turismo de sol e praia, orientações básicas, mtur 2008

23
1 TURISMO DE SOL E PRAIA: Orientações Básicas

Upload: ecohospedagem

Post on 28-Dec-2014

2.336 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

Turismo de sol e praia, orientações básicas, mtur 2008.

TRANSCRIPT

1

Tur

ism

o d

e so

l e

pra

ia: o

rien

taçõ

es B

ásic

as

2 3

Ministério do TurismoSecretaria Nacional de Políticas de Turismo

Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento TurísticoCoordenação Geral de Segmentação

Turismo de sol e praia:orientações Básicas

Brasília, 2008

4 5

presidente da república Federativa do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva

ministra do TurismoMarta Suplicy

secretário-executivoLuiz Eduardo Pereira Barretto Filho

secretário Nacional de políticas do TurismoAirton Pereira

diretora do departamento de estruturação, articulação e ordenamento Turístico

Tânia Brizolla

Coordenadora-Geral de regionalizaçãoAna Clévia Guerreiro Lima

Coordenadora-Geral de segmentaçãoJurema Camargo Monteiro

Coordenadora-Geral de informação institucionalIsabel Cristina da Silva Barnasque

Coordenador-Geral de serviços TurísticosRicardo Martini Moesch

6 7

2008, Ministério do Turismo

Todos os direitos reservados.

Coordenação e ExecuçãoMinistério do Turismo

Impresso no Brasil – Printed in Brazil

1ª Edição Distribuição gratuitaTiragem 1.000 exemplares

Ministério do Turismo Esplanada dos Ministérios, Bloco U, 2º andar70.065-900 – Brasília-DFwww.turismo.gov.br

Impresso em papel 100% reciclado

Dados internacionais de catalogação na publicação (CIP)

Ficha Técnica

diretora do departamento de estruturação, articulação e ordenamento Turístico Tânia Brizolla

Coordenadora-Geral de segmentação Jurema Monteiro equipe Técnica Ana Beatriz Serpa Ana Paula Bezerra Carolina Juliani de Campos Carolina C. Neves de Lima Francisco John Castro Pires Gleidson Diniz Guilherme Coutinho Lara Chicuta Franco Milton Paulo Sena Santiago Talita Lima Pires

Colaboração Carmélia Amaral Oneida Freire Rosana França Simone Scorsato

Telefone (61) 3445-3456Fax (61) 3445-3457 [email protected] [email protected]

Brasil. Ministério do Turismo. Turismo de sol e praia: orientações básicas. / Ministério de Turismo, Coordenação

Geral de Segmentação; Coordenação Geral de Jurema Monteiro. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008.

45 p. : il. ; 24 cm. Coleção com nove volumes.Inclui anexos que trazem legislação.

1. Programa de Regionalização do Turismo. 2. Roteiro turístico, Brasil. 3. Atividade turística. 4. Monteiro, Jurema. I. Título.

CDD – 338.47910981

8 9

apresentação

A diversificação da oferta turística mundial em relação às tendências da demanda, entre outros fatores, ocasiona a expansão do mercado e o surgimento e consolidação de variados segmentos turísticos. A segmentação, nesse caso, é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado.

Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda. No que se refere à oferta, o Brasil apresenta recursos ímpares que, aliados à criatividade do povo brasileiro, possibilitam o desenvolvimento de diferentes experiências que definem tipos de turismo – Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural, Turismo de Aventura e tantos outros. A transformação de tais recursos em atrativos, de modo a constituírem roteiros e produtos turísticos, utiliza a segmentação como estratégia principal. Para tanto, são necessárias medidas que visem à estruturação, ao desenvolvimento, à promoção e à comercialização adequadas à singularidade de cada segmento e de cada região turística.

Diante desse desafio, o Ministério do Turismo apresenta uma série de documentos orientativos para o desenvolvimento de segmentos turísticos a partir da noção de território que fundamenta o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, com o intuito de oferecer subsídios a gestores públicos e privados, na perspectiva da diversificação e caracterização da oferta turística brasileira. Esse trabalho enfoca desde aspectos conceituais e legais, abordando o perfil do turista, a identificação de agentes e parceiros, até as peculiaridades relativas à promoção e comercialização.

Com esta proposta de segmentação, mais que aumentar a oferta turística brasileira, espera-se que o turismo possa contribuir, efetivamente, para melhorar as condições de vida no País a partir das novas oportunidades que a estruturação dos segmentos possibilita.

10 11

sumário

1 iNTroduÇÃo ..................................................................................... 13

2 eNTeNdeNdo o seGmeNTo ............................................................ 15 2.1 Aspectos históricos..................................................................... 15

2.2 Aspectos conceituais................................................................. 16 2.3 Características do segmento....................................................... 18 2.4 O turista de sol e praia............................................................... 23 2.5 Marcos legais............................................................................. 23 3 Bases para o deseNVolVimeNTo do Turismo de sol e praia .......................................................... 31 3.1 A viabilidade para o Turismo de Sol e Praia................................. 31 3.2 Aspectos de estruturação........................................................... 34

4 Turismo de sol e praia e merCado ........................................... 35 4.1 Marketing, promoção e comercialização .................................... 35 4.2 Tendências ................................................................................. 36

5 reFereNCiais BiBlioGrÁFiCos........................................................ 37

5 aNeXo................................................................................................. 39

12 13

introdução

O Brasil possui uma superfície de 8.514.876,599 km2 e nessa extensão continental encontra-se uma das maiores diversidades cultural e socioambiental do mundo. Essa combinação de atrativos turísticos está estampada em praias, rios, montanhas, cidades históricas, nas identidades e singularidades culturais. A água e seus espaços imediatos são os principais recursos turísticos, cujos potenciais ultrapassam o segmento de Sol e Praia e associa-se a atividades náuticas, de pesca, de aventura, de ecoturismo, entre outras.

No caso da região costeira, que atinge 8.500 km de extensão, o turismo

vem se destacando como atividade com maior índice de crescimento na última década.

A intensa rede hidrográfica e a exuberância de seus recursos e paisagens naturais complementam o quadro de potencialidades, apontando grandes possibilidades para a estruturação de produtos turísticos de qualidade. Vale lembrar que a rede fluvial abrange 35.000 km de vias navegáveis e cerca de 9.000 km de margens de reservatórios de água doce – hidrelétricos.

É nesse conjunto amplo e complexo de ambientes que aparecem as praias

naturais – marítimas, fluviais e lacustres – e as artificiais, as quais requerem um tratamento diferenciado, ou seja, a compreensão das características e representatividade de cada uma delas para o segmento de Sol e Praia.

De modo geral, o movimento turístico de Sol e Praia é muitas vezes sazonal e massivo, tanto no litoral como nas águas/corpos d´água interiores, o que explica as usuais deficiências de infra-estrutura urbana e de serviços, contribuindo, em muitos casos, para a perda de qualidade ambiental e o enfraquecimento de destinos turísticos significativos para a geração de renda e emprego.

A despeito de conflitos entre usos turísticos e de conservação/preservação, observa-se o início de um processo de tomada de consciência de que paisagem e os recursos ambientais das praias marítimas, fluviais e lacustres são bem de valor coletivo e representam uma das bases para o investimento no setor. Destaca-se que a questão de domínio público vem sendo objeto de legislação

14 15

e de integração entre os órgãos gestores de turismo, de meio ambiente, de patrimônio da União e autoridade marítima, como é o caso do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla, que prevê a aplicação de instrumentos de gestão associados ao uso do solo municipal.

