um dia de cada vez.indd 1 20/01/2011 06:56:28provérbios 3:5-6 todos nós falhamos, mas deus...

26
Um Dia de Cada Vez.indd 1 20/01/2011 06:56:28

Upload: others

Post on 29-Dec-2019

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Um Dia de Cada Vez.indd 1 20/01/2011 06:56:28

  • Todos os direitos em língua portuguesa reservados por:

    © 2010, BV Films Editora Ltdae-mail: [email protected] Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJCEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

    É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

    Copyright © 2008 by Claudia Pinzón Originalmente publicado em espanhol por Editorial Unilit1360 NW 88th Avenue, Miami, Florida 33172, USAUn Día a La VezAll Rights Reserved

    Edição: Nancy PinedaCapa e Desenho Interior: Lisi MejíasArtes Gráficas/Cliparts: Shutterstock*(*ussr//Romash Kin/Mikhail/Martin Cerny/balaikin/letty17)Fotos: Osvaldo González, Pixelium Inc.

    Editor Responsável: Claudio RodriguesCoeditor: Thiago RodriguesEditoração: GuilTradução: Daiane Rosa Ribeiro de OliveiraRevisão de Texto: Ariana Fátima C. Baptista Mitsue Siqueira da Silva Stella Rodrigues Rosemberg Christiano Titoneli Santana

    ISBN: 978-85-61411-53-41ª edição – Novembro/2010Impressão: Imprensa da FéClassificação: Moral Cristã e Teologia Devocional/ Vida Cristã/Crescimento Espiritual/Devocional

    Impresso no Brasil

    Um Dia de Cada Vez.indd 2 20/01/2011 06:56:28

  • Aos meus amados ouvintes:

    Obrigada pelo apoio e encorajamento!Amo vocês,

    Claudia

    Um Dia de Cada Vez.indd 3 20/01/2011 06:56:29

  • Agra

    deci

    men

    tos

    Agradeço primeiro a Deus, meu Pai, que aumenta a cada dia a minha alegria, o desejo de servi-lO e de chegar até vocês através da rádio e, agora, através deste livro.

    Além disso, em todo o processo de composição deste livro, existiram muitas pessoas que me motivaram e sem-pre estiveram ao meu lado.

    Ao meu esposo Edgar Ariza e às minhas princesas Naty, Niki e Anne, que fizeram o possível para deixar a mamãe escrever depois de longos dias de trabalho.

    À Norma Pinzón, minha irmã, e ao seu esposo, o pastor Fernando García, por sua amizade e por seus conselhos.

    Obrigada aos pastores Edwin Lemuel Ortiz e Maurí-cio Quintana, de La Nueva FM, que sempre me motiva-ram a seguir em frente, apesar das circunstâncias da vida. E que, além disso, me apoiaram em cada ideia que Deus colocou em meu coração, a eles... obrigada!

    Também quero agradecer a toda equipe da Editorial Unilit, liderada por Luís e Maria Fernandez, que sempre me fizeram sentir em casa.

    Meus agradecimentos a Marie Tamayo, da Expolit, por sua amizade e contribuição a esta ideia. Obrigada a minha editora Nancy Pineda e a Lisi Mejías, do Departa-mento de Arte.

    E, finalmente, obrigada a todos os meus ouvintes e amigos que, junto comigo, desfru-tam das grandezas de Deus.

    Um Dia de Cada Vez.indd 4 20/01/2011 06:56:31

  • Prefácio

    Estou completamente convencido de que existem pessoas que Deus criou para comunicar. Não me refiro a dizer algo mais ou menos harmônico, com boa dic-ção, mas sim a essas pessoas que têm algo a dizer. Refiro-me àqueles que possuem a fascinante capacidade de nos contar a previsão do tempo ou de comentar uma notí-cia que pode enfatizar o insignificante e fazer com que pareçam interessantes. Isso é algo que não se aprende, que ou vem com a pessoa, ou não está em si.

    Talvez, por essa mesma razão, possamos ler na entrada da Universidad de Espa-nã: “O que a natureza não dá, Salamanca não concede”. Passando a limpo: Se você não tem esse chamado sagrado... não conseguirá obtê-lo com estudos ou instruções. Se este fantástico talento inato é somado à união do Senhor, ele se transforma em um coquetel imprescindível para qualquer meio de comunicação.

    Claudia Pinzón é uma dessas pessoas com o dom incrível e singular da comuni-cação. O meio de comunicação é indiferente, seja na rádio, na televisão ou no livro, Claudia faz com que o que esteja dizendo seja algo imprescindível para as nossas vidas. Ela simplesmente tem esse “toque” que buscam os comunicadores ou os que amam a pregação da Palavra de Deus em todas as formas possíveis, sempre e quando se destacam a excelência e o grande desejo pelo que é aprimorado.

