tríduo pascal - livreto

8
e todo esforço em nome dele vai valer Deus é Pai e nós somos irmãos o futuro é a gente quem faz Deus é amor e quem amar sempre é capaz. ________________________________ 6. Aleluia, alegria minha gente, / Aleluia, Aleluia! ( bis ) 1. O Senhor ressuscitou, minha gente / Ele está vivo em nosso meio, Aleluia! 2. O sepulcro está vazio minha gente, / o Senhor Ressuscitou, aleluia! _______________________________ 7. Deus enviou seu Filho amado, para morrer no meu lugar Na cruz pagou por meus pecados/ mas o sepulcro vazio está porque Ele vive! Porque Ele vive/ eu posso crer no amanhã/ porque ele vive/ temor não Mas eu bem sei/ que o meu futuro está nas mãos do meu Jesus que vivo está. Um dia eu vou cruzar os rios/ e verei então/ um céu de luz E verei que há em plena glória/ vitorioso vive e reina o meu Jesus! ___________________________________ 8. Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor e responder. Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor. E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor. Pois disponível estou para sevir-te, Senhor. Dia a dia, tua graça me dás; nela se apóia o meu caminhar. Se estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer? E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor. Pois disponível estou para sevir-te, Senhor. PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ICHU-BA DIOCESE DE SERRINHA 2012

Upload: pascomichu

Post on 24-May-2015

1.583 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Paróquia Ichu - BA

TRANSCRIPT

Page 1: Tríduo Pascal - Livreto

e todo esforço em nome dele vai valer Deus é Pai e nós somos irmãos o futuro é a gente quem faz Deus é amor e quem amar sempre é capaz.

________________________________ 6. Aleluia, alegria minha gente, / Aleluia, Aleluia! ( bis ) 1. O Senhor ressuscitou, minha gente / Ele está vivo em nosso meio, Aleluia!

2. O sepulcro está vazio minha gente, / o Senhor Ressuscitou, aleluia!

_______________________________ 7. Deus enviou seu Filho amado, para morrer no meu lugar

Na cruz pagou por meus pecados/ mas o sepulcro vazio está porque Ele vive!

Porque Ele vive/ eu posso crer no amanhã/ porque ele vive/ temor não

Mas eu bem sei/ que o meu futuro está nas mãos do meu Jesus que vivo está.

Um dia eu vou cruzar os rios/ e verei então/ um céu de luz

E verei que há em plena glória/ vitorioso vive e reina o meu Jesus!

___________________________________

8. Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor e responder. Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor.

E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor.

Pois disponível estou para sevir-te, Senhor.

Dia a dia, tua graça me dás; nela se apóia o meu caminhar.

Se estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer?

E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor.

Pois disponível estou para sevir-te, Senhor.

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ICHU-BA

DIOCESE DE SERRINHA

2012

Page 2: Tríduo Pascal - Livreto

CEIA DO SENHOR (QUINTA-FEIRA SANTA)

ENTRADA Venham comigo/ Vamos comer minha Páscoa/ Isto é meu corpo/ Isto também é meu sangue/ Eis o meu Testamento/ Até que se cumpra no Reino de Deus. 1- De bem longe é preciso lembrar/ Deus ouviu o clamor do seu povo/ Nos tirou das amarras do Egito/ Nem a morte nos pode dobrar. 2- Todo dia é preciso lembrar/ Sou a luz, o caminho, a verdade/ Sou o trigo que morre e floresce/ Sou o pão, sou fermento, sou vida. 3- Com firmeza é preciso lembrar/ Que ninguém seja escravo ou senhor/ Que jamais falte o pão aos irmãos/ Que o perdão transfigure e liberte. 4- Para sempre é preciso lembrar/ Volto ao Pai, mas vocês ainda ficam/ Muita gente haverá de seguir-me/ Se em vocês me enxergarem presente. ATO PENITENCIAL

Perdão, Senhor, para o vosso povo! (bis) Perdão, Senhor, por termos preferido/ Confiar em nossa fraqueza Sem saber que sois a fortaleza!