Assim, o fortalecimento das parcerias interinstitucionais aparece como estratégia fundamental para integração de políticas e ações para o desenvolvimento do segmento em diversos níveis e escalas de atuação, com a otimização de meios para implantação e qualificação de serviços e equipamentos. A consolidação desses mecanismos de planejamento e de gestão do turismo está atrelada também às novas possibilidades de trabalhar de forma integrada com realidades cada vez mais complexas, de forma descentralizada e participativa.

entendendo o segmento

2.1 aspectos históricosA função balneária aparece na Europa em meados do século XVIII, primei-

ramente sob os princípios terapêuticos do banho de mar, receitado por mé-dicos, para aquelas pessoas que sofriam de algum mal e tinham no ambiente das cidades um lugar insalubre, poluído e mal cheiroso. O mar, a salinidade da água, o sol, a brisa e a paisagem marítima, mesmo que ainda timidamente, surgem nesse período como uma fuga para o restabelecimento físico e mental das populações mais nobres.1

O território marítimo passa pelas pesquisas científicas2, pelo romantismo das emoções encontradas e pintadas pelos viajantes em busca de cenas cos-teiras, da paisagem das cidades portuárias e das viagens e excursões marítimas para um novo território: a praia.

No século XIX, os espaços praianos ganham uma função social e é na Eu-ropa que a praia assume o papel de vilegiatura3 balnear, principalmente na Inglaterra, França, Itália e Espanha, por meio dos spas, do iatismo, dos bailes e dos passeios à beira-mar. O processo de industrialização e melhoria dos siste-mas de transporte também facilita o acesso às cidades litorâneas e o visitante já não é somente originário de classes abastadas, a praia se populariza.

O prestígio das áreas litorâneas em relação ao lazer no século XIX foi desta-que na área do Mediterrâneo, que passou a ser um lugar de atração turística mundial, inicialmente para uma demanda seletiva e, a partir da década de 60, do século XX, para um turismo massivo. Nessa década o turismo começa a ser considerado como um fenômeno social, com o crescimento expressivo dos fluxos turísticos nas regiões litorâneas.

É ainda na década de 60 que esse segmento amplia-se para outros con-tinentes, surgindo, assim, os grandes destinos turísticos litorâneos como 1 Corbin, 1989 2 O espaço do mar, da costa oceânica trazia uma grande possibilidade de debates e estudos sobre fatos míticos, bíblicos e científicos diante

da origem e dos enigmas do mundo. O espaço “indomável” e “desejado” do mar conduz a uma nova percepção das formas litorâneas, propiciando estudos científicos na área de geologia, geografia, biologia e astronomia

3 Temporada em que habitantes da cidade passam no campo ou praia, e outros no verão; veraneio. Atualmente o termo utilizado é “segunda residência”

16 17

Acapulco (México), Viña Del Mar (Chile), Mar del Plata (Argentina), Punta del Este (Uruguai).

No Brasil, o turismo de praia surge no Rio de Janeiro, na faixa de Copacabana, e depois se expande para o Sul e Sudeste e, posteriormente, para todo o litoral brasileiro. Atualmente o Nordeste destaca-se como principal destino de Turismo de Sol e Praia do País, principalmente por suas característi-cas climáticas de sol e calor o ano todo.

Mais tarde, no início da década de 80, o Turismo de Sol e Praia passa a ser desenvolvido junto a margens de rios e entorno de lagos e de reservatórios interiores, sendo bastante comum o emprego do termo “orla” para esses am-bientes, inclusive como justificativas de investimentos governamentais e priva-dos no setor. Mais do que em ambientes litorâneos, o Turismo de Sol e Praia em águas interiores possui uma estreita ligação com outros segmentos, princi-palmente o Turismo Náutico, o Ecoturismo e o Turismo de Pesca Esportiva.

2.2 aspectos conceituais O termo Turismo de Sol e Praia passou a ser empregado para uma varieda-

de de ambientes, considerando-se como praia a área situada ao longo de um corpo de água, constituída comumente de areia, lama ou diferentes tipos de pedras, abrangendo as praias marítimas, fluviais e lacustres (margens de rios, lagoas e outros corpos de água doce) e praias artificiais (construções similares às praias naturais à beira de lagos, represas e outros corpos d’ água).

Várias acepções têm sido utilizadas para o segmento de Sol e Praia, tais como Turismo de Sol e Mar, Turismo Litorâneo, Turismo de Praia, Turismo de Balneário, Turismo Costeiro e inúmeros outros. Para fins de formulação de po-líticas públicas, considera-se o segmento denominado como:

Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias,

em função da presença conjunta de água, sol e calor.

Para melhor entendimento, fazem-se necessárias algumas explicações:

atividades turísticasAs atividades turísticas pertinentes ao segmento Turismo de Sol e Praia são

caracterizadas pela oferta de serviços, produtos e equipamentos de:

• Operação e agenciamento.• Transporte.• Hospedagem.• Alimentação.• Recepção e condução de turistas.• Outras atividades complementares.

recreação, entretenimento e descanso em praiasNesse caso, a recreação, o entretenimento e o descanso estão relacionados

ao divertimento, à distração ou ao usufruto e contemplação da paisagem. Também para fins desse segmento turístico, considera-se praia a área situada ao longo de um corpo de água, constituída comumente de areia, lama ou diferentes tipos de pedras. Desse modo, estão contempladas:

• Praias marítimas.• Praias fluviais e lacustres (margens de rios, lagoas e outros corpos de

água doce).• Praias artificiais (construções similares às praias naturais à beira de

lagos, represas e outros corpos de água).

presença conjunta de água, sol e calorA combinação desses elementos constitui-se o principal fator de atrativida-

de, ocasionada especialmente por temperaturas quentes ou amenas propícias à balneabilidade.

Além das distintas características físicas e geográficas das praias, os desti-nos de Sol e Praia se diferem em seu processo de desenvolvimento ao longo do território, em função das diferentes atividades sociais e econômicas, ou seja, a dinâmica de uso e ocupação em termos de espaço e tempo. Assim, os tópicos que se seguem consideram as modalidades de praias como espaços de multiusos, buscando uma abordagem que permita tratar as evidências em-píricas relacionadas com as diretrizes e estratégias contidas na documentação existente, que dá suporte e indica caminhos para as ações governamentais e privadas no desenvolvimento do segmento de Sol e Praia e do turismo como um todo.

Com base na noção de território do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, é adequado que o planejamento e a gestão do segmento de Sol e Praia adotem os seguintes recortes:

18 19

• A orla marítima como área de interação entre os fenômenos terrestres (municípios costeiros) e marinhos, que abriga as praias marítimas, os principais equipamentos e serviços de suporte a diferentes atividades socioeconômicas (incluso o turismo).

• A orla marítima, que abriga também outros ambientes naturais que completam a paisagem4 litorânea, como manguezais, dunas, falésias, lagunas, estuários (conexão bacias hidrográficas/corpos d´água interiores).

• As bacias/sub-bacias hidrográficas com seus corpos d´água, com estrutura de relevo característica de sua formação geológica (planalto, planície), com seus recursos naturais (flora, fauna etc.), com modos de ocupação variável no tempo e no espaço pelos usos predominantes (geração de energia elétrica, agricultura, mineração, infra-estrutura urbana), os quais caracterizam as praias fluviais e lacustres (margens de rios, lagos de reservatórios hidroelétricos).

