tu és o meu filho, eu hoje te gerei! ( sl 2,7 ) novena de ... · nove na de natal 2018 |“tu és...

49
Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei! ( Sl 2,7 ) Novena de Natal 2018 Para rezar com sua família e comunidade Comissão Arquidiocesana DE PUBLICAÇÕES

Upload: doandien

Post on 07-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!

“ ( Sl 2,7 )

Novena de Natal2018

Para rezar com sua família e comunidade

Comissão ArquidiocesanaDE PUBLICAÇÕES

3

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

Nascer com Jesus

A celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo é a renovação de um convite - convocação para a humanidade: que todos possam nascer com Jesus. Celebrar a vinda de Cristo é singular oportunidade concedi-da por Deus para que cada pessoa assuma novos propósitos, reconfigu-rando a própria vida. Isso significa um novo nascimento, espelhando-se no exemplo do Mestre, que tudo pode, é Filho Amado de Deus, mas escolhe vir ao mundo como pobre, nascido em uma manjedoura. Igua-la-se ao ser humano em tudo, exceto no pecado.

Jesus é Rei, mas sua realeza não se revela em triunfalismos. O Mestre se faz pequenino para ensinar a cada pessoa que a humildade e o amoroso serviço ao próximo são compromissos indispensáveis para construir um mundo melhor, mais justo, solidário e fraterno, garantia de que estamos no horizonte de nosso Deus, a caminho do reino definitivo, a vida eterna.

O nascimento de Jesus é, assim, uma interpelação urgente para que nasça uma nova humanidade. Na preparação para celebrar o aconteci-mento que está no centro da história, o Natal do Senhor, o exercício que ajuda a cultivar na interioridade do coração os valores que vêm de Deus, é a oração da Novena, no tempo do Advento. Dedique momentos para meditar sobre o nascimento de Cristo. Deixe brilhar, no seu coração, a luz que vem de Deus. Essa luz é Jesus, Nosso Mestre e Senhor.

Abençoado e Santo Natal para você e a sua família.

Dom Walmor Oliveira de AzevedoArcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

Participando do Projeto Praça das Famílias, você pode ter o nome de sua família gravado para sempre nas contas do Rosário e ainda ajudar na construção da Catedral Cristo Rei, lugar dedicado aos mais pobres e à evangelização.

Neste Natal, faça uma homenagem a quem você ama.

A sua doação é muito necessária.(31) 3269-3100 www.catedralcristoreibh.com.br/doa

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)Sumário

Mensagem de Dom Walmor ...........................................................03Introdução....................................................................................07 Queridos Animadores .....................................................................09Orações para todos os dias ............................................................11

ENcoNtro .................................................................15

ENcoNtro .................................................................21

ENcoNtro .................................................................27

ENcoNtro .................................................................33

ENcoNtro .................................................................39

ENcoNtro .................................................................45

ENcoNtro .................................................................51

ENcoNtro .................................................................63

ENcoNtro .................................................................57

Novena de Natal

A origem de Jesus Cristo... (cf. Mt. 1,1-17)

E o anjo do Senhor anunciou... a José! (cf. Mt 1,18-24)

E o anjo do Senhor anunciou... a Zacarias! (cf. Lc 1,5-25)

E o anjo do Senhor anunciou... a Maria! (cf. Lc 1,26-38)

Uma visita que traz alegria... (cf. Lc 1,39-45)

O agir de Deus através de nós... (cf. Lc 1,46-56)

Você é precioso aos olhos de Deus! (cf. Is 43,4)

“Eu vos anuncio uma grande alegria!” (Lc 2,1-20)

A misericórdia de Deus atende a esperança da humanidade... (cf. Lc 1,67-79)

Noite de Natal em família................................................................69“Envio” dos Animadores da Novena .............................................73Cantos .............................................................................................75

1o

2o

3o

4o

5o

6o

7o

8o

9o

NoveNa de Natal 2018

“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

7

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

6

Introdução

Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. Padre Joel Maria dos SantosBispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Vigário Episcopal para a Ação Pastoral

É Natal! Tempo de alegria e fraternidade. Experimentar que Deus, em Jesus Cristo, armou sua tenda no meio de nós, contagia-nos de senti-mentos bons. Saborear a presença, os presentes, de nossos irmãos e amigos, faz nosso coração sentir, ainda mais, a beleza de sermos filhos e filhas de Deus. Natal é encontro do céu com a terra. O amor gerou Jesus em nossa carne humana. Iluminados, em Cristo, temos a graça para gerar belas coisas com nossa vida.

Para ajudar em nossa preparação para essa festa tão divina e humana, eis a Novena do Natal. Ela está, carinhosamente, preparada para você, sua família, sua comunidade. Como motivação primeira, o texto convo-ca-nos para uma experiência do encontro e da partilha. É hora de ir ao encontro do outro, como Deus veio ao nosso encontro. Vale a pena nos lançarmos nessa aventura. Deixar um pouco os espaços costumeiros e nos aproximarmos, ainda mais, da família, dos amigos, mas também dos mais pobres. Para fazer bem a novena é preciso ir ao encontro. Em segundo lugar, acompanhemos com atenção a Palavra de Deus. Deixe-mos os personagens, Zacarias, Isabel, José, Maria, Jesus tocarem nossas vidas. Eles representam nossa humanidade. Por isso, envolve-nos para dentro das cenas, dos dramas. Os animais, a natureza, os anjos, são si-nais de que Deus continua falando através de nossa história. Por fim, a Novena nos ajudará não somente a olhar o passado, mas buscar inspi-rações para o presente. E como precisamos construir um mundo novo!

Querido amigo e amiga, de coração, desejamos-lhes que essa peregrina-ção de fé e vida possa tocar nosso coração e mente, corpo e alma, para re-nascermos com Cristo. Partilhem conosco as experiências vividas. Man-dem-nos um registro, fotografia simples, que mostre seu grupo, seu pre-sépio, sua comunidade, sua família reunida. E não se esqueçam: só vivere-mos bem o Natal se nosso coração for manjedoura de Jesus e dos irmãos.

Feliz Natal!

LocaL do ENcoNtro data

1o ENcoNtro:

ENcoNtroS

2o ENcoNtro:

3o ENcoNtro:

4o ENcoNtro:

5o ENcoNtro:

6o ENcoNtro:

7o ENcoNtro:

8o ENcoNtro:

9o ENcoNtro:

9

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

8

Queridos Animadores da Novena de Natal

1. O primeiro passo para a comunidade e a paróquia é escolher bem as pessoas que irão animar a Novena este ano. Nenhuma família pode deixar de ser convidada.

2. Ser Animador ou Animadora da Novena é exercer um ministério na Igreja. Somos chamados por Jesus e enviados por Ele para essa missão.

3. A paróquia ou a comunidade poderia programar um ou mais encon-tros dos Animadores da Novena, em novembro. Os encontros serão im-portantes para refletir sobre o conteúdo da Novena, rezar, escolher os melhores cânticos, os símbolos etc, de acordo com a sua realidade.

4. Verificar se todos possuem o livrinho da Novena e combinar como e onde será o encerramento dos encontros.

5. Marcar um dia para o envio dos Animadores da Novena, se possível dentro de uma Missa ou Celebração da Palavra, pois é um trabalho missio-nário. O texto para a celebração do envio se encontra na página 73.

6. Durante a Novena, ter sempre palavras de acolhimento, especialmen-te para os que participam pela primeira vez.

7. Dar lugar de destaque para a Bíblia. A Palavra de Deus é Jesus nascen-do entre nós. Por isso, lembrar aos participantes da Novena de levarem a Bíblia todos os dias.

8. Durante os encontros, após a proclamação da Palavra, o “Meditar a Palavra” incentiva o grupo a descobrir as respostas no texto lido. Qua-se sempre é preciso lê-lo de novo. É como que saborear a Palavra. Os compromissos do grupo são simples, concretos e ajudam na vivência da Palavra de Deus meditada.

9. Um presépio será montado ao longo dos nove dias da Novena. Cada dia uma peça será colocada. No final da Novena, compartilhe a foto do seu presépio com a Arquidiocese de Belo Horizonte pelo e-mail: [email protected] A sua foto poderá ser utilizada em nossas próximas publicações ou compartilhada em nossos sites.

aNotaÇÕES

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

10

orações para todos os dias

10. O Encerramento da Novena pode ser uma grande confraternização de todos os grupos participantes. Será preciso levar para esse encontro um cartaz ou símbolo que expressem o que significou a Novena para o grupo. Avisar às pessoas o dia, a hora e o local de Encerramento. A cele-bração do nono encontro, seguido da confraternização, também poderá ser feita no próprio grupo da Novena, se não for possível organizar o en-cerramento na comunidade ou na paróquia.

11. Pensar num gesto concreto do grupo (enxoval de bebê para ser ofer-tado a uma creche; material de higiene pessoal para ser ofertado a uma casa de repouso; alimentos etc) para ser recolhido no último dia e ser en-tregue à comunidade ou levado pelo próprio grupo ao local de doação.

12. Escolher previamente o dirigente e os leitores que vão conduzir o encontro.

13. Terminada a Novena, reunir os animadores e fazer uma avaliação. A paróquia poderá encaminhar essa avaliação para a secretaria de Pas-toral da Arquidiocese pelo e-mail: [email protected]

14. A partir da Novena, organizar ou reorganizar os grupos de reflexão bíblica ou círculos bíblicos da sua comunidade. Aproveitamos para in-dicar o subsídio “Encontros Bíblicos” feito pela Arquidiocese de Belo Horizonte, que traz momentos em torno da Palavra de Deus, reflexão sobre o Evangelho dominical, em um caderninho mensal.

Que o Menino Jesus abençoe a todos e traga muita paz para todas as famílias!

ANimAdores dA NoveNA de NAtAl

1º Dia:2º Dia:3º Dia:4º Dia:5º Dia:6º Dia:7º Dia:8º Dia:9º Dia:

11

13

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

12

oraÇÃo INIcIaL Para todoS oS dIaS

DirigENtE/tODOs: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amém!

DirigENtE: Invoquemos o Espírito Santo para que ilumine nossa Novena e aqueça nossos corações.

rEFrãO iNiciAl: A nós descei, divina luz! (2x)

Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus!O amor, o amor de Jesus!

DirigENtE: Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro. Que a celebração desta Novena reacenda em nós a esperança por um mundo melhor a começar em cada um de nós, em nossas famílias e em nossas comunidades. Como Jesus, também nós somos filhos e filhas muito amados do Pai e sinais da sua presença no mundo tão necessitado de Deus.

tODOs: “tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!”