Perdão, Senhor, por termos preferido/ Recusar a vossa verdade, Sem saber que ela é liberdade!

Perdão, Senhor, por termos tantas vezes/ Caminhado sem esperança, Sem saber que sois a segurança!

GLÓRIA Glória a Deus nas Alturas/ e Paz na Terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai, Todo-poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos,/ nós Vos adoramos,nós Vos glorificamos/ nós vos damos graças por Vossa imensa glória.

1. É a fonte da luz do ar da cor/ É o som é a música é a dança É o mar jangadeiro e pescador/ é o seio materno sempre fértil É beleza é pureza e é calor!/ Aleluia! Aleluia! vamos criar Que é pra glória de deus brilhar! Nosso Deus é caminho e caminhada/ Do seu povo para a libertação Onde quer que esteja um oprimido/ é Javé que promove a redenção Ele quebra a força do tirano/ E garante a vitória da união! Aleluia! aleluia! vamos lutar/ Que é pra glória de Deus brilhar! Nosso Deus é a voz que se levanta/ É o canto o gemido e o clamor É o braço erguido para a luta/ É o abraço em nome do amor É o pé conquistando novo espaço/ É a terra é o fruto é a flor! Aleluia! Aleluia! vamos amar/ Que é pra glória de Deus brilhar! Nosso Deus esta brilhando noite e dia/ Pelos campos e praças do país É presença na voz da meninada/ Que convoca um futuro mais feliz É a infinita razão de plena vida/ Todo o povo cantando hoje bendiz! Aleluia! Aleluia! vamos cantar/ Que é pra glória de Deus brilhar! __________________________________________ 4. Quando Jesus passar, (3x) eu quero estar no meu lugar.

No meu telônio ou jogando a rede/ Sob a figueira ou a caminhar buscando agua pra minha sede,/ querendo ver meu Senhor passar.

No meu trabalho e na minha casa,/ No meu estudo e no meu lazer, No compromisso e no meu descanso,/ No meu direito e no meu dever

5. Vence a tristeza, enxuga o pranto ó meu povo vem cantar um canto novo o Deus da vida aqui está! Quem ama a Deus e está unido ao seu irmão não há porque ficar com medo e sem saber o que vai ser do mundo amanhã, quem da fome vai sobreviver. Está em nós a luz do amor que vai vencer. O pobre grita e o seu grito não é em vão

Page 3: Tríduo Pascal - Livreto

Aleluia, aleluia, aleluia (3x) Eis aí o Cordeiro de Deus Ele tira o pecado do mundo (3x) Eis aí o Cordeiro de Deus Ele nos dará a sua paz (3x) Eis o Cordeiro de Deus COMUNHÃO

Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, aleluia!/ Glória a Cristo, Rei ressuscitado, aleluia! 1. Páscoa sagrada! Ó festa de luz! / Precisas despertar: Cristo vai te iluminar!

2. Páscoa sagrada! Ó festa universal!/ No mundo renovado é Jesus glorificado!

3. Páscoa sagrada! Vitória sem igual!/ A cruz foi exaltada, foi a morte derrotada!

4. Páscoa sagrada! Ó noite batismal!/ De tuas águas puras nascem novas criaturas!

5. Páscoa sagrada! Banquete do Senhor!/ Feliz a quem é dado ser às núpcias convidado!

PROCESSIONAIS – PÁSCOA

1. Cristo venceu,aleluia!Ressucitou!Aleluia

O pai lhe deu,glória e poder Eis nosso canto aleluia Este é o dia em que o amor venceu/ Brilante luz iluminou as trevas Nós somos salvos para sempre Suave aurora foi anunciando/ Que a nova era foi inaugurada Nós somos salvos para sempre Olha a glória de Deus brilhando, aleluia! Olha a glória de Deus brilhando, aleluia! Nosso Deus é o artista do universo

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,/ Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai,/ Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós./ Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica/ Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós./ Só Vós sois o Santo. Só Vós o Senhor. Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo,/ com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!

