórum serão apre-sentadas aos participantes as demandas provenientes do Proater e da Prodep, separa-das por eixos e temas. Logo após, haverá a separação de grupos para discussão e tipifi-cação dessas demandas. Em seguida, um representante de cada grupo relatará as respos-tas definidas por eles na ple-nária do Fórum, para que haja, assim, um novo debate com todos os participantes.

Ao final desse processo, será gerado um documento único que subsidiará a finalização do Proater e norteará as ações da Pesquisa.

Critérios de participação. Cinquenta servidores partici-parão do Fórum em cada lo-calidade, sendo 20 pesquisa-dores, 20 extensionistas e 10 pessoas do Grupo de Trabalho.

Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de Integração Pesquisa e Ater

Page 2: Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de ... · O fluxo do Fórum de Integra-Fluxo do Fórum de Integração ... caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores. De

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014

O critério de seleção para defi-nição dos participantes levará em consideração a autoria das demandas levantadas, uma vez que o extensionista ou o pesquisador que identificou o problema e/ou a potencialida-de terá mais condições de con-textualizá-los na plenária. Além disso, serão consideradas as áreas de atuação dos servido-res participantes, para que se possa resguardar presença multidisciplinar nos debates.

Formalização de procedi-mentos no Incaper.

O fluxo do Fórum de Integra-

Fluxo do Fórum de Integração Pesquisa e Ater

ção Pesquisa e Ater é um dos resultados da implementação do Planejamento Estratégico.

Assim como ele, outros pro-cessos que envolvem a área finalística foram redesenha-dos por meio do Escritório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP), para que possam padronizar os proce-dimentos da instituição.

Para a coordenadora do EGPP, Virgínia Vasconcelos, essa formalização ocorre para que as melhores práticas de execução de uma atividade possam ser compartilhadas

com todos os envolvidos. Ex-plica, ainda, que se trata de uma discussão prévia, que apresenta consenso sobre a melhor forma de execução de uma determinada atividade, para que se possa estabele-cer um padrão de qualidade a ser seguido. Além disso, o flu-xo também proporciona uma transparência no trabalho e permite que novos servido-res, por exemplo, ingressem na instituição já conhecendo o modelo de atuação.

Page 3: Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de ... · O fluxo do Fórum de Integra-Fluxo do Fórum de Integração ... caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores. De

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014

por dentro das unidades

Por dentro do ELDR de Afonso Cláudio

meras ações foram realiza-das para fortalecer o setor agrícola local, que é de extre-ma importância no desen-volvimento socioeconômico regional e a principal fonte de renda do Município.

Quais os desafios e pers-pectivas de trabalho?

Continuar atendendo com qualidade o grande público de agricultores familiares do Município, associando o trabalho desenvolvido pelo Ater Sustentabilidade às ou-tras diversas demandas do escritório.

Orientar para melhorar as práticas agrícolas de forma a produzir o máximo com me-nos, incentivando a preser-vação ambiental, organizan-do o público-alvo em grupos formalizados e fortalecendo as atividades agropecuárias. Além de resgatar o trabalho na área de Economia Do-méstica.

Chegou a vez da equipe de Afonso Cláudio apresentar-se no informativo.

Quais os principais tra-balhos desenvolvidos?

Atualmente, o ELDR prio-riza as ações do projeto Ater Sustentabilidade, do con-trato 139/2012 do MDA, e o Programa Reflorestar. Po-rém, não paramos de fazer os trabalhos do dia a dia do escritório porque nossa de-manda cresceu muito. O In-caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores.

De que maneira o ELDR tem contribuído para o de-senvolvimento rural local?

Desde 1960, quando os primeiros escritórios da an-tiga Acares foram instalados no Estado, Afonso Cláudio foi contemplado com um es-critório local para desenvol-ver o meio rural capixaba e iniciar os trabalhos de Ater. Daquela época até hoje, inú-

A equipe já foi homena-geada devido ao trabalho prestado?

O Município de Afonso Cláudio, em 2012 e 2013, ven-ceu os principais prêmios de café de qualidade no Espíri-to Santo. Pelos resultados alcançados nos concursos, o Município é reconhecido como um dos mais impor-tantes produtores de café de qualidade no Estado. Além disso, a equipe do ELDR foi homenageada pelo governo do Estado no 100º ano do café conilon no Espírito San-to, em reconhecimento ao relevante trabalho de Ater em prol do desenvolvimento da cafeicultura capixaba.

Quem é a equipe?Anderson Geraldo Pagotto

de Moura é chefe do ELDR e técnico em desenvolvimen-to rural. Os agentes de ex-tensão Adalton Pinheiro da Cruz e Leonardo Mella de Godoi são agrônomos. Ra-nusa Coffler é engenheira florestal; e Maria Cristina Rodrigues, economista do-méstico. O assistente de suporte é Jancy Rômulo Aschauer Vargas. Cedidos pela Prefeitura, trabalham Gláucia Elizabeth Perei-ra da Silva Rocha, técnica em contabilidade, Leandro Guiss, técnico agrícola, e Maria de Lourdes Laia, au-xiliar de serviços gerais.

