título do artigo - kol shofar filhos da promessa.pdf · descendência de abraão, que não seria...

13
www.kol-shofar.org Vítor Quinta Dez. 2004; Junho 2005 Elohim YHWH prometeu a Abraão que a sua descendência seria como a “areia do mar” ou como “as estrelas do céu” ou como “o pó da terra”, i.e. tão numerosa seria a descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a descendência de Abraão, Isaac e Jacob, que hoje se encontra espalhada por todas as nações da Terra, nem todos são filhos da promessa feita a Abraão…ou, mais propriamente, filhos de YHWH ou membros da Israel de YHWH. Vamos esclarecer esta questão. Sha’ul (Paulo) falando dos seus irmãos na carne esclarece esta dicotomia da seguinte forma: Romanos 9:3-8 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são israelitas, dos quais é a adopção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Upload: others

Post on 19-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

Vítor Quinta Dez. 2004; Junho 2005

Elohim YHWH prometeu a Abraão que a sua descendência seria como a “areia do mar” ou como “as estrelas do céu” ou como “o pó da terra”, i.e. tão numerosa seria a descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a descendência de Abraão, Isaac e Jacob, que hoje se encontra espalhada por todas as nações da Terra, nem todos são filhos da promessa feita a Abraão…ou, mais propriamente, filhos de YHWH ou membros da Israel de YHWH. Vamos esclarecer esta questão. Sha’ul (Paulo) falando dos seus irmãos na carne esclarece esta dicotomia da seguinte forma:

Romanos 9:3-8 – “Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são israelitas, dos quais é a adopção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”.

Page 2: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 2

Sha’ul diz peremptoriamente que não é o facto de se ter nascido como parte da descendência genética de Abraão que torna os homens automaticamente israelitas, mas que os verdadeiros israelitas (i.e. aqueles que se qualificam como membros da Israel de YHWH) são somente os que se convertem ao Elohim de Abraão, Adonai YHWH, para O servir e amar, os que guardam a fé de Yeshua e andam nos mandamentos e preceitos eternos da Lei/Torá. Sim. Estes são a verdadeira Israel. Estes são os filhos da promessa...os filhos do Altíssimo porque já nasceram de novo, da água e do Espírito, como Yeshua disse a Nicodemos. Assim, é importante compreendermos o quanto a promessa de YHWH feita a Abraão se estende até aos dias de hoje e ao futuro, no que respeita aos “filhos da promessa”, a verdadeira ISRAEL de YHWH, “o povo santo, remido pelo sangue do Cordeiro”. Temos pois de compreender (à luz das Sagradas Escrituras) que, para fazermos parte dessa comunidade santa (separada) temos de estar “enxertados na boa oliveira, que é a Israel de YHWH e cuja raiz é Yeshua”, como nos é ensinado em Romanos 11. Mas vamos começar pelo princípio, pela promessa feita por YHWH a Abraão:

Bereshit (Génesis) 15:1-6 – “Depois destas coisas veio a palavra de YHWH a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor YHWH, que me hás-de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do YHWH a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele em YHWH, e imputou-lhe isto por justiça.”

É a partir deste compromisso selado entre O Criador do Universo e Abraão que se vai desenrolar todo o plano de YHWH (já antes anunciado com promessa messiânica em Génesis 3:15, após a desobediência do homem) para a salvação daqueles que quiserem fazer parte deste concerto, que veio depois a ser renovado em Yeshua HaMashiach, filho de Abraão e filho de David (Mattityahu (Mateus) 1:1). Como sabemos, Abraão foi chamado o “pai da fé” e “pai de uma multidão de nações”.

Gálatas 3:7-9 – “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas [enxertadas] em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.”