ACLAMAÇÃO

Aleluia Aleluia como o Pai me amou assim também eu vos amei Aleluia Aleluia como eu estou no Pai, permanecei em mim

Vós todos que sofreis aflitos, vinde a mim! Repouso encontrarão os vossos corações Dou graças a meu Pai que revelou ao pobre ao pequenino no seu grande amor!

LAVA-PÉS

O Senhor me chamou/ E me ungiu, me enviou/ Levarás a Boa Nova/ Vossos pés vou lavar/ Vou ser pão e levar-vos a cruz como prova. 1- Vim da parte de Deus anunciar-vos/ Novo tempo mais pleno de vida/ Vim curar, reerguer, renovar/ Libertar toda gente oprimida.

2. Dentre vós que não haja senhores/ Que o maior lave os pés dos irmãos/ Que o mais sábio se instrua com os simples/ E que todos se dêem sempre as mãos.

3. Não vos chamo de servos, amigos/ Confiei-vos o amor de meu Pai/ Cultivai a semente, daí fruto/ Toda a face da terra mudai.

4. Sede fortes, brilhai como luz/ Frente ao ódio mantende o vigor/ Perdoai, persisti, sem ceder/ Demonstrai o que tenho a propor.

Page 4: Tríduo Pascal - Livreto

5. Não vos peço impossíveis façanhas/ Nem conquistas, nem feitos dos reis/ Simplesmente façais como eu fiz/ Sem cessar como amei vos ameis.

6. Não temais trono algum deste mundo/ Na verdade vivei sem cessar/ Sede assim testemunhas do Reino/ Que meu Pai quis na terra plantar.

OFERENDAS

Fui um fruto pequenino que a videira produziu Fui um simples grão de trigo que cresceu e ninguem viu Quando enfim chegou o tempo que o Senhor predestinou De pequeno grão de uva gota d'agua agora sou

De pequeno grão de trigo esmagado até ser pão Transformei-me em corpo santo de um amigo e de um irmão

Fui aquele vinho puro que no altar alguem deixou Fui aquele pão pequeno que o irmão no forno assou Quando enfim chegou o tempo que o amor predestinou Eu que era vinho puro gota d'agua agora sou

Eu que era simplesmente nada mais que um simples pão Sou agora alimento que produz libertação

SANTO

Do menor dos grãos de areia/ À maior estrela que há Cante o universo/ Santo santo santo é o Senhor Da menor das criaturas/ A maior das vidas que há Cante o planeta Terra/ Santo santo santo é o Senhor Hosana e bendito e hosana/ Vivas ao Criador Hosana e bendito e hosana/ Ao Filho Dele, Nosso Senhor Santo santo santo é o Senhor!

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar

Que alegria andar ao brilho dessa luz vida eterna e paz no coração produz Oh! Aceita agora o salvador Jesus e deixa a luz do céu entrar EXULTE ÁGUA VIVA OFERENDAS Eu creio num mundo novo, pois Cristo ressuscitou! Eu vejo sua luz no povo, por isso, alegre sou! Em toda pequena oferta, na força da união, No pobre que se liberta, eu vejo ressurreição! Na mão que foi estendida, no dom da libertação. Nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição! Nas flores oferecidas, e quando se dá perdão: Nas dores compadecidas, eu vejo ressurreição! Nos homens que estão unidos, com outros partindo o pão, Nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição! SANTO Vamos cantar, o senhor é Santo./ Vamos louvar, o senhor é Santo. Refrão: Oh, oh, o senhor é Santo (bis) No céu e na terra, o senhor é Santo/ na força do axé o senhor é Santo. Bendito o que vem, o senhor é Santo/ Hosana Amém, o senhor é Santo. CORDEIRO

Page 5: Tríduo Pascal - Livreto

5- Em extremo desmaio,deve auxílio, tão cansado receber o Círineu. (2x)

6- O seu rosto ensanguentado, por Verónica é enxugado eis, no pano apareceu. 7-

Outra vez desfalecido,pelas dores abatido cai por terra o salvador. (2X)

8- Das mulheres que choravam que fiés o acompanhavam é Jesus consiolador.