DirigENtE: Na certeza de que o mesmo Espírito que acompanhou Jesus desde a encarnação até sua morte-ressurreição é quem nos anima em nossa missão, em nossa esperança e caridade, rezemos:

tODOs: Ó Deus mistério de amor e misericórdia, na eternidade, antes dos tempos, ungiste, com teu Espírito, gerando para si, o Filho muito amado, que se encarnou no seio da Virgem Maria e veio ao mundo mostrar o teu amor. Dá-nos a graça de nos reconhecermos também ungidos e enviados, pelo Batismo, a sermos sinais da tua presença. Amém!

cANtO (este ou outro à escolha): Esta Novena será abençoada,

porque o Senhor vai derramar o seu amor. (bis)Derrama, senhor! Derrama, senhor! Derrama sobre nós o teu amor! (bis)

(Durante o canto são colocadas as peças do dia para compor o presépio.)

oraÇÃo FINaL Para todoS oS dIaS

DirigENtE: Agradecidos por este nosso encontro, como irmãos e irmãs, rezemos juntos:

Pai-Nosso...

Ave-Maria...

tODOs: Ó Deus, na alegria que nos envolveu este momento, queremos te agradecer por esta família que nos acolheu: que a tua bênção sempre a acompanhe e esteja nesta casa, para que todos que aqui entrarem experimentem a tua presença e, ao saírem, possam levá-la consigo. Que todos nós possamos Proclamar a Palavra, sendo “sal da terra e luz do mundo”, transformando no amor a sociedade em que vivemos, pois, “em cristo, somos todos irmãos”. Amém!

DirigENtE: Que a esperança em novos tempos nos anime em nossa caminhada.

tODOs: E que possamos construir o reino de paz e justiça no meio de nós!

BêNçãO FiNAl

DirigENtE: O Verbo se fez carne.

tODOs: E veio morar entre nós!

DirigENtE: O Senhor esteja com vocês.

tODOs: Ele está no meio de nós!

DirigENtE: Que sobre nós venha a bênção do Deus misericordioso,

que é Pai e Filho e Espírito Santo.

tODOs: Amém!

cANtO (à escolha)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

14

a origem de Jesus cristo...cf. Mt 1,1-17

1

Novena de Natal

15

Encontro

o

17

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

16

desenvolveu lentamente, com entraves e conquistas, tropeços e supe-rações, mas tudo convergindo para um mesmo ponto: a realização da nossa esperança está Naquele que vem chegando.

todos (cantando):

vem, senhor! vem nos salvar!

Com teu povo, vem caminhar!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: A Bíblia tem um jeito próprio de explicar a identidade de uma pessoa. Ela utiliza listas genealógicas, como que uma árvore, com nos-sos antepassados, para explicar como nasceu, de onde veio e sua impor-tância. Na árvore dos antepassados de Jesus, está presente a história de Israel, desde Abraão, passando pelos patriarcas, chegando ao momento glorioso do reinado de Davi, e depois do exílio da Babilônia até seu nas-cimento, tudo isso para dizer que Jesus é o Messias esperado.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE MAtEUs 1,1-17

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Nós nos sentimos motivados a conhecer nossa história tendo a consciência de que ela forma a nossa identidade?

b) Quais as pessoas que marcam nossa história de maneira positiva? Nomear as pessoas que marcaram nossa comunidade, nosso bairro e nosso país.

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: “Livro da origem de Jesus Cristo” – este é o sentido do Evan-gelho que escutamos hoje: ir à origem. Somente quando sabemos onde tudo começa, é que percebemos onde estamos e para onde ca-

1º ENcoNtro

A origem de Jesus Cristo... (cf. Mt 1,1-17)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela acesa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena. (Pode-se motivar também que as pessoas convidadas levem fotos de suas famílias.)

• Preparar uma vasilha com água e um ramo para aspersão.

• Durante a Novena vamos montar o presépio. Hoje, um casal presente (ou uma família) poderá colocar as imagens dos pastores.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Quanta alegria pela oportunidade de celebrarmos nossa Novena de Natal por mais um ano. Momento de encontro entre as pes-soas, entre famílias. Vamos pensar naquelas pessoas que gostaríamos que estivessem aqui conosco e por algum motivo não estão? (Um ins-tante de silêncio para que cada um pense naquela pessoa que neste ano não está mais conosco, que já partiu para a Casa do Pai, um filho ou outra pessoa que amamos e que não se faz presente por qualquer motivo.)

todos (rezando ou cantando): “vem proclamar a Palavra, tem muita gente precisando escutar! vem, insista, todo dia proclama: oportuna e inoportunamente,

proclama!”

Dirigente: Já paramos para pensar na importância da nossa história? Cada um de nós carrega valores importantes, um jeito de ser que nos faz únicos, tudo passa pelas nossas raízes. Nascemos em uma família e herdamos muitas coisas de nossos pais e avós que nos fazem ser quem somos. Quando olhamos para a nossa vida de fé, percebemos que tam-bém estamos inseridos em uma história, a história da salvação, que se

19

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

18

leitor 3: Ó Deus presente na caminhada do teu povo, ajuda-nos a as-sumir a tarefa de protagonistas na construção de nossas comunidades; que os cristãos leigos sejam realmente “sal da terra e luz do mundo”, como agentes de transformação da história, na Igreja e na sociedade.

todos: venha a nós o teu reino!

(preces espontâneas)

8. BêNçãO DA ágUA E DAs FAMíliAs

Dirigente: (convidar todos os presentes que ergam suas mãos em di-reção à água.)

Ó Deus que és a fonte de toda vida, nós te agradecemos por este en-contro que nos faz sentir uma família e pedimos que a tua bênção desça generosa sobre esta água, tua criatura, para que tudo e todos que tocar santifique com tua graça. Que o teu amor de Pai, Filho e Espí-rito Santo consagre também nossas famílias, aqueles que estão perto ou longe. Que neste tempo de esperança todos possam experimentar tua compaixão, que nos sustenta na luta contra todo mal e nos forta-lece em nossa união. Amém!

canto para aspersão: eu te Peço destA águA - página 88 (no 20)

(Neste momento, pode-se pedir que os membros da família estejam próxi-mos enquanto se faz a aspersão com a água benta, aqueles que quiserem podem colocar a mão no coração e lembrar, durante a aspersão, dos mem-bros da sua família que não estão presentes.)

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

Fazer a “memória agradecida” da sua família. Recordar os momentos bons e os não tão bons, as pessoas falecidas, as que estão longe e as que fazem parte da sua história. Agradecer ao Senhor por tudo, porque tudo que vivemos se traduz em experiência da bondade de Deus.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

minhamos. Assim, compreendemos que Jesus tem sua origem em uma promessa, aquela feita a Abraão. Ele é filho de Davi, que lutou para ga-rantir a paz e a justiça para seu povo. Jesus é solidário com os pecado-res e traz em suas raízes muitos que se desviaram do caminho de Deus, mas superaram seus erros e colocaram-se a serviço do plano de Deus.

todos: Queremos também ser solidários uns aos outros, pois, em Cristo, somos todos irmãos!

leitor 3: Na genealogia de Jesus, temos muitos personagens ilustres, dentre os quais Abraão, Isaac, Jacó, Davi, José e Maria. Alguns desco-nhecidos, outros estrangeiros (Tamar, Raab, Rute) e outros ainda pe-cadores reconhecidos. Também a nossa história carrega coisas boas e ruins, experiências que nos fazem crescer e outras que podem até nos envergonhar. Mas Deus nos considera por aquilo que somos, perdoa nossas falhas e nos acolhe em seu amor. Esta é a grande lição do Na-tal: Deus, em Jesus, assume nossas fragilidades e incoerências, nossas dores e sofrimentos, e se faz solidário a nós, não como juiz, mas como irmão. Por isso, Ele nos ama e salva em sua misericórdia.

todos: Pela misericórdia de deus acontece a história da salvação!

7. rEzAr POr UM NAtAl DE cOMPrEENsãO

leitor 1: Ó Deus de amor e ternura, acolhe nosso desejo de Proclamar a Palavra, no anúncio da alegre esperança deste tempo em que “Ele vem” e, assim, possamos preparar os caminhos do Senhor para que Ele nos encontre dispostos ao serviço da justiça e da paz.

todos: venha a nós o teu reino!

leitor 2: Ó Deus, Senhor da vida e da história, que cesse no meio de nós o ódio, a divisão e a violência, para que nos reconheçamos todos irmãos e caminhemos em direção à realização da nossa esperança: a acolhida do Filho bem amado, o Menino Deus que nasce no meio de nós.

todos: venha a nós o teu reino!

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

20

Ouvir e prOclamar a palavra

E o anjo do Senhor anunciou... a José!

cf. Mt 1,18-24

21

2Encontro

o

23

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

22

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Será que somos capazes de, em meio aos nossos medos e angústias, perceber a vontade de Deus, como aconteceu com José?

b) A salvação é iniciativa de Deus, mas exige a cooperação humana. Que atitudes, inspiradas na passagem do Evangelho, podem nos aju-dar a colaborar no projeto da salvação?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: José era homem justo, disposto a acolher o projeto de Deus, a sua vontade, conformando sua vida com a Palavra do Senhor, mudan-do, até mesmo, seus planos. Humilde, obediente, disponível, homem de um silêncio que se traduz em reverência ao mistério que está acon-tecendo dentro de si, em seus sonhos e desejos, e fora, na família que espera constituir. Tudo isso se resume numa palavra; José é pai. Ele é pai por vocação, ouvindo o chamado de Deus, pela voz do anjo e por missão, quando tudo fez para proteger sua família.

todos: são José, pai adotivo de Jesus, ajuda-nos a ser obedientes à vontade de deus!

leitor 3: O silêncio nos ajuda a perceber os sinais de Deus chegan-do ao meio de nós. No silêncio somos capazes de dormir embalados pelo projeto do Pai, que permite que sonhemos as coisas do alto e que percebamos a vontade d’Aquele que quer ser Emanuel: Deus conosco. Pelo silêncio a Palavra encontra espaço dentro de nós e vai nos trans-formando, fazendo-nos vencer nossos medos, enfrentarmos a vida em seus desafios mais complexos.

todos: são José, homem do silêncio, inspira-nos na escuta dos sinais da presença de deus!

2º ENcoNtro

E o anjo do Senhor anunciou... a José! (cf. Mt 1,18-24)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela acesa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Preparar uma vasilha com água e um ramo para aspersão.

