um c iclo na regiÃo p ant aneira - …correiodecorumba.com.br/pdf/cc2885.pdf · até agora o que...

16
C M A P UM CICLO NA REGIÃO PANTANEIRA: De 4 em 4 anos eles aparecem por aqui... Ganham votos, mandam migalhas e se dizem amigos do povo. ACORDA GENTE!!!

Upload: trananh

Post on 07-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

C M A P

UM CICLO NA REGIÃO PANTANEIRA:De 4 em 4 anos eles aparecem por aqui...

Ganham votos, mandam migalhas e se dizem amigos do povo. ACORDA GENTE!!!

EXPEDIENTE

*** A Redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

Fundado em 03 /09/1960Vicente Bezerra Neto

Patrono do JornalCorreio de Corumbá

Razão Social: Farid Yunes Solominy CNPJ 50 724 863/0001 - 80

Redação e Parque Gráfico: Rua 7 de Setembro, 249-1 Centro - Corumbá-MS

Tel: (67)3232-1835 - CEP 79330-030 e-mail: [email protected]

Diretor Responsável: Farid Yunes Solominy DRT-105/MS

Repórter Fotográfico / Diagramação: Alle Yunes DRT-84MS

Colaboradores: Rosildo Barcellos, Dílson Fonseca, Fábio Pexe,

Eneo da Nóbrega e Roberto Maciel.

Chefe do Parque Gráfico: Cleberson Calonga (Juninho)

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0202020202CORREIODECORUMBA.COM.BR

* Rosildo Barcellos

Maio Amarelo Durante todo o transcorrer domês, o Brasil e o mundo estarãomobilizados para mais uma edição do“Maio Amarelo” – um movimentointernacional em prol da segurançaviária objetivando salvar vidas nasvias e rodovias de todo o planeta.Sabedor que o trânsito tem váriasvertentes, e atualmente vejo que ouso do celular principalmente peloWhattsApp) e as ultrapassagens temsido os grandes causadores dosacidentes quando analisamos oquesito erro humano. Entretantoquando analisamos o quesito viavemos um outro grande problema quecomento hoje: o excesso de peso,prática corriqueira no trânsito deveículos de grande porte,notadamente nas rodovias. Sãoinúmeras as vezes que encontramose constatamos esta conduta pelostransportadores e embarcadores portodo este nosso rincão. Fato que

exige uma ação sempre austera doEstado, haja vista que não considerofalta de conscientização, mas daimposição da lógica do maior lucro ea qualquer custo, ainda em especial,a custo dos interesses difusos ecoletivos que são por vezes maisdifíceis de serem detectados e dedesencadearem reações por parte dasociedade. Para termos uma ideia, um excessomédio de 10% de peso por eixo reduzem até 38% a vida útil projetada paraaquele pavimento. Infelizmente ainfração administrativa exposta noArt 237 do Código de TrânsitoBrasileiro parece não ser um óbicepara o fluente trânsito de veículoscom excesso de peso. Além disso, oexcesso de carga frequentemente éacompanhado de perdas parciais aologo do trajeto, como areia, pedriscos,produtos químicos sólidos e a granel,posto que, estão acondicionadas em

volumes superiores a capacidade dascarrocerias, acelerando sobremaneirao processo de deterioração dopavimento, pela ação abrasiva,atacando o asfalto e acelerando suadepreciação. E quando ocorre o acidenteaumenta a possibilidade de vítimasfatais ou mesmo a gravidade daslesões, por conta de que, osautomotores com excesso de peso,por ter o seu sistema de frenagemcomprometido, usa a sua massaexponencialmente elevada. Ou seja abaixa velocidade com que transitamnos aclives, contrapõem-se a altavelocidade nos declives fazendo comque “empurrem” os carros menoresou que transitam na velocidadepermitida para o local, gerando umestresse indevido e desnecessário aoutros motoristas que estão atrabalho ou mesmo a passeio.

A baixa velocidade que sesubmetem nas subidas e os danoscausados ao pavimento asfáltico,forçam os outros motoristas atrafegarem em certos trechos comvelocidades reduzidas, facilitando aatuação de surrupiadores depatrimônio, que utilizam estes locaispara realizarem sua função planejadade agressão social. Assim sendo, umaempresa que reiteradamentetransporta seus valores com excessode peso provoca desequilíbrios naordem econômica uma vez que dentreoutros fatores, acarreta umaconcorrência desleal para com osoutros empresários que procuramtransportar suas cargas ou adquiremseus produtos dentro dos limitesestabelecidos pela legislação.

(*) Rosildo Barcellos é renomadoespecialista em legislação de trânsito.

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0303030303CORREIODECORUMBA.COM.BR

DrDrDrDrDr..... Ga Ga Ga Ga Gabriel briel briel briel briel AlvAlvAlvAlvAlvesesesesesPercebo a cada dia que passa a ascensão política e profissional

do jovem médico corumbaense Doutor Gabriel Alves de Oliveira,que entrou na vida pública de Corumbá, que estava carente denovos e vibrantes parlamentares no âmbito municipal, já cansadados discursos repetitivos e cansativos dos veteranos, com raríssimasexceções. É sangue novo, com ideias novas, trabalhando pelo nossomunicípio e em favor do bem estar geral dos que aqui vivem.

Dentro do Hospital de Corumbá, Dr. Gabriel está sempreatento e pronto para atender a todos com muito carinho ecordialidade.

Sempre incansável e sorridente, tornou-se a grande esperançanessa mudança de comportamento dentro do quadro político-partidário de nossa região, possuindo um forte alicerce familiar.

Enfim, o vereador Dr. Gabriel é um nome de passado,presente e de futuro promissor, que já se destaca com profícuaatuação na Câmara Municipal de Corumbá.

“Go“Go“Go“Go“Govvvvverererererno”no”no”no”no” R R R R RUSOUSOUSOUSOUSOAté agora o que se ouve falar do (des)governo Ruso em

Ladário são as piadas sobre as trapalhadas que vem cometendo,servindo de chacota para os ladarenses e visitantes. Até hoje nãodisse a que veio, só na base do oba, oba, não se viu nenhuma obrade destaque só com recursos próprios.

E a gente continua perguntando: Por que existe a CâmaraMunicipal? É para aplicar o primeiro mandamento de vereador:fiscalizar o poder executivo.

Ladário é um município de pequeno porte, fácil de administrar,mas tem que ter equipe competente e dedicada. Como sempre, aMarinha é que dá vida a “Pérola do Pantanal”, já que se for dependerdo governo(sic) do Ruso, vai ficar estagnada até fim de 2020.

Acorda Ladário!

Bancas de Revistas e JornaisEu me lembro de quando criança e depois já adolescente, as

visitas que fazia as bancas que exibiam diariamente os maisrenomados jornais do eixo Rio-São Paulo, inclusive o Jornal dosSports do RJ e a Gazeta Esportiva de SP.

Fazíamos filas nas suas proximidades para poder adquirir eampliar nossa cultura, nossos conhecimentos sobre assuntos gerais.Corumbá chegou a ter dezenas de bancas de revistas e postos devenda.

A Banca do Natércio, que foi o sucessor da afamada bancado Ney Vianna, sempre foi a principal da região. Tinha a Banca TioPatinhas na esquina da Delamare com a 15 de Novembro, depoissurgiu outra na esquina da prefeitura antiga, mais uma na Rua DomAquino com a Frei Mariano e assim por diante.

Serviam também de ponto de encontro de todos para umbate papo amigo e ficarmos atualizados sobre os acontecimentosmundo afora. Hoje, só restam duas: A Banca do Natércio sob adireção do casal Mari-Ivalney de Britto e a Banca do Mário na 15com a 13 de Junho.

Cópias em um minuto, AberturasResidenciais, Comerciais,

Automóveis e Cofre.

Confeccionamos carimbosem madeira e automáticos.Entregamos em 24 horas.

Rua 7 de Setembro, 342 -Centro - Corumbá/MS

CHACHACHACHACHAVEIRVEIRVEIRVEIRVEIRO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAVESVESVESVESVES

Atendimento de Urgência 24hs

3232 - 47979.9953 - 6789

REINALDOREINALDOREINALDOREINALDOREINALDO

Governo municipal virou chacota no Estado depois queuma VACA “frequentou” um posto de saúde em Ladário.