Subjacentes a esses recortes estão as orientações de caráter administrativo (arcabouço legal) e gerencial (políticas, planos, programas, projetos) que inte-ragem para qualificação dos destinos turísticos. Tais orientações estão também alicerçadas, em âmbito nacional, pelas diretrizes de funcionamento da ativida-de turística e de ordenamento territorial: a criação e gestão de espaços prote-gidos, gestão da zona costeira e da orla marítima, gestão de recursos hídricos (inclusos os instrumentos de enquadramento de corpos d’àgua e controle da qualidade da água) e a gestão municipal (planos diretores).

2.3 Características do segmentoA recreação, o entretenimento e o descanso estão relacionados ao diverti-

mento, à distração ou contemplação da paisagem. A combinação desses ele-mentos constitui o principal fator de atratividade, ocasionada especialmente por temperaturas quentes ou amenas propícias à balneabilidade5.

Independentemente das características de cada praia, o segmento de Sol e Praia está associado ao número de horas de sol anual dos lugares. Cerca de 60

4 Paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza (Santos, 1996, p. 83)

5 Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático etc.), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada. Para sua avaliação, é necessário o estabelecimento de critérios objetivos. Esses critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões preestabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não; podem-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários (Beni, 2002)

a 65% da demanda mundial de turistas busca sol e praia em função de climas tropicais ou mediterrâneos, o que gera uma concentração muito grande de visitantes nesses destinos, sejam eles nacionais, sejam internacionais.

Historicamente, o segmento tem sido associado ao turismo de massa, por concentrar um grande número de pessoas na mesma época e em um só lugar. Apresenta altas taxas de sazonalidade, explicada fundamentalmente pelas ca-racterísticas próprias do produto que se comercializa, o que traz como conse-qüência uma demanda concentrada nos meses de verão ou estiagem (no caso das praias fluviais) e em períodos de férias ou feriados prolongados.

Por outro lado, as águas marítimas e fluviais podem apresentar alterações

de cor que trazem possíveis danos para a saúde humana, como a contamina-ção e a intoxicação provocada pelas cianotoxinas. Assim, torna-se importante a sinalização nas praias para informar não só a qualidade da água, mas tam-bém as necessárias condições de segurança, acessos, qualidade das areias, entre outros.

As áreas adjacentes às praias, devido à troca de matéria e energia com a sua vizinhança, influenciam o tipo e a qualidade das atividades de turismo e lazer, fazendo-se necessária, também, a harmonização de procedimentos de acesso e segurança nas localidades ou até mesmo planos de evacuação em casos de derrame de óleo ou outro desastre ecológico.

Nesse contexto vale destacar as tendências internacionais (principalmente na Europa) de valorização da qualidade ambiental das praias, com o reco-nhecimento de esforços de diversas entidades para a melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial ou lacustre, por meio do cumprimento de critérios de certificação, educação e gestão ambiental, de segurança e informação.

Os itens que se seguem buscam melhorar a compreensão de aspectos espe-cíficos de desenvolvimento da atividade turística em praias marítimas, fluviais, lacustres e artificiais.

20 21

2.3.1 praias marítimasO contato com o mar, a areia e o sol propicia uma diversidade de opções,

com uma hierarquia espacial da atividade turística que parece privilegiar esses espaços em detrimento de áreas interiores. Estudos para a implantação do PRODETUR-SUL revelam que a motivação do turismo nas praias está ligada ao clima (85%), à hospitalidade (64,3%) e às belezas naturais (47,9%) e 82,7% dos entrevistados pensam em voltar.

Originalmente ligado ao conceito de turismo de massa, o turismo nas praias marítimas é responsável pela atração dos maiores fluxos de visitantes e tem o seu sucesso associado ao fato de ser a modalidade de turismo mais intensiva e, portanto, mais adequada à captação de divisas internacionais.

Como citado anteriormente, o Brasil possui uma extensão litorânea de 8.500 km e cerca de 300 municípios que perfazem, segundo o último censo do IBGE, uma população em torno de 32 milhões de habitantes. Muitos desses municípios no período de verão podem receber até quatro vezes mais o núme-ro de pessoas que sua população fixa.6

Esse fato se deve à busca do contato com a água, o sol e práticas de ativida-des de lazer no espaço de toda orla marítima7. Contribuem também para esse quadro de adensamento, que vai além da sazonalidade da atividade turística, outros vetores, como o transporte, a produção de petróleo e a movimentação portuária, ficando a orla marítima e seus espaços imediatos sujeitos a conflitos e especulação imobiliária.

Observa-se ainda uma tendência voltada à implantação de resorts8 e de condomínios vinculada à política imobiliária, ou seja, a loteamentos e a vendas de glebas de terras litorâneas. Esse ritmo de ocupação afeta ambientes signi-ficativos de suporte/proteção à orla marítima, como os manguezais, as matas de restinga, os recifes de corais, entre outros, considerados de alta fragilidade. O Projeto Orla, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Se-cretaria de Patrimônio da União (SPU/MPO), surgiu a partir de tal preocupação e produziu uma série de estudos para a fundamentação de critérios de classi-ficação das praias, os quais foram objeto de validação técnica e formalização no âmbito Decreto n.º 5.300/2004, conforme a seguir:

6 Moraes, 1999 7 Orla marítima é a faixa contida na zona costeira, de largura variável, compreendendo uma porção marítima e outra terrestre, caracterizada

pela interface entre a terra e o mar8 Resort é um empreendimento hoteleiro de alto padão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer em área de amplo convívio

com a natureza, na qual o hóspede não precise se afastar para atender às suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entreteni-mento. Disponível em: www.resortsbrasil.com.br

deCreTo N.º 5.300/2004 Quadro 1 – orieNTador para ClassiFiCaÇÃo da orla marÍTima

TipoloGia ClassesesTraTÉGias de iNTerVeN-

ÇÃo predomiNaNTes

• Abrigada não urbanizada• Exposta não urbanizada• Semi-abrigada não urbanizada• Especial não urbanizada

Classe aTrecho da orla marítima com atividades compatíveis com a preservação e conservação das características e funções naturais; possui correlação com os tipos que apresentam baixíssima ocupação, com paisagens com alto grau de conservação e baixo potencial de poluição

preVeNTiVaPressupondo a adoção de ações para conservação das características naturais existentes

• Abrigada em processo de urbanização • Exposta em processo de urbanização• Semi-abriga-da em processo de urbanização• Especial em processo de urbanização

Classe BTrecho da orla marítima com atividades compatíveis com a conservação da qualidade ambiental ou baixo potencial de impacto; possui correlação com os tipos que apresentam baixo a médio adensamento de constru-ções e população residente, com indícios de ocupação recente, paisagens parcialmente modifi-cadas pela atividade humana e médio potencial de poluição

CoNTrolePressupondo a adoção de ações para usos susten-táveis e manutenção da qualidade ambiental

TipoloGia ClassesesTraTÉGias de iNTerVeN-

ÇÃo predomiNaNTes

• Abrigada com urbanização consolidada• Exposta com urbanização consolidada• Semi-abrigada com urbanização consolidada• Especial com urbanização consolidada

Classe CTrecho da orla marítima com ativi-dades pouco exigentes quanto aos padrões de qualidade ou com-patíveis com um maior potencial impactante; possui correlação com os tipos que apresentam médio a alto adensamento de construções e população residente, com paisa-gens modificadas pela atividade humana, multiplicidade de usos e alto potencial de poluição sanitária, estética e visual

CorreTiVaPressupondo a adoção de ações para controle e mo-nitoramento dos usos e da qualidade ambiental

22 23

2.3.2 praias fluviais e lacustresA formação das praias fluviais e lacustres está intimamente relacionada ao

transporte e tipo de sedimentos trazidos pelos rios e aos períodos de cheias e de estiagens. Com as cheias, as praias podem desaparecer e, na estiagem, podem se tornar bem extensas e propícias para o turismo, recreação e lazer.

