trabalho uniube

13
AMBIENTE: TERRA E VIDA I 1 Para responder esta questão você pode consultar o capítulo 03 do livro “Ambiente, Terra e Vida”, material impresso ou virtual. Vimos em nossos estudos que a Terra apresenta uma dinâmica, estando constantemente em movimento. Leia e julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas: ( ) Muito do que a ciência sabe sobre a idade, densidade e outras informações sobre a Terra se deu graças ao estudo de meteoritos encontrados na superfície terrestre. ( ) Graças às buscas pelo conhecimento de outros planetas do Sistema Solar, o ser humano já conhece totalmente o relevo da Terra, inclusive o submarino. ( ) Internamente a Terra é dividida em camadas que se diferenciam pela composição mineralógica. No interior da Terra a temperatura chega à 5000ºC. ( ) As placas tectônicas são responsáveis por movimentos e perturbações na superfície da Terra, pois se apoiam no núcleo externo, cujo material é pastoso. ( ) O magma é o material que deu origem à Terra. Ocorre nas camadas internas do planeta, podendo formar corpos rochosos em profundidade ou na superfície do planeta. A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é: A) VFFFV B) VFVFV B) VVFFV C) FFVFV E) VFVFF

Upload: abcgvmg

Post on 21-Oct-2015

723 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho UNIUBE

AMBIENTE: TERRA E VIDA I

1 Para responder esta questão você pode consultar o capítulo 03 do livro “Ambiente, Terra e Vida”, material impresso ou virtual.

Vimos em nossos estudos que a Terra apresenta uma dinâmica, estando constantemente em movimento. Leia e julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas:

( ) Muito do que a ciência sabe sobre a idade, densidade e outras informações sobre a Terra se deu graças ao estudo de meteoritos encontrados na superfície terrestre.

( ) Graças às buscas pelo conhecimento de outros planetas do Sistema Solar, o ser humano já conhece totalmente o relevo da Terra, inclusive o submarino.

( ) Internamente a Terra é dividida em camadas que se diferenciam pela composição mineralógica. No interior da Terra a temperatura chega à 5000ºC.

( ) As placas tectônicas são responsáveis por movimentos e perturbações na superfície da Terra, pois se apoiam no núcleo externo, cujo material é pastoso.

( ) O magma é o material que deu origem à Terra. Ocorre nas camadas internas do planeta, podendo formar corpos rochosos em profundidade ou na superfície do planeta.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:A) VFFFV

B) VFVFV

B) VVFFV

C) FFVFV

E) VFVFF

2 A atmosfera consiste em uma camada de gases de relativamente baixa temperatura, que envolve um corpo cuja gravidade é alta o suficiente para retê-los. De acordo com nossos estudos sobre a configuração atual da atmosfera terrestre, assinale a alternativa CORRETA:

A) A composição da atmosfera terrestre primitiva pouco se diferencia da atual.

B ) É correto afirmar que o gás mais abundante na atmosfera terrestre atual é o oxigênio.

C) Se não existisse atmosfera a Terra teria vida, porém, não haveria ocorrência de chuvas.

D) As camadas da atmosfera são diferenciadas por dois critérios: térmico e químico.

E) As ondas de rádio são refletidas na troposfera, localizada entre 0 e 12 km de altitude.

Page 2: Trabalho UNIUBE

1 Para responder esta questão você pode consultar o capítulo 02 do livro “Ambiente, Terra e Vida”, material impresso ou virtual.

A atmosfera se originou com a consolidação do planeta Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo dos anos ela foi evoluindo e sofrendo grandes transformações em sua composição química. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre a atmosfera terrestre leia e analise as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:

I) A atmosfera é a camada de gases que envolvem a Terra. Sua formação atual é composta basicamente por nitrogênio, oxigênio e argônio.

II) A atmosfera, de acordo com o critério térmico, ou seja, conforme a temperatura que apresenta, é dividida em homosfera, heterosfera e exosfera.

III) A existência da atmosfera é fundamental para a vida na Terra. Nela acontecem todos os fenômenos climáticos, e ela protege a vida da colisão com corpos rochosos.

IV) A camada de ozônio, fundamental pela proteção da Terra contra raios ultravioletas, situa-se na mesosfera, de acordo com a divisão térmica da atmosfera.

V) Os aviões circulam na estratosfera. Essa é uma importante camada da atmosfera, pois nela ocorrem também as reflexões das ondas de rádio.

Estão corretas as assertivas:

A) Apenas I, II e V.B) Apenas I, II e III.C) Apenas III.D) Apenas III e IV.E) Apenas I e III.