Jancy, Anderson, Leandro, Adalton e Leonardo (de pé, a partir da esquerda). Ranusa, Maria Cristina e Lourdes (sentadas, a partir da esquerda).

Page 4: Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de ... · O fluxo do Fórum de Integra-Fluxo do Fórum de Integração ... caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores. De

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014

Qual a conduta dos agentes públicos em período eleitoral?

do, o prazo para formalizar seu pedido de exoneração é o dia 4 de julho.

Condutas que não po-dem ser praticadas por agentes públicos. O ser-vidor público que estiver ocupando um mandato ou cargo de chefia deve obser-var um conjunto de regras durante os três meses que antecedem o pleito eleitoral até a posse dos candidatos eleitos.

A regra geral afirma que não se pode nomear, con-tratar e demitir o servidor público sem justa cau-sa durante esse período. Também não é permiti-do dificultar ou impedir o exercício funcional desse profissional. Não se pode, por decisão da administra-ção (ex-officio), remover, transferir ou exonerar ser-vidor público, o que não se aplica nos casos em que o servidor solicita (a pedido) tais procedimentos.

No entanto, existem ex-ceções à regra acima. Os servidores em cargo de comissão podem ser no-meados e exonerados nes-se período. Também pode ocorrer a nomeação de candidatos aprovados em concursos públicos homo-logados até a data de 5 de

O período eleitoral está aproximando-se e existem muitas dúvidas a respeito da conduta do agente público durante os meses que ante-cedem o pleito eleitoral.

Com o objetivo de escla-recer o servidor, o Por den-tro do Incaper apresenta algumas informações, de acordo com a Portaria 06-R, de 9 de abril de 2014, pu-blicada no Diário Oficial.

Licença para atividade política. O servidor público efetivo, da administração direta ou indireta, que será candidato nas eleições de 5 de outubro de 2014, de-verá afastar-se das ativida-des até o dia 5 de julho, três meses antes do dia da vota-ção, para efeitos de desin-compatibilização eleitoral.

No caso de servidores efetivos que tenham atri-buições de arrecadação ou fiscalização de impostos e outras contribuições finan-ceiras, o afastamento deve ocorrer seis meses antes.

É importante ressaltar que o servidor efetivo que estiver em cargo de comis-são deverá requerer exo-neração deste e licenciar-se do vínculo efetivo.

No caso de servidores comissionados ou contrata-dos por tempo determina-

julho de 2014 e a contrata-ção de pessoal necessária ao funcionamento inadiá-vel de serviços públicos ofi-ciais, com a autorização do chefe do Poder Executivo.

Recursos públicos. Não poderá ser feita transfe-rência voluntária de recur-sos da União aos Estados e Municípios; e dos Estados aos Municípios, com exce-ção de recursos destinados à execução de obra ou ser-viço em andamento, com cronograma prefixado e os destinados a atender situa-ções de emergência e cala-midade pública.

Não é permitido publici-dade institucional dos pro-gramas, obras e serviços de órgãos públicos, salvo em caso de grave e urgente ne-cessidade pública. Também não pode haver pronuncia-mento em cadeia de rádio e televisão fora do horá-rio eleitoral gratuito, salvo quando a Justiça Eleitoral entender como urgente e relevante.

Eventos. Não será possível contratar shows pagos com recursos públicos na reali-zação de inaugurações nem comparecer à inaugurações de obras públicas.

FiQue por dentro

Page 5: Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de ... · O fluxo do Fórum de Integra-Fluxo do Fórum de Integração ... caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores. De

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014

Capacitação de ambientação para novos servidores do Incaper

um ambiente de trabalho favorável e receptivo diante da forte demanda por polí-ticas públicas eficazes e ser-viços de qualidade”, afirmou a chefe da área de desenvol-vimento pessoal, Hildeneia Patrício.

Essa capacitação está pre-vista no Decreto Estadual nº 2254-R, de 28 de abril de 2009, que instituiu o Progra-ma de Ingressantes na Ad-ministração Pública, no âm-bito do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo.

Programação. Durante

O Incaper promoverá no dia 13 de maio, no auditório da Escola de Serviço Público (Esesp), em Vitória, a Capaci-tação de ambientação para os servidores que ingressa-ram no Incaper a partir de janeiro de 2013. A atividade terá início às 8h30, com tér-mino previsto para 16h45.