• Hoje, algum pai presente pode colocar a imagem de São José no presépio.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Hoje queremos olhar para a pessoa de José. Reconhecer nele a postura de quem é justo e humilde diante de Deus. Na obe-diência à fé, acolher o anúncio do anjo, não é tarefa fácil para quem está sonhando, mesmo que sejam as coisas de Deus. Neste tempo de advento, vivamos a esperança que nos faz corajosos colaboradores no projeto de Deus.

todos: senhor, eis-nos aqui para colaborar na missão de anunciar a tua presença no meio de nós!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: O texto que vamos escutar nos traz importantes indicações: José recebe o anúncio do anjo do Senhor para que ele acolha Maria, que está grávida pela ação do Espírito Santo. Algo diferente está no ar: Jesus é a realização das promessas feitas aos profetas. Mas, em José, Deus mantém sua promessa a Davi, seu servidor, pois é ele que, aco-lhendo Maria, confere a descendência da casa de Davi a Jesus.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE MAtEUs 1,18-24

25

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

24

8. BêNçãO DA ágUA E DOs PAis

Dirigente: (convidar todos os presentes que ergam suas mãos em di-reção à água.)

Ó Deus, nós te bendizemos por tantas alegrias que nos concedes e te pedimos que tua força renovadora venha sobre esta água que vai ser aspergida sobre nós. Que a tua bondade acompanhe também os nossos queridos pais, por quem rezamos de maneira especial. Que, por intercessão de São José, eles sejam ricamente abençoados pela tua presença de Pai e Filho e Espírito Santo em suas vidas, livrando-os de todo o mal e guardando-os em tua paz, no silêncio, na obediência e na humildade. Amém!

canto para aspersão: existe um Poço - página 88 (no 21)

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

Dar um generoso abraço no seu pai, se estiver perto, e dizer o quanto ele é amado e reconhecido por você. Se estiver longe, dê um telefonema ou mande uma mensagem. Se já for falecido, reze por ele que já se encontra nos braços do Pai do céu.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

leitor 4: Silêncio é quietude, é paz, é oportunidade de entrarmos no mistério contra toda tentação de forçarmos sua presença, de ceder-mos à curiosidade de deixar acontecer para ver como fica. O silêncio possibilita o discernimento mais profundo do nosso lugar nos planos de Deus. José se retirou silenciosamente e permaneceu como grandio-so exemplo de acolhida da vontade de Deus, como homem justo que era, como pai amoroso.

todos: são José, ensina-nos a amar no silêncio e a ser disponíveis à Palavra de deus!

7. rEzAr POr UM NAtAl DE AcOlhiDA

leitor 1: Ó Deus, fonte de toda verdade, sabemos que a tua Palavra, em Jesus de Nazaré, habita cada coração humano; dá-nos a graça de silenciar nosso coração para acolher tua Palavra e proclamá-la em to-dos os lugares.

todos: vem, senhor, no silêncio e na paz!

leitor 2: Ó Deus, fonte de todo bem, que sejamos corajosos em assu-mir teu projeto de vida e liberdade para todos e que sejamos também sempre contra toda violência que destrói o ser humano, para que o teu Reino chegue mais depressa ao meio de nós.

todos: vem, senhor, no silêncio e na paz!

leitor 3: Ó Deus, fonte de toda comunhão, olha por todos que traba-lham em nossas comunidades, especialmente os cristãos leigos. Que sejam atentos às necessidades e desafios que devem ser superados para que o Filho bem amado encontre cada vez mais lugar no meio de nós.

todos: vem, senhor, no silêncio e na paz!

(preces espontâneas)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

26

E o anjo do Senhor anunciou... a Zacarias!

cf. Lc 1,5-25

27

3Encontro

o

29

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

28

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) O que fazemos quando as dúvidas e incertezas batem em nosso co-ração? Procuramos refúgio no Senhor, em Sua Palavra, ou nos entre-gamos ao medo e ao desespero que fazem até nossa voz emudecer, como aconteceu com Zacarias?

b) Zacarias e Isabel, já de idade avançada, acolhem uma grande missão de Deus: gerar o precursor de Jesus, aquele que vai preparar para o Senhor um povo bem disposto. Qual o valor e o lugar que damos aos nossos avós e idosos na família, na comunidade e na sociedade?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: Zacarias, cujo nome significa “o Senhor recordou-se”, e Isabel, “o meu Deus jurou”, trazem a responsabilidade que o povo de Israel tem de ser guardião das promessas de Deus. Entretanto, uma nova condição vai ser inaugurada: as promessas se realizaram. Não existem mais barreiras entre o céu e a terra. A presença do anjo Gabriel indica isso. A realidade humana precisa da graça de Deus, que torna grandes as nossas ações e profundas as nossas vivências. É o sentido da vida que alcançamos.

todos: Queremos acolher a presença do salvador!

leitor 3: Não existe esterilidade quando acolhemos a proposta de Deus, quando trilhamos seus caminhos. Deus abençoa nossos esfor-ços de permanecer fiéis e atentos a Sua Palavra. Assim abençoou Za-carias e Isabel que “eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor” (Lc 1,6). Sendo idosos, sábios e prudentes, sabiam que só poderiam esperar no Senhor e Ele os atendeu.

todos: senhor, queremos esperar somente em ti!

3º ENcoNtro

E o anjo do Senhor anunciou... a Zacarias! (cf. Lc 1,5-25)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela acesa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Preparar uma vasilha com água e um ramo para aspersão.

• Hoje, alguns avós podem colocar as imagens dos animais no presépio.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: A incerteza na fé é algo que faz parte de nossa caminhada. Dúvidas, receios, medos e incompreensões, todos nós passamos por esses momentos. É necessário compreendê-los para superarmos a ten-tação de nos acomodar diante dos obstáculos que nos são propostos. Deus vem ao nosso encontro e o maior obstáculo que pode encontrar são corações que não confiam que Ele pode realizar todas as coisas a nosso favor, nunca contra nós.

todos: renova, senhor, nosso coração na confiança em ti!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: A narrativa do anúncio do anjo Gabriel a Zacarias nos colo-ca diante do extraordinário de Deus que conta com a nossa condição humana, frágil e estéril para construir sua morada no meio de nós. Sua presença divina, forte e cheia de vida é sinal da sua misericórdia e do seu amor que nunca nos abandona e sempre prepara o novo para nos surpreender.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 1,5-25

31

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

30

Ó Deus, nós nos alegramos com este tempo de espera. Sabemos que jamais nos abandona e sempre estás atento às nossas necessidades. Nós te pedimos que venha sobre nós a tua graça e sobre esta água a tua misericórdia. Aos nossos idosos, avós e fiéis colaboradores de nos-sas comunidades, derrama tua ternura e teu Espírito, trazendo sabedo-ria, saúde e ânimo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

canto para aspersão: BANhAdos em Cristo - página 88 (no 19)

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

Lembrar-se das pessoas idosas que são fiéis colaboradores em nossas comunidades. Sensibilizar-se com os que estão debilitados em sua saú-de e se encontram enfermos. Fazer uma visita, agradecer aos avós por serem sinais da ternura de Deus em sua vida.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

leitor 4: O Natal é a oportunidade que temos de transformar nossas expectativas em esperança. A esperança, que nunca decepciona, nos convoca a colaborar na realização dos nossos desejos, porque fazemos parte dessa busca.

todos: Queremos ser fiéis no compromisso de construirmos um mundo novo e melhor!

7. rEzAr POr UM NAtAl DE rEAlizAçãO

leitor 1: Ó Deus, és a razão da nossa esperança, que sejamos fiéis no compromisso de Proclamar a Palavra, pois assim manifestamos ao mundo a certeza da tua presença, que nos anima em nossa missão.

todos: vem, senhor, no silêncio e na paz! Ó vem, senhor, não tardes mais: vem saciar nossa sede de paz!

leitor 2: Ó Deus, és a fonte de toda compaixão, que estejamos aten-tos às necessidades e sofrimentos do próximo, sobretudo daqueles que sofrem violência, e dá-nos força para superar o preconceito e a exclusão.

todos: Ó vem, senhor, não tardes mais: vem saciar nossa sede de paz!

leitor 3: Ó Deus, és o fôlego da nossa caminhada, inspira nossos pas-sos em direção à realização do teu Reino. Que sejamos um povo bem disposto e nos alegremos com a tua chegada.

todos: Ó vem, senhor, não tardes mais: vem saciar nossa sede de paz!

(preces espontâneas)

8. BêNçãO DA ágUA, DOs AVÓs E iDOsOs

Dirigente: (convidar todos os presentes que ergam suas mãos em di-reção à água.)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

32

E o anjo do Senhor anunciou... a Maria!

cf. Lc 1,26-38

33

4Encontro

o

35

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

34

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Olhando para o exemplo de Maria, como está nossa disponibilidade em acolher a vontade do Senhor, nossa escuta da Palavra de Deus?

b) “Não tenhas medo!” Essas palavras do anjo Gabriel encorajam Maria a assumir sua missão, confiando na bondade de Deus, que espera o seu SIM. Conseguimos vencer o medo e a vergonha e nos colocar à disposição do projeto de Deus com alegria e reverência?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: Maria foi inundada pela luz do Espírito Santo e se tornou o lugar da habitação de Deus. O Espírito faz nova todas as coisas. Tudo preenche com sua sabedoria e beleza. Em nós tem a missão de recor-dar que pertencemos a Deus. Somos tocados pela realidade divina. Esse mesmo Espírito acompanhou Jesus desde o momento da encar-nação e continua nos animando na vida da Igreja.

todos: Ó espírito santo, vem e inunda o nosso ser!

leitor 3: Maria se torna mãe. Ela fica grávida pelo ouvir a palavra: grá-vida de entusiasmo, de alegria, de esperança, de generosidade, de disponibilidade, de coragem e de determinação; e ela fica grávida do Menino Deus, carregando no seu ventre o fruto bendito.

todos: salve maria, bendito é o fruto do teu ventre!

leitor 4: A exemplo de Maria, nós também podemos acolher a Palavra e assim acolher o fruto bendito, o Filho bem amado do Pai. Uma vez em nós, essa Palavra tem o poder de transformar e realizar grandes coisas.

todos: Queremos ser testemunhas do amor como maria!

4º ENcoNtro

E o anjo do Senhor anunciou... a Maria! (cf. Lc 1,26-38)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela acesa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Preparar uma vasilha com água e um ramo para aspersão.

• Uma mãe pode colocar a imagem de Maria, Mãe de Jesus, no presépio.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Maria, jovem, disponível à vontade do Pai, ouvinte atenta, mãe amorosa, é o grande sinal que aponta para o que estamos espe-rando. A encarnação do Verbo é o início de toda boa notícia para nós: o Filho de Deus vai nascer e alegrar nossos corações!

todos: Alegra-te, cheia de graça, o senhor está contigo!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: A anunciação do anjo Gabriel à Maria marca para nós o cumprimento da promessa feita por Deus a Abraão e a Davi. Deus é o grande protagonista da história da salvação, por isso o seu Es-pírito age no seio de Maria e ela fica grávida. Se para Deus nada é impossível, podemos acreditar que um simples SIM pode trazer uma reviravolta no mundo, amplia o horizonte de possibilidades para que nosso olhar alcance a salvação que está por vir.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 1,26-38

37

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

36

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

• Recordar pessoas que iniciaram missões bonitas de evangelização e de cidadania a partir de um simples SIM, como o de Maria.

