trabalho definitivo chanel

37
Seminário Nossa Marca Marca Prof. Ministrante: Pedro Paulo Procópio

Upload: edgar-filho

Post on 25-Jun-2015

284 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho definitivo CHANEL

Seminário Nossa Marca – Marca

Prof. Ministrante: Pedro Paulo Procópio

Page 2: Trabalho definitivo CHANEL
Page 3: Trabalho definitivo CHANEL

"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."Coco Chanel

Page 4: Trabalho definitivo CHANEL

• Nosso trabalho visa buscar e oferecerconhecimentos adquiridos em pesquisas, emordem temos a Maison Chanel como objetode estudo, e assim no decorrer do mesmotrabalhamos os tópicos que veremos naexplanação, que nos fará abrirmos a mentepara o mundo do marketing da moda.

Page 5: Trabalho definitivo CHANEL
Page 6: Trabalho definitivo CHANEL

Com estilo e elegância, Gabrielle “Coco Chanel”revolucionou a década de 20, libertando a mulherdos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século19. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu suaprópria imagem, a mulher do século 20,independente, bem sucedida, com personalidade eestilo. O estilista alemão Karl Lagerfeld é , desde1983, o diretor de criação da marca Chanel, tantopara a linha de alta-costura quando para a de prêt- à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle,revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 ese tornou atemporal.

Page 7: Trabalho definitivo CHANEL
Page 8: Trabalho definitivo CHANEL
Page 9: Trabalho definitivo CHANEL

• A bolsa de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e ovestido preto são os símbolos de elegância e status quemarcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seuperfume, o Chanel n 5 – tido como o mais vendido do mundo - ,que a tornou milionária. O perfume foi criado em 1921 porErnest Beaux a pedido da Gabirlle Chanel, que sugeriu: “ Umperfume de mulher com cheiro de mulher”. - , o Chanel n 5 foi oprimeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista. O 5era seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o perfumeno dia 5 de maio de 1921, até hoje é o perfume mais vendidoem todo o mundo. Comercializado em cerca 140 países. Outrahistória conta que a estilista escolheu o número pois entre 10amostras preparadas pelo perfumista a que mais lhe agradou foia nº 5. Foi dentro de um frasco art déco - que foi incorporado àcoleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Yorkem 1959, que a Pin Up Marilyn Monroe achou o seu perfumepredileto, usava apenas duas gotas do CHANEL Nº 5 antes dedormir.

Page 10: Trabalho definitivo CHANEL
Page 11: Trabalho definitivo CHANEL
Page 12: Trabalho definitivo CHANEL

• Nascida em Samur na França, em 19 de agosto de1883, Chanel chegou à Paris aos 16 anos. Logoconheceu o milionário criador de cavalos, EtienneBalsam, de quem tornou – se amante. Mais tarde, em1910, conseguiu, com a ajuda de amigos e do próprioBalsam abrir sua primeira loja, onde vendia chapéus.Foi também noiva do herdeiro inglês do carvão, ArthurCapel, que a ajudou a abrir sua segunda loja emDeauville. Em 1925, Chanel iniciou uma estreitaamizade com o duque de Westminster, que a situou nomais alto escalão da aristocracia parisiense. Chanellibertou a mulher das faixas e cintas, dos corpetesapertados, das saias amplas de multiplos babados efranzidos, do fim do século XIX e começo do século XX.

Page 13: Trabalho definitivo CHANEL

Chanel e Balsam no ateliê em que Chanel trabalhava. – Cena do Filme Coco antes de CHANEL

Page 14: Trabalho definitivo CHANEL

• Em 1916, ela introduziu na alta - costura, ojérsei de malha, os trajes de tecido xadrez e amoda escocesa, com blusas de malha fina, ascalças boca - de - sino, as jaquetas curtas e oscasacos cruzadas na frente e acinturados emestilo militar. Para a noite, Chanel criouvestidos em negro metálico, vermelhoescarlate ou beje. Laços e paetês eram osúnicos enfeites e não impediam que asmulheres se movimentassem com rapidez,ágeis como pedia a estética de um séculoonde tudo se tornava automatizado.

Page 15: Trabalho definitivo CHANEL

• O vestido negro, simples, com gola e mangas largas e punhos, a jaqueta decorte reto e a saia simples foram inovações da estilista.O nascimento do chamado "pretinho básico" data de 1926, quando umailustração na revista "Vogue" mostrava o vestido desenhado por Chanel - oprimeiro entre vários que iria produzir ao longo de sua carreira. Seusmodelos simples, ao alcance da mulher de bom gosto e de poucos recursos,foram muito imitados e confeccionados em mais categorias de preços do quequalquer outra criação da alta-costura. Foi ela também quem introduziu asfalsas jóias ao mundo da moda. Chanel sempre gostou de usar muitosacessórios, como colares de correntes ou pérolas de várias voltas. Chanelesteve sempre ligada às principais correntes artísticas da primeira metade doséculo 20. Chanel libertou a mulher das faixas e cintas, dos corpetesapertados, das saias amplas de múltiplos babados e franzidos do fim doséculo 19 e começo do século 20. Foi a precursora do estilo “Navy” ( azulmarinho, vermelho, bege). Caiu no gosto popular, e ganhou o prestígio dignode exclusividade. O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor decriação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a deprêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado porLagerfeld, atravessou o século 20 e tornou – se atemporal.

Page 16: Trabalho definitivo CHANEL
Page 17: Trabalho definitivo CHANEL

Audrey Hepburn – Pin Up adepta ao estilo CHANEL.