9- Cai exausto bom senhor, esmagado pela dor dos pecados e da cruz. (2x)

10- Já do algoz as mãos agrestes as sangrenta pobres vestes, vão tirar de Jesus.

11- Sois por mim na cruz pregado, insultado, blasfemado com cegueira e com

furor.

12- Por meus crimes padecestes, meu Jesus, por mim morrestes, quanta angústia,

quanta dor. (2x)

13- Do madeiro vos tiraram e a mãe vos entregaram, com que dor e compaixão.

14- No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam do mistério da

Paixão. (2x)

15- Meu Jesus, por vossos passos, recebei em vossos braços a mim, pobre

pecador. (2x)

SÁBADO SANTO PROCISSÃO DA LUZ

Tu anseias , eu bem sei , por salvação , tens desejo de banir a escuridão abre , pois de par em par teu coração e deixa a luz do céu entrar

Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar

Cristo a luz do céu , em ti quer habitar para as trevas do pecado dissipar, teu caminho e coração iluminar e deixa a luz do céu entrar

CORDEIRO

Ó Cordeiro de Deus (3x) Morrestes por causa de nós/ Fostes imolado no nosso lugar Por isso tende piedade,/ Tende piedade, tende piedade Tende piedade de nós Ó Cordeiro de Deus (3x) Morrestes por causa de nós/ Fostes imolado no nosso lugar Por isso tende piedade,/ Tende piedade, tende piedade Tende piedade de nós E dai-nos a paz, e dai-nos a paz/ E dai-nos a paz, Cordeiro de Deus COMUNHÃO . Eu quis comer esta ceia agora,/ Pois vou morrer já chegou minha hora. Tomai, comei é meu corpo e meu sangue que dou Vivei no amor! Eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (bis) 2. Comei o pão; é meu corpo imolado/ Por vós, perdão para todo pecado. 3. E vai nascer do meu sangue a esperança,/ O amor, a paz; uma nova aliança. 4. Eu vou partir; deixo o meu testamento./ Vivei no amor! Eis o meu mandamento. 5. Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza;/ Porém, no céu, vos preparo outra mesa. 6. De Deus virá o Espírito Santo, / Que vou mandar p'ra enxugar vosso pranto. 7. Eu vou, mas vós me vereis novamente;/ Estais em mim e eu em vós estou presente.

Page 6: Tríduo Pascal - Livreto

8. Crerá em mim e estará na verdade, / Quem vir cristãos, na perfeita unidade. TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO 1. Canta, Igreja, o Rei do mundo,/ que se esconde sob os véus; Canta o sangue tão fecundo,/ derramado pelos seus, E o mistério tão profundo,/ de uma Virgem, Mãe de Deus. 2. Um menino nos foi dado,/ veio aos servos o Senhor./ Foi na terra semeado/ o seu Verbo Salvador./ Ao partir nos foi deixado,/ pão de vida, pão de amor. 3. Celebrando a despedida,/ com os doze Ele ceou./ Toda a Páscoa foi cumprida,/ novo rito inaugurou./ E, seu corpo, pão da vida,/ aos irmãos Ele entregou. 4. Cristo, Verbo onipotente,/ deu-nos nova refeição:/ faz-se carne realmente/ o que deixa de ser pão./ Eis que o vinho é sangue ardente:/ vence a fé, gosto e visão TÃO SUBLIME Tão Sublime Sacramento,/ adoremos neste Altar. Pois o Antigo Testamento/ deu ao Novo seu lugar. Venha a fé por suplemento/ os sentidos completar. Ao Eterno Pai cantemos/ e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito, exaltemos,/ Na Trindade, eterno Amor. Ao Deus Uno e Trino demos/ a alegria do Louvor! Amém, amém.

SEXTA-FEIRA SANTA

Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo!

Todos: Vinde, adoremos! (canta 3 vezes) ACLAMAÇÃO

Por vossas angústias, oração, suor,/ E cálix do horto, Perdoai, Senhor.