• Agradecer a Deus pela sua mãe. Rezar por aquelas que já se encon-tram na casa do Pai e abraçar com carinho aquelas que estão perto, ou telefonar para aquelas que estão longe e recordar o seu amor para com ela.

• Para o próximo encontro, preparar um cesto com frases bíblicas a serem distribuídas para cada participante da Novena.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

7. rEzAr POr UM NAtAl DE PlENitUDE

leitor 1: Ó Deus, criador de todas as coisas, pela encarnação do teu Filho quiseste que a humanidade se renovasse por inteiro, abrindo para ela as portas da salvação; dá-nos compreender que somente acolhendo tua Palavra é que podemos reconhecer tua presença no meio de nós.

todos: Ajuda-nos, ó Pai, a acolher teu Filho amado!

leitor 2: Ó Deus, no maravilhoso intercâmbio de dons entre o céu e a terra, nos ensinas que não há limites para o amor; confiamos a ti nossa sociedade tão marcada pela violência, sobretudo contra as mulheres, e te pedimos que a tua paz aconteça no meio de nós.

todos: Ajuda-nos, ó Pai, a acolher teu Filho amado!

leitor 3: Ó Deus, força dos que caminham, dá-nos perseverar no SIM ao teu chamado de ser na Igreja, como cristãos leigos, e no mundo, como cidadãos, alegres testemunhas da esperança.

todos: Ajuda-nos, ó Pai, a acolher teu Filho amado!

(preces espontâneas)

8. BêNçãO DA ágUA E DAs MãEs

Dirigente: (convidar todos os presentes que ergam suas mãos em di-reção à água.)

Ó Deus, nós te bendizemos e pedimos com humildade a tua bênção. Que ela desça copiosa sobre nossas mães, aqui presentes ou lembra-das em preces, para que continuem sendo um sinal da tua bondade e do teu cuidado para com toda obra criada, especialmente para com cada ser humano. Venha o teu Espírito também sobre esta água para que nos consagre neste dia que te pertence. Amém!

canto para aspersão: orAção PelA FAmíliA - página 82 (no 11)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

38

Uma visita que traz alegria...

cf. Lc 1,39-45

39

5Encontro

o

41

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

40

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 1,39-45

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Quais os lugares de verdadeiro encontro que temos? O que é preci-so para nos encontrarmos com as pessoas?

b) Ser discípulo (a) da Palavra é colocar-se sempre a serviço do pró-ximo, sobretudo dos mais necessitados. Quem são os próximos que necessitam do nosso serviço?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: Maria é mulher que caminha, parte para regiões difíceis, sem pensar na sua condição, apressadamente. Ela é bendita entre as mu-lheres, a Mãe do Senhor, bem-aventurada porque acredita, aquela na qual se cumpre a promessa de Deus. Mulher grande na fé e no serviço, simples na resposta ao projeto do Pai.

todos: Queremos ser grandes na fé e no serviço ao próximo!

leitor 3: Isabel, acolhendo Maria em sua casa, fica cheia do Espírito Santo. Alegra-se com a criança que exulta no seu ventre. Humildemen-te reconhece sua incapacidade de acolher Aquela que carrega no seio o Salvador da humanidade. Isabel e Maria, no encontro da Judeia, são a melhor expressão dos que preparam a vinda do Senhor: acolhida e serviço!

todos: Queremos ser acolhida e serviço para que deus encontre mo-rada em nós!

7. rEzAr POr UM NAtAl DA PAlAVrA

leitor 1: Ó Deus, que por meio da tua Palavra tudo se fez, dá-nos a

5º ENcoNtro

Uma visita que traz alegria... (cf. Lc 1,39-45)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela ace-sa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Hoje podem ser colocadas fotografias de mulheres grávidas da famí-lia ou comunidade no presépio.

• Reservar um cesto com frases bíblicas que serão usadas durante o encontro.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Uma visita sempre é um bom sinal: se trouxer boas notí-cias, alegra-nos profundamente, se forem más, temos um ombro ami-go para chorar e com quem dividir a dor e o sofrimento. Vale sempre a mística do encontro, estar disponível em acolher o outro, criar am-biente e clima para receber quem vai chegar, ou se surpreender com quem chega de repente. Imaginemos o encontro de Maria e Isabel, que abraço cheio de afeto e ternura de duas mulheres gestando a vida e participando do único mistério da salvação.

todos: vem, senhor, ao nosso encontro e dá-nos a tua salvação!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: O caminho que Maria percorreu para chegar à casa de sua prima Isabel certamente é o caminho que fazem todos aqueles que acolhem a Palavra do Senhor: o do serviço. A pressa de Maria, o gri-to de Isabel, a proclamação da bem-aventurança da senhora para a jovem de Nazaré, tudo indica para nós um tempo novo, uma alegria nova, uma presença que traz esperança.

43

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

42

todos: senhor, recebemos com alegria a tua Palavra no meio de nós e te pedimos que ela seja luz para nossa vida. Que nossos passos se firmem em teus mandamentos para seguirmos sempre ao encontro do teu Filho bem amado que vem chegando e contigo reina com o espírito santo. Amém!

(A Bíblia é colocada novamente no seu lugar de destaque.)

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

• Escolher, do cesto, algum texto bíblico e meditar sobre ele, tirando uma mensagem que acompanhe sua preparação até o Natal.

• Visitar uma pessoa ou família, que passa por alguma dificuldade, até a Noite de Natal.

• Trazer vela para o próximo encontro.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

graça de proclamar com a vida a tua presença no meio de nós e que sejamos sempre disponíveis em acolher os mais necessitados.

todos: envia tua Palavra, que ela transforme a nossa vida!

leitor 2: Ó Deus, que és a fonte de toda caridade, ajuda-nos a construir uma sociedade mais fraterna, que supere toda violência e que se deixe modelar pela tua Palavra libertadora.

todos: envia tua Palavra, que ela transforme a nossa vida!

leitor 3: Ó Deus, que és a fonte de toda comunhão, que nossas comu-nidades sejam testemunhas da Palavra por meio do diálogo e que os cristãos leigos sejam sinais de compaixão na Igreja e no mundo, tão necessitados de verdadeiros encontros.

todos: envia tua Palavra, que ela transforme a nossa vida!

(preces espontâneas)

8. ENtrEgA DA PAlAVrA

Dirigente: Queremos agradecer a Deus a nossa caminhada até aqui. Sempre nos motivou Sua Palavra amiga e fraterna, solidária e pers-picaz. Agora, queremos reverenciá-la como sinal do testemunho da presença do Senhor no meio de nós, ela também nos ensina que Ele sempre vem ao nosso encontro.

todos (cantando): envia tua Palavra, Palavra de salvação,

que vem trazer esperança, ao pobre libertação!

(Enquanto se canta repetidas vezes o refrão, a Bíblia é passada de mão em mão e cada pessoa tem a oportunidade de fazer sua reverência à Palavra de Deus, com uma inclinação, um beijo ou outro gesto significativo. Ao fi-nal, alguém se coloca no meio das pessoas enquanto todos repetem, com as mãos estendidas em direção à Bíblia, a oração a seguir.)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

44

o agir de deus através de nós... cf. Lc 1,46-56

45

6Encontro

o

47

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

46

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Quais as virtudes de Maria que atraíram o olhar de Deus para ela?

b) Também nós somos capazes de nos reconhecer instrumentos do amor e da misericórdia de Deus no sofrimento do mundo?

c) O que Deus continua realizando de bom através de nós no hoje da nossa história?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: O canto de Maria é a celebração da confiança do pobre e marginalizado no poder de Deus que inverte a lógica deste mundo. Deus é poderoso não porque se vinga de quem é mau, mas porque coloca no seu devido lugar aqueles que fazem suas escolhas, boas ou perversas. Ele dispensa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes, enche de bens os famintos e despede de mãos vazias os ricos.

todos: Contra todo egoísmo e exclusão, queremos ser instrumentos de salvação!

leitor 3: Deus nos socorre em nossas necessidades, não nos deixa sozi-nhos. Desde o início, na aliança feita a Abraão, até nossos dias, sempre age com misericórdia. Somente com olhar misericordioso poderemos compreender o mundo novo que há de vir, porque esse é o jeito de ser que Deus espera de nós. Não é por nossos méritos ou por nossas forças que o Senhor age no mundo. A salvação nos vem pela gratuidade do seu amor. Ele se recorda de nós e através de nós, como acontece em Maria, escolhe agir neste mundo.

todos: Acolher a misericórdia de deus é comprometer-se com seu agir no mundo!

6º ENcoNtro

O agir de Deus através de nós... (cf. Lc 1,46-56)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela ace-sa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• No presépio, podem ser colocadas as imagens dos reis magos.

• Cuidar para que cada pessoa tenha uma vela.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Estamos no tempo da espera. Deus virá ao nosso encontro. A Palavra fecunda nossa vida e possibilita que Ele continue agindo no mundo através de cada um de nós. Sobretudo pela prática da justiça, temos a possibilidade de alcançar os mais pobres e marginalizados e, no cântico de Maria, percebemos que só a humildade vence a prepo-tência que restringe nosso olhar a nós mesmos.

todos: o senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: O Magnificat é um canto de louvor de quem se reconhece na presença de Deus e sente-se agraciado pelas suas maravilhas. Maria entregou-se à mensagem da alegria e da esperança que vence o medo e o desespero para celebrar a misericórdia do Senhor.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 1,46-56

49

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

48

ma lembra a luz da nossa fé que brilha em nossos corações.

todos (cantando): Ó luz do senhor que vem sobre a terra,

inunda meu ser, permanece em nós!

Dirigente: Renovemos a nossa fé: (todos:) Creio em deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra. e em Jesus Cristo, seu único Fi-lho, nosso senhor, que foi concebido pelo poder do espírito santo; nasceu da virgem maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucifica-do, morto e sepultado. desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de deus Pai to-do-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no espírito santo; na santa igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

todos: esta é a fé que sinceramente professamos, razão da nossa alegria em Cristo Jesus. Amém!

(Cada pessoa toca com a mão a água abençoada e faz o sinal da cruz repetin-do para si mesmo as palavras ditas no dia do Batismo: Eu – cada um diz seu nome – sou batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.)

canto de aspersão/persignação: eis-me AQui, seNhor! - página 84 (no 14)

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

Conhecer o quanto a comunidade faz pelos mais necessitados. Procurar saber os trabalhos sociais que a paróquia realiza e se envolver, na medi-da do possível, com algum deles.