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0404040404CORREIODECORUMBA.COM.BR

IDEIAS,SUGESTÕES

E RECLAMAÇÕESPor Eneo da Nóbrega

(Membro Efetivo da União Brasileira de Escritores)

APOIANDO A CANDIDATURA DE NINIL NOVENTA

A título de colaboração, vou ceder meu currículo para engrandecer a pré-candidatura do Noventa que já está filiado em determinado partido.Começando a dizer que com apenas 15 anos de idade participei do I Semináriode Politização dos Estudantes do interior do Rio Grande do Norte. Na épocaera o presidente do Grêmio Estudantil Monsenhor Walfredo Gurgel, doGinásio Diocesano Seridoense, na cidade de Caicó. Fui representandoaqueles municípios que soube me acolher com carinho. O Seminário realizou-se em Natal – capital do RN. Os conferencistas foram: Dom Helder Câmara;Dom Eugenio Sales; Leonel Brizola; Carlos Lacerda; Alberto Maranhão;Djalma Marinho; Miguel Arraes e outros. Para completar o meu currículo,devo dizer que, por muitos e muitos anos fiz parte do corpo de Jurado doTribunal do Juri aqui em Corumbá. Fui mais de 9 vezes presidente de SeçãoEleitoral na 23ª Seção. Sou fundador do CENPER, isto é, um dos fundadores.Mentor da criação da Associação dos Professores de Corumbá e Ladário –APCL, hoje SIMTED. Fui seu primeiro presidente. Participei da Fundaçãoda FEPROSUL, hoje FETEMS, localizada na cidade de Campo Grande capitalde MS. Sou uns dos fundadores da ALEC – Academia de Literatura e Estudosde Corumbá. Também uns dos fundadores da Associação dos Poetas eEscritores de Corumbá – APEC. Por votação unânime fui escolhido paraparticipar da União Brasileira de Escritores de MS, cuja sede fica em CampoGrande – MS, onde sou sócio efetivo. Por duas vezes eleito Vice-Regionaldo Colegiado das seguintes escolas: “Leme do Prado” e “Gabriel Vandonide Barros”. Já escrevi mais de seis mil matérias. Tenho artigos publicadosnos Jornais do Senado Federal; no Correio do Estado de MS; no Progressode Dourados; no Diário de Corumbá; no Momento; no Diário da Manhã; noTempo; na Folha da Região; no Quadro Verde da FETEMS e outros eu nãome lembro no momento. Nós não devemos apenas citar as coisas boas davida. Quando servia o Exército na 2ª CIA, quando podia gostava deadormecer nos bordeis. Todo soldado solteiro tem de passar por essasexperiências. Aquele que hoje em dia nega que nunca frequentou “MariaCachorrinha; Luz Vermelha; Sete Portas” é um grande canalha. Certa vez meapaixonei por uma mulher da Cris Boate, tinha apenas 20 anos de idade,ainda não sabia tomar banho sozinho. Com 20 anos no lombo já tinhaemprego. Não precisava ficar debaixo da saia da mamãe e da cueca do papai,como hoje em dia alguns filhos canalhas, crápulas não trabalham e sãomaiores de idade e ficam as custas dos velhos. Isto é uma canalhice. O filho é bom quando começa a trabalhar, tem de ajudar os pais quandoé de família classe média e sim proletária. Hoje em dia tem filho tão excremento

que até ameaça bater no pai quando não dá dinheiro para pagar gurizinhosde olhos verdes...!!! Deveria existir uma lei que dá direito do pai expulsar osfilhos maiores de 18 anos de casa. Devem morar nos quintos dos infernos! Fica dado o recado para os filhos canalhas, crápulas, súcias da sociedade!

PESSOAS DE BEM TEM DE TER ARMA DE FOGO Tendo em vista a onda de violência que impera no país, assaltos, roubos,homicídios, estupros, explosão de caixa eletrônico. Se mata por apenas dezreais. O governo federal desarmou as pessoas de bem e deixou avagabundagem armada até os dentes. Tudo isso porque as fronteiras estãoescancaradas, igual a “casa da mãe Joana..!!!”. Se mata mais no país chamadoBrasil do que nos países que estão em guerra. No trânsito, todos os anossão mortos pelo menos 50 mil pessoas, sem falar nos que ficam com sequelas.Tudo isto porque existe a famigerada fiança. Matou, pagou, ficou soltou nopaís onde Cabral, Cunha e outros tipos de corruptos que estão presos. Temuma Lei branda que é o Código de Trânsito Brasileiro. Qualquer molequebunda suja de posse de uma faca de cortar pão, assalta, fura, ameaça ostranseuntes. Se um bandido entrar armado com um revolver num restaurantee a lei favorecer as pessoas de bem, ter um 38, aí sim, este canalha,delinqüente vai pensar duas vezes antes de assaltar. Mas para ter o porte dearma, seriam exigidos os seguintes requisitos: Ter curso superior, ter fichalimpa na Policia Civil; Militar e Federal, na Ambiental, na Receita Federal, serreservista de primeira categoria, estar quites com SERASA, SPC, seresclarecido, conscientizado, politizado, não ter filiação partidária, ter umdocumento do psicólogo dizendo que não é doente mental. Também teriade passar por uma reciclagem no treinamento de estande de tiros do Exército. Outro dia um bandido menor assaltou um pai de família em Fortalezapara roubar apenas dez reais. E ainda tem gente disfarçado de direitoshumanos que defende este tipo de gente. Lugar de menor infrator é naUNEI. E quem gosta desse tipo de gente que leve para morar na sua casa,para brincar com seus filhos. Os homicídios acontecem também até nosmunicípios que só tem apenas uma rua e a Policia não consegue desvendar.Segundo o apresentador Datena, a Polícia Civil brasileira tem de se aparelharmelhor, já que na Constituição diz que é Polícia investigativa, judiciária.Dentro de 100 crimes, apenas 8 são investigados a nível de Brasil. TemDelegacia de Policia Civil por este país a fora que ainda usa máquina deescrever no lugar do computador. Quem acompanha os noticiários ficasabendo que quase todos os dias policiais do Rio Janeiro são assassinados.Pergunto: E em São Paulo? Lá tem a ROTA, a Policia mais temida da Américado Sul. Lá ninguém dá água a pinto! Quando tem um sururu nas vielas, nosbares e chamam a ROTA, muita gente caga e mija na cueca antes mesmos datemida ROTA chegar. Veja quantos policiais da ROTA são assassinados?Nenhum, a ROTA tem apoio das TVs, BAND e RECORD e das pessoas debem. Segundo as palavras do Ministro Barroso, dos 60 mil homicídios noBrasil, apenas 8% são investigados e apenas 5% vão a júri popular. Ainvestigação segundo o Ministro, cabe ao Ministério Público e as PoliciasCivil e Federal do país de meu Deus...!!!

RAVENGAR AINDA NÃO DEVOLVEU A ESCADA DE 12 METROS Todas as providências já foram tomadas no âmbito institucional, já queestamos vivendo no estado democrático de direito. No regime de exceção,já teria acontecido alguma atitude extra – Boletim de Ocorrência. Algo aoarrepio da lei, como diz na região do Nordeste, para aqueles que não acreditamnas leis frouxas brasileiras, que mais beneficia bandido do que gente boa.

98474 9925

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0505050505CORREIODECORUMBA.COM.BR

Lei idealizada pelo vereador Tadeu Vieira rendeprojetos para acabar com vandalismo na escola

Detalhes das ações dos projetosde Práticas de Ações Educacionais(PAE) e Manutenção do AmbienteEscolar (MAE) foram apresentadas naquarta-feira, 02, pelas técnicasJaqueline Pagung Ribeiro e LucileneBarros, ao prefeito Marcelo Iunes,durante encontro no gabinete do PaçoMunicipal, que contou também com apresença do vereador Tadeu Vieira. Os projetos são resultados da LeiMunicipal 2.521, de 03 de dezembrode 2015, de autoria do vereador Tadeu,que responsabiliza aluno por atos devandalismo em patrimônio escolar edestruição do mobiliário escolar. Durante o encontro, o prefeitotratou de melhorias logísticas eoperacionais para odesenvolvimento dos trabalhos dosprojetos realizados pela Prefeitura deCorumbá, por meio da SecretariaMunicipal de Educação, em parceriacom a 7ª Promotoria de Justiça deCorumbá, que é responsável porfeitos e procedimentos referentes àproteção da infância e juventude, doidoso e da pessoa com deficiência.