    É impossível alcançar um meio de comunicação de qualidade sem que o sub-consciente nos leve repetidas vezes a pensar em alguém como Claudia, uma comu-nicadora nata. No meu país, chamamos um talento como esse de: “Um animal de rádio”. Alguém que nasceu para comunicar, para se expressar e para chegar ao mais profundo do público.

    Por essa mesma razão, alegrei-me profundamente quando soube que Claudia estava escrevendo a sua obra-prima. Basicamente, dentro de uma indústria farta de livros que não têm nada novo a dizer, esta obra surge como um desses manuais que acabam se transformando em uma bússola simples, mas fundamental para uma vida espiritual saudável.

    Claudia conhece com perfeição os tempos da boa comunicação. Ela sabe de cor os seus riscos. Conhece os altos e baixos da escrita e da arte da oratória. Por algum motivo, mantém a audiência com um público fiel durante quase quatro horas a cada manhã, em uma das estações de rádio mais escutadas da Flórida.

    Um Dia de Cada Vez.indd 5 20/01/2011 06:56:32

  • Porém, Claudia não é uma recém-chegada que invade com audácia um terre-no desconhecido. Ela foi pioneira no sul da Flórida e fez parte, por nada menos que onze anos, da equipe que dirigia a Radio Caracol, alcançando os primeiros postos no ranking de emissoras.

    Falar de Claudia também significa não poder esquecer o seu grande trabalho comunitário, que, ao invés de colocá-la num lugar inalcançável, por onde costumam transitar muitos líderes, a aproxima do seu povo e a humaniza, alcançando uma sim-patia absoluta. Essa simpatia que só alcançam as pessoas que têm um objetivo traça-do, um alvo definido, além do seu talento indiscutível.

    Durante o ano de 2008, tive a imensa honra de ser convidado pelo Grupo Géne-sis (da emissora onde Claudia apresenta um dos programas de rádio) a fazer parte da sua equipe. E devo reconhecer que a cada manhã que a ouvia ler um devocional que gentilmente nos cedia a Editorial Vida, me perguntava: “Não seria maravilhoso se Claudia escrevesse seu próprio livro?”. Lamento não ter dito isso no momento certo, já que agora, com vista nos fatos e na magnitude que alcançaram, parece apenas um pensamento submisso. Ainda assim, me alegro de tê-lo considerado e comprovado que não estava errado.

    Recomendo este livro de todo o meu coração e me sinto honrado de escrever estas simples linhas, porque sei que não se trata de uma coleção e mensagens aleató-rias que uma secretária escreve. Também não se trata do clássico e oportunista livro de autoajuda, nem de um título a mais que só aumentará o catálogo de uma Editora. Esta é uma obra escrita com a alma. É um desses manuscritos que se escrevem a partir do dia a dia, tratando de buscar um oásis de tranquilidade em meio a um dia agitado e uma agenda que não dá trégua.

    Posso imaginar a Claudia, depois de um dia agitado que começou às quatro da manhã, renunciando suas três princesas e sentando-se em frente ao computador para escrever este guia essencial para os que necessitam de uma palavra de encoraja-mento. Sem frases prontas e sem cair em conclusões comuns, mas com a simplicida-de e profundidade que tem os que possuem “esse” toque divino para a comunicação. O talento de Claudia nos prediz que será o primeiro de tantos outros sucessos de vendas.

    Damos-lhe as mais cordiais boas-vindas a esta maravilhosa obra escrita com o coração e a provisão diária do Senhor.

    Dante Gebel Evangelista e escritor

    Um Dia de Cada Vez.indd 6 20/01/2011 06:56:32

  • Notas:

    Dia 1Deleita-te também no Senhor,

    e te concederá os desejos do teu coração.Salmos 37:4

    Seus triunfos estão em Deus

    O primeiro versículo que aprendi quando conheci Jesus foi: “Deleita--te no Senhor”. Como todo novo convertido, levei um tempo para entender a profundidade dessas palavras. Este foi um versículo que me acompanhou durante os últimos catorze anos da minha vida.

    Então, um dia entendi que deleitar-me no Senhor significava estar sempre contente com Deus, feliz diante da Sua presença e servindo a Ele. Desde então, em meus discursos, digo que o segredo é amar a meu Deus de todo o coração, servi-lO com o melhor que tenho, alegrar-me em Seu amor independente das situações que eu esteja passando e ter sempre esperança de que a minha vida é para servi-lO e trabalhar para Ele. Por-tanto, agora estou segura de que isso me dá uma enorme recompensa. Não sei quando nem como, mas Deus me concederá os desejos do meu coração, já que essa é a promessa da segunda parte do versículo: “E te concederá os desejos do teu coração”.