(Para o próximo encontro, providenciar pedaços de papel e canetas para que sejam escritos os nomes dos participantes.)

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

7. rEzAr POr UM NAtAl DA MisEricÓrDiA

leitor 1: Ó Deus bendito, renova nossos corações pela força da tua Pa-lavra, para proclamarmos as maravilhas que fazes em nós e entre nós.

todos: vem, senhor, e nos alcance a sua misericórdia!

leitor 2: Ó Deus misericordioso, sempre atento à humanidade, con-verte os escolhidos nas últimas eleições para que sejam verdadeiros instrumentos da concórdia e da paz. Que lutem contra toda violência que permite que haja famintos de pão e de afeto entre nós.

todos: vem, senhor, e nos alcance a sua misericórdia!

leitor 3: Ó Deus que és fiel e cumpre tuas promessas, faz que sejamos, especialmente os cristãos leigos, no coração da tua Igreja, testemu-nhos da humildade e não nos entreguemos aos valores do mundo de-sigual, que dá lugar aos soberbos e faz sentar no trono gananciosos e ávidos de poder e dinheiro.

todos: vem, senhor, e nos alcance a sua misericórdia!

(preces espontâneas)

8. rENOVAçãO DA Fé EM FAMíliA

Dirigente: Hoje estamos mais dispostos para acolher a Palavra de Deus do que no dia em que começamos a Novena. Por isso, vamos renovar a fé que recebemos no dia do nosso Batismo e, assim, recordar o início da nossa vida em Deus.

BêNçãO DA ágUA

todos: Ó deus que és generoso no cuidado com cada ser humano, com humildade te pedimos que a tua bênção desça sobre esta água com o teu espírito e assim possamos renovar o nosso Batismo, que garante a vida nova em Cristo, nosso senhor. Amém!

Dirigente: Enquanto cantamos, acendamos as nossas velas. Esta cha-

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

50

Você é precioso aos olhos de deus!

cf. Is 43,4

51

7Encontro

o

53

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

52

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Olhando para a vida de João Batista, por que a mão poderosa do Senhor estava com ele?

b) Nós também somos precursores da Palavra. Quais os lugares, situa-ções ou circunstâncias no meio de nós em que a Palavra ainda não foi acolhida?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: João significa “Deus é misericordioso”. Esse nome identifica a missão do menino: ser sinal da ternura e do amor de Deus. Ele pre-gava a conversão. Uma mudança de mentalidade. Não pela força, mas pela misericórdia preparamos os caminhos do Senhor. E a misericórdia causa alegria em reconhecer que Ele está no meio de nós, como os vizinhos e parentes de Isabel se alegraram com ela pelo nascimento de João.

todos: A misericórdia prepara os caminhos do senhor!

leitor 3: A mão de Deus na vida de João é uma constante. Ele vai por caminhos difíceis para anunciar o Reino de Deus: desérticos e som-brios. Corações endurecidos, lugares onde a Palavra ressoou e incomo-dou. Quando a Palavra de Deus encontra morada em nós, com alegria a vivenciamos e comunicamos. Quem é estéril se torna mãe. Quem é mudo, passa a falar. João é precursor da aurora de um novo dia.

todos: Acolher a Palavra de deus é transformar a realidade.

7. rEzAr POr UM NAtAl DE MissãO

leitor 1: Ó Deus amigo do ser humano, que sejamos fiéis em proclamar a Palavra, pois essa é a missão que recebemos desde o dia do nosso Batismo,

7º ENcoNtro

Você é precioso aos olhos de Deus! (cf. Is 43,4)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela ace-sa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Preparar pedaços de papel para que cada um escreva o seu nome e um cesto para colocá-los.

• A estrela pode ser colocada no presépio.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Você já parou para pensar no significado do seu nome? Por que ele foi escolhido? (motivar para que aqueles que sabem o signifi-cado do seu nome, ou porque foi escolhido esse nome, partilhem com os demais). Nosso nome é muito especial. Identifica-nos. E, para o povo da Bíblia, designava uma missão.

todos: A nossa esperança está no nome do senhor!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: O nascimento de João Batista marca para nós o limiar entre a promessa de Deus e sua realização. O precursor do Messias nasce em meio a uma atmosfera que chama a atenção: sua mãe era estéril, seu pai ficara mudo, seus vizinhos cheios de medo e espanto. Mas “o que será deste menino?” (Lc 1,66) Uma certeza a Palavra de Deus nos dá: “a mão do Senhor estava com ele.” (Lc 1,66)

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 1,57-66

55

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

54

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

Retirar um nome da cesta e rezar por aquela pessoa, para que seja fiel a sua missão.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

quando acolhemos um novo nome, o de cristão.

todos: vem, ó deus, salvar o teu povo!

leitor 2: Ó Deus solidário em nossa fraqueza, dá-nos a graça de sermos sinais da tua misericórdia e, assim, a paz aconteça em nosso meio.

todos: vem, ó deus, salvar o teu povo!

leitor 3: Ó Deus fôlego de vida, concede aos cristãos leigos a graça de serem animados pelo teu Espírito e que sempre caminhem na esperan-ça de verem o teu Reino acontecer no meio de nós.

todos: vem, ó deus, salvar o teu povo!

(preces espontâneas)

8. iNscriçãO DO NOME

Dirigente: No dia do nosso Batismo, recebemos um nome que é co-mum a todo batizado: CRISTÃOS. Devemos nos esforçar para sermos fiéis a Ele e realizar plenamente o que este nome indica: ser um outro Cristo, sinal da presença de Deus.

todos: Queremos, ó Deus, nos comprometer com tua Palavra!

Dirigente: No mistério da salvação cada um de nós é chamado a co-laborar. Vamos escrever nosso nome nestes papéis e confiá-los a Deus, como resposta e expressão de amor à missão que recebemos.

canto para acolher a inscrição dos nomes:

te amarei, senhor! - página 85 (no 15)

(Enquanto se canta, as pessoas escrevem o nome no pedaço de papel e colocam em uma cesta preparada perto do presépio.)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

56

a misericórdia de deus atende a esperança da humanidade...

cf. Lc 1,67-79

57

8Encontro

o

59

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

58

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) Quais os sinais da misericórdia de Deus no meio de nós?

b) Como nós podemos ser sinais da misericórdia de Deus?

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: João Batista é chamado de profeta do Altíssimo. Nós tam-bém somos profetas. É compromisso do nosso Batismo. Estar no mundo e prepará-lo para acolher a presença do Senhor, o sol nas-cente que vem nos visitar, é nossa missão.

todos (cantando): eis-me aqui, senhor! (2x)

Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor! (2x)

eis-me aqui, senhor!

leitor 3: Deus é luz que ilumina a todos que estão nas trevas. Ele age com ternura e compaixão, e por sua misericórdia realiza a esperança do mundo. Mesmo que seja difícil acreditar que a hu-manidade caminha para Deus, Jesus nos mostrou o caminho da sua Palavra. Devemos nos esforçar para que o horizonte da salva-ção alcance o olhar de todos. Aplainar as montanhas, endireitar os caminhos e aterrar os vales são gestos de misericórdia e de amor ao próximo.

todos (cantando): A tua ternura, senhor, vem me abraçar.

e a tua bondade infinita me perdoar. vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração.

eu quero sentir o calor de tuas mãos.

8º ENcoNtro

A misericórdia de Deus atende a esperança da humanidade... (cf. Lc 1,67-79)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela ace-sa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Colocar no presépio a imagem do anjo.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: Que alegria em reconhecer que Deus visita o seu povo. Essa visita é preparada pelos pés do mensageiro da paz: João Batista, o precursor. Ele continua sendo para nós um farol que indica onde está o Senhor. E nós continuamos a cantar as suas maravilhas.

todos: Ó senhor, cantaremos eternamente o teu amor!

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: A história de Israel é a prova da fidelidade de Deus. João Batista vai caminhando à frente do Senhor. Preparar os caminhos de Deus é missão de quem carrega no nome a lembrança de que Deus é misericórdia.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 1,67-79

61

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

60

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

• Conhecer os trabalhos realizados por sua comunidade paroquial ou pela sua Arqui (Diocese) com as juventudes e as crianças.

• No próximo encontro, iremos usar o símbolo ou cartaz que repre-senta o grupo.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

7. rEzAr POr UM NAtAl DE rENOVAçãO

leitor 1: Ó Deus, que as juventudes estejam unidas para Proclamar a Palavra e assim possam testemunhar teu vigor que desbrava sempre novos caminhos e possibilidades.

todos: vem, ó deus, e renova o nosso coração!

leitor 2: Ó Deus, guarda em tua misericórdia nossas crianças e jovens, especialmente os que são vítimas de violência.

todos: vem, ó deus, e renova o nosso coração!

leitor 3: Ó Deus, que os jovens cristãos leigos, possam encontrar em nossas comunidades acolhida e respeito, e sejam reconhecidos como o presente da nossa Igreja.

todos: vem, ó deus, e renova o nosso coração!

(preces espontâneas)

8. BêNçãO DA ágUA, DAs criANçAs E DOs JOVENs

Dirigente: (Convidar todos os presentes que ergam suas mãos em dire-ção à água.)

Ó Deus de amor e ternura, nós te agradecemos pelas crianças e jovens das nossas famílias e te pedimos sobre eles a tua bênção. Que eles sem-pre busquem a tua presença e encontrem na comunidade um lugar acolhedor. Livra-os de todo mal e de toda violência que destrói o ser humano. Que a tua presença de Pai e Filho e Espírito Santo venha sobre eles e sobre esta água para que nos proteja e preencha com tua graça. Amém!

canto para aspersão: seNhor, vem sAlvAr teu Povo - página 77 (no 3)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

62

“Eu vos anuncio uma grande alegria!”

Lc 2,1-20

63

9Encontro

o

65

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

64

4. PrEPArAr PArA OUVir A PAlAVrA

leitor 1: O Salvador vem ao mundo com uma grande sobriedade. O texto de Lucas diz apenas que Maria deu à luz o seu filho, pois havia chegado o tempo do parto (2,6-7). Anjos dão glória a Deus e uma gran-de alegria toma conta do povo. Os fatos são acolhidos em um coração repleto de amor: um coração de mãe. Os pastores convidam: “vamos a Belém” (v. 15). Deus está no meio de nós.

cANtO DE AclAMAçãO

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 2,1-20

5. MEDitAr A PAlAVrA DE DEUs

Dirigente:

a) O que chama atenção no texto que acabamos de escutar?

b) Partilhar como foi a experiência de fazer esta Novena.