Quando cessa a época de chuvas, em geral nos meses de maio a setem-bro, os rios diminuem seu volume e surgem as praias. As paisagens naturais misturam-se com tradições locais e com os arranjos socioeconômicos cons-truídos. O potencial turístico dos rios e lagos não se limita às praias, abrange, entre outras atividades, a navegação, a pesca esportiva, os esportes náuticos, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, representando as diversas possibilida-des de contato e de conhecimento da cultura local e da diversidade da fauna e da flora existente nos locais.

Vale lembrar que essa diversidade socioambiental está distribuída pelos diferentes biomas e ecossistemas que perpassam pelas regiões hidrográficas (35.000 km de vias navegáveis) e ao longo de rios de grande extensão, largura e profundidade. O fato dos rios de planalto predominarem permite bom apro-veitamento hidrelétrico e do turismo (9.200 km) de margens de reservatório. Por outro lado, os rios de planície, que são em menor número, são também bastante utilizados para a navegação.

Nesse contexto, observa-se o crescimento de atividades turísticas que tro-cam a água do mar pelas praias de água doce, configurando uma tendência mundial de aproveitamento de alternativas de descentralização e de diversifi-cação da oferta turística.

2.3.3 praias artificiais São construções similares às praias naturais à beira de lagos, represas e

outros corpos de água, sendo que os procedimentos de implantação visam a dotar a área com a infra-estrutura necessária ao funcionamento do empreen-dimento, envolvendo obras de engenharia para aterramento das margens dos corpos de água.

Os reservatórios hidroelétricos, por sua vez, contam com centros urbanos (de porte variável), sendo que muitos são oriundos da infra-estrutura de im-plantação da respectiva usina ou tiveram sua base expandida em função do empreendimento. Apesar de o objetivo principal ser a geração de energia elé-trica, os reservatórios possuem também potencial em termos do aproveita-

mento das águas para turismo, sendo condicionado, contudo, a critérios e normas da usina e dos órgãos ambientais competentes, que em muitos casos estão refletidos no planejamento da região, como medidas compensatórias ou de mitigação de impactos9 diretos e indiretos.

Os principais usos alternativos dos reservatórios de hidroelétricas são os ba-nhos, a pesca, a navegação, a captação de água, a recreação e lazer, que são opções que o lago oferece devido às suas características. Entretanto, quaisquer que sejam os usos, existem preocupações em relação à qualidade da água, em termos de coleta e destinação de resíduos e de tratamento de esgoto (inclusive os métodos empregados).10

2.4 o turista de sol e praiaEstabelecer um perfil único do turista de sol e praia é um desafio, já que

este segmento está associado a uma rede de atividades e dinâmicas distintas ao longo do território. É importante entender os princípios básicos da escolha da destinação entre os diferentes grupos de consumidores, caracterizando assim as necessidades, desejos e satisfações de cada grupo, de forma detalhada.

O que se percebe são algumas características comuns aos turistas e usuá-rios da praia motivados pelo desejo de descanso, práticas esportivas, diversão, novas experiências e busca de vivências e interação com as comunidades re-ceptoras.

Alguns estudos gerais apontam que o turismo no litoral é especialmente sen-sível à variação da renda dos consumidores, na medida em que o aumento de renda do turista significa um incremento na sua demanda por esse tipo de lugar.

2.5 marcos legaisAlém das regras específicas da área turística, a base legal que incide no

Turismo de Sol e Praia está associada a aspectos de gestão patrimonial, orde-namento territorial, gestão de recursos hídricos (controle da poluição e gestão integrada de recursos fronteiriços e transfronteiriços), gestão da zona costeira e da orla marítima, os quais são detalhados nos itens a seguir. Desdobramen-tos ou temas correlatos a tais assuntos constam no Anexo.

9 Impactos: qualquer alteração benéfica ou adversa causada pelas atividades, serviços e/ou produtos de uma atividade natural (enchentes) ou antrópica (lançamento de efluentes, desmatamentos etc.)

10 Ramos, 1998

24 25

2.5.1 legislação turísticaA legislação abrange, de modo geral, os segmentos turísticos como um

todo e refere-se à prestação de serviços turísticos e aplicam-se a meios de hos-pedagem, transporte, operação e agenciamento turístico, guiamento, eventos etc. Tal legislação refere-se, entre outros assuntos, ao cadastramento e à fisca-lização e encontra-se disponível no sítio eletrônico do Ministério do Turismo, www.cadastur.turismo.gov.br.

2.5.2 aspectos legais sobre a gestão ambiental e territorial A importância das zonas costeiras e sua fragilidade frente aos desequilí-

brios provocados pela ação humana assumem no início deste século propor-ções cada vez maiores e passam a ser a preocupação em escala mundial. O advento do aquecimento global e a constante ameaça do aumento em volu-me das águas oceânicas repercutem na sustentabilidade das zonas costeiras e, principalmente, na sobrevivência das praias.

O conceito de zona costeira apareceu, pela primeira vez, num texto inter-nacional na Recomendação n.º 92, do Plano de Ação pelo Meio Ambiente, na Conferência de Estocolmo de 1972, organizada pela ONU.

Ainda no âmbito da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Meio Am-biente – PNUMA, em conferência realizada em 1981 em Montevidéu, apontou a necessidade de conservação das zonas costeiras e dos litorais como um dos dez principais temas a serem inseridos na discussão da agenda internacional do meio ambiente. Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Brasil, a Rio 92, o tema dos oceanos e das zonas costeiras ganhou ainda mais importância, havendo posteriormente re-gistro específico do tema no capítulo 17 da Agenda 21.

A documentação internacional teve um papel significativo na construção de normas para o uso do espaço litorâneo, destacando:

• resolução 29/73 – Conselho da Europa – todo desenvolvimento das zonas litorâneas deveria ser precedido de regulamentação: limites para áreas edificadas, subordinação das licenças para construção, princípio do livre acesso às margens do mar, regulamentação da exploração dos recursos naturais e adoção de um sistema de controle de qualidade da águas costeiras.

• resolução 161/76 – Conselho da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) – visa à proteção eficaz das zonas costeiras contra os riscos originados da urbanização e industrialização.

• declaração de 1972 – Conferência de Estocolmo – define o Programa dos Mares Regionais do PNUMA como uma tentativa de gestão do meio ambiente ou gestão integrada das atividades humanas com impacto no meio ambiente.

• resolução 1/83 – Carta Européia de Ordenamento Territorial (Carta de Torremolinos) – aborda os problemas do desenvolvimento das regiões costeiras e ilhas, enfatizando a verticalização.