    Por isso, quero que hoje, lendo este livro a cada dia, você possa com-preendê-lo e aplicá-lo em sua vida.

    Entregue a Deus todo este novo dia, este novo ano. Entregue os seus sonhos, suas preocupações, seus negócios, seu trabalho, suas relações, sua família, suas finanças, sua situação transitória. Enfim, entregue-se por completo a Deus. Deixe que Ele seja o piloto dessa nave que é a sua vida e preocupe-se com os Seus assuntos. Ou seja, tenha momentos de oração, frequente uma igreja onde possa crescer espiritualmente e Ele, em troca, se ocupará de todas as suas necessidades, colocará ordem em sua vida e lhe abençoará.

    Um Dia de Cada Vez.indd 1 20/01/2011 06:56:32

  • Notas:

    Dia 2Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os

    teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.Provérbios 3:5-6

    Todos nós falhamos, mas Deus permanece

    Muitas vezes, erroneamente, confiamos em algumas pessoas e nos decepcionamos porque elas falham com a gente. Talvez tenham nos enganado e, por isso, seja muito doloroso reconhecermos que é pre-ciso aprender a perdoar. Dessa forma, devemos aprender a perdoar, deve-mos entender que Deus é o único que não falha, que não nos deixará e que estará conosco por toda a eternidade.

    Eu já ofendi e desapontei outros com as minhas atitudes e reações. Também já passei pelo gosto amargo de perdoar de coração a quem fa-lhou comigo, orar por essa pessoa que destruiu a minha vida e minhas ilusões, por obediência.

    Durante vários anos, fui mãe solteira. Além disso, sofri o abandono dos pais das minhas filhas. Portanto, enfrentar a vida sozinha com minhas princesas me custou muitas lágrimas e muita dor. Porém, os planos de Deus, que são perfeitos, me permitiram perdoar de coração.

    E você? Está perdoando? Até quando permitirás que a sua vida seja amarga e triste? Confie em Deus e Ele lhe conduzirá adiante porque essa é a Sua promessa.

    Um Dia de Cada Vez.indd 2 20/01/2011 06:56:33

  • Notas:

    Dia 3Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes,

    porque não serás confundida; antes, te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.

    Isaías 54:4

    Tudo acabará bem

    Não tive a grande felicidade de conhecer a Jesus desde pequena, e na minha juventude, graças a Deus, tive um lar mais ou menos estável. Um lar como muitos outros, com vários problemas entre meus pais e com o triste desenrolar de um divórcio. Ver a dor de minha mãe, o desespero de meu pai e eu, como filha, amando os dois, foi uma dor muito forte. É possível que você, como filho, esteja no meio de uma tormenta como esta e enfrente uma única verdade: com quem você vai morar? Com o pai ou com a mãe? O divórcio será algo que marcará para sempre a vida de todos os envolvidos na família.

    Mas eu nunca imaginei que isso deixaria uma herança para mim. A experiência de dois divórcios deixou em minha vida muita solidão, frus-tração e arrependimento, sobretudo, com o meu Pai Celestial. Atualmen-te, com uma vida restaurada por completo e com uma visão clara do que é uma aliança de fidelidade a Deus e às minhas promessas, estou muito bem casada, feliz, e desta vez é para toda a vida.

    Se você está enfrentando um divórcio ou uma separação, não temas. Você não é a única pessoa a passar por isso. Apenas permita que Deus seja o seu guia, a sua esperança... e se levantará outra vez.

    Um Dia de Cada Vez.indd 3 20/01/2011 06:56:33

  • Notas:

    Dia 4Quando passares pelas águas, eu serei contigo [...]

    eu sou o Senhor, teu Deus [...] Salvador. Isaías 43:2-3

    Há crescimento na tormenta

    Ontem eu comentava que um divórcio é algo que lhe marca para toda a vida e que apenas o amor de Deus nos ajuda a superar a perda e começar uma nova vida.

    Não sei qual é o seu sofrimento, nem sei qual é o seu problema, ou que tipo de dor esteja sentindo com essa situação que está passando e que parece interminável. O que posso lhe assegurar é que, se você entender que Deus está contigo em meio a tudo o que está passando e não se le-vantar contra Ele, a saída para essa situação estará cada vez mais próxima.

    As provas nos proporcionam crescimento espiritual, desenvolvem cada vez mais a nossa fé e nos aproximam de Deus. Portanto, não se entregue. Lembre-se de que há promessas para você. Mesmo que agora você não entenda por que Deus está lhe conduzindo por esta situação, você pode descansar sabendo que depois da tempestade vem a bonança.

    Um Dia de Cada Vez.indd 4 20/01/2011 06:56:34

  • Notas:

    Dia 5O Senhor te guiará continuamente...

    Serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

    Isaías 58:11

    Pense antes de agir

    Somos o resultado das decisões que tomamos. Depois de tudo o que Deus me permitiu viver, vejam o resultado. Hoje, vocês leem este li-vro, minha história em pequenos fragmentos, e conhecem quem eu sou e as minhas experiências: dois divórcios, mãe solteira por vários anos, uma relação fora do casamento, que resultou em uma filha, que é uma bênção em minha vida e minha bela companheira, e a passagem pela maior prova de saúde da minha vida, na qual estive à beira da morte. Todas essas coi-sas me deixaram uma grande lição... somos o resultado do que dizemos, pensamos, comemos e fazemos.

    Somos completamente responsáveis pelo que fazemos com a nossa vida. Contudo, não podemos nos esquecer que, com essas decisões, po-demos ofender as pessoas que mais amamos. Que possamos permitir que Deus seja o nosso conselheiro, nosso amigo, nosso guia, a fim de que não vivamos arrependidos pelo que fizemos ou deixamos de fazer.

    Um Dia de Cada Vez.indd 5 20/01/2011 06:56:34

  • Notas:

    Dia 6Porque a inclinação da carne é morte;

    mas a inclinação do Espírito é vida e paz.Romanos 8:6

    Seus pensamentos se transformarão em atos

    Muitas vezes pensei e confessei coisas que se tornaram realidade em minha vida. Coisas boas e não tão boas assim, e isso pode ser aplicado de duas maneiras: pensamentos que agradam a Deus e que nos lembram as Suas promessas, ou pensamentos que, pelo contrário, nos afastam de Deus.

    Nem todos os pensamentos vêm de Deus e nem todas as coisas más vêm do Inimigo. Ainda assim, nós decidimos qual classe de pensamentos permitimos que venha à nossa mente. Costumo comparar a mente a uma pista de aeroporto. Todos os dias chegam pensamentos positivos e nega-tivos, então, que pensamentos estamos permitindo aterrissar? A decisão é nossa! Fazer o exercício de substituir um pensamento negativo por outro positivo levará você a descartar com facilidade as coisas que lhe preocu-pam e que lhe roubam a paz com muita naturalidade.

    Por isso, diz o Manual de Instruções que devemos levar cativos todos os nossos pensamentos à obediência a Cristo.

    Um Dia de Cada Vez.indd 6 20/01/2011 06:56:35

  • Notas:

    Dia 7Faze-me saber os teus caminhos [...] Não te lembres dos pecados

    da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor.

    Salmos 25:4, 7

    Sempre aprendemos com o passado

    Quando penso sobre a minha vida antes de Cristo, sempre reflito so-bre a mesma coisa: que pena não ter lhe conhecido antes! De quan-tas coisas teria me livrado! Acima de tudo, analiso a minha juventude. Apesar de ter sido uma jovem saudável e nunca ter experimentado drogas, Deus me impediu de cometer muitas loucuras. Porém, fui muito ansio-sa no lado emocional e acabei casando sem estar ao menos apaixonada.

    Aos vinte e um anos, já tinha em meus braços a minha primeira prin-cesa, Naty. Mesmo sendo uma bênção, mudou a minha vida por com-pleto. Deixei muitas coisas da minha juventude sem concluir e estudos sem terminar. De maneira drástica, comecei uma vida cheia de respon-sabilidades. Todos estes ajustes coincidiram com a minha chegada aos Estados Unidos, com um bebê de quatro meses, em um país estranho e sem conhecer o idioma. Contudo, aprendi muito, e o mais importante, amadureci.

    Talvez, ao ler esta pequena história você se recorde do que está viven-do hoje. Quero que saiba que Deus permite que você viva cada experiên-cia para lhe ensinar muitas coisas e para que possamos aprender a vê-lO em cada circunstância de nossa vida. Lembre-se que Deus lhe ajuda em todo momento... se você O permitir!

    Um Dia de Cada Vez.indd 7 20/01/2011 06:56:35

  • Notas:

    Dia 8“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,

    não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”

    Salmos 23:4

    Deus é companhia

    Ontem falei dos momentos em que Deus nos permite passar por vales de solidão e de momentos de muita tristeza e dor. Contudo, não é bem assim, porque ainda que estejamos atravessando os piores mo-mentos, Deus sempre está do nosso lado.