6. APrOFUNDAr A PAlAVrA DE hOJE

leitor 2: Natal é tempo de paz entre os homens. Deus não faz diferen-ça entre nós. Assim, podemos acolher o dom da sua presença, porque Ele é Emanuel, Deus conosco. A paz vem de Jesus, o Menino Deus, não dos poderosos deste mundo.

todos: “e a Palavra se fez carne e veio morar entre nós!” (Jo 1,14)

leitor 3: Os humildes pastores foram ver, apressadamente, o que aconteceu, porque o amor tem pressa. O anúncio causa admiração, porque o amor espanta. E só resta o louvor, porque o amor provoca gratidão. E Maria é a perfeita discípula: guarda tudo em seu coração no esforço de compreender todas as coisas dentro do projeto do Pai.

todos: hoje nasceu para nós o salvador, que é Cristo, o senhor!

canto: Noite Feliz! - página 83 (no 12)

9º ENcoNtro

“Eu vos anuncio uma grande alegria!” (Lc 2,1-20)

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela ace-sa e fotos das pessoas da família que acolhe a Novena.

• Crianças podem colocar a imagem do Menino Jesus no presépio, du-rante a “Introdução à Palavra”, nº 3.

2. OrAçãO iNiciAl (comum a todos os dias): página 12

3. iNtrODUçãO à PAlAVrA DE hOJE

Dirigente: “Hoje nasceu para vós o Salvador, que é Cristo o Senhor!” (Lc 2,11) Em nossa Novena, tudo se encaminhou para esta grande no-tícia: o nascimento de Jesus. É necessário acolher esse anúncio. Viver na fé o acontecimento que nos conduz em nossa história: Deus se fez como nós e nos convida a nos fazermos como Ele.

todos: glória a deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados!

Dirigente: O sinal é um recém-nascido, envolvido em faixas, deitado numa manjedoura. O nosso olhar se dobra diante da humildade do presépio. Somos chamados a adorar o Menino com um sorriso, um afa-go, um abraço. Na gruta de Belém, Jesus dorme silencioso. É a Palavra da Vida que se cala para amar e sofrer com a gente.

todos (cantando): Cristãos, vinde todos com alegres cantos.

oh vinde, oh vinde até Belém... vede nascido vosso rei eterno!

oh, vinde, adoremos (3x) o salvador!

(Enquanto se canta, a imagem do Menino Jesus é colocada no presépio e o símbolo ou cartaz feito pelo grupo é colocado em lugar de destaque.)

67

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

66

ENcErrAMENtO DA NOVENA EM cOMUNiDADE

DENtrO DA cElEBrAçãO

(Quando houver Celebração Eucarística)

•A liturgia poderá ser a do dia mesmo.

•Após a saudação litúrgica, antes do Ato Penitencial, o presidente pode motivar a entrada dos símbolos dos grupos, enquanto se can-ta algo apropriado.

•Pode-se, também, preparar um presépio vivo, com crianças e jovens ou envolvendo toda a comunidade, e que neste momento já tomem posição em lugar mais adequado.

•Após breve homilia, pode-se abrir a palavra para partilha das experi-ências vividas nos grupos de Novena.

•As preces podem ser de agradecimento como no nº 7 do 9º Encontro, motivando a comunidade também a fazer outros agradecimentos.

•No momento em que se leva ao altar pão e vinho, motivar para que se leve, diante do altar, também o gesto concreto dos grupos que de-cidiram entregar à comunidade o que recolheram durante a Novena.

•Antes da bênção final, realizar o nº 8 do 9º Encontro, omitindo o abra-ço da paz antes do Cordeiro de Deus, para realizá-lo neste momento.

•Pode-se motivar uma confraternização entre todos os grupos após a celebração, como um café partilhado, ou outra forma.

(Quando houver Celebração da Palavra)

Pode-se fazer tudo conforme sugestão acima com as seguintes indicações:

•Após as preces, canta-se a Ladainha do Advento (página 79) ou Muito Suspira por Ti (página 77) ou uma Louvação (Senhor meu Deus, quan-do eu maravilhado...; Em coro a Deus louvemos...; ou outro de costu-me da comunidade) concluindo com o Pai-Nosso.

•O gesto concreto dos grupos pode ser levado ao altar antes do abraço da paz na bênção final.

7. rEzAr POr UM NAtAl DE grAtiDãO

leitor 1: Por todos que Proclamam a Palavra e se deixam transformar por ela.

todos: obrigado, senhor!

leitor 2: Por todos os que promovem a paz e buscam superar a violência.

todos: obrigado, senhor!

leitor 3: Por todos os cristãos leigos que têm a consciência do seu lu-gar na Igreja e na sociedade e que buscam viver na comunhão, promo-vendo a unidade.

todos: obrigado, senhor!

(preces espontâneas)

8. BêNçãO DA ágUA E ABrAçO DA PAz

Dirigente: (Todos os presentes erguem as mãos em direção à vasilha com água - alguém poderá erguê-la ao centro.)

Bendito sejas, ó Deus criador, que nos tratas com tanto amor e carinho. Ao final desta Novena, recordando nosso Batismo, te pedimos que esta água seja abençoada. Ela serve para lavar nossos corpos e purificar o nosso coração. E, agora, recorda-nos o dom precioso da tua presença de Pai e Filho e Espírito Santo. Fazei-nos instrumentos da tua paz. Amém!

canto para aspersão: ANtes Que te FormAsse - página 84 (no 13)

Após a aspersão, as pessoas se abraçam desejando a Paz de Cristo.

9. cOMPrOMEtEr-sE cOM A PAlAVrA

• Participar das celebrações do Natal em sua comunidade.

• Recolher o gesto concreto do grupo (enxoval de bebê para ser oferta-do a uma creche; material de higiene pessoal para ser ofertado a uma casa de repouso; alimentos etc) e pensar um dia para ser entregue à comunidade ou levado pelo próprio grupo ao local de doação.

10. OrAçãO FiNAl (comum a todos os dias): página 13

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

68

SUgEStÃo dE cELEbraÇÃo

69

Noite de Natalem família

71

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

70

4. rEzAr POr UM NAtAl MAis hUMANO

Dirigente: Deus está no meio de nós. Ele nasce na gruta de Belém e em cada coração. Faz-se presente, aqui, em nossa família. Confiantes apresentemos a Ele nossas preces:

todos: escuta, ó deus de amor, nosso clamor!

leitor 1: Ó Deus fonte de misericórdia, a ti confiamos nossa família, tudo que vivemos este ano, alegrias e tristezas. Acolhe nossa esperan-ça de permanecer em tua presença e sempre experimentar o teu amor.

todos: escuta, ó deus de amor, nosso clamor!

leitor 2: Ó Deus cheio de ternura e compaixão, olha pelas pessoas que não têm a graça de estar reunidas com suas famílias neste Natal: for-talece-as no teu amor e enche cada coração com tua presença amiga e fraterna.

todos: escuta, ó deus de amor, nosso clamor!

leitor 3: Ó Deus solidário com a humanidade, acolhe nosso desejo de reconhecer sua presença em cada pessoa humana e que possamos Proclamar a Palavra, a partir da nossa família, para que o mundo creia em ti e o nosso testemunho ganhe força e vigor.

todos: escuta, ó deus de amor, nosso clamor!

(preces espontâneas...)

Pai-Nosso...

5. OrAçãO FiNAl

todos: Ó deus a quem sobem os nossos louvores e súplicas, agrade-cemos por este encontro de família. Que ele fortaleça nossos laços de amizade. dá-nos a graça de sermos solidários, pela prática da justiça, com aqueles mais necessitados e que não têm o pão de cada

NoItE dE NataL EM FaMíLIa

SUgEStãO DE CELEbrAçãO

1. PrEPArAr O AMBiENtE

• Colocar a Bíblia aberta em um lugar de destaque com uma vela ace-sa e fotos das pessoas da família, também dos que estão ausentes.

• No presépio, os pais ou avós colocam a imagem do Menino Jesus.

2. AcOlhiDA

Dirigente: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Dirigente: Nesta noite tudo respira paz e harmonia. Nosso encontro de família é abençoado pela presença mais doce e fraterna, que traz alegria e esperança: o Menino Deus nasceu para nós, Ele é Emanuel, Deus conosco!

todos: “tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (sl 2,7) canto: viNde, Cristãos, viNde à PorFiA - página 79 (no 7)

3. PrOclAMAr A PAlAVrA

Dirigente: Um grande convite é feito a todos os homens e mulheres de boa-vontade: “Vamos a Belém!” Hoje nossa casa é Belém e nossos corações acolhem com amor e ternura a grande notícia que vem do Senhor:

todos: hoje nasceu para nós Jesus, o salvador! canto: ProClAmAr A PAlAvrA - página 90 (no 25)

lEitUrA DO EVANgElhO DE lUcAs 2,15-20

(Silêncio, partilha: o que neste ano foi e continua sendo luz na sua vida e na vida da família.)

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

72

dia. Abençoa esta mesa e estes dons que da tua bondade recebemos e dá-nos a tua paz. Amém!

Dirigente: Dá pão a quem tem fome.

todos: e fome de justiça a quem tem pão.

Dirigente: Glória a Deus no mais alto dos céus.

todos: e paz na terra aos homens por ele amados!

Pode-se motivar uma confraternização entre todos os grupos após a ce-lebração, como um café partilhado, ou outra forma.

6. ABrAçO DA PAz

Ao abraçar, cada um diz ao outro: “Que bom que você existe!”

7. cANtO FiNAl: Noite Feliz! - página 83 (no 12)

(Após a Profissão de Fé ou antes da Bênção Final da Missa ou Celebração da Palavra. Caso seja feita em outro momento, leia-se o texto de Jr 1,4-10 antes da bênção e se faça a Profissão de Fé.)

Quem conduz (Padre ou ministro da Palavra) convida os animadores da Novena de Natal para se colocarem à frente da comunidade reunida. o diálogo pode ser feito acompanhado do gesto de levantar a mão direita.

Presidente: Nossa comunidade (paróquia) irá realizar, nos próximos dias, a Novena de Natal. Para isso, precisamos de homens e mulheres dispostos a serem ANIMADORES da Novena. Vocês aceitam essa missão?

Animadores: sim, envia-me!

Presidente: Durante os dias da Novena de Natal, as famílias se encontrarão. Precisamos de pessoas cheias de amor para levar a Palavra de Deus às famílias e a todos os participantes. Vocês querem ser proclamadores da Palavra de Deus?

Animadores: sim, envia-me!

Presidente: (Convida toda a comunidade a erguer as mãos em direção aos animadores da Novena de Natal e acompanhar, assim, até o final da oração.)

