tse - recurso especial eleitoral _ respe 30876 pb

4
 Ementa para Citação Andamento do Processo Processo: Relator(a): Julgamento: Publicação: Dados Gerais REspe 30876 PB Min. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES 27/09/2008 PSESS - Publicado em Sessão, Data 29/09/2008 Decisão ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parentesco. Art. 14, §§ 5º e , da Constituição Federal . Interpretação. Cônjuge do vice-prefeito reeleito candidato ao mesmo cargo. Terceiro mandato pela mesma família no mesmo cargo do Poder Executivo. Precedentes. Recurso a que se nega seguimento. DECISÃO 11. A Coligação Unidos Por Curral de Cima ajuizou ação de impugnação de registro de candidatura de Liana Fernandes Lira Dias ao cargo de vice-prefeito do município de Curral de Cima/PB, pois a pré-candidata seria esposa do atual vice-prefeito do citado município, incorrendo, assim, na inelegibilidade do art. 14, § 7º, da Constituição Federal . Ademais, o vice-prefeito está no exercício do segundo mandato, por reeleição, no que incidiria a norma do § 5º do art. 14 da Constituição Federal  (fl. 32). O Juízo Eleitoral, afastando as razões da reclamação, deferiu o registro de candidatura da ora recorrente . O TRE reformou a sentença : RECURSO ELEITORAL -(fl. 79) DEFERIMENTO - REGISTRO DE CANDIDATURA - CHAPA MAJORITÁRIA - CÔNJUGE DO VICE-PRE (fl. 99) FEITO REELEITO - CANDIDATA A VICE-PREFEITA - IMPOSSIBILIDADE - PROVIMENTO. Cônjuge de vice-prefeito reeleito não pode ser candidato ao mesmo cargo já exercido por seu cônjuge em dois m andatos consecutivos. A melhor interpretação do art14 1 §§ 5º 5º 7º 7º Constituição Federalral veda a eleição dos parentes do vice-prefeito reeleito, até o segundo grau, para um terceiro mandato consecutivo de vice-prefeito. Os parentes até o segundo grau do vice-prefeito reeleito que não assumiu o mandato nos seis meses que antecedem o pleito eleitoral, assim como ele próprio, poderiam disputar cargo diverso no mesmo município, como prefeito ou vereador, porém são inelegíveis para concorrer a um terceiro mandato consecutivo de vice-prefeito. Recurso provido, para reformar a decisão primeiroiro grau e i ndeferir o registro do cônjuge do vice-prefeito para o cargo de vice-prefeita. T SE - Recurso Especial Eleitoral : REspe 308 76 PB Jurisprudência Buscar Jurisprudência Notícias Legislação Jurisprudência Diários Oficiais Advogados Serviços Histórico Enviar Imprimir Compartilhar  Página 1 de 4 ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parente ... 3/2/2012 http://www.jusbrasil.com .br/jurisprudencia/14635929/re curso-esp ecial-eleitoral-r espe-3...

Upload: roberto-solon-vasconcelos

Post on 15-Jul-2015

843 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB

5/13/2018 TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/tse-recurso-especial-eleitoral-respe-30876-pb 1/4

 

Ementa para Citação Andamento do Processo

Processo:

Relator(a):

Julgamento:

Publicação:

Dados Gerais

REspe 30876 PB

Min. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES

27/09/2008

PSESS - Publicado em Sessão, Data 29/09/2008

Decisão

ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parentesco.Art. 14, §§ 5º e 7º, da Constituição Federal. Interpretação. Cônjuge do vice-prefeitoreeleito candidato ao mesmo cargo. Terceiro mandato pela mesma família no mesmocargo do Poder Executivo. Precedentes. Recurso a que se nega seguimento.

DECISÃO

11. A Coligação Unidos Por Curral de Cima ajuizou ação de impugnação de registro decandidatura de Liana Fernandes Lira Dias ao cargo de vice-prefeito do município deCurral de Cima/PB, pois a pré-candidata seria esposa do atual vice-prefeito do citadomunicípio, incorrendo, assim, na inelegibilidade do art. 14, § 7º, da Constituição Federal.Ademais, o vice-prefeito está no exercício do segundo mandato, por reeleição, no queincidiria a norma do § 5º do art. 14 da Constituição Federal (fl. 32).