A Lei Municipal já estápermitindo desenvolvimento deatividades previstas nos projetos e,juntas, as Práticas de AçõesEducacionais e a Manutenção doAmbiente Escolar estão atendendoestudantes na faixa etária de 9 a 17anos, de 16 escolas municipaisurbanas e de cinco rurais. A Prática de Ação Educacionalé um conjunto de ações que visaprevenir a violência, criar a cultura

da paz, corrigir atos de indisciplinae coibir as infrações de normas deconvivência no âmbito escolar. Já aManutenção do Ambiente Escolar,é um conjunto de ações que visa aprevenção e reparação de danoscausados ao ambiente da escola. “Temos essa preocupação, atépelas reclamações de diretores,coordenadores, professores quesofrem no dia a dia, dentro da salade aula, as consequências do mau

aluno. Criamos essa lei, e não é nosentido de punir castigando, masensinando. Se sujou a parede, vailimpar a parede; riscou a carteira vailimpar a carteira, rasgou o mapa vaiarrumar o mapa. Caso contrário,seus pais serão chamados eresponsabilizados. É esse trabalhoque o PAE e MAE fazem. O prefeitonos garantiu toda estrutura paraesse trabalho”, disse o vereadorTadeu Vieira.

Fo

to:

Gis

ele

Rib

eir

o/P

MC

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0606060606CORREIODECORUMBA.COM.BR

Continuando o assunto da semana passada, onde escrevi sobre acriatividade de alguns em transformar as piadas que recebemosdiariamente pelas mídias sociais, em “lições” para nossas vidas, seguemais quatro dicas. Espero que gostem:1 - Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçare na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpadae de dentro dela sai um Gênio. O Gênio diz: - Eu só posso concedertrês desejos, então, concederei um a cada um de vocês! - Eu primeiro,eu primeiro,’ grita um dos funcionários... Eu quero estar nas Bahamasdirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida ‘ .. Pufffe ele foi .... O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido: - Euquero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimentointerminável de piñas coladas! Puff e ele se foi .... - Agora você - dizo gênio para o gerente.. - Eu quero aqueles dois palhaços de volta aoescritório logo depois do almoço para uma reunião!Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.

2- Na África, todas as manhãs, o veadinho acorda sabendo que deveráconseguir correr mais do que o leão, se quiser se manter vivo. Todasas manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais do que oveadinho, se não quiser morrer de fome.Conclusão: Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quandoo sol nascer, você tem que começar a correr..

3- Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada.Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: - ‘Eu posso sentar comovocê e não fazer nada o dia inteiro?’ O corvo responde, sorrindo: -‘Claro, porque não?’ O coelho senta no chão embaixo da árvore, erelaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estarno topo.

4- Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade,pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminhoao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmenteinvadiram suas terras ao se aproximar lentamente, observa várias belasgarotas nuas se banhando na lagoa, quando elas percebem a suapresença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: - Nósnão vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e forembora. O fazendeiro responde: - Eu não vim aqui para espiar vocês,eu só vim alimentar os jacarés!Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora deatingirmos nossos objetivos mais rapidamente.

Rua Cabral nº371, entre as ruas Tiradentes e Ladário

Piadas em lições paraa vida (parte 2)

Por Fabio Pexe

Publicitário,Pós graduado em Gestão

de Mercados,MBA em Marketing

e membro da ASBPM

PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS“Não fiquem lembrando o passado, não pensem nas

coisas antigas; vejam que estou fazendo uma coisa nova:

ela está brotando agora, e vocês não percebem?

(Isaías 44: 18-19)

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0707070707CORREIODECORUMBA.COM.BR

VENDA

11 – Kitnet na Rua Cabral com aFrei Mariano, 1 vaga de garagem,quarto/cozinha e banheiro. R$450/mês

1 – Excelente casa no centro, comterreno de 9,9 m x 72,6 m, comgaragem para 2 carros, sala ampla,3 quartos, sendo 1 suíte, cozinha,lavanderia e piscina. Ótimaoportunidade! R$ 350 mil

2 – Casa na R. América, plana, com 2quartos, banheiro, cozinha, garagempara 1 carro e área de serviço. Ótimalocalização! R$ 230 mil

3 - Sobrado novo, próx. ao 17ºBatalhão, 3 quartos ( 1 suíte), salacom dois ambientes, cozinha,banheiro, área de serviço egaragem para 2 carros. Finoacabamento, em condomíniofechado, cerca elétrica e portãoeletrônico. R$250 mil

4 – Casa na Rua Ladário, próx. aAmérica, 3 quartos (2 com armáriosembutidos), sala, copa, cozinha,banheiro social, área de serviço,banheiro externo, edícula egaragem para 2 carros. R$350 mil

5 – Cidade de Ladário, 2 casas nomesmo terreno, com 2 quartos,sala, cozinha, banheiro elavanderia cada, e 1 vaga degaragem. R$ 70 mil

ALUGUEL

6 – Casa no Bairro Dom Bosco,plana, com 4 quartos, 2 banheiros,sala, cozinha, lavanderia, vaga degaragem para 4 carros, piscina,área goumert, quarto e banheiropara funcionário. R$ 480 mil

7 – Com Fechado, casa plana,com 3 quartos, sala, cozinhaamericana, lavanderia e vaga nagaragem. Condomínio com portãoeletrônico e cerca elétrica. R$1.100,00/mês

8 – Casa plana com quarto, sala,cozinha, saleta, lavanderia e vagade garagem. Próximo a R. América.R$ 600/mês

9 – Apartamento no centro, na Av. Gen.Rondon, com sala, quarto, cozinha,banheiro e lavanderia. R$ 650/mês

10 – Casa plana, na RuaDelamare esquina com a Rua 7,com 2 quartos, sendo 1 suite,ampla sala, banheiro, lavanderiae cozinha. R$ 1.300/mês

Problema não é taxa de

sem-teto, mas auxílio-

moradia de juízesPaulo Moreira Leite*

Num país que não consegue convencer nossos 17 000 magistrados a abrirmão do auxílio-moradia, a decisão de investigar taxas pagas por moradores deedifícios ocupados de São Paulo ultrapassa todo limite da decência. Sua finalidade pertence aquela família de ideias que transformam uma respostapolítica num simples exercício imoral. Já que é preciso apagar rapidamente osvestígio de um incêndio trágico no Largo Paissandú, revelador de tantas mazelasdo país, nada mais fácil do que criminalizar as vítimas. É coerente com asfalsificações mentais, a hipocrisia e o ódio que marcam o espírito do tempo. Vamos começar pelo auxílio moradia. Seu valor é R$ 4337,73 para cada umdos 17 000 juízes brasileiros. Se todos embolsarem o benefício, são R$ 84 000milhões por mês. Ou R$ 897 milhões por anos. Embora todo juiz tenha direito a um teto salário de R$ 30 000, que coloca ocidadão no patamar máximo da renda mensal dos brasileiros, a lei prevê umaajuda de R$ 4337,73 por mês para o aluguel do magistrado deslocado paratrabalhar fora do município onde tem residência fixa. Essa era a razão original. Sabemos que, de uns tempos para cá, a ajuda evoluiu e, agora, os juízes temo auxílio-moradia como uma espécie de direito assegurado. Basta pedir paralevar. Um magistrado de São Paulo é dono de 60 imóveis na cidade e recebe oauxílio. O casal Bretas, no Rio de Janeiro, não perdoa: marido e mulher recebemum auxílio moradia cada um, embora tenham imóvel na cidade em que residem.Sérgio Moro também tem casa própria em Curitiba. Pediu e recebe auxílio-moradia,como disse, porque deixou de receber reajuste nos salários. Vamos falar das taxas cobradas pelos movimentos de moradia daquelasfamílias que se instalam em 70 edifícios ocupados no centro de São Paulo. Sãopessoas sem carteira assinada e nunca sonharam em ter direito a um reajustepara cobrir inflação. A receita usual é aumentar a jornada de trabalho, até ondeder. Os valores variam muito mas é obvio que nenhum se compara ao auxílio-moradia dos juízes. Os mais altos ficam em R$ 400 — ou 10% do que recebem nossosmagistrados.No edifício Cambridge, um dos mais tradicionais hotéis da cidade, que setransformou em residência coletiva e já inspirou até filme elogiado pelos críticos, ataxa é de R$ 150 — 1/28 de um auxílio moradia. As taxas cobradas dos ocupantes costumam ser resolvidas em assembleia. Destinam-se a cobrir despesas e serviços semelhantes aquelas cobradaspelo condomínio de edifícios onde residem famílias de classe média, cujos valorescostumam ser três ou quatro vezes mais altos. Considerando a existência sofridados moradores, compreende-se que muitas vezes, o condomínio é chamado apagar — com autorização— despesas médicas das famílias mais carentes. Empermanente conflito na defesa de seus direitos, enfrentando frequentes ações dedespejo, as ocupações também necessitam de uma permanente proteção jurídica— o que envolve mais despesa. A longa existência de ocupações em São Paulo mostra que ali residem famíliasque, sem nenhum auxílio dos poderes públicos, muitas vezes agindo contra eles,mostraram-se a altura de resolver seus problemas, encontrando soluçõesconcretas para problemas da vida real. Em seu esforço, merecem apoio esolidariedade. São uma prova do melhor de nossa cidadania. Não precisam ser incomodadas por atitudes policialescas, típicas de um paíshabituado a criminalizar a miséria humana em vez de tentar resolvê-la. É maisfácil e até mais rendoso. Sobra mais para a mordomia. Num país onde autoridades convivem alegremente com tantas facilidadespara o degrau superior da pirâmide, a investida policial contra os sem-tetoatravessa qualquer limite da decência. Será que os gastos com auxílio-moradia — dinheiro público — não poderiampatrocinar as reformas necessárias a manutenção do edifício incendiado, protegidocom o dinheiro suado dos moradores? Com a palavra, a equipe de economistasda Lava Jato. Alguma dúvida?*É colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época,foi correspondente na França e nos EUA