    Em meio à enfermidade, Ele promete ser um médico domiciliar, aque-le que te cura. Quando enfrentamos problemas legais, Deus nos promete em Sua Palavra que “temos um advogado para com o Pai” (1 João 2:1) no céu. Quando não temos trabalho nem dinheiro, Ele nos lembra que é o nosso provedor e, se Ele se preocupa com as aves do céu e com as flores do campo, então, como não se preocuparia com Seus filhos? Deus conhe-ce cada uma das nossas necessidades, e mesmo antes de pedirmos algo, Ele já conhece os nossos pensamentos. Portanto, descanse no Senhor e entregue a Ele toda a sua preocupação. Deus, que é acima de tudo o seu Pai, lhe ajudará a seguir em frente e lhe colocará em lugares que jamais pensou alcançar.

    Um Dia de Cada Vez.indd 8 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 9O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti,

    ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

    Sofonias 3:17

    Reconcilie-se com Deus

    Como seres humanos, é muito comum abandonarmos uma relação que não dá resultado, nem nos preenche. Rompemos a relação e tratamos de nos esquecer para sempre dessa pessoa que nos ofendeu e nos abandonou.

    Ainda assim, tenho escutado, através da vida em Cristo que muitas pessoas brigam com Deus por diferentes razões. Talvez perderam um ente querido e culparam a Deus ou fizeram um pedido especial e Deus não os concedeu. Passaram por uma experiência amarga na igreja ou um líder, em quem tenham depositado toda a confiança, falhou com elas. Então, preferem cortar toda a relação com Deus.

    Saiba que é muito atrevimento irar-se com quem lhe deu a vida. De-vemos entender que muitas das nossas decisões são a causa do que vive-mos. Devemos entender que a nossa felicidade interessa para Deus e que Ele não se alegra com a nossa dor e sofrimento. Talvez, muitas vezes antes de tomarmos decisões erradas Ele tenha nos alertado de várias maneiras e nós não O escutamos. Apesar disso, se falhamos com Ele, lembre-se que Ele não falha conosco. Ele não é um Deus instável. Ele permanece para sempre. Se você está aborrecido com Deus, hoje é o dia de se reconciliar com Ele. Peça-O perdão de todo o coração por tê-lO julgado, por ter se afastado dele e verás que Ele, como um Deus Pai misericordioso, lhe recebe mais uma vez em Seus braços.

    Um Dia de Cada Vez.indd 9 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 10“Não estejais inquietos por coisa alguma;

    antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”

    Filipenses 4:6

    Você torna o seu dia diferente

    Por favor, não se levante repetindo o velho ditado: “Não estou bem! Hoje não é o meu dia!” Hoje é o dia que Deus fez para você e para mim. Ele o fez com tanto

    amor que disse no Manual de Instruções que as misericórdias de Deus “se renovam a cada manhã” (Lamentações 3:23).

    Os dias não são bons ou maus, mas cada um é diferente e tem as suas próprias preocupações. Porém, você é o chefe que dá sabor ao seu dia. Ter problemas, preocupações, levantar e ver o dia nublado, não deve determinar a sua felicidade. Isto parece fácil, mas não é, quando estamos passando por dias difíceis.

    Em meio às minhas provas, aprendi a manter a alegria, quando um dia levei da minha mente ao coração o que por muitas vezes escutei e repeti: “A alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10). Ou seja, se apesar do que estou vivendo, entendo e pratico esse princípio, o resultado será que o meu dia será muito melhor e vou poder me sentir feliz, ainda que esteja vivendo um momento de preocupação.

    Essa atitude é precisamente determinante diante da vida, então trans-formeis os pensamentos negativos em pensamentos positivos e busqueis a Deus de todo o coração. Dessa forma, verás a diferença. Sentirás que esse dia que parecia impossível de sobreviver foi um dia instável, mas feliz.

    Um Dia de Cada Vez.indd 10 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 11Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor;

    pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3

    Exercícios para o espírito

    A aquisição de sabedoria é uma bênção para a nossa vida. Todos os dias, ouvimos nos noticiários sobre a importância de praticarmos exercí-cios e de caminharmos, pelo menos, meia hora por dia. Se somado a isso estiver uma alimentação balanceada, teremos uma vida de boa qualidade.

    O mesmo acontece com a nossa vida espiritual. Devemos exercitá-la por meio da oração, dos momentos de intimidade com Deus e da comunhão com os irmãos. Da mesma maneira, a leitura do Manual de Instruções, que é a Bíblia, nos assegura o que Deus espera de nós e de como devemos atuar diante de diferentes situações que precisamos viver. E para alcançar o que chamamos de “exercícios espirituais”, precisamos de disciplina. É isso o que acontece quando decidimos ir à academia ou começar uma nova dieta. Todo começo é difícil.

    Quando comecei a ler a Bíblia por minha conta, confesso que muitas vezes não entendia ou não conseguia interpretá-la. Porém, alguém me sugeriu a leitura de Provérbios, pois há 31 capítulos, que são a quanti-dade de dias que geralmente contém o mês do ano, e foi uma bênção para mim. Da mesma maneira, orar e frequentar uma igreja lhe ajudarão a manter-se ligado a Deus em todo o tempo e, acredite, a sua vida será abençoada.