2 Para responder esta questão você pode consultar o capítulo 02 do livro “Ambiente, Terra e Vida”, material impresso ou virtual.

A Terra, formada por acresção planetária há cerca de 4,5 bilhões de anos, tem sua história marcada por grandes eventos de transformação da sua configuração, além de mudanças climáticas e grandes extinções de espécies. De acordo com nossos estudos sobre a história e a atual configuração do planeta Terra, assinale a alternativa CORRETA:

A) Há cerca de duzentos e vinte e cinco milhões de anos o planeta se dividiu em dois, formando os antigos continentes Laurásia e Gondwana.

Page 3: Trabalho UNIUBE

B) Os principais agentes de transformação da configuração atual dos contornos dos continentes são, sem dúvida, os seres humanos.

C) O continente que uniu todos os atuais continentes no passado era denominado Gondwana. Não é possível que ele volte a existir.

D) Desde cerca de sessenta milhões de anos o continente apresenta uma configuração estática, estando os continentes imóveis.

E) Pangeia era o nome de um supercontinente que unia a atual África, América do Sul, Antártida e Oceania.

QUESTÃO 01

Atenção: para resolver esta questão você poderá consultar o capítulo 3, bem como sua aula 2, do componente curricular Ambiente, Terra e Vida.

No subtítulo 17, do capítulo 3, você estudou sobre os quatro elementos do planeta Terra. Consulte, novamente, este trecho e dê ao menos duas razões para que atmosfera seja fundamental para a vida na Terra.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO I

1 Quanto aos precursores da geografia crítica no Brasil, se destaca o geógrafo Milton Santos que escreveu entre outras a obra intitulada “Por uma nova geografia”. De acordo com seus estudos sobre as contribuições desse autor para a constituição da geografia crítica no Brasil, assinale a alternativa correta.

A) Para o autor, a geografia crítica trabalha o conceito de espaço e revaloriza o conceito de paisagem, região e lugar, que são iguais em quaisquer porções continentais.

B) Para o autor não existe nenhuma relação entre o social e o natural na conceituação de espaço geográfico.

C) Milton Santos caracteriza o espaço geográfico como porção social e humanística, deixando de lado a regionalização do espaço físico, natural.

Page 4: Trabalho UNIUBE

D) Para o autor, o espaço só é compreendido através da sociedade e a sociedade torna-se concreta por meio das relações estabelecidas sobre o espaço, o que ele chama de sócio-espacial.

F) A estrutura espacial diz respeito à natureza social e econômica de uma sociedade, segundo o autor, se modifica em determinados momentos históricos mas não evoluem como as estruturas civilizacionais.

2 Yves Lacoste, ao escrever sua obra clássica “A geografia serve, em primeiro lugar para fazer a guerra”, faz uma crítica incisiva ao pensamento majoritário que permeava a ciência geográfica. Assim, ele aborda temáticas que apontam diversas facetas do conhecimento geográfico. Sabendo disso, e de acordo com o que foi estudado sobre esse autor e sua obra, assinale nas afirmações a seguir, V para as verdadeiras e F para as falsas.

A) Lacoste discute em sua obra o uso estratégico do conhecimento geográfico para a guerra. F

B) Lacoste enxergava a geografia como instrumento de construção de valores para a transformação social. F

C) Lacoste lança bases para uma geografia crítica, a partir de sua maneira de pensar e enxergar o mundo. v

D) Lacoste dava ênfase somente a geografia física, com destaque nas questões ambientais. F

E) Lacoste providencia a existência de uma Geografia didática e outra militar. F

3 A geografia crítica é identificada em meados da década de 1970, com a obra de Yves Lacoste, intitulada “A geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”. Sua ênfase estava pautada na criticidade e renovação do ensino em todos os níveis, além da reconstrução do pensamento geográfico e análise dos modelos anteriores.

Sabendo disso, assinale entre as alternativas abaixo aquela que estiver correta com relação aos pressupostos da geografia crítica.

Page 5: Trabalho UNIUBE

A) A geografia crítica representa uma clara abertura para movimentos sociais e a luta pelos direitos da sociedade. Nesse sentido, seu foco principal se desvia de outras relações sociais como a fome e a ordenação cultural e étnica.

B) Tal maneira crítica de encarar a geografia se fundamentou na revisão de ideias como motivos para a guerra, expansão de movimentos revolucionários, ecologismo, entre outros que eram e são até hoje importantes ícones para o desenvolvimento do pensamento geográfico.

C) A geografia crítica buscou subsídios nos movimentos populares e sociais. Contudo, ela se desenvolveu de forma mais aberta e pluralista, tendo maior convívio com outras correntes de pensamento, excluindo as filosóficas e as ciências naturais.