Page 18: Trabalho definitivo CHANEL

• O Chemisier é um vestido com marcas de uma camisa masculina,com abotoaduras na frente, com gola esporte, mangascompridas e usado com ou sem cinto. Ganhou notoriedade naépoca como símbolo do movimento feminista. (adaptado de –Por dentro da moda – Dinah Bueno Pezzolo).

• Já o Tailleur, inicialmente feito de tweed ou em príncipe deGales, o Tailleur Chanel mostrava ou não imaculados punhos depiquê branco e gola arrematada por laço e camélia. Cintos decorrentes douradas e profusão de colares eram constantes. OTailleur se tornou um clássico com bolsos, lapelas e beiradascontornadas por galões e botões trabalhados, combinandopérolas com metal dourado. A harmonia se completa comcamisas e forros de jaquetas feitos da mesma seda. (Por dentroda moda.)

Page 19: Trabalho definitivo CHANEL

• Chanel achava que seus pés eram grandes, porisso pensou num sapato com ponta escura,parecendo menores. Assim surgiu o EscarpimChanel (bege com ponta e salto pretos).

Versão atual do Escarpim Chanel.

Page 20: Trabalho definitivo CHANEL

• Em 1939, no início da segunda guerra, a estilistadecidiu fechar suas lojas. Ela acreditava que não erauma época para a moda. Mudou-se para o hotel Ritze conheceu o alemão Hans Dinckalage espião nazista,de quem tornou-se amante. Em 1945, foi pra Suíça,voltando a Paris somente em 1954, ano em quetambém retornou ao mundo da moda. Sua novacoleção não agradou aos parisienses, mas foi muitoaplaudida pelos americanos, que se tornaram seusmaiores compradores. Chanel morreu em Paris nodia 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos em sua suíteparticular no hotel Ritz.

Page 21: Trabalho definitivo CHANEL

• A Maison CHANEL, atualmente utiliza – se dematerial publicitário amplo, campanhas emrevistas, em banners, internet(principalmente) que através do site da Chanelpode – se contatar uma loja mais cômoda aocliente ou até mesmo através de outros sitescredenciados, vendem – se produtos viainternet. Usa do sexy appeal como umaestratégia para reter a atenção e despertarinteresse dos clientes em seus produtos.

Page 22: Trabalho definitivo CHANEL

Campanha publicitária do perfume CHANCE – CHANEL

Page 23: Trabalho definitivo CHANEL
Page 24: Trabalho definitivo CHANEL

• Numa clara alusão às cadeias de fast-food, o inconfundível logotipo da casa Chanel instala-se de negro nos recipientes destes alimentos, conferindo –lhes um ar proibitivo (sim, já sabemos que não nos fazem bem!). A imagem rematada por uma citação do Karl Lagerfield: “fashion is the healthiest motivation for losing weight” – o que quer dizer algo como “ A moda é a motivação para se pôr em forma, aqui está! Mesmo que não esteja repleto de vestiário Chanel, há certamente muita coisa no seu guarda-roupa que valerá à pena aquela ida ao ginásio ou jogging matinal. Pense nisto antes de comer qualquer coisa que engorda! E não esqueçam:

refeições vegetarianas esta semana.

Page 25: Trabalho definitivo CHANEL
Page 26: Trabalho definitivo CHANEL

“A marca, mais do que um nome, representa oconceito do produto na mente das pessoas.Trafega no imaginário mas habita o coração eprovoca manifestação de aprovação ourejeição.” Marcos Cobra, p. 37, Marketing eModa.

Page 27: Trabalho definitivo CHANEL

• Numa sociedade em que literalmente “vestimos” as nossas marcas como uma maneira de ostentação do nosso ego e do projetar – se no “Eu – Ideal”, essas são as imagens que melhor representam nossa sociedade.

Page 28: Trabalho definitivo CHANEL
Page 29: Trabalho definitivo CHANEL

• A Maison Chanel, oferece produtos dequalidade, que passaram por um longoprocesso de criação até a aprovação e por fimo marketing e a venda, porém, o que ela maistrabalha é o “Eu – ideal”, ao transmitir aoconsumidor uma certa intimidade, umproduto que atenda à necessidade narcísicado dito cujo. A Chanel não existe e faz tantosucesso à toa:

Page 30: Trabalho definitivo CHANEL
Page 31: Trabalho definitivo CHANEL

• A Chanel, tem designers, altamentequalificados e em constante processo deatualização com o meio da moda, semprebuscando inovar e ditar suas tendências.

• Cria produtos com um slogan deexclusividade, suas peças só são adquiridaspor pessoas com o poder aquisitivo que opermite, na alta costura não é diferente,quando o exclusivo realmente existe e valemilhares de dólares.

Page 32: Trabalho definitivo CHANEL
Page 33: Trabalho definitivo CHANEL
Page 34: Trabalho definitivo CHANEL
Page 35: Trabalho definitivo CHANEL
Page 36: Trabalho definitivo CHANEL

• Pelos estudos que fizemos, constatamos que épossível outra marca concorrer com a Chanel , quetem liderança em públicos elitizados e que atende àsnecessidades dos seus clientes, porém não sedestaca no nicho de mercado que é um dos maislucrativos do mundo fashion, que é o de jóias, assimpoderiamos concorrer com a marca, fazendo uso dobenchmarking e atuando com melhores campanhaspublicitárias para chamar a atenção do consumidor.Outra via, seria criar uma coleção “ Luxury House”,onde a marca criaria “mimos” de GRANDE valor paraa “necessidade” da sua cliente, que preza por umadecoração de bom gosto. Já pensou sua casa comuma decoração estilo CHANEL ? Só que com apatente de outra marca, claro!

Page 37: Trabalho definitivo CHANEL

Imagem: Laura Laine.