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0808080808CORREIODECORUMBA.COM.BR

Roberto Maciel(Betão)

(Membro da União Brasileira de Escritores)

“O gostoso de serarticulista de um jornalé ter a oportunidade de

mostrar aos leitoresseus dotes com a

caneta. Procurandosempre variar o

assunto, dependendo doestado de espíritoe da inspiração”.

Obs. Qualquer sugestão, crítica ouelogios meu e-mail agora é:[email protected] /

Facebook: Roberto Maciel.

Cantinho do Betãonº207

JORCENE E EU Década de 70, rua Frei Mariano com a13 de Junho, em frente à Banca doNatércio. Ponto obrigatório de encontro dagalera que passava para um cafezinho dahora no Café Castelinho. Eu, maleta 007na mão, bolsa de fotógrafo a tiracolo (naépoca eu iniciava minha carreira defotógrafo), papeava com Enoch, quandoele pintou, atravessando a rua, com umcoco da Bahia nas mãos, cachimbo naboca. Foi então que o Enoch disse, emtom de chiste: - “tá com o coco na mão,né?” E ele, prontamente respondeu: - “émelhor um coco na mão do que dois na...” Aquele era o nosso amigo JORCENEJOSÉ MARTINEZ, com aquele seu jeitãodisplicente, calça jeans e camisaquadriculada, sempre mostrando os dentesnum sorriso, nunca deixando uma gozaçãosem resposta na bucha. Não me lembroquando o conheci, mas logo pegamosamizade e ele também aparecia para umpapinho informal numa folguinha que tiravana redação do jornal. Radialista, jornalista e, sobretudo,excêntrico, era adepto do cachimbo e, devez em quando, para zoar, curtia umdaqueles charutos “mata rato”, empestandoo ar com suas baforadas. Nos anos 70, época da juventudexonada, romantismo à flor da pele, curtindobailinhos nas tardes de domingo, serestasnas madrugadas... Eu me encaixava bemnesse perfil e foi então que iniciei minhacarreira de escritor, começando porpoemas, cartas de amor etc. Através do JORCENE, enturmei-mecom o pessoal das rádios corumbaenses,mandando meus escritos românticos queo Jorcene divulgava em seu programaJorcene em ritmo de GO...GO...GO...,na Rádio Clube de Corumbá. Seu famoso jargão: “CANDONGAS EBILÓS DA MINHA ALCANDORADAPARÓQUIA, marcava o início doprograma, com novidades do mundo da

música, entrevistas (eu fui entrevistadovárias vezes) e leituras de meus artigos,tendo sempre na sonoplastia, o não menosfamoso EL BOROCO. Introduziu-me na carreira jornalística,dando-me a chance de trabalhar ao seulado na redação do Jornal O MOMENTO,na rua 15 de Novembro, entre a Delamaree a 13 de Junho. Trabalhei lá comorevisor, articulista e repórter fotográfico, semganhar um tostão, só por amor à arte. Quando lá chegava, lá estava oJorcene atrás de sua máquina de escrevere radinho na mesa, à escuta do noticiário,que resumia para o jornal e aquelesexemplares dos jornais do dia, de ondecompilava material para a edição. Omaterial obtido era mandado para a oficinae, depois da impressão-prova, eramandado à minha mesa para a revisão.Aqui vão algumas passagens interessantesde nossa convivência.

BAIXOU O SANTO Naquela época, CACILDA estava noauge, com suas curas milagrosas queatraiam pessoas de todo o Brasil. Lá fomosnós para fazer a reportagem, eu comminha fiel câmera e ele, papel e caneta namão. Jorcene falou com a Cacilda sobre apossibilidade das fotos, o que ela nãoautorizou, dizendo que só o caboclopoderia fazê-lo. Contentei-me emfotografar algumas pedras de rins que aCacilda, incorporada, retirava de seuspacientes. Ficamos à espera da autorização docaboclo, no meio da roda em volta da mãe-de-santo. Os atabaques começaram atocar e os ajudantes entoavam cânticos aoredor da Cacilda. De repente, um negãoque estava ao meu lado, começou a teruns piripaques, recebendo algumaentidade. Quando o cara começou a secontorcer eu, mais que depressa, vazeido local e fui postar-me do lado de fora,

junto a uma janela. Daí a pouco foram mechamar e Cacilda, já incorporada,autorizou-me, com uma voz cavernosa, atirar apenas uma foto. Nesse ínterim,Jorcene fazia seu trabalho, entrevistandoas pessoas.

DE BICO NA ÁGUA Certa tarde eu estudava para umaprova de Biologia na Faculdade, quandoo Jorcene passou para me pegar parauma reportagem sobre um caminhão que,errando a direção da balsa, entrou decara no rio, ficando só com a carroceriade fora. Na velha Rural Willis, dirigida, senão me falha a memória, pelo RoneiNunes, seguimos para o local do acidente,eu, no banco traseiro, estudando para aprova. Após quase uma hora de viagem,chegamos ao local. Bati as fotos, Jorcenefez a parte dele e pegamos o caminho devolta. Aí é que foi o fuzuê. Deu um ataquede dor-de-barriga no Jorcene e o Ronei,de sacanagem, não queria parar o carrona estrada para que meu amigodesovasse. Jorcene suava frio, pedindopara que o motorista não passasse emburacos. Foi a viagem mais longa quefizemos. Jorcene gemendo, Ronei rindoe eu, querendo me concentrar no livro.Quando a Rural parou na porta daredação, Jorcene desceu a todavelocidade em busca do trono dasalvação.

NU ARTÍSTICO Rolava a época dos Posters, tamanho50X60 e eu fui um dos pioneiros emCorumbá. A excentricidade de meu amigoera tanta, que encomendou-me um nuartístico seu. Não fiquei chocado poistambém era meio doido e agredir asociedade era comigo mesmo. Aceitei odesafio e fizemos uma sessão de fotos emsua casa. Ele, como veio ao mundo,sentado no chão e o filho, do mesmo jeito,sentado em sua frente, escondendo aspartes íntimas. Escolhemos a melhor e fiz oposter que ele queria colocar emexposição no Cine Anache, só que oproprietário não autorizou. .x.x.x.x.x.x.x.x.

Esses foram alguns dos episódios maismarcantes de nossa amizade. Depois,nunca mais tive notícias dele e, há poucosdias, por meio do amigo Edson Moraes,vim a saber de seu falecimento, o que foiconfirmado na homenagem feita pelojornalista Adolfo Rondon, numa das últimasedições deste semanário. Não sou de fazer póstumas. Prefirolembrar dos amigos através daconvivência, mostrando o lado alegre denossas vidas. Adeus, amigo velho. Um dia nosencontraremos para rememorarmosestes momentos felizes. AdeusJORCENE JOSÉ MARTINEZ.

Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0909090909CORREIODECORUMBA.COM.BR Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018

Esqueceram de nósEsqueceram de nósEsqueceram de nósEsqueceram de nósEsqueceram de nósFadah Gattass(foto), Reinaldo Silva(Kaskol), Dr. Lício

Benzi Paiva Garcia, Amin Amidem e outros que já nos deixaram,são pessoas que precisam ser homenageadas pelas autoridades deCorumbá, pelo muito que fizeram e os exemplos que deixaram paranossa cidade e aos que aqui vivem.

Nunca é tarde para se homenagear quem fez e lutou pelodesenvolvimento da nossa Cidade Branca e bem estar dos munícipes.

GoGoGoGoGovvvvvererererernar é Saúdenar é Saúdenar é Saúdenar é Saúdenar é SaúdeEm me lembro de quando comecei a entender de política: o

povo só falava em asfalto, que era uma novidade em nossa cidade,outrora só com paralelepípedos nas ruas centrais e lajotas emalgumas. Asfalto era a reivindicação de todos, uma vez que os bairrosainda não usufruíam desse benefício coletivo, salientando que apoeira era grande na estiagem e na época da chuvarada viravalamaçal, além da buraqueira que se espalhava.

Nos dias atuais, todas clamam em primeiro lugar, pela saúde,com médicos nos postos, remédios, laboratórios e tudo mais dosetor em pleno funcionamento, inclusive o Pronto Socorro. Depoisvem a segurança pública.

Asfalto, o favorito de antigamente, carnaval, futebol dos bonstempos do Marítimos pentacampeão do estado de Mato Grossouno, Riachuelo, Ladário Atlético Clube, estão superados. O povoquer é saúde de qualidade.

Clínica Renal MEDClínica Renal MEDClínica Renal MEDClínica Renal MEDClínica Renal MEDConforme já dissemos anteriormente, a Clínica Renal MED

que funciona dentro do Hospital de Corumbá, começou com apenasquatro pacientes, hoje já atingiu cento e vinte, contando com quase

vinte dedicados funcionários(as), além dos médicos Dr. Luis Ricardo,proprietário da mesma e o Dr. Rodrigo Nassar Ricarte, ambosdedicadíssimos, competentes e vocacionados.

Eu me lembro quando comecei a fazer meu tratamento,viajávamos de ônibus ou em veículo particular para poder fazerHemodiálise em Campo Grande, com despesas de viagem comolanches, hospedagens lá na Capital, alimentação e outros gastos.

Hoje em dia a Clínica Renal MED oferece atendimento deprimeira qualidade, com todo conforto, sem despesas para o pacientee ainda presta assistência sob orientação de dois excelentesprofissionais, assessorados por abalizados técnicos de enfermagem.

Recentemente a Clínica adquiriu novas máquinas de Diálise,lembrando que a Renal MED foi a primeira no Brasil a possuiresses sofisticados equipamentos de primeiro mundo, que possuemcustos elevados.

Só eles???Só eles???Só eles???Só eles???Só eles???Imagino que os poderes constituídos estão tentando jogar

toda culpa dos erros do Brasil, na classe política, o que consideroser outro crime, pois todos os setores estão envolvidos em nossofracasso ou você esquece a mídia com seu direcionamento feitoatravés da Publicidade através de pagamentos exorbitantes.

E só penso: O culpado não é só o eleito. E o eleitor quevende o voto, o que é?...

Lamar o Lula???Lamar o Lula???Lamar o Lula???Lamar o Lula???Lamar o Lula???Pelo que parece, o grande objetivo da Operação Lava Jato

é tirar o Lula da disputa eleitoral neste 2018 para presidente daRepública, já que desponta em todas as pesquisas pelo governoque realizou e pelo que parece já estão comemorandoantecipadamente o fato, já que até condenação sem provas jáocorreu.

Os que denunciam que Lula comprou o terreno ou oapartamento, que apresentem as escrituras em nome dele no sítiode Atibaia, sendo que os recursos na justiça contra eles foramrecusados, o que não acontece com outros políticos de outrospartidos acusados.

Caso existirem dúvidas, mandem o Lula fazer umfinanciamento com o apartamento ou a chácara dos imóveis.Aceitarão???

Você leitor sabe por que Lula é forte!!! Simplesmentegovernou para os pobres.

Os programas sociais como Minha Casa Minha Vida, osprogramas Bolsa Família etc.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso temapartamento em Nova York, em Paris na França, em Londres naInglaterra etc.

Lula não pode ter 1 aqui no Brasil?O grande pecado de Lula é a sua origem: a pobreza.

Aviso aos NavegantesAviso aos NavegantesAviso aos NavegantesAviso aos NavegantesAviso aos NavegantesEstou retornando com minha coluna, por enquanto de

forma LIGHT , aquecendo as baterias para lançar meustorpedos(críticas construtivas) contra quem fizer por merecer.Portanto, não saia da linha para não se tornar nosso alvo naspróximas edições. Quem tem medo por estar agindo errado,que saia da frente, tire o seu da reta... não fique pagando desurdo, não atendendo ligações telefônicas. Prometeu, nãocumpriu, vem KCT.

Fo

to:

Arq

uiv

o/C

orr

eio

de

Co

rum

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1010101010CORREIODECORUMBA.COM.BR

Uma homenagem aos nos so s saudosos co laboradore sUma homenagem aos nos so s saudosos co laboradore sUma homenagem aos nos so s saudosos co laboradore sUma homenagem aos nos so s saudosos co laboradore sUma homenagem aos nos so s saudosos co laboradore s

CLEBER DE OLIVEIRA JUNIOR*

*Jornalista, empresário ecompositor corumbaense,falecido no dia 11 de junho de2017 aos 58 anos.

(Artigo publicado na edição 2582 / de 14 a 20 de Junho de 2012)

Deus nos abençoe

Os cidadãos de bem, justos eprobos, que norteiam suas vidas comatitudes éticas, que andam porcaminhos justos e se fortalecem combons costumes, não sucumbem diantedas intempéries, das injustiças, dasmentiras e da guerra insana que tentamfazer aqueles que não têm compromissocom a história, com a liberdade, com adignidade e com a cidadania. Exemplos de dignidade e degrandeza de caráter não faltam paratraduzir o significado de grandeza deespírito, de confiança, de virtude esabedoria, como também estão portodos os cantos, atitudes mesquinhasde quem não tem compromisso com aprópria vida, porque não conhecequalquer sentimento de amor e respeitoao próximo. Deus! Em sua infinita bondade emisericórdia coloca diante dos seusfilhos, da boa e da má sorte, dos bonse dos maus exemplos, para que sejamos fariseus distinguidos daqueles quepraticam a generosidade e assim,diante do universo de contradições, osseres de coração puro seguem seuscaminhos, passando pelas provações.As perguntas sobre rumos religiosossão inevitáveis quando alguém expõepensamento e sentimento sobre Deus,questiona-se a religião, acredita-se emconversão e até em radicalismo, masqualquer que seja o caminho, esse, sóexpressa a fé, companheira econsoladora da verdade, que é o querealmente importa, em consonânciacom o conceito de orientação que veiodo seio da família, da educação ética,da alegria, da convivência, daharmonia considerada esteio para oprolongamento da conduta íntegra. Por que falar em Deus? Porque oser humano está invariavelmentedescendo a ladeira. Não a Cunha eCruz para admirar as maravilhas comque a natureza divina brindou aCidade Branca margeada pelas águasserenas do rio Paraguai com toda asua exuberância, ou para batizar SãoJoão, ou para uma pescaria oupasseio, mas literalmente descendo aoabismo da desesperança, daingratidão, da inveja e do egoísmo, das

elucubrações insanas, das mentirasque afrontam e denigrem. Mundialmente a perversidadeaflora, mostrando seres humanos ematitudes incompreensíveis contra seusiguais. Filhos que matam pais, irmãosque se matam por fortunas, políticosque desrespeitam o povo compromessas, governantes interessadosapenas em se sustentarem no poder,desequilíbrio da sociedade, seresmentirosos, enganadores edissimulados que agem para afrontar,bandidos sem escrúpulos queassaltam e matam seus semelhantes,pedófilos que humilham a dignidadeinfantil para saciar seus desejosmentais doentios, cidadãos que sedigladiam no trânsito depois deingerirem bebidas alcoólicas, jovensque assassinam colegas e professoresem escolas, entre tantas mazelas, quesó não são maiores porque existeDEUS em muitos corações. Falta generosidade, gentileza,educação, respeito, consciência,sentido de família, hierarquia,cidadania, dignidade, caráter,harmonia, equilíbrio, serenidade,sabedoria, justiça, ética. Que mundo éesse? É o que queremoscompartilhar? É esse o caminho dahumanidade? E onde está Deus? Deve estar noscorações dos homens, no seio dasfamílias, no ventre das mulheres, naspalavras dos filhos, na harmonia entreirmãos. Deus está na natureza, nacriança, na mãe, no pai, nos filhos, masinfelizmente muitos não se reconhecemcomo deveriam. Assim que, refletir ébom para o ser humano se posicionarenquanto SER, vez que em todos oscantos existem orações, cultos, rezas,exaltações, que ficam esquecidas nasparedes, quando profanamente omundo clama por justiça, sem que ocompromisso cristão seja assumidopela humanidade. Estamos todos, em busca de paz.Deus nos abençoe! ATACADO COSTA

Rua Porto Carreiro, 798.