Ó Deus Pai, estes teus filhos e filhas ouviram o teu chamado e aqui estão dizendo SIM, como Maria e o próprio Jesus. Manda-lhes o teu Espírito Santo, infunde neles a tua alegria, dá-lhes entusiasmo e perseverança. Que esta Novena de Natal prepare os corações de todas as pessoas e famílias de nossa comunidade (paróquia), para acolher a Palavra de Deus e assim celebrarmos este Natal de Jesus como verdadeiro Natal de Paz e Amor! Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

canto: ANtes Que te FormAsse - página 84 (no 13)

bêNÇÃo dE ENVIo doS aNIMadorES da NoVENa

73

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

caNtoS

CaNtos

7574

77

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

76

1. Vigia esperando a aurora

vigia esperando auroraQual noiva esperando o amorÉ assim que servo esperaA vinda do seu senhor (2x)

1. Ao longe, um galo vai cantar seu cantoO Sol no céu vai estender seu mantoNa madrugada eu estarei despertoQue já vem perto o dia do Senhor

2. A minha voz vai acordar meu povoLouvando a Deus, que faz o mundo novoNão vou ligar se a madrugada é friaQue um novo dia logo vai chegar

3. Se é noite escura, acendo a minha tochaDentro do peito, o Sol já desabrochaFilho da luz, não vou dormir: vigioAo mundo frio vou levar o amor!

2. ouve-se na terra um grito

ouve-se na terra um gritodo povo um grande clamorsenhor, abre os céusQue as nuvens chovam o salvador.

1. É um só canto de amor e esperança Que a Terra mãe, germinando contém A ti, Senhor, nós clamamosVem, senhor Jesus, vem.

3. Senhor, vem salvar teu povo!

1. Senhor, vem salvar teu povo das trevas da escuridão.Só tu és nossa esperança, és nossa libertação.

vem, senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar (2x)

2. Contigo o deserto é fértil, a Terra se abre em flor.Da rocha brota água viva, da treva nasce esplendor.

3. Tu marchas a nossa frente. És força, caminho e luz. Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus.

4. Muito suspira por ti

1. Muito suspira por ti teu povo fiel, tua Israel, (Bis)ó Santo Messias! (Bis)

2. Tua lembrança embalsama, dos que te amam, os tristes dias, (Bis)ó Santo Messias! (Bis)

3. A nação que te adorava, tornaram-na escrava, encheram-na de dor, (Bis)ó Santo Messias! (Bis)

4. Apressa-te em vir libertá-la, em vir salvá-la, bendito Senhor, bendito Senhor!

2. Mesmo se as guerras destroem a TerraPondo em perigo a paz e o bemQue a nossa voz não se canseVem, senhor Jesus, vem.

3. Vem reunir hoje as tuas IgrejasA tua prece rezamos, tambémO nosso amor sempre espere Vem, Senhor Jesus, vem.

cÂNtIcoS Para a NoVENa dE NataL

79

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

78

5. Vigiai, vigiai eu vos digo

vigiai, vigiai, eu vos digo, não sabeis qual o dia ou a hora. vigiai, vigiai, eu repito:eis que vem o senhorem sua glória. (bis)

1. Foste amigo antigamente desta Terra que amaste,deste povo que escolheste, sua sorte melhoraste,perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste.

2. Vem de novo restaurar-nos! Sempre irado estarás,indignado contra nós? E a vida não darás? Salvação ealegria, outra vez, não nos trarás?

3. Escutemos suas palavras, é de paz que vai falar;paz ao povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar.Está perto a salvação e a glória vai voltar.

4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar. Bemassim, justiça e paz vão beijar-se e abraçar. Vaibrotar fidelidade e justiça se mostrar.

5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e osfrutos de amor desta Terra vão brotar. A justiçadiante dele e a paz o seguirá.

6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória eamor. Ao Espírito cantemos: glória a nosso Defensor!Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.

6. Ladainha do advento

Ó Senhor... Aleluia!Vem, Messias... Maranatha!Ó Justiça... Aleluia!Mora entre nós... Maranatha!Misericórdia... Aleluia!Vive entre nós... Maranatha!Nossa força... Aleluia!Dentro de nós... Maranatha!Liberdade... Aleluia!Salva teu povo... Maranatha!Nossa cura... Aleluia!Tira a dor... Maranatha!Ó conforto... Aleluia!Dá esperança... Maranatha!Nossa alegria... Aleluia!Preencha-nos... Maranatha!

Sabedoria... Aleluia!Vem, renova-nos... Maranatha!Nosso desejo... Aleluia!Nosso anseio... Maranatha!Ó prometido... Aleluia!Nosso messias... Maranatha!Voz dos profetas... Aleluia!Ó Esperado... Maranatha!Luz das nações... Aleluia!Luz nas trevas... Maranatha!Ressuscitado... Aleluia!Senhor da Glória... Maranatha!Ó Desejado... Aleluia!Ó Amado... Maranatha!Entre nós... Aleluia!Dentro de nós... Maranatha!

7. Vinde, cristãos, vinde à porfia

1. Vinde, cristãos, vinde à porfia, hinos cantemos de louvor, Hinos de paz e de alegria, que os anjos cantam ao Senhor:

glória a deus nas alturas! (2x)

2. Foi nesta noite venturosa em que nasceu o Salvador, Que anjos, com voz harmoniosa, deram a Deus o seu louvor:

3. Vinde juntar-vos aos pastores, vinde com eles a Belém! Vinde, correndo pressurosos, pois o Senhor, enfim, nos vem!

81

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

80

8. os devotos do divino

1. Os devotos do divinoVão abrir sua moradaPra bandeira do MeninoSer bem-vinda, ser louvada, ai, ai

2. Deus vos salve esse devotoPela esmola em vosso nomeDando água a quem tem sedeDando pão a quem tem fome, ai, ai

3. A bandeira acreditaQue a semente seja tantaQue essa mesa seja fartaQue essa casa seja santa, ai, ai

4. Que o perdão seja sagradoQue a fé seja infinitaQue o homem seja livreQue a justiça sobreviva, ai, ai

5. Assim como os três Reis MagosQue seguiram a estrela-guiaA bandeira segue em frenteAtrás de melhores dias, ai, ai

6. No estandarte vai escritoQue ele voltará de novoE o Rei será benditoEle nascerá do povo, ai, ai

7. No estandarte vai escritoQue ele voltará de novoE o Rei será benditoEle nascerá do povo, ai, ai

9. cristãos, vinde todos!

1. Cristãos, vinde todos, com alegres cantos! Oh vinde, Oh vinde até Belém! Vede nascido vosso Rei eterno.

oh vinde, adoremos! oh vinde, adoremos! oh vinde, adoremos o salvador!

2. Humildes pastores deixam seus rebanhos. E alegres acorrem ao Rei dos céus. Nós igualmente, cheios de alegria.

3. O Deus invisível de eternal grandeza.Sob véu de humildade, podemos ver: Deus pequenino, Deus envolto em faixas.

4. Nasceu em pobreza, repousando em palhas.O nosso afeto lhe vamos dar. Tanto nos amou! Quem não há de amá-lo?

5. A estrela do oriente conduziu os Magos.E a este mistério envolve em luz. Tal claridade, também, seguiremos.

10. da cepa brotou a rama

da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu maria, de maria o salvador! (2x)

1. O Espírito de Deus / sobre Ele pousará. / De saber, de entendimento, / Este Espírito será. / De conselho e fortaleza, /De Ciência e de Temor, / Achará sua alegria / No temor do seu Senhor!

2. Não será pela ilusão, / Do olhar, o ouvir dizer / Que Ele irá julgar os homens, Como é praxe acontecer. / Mas os pobres desta Terra / Com justiça julgará / Dos menores o direito, / Ele é quem defenderá.

83

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

82

3. A palavra de sua boca/ Ferirá o violento/ E o sopro de seus lábios/ Matará o avarento./ A justiça é o cinto/ Que circunda a sua cintura/ E o manto da lealdade/ É a sua vestidura.

4. Neste dia, neste dia,/ O incrível, verdadeiro,/ Coisa que nunca se viu,/ Morar lobo com cordeiro./ A comer do mesmo pasto/ Tigre e boi, burro e leão,/ Por um menino guiados/ Se confraternizarão.

5. Um menino, uma criança/ Com as feras a brincar/ E nenhum mal, nenhum dano/ Mais na Terra se fará.../ Da ciência do Senhor/ Cheio o mundo estará,/ Como o Sol inunda a Terra/ E as águas enchem o mar.

6. Neste dia, neste dia,/ O Senhor estenderá/ Sua mão libertadora,/ Pra seu povo resgatar./ Estandarte para os povos/ O Senhor levantará,/ A seu povo, a sua Igreja/ Toda a Terra acorrerá.

7. A inveja, a opressão/ Entre irmãos se acabará/ E a comunhão de todos/ O inimigo vencerá./ Poderosa mão de Deus/ Fez no Egito o mar secar;/ Para o resto do seu povo/ Um caminho abrirá.

11. oração pela família

1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente / Que nenhuma família termine por falta de amor / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente / E que nada no mundo separe um casal sonhador!Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte /

12. Noite Feliz!

1. Noite feliz!/ Noite feliz!/ Ó Senhor, Deus de amor/ Pobrezinho nasceu em Belém/ Eis na lapa Jesus nosso bem/ Dorme em paz, ó Jesus!/ Dorme em paz, ó Jesus!

2. Noite feliz!/ Noite feliz!/ Ó Jesus, Deus da luz/ Quão afável é teu coração/ Que quiseste nascer nosso irmão/ E a nós todos salvar/ E a nós todos salvar!

3. Noite feliz!/ Noite feliz!/ Eis que no ar, vêm cantar/ Os pastores e os anjos do céu/ Anunciando a chegada de Deus/ De Jesus salvador/ De Jesus salvador!

Que eles vivam do ontem, do hoje, e em função de um depois!Que a família comece e termine sabendo aonde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, senhor, as famílias! Amém! / Abençoa, senhor, a minha também (bis)

2. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida / Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão / Que as crianças aprendam, no colo, o sentido da vida / Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos! / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois! / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho, / seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

85

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

84

13. antes que te formasse

1. Antes que eu te formasse dentro do ventre de tua mãe,Antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei.Para ser meu profeta entre as nações, eu te escolhi,Aonde te envio irás o que te mando proclamarás!

tenho que gritar, tenho que arriscar,Ai de mim se não o faço!Como escapar de ti, como calar,se tua voz arde em meu peito?tenho que andar, tenho que lutar,Ai de mim se não o faço!Como escapar de ti, como calar,se tua voz arde em meu peito?

2. Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei,Não temas anunciar-me, por tua boca eu falarei.hoje te dou meu povo, vai arrancar e demolir,Para edificar, construirás e plantarás!

3. Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe,Deixa emfim teu lar, porque a Terra gritando está.Nada tragas contigo, porque a teu lado eu estarei;É hora de lutar, por que meu povo sofrendo está.

14. Eis-me aqui, Senhor!

eis-me aqui, senhor! eis-me aqui, senhor!Pra fazer tua vontade, pra viver do teu AmorPra fazer tua vontade, pra viver do teu amoreis-me aqui, senhor!

15. te amarei, Senhor!

1. Me chamaste para caminhar na vida contigoDecidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma.É difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

te amarei, senhor, te amarei, senhoreu só encontro a paz e a alegriaBem perto de ti (2x)

2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta.Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti.Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido.É difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

3. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença,No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

1. O Senhor é o Pastor que me conduzPor caminhos nunca vistos me enviouSou chamado a ser fermento, sal e luzE por isso respondi: aqui estou!

2. Ele pôs em minha boca uma cançãoMe ungiu como profeta e trovadorDa história e da vida do meu povoE por isso respondi: aqui estou!

3. Ponho a minha confiança no SenhorDa esperança sou chamado a ser sinalSeu ouvido se inclinou ao meu clamorE por isso respondi: aqui estou!

87

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

86

16. a ti, meu deus

1. A ti, meu Deus,Elevo meu coração,Elevo as minhas mãos, Meu olhar, minha voz.

A ti, meu deus, eu quero oferecermeus passos e meu viver,meus caminhos, meu sofrer.

A tua ternura, Senhor, vem me abraçar.E a tua bondade infinita me perdoar.Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração.Eu quero sentir o calor de tuas mãos.

2. A ti, meu Deus.Que és bom e que tens amorAo pobre, ao sofredorVos servir, esperar.

Em ti, SenhorHumildes se alegrarãoCantando a nossa cançãoDe esperança e de paz.

17. cálix bento

Oh Deus, salve o oratório.Oh Deus, salve o oratório.Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus.Onde Deus fez a morada, eiá

18. Utopia

1. Quando o dia da paz renascer, quando o Sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, euvou cantar. Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins, destruídos então os jasmins, vão perfumar.

vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada, de novo. No olhar do homem a certeza do irmão. reinado, do povo. (2x)

2. Quando as armas da destruição, destruídas em cada nação, eu vou sonhar. E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, vai triunfar. Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim, tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim.

Onde mora o Cálix BentoOnde mora o Cálix BentoE a hóstia consagrada, oiá, meu Deus.E a hóstia consagrada, eiá

De Jessé nasceu a varaDe Jessé nasceu a varaE da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus.Da vara nasceu a flor, eiá

E da flor nasceu MariaE da flor nasceu MariaDe Maria o Salvador, oiá, meu Deus.De Maria o Salvador, eiá

89

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

88

19. banhados em cristo

Banhados em Cristo somos uma nova criatura: as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo! Aleluia, aleluia, aleluia! (2x)

20. Eu te peço desta água

Eu te peço desta água que Tu tens.É água viva, meu Senhor.Tenho sede, tenho fome de amorE acredito nesta fonte de onde vens.

Vem de Deus, está em Deus, também é DeusE Deus contigo faz um só.Eu, porém, que vim da terra e volto ao póQuero viver eternamente ao lado teu.

És água viva, és vida nova.e todo dia me batizas outra vez,me fazes renascer, me fazes revivereu quero a água desta fonte de onde vens.

22. Envia tua Palavra

envia tua Palavra, Palavra de salvação. Que vem trazer esperança, aos pobres libertação.

1. Tua Palavra de vida é como a chuva que cai, Que torna o solo fecundo e faz nascer a semente; É água viva da fonte, que faz florir o deserto. É uma luz no horizonte, é novo caminho aberto. 2. Ela nos vem no silêncio, no coração de quem crê, No coração dos humildes, que vivem por teu poder. Aos fracos ela dá força, aos pobres sabedoria, E se tornou nossa carne; nasceu da Virgem Maria.

23. Senhor que a tua Palavra

senhor, que a tua Palavra transforme a nossa vidaqueremos caminhar com retidão na tua luz.

1. No Senhor está toda a graça e salvação,n’Ele encontramos o amor e o perdão.

2. Não vacilará quem confia no Senhor,Ele nos sustenta, nos conduz pela mão.

3. O Senhor é bom, é ternura e compaixão,Seu amor nos chama a viver como irmãos.

21. Existe um poço

1. Existe um poço/ No meio do deserto O povo passa perto/ Da sede a reclamar

eu quero um rio de água viva! eu quero um sopro de esperança, minha alma segue e não se cansa de caminhar...

2. Se tu soubesses quem pode dar-te a vida, Seria dissolvida a mágoa mais cruel.

3. Jesus é vida, vencendo toda morte Mudando a nossa sorte, livrando-nos do mal.

91

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

90

24. Eu vim para escutar

Eu vim para escutarTua palavra, tua palavra,Tua palavra de amor.

Eu gosto de escutarTua palavra, tua palavra,Tua palavra de amor.

Eu quero entender melhorTua palavra, tua palavra,Tua palavra de amor.

O mundo ainda vai viverTua palavra, tua palavra,Tua palavra de amor.

26. Maria de Nazaré

1. Maria de Nazaré, Maria me cativou,Fez mais forte a minha féE por filho me adotou.Às vezes eu paro e fico a pensarE, sem perceber, me vejo a rezar.E meu coração se põe a cantarPara Virgem de Nazaré.Menina que Deus amou e escolheuPara mãe de Jesus, o Filho de Deus.Maria que o povo inteiro elegeuSenhora e Mãe do Céu.

Ave maria, Ave maria, Ave maria, mãe de Jesus!

25. Proclamar a Palavra

1. É Jesus a Palavra de Deus e entre nós veio morarQuem ouve sua palavra e põe a praticarSua casa sobre a rocha construída estaráUm mundo novo, solidário e justo surgiráCai a chuva, vem enchente, vento forte a soprar (Mt 7,24-27)Quem não ouve é imprudente, sua casa não resistiráVem, Proclamar a Palavra! Tem muita gente precisando escutarVem, insista, todo dia proclama! Oportuna e inoportunamente, proclama!

2. Proclamar a Palavra de Deus para que o mundo creiaProclamar a Palavra pra mudar, para transformarMudar o mundo, nossa vida, jeito novo da gente viverPara que sejamos todos um, ensinar, convencerVem, Proclama a Palavra com coragem, para salvar!Proclamar para que todos, a verdade, possam encontrar.

3. Vem, com fé, e proclama! Eu também vou proclamarEm família, entre amigos, aos vizinhos, em todo lugarAos doentes, aos mais pobres, às crianças e a vocêNo trabalho, na escola, com os jovens e no lazerAjuntados por Jesus, alegria é testemunharÉ viver o Evangelho e não ter do que se envergonhar.

4. Um dia Pedro, sem medo, com coragem sua voz levantouProclamou a Palavra e a história da salvação contouContagiaram-se os corações quando o ouviram falarTodos juntos, em alta voz, aos apóstolos perguntaram“E nós, irmãos, o que devemos fazer?”– Cada um se converter, ser batizado e o dom do Espírito receber!

(2 Tm 4,2) “Proclama a Palavra”

93

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7) Ouvir e prOclamar a palavra

92

2. Maria que eu quero bem, Maria do puro amorIgual a você, ninguémMãe pura do meu SenhorEm cada mulher que a terra criouUm traço de Deus Maria deixouUm sonho de Mãe Maria plantouPara o mundo encontrar a pazMaria que fez o Cristo falarMaria que fez Jesus caminharMaria que só viveu para seu DeusMaria do povo meu

27. Pelas estradas da vida

1. Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.

Ó vem conosco, vem caminhar, santa maria, vem !Ó vem conosco, vemcaminhar, santa maria, vem !

2. Se pelo mundo os homens, sem conhecer-se vãoNão negues nunca a tua mão, a quem te encontrar.

3. Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudarLuta por um mundo novo de unidade e paz.

4. Se parecer tua vida, inútil caminhar,lembra que abres caminho, outros te seguirão.

28. Imaculada Maria de deus

1.Imaculada Maria de Deus,Coração pobre acolhendo Jesus,Imaculada Maria do povo,Mãe dos aflitos que estão junto à Cruz.

um coração que era sim para a vida,um coração que era sim para o irmão,um coração que era sim para deus,reino de deus renovando este chão.

2. Olhos abertos para sede do povoPasso bem firme que o medo desterraMãos estendidas que os tronos renegamReino de Deus que renova esta Terra!

3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade,Que os nossos passos se tornem memóriaDo amor fiel que Maria gerouReino de Deus atuando na história.

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

94

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

Expediente

coordenação:Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Padre Joel Maria dos SantosVigário Episcopal para a Ação Pastoral

Produção:

Comissão Arquidiocesana de Publicações

redação: Padre Filipe Silva Pereira Gouvêa

revisão: José Francisco Lima Xavier

ilustrações: Eric Ricardo da Silva

Projeto gráfico e Diagramação:

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte

Envie um testemunho de sua experiência, de sua família ou comunidade, a partir da

Novena de Natal da Arquidiocese de Belo horizonte.

Sua opinião e sugestão são muito importantes para nós.

Queremos ouvir você

www.arquidiocesebh.org.br

Aproveite o encontro da Novena de Natal e nos envie, por e-mail ou por meio de nossas redes sociais, uma foto do seu grupo em oração. Ela poderá ser utilizada em nossas próximas

publicações ou compartilhada em nossos sites.

[email protected] 3269 3161 / 31 3269 3011 / 31 3269 3129

/Arquidiocese.de.BH @arquidiocesedebh /arquidiocesebh

NoveNa de Natal 2018 |“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei!” (Sl 2,7)

CRER.AMAR.AJUDAR.

#FaçoParteÉ10

DONA CAETANA TORRES,DOADORA DA FAÇO PARTE

A força transformadora da fé em Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas.

LIGUE 3319 6111 OU VISITE

WWW.FACOPARTE.COM.BR

“Nenhuma dor é para sempre”, é o que diz o olhar da Padroeira de Minas aos milhares de peregrinos que

visitam o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Essa frase de fé e esperança inspira a campanha

Faço Parte, que, há dez anos, se empenha em ajudar os que sofrem por abandono, exclusão e descaso e em

Proclamar a Palavra, evangelizando a partir dos meios de comunicação católicos. Graças ao amor e à fé dos

devotos de Nossa Senhora da Piedade, foi possível realizar 376.274 atendimentos no último ano. A gente quer

ajudar cada vez mais. Contamos com a sua colaboração e, principalmente, com o seu amor ao próximo.