transporte hidroviario

8
Fatores Críticos no Transporte Hidroviário que Afetam a Economia do Brasil No Brasil, um dos principais problemas que afetam o transporte marítimo é a ineficiência portuária, responsável pelos grandes congestionamentos e pela deterioração de muitos produtos, acarretando enormes prejuízos. Os navios permanecem cerca de 70% do tempo útil parados por problemas portuários.

Upload: valtoti

Post on 22-May-2015

1.992 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Transporte hidroviario

Fatores Críticos no Transporte Hidroviário que Afetam a Economia do Brasil

No Brasil, um dos principais problemas que afetam o transporte marítimo é a ineficiência portuária, responsável pelos grandes congestionamentos e pela deterioração de muitos produtos, acarretando enormes prejuízos. Os navios permanecem cerca de 70% do tempo útil parados por problemas portuários.

Page 2: Transporte hidroviario

O transporte marítimo depende principalmente de fatores como disponibilidade, qualidade das embarcações, bem como de instalações e eficiência portuárias. Poucos são os portos marítimos em condições de receber navios de 300 mil toneladas ou mais.

Page 3: Transporte hidroviario

Foi qualidade da infraestrutura portuária que o Brasil teve o pior desempenho. Com 2,6 pontos, o País foi o lanterninha do grupo, bem distante da média mundial de 4,2. No setor ferroviário, o padrão de qualidade brasileiro só não é pior que o da Colômbia: teve nota 1,8, ante uma média mundial de 3,1.

Page 4: Transporte hidroviario

Principais Portos do Brasil

Page 5: Transporte hidroviario
Page 6: Transporte hidroviario

PRINCIPAIS PROBLEMAS DOS PORTOS PARA AS EMPRESAS AGROINDUSTRIAIS EM 2007

Page 7: Transporte hidroviario

Matriz de Transportes - Comparativo Internacional

Page 8: Transporte hidroviario

Conclusão do Grupo

No Brasil, apesar das grandes bacias hidrográficas existentes, as hidrovias possuem menos investimento, devido ter uma infra-estrutura antiga e o gasto é maior devido essa deficiência. O país optou por transportes rodoviários construindo grandes rodovias que diminuiriam o custo dos transportes para o governo, mas trazendo grandes impactos para o meio ambiente como por exemplo a poluição.

O transporte hidroviário, apesar de difícil implantação, tem apresentado custos baixos e tem promovido o desenvolvimento regional demonstrado a viabilidade de sua integração aos diferentes sistemas de transporte.

Desta forma, o desenvolvimento do comércio é limitado havendo restrições ao crescimento da economia, que poderia ter uma melhor atuação caso houvesse a eliminação de infra-estrutura, e também a realização de pressão efetiva para assegurar a expansão.

Em vista disso tudo, é possível afirmar que o futuro do transporte hidroviário no Brasil ainda é muito obscuro e incerto.