Distribuidor da Água MineralPiracema e Santa Inês

Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág .Pág .Pág .Pág . 1111111111CORREIODECORUMBA.COM.BR

Com apoio da Prefeitura, Campanha DoisAmores vai distribuir R$ 6 mil em vales-compras De 3 de maio a 12 de junho, serárealizado em Corumbá a campanhapromocional “Dois Amores” no centrocomercial da cidade. Ao comprar em umaloja participante durante a campanha quecomeçou na quinta-feira, 3 de maio, oconsumidor terá direito a um cupom eparticipará do sorteio de dez vales-compras, cada um no valor de R$ 500reais. O vencedor também será premiadocom um vale-compra de R$ 100. Osorteio será no dia 15 de junho, naACIC. Realizada pela AssociaçãoComercial e Empresarial de Corumbá(ACIC) em parceria com o apoio daPrefeitura de Corumbá, por meio daSecretaria de DesenvolvimentoEconômico e Sustentável, Sebrae e TVMorena, a campanha deveráincrementar as vendas durante as duasdatas comemorativas. “Quem comprar a partir de hoje jáestará concorrendo aos prêmios”,

destacou o presidente da AssociaçãoComercial de Corumbá, Lourival VieiraCosta, que agradeceu a participação daPrefeitura na atividade. “Nosso papelenquanto ACIC é fomentar odesenvolvimento regional, e é para issoque estamos trabalhando dentro dasnossas possibil idades, do nossoorçamento”, completou. “No mês das mães, os comerciantesapontam um aumento significativo nasvendas, é nosso papel criar condiçõespara aquecem ainda mais o comérciolocal, criando um ambiente favorável parao consumidor”, destaca o subsecretáriode Desenvolvimento Econômico eSustentável e presidente do SindicatoRural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite,que representou o prefeito Marcelo Iunesno evento. No dia 12 de maio, domingo, aPrefeitura de Corumbá realiza o eventoDia das Mães, no centro da cidade, commúsica ao vivo, totem fotográfico com

revelação imediata e oferta de produtosdiversos de microempreendedoresindividuais. “Com este evento, vamosoferecer conforto ao consumidor e opçõesvariadas de presentes em um únicoespaço”, reforçou Luciano Leite.

O evento será realizado entre as ruasDelamare e Frei Mariano, de 9 às 15 horas.Neste trecho as ruas estarão interditadaspara o tráfego de veículos para que oconsumidor se desloque tranquilamenteenquanto busca o presente.

Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e presidentedo Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite representou o prefeitono lançamento da campanha com presidente da ACIC, Lourival Vieira Costa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza prossegue em Corumbá.Desde o dia 23 de abril, crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas,trabalhadores em saúde e professores do ensino básico e superior (redes pública eprivada) podem procurar salas de vacinas para imunização contra gripe. Em Corumbá, jáforam vacinadas 1.866 pessoas do total de 5.944 desse público-alvo, o equivalente a31,4%. Somente a partir do dia 12 de maio, quando acontecerá o Dia D da Campanha, éque pessoas acima de 60 anos poderão ser vacinadas. A partir de 21 de maio, demaisgrupos prioritários serão imunizados. O secretário municipal de Saúde lembra que, embora a vacinação contra gripe prossigaaté o dia 1º de junho, é importante que o público-alvo procure as salas de vacinação comantecedência, respeitando as datas corretas. “Precisamos imunizar, até o final da campanha,22.139 pessoas em Corumbá, que é a nossa meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.Se cada cidadão que está inserido no público-alvo se conscientizar em buscar pelo serviçoo quanto antes, evitaremos extensas filas no final da campanha”, destacou o Dr. RogérioLeite. Conforme o Ministério da Saúde, gestante que toma vacina contra gripe ajuda aproteger o bebê, além de ser benéfico a ela já que a gestação deixa a mulher comimunidade mais baixa. Quando a grávida toma a vacina, ela passa anticorpos para o bebêainda na barriga e a criança já nasce com imunidade contra a gripe. As puérperas,mulheres que estão com recém-nascidos de até 45 dias, também precisam se vacinar

pelos mesmos motivos. O bebê só poderá ser imunizado contra Influenza a partir dos 06meses de vida. Crianças de 06 meses a menores de 05 anos são vacinadas por terem imunidademais baixa e são mais propensas a desenvolverem complicações dos vírus da Influenza.Já os trabalhadores em saúde, por trabalharem diretamente com público e estarem maispropensos a terem contato direto com a doença, também têm esse direito garantido. Os professores ganharam o direito à vacinação porque o Governo Federal entendeuque eles precisam ter boa saúde para permanecerem em suas atividades laborais. Alémdisso, são profissionais que estão em contato direto com diversos alunos, muitas vezes emturmas, períodos e escolas diferentes. A definição de quem vai ser vacinado prioritariamente numa campanha no Brasil é umadecisão respaldada em bases técnicas, científicas, conhecimentos sobre a transmissão dadoença em cada região e faixa etária, assim como os riscos que essa população podecorrer caso não seja imunizada. A análise leva em conta todos os Estados e o DistritoFederal, regiões onde grupos podem ser mais afetados, frequência e proporção de casos,mortalidade, gravidade dos casos, entre outros aspectos. Somente a partir do dia 21 de maio, pessoas privadas de liberdade, jovens sob medidassocioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas nãotransmissíveis e com outras condições clínicas especiais, independentemente da idade,poderão ser vacinadas, conforme indicação do Ministério da Saúde.

Corumbá já vacinou 31% do primeiro público-alvo da campanha contra gripe

Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1212121212CORREIODECORUMBA.COM.BR Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018

PRODUTOS ORTOPÉDICOS EM GERAL.

SINDICATO RURALDE CORUMBÁ

Valorizando a classe! Mantendo as tradições! Pecuarista de nossa região:

A união faz a força. Torne-se um filiado.Avenida General Rondon, entre as ruas

Frei Mariano e 15 de Novembro.Fones: (67) 3231-6988 – 3231-9798.

Eleição 2018“Diga-me com quem tu andas e te direi quem és”.

Vem chegando mais uma eleição e essa pode ser a derradeira, onde o povotem a oportunidade de dar um basta a corrupção ou poderá dar o aval paracontinuar do jeito que está, ou seja, viva a corrupção. Tenho acompanhado pelas redes sociais um monte de intelectuais de “beirade calçada” fazendo uma análise política do Brasil e voltado principalmente aquipara a nossa cidade. E mais uma vez se fala em pacto político para elegerrepresentantes de Corumbá e Ladário na Assembleia Legislativa e no CongressoNacional. Mas que pacto é esse que sempre os mesmos nomes que atravessamgerações e são indicados. Seria um pacto de família de interesse pessoais sesobrepondo aos interesses do coletivo? Queria entender também. Pois ai vem adiscussão e os defensores desse pacto de araque dizem: “fulano não tem condiçõesde se eleger”, mas que condições são essas? Pergunto não tem condições pornão ter idoneidade, honestidade, representatividade ou por NÃO TERDINHEIRO?????? Ai os intelectuais de “beira de calçada ou de bar” se calam. Ena verdade e infelizmente a política se tornou um comércio de quem dá mais porum voto. Ai viram uma fera e dizem “Político é ladrão”, mas e o eleitor que vendeo seu voto e que se preocupa em saber o que irá ganhar por apoiar essacandidato ou essa candidata é o que? Assim fica difícil ter um país melhor, ou seja,IMPOSSÍVEL. As velhas e as novas “raposas” da política, já começam a fazer o mesmo jogode sempre, dizem aos quatro cantos da cidade: “Eu amo Corumbá”, “Sou parceirode Corumbá”, puxa amor não dá. E a caça aos eleitores já começou, e infelizmente estou sentindo que tudo vaiser como antes, não significa ser pessimista, na verdade é ser realista, ou sejaessa dura e nojenta realidade. E como sempre o pais se afundando, a saúdeesse caos que conhecemos, educação cada mais diminuindo os investimentos,afinal os governantes eleitos por esse povo jamais irão querer ter um povo quetenha conhecimento e que acima saiba decidir. Pobre Brasil. E nada é tão atualcomo a parábola: “Diga-me com quem tu andas e te direi quem és.”