D) A Geografia crítica insistia na revolução escolar, na crítica à escola, e a geografia tradicional, na necessidade de um novo ensino voltado para desenvolver o aprendizado no sentido amplo e humanista.

E) A geografia crítica têm seus pressupostos baseados em estudos de grandes nomes como Ives Lacoste e Milton Santos, que são contrários ao pensamento relacionado à filosofia de Foucault e Marx.

De acordo com seus estudos sobre as escolas do pensamento geográfico e seus precursores no Brasil, você aprendeu que dentre outros, Rui Moreira, Ana Fani, Ariovaldo Umbelino e Milton Santos, são importantes nomes no campo da ciência geográfica. Sabendo disso, assinale a seguir, a alternativa que apresenta a escola do pensamento geográfico a que fazem parte esses autores.

A) Escola pragmáticaB) Escola teorético-quantitativaC) Escola críticaD) Escola tradicionalE) Escola humanística

A geografia crítica, estudada nesta quinzena apresenta uma descaracterização de alguns argumentos das escolas tradicionais e pragmáticas. De acordo com seus estudos, indique no que se apoia essa escola crítica.

Page 6: Trabalho UNIUBE

LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS I

1 Durante os estudos da quinzena você aprendeu que a cartografia é um instrumento de caráter ideológico. Uma das formas de propagação ideológica é a visualização dos mapas num plano vertical com o norte “em cima” e o sul “embaixo”. Nesse contexto, observe o mapa a seguir, leia as assertivas e marque a alternativa correta.

I – O mapa Dymaxion é uma alternativa interessante para a visualização do planisfério, pois quebra a visão do norte “em cima” e do sul “embaixo”.

II – O mapa Dymaxion (figura) apresenta uma forma incorreta de representação terrestre, pois não dispõe os países desenvolvidos ao norte e os subdesenvolvidos ao sul.

III – Mapas como o Dymaxion devem ser trabalhados em sala de aula, pois fortalecem a ideia de que a Terra não tem “lado” e trazem novas referências ao estudo da cartografia.

IV – A única forma correta de representação do mundo é pelo planisfério elaborado a partir da projeção de Mercator, com o norte “em cima”, o sul “embaixo” e a Europa ao centro.

A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.B) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.C) Apenas as assertivas I e III estão corretas.D) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.E) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

2 Para Teobaldo Neto (2010) é impossível uma pessoa que não teve acesso aos conteúdos básicos da cartografia interpretar um mapa de uma região qualquer. Nessa perspectiva, é fundamental que a alfabetização cartográfica seja trabalhada nas aulas de geografia. Sobre a temática, leias as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa correta.

I – Qualquer pessoa é capaz de fazer a leitura e interpretação de mapas, mesmo sem passar pela alfabetização cartográfica.

II – A cartografia representa uma forma de comunicação que dispõe de uma linguagem específica.

III – Os mapas possuem uma linguagem semiótica complexa, constituída por sistemas de signos, redução e projeção.

A) Apenas as assertivas I e II são corretas.

Page 7: Trabalho UNIUBE

B) Apenas a assertiva II é correta.C) Apenas a assertiva III é correta.D) Apenas a assertiva I é correta.E) Apenas as assertivas II e III são corretas.

3 Com o auxílio de satélites e computadores, a cartografia tornou-se um verdadeiro sistema de informações geográficas. Sobre a cartografia na era digital, marque a alternativa correta.

A) As novas tecnologias não contribuíram para o desenvolvimento e informatização da cartografia.

B) As imagens de satélite são produzidas a partir da captura de fotografias aéreas quando se sobrevoa determinados espaços.

C) As imagens de satélite são usadas exclusivamente para mapear áreas urbanas, isto é, cidades, não tendo nenhum uso na área rural.

D) As imagens de satélite não são úteis à cartografia, pois não conseguem obter informações de áreas com acidentes geográficos.

E) O Sistema de Informações Geográficas – SIG, caracteriza-se pelas tecnologias para a aquisição, armazenamento, gerenciamento, análise e exibição de dados espaciais.

Os pontos cardeais definem direções, rumos ou caminhos. Usamos tais pontos para apontar direções de objetos, pessoas e outros fenômenos, além de indicar um caminho que percorremos. Entretanto, os pontos cardeais também têm outras utilidades. Neste sentido, cite e comente pelo menos um outro tipo de uso desse sistema de localização.