Page 3: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 3

Começamos aqui a entender qual é distinção entre os que são os verdadeiros israelitas (todos os que são da fé genuína de Abraão) e os que não o são. Assim, todo aquele que, em todo o tempo e ainda hoje crê e se converte ao Nome de Adonai Yeshua, O Messias, torna-se “filho da promessa” feita por YHWH a Abraão, porque, como Sha’ul ensina em Romanos 11, essa alma passou a estar enxertada na boa oliveira que é a Israel de YHWH, cuja raiz é Yeshua (A raiz santa que alimenta toda a oliveira). Há aqui um aspecto interessante que vale a pena realçar: Abraão tornou-se o pai de muitas nações através da sua descendência genética, quando esta semente – as 12 tribos de Israel, acabou por se misturar com os povos gentios (gentios porque que não conheciam a Lei de YHWH e não andavam segundo a fé de Abraão no Criador YHWH); mas é através da fé nas promessas de YHWH e no sangue de Yeshua, HaMashiach, que qualquer ser humano, de qualquer povo, nação, tribo ou língua, em todo o tempo, ainda que não conheça a sua potencial ascendência hebraica, se torna filho da promessa feita a Abraão. Como Abraão não tinha filhos queixou-se a Adonai que o herdeiro da sua casa seria o damasceno Eliezer (Lázaro). Porém, Deus dispôs as coisas de forma diferente, de acordo com o seu plano de salvação para o homem, para que a descendência de Abraão fizesse parte da semente santa, aquela que iria gerar filhos e filhas para o Reino do Eterno. Através da sua descendência directa (Isaac e Jacob) ele veio a ser o pai de muitas nações tal como YHWH lhe havia anunciado que aconteceria, pois O próprio Elohim YHWH espalhou o povo de Israel (as 12 tribos) entre muitas nações, para que essa semente se espalhasse e fossem “benditas” ou “enxertadas” na semente de Abraão todas as nações da Terra. Como já antes vimos, Yeshua veio a nascer da linhagem de Abraão e de David. Assim, todo o que abraça pelo baptismo do arrependimento e opta por viver uma vida santificada nos mandamentos de YHWH (a Sua Lei/Torá e a palavra dos santos profetas), tendo fé na capacidade de resgate do sangue de Yeshua, O Justo, fará parte da “Israel de YHWH”, conforme nos é ensinado em:

Apocalipse 14:12 – “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”, e Gálatas 3:29 acrescenta: “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”

Vemos então, com toda a clareza e com fundamento bíblico, que os filhos da promessa, os verdadeiros israelitas, são os que têm a fé de Yeshua e andam na Lei/Torá do Pai, i.e. os que passaram da morte para a vida por Yeshua. O plano de YHWH para o homem é extremamente simples e passa pela salvação de um só povo: a Sua ISRAEL, o povo que Ele mesmo escolheu! Esta Israel de YHWH vem sendo edificada como edifício santo pelo próprio Elohim, um povo separado (santificado), através dos séculos.

Page 4: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 4

E, das duas uma: ou fazemos parte desse povo santo por Yeshua para salvação e vida eterna ou já estamos condenados, como nos é dito pelo próprio Adonai Yeshua em:

Marcos 16:15-16 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for baptizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Condenado a quê? À destruição eterna, não havendo mais memória dos que, nesta vida, se mostrarem rebeldes e menosprezarem a salvação gratuita que O Filho do Altíssimo veio proporcionar a todos os que se arrependem e se entregam a Ele. Por isso a Palavra nos assegura em Romanos 11:26 a – “E assim todo o Israel será salvo”. Porquê? Porque os que crêem e se entregam ao Santo de Israel são a verdadeira nação de Israel, completa! Os que não se entregam a Yeshua, mesmo sendo israelitas por descendência genética estão condenados, porque não quiseram crer na salvação que lhes foi oferecida pelo sangue do Cordeiro e pela lavagem da Palavra. Sha’ul ainda vai mais longe na clarificação do que é ser “filho da promessa”:

Romanos 8:17 – “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”

Dúvidas? Hoje somos co-herdeiros do Reino com HaMashiach e por Ele mesmo (Aquele que era YHWH na carne)! Através do Messias herdaremos todas as promessas feitas à nação santa, a Israel de YHWH, aos que são justificados pelo sangue do concerto eterno, o sangue imaculado do Cordeiro de YHWH, O que foi morto na fundação do mundo. Vemos também que Ismael (o filho da escrava) sendo filho de Abraão na carne não herdou a mesma promessa que foi feita ao filho da esposa legítima, Sara, pois em Isaac foi chamada a descendência de Abraão (Bereshit (Génesis) 21:12). Deste modo, todos os que abraçam a fé de Abraão (a mesma fé de Yeshua) são filhos da esposa e não da escrava:

Gálatas 4:28-31 – “Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaac. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.”

A promessa feita ao herdeiro da esposa legítima encontramo-la em:

Bereshit (Génesis) 17:6 – “E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti”.