Por Dílson Fonseca

Armação Veja-Polícia Federal sobreprisão de Lula: quem mente mais?

Ricardo Kotscho * O que se pode esperar de uma históriasobre a prisão de Lula contada pela Veja edesmentida pela Polícia Federal? Jogando juntos desde o início da LavaJato, a revista e a PF pensam que todomundo é idiota. Com a chamada “Veja teve acesso àala restrita onde está o ex-presidente e revelaos bastidores dos seus primeiros trinta diasde cárcere”, a Veja circulou na sexta-feiracom uma fakenews na capa, segundo notadivulgada pela Polícia Federal do Estado doParaná:“Minucioso exame das imagens de circuitointerno de segurança permite verificar que oautor da matéria não teve acesso à árearestrita ao Ex-Presidente”.Em quem acreditar? Mais provável é quetudo tenha sido armado em comum acordocomo tem acontecido há quatro anos nestasrelações incestuosas da Lava Jato com aimprensa. Se proibiram até a entrada do médicode Lula na cela em que está confinado, comoé que um repórter poderia ter acesso à árearestrita sem a participação de policiais federaisna operação?“Grande parte das informações sãoequivocadas e imprecisas”, diz a nota daPF, mas admite que “o jornalista estevepresente no edifício da SuperintendênciaRegional recentemente, onde participou deuma reunião com um servidor que nãopossui relação com quaisquer procedimentosrelacionados à custódia”. Quem é esse servidor? O que faz lá equal o motivo da “reunião com um servidor”?São normais reuniões de jornalistas comservidores da Polícia Federal? Com queobjetivo? No final, a nota deixa uma brecha caso arevista consiga provar que quem estámentindo é a Polícia Federal: “As circunstâncias que envolvem possívelcirculação do jornalista por outras alas do

prédio, após a mencionada reunião, já estãosendo apuradas”. Que beleza, quer dizer então quepodemos ficar mais tranquilos. Se “estãosendo apuradas”, assim no gerúndio, embreve saberemos o que aconteceu, não émesmo? Por falar nisso, que fim levaram os“rigorosos inquéritos” instaurados pela políciaparanaense para investigar quem são osautores dos tiros contra os ônibus dacaravana e o acampamento dos apoiadoresde Lula? Veja e Polícia Federal dizem qualquercoisa, fazem qualquer negócio, com umobjetivo comum: atacar a imagem do ex-presidente Lula, que agora não tem nemcomo se defender. Enquanto a revista ia para as bancas, odelegado da Polícia Federal Gastão ScheferNeto invadiu o acampamento pró-Lula edetonou o equipamento de som quando osmilitantes se preparavam para dar o grito de“bom dia, Lula”, como fazem todas asmanhãs. Depois do ataque, o delegado voltoutranquilamente para o prédio da PF ondeLula está preso, e nada aconteceu. Na República de Curitiba, onde cadaautoridade faz as suas próprias leis, aassessoria da Polícia Federal limitou-se atirar o corpo fora: “Problemas decorrentes de morar navizinhança, nada a ver com PF. Eventualapuração cabe à Polícia Civil”. Já a Polícia Militar informou que osenvolvidos foram encaminhados à PF. Neste jogo de empurra, que mais pareceum deboche, fica difícil saber quem mentemais, se a revista ou as polícias. É tudo a mesma sopa, como ensina MinoCarta. Vida que segue. (Do Balaio do Kotscho)* É repórter desde 1964 e já trabalhou empraticamente todos os principais veículos daimprensa brasileira em diferentes cargos efunções, de estagiário a diretor de redação.

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág .Pág .Pág .Pág . 1313131313CORREIODECORUMBA.COM.BR

REPORTAGEMESPECIAL

RECORDARÉ VIVER

RUA FREI MARIANO DÉCADA DE 50.

PORTO DA MANGA 1940 ACERVO MEMÓRIAS DE CORUMBÁ

FORMATURA PRIMEIRA TURMA DO CEFAM DA ESCOLAGABRIEL VANDONI DE BARROS ACERVO CARMEN E ALOYSIO

CAPACITAÇÃO POR ÁREA- JGP 2008 -ACERVO CARMEN E ALOYSIO

CADERNETA ESCOLAR -ACERVO MEMORIAS DECORUMBA ACERVO MEMORIAS DE CORUMBA

JOÃO LUNA DE LIMA, ROBERTO MEDEIROS MACIEL EALOYSIO FERREIRA 1979 - ACERVO CARMEN E ALOYSIO

DESFILE DE 21 DE SETEMBRO 2014

- ACERVO ALOYSIO E CARMEN

CHEGADA DO CORONEL GENEROSO PONCE GOVERNADOR DO MTEM CORUMBA - 1908. ACERVO MEMÓRIAS DE CORUMBÁ

COM DÍLSON FONSECA(DRT-1583/MS)

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1414141414CORREIODECORUMBA.COM.BR

Na quinta-feira, dia 10 de maio de2018, a empresária de turismo eprofessora aposentada, Rita MariaCouto de Barros, estará comemorandomais um ano de feliz existência, paraalegria de todos os entes queridos. Ritae seu esposo José Gonçalo deBarros, oficial da reserva do Exércitobrasileiro, são proprietários do renomadoPesqueiro Maracangalha, situado àsmargens do Rio Paraguai ebeneméritos da Cidade Dom Bosco,devido aos relevantes serviços prestadosa maior entidade assistencial eeducacional de nossa região, fundadapelo inesquecível Padre ErnestoSassida. São os pais de Cláudia Coutode Barros(mamãe do Erick) e de LuizAndré Couto de Barros Neto(DEDÉ),empresário proprietário do Esquemabar, lanchonete e isqueria situado noPorto Geral de Corumbá, no final daLadeira Cunha e Cruz. Nos momentosde descontração, o Zé Gonçalo é músico,mestre da Timba. Já na sexta-feira, dia 11 de maio de2018, Soledad do Couto Cerezo,esposa de Guilherme Vaz doCouto(MITO), estará festejando emfamília, mais um ano de vida. São os paisda inteligente, estudiosa e bonita Marinado Couto Cerezo, de 8 anos, alunado CENIC, defensora e preservadorada natureza, cuidando com carinho

Registro Social

VENDEMOS JORNAL VELHOPara cães, oficinas, pinturas,

utilidades domésticas etc...Na Gráfica Correio de Corumbá, na Rua 7 de Setembro, 249.