“O objetivo da atividade é repassar informações bási-cas sobre o funcionamento da administração pública, além de promover a socia-lização e a integração dos novos servidores, criando

o curso, serão realizadas palestras sobre o cenário do Espírito Santo: análise, conjuntura e perspectivas; Planos de Governo/Estado; Arquitetura Institucional: Es-tado e sociedade; Ética na Administração Pública; Com-portamento organizacional: avaliação de desempenho e estágio probatório.

Inscrições. As chefias imediatas devem confirmar a participação dos servido-res até o dia 5 de maio, pelo email [email protected] ou pelo telefone 3636-9850.

Cursos da Esesp no interiorA Esesp, visando a atender

os 78 municípios capixabas, abriu 22 polos de capacita-ção municipal. Trata-se de uma iniciativa inovadora.

“A regionalização é impor-tante para estabelecer uma dinâmica de capacitação para os servidores públicos estaduais e municipais, vi-

sando à prestação de ser-viços de qualidade para a população”, afirmou a chefe da área de desenvolvimento pessoal, Hildeneia Patrício.

Os cursos da Esesp são ofertados mensalmente e divulgados no site da ESESP (www.esesp.es.org.br) e tam-bém pelo DRH do Incaper.

Caso o servidor se interes-se por algum curso ofertado no seu polo, basta solicitá-lo na Área de Desenvolvimento de Pessoas (ADP), no DRH, por meio do formulário de participação em eventos.

FiQue por dentro

Page 6: Um novo passo para o Incaper do futuro: Fórum de ... · O fluxo do Fórum de Integra-Fluxo do Fórum de Integração ... caper local está sendo valo-rizado pelos agricultores. De

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 46 - 05 de maio de 2014

Concessão de férias-prêmio:Os servidores abaixo rela-

cionados receberam a con-cessão de três meses de fé-rias-prêmio:

Altamiro de Oliveira (Cen-tro Serrano), Antônio Carlos Santos Rosalino (FES), Flávio de Lima Alves (DOT), Fran-cisco de Assis Flores de Bar-ros (ELDR de Anchieta), Tânia Saraiva Guimarães Nolasco (ELDR de Guaçuí), Eduardo Thomas Pulschen (ELDR de

04/05: Cleber Cássio Ferrei-ra (ELDR Conceição do Cas-telo)/ Gladstonne de Souza (FEBN)/ José Carlos Soares Mangaravite (ELDR Piúma).05/05: Arildo Thomaz Woel-ffel (ELDR Santa Maria de Je-tibá)/ Erika Seixas dos San-tos (CRDR Centro Norte)/ João Medeiros Neto (ELDR Alfredo Chaves)/ José Eral-do Oliveira Dias (ELDR Bre-jetuba)/ Samuel Trindade Bolconi (ELDR Ibatiba).06/05: José Carlos Santos Rosalino (FES)/ Ubaldino Saraiva (ELDR Marechal Floriano).07/05: Adriano de Jesus Ma-chado (FEAC)/ Marcelino Silva de Melo (ELDR Conceição da Barra)/ Maria da Penha Mo-reira Monteiro (ELDR Alegre).08/05: Jair Magno de Bar-cellos Junior (CRDR Centro Serrano)/ Liandra Falqueto Caliman (CRDR Centro Ser-rano).09/05: Carlos Roberto Rosa (Asjur/Sede)/ José Gilberto Vial (ELDR Alegre)/ Maria Goret Tose (DRH/Sede).10/05: Fábio Zorzal Ventura (FEMF)/ Grazieli Forza Roldi (ELDR Santa Teresa)/ Ivan Cândido da Silva (FEBN)/ José Maria do Nascimento (CRDR Centro Norte)/ Mo-ema Bachour Zangrande (CRDR Centro Norte)/ Suely Ferreira da Cruz (ELDR Rio Novo do Sul).

AniversariantesLinhares), Carla Regina Chie-rici Pereira Pedrosa (ELDR de Bom Jesus do Norte), Jus-sara Lemos (DEF) e Marcus Erkonwald Rocha de Barros (ELDR de Domingos Martins).

Destituição de chefia:Fazenda de Viana: Antô-

nio Muller Neto deixou de exercer a função gratificada de Chefe da Fazenda Experi-mental de Viana por motivo de aposentadoria.

Dica de sustentabilidade

De acordo com Maria do Carmo Cantilio Felipe, catado-ra da Recupelixo da Serra, o

papel amassado atrasa o pro-cesso de trituração, pois uma pessoa precisa separá-lo para desamassar.

Quando for descartar qual-quer pedaço de papel, ras-que-o em pedaços em vez de amassá-lo. Também evite mo-lhar o papel que será reciclado, senão vários pedaços podem grudar um ao outro, forman-do blocos que não passam pelo triturador.

Você sabia que o papel amassado dificulta a reciclagem?

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Maxwel Assis de SouzaDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre / Carla EinsfeldRevisão: Marcos Roberto da CostaDiagramação: Cristiane Silveira / Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Fernando Almeida

MoviMentação de servidores

reciclage m