Page 5: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 5

Esta promessa foi depois confirmada a Jacob/Israel em:

Bereshit (Génesis) 35:10-11 – “E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacob; não te chamarás mais Jacob, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel. Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos.”

Vejamos a confirmação desta promessa também em:

Romanos 4:16-18 – “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.”

Do que já aqui se disse podemos concluir que os que abraçaram e vierem ainda a abraçar o Concerto Renovado em Yeshua tornam-se filhos da promessa, fazendo assim parte da Israel de YHWH, não como filhos adoptivos (os filhos da escrava), mas como filhos da esposa legítima. Em Romanos 11 Sha’ul dá-nos uma visão muito clara quando nos diz que temos de estar “enxertados na boa oliveira [a Israel de YHWH] e sermos participantes da seiva e da raiz desta boa oliveira, que é Yeshua”. Sim. Não nos deixemos enganar pois há um só povo salvo e um só Elohim e Pai de todos, que é também O nosso Salvador por Yeshua Seu Filho, O Rei vindouro, O Deus de toda a terra – Isaías 12:2; 45:15, 21; 48:17; 54:5; 1.Coríntios 12:3. É este mesmo Yeshua que se identifica como a raiz que tudo sustenta, pois Ele mesmo afirma: “Sem Mim nada podeis fazer” – João 15:5.

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã”.

Sim. Ele é o Alfa e o Omega (O Alef e O Tav), O que era, que é e que há-de vir. Ele será chamado O Deus de toda a terra – Isaías 54:5. É este Rei Eterno, Criador e Salvador que nós esperamos, para com Ele e por Ele vivermos eternamente. Nós somos filhos desta promessa. Amém. Continuemos a aprofundar estes ensinamentos:

Page 6: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 6

Os filhos de YHWH Então, se nos consideramos “filhos do Altíssimo”, convém especificar melhor o que é que O Pai Eterno espera de Seus filhos. Em primeiro lugar, devemos reflectir sobre o que a Palavra nos ensina acerca do que é ser “filho de Deus”. Para tal, vamos dividir a nossa análise em dois períodos no tempo:

a) os que viveram antes da vinda de Yeshua e, b) os que viveram/vivem depois da vinda de Yeshua

Os que viveram antes do Advento do Messias:

A Bíblia Sagrada ensina-nos que:

1. No acto da Criação, YHWH chama de “Seus filhos” toda a Sua criação celestial – Iyov (Job) 38:7 “Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” Estes filhos de YHWH foram todos os seres celestiais que foram criados antes do próprio homem, em várias categorias, ou hierarquias celestiais, pois estes são “o exército de YHWH, O Todo-Poderoso”. Destes, todos os que se mantiveram fiéis a YHWH, são os seres angelicais que ainda hoje são considerados “filhos de Deus”, não havendo neles sombra de rebeldia (ao contrário dos que seguiram a Satanás e, por isso mesmo, perderam a sua condição celestial porque YHWH se retirou deles, tendo-se tornado demónios porque a glória do Criador YHWH que neles antes estava se retirou deles).

2. Após a queda de Adão, houve sempre um pequeno número de homens e

mulheres santos que, através da sua descendência (a boa semente que foi preservada no meio das muitas gerações corrompidas), manteve a obediência e o desejo de servir a YHWH através da Sua Vontade (as Suas leis e mandamentos). Também estes são “filhos de Deus”. Lembremos os exemplos de Abel, Enoque e Noé, todos eles justos diante do Eterno. Nos tempos de Noé, a maldade tinha-se multiplicado de tal maneira sobre a terra que levou YHWH a castigar toda a humanidade de então com a morte pelas águas, com excepção de oito almas que entraram na arca pela misericórdia do Eterno. Não serviu de nada Noé ter andado a anunciar durante cerca de 120 anos o castigo que viria. Os dias que antecederam o dilúvio universal são um tipo dos que hoje estamos a viver antes da vinda de Yeshua, O Rei.

3. Mais tarde, através de Abraão, YHWH chamou para Si um povo que quis que

andasse em Sua presença, sendo santo (separado) o qual deveria viver pela Lei/Torá. Através da descendência de Abraão YHWH chamou o povo de Israel, o qual deveria ser uma luz para as nações, luz essa que deveria reflectir o ensino das leis de YHWH (a Torá) aos outros povos. Como sabemos, Israel falhou nesse propósito, devido à sua rebeldia e desobediência. Israel escolheu andar nos seus próprios caminhos e não naqueles que YHWH lhes tinha proposto e que eles se comprometeram a seguir. Por isso sobrevieram severos castigos sobre toda a nação.