Por quilo

Mito com Soledad e a filha Marina.do jardim da sua casa, plantandoárvores nas calçadas para gerarsombras, e ainda é protetora dosanimais. Por fim, na terça-feira, 15 de maio de2018, Guilherme Vaz do Couto(Mito),estará completando 58 anos de felizexistência, dos quais, 34 anos dedicadosa Matriz da PETROBRAS no Rio deJaneiro; em Santa Cruz de La Sierra naBolívia, por 7 anos e, nos últimos anos,aqui em Corumbá, sua terra natal. Guilherme é pantaneiro mesmo,sendo descendente de pioneiros doPantanal da Nhecolândia, filho dosaudoso casal Letty Vaz do Couto-José Sebastião do Couto(Zico), que

foi um dos proprietários da FazendaEspírito Santo e da Fazenda CapãoVerde. Mito é formado em CiênciasEconômicas pela renomadaFaculdade Cândido Mendes do Riode Janeiro e, nunca é demais afirmar,que se trata de um ser humano demuita simplicidade, caráter ilibado,humildade, criatividade, inteligênciae honestidade, que conquista atodos igualmente pelo seu coraçãogeneroso, muito prestativo esolidário. Estrategista de larga visão.Mais uma vez vale citar que esse ilustrefilho de Corumbá ao longo de suabrilhante carreira na maior empresaestatal do país, tem recebido inúmeras emerecidas homenagens econdecorações, inclusive através daAssembleia Legislativa do Rio deJaneiro e no final de 2015 foicontemplado com o Certificado de 30anos de prestação de relevantesserviços a Petrobras. Esse valiosoCertificado veio enriquecer ainda mais oseu currículo formado nas últimas três

décadas com muito trabalho, garra, amore entusiasmo a empresa,desempenhando suas funções semprecom muita competência, tendo se tornadoum autêntico expert em tudo que dizrespeito à Petrobras, notadamente nosetor de importação do imprescindívelGás da Bolívia que adentra ao nossopaís, justamente aqui por CORUMBÁ. Mito coordenou a grandiosa obra deconstrução do Gasoduto Bolívia –Brasil, na criação e estruturação daTBG, responsável pela operação doGASBOL (Corumbá – Porto Alegre),que gera mensalmente nas duasúltimas décadas, milhões de reais emimpostos para a Prefeitura Municipalde Corumbá, ao Governo do Estadoe ao Governo Federal. Aos três aniversariantes: Rita MariaCouto de Barros, Soledad do CoutoCerezo e Guilherme Vaz do Couto,minhas felicitações, pelos seusaniversários, com os sinceros votos demuita saúde, paz, amor, vitórias,harmonia e sabedoria sempre.Adolfo Rondon

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1515151515CORREIODECORUMBA.COM.BR

2ª Semana de Maio 14 a 19

"Atenção Moradores para a coleta deGalhos setorizada esta semana nas ruas!"

2ª SEMANA – UNIVERSITÁRIO –SENTIDO NORTE/ SUL

-RUA ALBUQUERQUE ENTRE RUA MATOGROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-RUA ARABUTAM ENTRE RUA MATOGROSSO E RUA SILVA JARDIM.-ALAMEDA IDALINA ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E RUA AFONSO PENA.-ALAMEDA NELSON ENTRE RUAAFONSO PENA E RUA SILVA JARDIM.-RUA COMANDANTE WANDERLEYENTRE RUA MATO GROSSO E AVENIDAGENERAL DUTRA.-ALAMEDA SÃO CRISTóVÃO ENTREAVENIDA RIO BRANCO E RUA SILVA JARDIM.-RUA EUGÊNIO CUNHA ENTRE RUAMATO GROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-ALAMEDA IDALINA ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E RUA SILVA JARDIM.-ALAMEDA JOSÉ EDUARDO ENTRE RUASILVA JARDIM E RUA BATISTA DASNEVES.-RUA MANOEL R. DA SILVA ENTRE RUAMATO GROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-TRAVESSA COCKRANE ENTRE RUAAFONSO PENA E RUA SILVA JARDIM.-RUA RECREIO ENTRE RUA SILVA

JARDIM E RUA BATISTA DAS NEVES.-RUA KONDORS ENTRE ALAMEDASANTA CLARA E RUA BATISTA DASNEVES.-RUA POCONÉ ENTRE RUA MATOGROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-RUA SERAFIM ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E RUA AFONSO PENA.-ALAMEDA JOSE MIGUEL ENTRE RUAAFONSO PENA E RUA SILVA JARDIM.-ALAMEDA SONIA ENTRE RUA SILVAJARDIM E AVENIDA GENERAL DUTRA.-RUA AQUIDAUANA ENTRE RUA MATOGROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-ALAMEDA SANTO ANTÔNIO ENTRERUA SILVA JARDIM E AVENIDAGENERAL DUTRA.-AVENIDA NOSSA SENHORA DACANDELARIA ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E AVENIDA GENERAL DUTRA.

2ª SEMANA – UNIVERSITÁRIO -SENTIDO LESTE/OESTE

-RUA MATO GROSSO ENTRE RUAALBUQUERQUE E RUA AQUIDAUANA.-AVENIDA RIO BRANCO ENTRE RUAALBUQUERQUE E DIVISA DE LADÁRIO.-RUA AFONSO PENA ENTRE RUAALBUQUERQUE E AVENIDA NOSSA DACANDELÁRIA.

--ALAMEDA VERA CRUZ ENTRE RUAAQUIDAUANA E AVENIDA NOSSA DACANDELÁRIA.-RUA SILVA JARDIM ENTRE RUAALBUQUERQUE E AVENIDA NOSSA DACANDELÁRIA.-ALAMEDA SANTA CLARA ENTRE RUARECREIO E ALAMEDA KONDORS.-TRAVESSA JOSE ANCHIETA ENTRERUA COMANDANTE WANDERLEY ERUA EUGENIO CUNHA.-AVENIDA GENERAL DUTRA ENTRERUA ALBUQUERQUE E AVENIDA NOSSADA CANDELARIA.

2ª SEMANA - (MARIA LEITE) -SENTIDO NORTE/SUL

-RUA BARÃO DO MELGAÇO ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA SANTA ROSA ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA ALBUQUERQUE ENTRE AVENIDA

GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA EUGÊNIO CUNHA ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA SÃO JUDAS TADEU ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-NOSSA SENHORA DO CARMO ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA SÃO PEDRO ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA SANTO ANTONIO ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E RUA NOSSA DEFATIMA.-AVENIDA NOSSA SENHORA DACANDELARIA ENTRE AVENIDA GENERALDUTRA E AVENIDA GATURAMA.

-ALAMEDA TRÊS MARIAS ENTRE RUASÃO JOSE E RUA SÃO NICOLAS.-RUA N° 1 ENTRE RUA SÃO JOSE E

AVENIDA GATURAMA.-RUA N°3 ENTRE RUA SÃO JOSE EAVENIDA GATURAMA.

2ª SEMANA - (MARIA LEITE) -SENTIDO LESTE-OESTE

-RUA GENERAL DUTRA ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E AVENIDA

NOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO JOÃO ENTRE RUA EUGÊNIOCUNHA E RUA SANTO ANTONIO.-RUA SARGENTO AQUINO ENTREAVENIDA GATURAMA E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.-RUA NOSSA SENHORA DE FÁTIMAENTRE RUA ALBUQUERQUE EAVENIDA NOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO FRANCISCO ENTRE RUAEUGÊNIO CUNHA E RUASÃO PEDRO.-RUA DOM BOSCO ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA NOSSA SENHORA DACONCEIÇÃO ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA SÃO CARLOS ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA SANTA MARIA ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA SANTA TEREZINHA ENTREAVENIDA GATURAMA E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO JOSE ENTRE AVENIDA NOSSADA CANDELARIA E ENTRADA ITAÚ.-RUA SÃO NICOLAS ENTRE AVENIDANOSSA DA CANDELARIA E ENTRADADO ITAÚ.

Recuperação do pavimento da RuaDom Aquino é solicitada na Câmara A restauração do pavimento daRua Dom Aquino, entre a MajorGama e Edu Rocha, está sendosolicitada à Prefeitura pelo vereadore presidente da Câmara Municipal,Evander Vendramini. O pedido foifeito durante sessão do PoderLegislativo e a iniciativa visamelhorar as condições detrafegabilidade de uma via com

grande fluxo de veículos, além de seruma das principais ligações com aBolívia. “O pavimento em todo essetrecho é em lajotas sextavadas.Devido ao tráfego intenso,inclusive de veículos pesados, a viaestá bastante desnivelada,causando problemas ao trânsito, eaté prejuízos aos proprietários de

veículos, além de riscos de acidente.Por isso mesmo é preciso recuperaro trecho, para melhorar ascondições de trafegabilidade”,justificou. O vereador ressalta que otráfego na Dom Aquino tem crescidoconsideravelmente. Ele observa que,além de ser uma das principaisligações com a Bolívia, o comércio

tem crescido em todo o trecho, e istoimplica em aumento do tráfego deveículos pesados, além de ser linhade ônibus. “Como o pavimento é em lajotassextavadas, é preciso atençãoespecial com restauração constantedo trecho para que o trânsito deveículos possa fluis normalmente”,completou o vereador.

C M A P

Corumbá/MS, 06 a 12/05/2018 Pág .Pág .Pág .Pág .Pág . 1616161616CORREIODECORUMBA.COM.BR