Por essa perfídia, com que o traidor;/ Beijou sua face, Perdoai, Senhor.

Pelas duras cordas, com que sem amor;/ Cruéis vos ligaram, Perdoai, Senhor.

Pela crueldade, dos maus e furor,/ Com que vos levaram, Perdoai, Senhor.

Por serdes trazidos, com'um sedutor,/ A tribunal d'homens, Perdoai, Senhor.

Pelas bofetadas, com que em furor,/ Vos ferem o rosto, Perdoai, Senhor.

Por tantos açoites, quem em vós com rigor,/ Imenso então deram, Perdoai,

Senhor.

Pela coroa d'espinhos, que vos mandaram pôr,/ Na fronte divina, Perdoai, Senhor.

Pela santa Virgem, que com grande dor,/ Foi ao vosso encontro, Perdoai, Senhor.

Pela cruz pesada, que vos pôs sem cor,/ Pelas vossas quedas, Perdoai, Senhor.

Pela indigna cana, que como impostor,/ Levastes nas mãos, Perdoai, Senhor.

Pelos duros cravos, que com crua dor,/ Mãos e pés rasgaram, Perdoai, Senhor.

Pelo fel, vinagre, d'extremo amargor,/ Qu'a beber vos deram, Perdoai, Senhor.

Pela cruel lança, com que um malfeitor, / Rasgou vosso lado, Perdoai, Senhor.

A MORRER CRUCIFICADO

A morrer crucificado, teu Jesus é condenado, por teus crimes, pecador. (2x)

Pela virgem dolorosa, vossa mãe tão piedosa, perdoai - me meu Jesus. (2x)

2- Com a cruz é carregado, e do peso acabrunhado, vai morrer por teu amor (2x)

3- Pela cruz tão oprimido, cai Jesus desfalecido,pela tua salvação. (2x)

4- De Maria lagrimosa,sua mãe tão dolorosa vê A imensa compaixão. (2x)

Page 7: Tríduo Pascal - Livreto

Deixou-se escravizar/ entre dois ladrões/ pra satisfazer as nossas paixões. Por nossas paixões/ ó virgem Maria/ desterrai Senhora/ por nossa valia. Por nossa valia/ e por vosso amor/ alcançai-nos a paz/ com nosso Senhor.

VEM, VEM PECADOR Vem, vem pecador/ onde é que te escondes? Meu Senhor te chama e tu não lhe respondes? Chega pecador/ chega arrependido/ aos pés de teu Deus que tens ofendido. Chora pecador/ chora teu pecado/ para que Deus sejas perdoado. Geme pecador/ aos pés de Jesus/ que por ti morreu/ lá no alto da cruz. Chega pecador/ chega à confissão/ para que de Deus/ mereças perdão. Chega pecador/ chega com amor/ aquele que é o teu Redentor. Muitos pecadores/ deitam-se a dormir/ sem cuidar do inferno/ onde hão de cair. Invoca a Maria, pobre pecador/ Ela é a Mãe da vida/ e Mãe do redentor.

PERDÃO MEU JESUS Perdão meu Jesus, Perdão, Deus de amor, Perdão, Deus clemente, Perdão, meu

Senhor!

Eis-m'a vossos pés, grande pecador; Meus enormes crimes, Perdoai, Senhor.

Já os meus pecados, lamento com dor;/ Estou compungindo, Perdoai, Senhor.

De quanto sofrestes, fui o causador;/ Por estes tormentos, Perdoai, Senhor.

Sou mais delinquente, que Judas traidor;/ Mas a vós recorro, Perdoai, Senhor.