    Um Dia de Cada Vez.indd 11 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 12E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem.

    Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.1 João 4:16

    O amor a Deus

    Se não amamos a Deus, não podemos amar os demais. Este é outro princípio belíssimo! Trata-se de entender que o nosso trabalho mais belo é amar a Deus com todo nosso coração e com toda nossa força.

    Não gosto muito de ouvir alguma pessoa dizer que está apaixonada por Jesus, porque ao dizer que está “apaixonada”, minha mente de ime-diato relaciona essa palavra ao meu amor pelo meu esposo. Também, escutamos com muita frequência frases como essa em canções interpreta-das por homens e mulheres. O que aprendo com isso é que amar a Deus me torna mais sensível às coisas espirituais. Amar a Deus me torna mais misericordiosa para entender a dor de um amigo. Amar a Deus me faz valorizar tudo o que Ele fez por mim, como perdoar meus pecados, res-taurar a minha vida e me conceder uma nova oportunidade de ser feliz.

    Posso lhe garantir que amar a Deus, servi-lO e renunciar a outros inte-resses me trouxe mais felicidade do que quando não O conhecia. Quando decidi trabalhar em um meio de comunicação cristão, muitos me cha-maram de religiosa, fanática e até de louca ao deixar a fama e o dinheiro, que representava trabalhar em uma rádio tão importante como a Rádio Caracol, em Miami, e me dedicar por completo a servir a Deus. Hoje, dez anos mais tarde, tenho dado os melhores frutos. Deus tem recompensado cada minuto do meu trabalho, me respaldado, me usado para servir de exemplo e inspiração para outros. O que é mais lindo, me permitiu tra-balhar no que gosto e com o melhor chefe... Ele.

    Um Dia de Cada Vez.indd 12 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 13O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem,

    e o que confia no Senhor será bem-aventurado.Provérbios 16:20

    Receba o melhor de Deus

    Não inicie seu ano sentindo-se um fracassado e que não há mais nada a ser feito. Sempre há algo a ser feito. Deus sempre nos dá a oportu-nidade de nos levantarmos, mudarmos e tomarmos posse das promessas que Ele nos deixou. Por que não crê nessas promessas? Você acredita que esses benefícios são somente para alguns?

    Não é bom ter problemas. Se nem tudo na vida aconteceu como es-perava, não quer dizer que nunca mais levantará a cabeça. Você deve acreditar em si mesmo e, com essa mentalidade, levantar-se a cada dia para conquistar tudo o que está ao seu alcance.

    Não desista, anime-se, porque ainda não chegou o fim.Receba o melhor de Deus neste dia. Mude a sua atitude e você verá

    como as coisas começarão a acontecer. Além disso, um céu nublado se transforma em um lindo céu azul, talvez com algumas nuvens, mas bonito.

    Um Dia de Cada Vez.indd 13 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 14“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas

    dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.”

    Salmos 42:11

    Por que vou me desanimar?

    O desânimo, a tristeza, a frustração e a baixa autoestima são aliados para nos fazer pessoas infelizes. Deus, em Sua Palavra, disse: “A alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10). Se compreendermos essa frase, veremos que Deus nos deixou esse conselho como um Pai que sabia que passaríamos por momentos de provações e dificuldades. Então, se permanecemos alegres, o que significa estar nele, crendo que Ele está ao nosso lado, que não nos abandona nas situações que aparecem, mas pelo contrário, nos dá força, teremos a sabedoria e o entendimento para escutar a Sua voz e seguir em frente, triunfantes. Isso nos ajudará a ver e viver a vida de outra maneira.

    Isto não quer dizer que não podemos nos sentir mal. Somos humanos, mas nossa maneira de pensar deve mudar e adequar-se à mentalidade de Deus, que simplesmente deseja que sejamos felizes. É possível que neste momento você esteja passando pela pior situação da sua vida. Talvez es-teja considerando se vale a pena prosseguir. Por isso, Deus hoje lhe diz: “Não perca a esperança, não desanimes, pois Eu estou contigo e lhe farei prosseguir. Assim, reconhecerás que Eu sou o Seu Deus. Apenas creia em mim.”

    Um Dia de Cada Vez.indd 14 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 15E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente

    para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

    Romanos 8:28

    Deus transforma a nossa tristeza

    Parece irônico dizer que o mal que ocorre em nossa vida, Deus, em algum momento, transformará em bem. Creio que não existe algo que cause mais dor do que as falhas, os equívocos ou, como dizemos, “os moles” que damos. Precisamos entender que uma decisão errada pode mudar a nossa vida. Contudo, Deus perdoa um erro e nos dá uma nova oportunidade, se nos arrependermos de coração, mesmo não escapando das consequências do que fazemos na vida, seja bom ou mau.