• programa de ação Global de proteção dos ambientes marinhos de Fontes Baseadas em Terra do pNuma (2000) – reforçou o Programa de Mares Regionais ao focar as fontes de contaminação de origem terrestre e orientar um plano de atuação conjunta do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

No que se refere à legislação brasileira, é importante destacar:

• Constituição Federal • art. 20. Elenca como bens pertencentes à União as praias

fluviais e marítimas. As marítimas constituem a orla de terra, em declive suave, geralmente coberta em sua extensão por areia, e que se limita com o mar. As fluviais consistem em qualquer área na extensão do leito dos rios que forma coroas ou ilhas rasas, as quais ficam descobertas quando baixa sobremaneira o nível das águas.

• art. 225, parágrafo 4º. “A Floresta Amazônica Brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal-Matogrossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”.

• lei n.° 7.661/1988, principal lei que norteia e regulamenta o uso dos espaços litorâneos, institui o plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (pNGC), que “visa especificamente a orientar a utilização racional dos recursos na Zona Costeira, de forma a contribuir para elevar a qualidade da vida de sua população, e a proteção do seu patrimônio natural, histórico, étnico e cultural.”

26 27

art. 3º. O PNGC prevê o zoneamento de usos e atividades na Zona Costeira e dá prioridade à conservação e proteção dos seguintes bens:

• Recursos naturais renováveis e não renováveis, recifes, parcéis e bancos de algas.• Ilhas costeiras e oceânicas.• Sistemas fluviais, estuarinos e lagunares, baías e enseadas.• Promotórios, costões, grutas marinhas.• Restingas e dunas.• Florestas litorâneas, manguezais e pradarias submersas.

O pNGC é executado observando normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente estabelecidos pelo CONAMA. Os Estados e municípios poderão instituir, por meio de lei, os res-pectivos planos estaduais e municipais de gerenciamento costeiro, por meio de processos participativos, ressalvadas a necessidade de adequação dos pla-nos diretores municipais e leis de ocupação do solo.

art. 10º. As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo asse-gurado, sempre, livre e de franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança na-cional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica.

Além da Constituição Federal e da Lei n.º 7.661/98, as normas jurídicas de maior importância que estabelecem direta ou indiretamente relações com a zona costeira são: o Decreto-Lei n.º 9.760/46 e a Lei n.º 9.636/98, que tratam do patrimônio da União Federal; a Lei n.º 6.938/81, que trata da Política Na-cional do Meio Ambiente – PNMA; o Decreto n.º 5.300/04, que regulamenta o PNGC adicionando a figura de gestão da orla marítima; e o Decreto federal n.º 4.297/02, que estabelece os critérios para a implementação do Zoneamento Econômico Ecológico – ZEE.

a lei n.º 6.513/1977 e o decreto n.º 86.176/1981 inserem-se também no contexto da proteção da paisagem e na ordenação do território, seja em relação às interfaces com o zoneamento costeiro e gestão da orla marítima, seja em relação às áreas protegidas, aos planos de bacias hidrográficas e aos planos diretores municipais, principalmente quanto à figura de municípios tu-rísticos contida no Estatuto da Cidade. Como parte instrumental, a Lei define como Áreas Especiais de Interesse Turístico os “trechos contínuos do território nacional, inclusive suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e a realização de planos e projetos de desenvol-

vimento turístico”; e Locais de Interesse Turístico como “trechos do território nacional, compreendidos ou não em Áreas Especiais, destinados por sua ade-quação ao desenvolvimento de atividades turísticas, e à realização de projetos específicos”.

A lei n.º 9.984, de 17/7/2000, dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas – ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

A lei n.º 9.433/1997 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dá outras providências, a partir do Código de Águas (Decreto n.º 24.643/1934). Os seus dispositivos regulamen-tam o uso e a classificação das águas brasileiras, definindo o conteúdo mínimo necessário aos Planos de Recursos Hídricos.

A lei n.º 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conser-vação da Natureza – SNUC, estabelecendo critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação, nas suas categorias de uso direto e indireto11: Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável.Além dos princípios de organização espacial, o SNUC contempla, entre suas diretrizes, a “promoção da educação e interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e do turismo ecológico”.

A lei Federal n.º 10.257/2001, Estatuto das Cidades, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Estabelece como diretrizes a ordenação e con-trole do uso do solo, de forma a evitar, entre outros, seu parcelamento, a edi-ficação, o uso excessivo ou inadequado em relação à infra-estrutura urbana, a poluição e a degradação ambiental.

A resolução CoNama n.º 341, de 25 de setembro de 2003, dispõe sobre critérios para a caracterização de atividades ou empreendimentos turísticos sustentáveis como de interesse social para fins de ocupação de dunas original-mente desprovidas de vegetação, na Zona Costeira.

11 As unidades de conservação podem ser classificadas quanto ao uso: i) direto, quando é permitido ao homem apropriar-se diretamente dos bens ambientais – minerais, vegetais, animais, solo etc., como ocorre numa Área de Proteção Ambiental – APA ou Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, Reservas Extrativistas – RESEX; ii) indireto, quando o acesso aos bens ambientais ocorre de forma imediata, como a relação de uma floresta com o homem para que ela realize as trocas gasosas, ou para perpetuar a biodiversidade, manter o equilíbrio hídrico de uma microbacia hidrográfica etc. Esse uso ocorre nos parques, reservas ecológicas, reservas biológicas, estações ecológicas, sendo mais difícil de ser abstraído, principalmente na propriedade privada, onde geralmente a pessoa que tem a posse não aceita que outros a acessem, mesmo de maneira indireta, embora esse bem esteja tutelado pelos interesses difusos da sociedade com o propósito de manter o ambiente sustentável

28 29

A resolução CoNama n° 357, de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enqua-dramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes e dá outras providências.

A legislação ambiental está disponível no sítio do Ministério do Meio Ambiente www.mma.gov.br e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA www.ibama.gov.br/ambtec

Devem também ser considerados os documentos do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA12, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH13, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM14, as leis e decretos que regulamentam, reconhecem e protegem o direito a terra e demais dispositivos relativos às comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outras, além das legislações de âmbito estadual e municipal que incidem sobre o segmento que podem ser encontradas nas respectivas Câmaras Legislativas15.

2.5.3 Código do ConsumidorA lei n.º 8078/90, que institui o Código do Consumidor, estabelece uma

série de direitos ao consumidor: em relação à qualidade do produto ou ser-viço, ou seja, o direito ao princípio da qualidade; outorga também o direito do consumidor de ser informado sobre as reais características dos produtos e serviços, ou seja, o direito ao princípio da transparência; e, por último, a norma dá proteção contratual ao consumidor ou o direito ao princípio da proteção contratual.

O Código do Consumidor deu nova redação a vários dispositivos da Lei n.º 7.347, de 24/7/1985, que previne ação de responsabilidade por danos causa-dos ao meio ambiente (art. 1º, I). Com o entrosamento entre as duas leis, o direito de defesa dos consumidores e das vítimas poderá ser exercido em juízo, individualmente, ou a título coletivo. A defesa coletiva será exercida “quando se tratar de interesses, ou direitos difusos”, entendida como “os trans-indivi-duais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato” (art. 81, parágrafo único, I do Código).

12 Disponível em: https://www.mma.gov.br/conama13 Disponível em: https://www.cnrh-srh.gov.br14 Disponível em: https://www.mar.mil.br/secirm/inwel.htm15 Algumas dessas legislações estão disponíveis em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao/

2.5.4 aspectos legais sobre acessibilidadeConforme descrito no item anterior, o estabelecimento de normas que re-

gulem o desenvolvimento do segmento de Turismo de Sol e Praia é funda-mental para a qualificação dos produtos turísticos, que certamente reflete na qualidade de vida da população local e na experiência do turista.

