twitspra eike 360_g20 final

14

Click here to load reader

Upload: tmaialins

Post on 29-Jun-2015

463 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Twitspra eike 360_g20 final
Page 2: Twitspra eike 360_g20 final

 Peço licença poética para incorporar à minha interpretação trechos da música Bienal, de Zeca Baleiro e Zé Ramalho.  Apesar da brincadeira, acredite, eu levei a sério o dever de casa. ;-)

Page 3: Twitspra eike 360_g20 final

“Um conceito que parece à primeira vista,Um barrococó figurativo neo-expressionistaCom pitadas de arte nouveau pós-surrealistacalcado da revalorização da natureza morta”

Mas voltando ao que interessa...“Desmaterializando a obra de arte do fim do milênio”, este é o diagrama do Empreender com Visão 360°:

Page 4: Twitspra eike 360_g20 final

Mas não é nada disso! O esquema é um sistema parecido com o sistema solar, em que vários “planetas” estrategicamente classificados como “engenharias” exercem influência entre si, se equilibrando como se houvesse uma força os conectando e ligando. Se alguma das engenharias for renegada, cai do esquema e, por ter força de atração sobre os outras, pode puxar as “amiguinhas” para baixo.

Page 5: Twitspra eike 360_g20 final

O termo engenharia é muito bem aplicado. Para mim, que sou uma pessoa das ciências humanas, a engenharia remete a um esquema lógico ("tijolo com tijolo, num desenho mágico", como diz outra música, Construção).

Na engenharia, nada sobra, nada falta. Se faltar, a estrutura cai. Se sobrar, fica pesada demais e cai também. Há exatidão. E processos.

Page 6: Twitspra eike 360_g20 final

E quem acha que na engenharia falta criatividade é porque nunca analisou as obras de engenharia. Todas têm criatividade funcional. Ao menos uma meta, uma razão de ser. Se nada é por acaso, não há desperdício, nem”loss”. E todas as engenharias exercem papel fundamental na viabilização de empreendimentos. Não me alongarei no papel de cada uma porque esse texto ficaria enoooorme. Mas vejo o impacto de cada uma delas nas organizações.

Page 7: Twitspra eike 360_g20 final

Tampouco o conceito pode ser “calcado na revalorização da natureza morta”. É preciso que haja vida para que haja continuidade. Vida humana, vida financeira, vida ambiental, VIDA. Em maiúscula e com sentido amplo, 360°. E não é só isso!

Page 8: Twitspra eike 360_g20 final

“Pra entender um trabalho tão modernoÉ preciso ler o segundo caderno,Calcular o produto bruto interno,Multiplicar pelo valor das contas de água, luz e telefone,Rodopiando na fúria do ciclone,Reinvento o céu e o inferno”

Page 9: Twitspra eike 360_g20 final

Não! Para decifrar o diagrama não é preciso reinventar o céu e o inferno! Basta se deixar levar.

Page 10: Twitspra eike 360_g20 final

Pensando o empreender como um sistema circular, não há começo nem fim. Mas é preciso passar por todas as engenharias para dar uma volta completa, fluida, 360°. E o sistema da visão 360° não só é circular, como dinâmico. Mostrando que o universo está sempre em movimento. É preciso ficar atento para captar as mensagens que passam pela frente. E não descuidar da busca pela melhoria contínua, um processo em andamento perpétuo, bem Kaizen.

Page 11: Twitspra eike 360_g20 final

Empreender é antes de tudo uma atividade social. Logo, aspectos devem ser considerados. Como escolher e premiar funcionários? Pela meritocracia. Como atrair pessoas que tenham o mesmo objetivo? Compartilhando a paixão. Como perceber que errou e mudar a trajetória? Com humildade. Como alcançar resultados? Com perseverança, liderança e conectividade. Como reconhecer as oportunidades? Pensando grande.

Page 12: Twitspra eike 360_g20 final

Como estar na hora certa no lugar certo? Com sorte. Como dar partida ao negócio? Tendo capital de todo tipo, do humano ao financeiro. Como fazer os investidores e a sociedade como um todo acreditarem no investimento? Agindo com transparência. Como legitimizar os negócios? Nunca deixando a ética de lado. E se o empreendimento é um esforço de vários, como recompensar cada um? Dividindo resultados, sejam positivos ou negativos.

Page 13: Twitspra eike 360_g20 final

O ambiente de negócios também pode ser pensado como um diamante bruto e o empreendimento de sucesso como um brilhante lapidado. Nesse brilhante, cada engenharia é uma faceta da pedra. Mas o brilho/beleza da pedra só é visto/a quando há feixes de luz, aqui tidos como conectividade, paixão, humildade, etc.

Page 14: Twitspra eike 360_g20 final

“Minha mãe não entendeu o subtexto Da arte desmaterializada no presente contexto.” Mas eu espero que o meu amigo Eike me entenda. "Ai, que entenda"! E me chame para o G20! :-) Porque “desmaterializando a matéria” que você nos apresenta, SE FOSSE SUSTENTÁVEL, seria possível “botar fogo no gelo da Sibéria” ou “fazer neve cair em Teresina”! E eu quero saber fazer isso!