    Alguns aprendem com os erros e mudam de maneira radical. Esse não foi o meu caso. Cometia um erro atrás do outro e Deus me dava novas oportunidades, mas eu voltava a errar. Até que um dia, Ele precisou mu-dar meu caminho para direcionar meu coração. Engravidei como con-sequência de uma relação extraconjugal e passei por um dos momentos mais difíceis da minha vida. Tive que encarar a Deus, as minhas princesas, os pastores e reconhecer meu erro e viver as consequências. Então, perdi meu trabalho, o pai da minha filha nos abandonou e o meu testemunho se dilacerou. Por isso, tive que começar do zero.

    Apesar disso, nessa etapa aprendi a conhecer a Deus de outra maneira. Em meio à dor, Ele não me abandonou e colocou em minhas mãos uma lindíssima responsabilidade: minha princesa, Anacristina, que encheu o meu coração de felicidade. Vi como de uma situação ruim, passei a ser a mãe mais feliz e orgulhosa de suas filhas. Em pouco tempo, Deus me de-volveu absolutamente tudo. Voltei à rádio, mas convertida em uma nova mulher. Por favor, vamos aprender com os erros!

    Um Dia de Cada Vez.indd 15 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 16Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis,

    e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.Lucas 6:37

    Viva a sua vida... e não critique!

    Já ouviu o ditado que diz que “com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também”? Pois não é um ditado, mas uma recomendação que encontramos na Bíblia (veja Mateus 7:2).

    Se você é daqueles que vive criticando seu companheiro de trabalho, julga tudo o que faz o seu cônjuge, vive cheio de rancor e o que menos passa em sua cabeça é perdoar aos que lhe ofenderam, sejam eles seus pais ou seus filhos, permita-me dizer que você está muito longe de agradar a Deus.

    Em Sua Palavra, Deus nos ensina exatamente o contrário. Ele nos ensina que não devemos julgar, para que ninguém nos julgue. Ele nos instrui a perdoar até setenta vezes sete... Já pensou nisso?

    Por que não fazemos esse exercício hoje? Façamos uma pequena ava-liação de como está a nossa vida nessas esferas: a crítica e a falta de perdão. Mesmo que elas não pareçam muito importantes no viver diário, têm um grande efeito no âmbito espiritual.

    Lembre-se que se não mudar essa atitude, todo mundo julgará as suas ações. Você será o centro permanente de escárnio e zombaria. Será expos-to em tudo o que faz. Por outro lado, se você não pedir a Deus para lhe ajudar a tomar a decisão de perdoar, no dia em que falhar, no dia em que errar, não irão lhe perdoar. Lembre-se que tudo o que semeamos é o mes-mo que colhemos. Se Deus, que é Deus, não nos critica, mas nos perdoa sem merecermos, por que não estabelecemos hoje esse compromisso de mudar?

    Um Dia de Cada Vez.indd 16 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 17Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade,

    benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Gálatas 5:22

    O doce para a alma

    Como você se sente quando está rodeado de pessoas negativas? Onde o amor brilha não porque está presente, mas ausente? A verdade é cruel. Um dos meus propósitos a cada novo dia é não me unir a pessoas negativas. É lutar e fazer o impossível para não deixar o meu coração e a minha mente se contaminarem com as palavras e atitudes que certas pessoas do nosso trabalho, na rua e até na igreja têm, que desejam roubar a sua paz e felicidade.

    Se afirmamos ter uma relação com Deus, por que permitimos que saiam apenas palavras negativas da nossa boca? Por que a nossa capacida-de de compreensão pelos outros é cada vez menor e por que deixamos que o “orgulho” seja a imagem da nossa vida?

    Quando recebemos a Jesus como nosso único e verdadeiro salvador, Deus espera que, enquanto O conhecemos, leiamos a Sua Palavra e con-greguemos em uma igreja, comecemos a dar os frutos do Seu Espírito. Então, veja o quanto podemos estar longe de dar frutos com a nossa maneira de ser. Às vezes, com a forma que nos apresentamos aos demais, somos nós mesmos que afastamos de Deus os nossos amigos e familiares, pois o que falamos não coincide com o que somos.

    Peçamos a Deus que possamos ser bons representantes Seus na Terra.