O MTur adota como parte da sua política estrutural a inclusão das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade a espaços, equipamentos, serviços e informações turísticas, considerando aspec-tos da legislação descrita a seguir:

a) lei n.º 10.048/2000 e seu decreto regulamentador n.º 5.904, de 21 de setembro de 2006 – estabelecem prioridade de atendimento às pessoas que especifica e dão outras providências.

b) lei n.º 10.098/2000 – estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

c) lei n.º 10.741/2003 – dispõe sobre o Estatuto do Idoso.d) lei n.º 11.126/2005 e seu decreto regulamentador n.º 5.904, de

21 de setembro de 2006 – dispõem sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

e) decreto n.º 5.626/2005 – regulamenta a Lei n° 10.436/2002 – dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n.º 10.098/2000.

f) portaria n.º 310/2006 – aprova a Norma Complementar n.º 01/2006, que trata de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, na programação veiculada nos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão.

i) NBr 14022:1998 – acessibilidade à pessoa portadora de deficiência em ônibus e trólebus, para atendimento urbano e intermunicipal.

j) NBr 14273:1999 – acessibilidade da pessoa portadora de deficiência no transporte aéreo comercial.

k) NBr 13994:2000 – elevadores de passageiros – elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência.

l) NBr 9050:2004 – acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

m) NBr 15320:2005 – acessibilidade à pessoa com deficiência no transporte rodoviário.

30 31

n) NBr 14021:2005 – transporte – acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano.

o) NBr 15250:2005 – acessibilidade em caixa de auto-atendimento bancário.

p) NBr 15290:2005 – acessibilidade em comunicação na televisão.

Os empreendimentos que envolvam interesse turístico, de lazer ou negó-cios, eventos, feiras, convenções e afins, hotéis, pousadas ou similares deverão adequar seus projetos arquitetônicos e de engenharia, consoantes às normas e especificações de adaptação e acessibilidade.

Em termos do Turismo de Sol e Praia, vale destacar a importância da im-plantação de decks com rampas ou passadeiras que terminem na faixa de areia das praias, a adaptação de banheiros e outros equipamentos para que tudo ocorra dentro dos padrões de acessibilidade. Muitas praias, em função de suas características físico-naturais (areia dura), propiciam em toda a sua extensão a locomoção de cadeirantes.

Devem ser observadas, ainda, as orientações contidas no documento Turismo e Acessibilidade: Manual de Orientações16, incorporando recomen-dações e legislações pertinentes. Também são importantes as normas munici-pais no ordenamento de acessibilidade turística, destacando o já citado Plano Diretor Municipal, os Planos Diretores de Transporte e de Trânsito, o Código de Obras, o Código de Postura, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a Lei do Sistema Viário, conforme o Decreto n.º 5.296/2004.

16 Disponível em: http://www.turismo.gov.br

Bases para o desenvolvimento do Turismo de sol e praia

As características analisadas e a base legal comentada anteriormente são insumos para o desenvolvimento do Turismo de Sol e Praia, pois de um lado configuram os fundamentos técnicos e institucionais propícios à integração e, de outro, as regras gerais e específicas que incidem sobre o segmento.

Como se pode perceber, os trechos de praia, sejam marítimos, fluviais, se-jam lacustres, influenciam e são influenciados por atividades das áreas ad-jacentes, passando a caracterizar a interação do Turismo de Sol e Praia com outros tipos, como o Turismo Náutico, Turismo Cultural, Aventura e Esportes, possibilitando a agregação de elementos oriundos dessa diversidade à experi-ência do turista.

3.1 a viabilidade para o Turismo de sol e praiaPara que se possa definir a viabilidade para o segmento, é preciso identifi-

car os espaços e recursos naturais que vão potencializar as atividades desen-volvidas a partir da água, do sol e calor, em associação com as estruturas, os serviços turísticos e de apoio existentes nas regiões. Com isso, os tópicos a seguir abordam os mecanismos operacionais para as praias marítimas, fluviais e lacustres.

3.1.1 praias marítimasO período de baixa temporada nas praias marítimas pode ser minimizado

por meio de outras opções, como eventos direcionados a um público especí-fico (subgrupos), ou estar inter-relacionado com os demais períodos do ano. A gastronomia local, os campeonatos esportivos, as atividades culturais ligadas às festas, aos saberes e fazeres da comunidade local, bem como os equipa-mentos ou espaços disponíveis ao conhecimento técnico e científico, formam um leque de alternativas para os dias sem sol, com chuva ou na estação de inverno.

Para tanto, torna-se necessária a construção de um processo de gestão que articule informações/dados sobre as regiões e destinos turísticos. A esse respei-to, observa-se que a zona costeira vem sendo objeto de estudos de interesse

32 33

do turismo, seja em função dos levantamentos para diretrizes de uso e ocu-pação (zoneamento), seja para caracterização e classificação da orla marítima e seus recursos ambientais, envolvendo atrativos naturais (manguezais, restin-gas, baías, sacos, penínsulas/cabos/pontas, falésias/barreiras, dunas, recifes) e qualidade ambiental.

Essas iniciativas em curso constam de agendas de trabalho que envolvem o MTur, com destaque para os temas apresentados no quadro a seguir.

Tema suBTemas

1. plano Nacional de recursos Hídricos

1.1. Gestão de Recursos Hídricos Integra-dos ao Gerenciamento Costeiro

1.2. Gestão Integrada para Corpos D’água Transfronteiriços

1.3. Gestão de Reservatórios Interiores1.4. Diretrizes para a Elaboração de Planos

de Bacias

2. plano Nacional de Áreas protegidas

2.1. Conectividade entre áreas protegidas e atividades turísticas do seu entorno

2.2. Aplicação integrada de recursos finan-ceiros de compensação ambiental

2.3. Articulação do zoneamento e planos de manejo em Áreas de Proteção Ambiental – APAs

3. plano de ação Federal da Zona Costeira17

4.1. Projeto de Instrumentalização dos Três Níveis de Governo para o Ordena-mento Ambiental Territorial

4.2. Projeto Orla4.3. Projeto Reserva de Áreas Estratégicas

para a Proteção Ambiental da Zona Costeira e Marinha

4.4. Sistema de Informação do Gerenciamento Costeiro – SIGERCO

As principais linhas de ação do Plano de Ação Federal da Zona Costeira-PAF mencionadas no quadro anterior, itens 4.1 e 4.2, estão descritas a seguir e evi-denciam as características e os pressupostos de integração com o segmento de Sol e Praia.

A linha de ação Instrumentalização dos Três Níveis de Governo para o Or-denamento Ambiental Territorial da Zona Costeira tem como pressupostos de integração:

a) Mediação de conflitos de usos e recuperação/revitalização de áreas degradadas (por exemplo, em regiões, produtos e serviços turísticos afetados por impactos ambientais).

b) Definição de alternativas de produção e mercado, seja em termos de roteiros, seja na consolidação da matriz de segmentação turística.

c) Aperfeiçoamento dos instrumentos de padronização e de compartilhamento de informações sobre características e qualidade ambiental dos atrativos turísticos.

A segunda linha refere-se à gestão da orla marítima – Projeto Orla, com viabilidade de promover a capacitação de gestores municipais para a prepara-ção, planejamento e para a gestão integrada, considerando a qualificação dos espaços e recursos ambientais como fatores estimuladores para a certificação das praias do ponto de vista do segmento.