Page 7: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 7

4. Este povo foi castigado em muitas ocasiões e, seguindo o plano de YHWH, foi

espalhado entre as nações gentias: primeiro a Casa de Israel (Efraim), o Reino do Norte (as chamadas 10 tribos perdidas da Casa de Israel), e depois a Casa de Judá, o Reino do Sul.

a) Apesar de tudo, mas com muitas distorções devido aos ensinamentos e às

tradições dos homens, Judá conservou alguma obediência às leis de YHWH (a Torá, as instruções que YHWH transmitiu através de Moisés), tendo porém falhado no reconhecimento do Messias Yeshua ao tempo da sua visitação. Por isso mesmo a Casa de Judá rejeitou (e ainda hoje rejeita na sua maioria) O Messias que estava anunciado que haveria de vir – Adonai Yeshua. Mas, mesmo assim, YHWH nunca se esqueceu deste povo e das promessas que tinha feito a seus pais, os patriarcas de Israel. O próprio Sha’ul confirma isso em Romanos 9:4 – acima transcrito.

b) Já Efraim pela sua desobediência desviou-se dos caminhos de YHWH (tornou-se “o filho pródigo” da parábola ensinada por Yeshua), prostituindo-se com outros deuses, e indo após os seus próprios caminhos. Ao ser espalhado entre as nações, esta parte da nação de Israel perdeu a sua identidade como descendência de Abraão e misturou-se de tal forma com os povos idólatras, que acabou servindo “ao pau e à pedra”, i.e. aos ídolos dos povos pagãos, o que levou a que só um remanescente dele esteja hoje consciente da sua própria ancestralidade e esteja a voltar para “casa do Pai” – Romanos 9:27 – “Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, [só] o remanescente é que será salvo”. YHWH está a chamar este remanescente de entre os povos gentios, aqueles cujo coração se quer entregar a YHWH e a Seu Filho Yeshua (Glória ao Pai e glória ao Filho, eternamente). Todos os profetas falam da excelência do plano de Deus e da Sua misericórdia, através da qual, um dia, após a segunda vinda gloriosa de Adonai Yeshua, como Rei e Sumo-Sacerdote eterno, estas duas casas se tornarão numa só na mão do Rei – Ezequiel 37:15-27. Vamos só olhar para estes exemplos:

Miqueias 2:12-13: “Certamente te ajuntarei todo, ó Jacob [aqui fala às 12 tribos de Israel]; certamente congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas de Bozra; como o rebanho no meio do seu pasto, farão estrondo por causa da multidão dos homens. Subirá diante deles o que abrirá o caminho; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e YHWH à testa deles”. Ezequiel 37:19-22: “Tu lhes dirás: Assim diz Adonai YHWH: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.

Page 8: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 8

Dize-lhes pois: Assim diz Adonai YHWH: Eis que eu tomarei os filhos de Israel [as 10 tribos “perdidas do Reino do Norte, a Casa de Efraim] dentre os gentios, para onde eles foram [servir ao pau e à pedra, i.e. à idolatria dos pagãos], e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.

Tudo isto será uma realidade a partir do início do Reino milenar de Yeshua, após a Sua vinda gloriosa. E para que não haja dúvidas sobre a promessa de salvação a Israel (lembremos que nem todos os descendentes de Abraão são israelitas, mas somente aqueles que se deixaram enxertar na boa oliveira que é Israel, cuja raiz é Yeshua), relemos o que nos diz Romanos 11:26 a – “E assim todo o Israel será salvo”. Sim, todo o verdadeiro Israel será salvo. Os que viveram e vivem após o Advento do Messias Yeshua há 2.000 anos atrás

