trabalho módulo 4 canoagem - pedro loureiro

27
Ano Letivo: 2011/2012 Disciplina: Praticas de Atividades Fisicas e Desportivas Trabalho realizado por: Pedro Loureiro Nº17 CANOAGEM Curso: Apoio à Gestão Desportiva Professora: Cristina Sardinha 22-05-2022

Upload: vera-filipa-silva

Post on 26-Jun-2015

1.574 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-2023

Ano Letivo:2011/2012

Disciplina: Praticas de Atividades Fisicas e Desportivas

Trabalho realizado por:

Pedro Loureiro Nº17

CANOAGEM

Curso: Apoio à Gestão Desportiva

Professora: Cristina Sardinha

Page 2: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20232

ÍNDICE:☺ Introdução________________________________________________3☺ O que é a conoagem_______________________________________4☺ Origem e evolução da canoagem_____________________________5☺ Origem e evolução da canoagem em Portugal__________________6☺ Regulamentos__________________________________________________7☺ Entrada num cais________________________________________________9☺ Entrada na margem______________________________________________11☺ Manter a estabilidade______________________________________________13☺ Características dos kayaks e canoas___________________________________15☺ Tipos de embarcações_________________________________________________16☺ Disciplinas da canoagem________________________________________________18☺ Principais modalidades da canoagem_____________________________________19☺ Tipos de kayaks__________________________________________________________21☺ Equipamentos_____________________________________________________________22☺ Associações/

Federações______________________________________________________23☺ Modalidades_________________________________________________________________24☺ Campeonato__________________________________________________________________2

5☺ Curiosidades___________________________________________________________________

_26☺ Conclusão_____________________________________________________________________

___27

Page 3: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20233

INTRODUÇÃO:☺ Este trabalho está a ser realizado pelo aluno Pedro Miguel Torres Loureiro do

10º ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva no âmbito da disciplina de Práticas de Atividades Físicas e Desportivas (PAFD).

☺ O tema que vou abordar neste trabalho é a canoagem.☺ No corpo do desenvolvimento do trabalho vou analisar e explicar os seguintes

conceitos e temas ou teorias:

☺ O que é a conoagem☺ Origem e evolução da canoagem☺ Origem e evolução da canoagem em

Portugal☺ Regulamentos☺ Entrada num cais☺ Entrada na margem☺ Manter a estabilidade☺ Características dos kayaks e canoas☺ Tipos de embarcações☺ Disciplinas da canoagem

☺ Principais modalidades da canoagem

☺ Tipos de kayaks☺ Equipamentos☺ Associações/Federações☺ Modalidades☺ Campeonato☺ Curiosidades

Page 4: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20234

O QUE É A CANOAGEM?

☺ A canoagem é um desporto náutico, misto que consiste na exploração de lagos ou subidas/descidas de rios. É um desporto existente nos Jogos Olímpicos, desde 1936, em Berlim, nas modalidades Slalom. É praticada em embarcações (canoa ou kayak), e guiada com a ajuda dos remos.

☺ Este desporto tem enorme adesão em Portugal, tanto no plano competitivo como no de lazer.

Page 5: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20235

☺ Desde a Pré-História, os homens utilizam as canoas para o transporte e locomoção. Alguns usavam-nas também para pequenas competições.

☺ Os egípcios no séc. XV antes de Cristo e, mais tarde os astecas nos séculos III a IX depois de Cristo usavam embarcações propulsionadas com pás.

☺ No começo do Século XIX, os ingleses começaram a utilizar por lazer uma embarcação chamada “gronelandais”.

☺ Este barco deu início aos formatos modernos de kayaks e canoas com remos que fizeram muito sucesso na Alemanha e outros países da Europa Central.

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CANOAGEM:

Page 6: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20236

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CANOAGEM EM PORTUGAL:

☺ Portugal, o país dos marinheiros, não podia ficar alheio da evolução natural das pirogas. A sua história e todo o seu desenvolvimento assentam nas povoações implantadas à beira de cursos de àgua. O nosso país disfruta de magníficas condições para a prática desta modalidade.

☺ Infelizmente não existem muitos documentos sobre o aparecimento da canoagem no nosso país. A pouco e pouco, no entanto, têm-se juntado alguns elementos à medida que a modalidade vai crescendo.