A Agenda Ambiental Portuária, que se alinha a um conjunto de ações específicas para o setor portuário previstas no PAF, possui uma interface direta com as estruturas de apoio ao Turismo de Sol e Praia, a partir da definição de critérios para a designação de portos turísticos (na maioria concentrados em estuários), sendo aqui considerado os portos com terminais de passageiros.

3.1.2 praias fluviais e lacustresDiferentemente das praias marítimas, os estudos/levantamentos de carac-

terização das praias fluviais e lacustres ainda são escassos ou são muito abran-gentes para a intervenção em escala microrregional ou intramunicipal.

Dependendo do espaço onde se localizam (atributos naturais fixos e social-mente construídos), as praias fluvias e lacustres, tal como as marítimas, podem ser classificadas para fins de gestão, por meio de estudos voltados à adapta-ção dos procedimentos metodológicos do Projeto Orla, associando aspectos físicos-naturais a características de uso e ocupaçao: praia urbana, praia rural e praia natural. 17 Instituído pela Resolução CIRM nº. 07/2005

34 35

3.2 aspectos de estruturaçãoPara a estruturação do segmento de Turismo de Sol e Praia, é importante

ressaltar questões ligadas ao uso da praia e o desenvolvimento e seu entorno como a adoção de limites legalmente adotados.

Os equipamentos turísticos devem ser adaptados às características locais, com a valorização da paisagem e das características culturais existentes. Como citado ao longo do texto, a construção de equipamentos de hospedagem nas adjacências de praias litorâneas deve obedecer às normas quanto à localização e altura dos empreendimentos, como previsto na legislação de uso do solo, e acesso livre à praia, conforme previsto em lei.

Nas praias fluviais, lacustres ou de represas, também é necessário respeitar as regras de não construção junto às margens dos rios, pois são Áreas de Pro-teção Permanente (APPs) e de uso coletivo, incluído os terrenos de marinha.

A base alimentar nas praias caracteriza-se, principalmente, pelos pratos compostos de pescados e frutos do mar. Esses produtos caracterizam um im-portante fator de agregação de valor ao segmento, já que é desejo do turista saborear produtos típicos e frescos da localidade.

Todavia, a manipulação desses alimentos deve atender aos padrões de exi-gência estabelecidos pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária18.

A sinalização das praias e dos atrativos deve ser indicativa e interpretativa, orientando o visitante às atividades predominantes em cada praia, além de ser-vir de suporte a ações de educação ambiental. De acordo com o 1º. Artigo da Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999, entende-se por educação ambiental “os processos, por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”.

Relembrando o bom exemplo da certificação voluntária das praias:

“O programa Bandeira Azul é um processo de certificação voluntária para praias e marinas, administrado e gerenciado por uma organização independente sem fins lucrativos, a Fundação

de Educação Ambiental (FEE, sigla em inglês).” 19

Turismo de sol e praia e mercado

4.1 marketing, promoção e comercialização20

Como já descrito na identificação do perfil do turista de sol e praia, este segmento possibilita a caracterização de um consumidor heterogêneo, desde jo-vens interessados em novas descobertas, praias isoladas até famílias compostas de pessoas de diferentes idades e com necessidades diferenciadas que buscarão no destino de Sol e Praia atividades que possam suprir os desejos de cada um.

A análise de mercado é primordial na busca de estratégias de marketing e de comunicações junto a diversos subgrupos. Para tanto, torna-se necessária a elaboração de um plano estratégico para identificação da oferta e da de-manda, utilizando primeiramente as características de cada praia e do destino como elemento indicador.

A integração do destino de Sol e Praia com os demais segmentos do mer-cado turísticos (Turismo Cultural, de Pesca, de Esporte, Náutico, entre outros) possibilita tangenciar os aspectos de comercialização do produto. A ação dos intermediários turísticos ou canais de distribuição deve combinar com as di-ferentes opções e atrativos que o destino ou um roteiro podem oferecer, de modo a confeccionar um produto próprio e diferenciado, a ser ofertado aos turistas, por um determinado preço.

A marca, como em outros segmentos, é um instrumento fundamental para posicionar o destino no mercado turístico, diferenciando-o da concorrência e deve transmitir o conceito do produto, seus atributos e benefícios, como iden-tidade cultural e paisagística da região.

Por sua vez, a mensagem a ser transmitida deve focar a real amplitude do valor cultural e das características dos ecossistemas envolvidos. O planejamen-to de marketing define, entre outros, as estratégias de comunicação e divulga-ção do local ou região, constando os tipos de materiais a serem desenvolvidos, conteúdos, mensagens, ilustrações, entre outros aspectos.

18 Disponível em: www.anvisa.gov.br19 Para saber mais, entre no site: www.iarbrasil.org.br

20 Para saber mais sobre o assunto, consulte o documento do Ministério do Turismo: Promocão e Apoio à Comercialização – Módulo Operacional 8. Brasília: MTur, 2006. Disponível em: www.turismo.gov.br

36 37

O papel da promoção turística também é inquestionável para a aproxima-ção entre a oferta dos destinos de Sol e Praia (produtos) e a demanda, desta-cando a participação de operadoras e agências de turismo. No primeiro mo-mento, a promoção tem a função de tornar o produto conhecido do público para motivar o consumo. Posteriormente, por meio das ações de comunicação direcionadas ao perfil efetivo e potencial do visitante, a promoção se torna fundamental para manter o consumidor fiel ao produto.

Ressalta-se o uso de material ilustrativo e com mapas que situem e orientem o turista no destino em relação às principais cidades e rodovias, aos atrativos e serviços e suas respectivas distâncias. Nesse caso, alguns pontos essenciais devem ser observados, possibilitando que o turista tenha uma visão geral dos atrativos que irá visitar, além da infra-estrutura que terá a sua disposição.

A internet pode ser considerada como uma ferramenta indispensável para a promoção e comercialização de produtos e destinos turísticos, destacando-se a necessidade de informações atualizadas e que possam atingir de maneira eficaz o consumidor.

O entendimento e articulação junto à cadeia de distribuição do turismo são salutares para a efetiva comercialização e promoção de produtos e destinos turísticos de Sol e Praia, proporcionando a profissionalização, a inclusão social, a geração de empregos e a oferta de produtos de qualidade.

4.2 TendênciasA tendência de desenvolvimento para os destinos de Sol e Praia conduz a

um modelo responsável, tendo em vista que o consumidor do século XXI está mais consciente e exigente. A diversificação de produtos agregados no espa-ço de Sol e Praia e a elevação do padrão de qualidade são fatos e devem ser visualizados como uma oportunidade de mercado diante da competitividade dos destinos.

A dinâmica do mercado indica a ampliação do modelo característico do segmento, indo desde resorts até praias rústicas e isoladas, de modo a conso-lidar uma posição estratégica em âmbito nacional e internacional, que conse-qüentemente exige uma multiplicidade de produtos agregados.

A pluralidade dos ambientes costeiros e da orla marítima, aliada à recepti-vidade das comunidades locais, projeta um cenário promissor e inovador para o desenvolvimento de um Turismo de Sol e Praia no Brasil com qualidade e identidade para competir no cenário mundial.

referenciais Bibliográficos

BENI, Mario Carlos. análise estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 2002.

BRASIL. Ministério do Turismo. plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma Viagem de inclusão. Brasília: Ministério do Turismo, 2007.