Adonai Yeshua, O Messias (O Ungido de YHWH), estava anunciado desde os primeiros tempos a toda a humanidade (basta lembrar Génesis 3:15; Deuteronómio 18:18-19). Como vimos, então como hoje, poucos há que queiram servir a YHWH em “espírito e em verdade”. Mas esta é a única forma como os verdadeiros adoradores O devem servir. Tal como nos tempos que antecederam o dilúvio universal, a humanidade só procura praticar a maldade e não quer conhecer ao Criador YHWH, nem o Seu plano de salvação centrado em Yeshua, O Filho, e na Sua Palavra (Lei/Torá e profetas). Os que O aceitam, são os que se arrependem e desejam ser lavados/transformados pela Palavra e pelo Espírito de YHWH nos seus corações/mentes, homens ou mulheres. Infelizmente, a larga maioria da humanidade está no maligno e não quer crer neste Elohim Maravilhoso, Criador e Sustentador de todas as coisas. Porém, os incrédulos irão ter uma amarga surpresa, pois O Elohim YHWH desde cedo vem anunciando o seu julgamento. Aos rebeldes, os “bodes”, Yeshua, O Rei lhes dirá naquele dia: Mateus 45:21b – “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Dúvidas? Após a vinda, morte e ressurreição de Adonai Yeshua, abriu-se a porta verdadeira, a porta estreita pela qual o homem tem de entrar se se quiser salvar:

Mattityahu (Mateus) 7:13-14 – “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

Page 9: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 9

Sempre assim foi através dos tempos: são poucos os que querem entrar pela porta estreita [que é Yeshua HaMashiach]. Só os que ouvem a voz do Altíssimo e buscam andar em fé e obediência nos Seus preceitos de vida e na fé e testemunho de Yeshua é que podem ser considerados como “filhos de Deus”. Sim, são poucos os que aceitam Aquele que é “O Caminho, a Verdade e a Vida”. Eis “O Pastor” a falar para as Suas ovelhas, aquelas que O Pai Lhe deu:

Yochanan (João) 10:9 – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.

Estas são as palavras do Verdadeiro Pastor das ovelhas. Ele há-de conduzi-las a pastos verdejantes, onde o Seu povo viverá com Ele numa felicidade que o mundo não encontrou ainda e nem pode entender. Hoje, sabemos que para chegarmos ao Pai temos de aceitar Aquele que O Pai enviou, i.e. O Filho, Adonai Yeshua HaMashiach, pois: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Ele é O único intercessor entre nós e O Pai. Ele é O Único que subiu para junto do Pai (de onde havia saído). Por isso o Seu Nome é O único através do qual podemos ser salvos, pois Ele foi O Cordeiro que foi oferecido no altar do sacrifício para remir os pecados daqueles que a Ele se entregam para salvação – só desses. Podemos pois concluir que ser “filho de YHWH”, em qualquer época, i.e. antes ou depois da vinda do Adonai Yeshua, implica:

Ser obediente à Palavra e às leis de YHWH, i.e. à Sua vontade, tanto as que nos foram entregues na Torá como nas palavras dos profetas do Altíssimo.

Ter uma entrega de coração/mente (confiança/fé no poder resgatador do sacrifício de Yeshua), com temor e tremor perante a majestade do nosso Elohim YHWH, guardando-se da corrupção que há no mundo.

Possuir uma fé e um desejo ardente de santificação para se ser achado digno de um dia fazer parte do Reino Eterno de YHWH.

Vamos aprofundar um pouco mais a diferença entre o que serve a YHWH e aquele que o não serve – não é demais insistir:

Mal’achi (Malaquias) 3:16-18 – “Então aqueles que temeram a YHWH falaram frequentemente um ao outro; e YHWH atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram YHWH, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.

Para compreendermos esta distinção tão importante para a vida de qualquer um que aspira à salvação por Yeshua, temos de compreender ambos os conceitos à luz da Palavra, a Bíblia Sagrada.

Page 10: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 10

À luz do ensinamento bíblico “filho do Altíssimo Elohim YHWH” é aquele/a que:

Abraça o concerto com YHWH através do sacrifício e da fé em Yeshua e passa a viver em plena confiança (fé) nas Suas promessas de salvação e no poder resgatador do Seu sangue.

