trilho pedestre de real em valença

1
Gabinete de Comunicação www.cm-valenca.pt Fax: 251 809 519 Tel: 251 809 524 E-mail: [email protected] Valença, 12 de Abril de 2012 Assunto: Trilho Pedestre de Real em Valença Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal “O Trilho do Real proporciona a experiência de conhecer a ruralidade, a natureza e os antigos moinhos e engenhos valencianos” A Câmara Municipal promove uma caminhada no Trilho Pedestre de Real, na freguesia de Gandra, sábado, 14 de Abril. Pelas matas de aveleiras, gravuras rupestres, levadas de água e velhos engenhos e moinhos é a proposta deste percurso, no âmbito da Rede de Trilhos Pedestres da Eurocidade Valença Tui. Com a distância de 6 Km's este é um percurso rural / cultural que se desenvolve pela freguesia de Gandra, com um grau de dificuldade fácil e um tempo estimado de 2 horas. O ponto de partida, deste percurso circular, é a Igreja Paroquial de Gandra. O encontro está marcado para as 9h e o início da caminhada para as 9h30. O percurso será acompanhado por guias especializados que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, sobretudo, o património edificado, a fauna e a flora autóctone. O Trilho do Real inicia-se junto à Igreja Paroquial de Gandra e segue para o lugar de Real - um pequeno aglomerado populacional, de ruelas estreitas. Por velhos caminhos percorrem-se espaços de elevada beleza natural, coberto por vegetação autóctone, onde predominam várias espécies de árvores, no entanto em maior quantidade as aveleiras (Corylus avellana). Em Picões visita-se a Capela de Sant' Ana e segue-se o caminho até ao lugar de Cais onde, junto a um regato, podemos a observar um conjunto de engenhos com motivos rurais, diversos moinhos com as suas inúmeras levadas, que tanto serviam para conduzir a água aos moinhos como para o regadio dos campos. Daqui o percurso segue para o lugar de Pinheiro com passagem pela Capela de St.º Amaro, indicando-nos a direção para alcançarmos o local onde se iniciou este percurso. No troço final pode-se observar um elemento patrimonial da arquitetura industrial, a antiga Fábrica de Têxteis dos “Durães”, que pelas suas dimensões, deixa transparecer a importância que esta teve na economia e na vida das gentes desta freguesia e do concelho de Valença. Pelas estreitas quelhas e ruelas típicas portuguesas, alcançamos finalmente o local onde teve início este percurso de âmbito tão diversificado a nível paisagístico, cultural e de património local. Nota: Mais informações contactar o Gabinete de Apoio à Presidência pelo tlf. 251 809 506

Upload: sulay-cardoso

Post on 29-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Trilho Pedestre de Real em Valença

TRANSCRIPT

Page 1: Trilho Pedestre de Real em Valença

Gabinete de Comunicação

www.cm-valenca.pt

Fax: 251 809 519

Tel: 251 809 524

E-mail: [email protected]

Valença, 12 de Abril de 2012

Assunto: Trilho Pedestre de Real em Valença

Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal

“O Trilho do Real proporciona a experiência de conhecer a ruralidade, a natureza e os antigos moinhos e engenhos valencianos”

A Câmara Municipal promove uma caminhada no Trilho Pedestre de Real, na freguesia de Gandra, sábado, 14 de Abril. Pelas matas de aveleiras, gravuras rupestres, levadas de água e velhos engenhos e moinhos é a proposta deste percurso, no âmbito da Rede de Trilhos Pedestres da Eurocidade Valença Tui. Com a distância de 6 Km's este é um percurso rural / cultural que se desenvolve pela freguesia de Gandra, com um grau de dificuldade fácil e um tempo estimado de 2 horas. O ponto de partida, deste percurso circular, é a Igreja Paroquial de Gandra. O encontro está marcado para as 9h e o início da caminhada para as 9h30. O percurso será acompanhado por guias especializados que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, sobretudo, o património edificado, a fauna e a flora autóctone. O Trilho do Real inicia-se junto à Igreja Paroquial de Gandra e segue para o lugar de Real - um pequeno aglomerado populacional, de ruelas estreitas. Por velhos caminhos percorrem-se espaços de elevada beleza natural, coberto por vegetação autóctone, onde predominam várias espécies de árvores, no entanto em maior quantidade as aveleiras (Corylus avellana). Em Picões visita-se a Capela de Sant' Ana e segue-se o caminho até ao lugar de Cais onde, junto a um regato, podemos a observar um conjunto de engenhos com motivos rurais, diversos moinhos com as suas inúmeras levadas, que tanto serviam para conduzir a água aos moinhos como para o regadio dos campos. Daqui o percurso segue para o lugar de Pinheiro com passagem pela Capela de St.º Amaro, indicando-nos a direção para alcançarmos o local onde se iniciou este percurso. No troço final pode-se observar um elemento patrimonial da arquitetura industrial, a antiga Fábrica de Têxteis dos “Durães”, que pelas suas dimensões, deixa transparecer a importância que esta teve na economia e na vida das gentes desta freguesia e do concelho de Valença. Pelas estreitas quelhas e ruelas típicas portuguesas, alcançamos finalmente o local onde teve início este percurso de âmbito tão diversificado a nível paisagístico, cultural e de património local.

Nota: Mais informações contactar o Gabinete de Apoio à Presidência pelo tlf. 251 809 506