☺ Existem efetivamente testemunhos vivos de que, por volta dos anos 30, houve grande entusiasmo nesta modalidade. Desciam-se os rios, faziam-se algumas atividades aventureiras e até se competia.

☺ Julga-se que este entusiasmo teve a sua origem numa descida do rio Douro efetuada por espanhóis do remo da Mocidade Portuguesa. A partir daí a canoagem propagou-se em todo o país.

Page 8: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20238

REGULAMENTOS:

☺ Regatas em linha

http://www.fpcanoagem.pt/Portals/0/Regulamentos/FPC.Regulamento.Velocidade25052011.pdf

☺ Slalomhttp://www.fpcanoagem.pt/Portals/0/Regulamentos/FPC.RegulamentoCircuitonacionalSlalom04062012.pdf

Page 9: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-20239

ENTRADA NUM CAIS:☺ Entra e sair de um

kayak é faxil se souberes os truques. Provalvemente a maneira mais fácil é num cais baixo. Antes de entrares lembra-te de verificar todo o teu equipamento.

☺ Certifica-te que estás a usar colete e que está bem ajustado. Se estás a usar um saiote será melhor levantar a parte de trás para não te sentares em cimaa dele. Lembra-ta de deixar a pagaia ao alcance, uma vez dentro do kayak.

Page 10: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202310

ENTRADA NUM CAIS:☺ Lembra-te que quando

moveres o teu peso para cima do kayak terá que ser exatamente na sua linha central. Se não for, o kayak poderá virar a estabilidade e poderá virar. Deves colocar as tua mãos a segurar firmemente a traseira da gola do poço e verificar se os teus pés estão perto da tua linha central do kayak. ☺ Levanta-te e mantém o

teu peso sobre as tuas mãos. Calmamente move o teu rabo para dentro do cockpit.

☺ Sair do kayak é feita da mesma forma mas na ordem inversa.

Page 11: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202311

ENTRADA NA MARGEM:☺ Muitas vezes não temos

um cais disponível para entrar dentro do kayak e tudo se torna um pouco mais complicado. Tens que procurar um local com um plano de água calmo e fundo suficiente para o casco não tocar no fundo quando te sentares dentro do kayak.

☺ Coloca a pagaia com uma partedo tubo assente no final da gola do poço e a outra na tal rocha. Segura com firmeza o tubo e a gola do poço de forma a que a pagaia fique presa entre o teu polegar e a gola do poço. Coloca a outra mão no tubo mesmo junto à rocha de maneira a ele ficar estável apoiada nela

Page 12: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202312

ENTRADA NA MARGEM:

☺ Muda o teu peso para o pé e mão do lado da rocha e mete o outro pé para dentro do cockpit. Depois simultaneamente senta-te e leva o outro pé para dentro do cockpit. Lembra-te de manter o equilibrio sempre para o lado da rocha até estares completamente sentado.

☺ Sair do kayak é feito da mesma maneira mas de ordem inversa.

Page 13: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202313

MANTER A ESTABILIDADE:☺ Os kayaks são

concebidos muitos estreitos para serem mais rápidos e fáceis de mover em frente. Isto significa que terás que manter o equilibrio de uma forma ativa. Felizmente esta operação é facil e torna-se rapidamente natural.

☺ Para te manteres estável, precisas de manter a tua zona superior do corpo relaxado e perpendicular à superficie da água. Descontrai os abdominais e as costas e deixa o kayak baloiçar livremente quando a ondulação o movimente

Page 14: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202314

MANTER A ESTABILIDADE:

☺ Se perderes o equilibrio e precisa de te apoiar em algum lado, dá uma chapada na água com as costas da pá. Isso vai-te fornecer algum apoio durante uns segundos, provavelmente o suficiente para retomares a estabilidade.

Page 15: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202315

CARACTERÍSTICAS DOS KAYAKS E CANOAS:

☺ Os kayak com cascos com esta formatação tem grande estabilidade e suportam muito peso, são apropriados para principiantes.

☺ Para descidas de rios com águas agitadas, os kayaks devem ter baixo volume casco de perfil arredondado e linha de quilha arqueada, que proporciona extrema maneabilidade.

☺ Esta combinação de formato de casco com uma linha de quilha moderada proporciona aos kayks estabilidade, velocidade e agilidade típica de embarcações destinadas a percorrer longos percursos nos mares e grandes rios. São kayaks fáceis de manobrar embora tenham grande comprimento.