Pelo arrependimento e fé, transforma a sua vida interior e exteriormente (circuncida o seu coração/mente, nasce de novo), passando a viver de acordo com a toda a vontade de YHWH expressa nos Seus mandamentos, juízos, estatutos, testemunhos (a Sua Lei/Torá) e nas palavras dos Seus profetas.

cumprindo assim a maneira de viver de todos os que nos são apontados na Palavra como exemplos de entrega a YHWH, pela fé com que viveram as suas vidas. Diz-nos a Palavra que o justo viverá pela fé. Este “viver pela fé” não nos pretende transmitir um sentimento de passividade. Bem pelo contrário, aceitar Yeshua como nosso modelo de vida implica crescimento espiritual e aperfeiçoamento constante através do estudo, do conhecimento e da acção. E é o Seu exemplo de vida e daqueles que entregaram as suas vidas pelo Evangelho da salvação, que nos deve motivar a “viver como Ele viveu” e a “ter a mente do Cristo”. Essa é a verdadeira transformação interior que devemos buscar alcançar neste tempo presente…antes que seja tarde. O apóstolo Yaakov (Tiago) em 2:26, é muito claro ao dizer-nos que a fé sem obras é morta em si mesma. Vemos então que as obras da fé (obras de justiça pela Lei/Torá) reflectem essa mesma fé. Assim, ser filho de YHWH é, desde logo, alguém que procura andar nos caminhos de YHWH, obedecendo à Sua voz (às Suas leis/Torá, sendo justo aos olhos do Santo de Israel) e guardando no seu coração/mente a esperança viva de um dia vir a estar com Yeshua num mundo perfeito. Eis assim os dois vértices ou pilares da salvação do ser humano:

Apocalipse 14:12: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Este é o caminho que devemos seguir, com esperança e confiança nas Suas palavras. Esta é a chave para a salvação por Yeshua HaMashiach. O exemplo dos que praticam a justiça do Eterno encontramo-lo em Lucas 1:5-6, quando ali se menciona o exemplo de vida dos pais de João Batista (Zacarias, sacerdote do Templo e sua mulher Isabel): “E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. Ser justo ou ser santo é isto mesmo. Tal como YHWH falou a respeito de Abraão em Bereshit (Génesis) 26:5, séculos antes da Lei/Torá ser dada por escrito a Israel. Esta questão do homem ser capaz de andar segundo a justiça do Eterno tem muito que se lhe diga, pois implica:

Page 11: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 11

Reconhecermos a majestade e autoridade soberanas de YHWH nas nossas vidas,

Andarmos em fé, obediência, temor e humildade perante O Soberano Eterno,

Deixarmo-nos conduzir por Ele em todos os nossos caminhos, vivendo uma vida separada/santa, afastados do pecado que está no mundo,

Abandonarmos o nosso “eu”, para que seja Ele a reinar já hoje em nós. Significa assim “termos a mente de Yeshua”, e “andarmos como Ele andou”. Uma vez que aqueles que abraçam o concerto com YHWH através do Messias Yeshua passam a ter direito à vida eterna (o galardão de uma vida santificada em Yeshua é a vida eterna), então também YHWH, que lhes dá esse galardão de fidelidade, tem igualmente o direito de lhes exigir obediência aos Seus mandamentos, à Sua vontade, às Suas leis/Torá, sem o que, não haverá galardão.

Porque YHWH é O Pai, Aquele que concede esse galardão. Ele é “A Vida”. Nós somos os filhos da promessa (por Abraão, e na fé de Abraão e de Yeshua – Gálatas 3:14).

Yochanan (João) 15:10 reproduz as palavras de Yeshua: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”.

Se assim procedermos, vivendo uma verdadeira transformação interior e exterior, em nossos corações/mentes e nas nossas acções, então estaremos a amar ao Elohim YHWH com toda a nossa alma, com todo o nosso entendimento, com todas as nossas forças e a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Isto é, estaremos a cumprir a Lei/Torá e as palavras dos profetas do Altíssimo e do Seu Ungido.

Koheles (Eclesiastes) 12:13 – “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”.