O Juízo Eleitoral, afastando as razões da reclamação, deferiu o registro de candidatura daora recorrente .

O TRE reformou a sentença :

RECURSO ELEITORAL -(fl. 79) DEFERIMENTO - REGISTRO DE CANDIDATURA -

CHAPA MAJORITÁRIA - CÔNJUGE DO VICE-PRE (fl. 99) FEITO REELEITO -CANDIDATA A VICE-PREFEITA - IMPOSSIBILIDADE - PROVIMENTO.

Cônjuge de vice-prefeito reeleito não pode ser candidato ao mesmo cargo já exercido porseu cônjuge em dois mandatos consecutivos.

A melhor interpretação do art14 1§§ 5º 5º 7º 7º Constituição Federalral veda a eleição dosparentes do vice-prefeito reeleito, até o segundo grau, para um terceiro mandatoconsecutivo de vice-prefeito.

Os parentes até o segundo grau do vice-prefeito reeleito que não assumiu o mandato nosseis meses que antecedem o pleito eleitoral, assim como ele próprio, poderiam disputarcargo diverso no mesmo município, como prefeito ou vereador, porém são inelegíveispara concorrer a um terceiro mandato consecutivo de vice-prefeito.

Recurso provido, para reformar a decisão primeiroiro grau e indeferir o registro do cônjugedo vice-prefeito para o cargo de vice-prefeita.

TSE - Recurso Especial Eleitoral : REspe 30876PB

Jurisprudência Buscar Jurisprudência

Notícias Legislação Jurisprudência Diários Oficiais Advogados Serviços

Histórico Enviar Imprimir Compartilhar

 

Página 1 de 4ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parente...

3/2/2012http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14635929/recurso-especial-eleitoral-respe-3...

Page 2: TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB

5/13/2018 TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/tse-recurso-especial-eleitoral-respe-30876-pb 2/4

p j j p p p 

Daí, a interposição deste recurso especial , no qual a recorrente sustenta que o vice-prefeito, seu esposo, nunca chegou a assumir a chefia do Executivo local. Apontaviolação ao art. 14, § 7º, da Constituição Federal, que não prevê a figura do vice-prefeito.

Contra-razões à fl. 109.

O parecer da PGE é pelo provimento do recurso .

É o relatório. Decido.

2. Sem razão a recorrente.

Estranhamente, a pretensa candidata recorre somente de parte do acórdão regional, ouseja, especificamente, sobre a aplicabilidade do§ 7ºº do art. 144 daConstituição Federall.Todavia, o acórdão se fundamentou também no § 5º do mesmo dispositivo constitucional.

Com efeito, o acórdão regional não se desviou do entendimento desta Corte, poisirrelevante o fato de o vice-prefeito ter ou não assumido a Chefia do Poder Executivo. Oque se objetiva evitar com a vedação constitucional do § 5º do art. 14 da ConstituiçãoFederal - que deve ser interpretado em conjunto com o § 7º do mesmo dispositivo - é oexercício de um terceiro mandato no mesmo cargo do Poder Executivo pela mesmafamília, o que está, no caso, objetivamente, caracterizado.

Este é o entendimento desta Corte:

Consulta. Vice-prefeito reeleito. Chapas distintas. Candidatos a prefeito diversos.Pretensão. Candidatura. Terceiro mandato. Vedação. Art. 14, § 5º, da ConstituiçãoFederal.

1. É expressamente vedado o exercício de três mandatos consecutivos para o mesmocargo do Poder Executivo.

2. Ao ocupante de dois mandatos consecutivos de vice-prefeito é vedado se candidatarao mesmo cargo no pleito seguinte, sob pena de restar configurado o exercício de trêsmandatos sucessivos.

3. Essa proibição persiste ainda que, em cada um dos mandatos, o referido vice tenhacomposto chapas distintas com candidatos a prefeito diferentes.

Consulta a que se responde negativamente. (Res.-TSE nº 22.520/2007, rel. min. CaputoBastos);

CONSULTA. PREFEITO. REELEITO. MUDANÇA DE DOMICÍLIO. CANDIDATURA.ESPOSA. VICE-PREFEITA. IMPOSSIBILIDADE.