    Um Dia de Cada Vez.indd 17 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 18Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas

    uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo,

    pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Filipenses 3:13-14

    Abandone o passado e olhe para o futuro

    Estamos iniciando um novo ano, e é tempo de deixar para trás os nos-sos erros. É tempo de começar com novas atitudes. Deus deseja ver você feliz e alcançando as suas metas neste novo ano. Não se trata apenas de deixar de fumar, começar uma nova dieta ou se matricular em uma academia. As nossas metas devem ir mais além, mesmo que tudo o que mencionei antes seja fundamental para a mudança. As nossas metas para este ano devem estar de acordo com o que Deus espera de nós.

    Em minha caminhada com Cristo, descobri que o melhor na vida é fazer a vontade de Deus. A obediência traz bênção, é uma fórmula que não falha.

    Quando fazemos a vontade de Deus, vemos que tudo acaba bem. Vemos um apoio em cada plano que desenvolvemos. As portas se abrem e nos surpreendemos porque sabemos que Ele vai à nossa frente. E o que é muito especial... sentimos paz.

    Se ainda não tem metas para este novo ano ou se continua apegado às coisas do passado que lhe dão felicidade, peça a Deus para mostrar Seu perfeito plano para você. E diga: “Senhor, quero fazer a Sua vontade e não a minha. Ajuda-me a iniciar uma nova vida. Amém e amém”.

    Um Dia de Cada Vez.indd 18 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 19Senhor, diante de ti está todo o meu desejo,

    e o meu gemido não te é oculto.Salmos 38:9

    Deus conhece os seus sonhosOntem aprendemos que, com a ajuda de Deus, podemos deixar para trás o nosso passado e criar novas metas. Assim, como em uma simples oração, podemos pedir que Ele nos mostre a Sua vontade, Deus é especialista em transformar em realidade os sonhos mais profundos do nosso coração.

    Sua Palavra diz que, antes mesmo de abrirmos a nossa boca para pedir algo, Ele já conhece o nosso desejo (veja Mateus 6:8). Contudo, Ele gosta quando somos bem específicos no que queremos.

    Muitas pessoas creem que, por não terem visto nenhum sonho reali-zado ainda, o sonho não é possível de ser realizado e o descartam. Hoje, Deus quer lhe dizer que Ele conhece o seu coração, deseja que você tenha uma relação pessoal com Ele e que aprenda a entender que o nosso tempo não é o Seu tempo e nossos pensamentos não são os Seus pensamentos (veja Isaías 55:8).

    Porém, algo que sempre me deu muita segurança com relação aos meus sonhos e desejos do coração é saber que Deus tem o melhor para mim, e muitas vezes Ele me disse “não” a coisas que pedi e, hoje em dia, entendo que foi a Sua perfeita vontade.

    Somos como crianças quando pedem doce à mãe. Às vezes, sabemos que não será bom para elas e que não é o momento apropriado. Mesmo assim, esses pequeninos não entendem e quando recebem o doce depois de tanta insistência, eles têm uma forte dor de estômago.

    Deus, antes de tudo, é Pai e sabe o que é bom para cada um de Seus filhos. Portanto, coloque os seus sonhos diante dele e confie em Sua me-lhor resposta.

    Um Dia de Cada Vez.indd 19 20/01/2011 06:56:36

  • Notas:

    Dia 20Honra a teu pai e a tua mãe[...] Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

    Efésios 6:2-3

    Honre aos seus paisSe você deseja aumentar os dias da sua vida, você precisa honrar aos seus pais. Honrar é respeitar. É fascinante saber que este é um man-damento estabelecido por Deus e é o primeiro que vem acompanhado de uma promessa. Em nossas palavras, é bem simples: se respeitamos, ou seja, se honramos o papai ou a mamãe, Deus nos garante que iremos ter uma vida longa. Esse ensinamento é tão profundo que, desde que o conheci, faço o melhor que posso para dar aos meus pais todo o meu respeito, amor e atenção, mesmo que eles não vivam comigo nos Estados Unidos.

    Quando foi a última vez que se preocupou com seu pai? Quando foi a última vez que conversou profundamente com a sua mãe? Sei que mui-tas vezes o rancor e o ressentimento acompanham o coração dos filhos, pois, em muitos casos, os pais foram violentos e severos com eles. Nunca deram amor a eles. E, além disso, nunca lhes disseram que os amavam e, hoje em dia, esses corações estão endurecidos por falta de perdão.

    Hoje é o dia de honrar ao teu pai e a tua mãe, independente do que aconteceu no passado. A sua obrigação é viver um princípio, e se hoje precisa perdoá-los, faça-o. Ligue para eles, escreva uma carta dizendo o quanto são importantes para você, e isso irá gerar um lindo fruto. Você se sentirá livre e então poderá ser obediente ao mandamento de Deus. E se algum deles foi para o Senhor, expresse esse perdão através de uma oração.

    Um Dia de Cada Vez.indd 20 20/01/2011 06:56:36