Todos nós éramos gentios e errantes neste mundo (filhos pródigos) até chegarmos ao conhecimento da Verdade do Eterno. Quando a reconhecemos e nos arrependemos, tornando-nos novas criaturas em Yeshua, deixámos de ser gentios porque passámos “da morte para a vida”, passámos da condição de bastardos para a condição de filhos do Altíssimo. Como sabemos, uma parte importante do povo de Israel (as 10 tribos do Reino do Norte) tornou-se gentia quando abandonou os caminhos e preceitos de YHWH (a Sua Lei/Torá) e foi após outros deuses…que não são deuses, mas sim o produto da fantasia e do engano dos homens ímpios. Então, por aqui, já começamos a perceber qual o significado da palavra gentio. Vamos elaborar um pouco mais pela leitura da Palavra do Eterno:

Page 12: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 12

O que é ser gentio:

Gentio é todo aquele que vive fora dos caminhos e da vontade (Lei/Torá) de YHWH, tornando-se rebelde perante a Vontade do seu Criador. Sha’ul em Romanos 2:14, diz-nos que “os gentios não têm lei”. O dicionário diz-nos que é aquele que segue uma religião pagã, idólatra…mas nós acrescentamos que gentio é também aquele que volta as suas costas ao Eterno que o criou e sustenta. David compara-os a néscios, a pessoas sem entendimento:

Tehilim (Salmos) 14:1 – “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem”.

Como também nos diz em Efésios 2:1 – antes, estávamos mortos em ofensas e pecados. Porquê? A resposta vem no vers.2 e 3:

Efésios 2:2-3 – “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo [éramos gentios], segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”.

Continuando em:

Efésios 2:12 – “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”.

Reparemos que Sha’ul fala-nos de “alianças” (plural) como de várias alianças feitas ao longo dos séculos, mas de uma só “promessa” (singular). Então, estar sem O Messias de Israel (Adonai Yeshua) no nosso coração/mente e nos nossos actos é o mesmo que estar separado da comunidade da verdadeira Israel, a Kahal ou ekklesia, a congregação dos fiéis, a Israel de YHWH, precisamente os que vivem segundo os preceitos de YHWH e têm a fé e o testemunho de Yeshua.

Como também nos diz Kefas (Pedro), ser gentio é andar segundo a vontade do mundo do pecado:

1.Kefas (Pedro) 4:3 – “Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias”.

Temos aqui um quadro bastante nítido do que é andar segundo a vontade dos gentios, pois esta é a sua habitual forma de viver, em que todos nós já andámos, e ainda reconhecemos em muitos dos que nos rodeiam.

Page 13: Título do Artigo - kol shofar FILHOS DA PROMESSA.pdf · descendência de Abraão, que não seria possível contá-la. Mas, não confundamos. Desta tão grande multidão que é a

www.kol-shofar.org

OS FILHOS DA PROMESSA 13

Embora não tenham exactamente o mesmo significado literário, para o propósito espiritual de YHWH podemos equiparar ou igualar a palavra gentio a ímpio e também a iníquo. Todas significam a condição dos que andam fora dos caminhos de YHWH, desobedecendo às Suas leis/Torá e, como tal, não se encontram aptos (limpos) para entrarem no Reino de Yeshua. Estes são os que estão mortos em seus pecados. Porquê? Porque não se arrependem das suas obras más e preferem trilhar o caminho que conduz à morte…eterna. Por isso, em determinado momento, Yeshua respondeu a um homem que tinha sido convidado a segui-Lo e que Lhe respondeu rogando que primeiro o deixasse ir enterrar o seu pai. Qual foi a resposta de Yeshua? “Deixa os mortos enterrar os seus mortos”. Sim. O homem sem YHWH está espiritualmente morto em seus pecados e sem esperança de ganhar a vida eterna. Só um arrependimento sincero (de coração/mente), coroado pelo testemunho desse arrependimento no baptismo das águas, abraçando assim o concerto com Yeshua, pode trazer estas almas para o caminho da salvação. E esse é também o papel do atalaia de Israel: anunciar o Reino vindouro e o juízo eminente, procurando levar almas confusas ou cegas ao arrependimento da sua condição de miséria espiritual, trazendo-as para o conhecimento da verdade do Elohim Altíssimo, a tempo de se poderem salvar. Anunciai a Boa Nova a todos. E a Boa Nova é esta:

Yochanan (João) 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Através do Seu Espírito Santo, YHWH assiste a Sua Israel (a congregação dos fiéis) nesta missão em todo o tempo, como nos diz Sha’ul em:

2.Timóteo 4:17 – “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão [Satanás]”, precisamente o leão que anda em redor das criaturas humanas buscando a quem possa tragar – 1.Kefas (Pedro) 5:8.

Mas nós, como atalaias da Israel de YHWH, devemos dizer como Sha’ul disse: “Ai de mim se não pregar o Evangelho”.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar nas nossas vidas.

AlleluYAH

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-