1. Na linha dos precedentes desta Corte, veda-se a candidatura de cônjuge de prefeitoreeleito, para concorrer ao cargo de titular ou de vice do mesmo município na eleiçãosubseqüente - não obstante tenha o titular mudado seu domicílio eleitoral para secandidatar a prefeito em outro município -, sob pena de se configurar terceiro mandatoconsecutivo por membros de uma mesma família, acarretando ofensa ao artigo 14, §§ 5º e 7º, da CF.

2. Resposta negativa. (Res.-TSE nº 22.670/2007, rel. min. Ari Pargendler);

ELEITORAL. CONSULTA. ELEGIBILIDADE. ELEIÇÃO 2004. PREFEITO E VICE-PREFEITA. UNIÃO MATRIMONIAL. SUCESSÃO DE PARENTE EM COMUM(PREFEITO ANTERIOR, ELEITO EM 1996 E FALECIDO EM 1998 - PAI DA VICE-PREFEITA E GENRO DO ATUAL PREFEITO) ART. 14, § 5º, DA CONSTITUIÇÃOFEDERAL. (PRECEDENTES/TSE).

1. Os atuais prefeito, vice-prefeita e seus parentes até o segundo grau não podemconcorrer às eleições de 2004 para o cargo de prefeito ou vice-prefeito. Incidência davedação prevista no art. 14, § 5º, da Constituição Federal. Configuração de terceiromandato consecutivo (Precedentes/TSE).

[...] (Res.-TSE nº 21.790/2004, rel. min. Carlos Velloso).

3. Do exposto, nego seguimento ao recurso (art. 36, § 6o, do RITSE). Publique-se.Histórico Enviar Imprimir Compartilhar

 

Página 2 de 4ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parente...

3/2/2012http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14635929/recurso-especial-eleitoral-respe-3...

Page 3: TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB

5/13/2018 TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/tse-recurso-especial-eleitoral-respe-30876-pb 3/4

p j j p p p 

Veja essa decisão na íntegra.É gratuito. Basta se cadastrar.

Porto de Galinhas a R$45 decolar.com/Porto-de-Galinhas

Brasília, 27 de setembro de 2008.

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Citam essa decisão

» Recurso Especial Resp 29159 Sp 1992/0028767-0 (stj)

Amplie seu estudo

» Eleições 2008» Recurso Especial» Registro de Candidatura. Vice-Prefeito» Parentesco» Interpretação» Precedentes

» Recurso a que se nega seguimento» Decisão 1 1» O TRE reformou a sentença RECURSO ELEITORAL» Registro de Candidatura» Chapa majoritária» Candidato. Vice-prefeito» Impossibilidade» Provimento» Contra-razões à fl. 109» É o Relatório» Dec.» Razão ao recorrente» Chapas distintas» Candidato a Prefeito» Pretensão» Candidatura» Terceiro mandato» Vedação» Consulta respondida negativamente» Caputo Bastos» Consultar» Prefeito» Reeleito

» Mudança de domicílio» ESPOSA VICE-PREFEITA» Resposta negativa» Ari Pargendler» Eleitoral» Elegibilidade» Eleição 2004» Prefeito e Vice-prefeito» UNI O MATRIMONIAL» Precedentes/TSE» Carlos Velloso

Anúncios do Google

 ©201

Jurisprud

Histórico Enviar Imprimir Compartilhar

Página 3 de 4ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parente...

3/2/2012http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14635929/recurso-especial-eleitoral-respe-3...

Page 4: TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB

5/13/2018 TSE - Recurso Especial Eleitoral _ REspe 30876 PB - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/tse-recurso-especial-eleitoral-respe-30876-pb 4/4

p j j p p p 

Em Até 6x Sem Juros! Só Aqui Reserve hoje com o menor preço · S

Histórico Enviar Imprimir Compartilhar

Página 4 de 4ELEIÇÕES 2008. Recurso especial. Registro de candidatura. Vice-prefeita. Parente...

3/2/2012http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14635929/recurso-especial-eleitoral-respe-3...