ESCOLA E SOCIEDADE I

1 Em algumas escolas, as atividades de aprendizagem são organizadas com a participação de alunos(as) como uma construção contínua e essencialmente ativa, supondo o uso de diferentes formas de mediação para essa construção acontecer. A partir desse princípio, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural. Esta prática pedagógica tem base em teorias hoje bastante divulgadas, conhecidas como:

A) Humanistas (Carl Rogers) - porque valorizam fundamentalmente a realização do educando enquanto pessoa.

B) Científicas - porque derivam de uma experimentação concreta realizada por pesquisas educacionais.

Page 8: Trabalho UNIUBE

C) Cognitivista (Piaget) e sociocultural (Vygotsky) - porque exigem de cada um a participação efetiva na elaboração da aprendizagem.

D) Comportamentais (Skinner) - porque esperam respostas segundo reforços oferecidos nas atividades.

E) Tradicionais - porque estão baseadas na repetição de modelos utilizados durante algum tempo.

QUESTÃO 01

1 A presença dos movimentos sociais é uma constante na história política do país, mas ela é cheia de ciclos, com fluxos ascendentes e refluxos (alguns estratégicos, de resistência ou de rearticulação em face da nova conjuntura e das novas forças sociopolíticas em ação). O importante a destacar é esse campo de força sociopolítico e o reconhecimento de que suas ações impulsionam mudanças sociais diversas. O repertório de lutas que eles constroem demarca interesses, identidades, subjetividades e projetos de grupos sociais. A partir de 1990, os movimentos sociais deram origem a outras formas de organizações populares, mais institucionalizadas, em que se destacam os movimentos sociais dos Sem Terra, movimentos sociais de mulheres e os movimentos homossexuais, os movimentos dos afro-brasileiros e o movimento indígena (todos esses considerados movimentos identitários e culturais). Há, ainda, os movimentos culturais dos ambientalistas e dos ecologistas, que cresceram muito após a ECO-92.

Maria da Gloria Gohn. Movimentos sociais: espaços de educação não-formal da sociedade civil. Internet: <www.universia.com.br> (com adaptações).

É possível se depreender desse texto a imensa diversidade dos movimentos sociais ocorridos no Brasil. Mas, independentemente dessa diversidade, é possível apontar alguns traços comuns nesses movimentos. Que traço(s) são esses?

A) A relação com a música popular brasileira.B) A luta por direitos e a ampliação do exercício da cidadania.C) A defesa da propriedade privada.D) O requerimento de melhorias materiais, apenas.E) A luta pela propriedade no campo.

QUESTÃO 02

Page 9: Trabalho UNIUBE

Qual é o Movimento de Educação que consiste em um trabalho político que entende a educação como produção, como criação, e não apenas como transmissão de conhecimento, que direciona a liberdade, pré-condição da vida democrática, que rejeita o autoritarismo e sustenta o diálogo?

A) Movimento de Educação PopularB) Movimento Escola Nova.C) Movimento da Revolução de 30.D) Movimento de Educação de Base.E) Movimento de Cultura Popular

QUESTÃO 03

Conhecer, registrar e analisar as características da produção cultural e artística popular são recursos importantes para a construção da memória e da identidade de um povo. Nesse sentido, analise as alternativas.

I. No Brasil, existem diversas festas entendidas como manifestações da tradição popular, como por exemplo, as festas juninas.

II. As noções de “cultura popular” são construções utilizadas para diferenciar as crenças, os valores e os costumes do povo e das elites. Entretanto essas noções obscurecem os diálogos e as trocas entre os diferentes grupos existentes na sociedade.

III. Para o senso comum, há uma hierarquia na definição da cultura popular brasileira. Desse modo, aquelas manifestações culturais restritas a alguns grupos étnicos, religiosos ou regionais tendem a ser entendidas como de menor relevância para a cultura nacional.

São corretas:

A) I e IIB) II e IIIC) III, apenasD) I, II e IIIE) I e III

QUESTÃO 01

Page 10: Trabalho UNIUBE

A professora Luci é responsável por uma classe de 32 alunos, que cursam há três anos o Ensino Fundamental na Escola Lua. Ela fez a leitura dos relatórios dos professores dos anos anteriores sobre esses alunos, observou-os, avaliou-os e verificou que 15 alunos de sua classe estão muitos lentos na aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta pedagógica da escola prevê a progressão automática dos alunos, mas recomenda que dificuldades específicas de alguns sejam trabalhadas de forma particular.

Pensando em resolver o problema da reprovação, e tornar o processo ensino-aprendizagem prazeroso e eficaz, responda:

De que forma pode acontecer a relação professor-aluno e como pode ser entendido o processo ensino-aprendizagem, tendo como base a abordagem sociocultural?