☺ Com um formato próximo ao piramidal invertido, esta configuração de casco aliada a uma linha de quilha reta é destinada a barcos para competições de velocidade. Requer do remador extrema habilidade pois a instabilidade do mesmo é muito grande, e qualquer descuido leva a uma capotada.

☺ Para corridas em águas agitadas esta configuração é a mais adequada, em virtude da facilidade de se retornar a posição normal com facilidade mesmo estando o barco totalmente inclinado para a lateral.

Page 16: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202316

TIPO DE EMBARCAÇÕES:

☺ As embarcações da canoagem subdividem-se, em primeiro, pelo estilo em que vão ser utilizada, em segundo, no número de passageiros que suportarão.

☺ Daí que foi estabelecido que o K representa o Kayak (embarcações onde o atleta está sentado) e C representa a Canoa (embarcações onde o atleta está apoiado só com um joelho).

☺ O número que segue essa letra representa a quantidade de passageiros. Esse número pode ser 1 (embarcação monologar), ou 2 (embarcações bilugar), ou então 4 (embarcações quadralugar).

Page 17: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202317

Canoa

Kayak

C1 C4C2

K1 K2 K4

Page 18: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202318

DISCIPLINAS DA CANOAGEM:

Velocidade

Longa Distância

Outra Disciplinas

Águas Bravas

Kayak Polo

☺ Regatas em linha

☺ Fundo

☺Maratona

☺Esperanças☺Kayak mar

☺Slalom

☺Rafting

☺(Freestyle) Estilo livre

☺Primeiras Pagaias

☺Kayak surf & Waveski

Page 19: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202319

PRINCIPAIS MODALIDADES DA CANOAGEM:

☺ É a mais popular sendo disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (kayaks ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis.

Canoagem de velocidade: Canoagem slalom:

☺ É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992.

Page 20: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202320

Canoagem oceânica: Canoagem maratona:

☺ Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.

☺ Nesta modalidade os percursos são elevados (mais de 15km). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.

Kayak-pólo: Freestyle:

☺ Competição envolvendo duas equipas em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de golos.

☺ Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

Page 21: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202321

TIPOS DE KAYAKS:

Page 22: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202322

EQUIPAMENTOS:

Canoa e Remos

Capacete Colete

Cabo de Resgate

Page 23: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202323

ASSOCIAÇÕES/FEDERAÇÕES:

Federação Portuguesa de Canoagem

Associação de Canoagem de Aveiro

Associação Regional de Canoagem da

Madeira

Associação de Canoagem da Bacia do

Tejo

Page 24: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202324

MODALIDADES:

☺ Canoagem de Velocidade

☺ Canoagem Slalom

☺ Canoagem Oceânica

☺ Canoagem Maratona

☺ Kayak-Pólo

☺ Freestyle

Page 25: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202325

CAMPEONATOS:

☺ Os campeonatos de canoagem decorrem habitualmente em canais, construídos artificialmente, com aproximadamente 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso balizado, permitindo a montagem de nove pistas, como o canal de Montemor-o-Velho.

Page 26: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202326

CURIOSIDADES:☺ Alguns locais onde se pode praticar canoagem em Portugal

☺ Rio Douro (Porto)

☺ Rio Tejo (Lisboa)

☺ Rio Paiva (Viseu)

☺ Rio Vouga (Viseu)

☺ Rio Zêzere (Serra da Estrela)

☺ Rio Mondego (Coimbra)

☺ Rio Ceira (Coimbra)

☺ Rio Guadiana (Vila Real de Santo

António)

☺ Rio Sado (Setúbal)

☺ Rio Lima (Viana do Castelo)☺ A canoagem como desporto surgiu sem querer. É que a canoa sempre foi utilizada para suprir as necessidades do homem. A idéia foi tão boa que um canadense levou para a Europa e o desporto logo se tornou conhecido.

Page 27: Trabalho módulo 4   canoagem - pedro loureiro

13-04-202327

CONCLUSÃO:

☺ Com este trabalho fiquei a saber mais coisas sobre a Canoagem como por exemplo: origem e evolução da canoagem, origem e evolução da canoagem em portugal, regulamentos, o que é a conoagem, as entra nos kayak, a estabilidade nos kayaks, características dos kayaks e canoas, tipos de embarcações, disciplinas da canoagem, principais modalidades da canoagem, entre outra coisa.