Salve, ó Cristo obediente!/ Salve, amor onipotente, Que te entregou à cruz/ E te recebeu na luz! 1. O Cristo obedeceu até a morte,/ Humilhou-se e obedeceu o bom Jesus, Humilhou-se e obedeceu, sereno e forte,/ Humilhou-se e obedeceu até a cruz. 2. Por isso o Pai do céu o exaltou,/ Exaltou-o e lhe deu um grande nome, Exaltou-o e lhe deu poder e glória,/ Diante dele céus e terra se ajoelhem! ADORAÇÃO DA CRUZ

1. Povo meu que te fiz eu? Dize: em que te contristei/ Por que à morte me entregaste? Em que foi que eu te faltei? Eu te fiz sair do Egito/ Com maná te alimentei/ Preparei-te bela terra/ Tu a cruz para o teu Rei. Deus santo/ Deus forte/ Deus imortal/ Tende piedade de nós. 2- Bela vinha eu te plantara/ Tu plantaste a lança em mim/ Água doce eu te dava/ Foste amargo até o fim/ Flagelei por ti o Egito/ Primogênitos matei/ Tu, porém, me flagelaste/ Entregaste o próprio Rei! 3- Eu te abri o mar Vermelho/ Tu me abriste o coração/ A Pilatos me levaste/ Eu te levei pela mão/ Só na cruz tu me exaltaste/ Quando em tudo te exaltei/ Que mais podia eu ter feito/ Em que foi que eu te faltei? COMUNHÃO - PROVA DE AMOR

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

Eis que eu vos dou um novo Mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

Page 8: Tríduo Pascal - Livreto

Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

CANTOS PROCESSIONAIS

Bendita e louvada seja, no céu a divina luz; e nós também cá na terra louvemos a Santa Cruz! 2. Os céus cantam a vitória de nosso Senhor Jesus. Cantemos também na terra louvores à Santa Cruz! 3. Sustenta gloriosamente nos braços o bom Jesus, sinal de esperança e vida o lenho da Santa Cruz. 4. Humildes e confiantes levemos a nossa cruz, seguindo o sublime exemplo de nosso Senhor Jesus. 5. É arma em qualquer perigo, é raio de eterna luz, bandeira vitoriosa, o santo sinal da Cruz. 6. Ao povo aqui reunido, dai graça, perdão e luz. Salvai-nos, ó Deus clemente, em nome da Santa Cruz.

QUEREMOS DEUS Queremos Deus homens ingratos / Ao Pai supremo, ao redentor Zombam da fé os insensatos / Erguem-se em vão contra o Senhor Dá nossa fé, oh! Virgem, o brado abençoai Queremos Deus que é nosso Rei Queremos Deus que é nosso Pai Queremos Deus a sã doutrina / Que nos legou na sua cruz Levar á escola e á oficina, a lei de Cristo, o amor e luz

Queremos Deus na Pátria amada / Amarmos todos como irmãos Ver a Igreja respeitada/ são nossos votos de cristãos.

A VÓS CONTEMPLAMOS A vós contemplamos/ posta aos pés da cruz/ cravada de dores/ sois Mãe de Jesus. Virgem Mãe amada/ mulher valorosa/ com a dor do Filho/ sois Mãe amorosa. Ó Mãe amorosa/ amor sem segundo/ Ela é a Mãe de Deus/ e a Mãe do mundo. O mundo é grande/ sem comparação/ maior foi a dor/ da vossa paixão. Aflita Maria/ já vai desmaiando/ com a dor do Filho/ já vai suspirando. Suspirar é pena/ recorto pecado/ adeus Pai Eterno/ adeus filho amado. Adeus Filho amado/ das minhas entranhas/ por temer a morte/ morreu nas montanhas. Fala Filho amado/ fala sem temor/ não há quem suporte/ semelhante dor.

Ó VIRGEM SENHORA Ó Virgem Senhora/ mãe da piedade/ livrai-nos das penas da eternidade. Por esse Senhor/ que tendes nos braços/ pelas vossas dores/ dirigi meus passos. Dirigi meus passos e meus pensamentos/ de devoção terna daí-me sentimentos. Daí-me sentimentos/ daí-me contrição/ abrazai de amor/ este coração. Este coração/ ingrato e traidor/ é tão desleal a meu Rendentor. A meu Rendentor/ que pra nos salvar/ no lenho da cruz/ deixou-se escravizar.