__________________________.segmentação do Turismo: marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

__________________________.segmentação do Turismo: Turismo Cultural. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

BRASIL. projeto orla. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Secretaria de Qualida-de Ambiental nos Assentamentos Humanos e MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO, Secretaria do Patrimônio da União, 2004. P. 11.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Cartilha de licenciamento ambiental / Tribunal de Contas da união; com colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. -- 2. ed.-- Brasília: TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 2007.

COOPER, Chris et al. Turismo: princípios e práticas. 2ª ed. São Paulo, Ed. Artmed. p. 136.

CORBIN, Alain. Território do Vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CORIOLANO, Luzia Neide M. T. o Turismo e o movimento cooperativista. IN: Coriolano Luzia Neide M.T. (org) O Turismo de Inclusão e o desenvolvimen-to local. Fortaleza: Funece, 2003.

FOUNDATION FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION. premios al mejoramien-to del entorno costero: el ejemplo de la Bandera azul. 2007.

GALVÃO FILHO, C. E. P. A. Geografia estudando o turismo: uma análise dos trabalhos apresentados em dois eventos nacionais. Londrina, 2005. Mono-grafia (Graduação em Geografia) – Departamento de Geociências. Universidade Estadual de Londrina Molina, Sérgio. Turismo sin límites. México: 1999.

PEARCE. G. Douglas, RICHARD, W. Butler (org.). desenvolvimento em Turismo. Temas contemporâneos. São Paulo: Contexto, 2002. (coleção turismo).

38 39

RODRIGUES, Carmem Lúcia. Na safra do Turismo. In:__Ecoturismo no Brasil: possibilidades e limites. Adyr Balastreri Rodrigues (org.) São Paulo: Contexto, 2003 (89-99).

SALVÁ, Tomás Pere A. las implicaciones socioculturales del turismo en el mar mediterraneo. IN; Lemos, Amália Inês G. de (org). Turismo: Impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 1996.

SCORSATO, Simone. Hospitalidade em Comunidades Tradicionais: o caso do pouso da Cajaíba (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, 2005.

SEBRAE. Turismo no mar. Rio de Janeiro: Sebrae, 1999.

SERRANO, Célia Maria de Toledo. o “produto” ecoturístico. In:__Turismo. Como aprender, como ensinar. Vol. 2 Marília Gomes dos Reis Ansarah (org.) – 3ª. Ed. – São Paulo: ed. Senac São Paulo, 2004. (203-234).

SWARBROOkE, John. Turismo sustentável – setor público e cenários ge-ográficos. São Paulo: Aleph, 2000.

TULIk, Olga (1995): residências secundárias: presença, dimensão e ex-pressividade do fenômeno no estado de são paulo. 1995. 154 f. Tese (Livre-Docência) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Pau-lo. São Paulo.

endereços eletrônicos

• www.anvisa.gov.br• www.cadastur.turismo.org.br• www.cnrh-srh.gov.br• www.mar.mil.br• www.mma.gov.br• www.presidencia.gov.br• www.resortsbrasil.com.br• www.turismo.gov.br

anexo

recursos hídricos

lei n.º 8.617, de 4/1/1993. Dispõe sobre o mar territorial, a zona contí-gua, a zona econômica exclusiva e a plataforma continental brasileiros.

política de meio ambiente e licenciamento ambiental

lei n.º 9.966, de 28/3/2000. Dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências.

lei n.º 9.795, de 27/4/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

resolução CoNama n.º 269/00, de 14/9/2000. Regulamenta o uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar.

resolução CoNama n.º 377/06, de 9/10/2006. Dispõe sobre licencia-mento ambiental simplificado de sistemas de esgotamento sanitário.

resoluções n.º 001/86 e 237/97. Dispõem, respectivamente, sobre o pro-cedimento para exigência do Estudo e Impacto Ambiental (EIA) juntamente com o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o licenciamento ambiental como regra geral, de forma simplificada.

decreto n.º 4.136, de 20/2/2002. Dispõe sobre a especificação das san-ções aplicáveis às infrações às regras de prevenção, controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional, prevista na Lei n.º 9.966/00 e dá outras providências.

40 41

Fauna

resolução CoNama n.º 9/96, de 24/10/1996. Estabelece corredor de vegetação e área de trânsito à fauna.

resolução CoNama n.º 10/96, de 24/10/1996. Regulamenta o licencia-mento ambiental em praias onde ocorre a desova de tartarugas marinhas.

Flora

lei n.º 11.284, de 2/3/2006. Dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável; institui, na estrutura do Ministério do Meio Am-biente, o Serviço Florestal Brasileiro – SFB, cria o Fundo Nacional de Desen-volvimento Florestal – FNDF, altera as Leis n.º 10.683/03, 5.868/72, 9.605/98, 4.771/65, 6.938/81 e 6.015/73 e dá outras providências.

lei 11.428, de 22/12/2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vege-tação nativa do Bioma Mata Atlântica e dá outras providências.

Áreas de preservação permanente, unidades de Conservação, Biodiversidade

lei n.º 6.902, de 27/4/1981. Dispõe sobre a criação de Estações Ecológi-cas e Áreas de Proteção Ambiental.

lei n.º 7.754, de 14/04/1989. Estabelece medidas para proteção das flo-restas existentes nas nascentes dos rios e dá outras providências.

resolução CoNama n.º 4/93, de 31/3/1993. Consideram de caráter emergencial, para fins de zoneamento e proteção, todas as áreas de forma-ções nativas de restinga.

resolução CoNama n.º 303/02, de 20/3/2002. Dispõe sobre parâme-tros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente.

lei n.º 11.284/06, de 2/3/2006. Dispõe sobre a gestão de florestas públi-cas para a produção sustentável; institui, na estrutura do Ministério do Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro – SFB; cria o Fundo Nacional de Desen-

volvimento Florestal – FNDF; altera as Leis n.º 10.683/03, 5.868/72, 9.605/98, 4.771/65, 6.938/81 e 6.015/73 e dá outras providências.

decreto n.º 99.274, de 6/6/1990. Regulamenta a Lei n.º 6.902/1981 e a Lei n.º 6.938/1981, que dispõem, respectivamente, sobre a criação de Esta-ções Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental e sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e dá outras providências.

decreto n.º 1.992/1996. Dispõe sobre a instituição e reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN e estabelece meios para que as propriedades possam conservar ou preservar locais de relevante bele-za cênica ou representações de condições naturais primitivas ou recuperadas. Define Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) como sendo a “área de domínio privado a ser especialmente protegida, por iniciativa de seu pro-prietário, mediante reconhecimento do Poder Público, por ser considerada de relevante importância pela sua biodiversidade, ou pelo seu aspecto paisagís-tico, ou ainda por suas características ambientais que justifiquem ações de recuperação”, e estabelece que o objetivo da RPPN é a proteção dos recursos ambientais da região.

sítios arqueológicos, Cavidades subterrâneas e patrimônio Histórico e Cultural

lei n.º 3.924, de 26/7/1961. Dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos.

decreto n.º 3.551, de 4/8/2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Progra-ma Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências.

saneamento

lei n.º 11.445, de 5/1/2007. Estabelece diretrizes nacionais para o sa-neamento básico; altera as Leis n.º 6.766/79, 8.036/90, 8.666/93, 8.987/95; revoga a Lei n.º 6.528/78 e dá outras providências.

43